Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220120003&lang=pt vol. 35 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa três edições do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) tomando como ponto de partida a avaliação pedagógica realizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo é refletir sobre a produção editorial destinada ao público juvenil, a partir dos acervos destinados aos jovens, tanto dos anos finais do Ensino Fundamental quanto os do Ensino Médio, nas edições do PNBE destinadas a esses segmentos, nos anos de 2006, 2009 e 2011. Neste texto, apresentamos ao debate nossa maior inquietação: a possível distância entre a composição dos acervos e a apropriação efetiva dos mesmos pelos jovens.<hr/>The paper analyzes three National School Library (PNBE) issues taking as its starting point the pedagogic evaluation conducted by Center for Literacy, Reading and Writing (CEALE) of College of Education at UFMG. The aim is to reflect on the editorial production targeting young readers, from the collections for young people, both the final years of primary education as the high school, in editions of PNBE for these segments in the years 2006, 2009 and 2011. This text presents our major concern to debate: the possible distance between the composition of collections and effective appropriation of them by young people. <![CDATA[Avaliação pedagógica de obras literárias.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inserida entre a abundância do mercado editorial e o trabalho com a leitura nas escolas, a avaliação pedagógica de obras literárias realizada no âmbito do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) envolve desafios e riscos que precisam ser analisados à luz do processo seletivo. Esse estudo discute os desafios que o processo lança aos avaliadores ao analisar os aspectos implícitos e explícitos dos critérios para a seleção das obras postos em edital. Também reflete sobre os riscos, verificando o alcance e os limites desse processo avaliativo, seja em relação ao mercado, à literatura e à escola.<hr/>Placed between the abundance of the publishing market and the work with reading in the schools, the educational evaluation of literary works carried out under the National Program of the School Library (PNBE) involves challenges and risks that need to be analyzed in light of the selection process. This study discusses the challenges that the process brings to the evaluators by examining aspects of both implicit and explicit criteria made in the edict for the selection of works. It also reflects on the risks, assessing the scope and limits of this evaluation process, whether in relation to the market, literature and school. <![CDATA[Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um estudo das mudanças nos critérios utilizados na escolha de obras literárias durante o processo de avaliação e seleção ao longo da existência do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com esse propósito, o trabalho se detém nos anexos dos editais em que constam os critérios de avaliação e seleção. Para tanto, este estudo divide-se em duas partes. Na primeira, são abordados os critérios seletivos das obras de 1998 até o ano de 2004, devido ao término, neste ano, do projeto Literatura em minha casa. Posteriormente, são discutidos os critérios de avaliação e seleção apresentados nos editais de 2005 a 2012, período em que as obras foram compradas para compor os acervos das bibliotecas escolares.<hr/>This paper presents a study of changes in the criteria used in selecting literary works in the evaluation and selection process over the life of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). For this purpose, the work stops the annexes of the announcements contained in the evaluation criteria and selection. First, the article discusses the selective criteria of works from 1998 until the year 2004, due to end of project Literatura em minha casa. Later, we discuss the evaluation and selection criteria presented in the tally sheets from 2005 to 2012, during which the works were bought to make the collections of school libraries. <![CDATA[A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho parte de reflexões sobre a presença crescente das populações indígenas no panorama social e sobre a inclusão da temática indígena na trajetória da literatura infantil brasileira. A partir desse cenário, analisam-se seis obras selecionadas no PNBE 2008 a 2012 para integrar o acervo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Continham elas narrativas em prosa, histórias em quadrinhos, imagens ou poemas. A análise mostrou a continuidade de tendências já identificadas em outros estudos, como a exploração de narrativas orais indígenas, sintetizadas e apresentadas como contos, lendas e mitos populares, fazendo alusão à contribuição dos diferentes povos para a identidade e cultura nacional; a apresentação de uma íntima articulação entre índio e natureza e uma preocupação em ensinar acerca da cultura e de peculiaridades do ser índio.<hr/>The work draws on reflections about the increasing Indigenous populations in the social panorama and about including the Indigenous themes in the Brazilian children’s literature. Based on this scenery, we have analysed six works PNBE selected in 2008 and 2012 to make up the collection of the initial years in the primary school and childhood education. The works included prose narratives, comic books, and picture and poem narratives. The analysis showed the continuity of trends other studies have already found, such as the exploration of Indigenous oral narratives synthesised and presented as short stories, folktales and popular myths, making allusion to different peoples’ contribution for national identity and culture; showed the close relation between the Indigenous and nature and the preoccupation of teaching about the Indigenous culture and peculiarities. <![CDATA[A legitimação cultural dos quadrinhos e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: uma história inacabada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As histórias em quadrinhos (HQs) foram historicamente relegadas a uma posição subalterna entre os produtos culturais de massa desenvolvidos no século XX. O presente artigo revisita alguns episódios históricos que comprovam a desconfiança e reserva que a academia e a sociedade estadunidense e latino-americana desenvolveram em relação à indústria de quadrinhos. A segunda metade do século, entretanto, testemunhou a reversão de tal quadro com a reavaliação da importância das HQs e reconhecimento de suas propriedades artísticas. O artigo defende o argumento de que no Brasil o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) tem tido um papel determinante no inacabado processo de legitimação e consolidação da indústria de quadrinhos no Brasil.<hr/>Comic books have historically occupied a subaltern position among mass culture products developed in the 20th century. This paper revisits some historical episodes that show how society and academia in the U.S. and Latin America have treated the comic book industry with reservations. The second half of the century, though, has witnessed the reversal of such attitude. Comic books have been reevaluated and their aesthetic value has finally been acknowledged. It is argued in the paper that the National Program of School Libraries (PNBE) has had a pivotal role in the ongoing process of legitimization and consolidation of the comic book industry in Brazil. <![CDATA[Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O projeto de pesquisa Educação, linguagem e práticas leitoras II abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Entre as ações desta pesquisa está o estudo de livros de literatura infantil, visando à identificação e à caracterização de apelos verbovisuais empregados na constituição da obra e que mobilizam o leitor. O objetivo deste estudo é analisar os conceitos de clássico e adaptação no título pertencente ao acervo do PNBE 2008, Os lusíadas em quadrinhos, composto pelo ilustrador Fido Nesti, que foi um dos títulos mais retirados de bibliotecas escolares em escolas municipais de Caxias do Sul/RS. A investigação segue proposta descritiva e utiliza o método indutivo.<hr/>The research project Educação, linguagem e práticas leitoras II (Education, language and reading practices II) includes the reading of different contemporary cultural products destined for the childhood. Among the actions of this research is the study of literature books written for children, aiming the identification and the characterization of verbal and visual appeals employed in the constitution of the books and that involves the reader. The objective of this study is to analyze the concepts of classic and adaptation in the book that belongs to the collection of PNBE 2008, Os lusíadas em quadrinhos, composed by the illustrator Fido Nesti, which showed that it was one of the books that the students most looked for in the libraries of the municipal schools of Caxias do Sul (RS). The investigation follows a descriptive propose and uses the inductive method. <![CDATA[Educación literaria: literatura infantil y juvenile; una propuesta multicultural.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se aborda la importancia de conocer las Historias de la Literatura Infantil y Juvenil de cada país, las obras canonizadas de la Literatura Universal, estudios sectoriales y repertoriales que forman al mediador para realizar los cánones adecuados para la animación lectora. Se comentan dos obras de la Literatura Infantil y Juvenil gallega dirigidas a la educación multicultural.<hr/>It is adresses the consideration of literary education and its objectives; the importance of knowing each own country’s Children and Young Adults’ Histories, the canonized works from Universal Literature, repertoire and sectorial studies which educate mediators in order to create the convenient canons to promote reading. They are offered the commentaries on two Galician Children and Young Adults’ Literature works aimed towards multicultural education. <![CDATA[Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.<hr/>In this paper, we intend to describe public policies reading, in two countries, whose problems surrounding the teaching of reading have many similarities. In recent years, political power and civil society have become aware of this reality, revealed by international studies. In this sense, many programs have been implemented in an attempt to improve student performance at the level of reading literacy. We highlight National Plans Reading from Brazil and Portugal. Despite all these efforts is an urgent need to continue to invest in schools and in teaching reading. This investment is certainly a major and continuing teacher training in the areas of teaching reading, reading comprehension and children’s and youth literature. <![CDATA[Linguagem, instituição e educação: contributos Merleau-Pontyanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem como objectivo meditar sobre a dificuldade de fazer “reformas” de sucesso no contexto da educação. Seguiremos uma pista de investigação precisa que descobrimos na reflexão de Merleau-Ponty sobre o conceito de “instituição”: sustentaremos que tal reflexão se poderá aplicar com proveito à compreensão do modo como podemos - e devemos - enfrentar as necessidades de mudança que a Escola não pode deixar de suscitar.<hr/>This paper aims to meditate on the difficulty of making successful changes and reforms in the field of education. To do this, we will follow a line of research established by Merleau-Ponty’s concept of “institution”. We will argue that the philosophical horizon establish by this concept can be applied to the understanding of how can - and should - be faced the need for change that Education always demands. <![CDATA[Métodos de ensino na escola portuguesa: a Revista Escolar (1923-1926)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por objetivo verificar, a partir de um exemplo tópico, a constituição de uma dada modalidade do debate pedagógico, que toma como eixo organizador a ideia de técnica de ensino. Pensar metodologias para se ensinar requer algum diálogo com a dimensão didática do debate pedagógico. Sob tal hipótese de trabalho, procurou-se efetuar leitura crítica da Revista Escolar, publicada em Portugal nos anos 20 do século passado. O estudo centrou-se especificamente nos volumes compreendidos entre 1923 e 1926. As categorias de análise escolhidas foram: criança, aluno, métodos de ensino e práticas escolares. Com ênfase na organização e classificação dos artigos à luz das supracitadas categorias analíticas, procurou-se obter dados acerca das estratégias mediante as quais o periódico se propunha a efetuar uma pedagogia do professorado. Tratava-se, em certo sentido, de estimular os professores à leitura da revista. Com isso, acreditava-se ensinar a ensinar (CARVALHO, 2001, 2006; BITTENCOURT, 1993).<hr/>The object of this text is to verify, from a topic study, the organization of a certain modality of the pedagogic debate, taking as the organizer center line, the idea of teaching technique. To think about teaching methods require some dialog under the didactic dimension of the pedagogic debate. Under such work hypothesis, to perform a critical reading of the Revista Escolar, published in Portugal in the 20’s of last century, was tried. The study was focused, specifically, on the volumes comprehended between 1923 and 1926. The selected analysis categories were: child, pupil, teaching methods and school practices.With emphasis on the organization and classification of the articles, with the due observation of the above analytical categories, the acquirement of data about the strategy was attempted, upon which the journal proposed to perform pedagogy of the professorate. It meaning, in a sense, to encourage the teachers to read the magazine. Therewith, it was believed to teach how to teach (CARVALHO, 2001, 2006; BITTENCOURT, 1993). <![CDATA[Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação que sustentam experiências investigativas dos autores em estudos de impactos de políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, na perspectiva docente. Aborda principalmente os fundamentos que sustentam a narrativa e o grupo de discussão como instrumentos de coleta de dados em pesquisas com processos analíticos indutivos, que se pautam pelos princípios da Teoria Fundamentada. As reflexões produzidas destacam que a complexidade dos objetos das ciências humanas exige a articulação criativa, com rigor e ética, de conhecimentos, desenhos metodológicos, instrumentos e processos analíticos interpretativos para compreender os fenômenos estudados.<hr/>The article discusses theoretical methodological aspects of qualitative research in education that support the authors’ investigative experiences in studies on the impacts of educational policies on the dynamics of school organization, from the teachers’ perspective. It approaches the foundations supporting both the narrative and the discussion group as instruments for data collection in researches using inductive analytical processes based on the principles of Grounded Theory. The reflections produced emphasize that the complexity of objects in Human Sciences require the creative articulation, with rigor and ethics, of knowledge, methodological designs, instruments, and interpretive analytical processes in order to understand the phenomena studied. <![CDATA[Práticas docentes e processos de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta discussões sobre a prática docente e o processo de formação dos professores no cotidiano do trabalho escolar, a partir de uma investigação que objetivou compreender os processos formativos que se dão no cotidiano escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, em duas escolas bem-sucedidas da segunda fase do ensino fundamental, à época da pesquisa, envolvidas na construção do projeto de formação continuada. Como fonte de dados, considerou-se a observação dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos. Os resultados obtidos revelaram que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar, a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.<hr/>This article presents discussions about teachers’ practice and their continued formation in school’s everyday activities based upon investigations which aimed at understanding the formative processes taking place in school’s everyday activities. The following topics should be highlighted: the pedagogical challenges of teaching practice, collective work, the time the research was carried out and the continued formation. The research was eveloped through case-study of quantitative nature in two public elementary schools. We made observations of teachers’ time-and-space sharing, interviewed the teachers and analyzed documents. The results revealed that school`s everyday activities proved to offer favorable contexts allowing for promoting continued formation of teachers, teachers’ mastering of contents so as to better understand and interpret their own practice. The results also suggested greater investment in the actions of teachers’ continued formation in time-and-space sharing at school so that teachers’ alternative proposals affect their practice. <![CDATA[Pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo analisando as possibilidades de, na área de Educação, processar-se uma interlocução com sentido de diálogo, compartilhamento e reciprocidade, entre a pós-graduação e a Educação Básica. Sugere cinco eixos de abordagem da temática: (a) quem são os envolvidos na interlocução, (b) os espaços e tempos para a sua ocorrência, (c) os recursos, instrumentos e meios de iniciar, desenvolver e sistematizar a interlocução, (d) as finalidades da interlocução, bem como (e) as conflitualidades que perpassam os campos em que os interlocutores se encontram. Estes eixos não se apresentam como subtítulos, mas perpassam todo o texto que, na primeira parte, decorre da análise de um documento redigido pelos próprios programas de pós-graduação em educação da região sul, qual seja a proposta do programa no item “articulação com a graduação” e, na segunda parte, reflete acerca de dois espaços privilegiados de interlocução com a Educação Básica, quais sejam a sala de aula e os grupos de pesquisa.<hr/>Study analyzing the possibilities in the area of education, process is a dialogue with a sense of dialogue, sharing and reciprocity between the graduate and basic education. Suggests five points of the thematic approach: (a) who are involved in the dialogue, (b) the spaces and times for their occurrence, (c) the resources, tools and means to initiate, develop and systematize the dialogue, (d) the purposes of dialogue, and (e) conflictualities that run through the fields in which the interlocutors are. These axes are not presented as subtitles but permeate the entire text in the first part follows from the analysis of a document drafted by the Graduate Programs in Education, Southern Region, which is the Proposed Program in “conjunction with the graduation “and in the second part, reflects about two privileged space for dialogue with primary education, namely the classroom and research groups. <![CDATA[Impacte do ensino superior no desenvolvimento psicossocial do estudante: revisão de estudos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo está centrado no desenvolvimento da identidade sociomoral do estudante do ensino superior e é uma revisão de investigação de referência sobre os efeitos do ensino superior no desenvolvimento psicossocial. Serão apresentados os principais conceitos e conhecimentos deste campo de estudo, tendo subjacentes perspectivas e questões da psicologia do desenvolvimento e da psicologia social.<hr/>This article is focused on social and moral identity of the university student and reviews main research about the effects of higher education on psychosocial development. The main concepts and knowledge in this domain of research are introduced and the perspectives and questions evolving from psychology of development and social psychology will be strengthened. <![CDATA[Defesas de teses e dissertações - 2011]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo está centrado no desenvolvimento da identidade sociomoral do estudante do ensino superior e é uma revisão de investigação de referência sobre os efeitos do ensino superior no desenvolvimento psicossocial. Serão apresentados os principais conceitos e conhecimentos deste campo de estudo, tendo subjacentes perspectivas e questões da psicologia do desenvolvimento e da psicologia social.<hr/>This article is focused on social and moral identity of the university student and reviews main research about the effects of higher education on psychosocial development. The main concepts and knowledge in this domain of research are introduced and the perspectives and questions evolving from psychology of development and social psychology will be strengthened.