Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220110003&lang=en vol. 34 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[As ideias nascem do real: ensaio sobre museus de arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio tem como objectivo examinar as mediações educacionais propostas pelos museus. A reflexão proposta, de modo claro, pretende legitimar a dimensão pedagógica do museu de arte. O texto organiza-se em duas partes: na primeira, situamos a problemática em aberto no contexto português; na segunda, é dada voz à urgência de inovação neste domínio em análise. Utilizamos três conceitos - fora da museologia - para a compreensão da experiência estética dos visitantes de museus de arte.<hr/>This essay is focused on the educational mediations in art museums. The given examples of innovation are used for legitimacy of theoretical criticism on the educational mediations. The text is organized in two main sections: in the first one, the focus will be briefly on the portuguese context; in the second one, we will discuss on three concepts - outside of museology domain - for the understanding of art museum visitors aesthetic experience. <![CDATA[Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de este trabajo es ofrecer una descripción visual y escrita de algunos problemas y teorías, de algunas de las investigadoras e investigadores, y de los hallazgos y resultados, tanto en el panorama internacional como en el contexto de las universidades españolas, de las investigaciones que se están llevando a cabo actualmente en el campo de la Educación Artística. He desarrollado un quíntuple enfoque. En primer lugar presento una síntesis de los temas de investigación que con mayor asiduidad figuran en los principales manuales de investigación publicados sobre Educación Artística. En segundo lugar, señalo los temas de investigación más urgentes y emergentes, sobre los que se ha insistido durante los últimos años por parte de las asociaciones profesionales de mayor relevancia internacional. Tercero, destaco algunas de las principales revistas de investigación especializadas en Educación Artística. Cuarto, presento un nuevo y muy controvertido enfoque de investigación surgido en el territorio de la Educación Artística: las (MAIE) Metodologías Artísticas de Investigación en Educación [Arts based Educational Research]. Por último, presento una serie fotográfica descriptivo interpretativa compuesta por veintinueve retratos de la mirada de profesionales de la formación de la mirada artística, trabajando en seminarios, congresos y aulas, durante en los últimos siete años.<hr/>The aim of this paper is to provide a visual and written description of some problems and theories, authors, findings and results, both on the international scene and in the context of Spanish universities, being carried out currently in the field of Art Education Research. I used a five-fold approach. First, I present a synthesis of research issues that most frequently appear in published research leading textbooks on Art Education. Secondly, I show the most pressing and emerging research issues, on which professional international associations in Art Education insisted actually. Thirdly, I outline some of the major research journals specializing in Art Education. Fourth, Finally, I present a new and highly controversial research approach emerged in the territory of Art Education: Arts based Educational Research (AbER). Finally, I present a photo series composed by twenty-nine interpretive descriptive portraits of the look of professionals of the training of the artistic look, working in seminars, conferences and classrooms during the past seven years. <![CDATA[Interpretação da arte através de metáforas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda o pensamento nas artes através da metáfora. Reconhece a relevância da posição de Lakoff e Johnson, que veem a metáfora como a maneira fundamental pela qual elaboramos os significados das nossas experiências corporais. Contudo, a maior parte das pesquisas refere-se às metáforas verbais. O presente trabalho enfoca as metáforas visuais, especificamente, se e como as metáforas na mídia visual são diferentes de metáforas na mídia verbal, tendo como referência a obra de Max Black, que defende o ponto de vista de que a metáfora é basicamente uma questão de pensamento e não simplesmente uma figura de linguagem.<hr/>The article discusses thinking in the arts through metaphors. It acknowledges the relevance of Lakoff and Johnson’s position. They see metaphors as the essential way in which we work through the meanings of our bodily experiences. However, most of the research refers to verbal metaphors. This study focuses on visual metaphors, specifically, whether and how metaphors in visual media are different from metaphors in verbal media, based on a reference to the work of Max Black who advocates the point of view that a metaphor is basically a matter of thinking and not simply a figure of language. <![CDATA[A cultura visual antes da cultura visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as diferentes linhas de cultural visual que operam no ensino da arte no Brasil classificando-as como cultura visual excludente, cultura visual includente e contracultura visual. Discorre sobre teorias e abordagens aos estudos culturais e culturas visuais praticadas no Brasil desde a década de 30 citando com precursores Gilberto Freyre, Cecília Meireles, Aloísio Magalhães, Alcides da Rocha Miranda, a Escolinha de Arte de São Paulo, o Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1983, a inter-relação da comunicação e da arte/educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a programação de exposições sobre a cultura visual do povo no MAC-USP nas décadas de 80 e 90.<hr/>The article analyses the different lines of Cultural Visual that operate in art education in Brazil classifying them like visual vulture excludente, visual culture includente and visual counter-culture. The article examines theories and approaches to the cultural studies and visuals cultures and visual cultures practiced in Brazil, from the decade of 30, designating like precursors Gilberto Freyre, Cecília Meireles, Aloísio Magalhães, Alcides da Rocha Miranda, the Escolinha de Arte de São, the Winter Festival of Campos de Jordão of 1983, the interrelation of the Communication and of the Art/Education in the School of Communications and Arts of the University of São Paulo and the planning of exhibitions about Visual Culture of the people in the MAC-USP in the decades of 80 and 90 years. <![CDATA[A máquina da cultura: pedagogia e política entre Wilhelm von Humboldt e Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre as demandas da cultura e a interferência política do Estado na esfera da educação foi um dos temas mais importantes do debate intelectual na Alemanha desde o final do século XVIII até a unificação de 1871. A curva descrita por esse período, que tem Wilhelm von Humboldt e Nietzsche como seus dois extremos, constitui, em última análise, a própria trajetória do liberalismo no sistema de ensino alemão do século XIX. Ao reconstruirmos os elementos conceituais envolvidos nesse debate podemos não apenas resgatar as questões que permitiram ao modelo germânico alcançar o sucesso obtido na Europa de então como modelo pedagógico, mas, ao mesmo tempo, compreender como as filosofias de Humboldt e Nietzsche se caracterizaram, em certo momento, como um esforço de participar desta discussão.<hr/>The relationship between the appeals of culture and the political interference of the State within Education was one of the most important issues of intellectual debate that had place in Germany from the end of the 18th. Century to the 1871 unification. The path described by this period, that has Wilhelm von Humboldt and Nietzsche as its two extremes, constitutes, at further reading, the very course of liberalism within the German Educational System in the 19th. Century. By recollecting the conceptual elements deployed in this debate we can not only rescue the issues that allowed the German model to reach the success it had in Europe then as a pedagogical model, but also understand how Humboldt’s and Nietzsche’s philosophies could be seen as efforts to get into the discussion. <![CDATA[Arte, só na aula de arte?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pergunta que dá título ao artigo é o mote da conversa que o texto deseja compartilhar. O convite é para percorrer trajetos em encontros com a arte, com a palavra “estética”, com a potencialidade da arte contemporânea, com o “olhar de missão francesa” que teima em considerar a arte como expressão da beleza. No percurso, a proposição da leitura de uma imagem incompleta, tenta provocar idas e voltas conceituais na percepção do próprio ato de leitura oferecida como curadoria educativa na processualidade da mediação cultural. Declanchar, tirar a tranca. Não será esta a tarefa maior da mediação cultural: abrir o que estava travado, libertar o olhar amarrado ao já conhecido para ver além? Não será este o sentido da educação estética? Os territórios de arte de arte & cultura, instigando o pensamento rizomático, não seriam nutrição estética para ir além das obras de arte conhecidas e das biografias dos artistas? Na ampliação de horizontes, cabe ao leitor a resposta: Afinal, arte, só na aula de arte?<hr/>The question asked by the title of the article is the theme of the conversation which the text wishes to share. It is an invitation to take pathways in encounters with art, with the word “esthetics”, with the potential of contemporary art, with the “look of the French Mission”, which insists on considering art as the expression of beauty. Along this pathway, the proposal of reading an incomplete image tries to provoke conceptual comings and goings in the perception of the very act of reading offered as an educational curatorship in the procedures of cultural mediation. Triggering, unlocking. Is not this the main task of cultural mediation: opening what was locked, freeing a look fixed on what is already known to see beyond? Is not this the meaning of esthetic education? Would not the territories of art of art & culture, instigating rhizomatic thinking be the esthetic nourishment to go beyond known works of art and the artists’ biographies? When broadening horizons, the reader has to provide the answer: After all, art only in the art class? <![CDATA[Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo apresentar aproximações entre a filosofia e a literatura e discutir a relevância de seus textos na prática docente. Essas duas áreas do conhecimento, através da sabedoria e de processos civilizatórios que envolvem seus escritos, dialogam de diferentes maneiras, contribuindo para a formação do sujeito. O estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagens e Tecnologia, do PPGEd/UCS, sustenta-se a partir dos pressupostos da obra de Platão e de uma breve análise de um conto do escritor russo Anton P. Tchekhov (1999), representante da literatura clássica. Tais disciplinas constituem instrumentos valiosos para uma educação comprometida com a humanização dos indivíduos.<hr/>This article aims at presenting approximations between philosophy and literature and discussing their importance to education. These two areas of knowledge, through the wisdom and civilization processes that surround their writing, dialogue in different ways, contributing to the formation process of the human being. This study, which is bound to the research line of Education, Languages and Technology, from PPGEd/UCS, is supported by the assumptions of Plato and a brief analysis of a short story by the Russian writer Anton P. Tchekhov (1999), representing the classic literature. Both disciplines constitute valuable tools for an education committed with the humanization of the individuals. <![CDATA[Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem como objetivo refletir a importância da Interculturalidade no campo da educação. Aprofunda-se, desse modo, o conceito de cultura em diferentes autores para, a partir do pensamento do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, refletir as contribuições da filosofia intercultural na educação. Quando pensamos desde os interstícios da cultura intencionamos provocar a reflexão para um tema que parece ter sido tão discutido por diferentes áreas do conhecimento, inclusive pela própria Educação. Contudo, pensar a cultura dentro do atual contexto em que vivemos nos exige fundamentalmente compreender a complexidade das relações entre as diversas culturas. A interculturalidade se apresenta assim como uma exigência ética de reconhecimento do outro onde o diálogo torna-se um exercício de justiça.<hr/>This study aims to discuss the importance of Interculturality in the field of Education. It delves so the concept of culture from different authors to the thought of the philosopher Raúl Fornet-Betancourt reflect the contributions of Intercultural Philosophy in Education. When we think about the interstices of culture, we aim to provoke reflection for a topic that seems to have been so widely discussed by various areas of knowledge, including Education itself. However, to think about Culture within the current context in which we live requires us to essentially understand the complexity of relationships between various cultures. Interculturality presents itself as an ethical demand of recognition of the other, in which dialogue becomes an exercise of justice. <![CDATA[Desafios e soluções em ambientes de ensino e aprendizagem de língua materna para crianças de 6 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo apresentar algumas soluções encontradas para acolher as crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, recorrendo a propostas que focalizam a oralidade, a leitura e a escrita. Trata-se de uma investigação de cunho etnográfico que, aos poucos, encaminhou-se para pesquisa-ação. As reflexões estão centradas nos seguintes tópicos: questões teóricas relacionadas à aprendizagem e à modalidade escrita da língua, a fim de refletir sobre as implicações do grau de letramento emergente no processo de alfabetização; recursos disponíveis no espaço escolar e encontros da pesquisadora com as professoras e as crianças; procedimentos de ensino e aprendizagem permeados por ludicidade e desafios; dados de uma avaliação diagnóstica sobre leitura, por meio de entrevistas, realizada no início do ano; reflexões sobre os efeitos das propostas desenvolvidas através de outra avaliação no final do ano. Tendo em vista essas duas avaliações, considera-se que há evidências de que o letramento emergente anterior aos 6 anos tem um peso determinante e interfere fortemente no progresso do aluno.<hr/>The objective of this article is to present some of the findings on how to welcome and involve 6-year-old children in primary education using teaching strategies that focus on spoken skills, as well as reading and writing. It derives from an exploratory ethnographic investigation that gradually evolved towards action research. The issues discussed involve: theoretical aspects concerning the learning process and the written language, in an attempt to reflect upon the implications of the emerging literacy rates in early literacy development; available resources within the school and the interaction between the researcher, the class teacher and the children; the teaching and learning procedures permeated by challenges and ludic endeavors; data from the diagnostic assessment on reading, carried out in the beginning of the year through interviews, and insights on the effects of the procedures introduced, through the final assessment carried out at the end of the year. The analysis of the initial and final assessment data suggests that emerging literacy prior to 6 years of age has considerable impact and interferes strongly on the development of the reading and writing skills of students. <![CDATA[Histórias de vida de jovens egressos de medidas socioeducativas: entre a margem e a superação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa histórias de vida de jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, estudando-as na sua relação com processos da margem e da superação. Busca problematizar: Quem são esses jovens? Quais suas expectativas em relação à escola? De que modo a escola se relaciona com eles? O que a família representa em suas vidas? Como se dá sua relação com o trabalho precarizado? Que fatores, segundo os jovens, são responsáveis ou não pela reconstrução de suas vidas? O texto sugere, com base nos dados de pesquisa, a necessidade de políticas públicas direcionadas a jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, bem como a importância da sobreposição do enfoque socioeducativo sobre o correcional-repressivo na aplicação das medidas.<hr/>This article analyzes youngsters life histories who came out of the socioeducational rule system, studying in their relation with the marginalization and overcoming processes. It seeks to understand: Who are those youngsters? What are their expectations regarding school? In which ways the schools relates to them? What does the family represent in their lives? How it occurs their relationhip with the precarized labor? Which factors according to the youngsters are responsible or not for their lives reconstruction? The article suggests given the research data utilized, the need of public policies related to youngsters that come out of the socioeducative rule system as well as the importance that of the socioeducative approach be priorized in relation to the correctional-repressive approach in the aplication of the measures. <![CDATA[Currículo e ação educativa emancipatória: implicações políticas e epistemológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste ensaio é refletir acerca das condições de possibilidade para a emergência e efetividade de ações educativas contra-hegemônicas no âmbito dos sistemas públicos de ensino em democracias representativas ocidentais. Partindo das intuições epistemológicas anti-individualistas de Durkheim, que se contrapõem à dicotomia moderna Estado-mercado e desqualifica o potencial estruturante, seja da esfera estatal ou privada, defendemos, em diálogo com Apple, que o ambiente escolar, para se credenciar como “fonte de vida sui generis” (Durkheim), tem de desnaturalizar as relações funcionais que os sistemas públicos de ensino ensejam com aquelas esferas. Tal percepção repercute na questão curricular, uma vez que, requerendo o estabelecimento de elos relacionais alternativos, abre os flancos do ambiente escolar para a presença de interesses e saberes populares coletivos (desinvestindo no indivíduo como unidade de recepção da ação educativa). Dialogando, em tensão com o projeto racionalista, com Ernesto Laclau e Rui Canário, defendemos que o currículo não deve ter objetivos pré-fixados, mas, ao contrário, ter objetivos contingentes, advindos das vicissitudes do fazer educativo.<hr/>This essay aims to look into the conditions of possibility to the emergence and feasibility of counter-hegemonic educative actions, within public sector, in occidental representative democracies. Since Durkheim’s anti-individual epistemological intuitions, which oppose itself to the modern dichotomy State-Market and disqualify the structuring potential of state sphere as well as the private one, we stand for, in a dialogue with Michael Apple, that the school environment, to be seen as a “sui-generis life source” (Durkheim), must denaturalize the functional relations of the public sector has with the mentioned spheres. Such a perception has effects on the curricular matter since, requesting the establishment of alternative relational chains, opens the school environment to collective popular interests and knowledge (not having in the individual the receptive unity of educational action). Dialoguing, in opposition to the rationalist project, with Ernesto Laclau e Rui Canário, we defend that the curriculum must not have pre-fixed aims, but, on the contrary, contingent ones, which come from the vicissitudes of educative action. <![CDATA[Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo busca mostrar que o conceito de cognição situada pode ser fecundo para processos de formação de professores; portanto; para a prática pedagógica dos cursos de licenciatura. Assim, apresentamos os aportes teóricos trazidos por esse conceito, para, então, apontarmos que as diretrizes nacionais para a formação de professores da Educação Básica, estipuladas tanto pelo Parecer CNE/CP 09/2001 quanto pela Resolução CNE/CP 01/2002, podem ser mais ricamente operacionalizadas quando se consideram os mencionados aportes teóricos. Trazemos ainda exemplos de experiências de práticas pedagógicas que sugerem como essa operacionalização pode acontecer na prática.<hr/>This article seeks to demonstrate that the concept of situated cognition can be fruitful for teacher training processes and therefore to the pedagogical practice of teaching courses. Thus, we present the theoretical frameworks and approaches brought by this concept and, through them, point out that the national guidelines for training teachers of basic education, both set by the CNE/CP 09/2001 and by the CNE/CP 01/2002, may be more richly operationalized when taking into account the aforementioned theoretical frameworks. We bring further examples of best teaching practices that suggest how this operationalization can happen in practice. <![CDATA[Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas categorias da epistemologia de Gaston Bachelard e da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, a fim de promover uma reflexão sobre possíveis relações entre elas. Apropriamo-nos de abordagens epistemológicas da obra de Bachelard, como a formação do espírito científico, os obstáculos epistemológicos e pedagógicos e a perspectiva descontinuísta, para apontar possíveis vínculos com a formulação da questão e do conceito da relação com o saber de Charlot e a dinâmica entre descontinuidade/continuidade da relação com o saber na escola.<hr/>This work aims presenting some categories of Gaston Bachelard’s epistemology and the Bernard Charlot’s theory of Relation to Knowledge, promoting a reflection regarding some connections between them. Taking the epistemological and pedagogical obstacles, discontinuity perspective and formation of the scientific mind will be argued the bonds of these Bachelard’s categories with the construction of the question and the concept of the relation to knowledge by Charlot and the dynamics between discontinuity/continuity of the relation to knowledge in the school. <![CDATA[A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho discute processos de formação de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo na perspectiva do currículo em rede, que considera uma multirreferencialidade na tessitura de diferentes campos discursivos e exercita outras racionalidades, ao enredar saberes, fazeres, poderes e subjetividades. Utiliza os ensaios e outras produções individuais e coletivas dos alunosprofessores em formação inicial, a fim de debater seus usos e apropriações, bem como seus modos particulares de consumo a respeito do currículo. Essa articulação permite pensar em cartografias que superem a linearidade, a ordenação e as dicotomias impressas na racionalidade hegemônica e nos modelos consagrados de pesquisa, em busca de outros modos de discutir os cotidianos como espaçotempo de criação e de experiência, considerando a complexidade que envolve essa tessitura.<hr/>Discusses about the processes of formation of a class of UFES Pedagogy Course from the perspective of net curriculum, which considers multiple references in the fabric of a different discursive fields and exercise other rationales to tangle knowledge, activities, power and subjectivity. It used texts and other productions of individual and collective of the studentsteachers in initial formation, to discuss their use and appropriation as well as their particular modes of consumption about the curriculum. This relationship allows us to think in cartography that exceed the linearity, the ordering on the dichotomies hegemonic rationality and crystallised models research to discuss other ways of spacetime as the daily creation and experience, considering the complexity involved in this fabrication. <![CDATA[A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta e analisa ações articuladas de formação inicial e continuada de professores em três frentes de trabalho: o estágio supervisionado caracterizado como Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e uma ação de extensão intitulada Oficina Pedagógica de Matemática realizada na escola-campo. Tendo como foco a aprendizagem do professor que ensina Matemática, evidencia-se a atividade colaborativa na formação docente como processo que possibilita a apropriação de novas formas do fazer do professor e, dessa forma, a atribuição de novas qualidades à sua atividade de ensino. Entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural como o processo de trabalho do professor, ela constituiu-se na necessária articulação entre a teoria e prática possibilitada por ações de formação implementadas em espaço de trabalho coletivo.<hr/>This paper presents and analyzes actions articulated of initial and continued education of teachers in Universidade Federal de São Paulo, that were made on three fronts: supervised internships, the course of methodology of teaching of the Mathematics and an workshop carried through in the school-field. Having as focus the learning of the teacher who teaches mathematics, proves it collaborative activity in the teacher’s formation as process that makes possible the appropriation of new forms of making of the professor and, in such a way, the attribution of new qualities to its teaching activity. Such teaching activity, understood in accordance with the historical-cultural theory as the process of work of the professor, consist in the necessary joint between the practical and theory and it was possible by implemented actions of formation in space of collective work. <![CDATA[Pragmatismo, teoria crítica e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822011000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta e analisa ações articuladas de formação inicial e continuada de professores em três frentes de trabalho: o estágio supervisionado caracterizado como Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e uma ação de extensão intitulada Oficina Pedagógica de Matemática realizada na escola-campo. Tendo como foco a aprendizagem do professor que ensina Matemática, evidencia-se a atividade colaborativa na formação docente como processo que possibilita a apropriação de novas formas do fazer do professor e, dessa forma, a atribuição de novas qualidades à sua atividade de ensino. Entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural como o processo de trabalho do professor, ela constituiu-se na necessária articulação entre a teoria e prática possibilitada por ações de formação implementadas em espaço de trabalho coletivo.<hr/>This paper presents and analyzes actions articulated of initial and continued education of teachers in Universidade Federal de São Paulo, that were made on three fronts: supervised internships, the course of methodology of teaching of the Mathematics and an workshop carried through in the school-field. Having as focus the learning of the teacher who teaches mathematics, proves it collaborative activity in the teacher’s formation as process that makes possible the appropriation of new forms of making of the professor and, in such a way, the attribution of new qualities to its teaching activity. Such teaching activity, understood in accordance with the historical-cultural theory as the process of work of the professor, consist in the necessary joint between the practical and theory and it was possible by implemented actions of formation in space of collective work.