Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220120002&lang=pt vol. 35 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Cosmopolitismo e a miopia humanista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em vista da tensão entre a enorme relevância do cosmopolitismo, por um lado, e a situação prática preocupante do nosso planeta, por outro, o texto defende que o projeto cosmopolitista carece de novos horizontes de inspiração. Em busca de tal horizonte, o texto enfoca a relação entre humanismo e cosmopolitismo, em particular as consequências, para o projeto cosmopolitista, daquilo que os autores denominam “miopia humanista”. Essa miopia surge da crença de que “lá no fundo” todos os seres humanos estão primariamente orientados para formas benevolentes, empáticas e dialógicas de se vincular com os outros. Isso leva a uma negligência sistemática das propensões dos seres humanos para formas indiferentes, malévolas e violentas de relacionar-se com os outros. O estudo argumenta em prol de um humanismo crítico, objetivando uma visão cosmopolita de uma sociedade mundial mais justa e sustentável, mas de igual forma crítica com relação às diferentes manifestações da miopia humanista.<hr/>In view of the tension between the great relevance of cosmopolitanism on the one hand and the worrisome practical situation of our planet on the other hand, the text argues that the cosmopolitan project is in need of new horizons of inspiration. In search for such a horizon, the text focuses on the relation between humanism and cosmopolitanism, in particular on the consequences for the cosmopolitan project of what the authors have termed the ‘humanist myopia’. This myopia springs from the belief that ‘deep down’ all human beings are primarily oriented towards benevolent, empathic and dialogical forms of bonding with others. This leads to a systematic neglect of the propensities of human beings for indifferent, malevolent and violent forms of relating to others. The study argues in favor of a critical humanism, holding on to a cosmopolitan vision of a more just and sustainable world society, but also critical with regard to the manifestations of the humanist myopia. <![CDATA[Fixação de fronteiras ou mudança por aproximação? Sobre a tensa relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como pano de fundo o debate sobre a relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação, o artigo investiga: 1) o que está em jogo nessa relação, 2) o que se entende respectivamente por teoria educacional e por pesquisa empírica em educação, bem como quais pontos fortes e fracos lhes são atribuídos, 3) como é e como deveria ser considerada a relação entre essas duas abordagens e 4) que iniciativas de associação entre pesquisa educacional e pesquisa empírica em educação existem. No artigo é defendida a tese de que um estrito estabelecimento de fronteiras entre as duas posições é improdutivo e que, em seu lugar, é desejável uma associação entre reflexão em teoria educacional e pesquisa empírica, com reconhecimento recíproco de diferenças.<hr/>Against the background of the debate on the relation between educational theory and empirical research on education, the author examines the following questions: 1) What is at stake? 2) What is meant by educational theory or by empirical educational research and which strengths or weaknesses are attributed to these two approaches, respectively? 3) What is the nature of the relation between these two approaches or what should it be like? And 4), which attempts have been made to link educational theory and empirical educational research? He argues that a strict demarcation between the two approaches is unproductive and that, indeed, a combination of educational-theoretical reflection and empirical research should be aimed at, based on a mutual recognition of the differences. <![CDATA[A produção acadêmica sobre educação do campo no Brasil: currículos e sujeitos demandados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão sobre a valorização da cultura do campo e a introdução de conhecimentos considerados especificamente campesinos nos currículos escolares mobilizou estudiosos(as) que se dedicam a discutir a questão da educação do campo. Essa discussão levanta polêmicas sobre a dicotomia campo-cidade e sobre a necessidade ou não de currículos diferenciados para esse público. Há, por um lado, defesa de que as pessoas do campo precisam de um currículo com conhecimentos específicos, diferente dos demais existentes. Por outro, há quem defenda que é preciso mudar o currículo de todos e não somente o endereçado às pessoas do campo. Este artigo discute o que os estudos sobre educação do campo no Brasil vêm dizendo sobre as questões curriculares; que críticas fazem aos currículos existentes; que demandas relativas ao currículo fazem; e que tipo de formação demanda que seja dada às pessoas que vivem no campo. Analisou-se para isso artigos sobre educação do campo no Brasil em sete revistas de Educação no período de 1987 a 2009 e os trabalhos sobre a temática apresentados na ANPEd.<hr/>The question of valuing rural culture and of introducing what is considered rural knowledge into scholarly curricula has stimulated research regarding education for countryside. The discussion raises controversy about the rural-urban dichotomy and about whether a special curriculum is needed for rural populations. On the one hand, some argue that rural populations require a curriculum that teaches specific information and skills that are different than traditional curricula. Others contend, however, that curricula for all students should be changed, not just in rural areas. This article analyzes the results of studies of education for countryside in Brazil, including their critique of the present curricula, and their recommendations for a curriculum that would be appropriate for rural populations. Articles from seven journals published between 1987 and 2009 dealing with rural education were analyzed, as were presentations on the topic delivered before ANPEd. <![CDATA[Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa relatada tem como tema central analisar as repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional dos professores de licenciatura atuantes em uma universidade comunitária, considerando o tempo de experiência e etapas da adultez. O processo da pesquisa foi orientado pela autorreconstrução biográfica mediante narrativa oral e análise textual discursiva. Decorrem três eixos interpretativos: experiências significativas como pessoa e profissional em formação permanente; meios e estratégias que permitiram o ingresso e credenciaram o docente para atuar no ensino superior; experiências significativas na trajetória docente nos ambientes acadêmicos. Estes remetem ao constructo da ambiência docente como unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas sobre a docência e, consequentemente, sobre o desenvolvimento profissional dos professores.<hr/>The related research has as its main theme the teaching environment in the training career of university teachers within a community’s university, selected considering the experience time and the stages of adulthood. We used the self biographical reconstruction through oral narrative and through textual discourse analysis. The highlights are the three main interpretative teaching environments and their relation with the career of a teacher’s training: significant experiences as a person and as a professional while continuing his or her own education, resources and strategies that allowed the entry and accredit the teacher to work in higher education, and significant experiences in the academic environment. These refer to the construct of the teacher’s environment as a dialectical unity that reflects the impact of objective conditions, subjective and intersubjective on teaching and, consequently, related to the professional development of teachers. <![CDATA[Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aborda aspectos de uma investigação que se insere no âmbito dos estudos da Pedagogia universitária e tem como foco a qualidade do ensino na graduação. Parte do contexto atual, no qual tanto a formação quanto a valorização do docente universitário estão centradas nas habilidades de pesquisa e, nele, visualiza os professores que não realizam a pesquisa no modelo acadêmico formal. Na busca de dados, elaboramos uma amostra de docentes de instituições públicas e privadas e nos aproximamos das práticas mais usuais que caracterizam suas lógicas de docência.Esses professores revelam-se constantemente envolvidos com exercícios de reflexão acerca do currículo, da prática profissional e da problemática social na qual suas ações estão implicadas e fazem de suas práticas profissionais ambientes de exercício de atitudes investigativas, vivenciadas como princípio metodológico no ensino. Suas docências podem ser compreendidas como lócus de desenvolvimento profissional e de produção do conhecimento.<hr/>The text approaches aspects of an investigation that falls in the scope of studies of university pedagogy and focuses on the quality of teaching at the graduation. It starts in the current context in which the formation and enhancement of university teacher are focused on research skills, and in that it sees the teachers that do not realize it in the formal academic model. In the data search, we have prepared a sample of teachers from public and private institutions, and we have approached the most common practices that characterize their teaching logics. These teachers reveal themselves constantly engaged in reflection exercises about the curriculum, professional practice and social issues in which their actions are involved and make their professional practice environments for the pursuit of investigative attitudes, experienced as a methodological principle in teaching. Their teaching can be understood as a locus of professional development and production of knowledge. <![CDATA[Origem social de professores e aspectos da prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a analisar aspectos do habitus familiar de professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas, relacionando-os a aspectos do habitus do exercício docente. Foi possível verificar que as disposições para a ação incorporadas pelos professores em suas famílias de origem, no que diz respeito ao trabalho como valor e à escolarização como estratégia de ascensão, compõem sua visão de mundo e se expressam em facetas de sua prática pedagógica. Essas disposições para a ação vão ao encontro de aspectos da cultura escolar e, entre outras questões, contribuem para que se atribua aos alunos a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na escola, abstraindo-se determinantes sociais.<hr/>This article proposes to examine aspects of family habitus’s of teachers of the first series of basic education in public schools, linking them to aspects of the habitus’s teacher. It was found that attitudes learned by teachers in their families of origin, concerning the work as value and school education as a strategy for the social rise, make up their world view and are expressed in aspects of the pedagogical practice they perform. These provisions for action relate with aspects of school culture and, among other issues, confer to the students the responsibility for its success or failure in school, ignoring social determinants. <![CDATA[Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as representações das professoras e dos professores sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar outorgada pela Lei 10.639/2003. Utiliza o eixo explicativo dos Estudos Culturais por entender que a produção de saberes é construída por um cruzamento de narrativas, que ora se combinam, ora se negam. Apresenta os dados coletados junto a um grupo de docentes que frequentaram um curso de extensão intitulado: O cinema no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Os resultados indicam que para reconhecer os sujeitos sociais com equidade nos processos educativos exige-se o desenvolvimento de um novo olhar e uma nova postura para identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no ambiente escolar.<hr/>This article examines the representations of teachers and teachers on the mandatory teaching of History and African and Afro-Brazilian culture in the school environment granted by Law 10.639/2003. Uses of Cultural Studies explanatory axis on the understanding thatthe production of knowledge is built by an intersection of narratives, which sometimescombine and sometimes refuse. Presents data collected from a group of teachers who attended the extension course entitled Cinema in the teaching of History and African and Afro-Brazilian culture in basic education. The results indicate that to recognize the subjects with social equity in educational processes requires the development of a new look and a new approach to identify the different cultures that intertwine in the school universe. <![CDATA[Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar algumas implicações e posicionamentos que apontem, ainda que provisoriamente, e sempre serão desta forma, orientações para as concepções de “formação” e de “individualidade”, com a finalidade de delimitá-las como argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. A perspectiva da compreensão de educação apresentada neste trabalho reconhece, de início, que o âmbito das possibilidades, no qual se inscreve a proposição sobre a ideia de formação e de indivíduo, sempre será carente de experiências humanas afirmativas, o que nos leva a afirmar o dever ser segundo a natureza daquilo que ainda não é. No entanto, esta condição é aprendida tomando como base o fato de que a ordem estabelecida foi em determinado momento instituída e que, embora seja predominante, não é definitiva. Deste modo, os conceitos de individualidade e formação humana são discutidos diante dos limites da ordem estabelecida, mas também no âmbito das possibilidades, cuja finalidade é apontar problemas e assertivas indispensáveis, em nosso ver, para compreender o educar.<hr/>The goal of this work will present many questions and affirmations, although it will be even provisory, that point out guidelines to meanings of the conceptions of formation and individuality as arguments in favor to Education as a specific field of knowledge. In order to understand Education, I need to recognize the domain of possibility - where I can write a proposition about an idea of formation and individuality - as place of some affirmative human experiences that demands the affirmation of the “should be” in accordance to what is still not. Nevertheless, this condition is realized by an understanding that the order was at a given time established, and although it is predominant, it is not final. Then, the concepts of individuality and human formation are at the same time discussed in the limits of established order, as well as in the domain of possibility whose objective will be point out indispensable problems and affirmations to present a concept of education. <![CDATA[Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho busca, amparado em categorias do pensamento de Theodor Adorno, contribuições para pensar a educação hoje. Retoma o conceito formação cultural (Bildung) desde o Iluminismo, até desembocar no que, contemporaneamente, é definido por Adorno como semiformação (Halbbildung). Quando a produção simbólica, própria do processo da cultura, distancia-se do saber popular e aproxima-se dos interesses do mercado, convertida em mercadoria pela indústria cultural, encontra-se as bases para a consolidação do que constitui o processo de semiformação, o qual desarticula as condições subjetivas que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação. O grande desafio no âmbito educacional hoje, à luz do pensamento de Adorno, é a crítica da semiformação, tal como se apresenta na sociedade contemporânea, como possibilidade de fazer emergir uma formação cultural que venha a contribuir para a ampliação dos horizontes formativos.<hr/>This paper seeks to reflect on today’s education based on Theodor Adorno’s thought. It examines the cultural formation concept (Bildung) from the Enlightenment period to what contemporarily Adorno calls semi-formation (Halbbildung). The basis for the consolidation of Adorno’s semi-formation process occurs when symbolic production, a characteristic of the cultural process, distances itself from popular knowledge and approaches market interests, turned into a commodity by the cultural industry. In this process, the subjective conditions that enable the consolidation of the emancipatory character of formation are broken. The great challenge for contemporary education, from an adornian point of view, is the criticism of semiformation as it appears in contemporary society, bringing up the possibility of a social formation that may contribute to the widening of formative horizons. <![CDATA[Atrápame si puedes: el cine como objeto de la escena pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A lo largo del siglo XX, la pedagogía ha desplegado diferentes operaciones para incluir al cine dentro de su territorio. En el presente artículo se desarrollan tres modos de abordar al cine desde la pedagogía en vigencia actualmente, señalando las posibilidades y los límites que el pensamiento crítico tiene para realizar esta tarea. Los pedagogos debemos detenernos: no tanto en hablar de cine o escribir sobre él, intentando diseccionarlo, analizarlo o desmitificarlo, sino pensando cómo es posible incluirlo en nuestro territorio sin reducirlo a imperativos propios de otras lógicas u otros registros.<hr/>Throughout the twentieth century, pedagogy has deployed different operations to include film within its territory. In this paper we develop three ways of approaching cinema from current pedagogy, pointing out the possibilities and limits that critical thinking has to do this. We pedagogues must not talk so much about cinema or writing about it, trying to dissect, analyze or demythify it, but thinking about how it can be included in our territory without reducing it to the imperatives that pertain to other logics or other registers. <![CDATA[Tendencias y retos de dos universidades públicas latinoamericanas: (Unam y Unc) ante las nuevas políticas publicas para la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza comparativamente los efectos de las nuevas políticas públicas para la Educación Superior que se aplicaron a nivel internacional y en particular en dos universidades latinoamericanas, la UNAM y la UNC, a partir de fines de la década de los 80. Se estudiaron además las implicaciones que tuvo la aplicación de modelos similares pero con efectos específicos en cada uno de los casos teniendo en cuenta que ambas se enfrentaron a temas comunes: la evaluación y acreditación académica e institucional así como la internacionalización. Por otro lado hicimos referencia a como las historias institucionales y culturas académicas mediaron en los modelos de gestión y comportamientos de los actores, con efectos variados en la forma de organización del conocimiento y su vinculación con la sociedad. En ambos casos el modelo clásico de educación hizo crisis, debido a la masificación, reducción del presupuesto estatal y mayores controles del gasto de inversión, llevando a las instituciones a buscar otras fuentes presupuestales y generar mecanismos para fortalecer su responsabilidad social, en el marco de la autonomía.<hr/>This article performs a comparative analysis of the effects of the new public policies for Higher Education applied internationally, particularly at two Latin American universities, UNAM and UNC, since the end of the 1980s. The implications of applying similar models were also studied specifically for each case, taking into account that both dealt with common themes: academic and institution evaluation and accreditation, as well as internationalization. On the other hand, we referred to how the institutional histories and academic cultures mediated the management models and the behavior of the players involved, with variable effects on how knowledge is organized and its connection to society. In both cases, the classical model of education underwent a crisis, due to massification, reduction of the government budget and greater control of investment costs, leading institutions to seek other sources of funding and to generate mechanisms to strengthen their social responsibility within a framework of autonomy. <![CDATA[A experiência geracional na fala de adolescentes de escolas públicas: relações intergeracionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde a segunda metade do século XX, ganha visibilidade a busca crescente dos adolescentes no mundo ocidental pela autoafirmação como sujeito. No interior desse processo social, esses sujeitos devem manejar possíveis dilemas entre as expectativas advindas dos familiares e professores e aquelas dos seus pares, pois na contemporaneidade os grupos juvenis constituem referenciais muito significativos para o adolescente refletir sobre suas escolhas e seu lugar no mundo social. Neste artigo, a relação intergeracional será problematizada a partir das falas de adolescentes de idade entre 13 e 14 anos provenientes de escolas públicas de São João del-Rei, Minas Gerais. Entre 2008 e 2010, quando a pesquisa foi realizada, esses jovens estavam entrando na adolescência e viviam a moratória do mundo do trabalho, apresentando como principal dever social o exercício do “ofício do aluno”. Por meio de dinâmicas grupais e entrevistas individuais, discutimos as relações intergeracionais vividas na família e na escola pelos sujeitos pesquisados.<hr/>Since the second half of the twentieth century, visibility is gained by the western world adolescent’s growing pursuit for self-assertion as subject. Within this social process, these subjects need to handle possible dilemmas between the expectations arising from family members, teachers and peer groups, since nowadays, youth groups are presented as significant references for the adolescent to think about his/her choices and his/her place in the social world. In this paper, the intergenerational relation is problematized from the speech of teenagers (between 13 and 14 years old) from public schools in São João del-Rei, Minas Gerais. Between 2008 and 2010, when our survey was accomplished, these youngsters were entering adolescence and living the moratorium from the working world, having as main social duty the exercise of the “craft of students.” Through group dynamics and individual interviews, we discussed the intergenerational relations experienced by the subjects in family and at school. <![CDATA[Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da relação entre educação e formas de conhecimento. Busca esclarecer em que sentido certa noção epistemológica de educação pode influenciar decisivamente na relação entre educador e educando, mais precisamente na maneira como o educador concebe o modo como o educando aprende. Analisa, como caso ilustrativo, o modelo inatista antigo, que tem sua referência maior no Menão de Platão e, modernamente, o modelo da educação natural, desenvolvido por Jean-Jacques Rousseau no Émile. Defende a tese de que a educação natural, ao basear-se na experiência e nos sentidos da criança e na educação pelas coisas, representa uma objeção consistente ao modelo inatista clássico.<hr/>The article deals with the relationship and shapes of knowledge. It seeks to clarify in which sense a certain epistemological notion of education may influence decisively in the relationship between educator and educatee, more precisely, in the way that the educatee learns. It analyzes, as an illustration case, the ancient innatist mode, which has its biggest reference in Plato’s Meno and, modernly, the model of natural education, developed by Jean Jacques Rousseau in Émile. It defends the thesis that natural education, when grounding itself on the experience and the senses of the child and on education by means of things, represents a consistent objection to the classical innatist model. <![CDATA[Entrelaçando tempos de infância e escolarização: a relação entre idade e frequência nas escolas da região colonial italiana do RS de 1875 a 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta indícios para pensar a construção dos tempos escolares, especialmente relações entre idade e frequência escolar na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (antigas colônias Dona Isabel, Caxias e Conde d’Eu), no período entre 1875 a 1930. Tempos ritualizados pelas cerimônias produzidas pelas comemorações de determinadas datas, o início do ano escolar, o período esperado de permanência na escola - a idade para iniciar e terminar os estudos. Compreender o tempo de infância em relação ao tempo de escola, a partir de fontes historiográficas diversificadas, como relatórios, correspondências, atas, mapas de frequência, cadernos de chamada e fotografias, é o intuito do texto. A referência teórico-metodológica da análise considera os pressupostos da história cultural. Por fim, o texto procura contribuir para o conhecimento da história da educação brasileira, no sentido da organização do tempo escolar, considerando a multiplicidade cultural e étnica do país.<hr/>The paper discusses evidences that help to reflect on the construction of the times of school, particularly the relationship between age and attendance in the schools of the region of Italian colonization in the state of Rio Grande do Sul (the old colonies of Dona Isabel, Caxias do Sul and Conde d’Eu) from 1875 to 1930. These times are ritualized by the ceremonies associated to the celebration of particular dates, the beginning of the school year, the expected period of stay at school, the age to start and to finish school education. The paper intends to understand the time of childhood in relation to the period spent at school on the basis of various historiographical sources, such as reports, letters, attendance records, roll call notebooks and photographs. The theoretical-methodological frame of reference includes the assumptions of cultural history. Finally it intends to contribute to the understanding of the history of Brazilian education in terms of the organization of the school time, taking into account the country’s cultural and ethnical multiplicity.