Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220120001&lang=en vol. 35 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[La historia material e inmaterial de la escuela: memoria, patrimonio y educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en El análisis de la cultura material de las instituciones educativas constituye un campo historiográfico en auge. Asimismo, la creación de museos y sociedades interesadas por la conservación y el estudio del patrimonio educativo ha experimentado un crecimiento notable en las dos últimas décadas. En este texto se ofrece, primero, una síntesis de dicho auge. Después, se expone la variedad de usos posibles del patrimonio educativo y se tratan algunas cuestiones metodológicas que plantea su estudio. Por último, se efectúan algunas reflexiones sobre la memoria y el patrimonio histórico en la era de la cultura electrónica.<hr/>The analysis of the material culture of educational institutions is gaining more and more importance in the historical research on education. Likewise, the creation of museums and societies interested in the preservation and study of the educational inheritance has experienced a remarkable growth in the last two decades. This text provides, first, a synthesis of the above mentioned growth. Then, the diversity of possible uses of the educational inheritance and some methodological issues arisen from the study of the above inheritance are dealt with. Finally, some remarks on the memory and the historical inheritance in the electronic culture are carried out. <![CDATA[Rastros de leituras: um estudo no acervo de livros do Museu da Escola Catarinense (décadas de 20 a 60 do século XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretende analisar a presença leitora em livros que compõem o acervo, já catalogado, do Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, Santa Catarina. O trabalho trata de repertoriar o acervo e evidenciar rastros de práticas leitoras caracterizados pelos objetos-relíquia que foram guardados em seu interior; pelas anotações feitas em suas margens; pelas dedicatórias deixadas em suas páginas, usos que sinalizam para uma história cultural da educação pela via dos livros e seus leitores. Conhecer mais sobre os livros escolares abre possibilidades para futuras pesquisas sobre a cultura material escolar em interface com a história cultural da leitura, o que permite apontar temas e significações capazes de contribuir para o conhecimento de uma determinada fração da sociedade escolarizada, no momento em que o Estado fez da leitura um saber escolar e deu à escola a responsabilidade de formar leitores e leitoras.<hr/>This study it intends to analyze the reading presence in books that they compose the quantity, already catalogued, of the Museu da Escola Catarinense, in Florianópolis (SC). The work it has for objective know the quantity and evidencing tracks of practical readers characterized for the object-relic who had been kept in its interior; for the notations made in its edges and for the dedications left in its pages, uses that the way of books and its readers signal for a cultural history of the education. To know more on pertaining to school books opens possibilities for future research on the pertaining to school material culture in interface with the cultural history of the reading that allows to point subjects and meanings that can contribute for the knowledge of one determined fraction of the society escolarizada at the moment where the State made of the reading one to know pertaining to school and gave to the School the responsibility to form readers and readers. <![CDATA[A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.<hr/>This article aims to do a review of Portuguese historical production in the field of History of Education. We have selected one of the areas in which we have been involved, allows doing some general trends: the History of Teacher Education. The corpus analyzed turns out to represent a kind of sample of Portuguese production, for which we seek to outline the “state of the art” (approaches, themes, sources). The History of Teacher Education, articulated with the History of Teaching Profession, has been one of the more dynamic areas in recent Portuguese research. This fact is the recognition of the role historically played by teacher education and their institutions in the framework of the process of professionalization of teaching profession and the awareness of the importance of historical memory in the construction of professional identity. <![CDATA[Actores, instituciones e ideas en la historiografia de la educación Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en La comprensión de una disciplina científica, en este caso de la Historia de la Educación, requiere el conocimiento no sólo del corpus acumulado sino también de la historia intelectual del mismo, es decir de las instituciones, sujetos e ideas que han intervenido en su elaboración, debate, circulación y recepción. Nuestro propósito ha sido desnaturalizar ciertos puntos de partida habitualmente presentes en los estados del arte de las investigaciones recientes sobre historia de la educación argentina, a través de la reconstrucción de algunos lineamientos centrales del desarrollo de la disciplina desde su origen hasta el presente, en varios registros distintos - curricular, ideológico, institucional y político-. Particularmente interesante es constatar la existencia de continuidades metodológicas o de valoraciones en coyunturas y en grupos de investigación distanciados en el tiempo o diferentes en cuanto a los factores que los legitimaron, aunque no en sus prácticas de pensamiento y de escritura, siendo este un efecto de herencias y causalidades, y no de la simple coincidencia.<hr/>The comprehension of a scientific discipline, in this case of the History of the Education, needs the knowledge not only of the accumulated corpus but also of the intellectual history of the same one, that is to say of the institutions, subjects and ideas that have intervened in his discussion, circulation and receipt. Our intention has been denaturalize certain habitually present starting points in the states of the art of the recent researches on history of the Argentine education, across the reconstruction of some central lines of the development of the discipline from his origin up to the present, in several different records, ideologically, institutionally and politically-. Particularly interesting it is to state the existence of methodological continuities or of valuations in conjunctures and in groups of research distanced in the time or different as for the factors that legitimized them, though not in his practices of thought and of writing, being this effect of heredities and causalities, and not of the simple coincidence. <![CDATA[A institucionalização da disciplina história da educação na escola normal mineira na primeira metade do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo trata da apresentação dos resultados de investigação sobre o surgimento, a constituição e a institucionalização da História da Educação como disciplina escolar em cursos de formação de professores. Nesse caso, examina-se o processo de introdução da disciplina nos cursos normais mineiros, a partir do Decreto 8162, de 20 de janeiro de 1928, e de seus regulamentos, instituídos durante o governo de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que, à época, fora secretariado por Francisco Campos. Esse processo de institucionalização da disciplina ocorreu em meio a um contexto de reformas educacionais em Minas Gerais, que também estavam por acontecer em outros estados brasileiros, sob a influência significativa dos princípios escolanovistas e da forma tomada pela formação de professores, em especial, na Europa e nos Estados Unidos. As fontes utilizadas incluem a legislação educacional mineira do período e a bibliografia de referência existente.<hr/>This study presents the results of investigation regarding the emergence, constitution and institutionalization of the History of Education as a school subject in teacher education courses. In this case, the process of introduction of the subject in the teacher normal school courses of Minas Gerais, as of Decree 8.162 of January 20, 1928 and its regulation, is examined, enacted during the government of Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, with Francisco Campos serving as secretary at the time. This process of institutionalization of the subject occurred in the midst of a context of educational reforms in Minas Gerais, but which also were about to occur in other Brazilian states under the significant influence of the New School principles, as well as of the form taken by teacher education, especially in Europe and in the United States. Sources include educational legislation in Minas Gerais in the period and the existing reference bibliography. <![CDATA[Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o protagonismo que o estudo dos cadernos e outros escritos escolares têm adquirido nos últimos anos no âmbito da História da Educação, este texto procura analisar esse campo desde os pressupostos metodológicos da História social da cultura escrita. Com esse propósito, revisa algumas linhas de pesquisa adotadas até esta data e sugere outras, a fim de dar maior relevância aos aspectos gráficos, materiais e textuais das escritas escolares. Busca uma investigação de natureza diacrônica e transdisciplinar, com base na necessária integração de cada objeto escrito no conjunto de atividades que definem a cultura escrita em cada momento e, ainda mais, nas práticas sociais da cultura escrita contemporânea.<hr/>In the last few years the study of exercise books and other school writing has acquired a leading role in the field of the history of education. This text proposes to approach this field from the methodological perspectives of the social history of written culture. It reviews several of the research questions pursued up to now and suggests some others in order to underline the importance of the graphic, material and textual aspects of school writings. It focuses on a diachronic and transdisciplinary project, based on the need to integrate every written artefact into all the various activities that define written culture in schools at a given moment; moreover, school writings must be integrated into the social practices of contemporary scribal culture. <![CDATA[A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.<hr/>The modernity process had a special meaning in Brazil on the XIX century. Among its influential areas the most significant was the school premises. The idea to civilize the population through knowledge, which was tied to the moralization, religious ordainment, civility, etc., started to be insufficient to the formation of the new alphabetized man now demanded by the new pattern of industrial development. Also, and not least important, a “teaching machine” was introduced subordinated to the capitalism interests in consolidation. There is, without any doubts, an adequacy of the education system to the production and, mostly, to the mass consumerism. A new reasoning enforces itself. And it is connected specially to the writing acquisition. <![CDATA[Teoria crítica, reconhecimento social e política educacional: uma análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico, que tem por objetivo desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, da orientação ao mundo do trabalho e do desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social, cuja utilização está associada à teoria pós-crítica, a Charles Taylor, a Nancy Fraser e a Axel Honneth. Tal abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de política públicas, particularmente, o ProJovem, com o intuito de ressaltar, por um lado, o reconhecimento simbólico, por meio da ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade, e, por outro lado, o reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho.<hr/>This paper analyzes the discourse ProJovem from its political-pedagogical project. Your goal is to develop youth involvement through education, orientation to the world of work and development of community action. From the standpoint of theoretical and methodological work that is located in the wake of recent social theory, developments in the category of social recognition, whose use is associated with postcritical theory, Charles Taylor, Nancy Fraser and Axel Honneth. This approach allows the configuration tool useful in understanding the discursive formation of public policy, particularly ProJovem, whose goal highlights on the one hand, symbolic recognition by emphasizing the role of youth and the equal participation of the community and on the other hand in recognition distributive, through education and work initiation. <![CDATA[Didática, hermenêutica e pluralidade em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação é algo imprescindível em toda e qualquer sociedade que atingiu certo grau de desenvolvimento. Entretanto, o que será conservado e transmitido para as futuras gerações e o que precisa ser mudado para acompanhar as transformações ocorridas na dinâmica da própria sociedade é algo profundamente problemático, que precisa ser compreendido e analisado cuidadosamente. O presente texto visa a refletir sobre o processo educativo numa perspectiva hermenêutica e sobre as decorrências didáticas que tal perspectiva possui num contexto de pluralidade educativa. Para tanto, inicia-se contextualizando a hermenêutica no cenário filosófico/educacional contemporâneo, descrevendo de que forma a hermenêutica filosófica de Gadamer pode se mostrar promissora para se pensar propostas alternativas que superem a visão instrumental de conhecimento e de educação caracterizada pela relação sujeito-objeto; num segundo ponto, indicam-se algumas tarefas da hermenêutica para projetar a educação num mundo plural; por fim, trata-se da didática numa perspectiva hermenêutica.<hr/>The Education is essential in all and every society which has achieved a certain development level. However, what will be maintained and passed on to future generations and what needs changing to accompany the transformations that occur in the social dynamics is very problematic and needs to be comprehended and thoroughly analyzed. The present article aims at reflecting on the educational process in the hermeneutical perspective and the didactical results that such perspective has in a context of educational plurality. For this reason, first, hermeneutics is contextualized in a contemporaneous educational/philosophical scenario, describing the ways Gadamer’s philosophical hermeneutics can be seen as promising when alternative proposals which surpass the instrumental view of knowledge and education characterized by subject-object relationship are considered. Second, some hermeneutical tasks to design education in a pluralistic world are recommended. Finally, didactics is dealt in a hermeneutical perspective. <![CDATA[A função pedagógica da ética em Aristóteles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina a hipótese de que a ética aristotélica depende da educação do indivíduo e do cidadão. Apesar de Aristóteles não explicitar a relação entre ética e educação, é possível, após a análise de seus textos, afirmar que a ética aristotélica tem uma função pedagógica, isto é, o homem torna-se virtuoso graças à educação.<hr/>The article examines the hypothesis that the Aristotelian ethics depends on the education of the individual and the citizen. Although Aristotle does not explain the relationship between ethics and education, after analysis of his texts it is possible to say that the Aristotelian ethics has an educational function, that is, man becomes virtuous through education. <![CDATA[O direito à qualidade da educação básica no Brasil: uma análise da legislação pertinente e das definições pedagógicas necessárias para uma demanda judicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretende analisar a viabilidade jurídica de se exigir judicialmente o direito à qualidade da Educação Básica, quando esse direito, que deveria ser assegurado pelos órgãos competentes (Poder Executivo), for violado, desrespeitado e/ou não efetivado. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica com ênfase na área jurídica e educacional, por meio da análise de livros, periódicos, documentos e legislações. O referencial teórico utilizado inclui Romualdo Portela de Oliveira, Gilda Cardoso de Araújo, Sérgio Haddad e Carlos Roberto Jamil Cury. Esta pesquisa apresenta, portanto, como resultado principal, alguns meios jurídicos capazes de garantir a qualidade da Educação Básica, partindo da análise de três dimensões de qualidade educacional: insumos, processo e resultados. Esta pesquisa foi fomentada pela CAPES.<hr/>This study aims to examine the legal feasibility of requiring in court the right to quality basic education, when this right, which should be provided by competent agencies (Executive Branch), is violated, disrespected and/or not effected. The methodology employed is the literature research with emphasis on the legal and educational areas, analyzing from books, to journals, documents and laws. The theoretical framework includes Romualdo Portela de Oliveira, Gilda Cardoso de Araújo, Sergio Haddad and Carlos Roberto Jamil Cury. This research has therefore as its major result some legal means capable of ensuring the quality of basic education. The discussion of the possibility of this demand is based on the analysis of three dimensions of educational quality: input, process and results. This research was fostered by CAPES. <![CDATA[O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo, inscrito como parte de uma pesquisa sobre política curricular em desenvolvimento, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, discutem-se elementos do campo do currículo, originários dos debates dos simpósios ocorridos por ocasião do XV ENDIPE, realizado em Belo Horizonte, em abril de 2010. Tomando como mote as discussões das mesas sobre teoria curricular, políticas de currículo e currículo escolar e os textos dos simposistas, apontam-se e analisam-se as principais lacunas atualmente presentes no âmbito desses movimentos, destacando, sobretudo, aspectos de um possível descolamento do debate teórico do campo do currículo em relação à sua materialidade nos ambientes da escola. Além de identificar possíveis hiatos existentes nessa relação, discute-se o lugar das políticas curriculares e dos conteúdos escolares frente às atuais tensões que marcam o debate conceitual no âmbito das teorias crítica e pós-crítica de currículo.<hr/>This article, registered as part of research about curricular policy developed in the Education Center of the Santa Catarina Federal University - UFSC, seeks to systematize some reflections about the curriculum field originated in the debates of the Symposiums which occurred upon the occasion of the XV ENDIPE (National Meeting of Didactic and School Practice), held in Belo Horizonte, Brazil in April 2010. Taking the discussions at the tables as a mote about curricular theory, curriculum policies and school curriculum and the texts of the symposium participants, the author pinpoints and analyzes the main missing pieces currently present in the scope of these movements, highlighting above all, aspects of a possible detachment of the theorist debate about the curriculum field in relation to its materiality in school environments. Apart from identifying the lapses existing in this relationship, the article discusses the place of schooling content in the face of the current tensions that mark the conceptual debate between the critical and post-critical theories of the curriculum. <![CDATA[Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo, inscrito como parte de uma pesquisa sobre política curricular em desenvolvimento, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, discutem-se elementos do campo do currículo, originários dos debates dos simpósios ocorridos por ocasião do XV ENDIPE, realizado em Belo Horizonte, em abril de 2010. Tomando como mote as discussões das mesas sobre teoria curricular, políticas de currículo e currículo escolar e os textos dos simposistas, apontam-se e analisam-se as principais lacunas atualmente presentes no âmbito desses movimentos, destacando, sobretudo, aspectos de um possível descolamento do debate teórico do campo do currículo em relação à sua materialidade nos ambientes da escola. Além de identificar possíveis hiatos existentes nessa relação, discute-se o lugar das políticas curriculares e dos conteúdos escolares frente às atuais tensões que marcam o debate conceitual no âmbito das teorias crítica e pós-crítica de currículo.<hr/>This article, registered as part of research about curricular policy developed in the Education Center of the Santa Catarina Federal University - UFSC, seeks to systematize some reflections about the curriculum field originated in the debates of the Symposiums which occurred upon the occasion of the XV ENDIPE (National Meeting of Didactic and School Practice), held in Belo Horizonte, Brazil in April 2010. Taking the discussions at the tables as a mote about curricular theory, curriculum policies and school curriculum and the texts of the symposium participants, the author pinpoints and analyzes the main missing pieces currently present in the scope of these movements, highlighting above all, aspects of a possible detachment of the theorist debate about the curriculum field in relation to its materiality in school environments. Apart from identifying the lapses existing in this relationship, the article discusses the place of schooling content in the face of the current tensions that mark the conceptual debate between the critical and post-critical theories of the curriculum.