Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220130001&lang=pt vol. 36 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os diferentes sentidos que perpassam a discussão acerca da apropriação da temática dos direitos humanos no campo da educação, questionando a elaboração de políticas curriculares para a educação em direitos humanos. Problematiza a polissemia da educação em direitos humanos e a pretensa universalidade que marca direitos como humanos; a partir daí, argumenta que essa se dá como articulação da diferença e como enunciação cultural. Com balizamento nesse sentido, defende que a configuração pedagógica dos direitos humanos se dê a partir dessa negociação/articulação.<hr/>The article aims to analyze the different meanings that underlie the discussion of the appropriation of human rights issues in education, questioning the policy-making curriculum for Human Rights Education. Problematize the polysemy of the Human Rights Education and the supposed universality that marks human rights. From there on we argue that this occurs as the difference in articulation and enunciation as cultural and buoyed by this sense, we argue that the educational setting of human rights is to be given from this negotiation and or articulation. <![CDATA[É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação é um direito humano? Se é, quais são as justificações racionais que podemos estabelecer para fundamentar axiologicamente tal direito no marco jurídico que organiza nossas sociedades? A partir dessas questões, o artigo examina três tensões distintas e articuladas. Num primeiro momento, apresenta a concepção de educação como uma tensão entre a socialização e a humanização. No segundo momento, aprofunda-se na tensão entre as expressões jurídica e axiológica do direito à educação. Por fim, argumenta sobre as forças e as fragilidades do processo educacional como uma tensão na qual deve-se entender as potencialidades sobre a educação como direito humano. Utilizando referenciais como Kant, Durkheim, Arent, Freire, Brandão e Cortina, o artigo apresenta uma fundamentação ético-filosófica para a educação como um direito humano.<hr/>Is education a human right? If so, what are the rational justifications that can establish such a right to substantiate axiological and legal framework that organizes our societies? From these questions, the article examines three different articulated tensions. We first, present the concept of education as a tension between socialization and humanization. Secondly, it deepens the tension between the legal and axiological expressions of the right to education. Finally, there is also an argument about the strengths and weaknesses of the educational process as a tension in which we must understand the potential of education as a human right. Using benchmarks such as Kant, Durkheim, Arent, Freire, and Brandão Curtain, the article presents a rationale for ethical-philosophical education as a Human Right. <![CDATA[Democracia política, democracia escolar e educação para os direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor parte de uma contextualização do actual estado da democracia política em muitos países ditos avançados e da astenia a que se assiste nessas democracias em termos de vivência dos direitos. A partir daqui, o autor investe na apresentação e análise de algumas concepções de democracia, com relevo para a deliberativa e a comunicativa e, também, para a democracia enquanto direitos humanos. Tendo como pano de fundo este enquadramento, o último ponto deste artigo debruça-se sobre a democracia escolar e linhas estruturantes de uma educação para os direitos humanos.<hr/>The author begins with a viewpoint of the present state of political democracy in many so-called advanced countries and the existent fragility regarding the experience of human rights. Following, the author presents and analyses some notions of democracy, placing emphasis on deliberative and communicative democracy, as well as to the conception of democracy as human rights. Based on this frame work, this paper’s last topic focuses on democracy in schools and the main guidelines for human rights education. <![CDATA[O lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspectivas de docentes de uma escola TEIP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Educar para a cidadania, ou no exercício ativo da cidadania, tem constituído recomendações que pretendem gerar efeitos nas políticas educacionais e com algum eco no currículo escolar. É tendo por referência um conceito de educação para a cidadania, que inclui o sentido que lhe é atribuído enquanto prática da vivência ativa e responsável dessa cidadania, e aqui clarificado, que neste texto se dá a conhecer o lugar que tem tido a educação para a cidadania nas políticas educativas em Portugal e, particularmente, num projeto educativo de uma escola que elege como um dos seus eixos de ação trabalhar para proporcionar aos alunos vivências de cidadania. Recorre-se a discursos e perceções de professores sobre os resultados finais do projeto. Nesse projeto, entre outros aspetos, constata-se que as ações orientadas para uma educação para a cidadania não se limitam às fronteiras das disciplinas e do espaço escolar mas, antes, se ampliam a situações de forte relação com os contextos de vida.<hr/>Citizenship education, meaning the active exercise of citizenship, is a recommendation which aim at influencing educational policies andwith some impact in school curriculum. In this article, the concept of citizenship underlying our argument is that citizenship means a lived and responsible experience. Therefore, our objective is to clarify this concept, also by analyzing and discussing the relevance and the place that citizenship education hasplayed in educational policies in Portugal. This article will take into consideration a school project towards citizenship education, which aimed to create opportunities for pupils to learn and experience citizenship. Our major focus will be, empirically, on teachers’ discourses and perceptions about the results of this project. In this experience, as in other dimensions, we could realize that actions which are specifically oriented to a citizenship education cannot be limited by disciplines or school borders. On the contrary, these actions are cross boarders and broaden to different life contexts. <![CDATA[Acerca de una educación para la paz, los derechos humanos y el desarme: desafío pedagógico de nuestro tempo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La educación para la paz y para los derechos humanos en búsqueda de la verdad y la justicia es hoy una obligación ética, una necesidad social y un imperativo incuestionable en el campo de la docencia latinoamericana. Para ello es necesario articular sólidos puentes de trabajo y cooperación con la sociedad civil y con las organizaciones no gubernamentales. Es necesario revisar conceptos tradicionales, evaluar prácticas pedagógicas y elaborar proyectos desde cada uno de nuestros espacios de vida y de trabajo - partiendo de la convicción que los esfuerzos para producir transformaciones no son antagónicos sino complementarios. Este artículo intenta demostrar que la Educación para la Paz implica, en realidad, un renovado compromiso con los principios pedagógicos democráticos y un imperativo ético de asumirlos concretamente.<hr/>In the education field of the present time in Latin America education for peace and human rights towards truth and justice is an ethic commitment, a social need and a non-questionable theme. Hence it is necessary to create links in between civil society and the non-governmental organizations building strong bridges of cooperation and work. It is also important to review traditional concepts, to evaluate the education practices and to design projects from our own life, social and working places. Departing from the conviction that the existing efforts for making changes are not antagonistic but complementary. This article intends to demonstrate that Education for Peace implies a permanent compromise with democratic principles in pedagogy and it is an ethic need to assume them in concrete actions and not only in theory. <![CDATA[Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação em direitos humanos (EDH) vem avançando nas últimas décadas, em vários países, seguindo as diretrizes internacionais para a área. No Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003) um conjunto de ações no ensino formal foi sendo desenvolvido. Em 2010 a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos. A análise dessa realidade e o acompanhamento das ações propostas são fundamentais para a ampliação e/ou reorientação desse trabalho, de forma a contribuir para que a EDH se institucionalize enquanto política pública. Este artigo discute os avanços e as limitações da EDH no Brasil, a partir de seu contexto, de seu processo de desenvolvimento, com base na literatura da área, análise documental do PNEDH e dos Planos de Ação.<hr/>The human rights education (EDH) has been advancing in the last decades in many countries, following international guidelines for the area. The National Action Plan for Human Rights Education (PNEDH, 2003) which is a set of actions in formal education which was developed in Brazil. In 2010 the Department of Continuing Education, Literacy and Diversity of MEC and the Human Rights Secretariat of the Presidency supported the State Education Department in developing action plans for human rights education. The analysis of this reality and monitoring of the proposed actions are critical to the expansion and/or reorientation of this project in order to contribute to the EDH as if IT institutionalizes public policy. This article discusses the advances and limitations of EDH in Brazil, from context as well as its development process, based on the literature, documentary analysis of PNEDH as well as the Action Plans. <![CDATA[Educação em direitos humanos e formação de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O discurso atual sobre Direitos Humanos está marcado pela ambivalência. Proclamados e negados constituem um referente considerado fundamental para a construção democrática. Cresce a convicção de que se eles não forem internalizados nas mentalidades individuais e coletivas não construiremos uma cultura dos Direitos Humanos na nossa sociedade. E, neste horizonte, os processos educacionais são fundamentais. O presente trabalho se situa na contexto da pesquisa “Educação em Direitos Humanos na América Latina e no Brasil: gênese histórica e realidade atual”. O nosso foco principal é nos diferentes significados da expressão educação em Direitos Humanos e nos desafios que apresenta para a formação de educadores. Defende a tese de que nesta perspectiva é imprescindível desenvolver processos que permitam articular diferentes dimensões, assim como utilizar estratégias pedagógicas participativas e de construção coletiva que favoreçam educar em Direitos Humanos.<hr/>The current speech on Human Rights is characterized by the ambivalence. Both proclaimed and denied, they constitute a fundamental reference for the democratic construction. There is a growing conviction that if they’re not internalized into the individual and collective mentalities, the culture of Human Rights won’t be constructed in our society. And, in that horizon, the educational processes are very important. This work is part of the research “Education on Human Rights in Latin America and in Brazil: historical genesis and nowadays reality”. We focus especially on the different meanings of the expression education on Human Rights and on the challenges for the training of the educators. We defend the thesis that following this perspective it is essential developing processes that allows both articulating different dimensions and using pedagogical participative and collective construction strategies which make possible educate on Human Rights. <![CDATA[Alianças entre o PNEDH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco concepções docentes acerca das relações entre educação e direitos humanos, na qual procurou-se identificar as possíveis relações existentes entre o tema da educação em direitos humanos e o ensino de história, na direção de estabelecer alianças entre esses dois campos. A visualização desses possíveis contatos surge da análise do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em suas proposições para a Educação Básica, e de concepções docentes para o ensino de história que parecem conduzi-lo a um lugar privilegiado para a realização dessas alianças.<hr/>This paper presents results of a survey that focused on teachers conceptions about the relationship between education and human rights, which sought to identify the possible relationship between the theme of human rights education and the teaching of history in the direction of establishing alliances through these two fields. The viewing of these possible contacts emerges from the analysis of the National Human Rights Education, in its propositions for Basic Education, and conceptions of teachers for teaching history that seem to drive it to a privileged place for the realization of these alliances. <![CDATA[Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente trabalho analisamos um conjunto de textos de Walter Benjamin, escritos, em sua maioria, em meados dos anos de 1930, buscando mostrar como o tema da técnica, em sua relação como o do corpo e com a educação dos sentidos, constitui chave de leitura importante para a compreensão da análise que o filósofo berlinense empreende da modernidade. Nesses textos transparecem as tentativas de entender as ambíguas transformações que preparam a alvorada do século XX, tendo como palco privilegiado as grandes metrópoles, com seus desafios e ritmos cada vez mais acelerados. A análise que Benjamin empreende dos processos de tecnificação dos gestos e dos sentidos, produzidos pelo ritmo da produção industrial, pelo avanço da tecnologia e pela complexificação urbana das grandes cidades, está diretamente relacionada com o impacto que tais processos têm sobre a estruturação de uma nova forma social de percepção e sensibilidade, vale dizer, sobre a produção de uma subjetividade.<hr/>In this paper we analyze essays of Walter Benjamin, most written in the middle of the decade of 1930. It shows technique in its link with body and education of sense as a main axis, according to Benjamin, for understanding modernity. The ambiguities of the changes in the beginning of XX Century are expressed in the essays about the modern metropolis with their own challenges and accelerated rhythmus. Technic gestures and senses produced by the industrial production are analyzed by Benjamin. They have their roots also in the advancing of technology and in the improvement of the cities. This process impacts hardly the new forms of perception and sensibility, creating a new subjectivity. <![CDATA[Fontes para história da educação brasileira: considerações acerca dos catecismos protestantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ancorado nos pressupostos da história cultural, o presente texto versa sobre um tipo de impresso protestante: o catecismo. Com vistas a analisar a materialidade e evidenciar os valores difundidos nos impressos, elegemos como objeto de análise os catecismos, a saber: Breve catechismo (1892), O breve catecismo (1927) e Cartilha com estampas (s.d.). O aporte teórico está pautado em Robert Darnton (1990), Roger Chartier (1998) e Carlo Ginzburg (1979), os quais discorrem acerca da circulação de impressos, das práticas de leitura e do conceito de circularidade cultural. Os catecismos protestantes foram utilizados como instrumentos pedagógicos pelos presbiterianos norte-americanos no Brasil dos oitocentos e funcionaram como um instrumento prescritivo de inculcação de hábitos e valores que deveriam ser externados através de atitudes e comportamentos, demonstrando o caráter cristão.<hr/>Anchored on the assumptions of cultural history, the present paper analyzes a type of printed protestant: the catechism. In order to analyze the materiality and show values distributed in print, we choose as the object of analysis catechisms, namely: Catechismo brief (1892), The brief catechism (1927) and Primer with prints (S/D). The theoretical approach is guided by Robert Darnton (1990), Roger Chartier (1998) e Carlo Ginzburg (1979) which discourse about the circulation of printed reading practices and the concept of cultural circularity, the protestant catechisms were used as teaching tools by american presbyterians in Brazil in the nineteenth century and functioned as an instrument of prescriptive inculcation of habits and values that should be externalized through attitudes and behaviors, demonstrating christian character. <![CDATA[O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa os ritos de instituição como mecanismos disciplinares presentes em O Ateneu, romance do escritor brasileiro Raul Pompeia publicado em 1888, que retrata um colégio interno da época. Compreende-se que a produção e a reprodução do ideal disciplinar no colégio se apoiam em cerimônias, ritos e solenidades inerentes a interesses educacionais e políticos amplamente compartilhados. Os ritos analisados são relativos aos exames aos quais são submetidos os internos, à divulgação das notas dos exames e do comportamento dos internos por meio do “livro das notas” e as cerimônias do “Grêmio Literário Amor ao Saber”. Conclui-se que os ritos de instituição no colégio acionam ideais disciplinares tão mais implícitos à medida que contam com o sentido solene que a magia dos ritos produz.<hr/>This paper examines the institution’s rites as disciplinary mechanisms present in O Ateneu, a novel written by Raul Pompeia and published in 1888, which depicts a boarding school at the time. It is understood that the production and reproduction of the disciplinary ideal in the college rely on ceremonies, rites and solemnities pertaining to widely shared educational and political interests. The analyzed rites are the examinations the inmates undergo, the disclosure of exam scores and of inmates’ behavior through the “livro das notas” (book of notes) and the ceremonies that happen at the “Grêmio Literário Amor ao Saber” (Love for Knowledge Association for Literary Activities) We conclude that the institution’s rites in the college move implied disciplinary ideals as long as they rely on the solemn sense produced by the rites’ magic. <![CDATA[Teoria literária e o ensino da literatura: impasses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio discute de que modo a teoria literária compreendeu as noções de autor, leitor e texto durante o século XX, verificando como as diferentes respostas oferecidas às três categorias geram alguns impasses no que diz respeito ao ensino de literatura em sala de aula. Nesse sentido, a fim de demonstrar o vínculo entre as concepções teóricas e a prática didática do professor, o ensaio parte de três questões fundamentais: “quem é o autor?”, “quem é o leitor?” e “quais as fronteiras do texto?”. As noções de autor, leitor e texto, em vez de metafísicas, constituem antes pressupostos teóricos cuja compreensão, sempre variada, determina o tratamento conferido ao objeto literário em sala de aula.<hr/>This essay discusses how literary theory has understood the notions of author, reader, and text throughout the twentieth century, observing how the different treatments given to these three categories generate some deadlocks concerning the teaching of literature inside the classroom environment. In this sense, in order to show the connection between theoretical concepts and the teacher’s practice, the essay presents three basic questions: “who is the author?”, “who is the reader?”, and “what are the boundaries of the text?”. The notions of author, reader, and text, instead of metaphysical, constitute theoretical assumptions that can be understood in different ways and which determine the treatment the literary work receives inside the classroom. <![CDATA[As contribuições da hermenêutica de Gadamer para a formação de professors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe-se a analisar as ideias de Hans-Georg Gadamer e suas contribuições para o estudo da formação docente. A perspectiva hermenêutica na compreensão da docência mostra-se relevante, pois permite a construção de horizontes interpretativos acerca de si mesmo e do outro, bem como o esclarecimento necessário sobre a produção de sentidos acerca do ser professor e do ato de educar. No campo educativo, entende-se que a formação docente pode ser pensada como uma relação hermenêutica, logo, uma relação de produção de sentidos e, desta forma, a formação de professores, como prática que compreende e interpreta, desvenda e produz sentido, estaria contribuindo para a ampliação do horizonte compreensivo acerca das relações que se estabelecem na relação pedagógica.<hr/>This article proposes to examine the ideas of Hans-Georg Gadamer and their contributions to the study of teacher education. The hermeneutic perspective in understanding the teaching proves to be relevant, because it allows the construction of interpretive horizons about himself and the other, as well as the necessary clarification on the production of meanings about being a teacher and the act of educating. In the educational field, it is understood that teacher training can be thought of as a hermeneutic relation, hence a relation of production of meaning and thus the training of teachers, a practice that understands and interprets, reveals and makes sense, would be helping to broaden the horizons of understanding about the relationships established in the pedagogical relationship. <![CDATA[Tempos e espaços da docência feminina: representações sobre professoras da educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho problematiza as representações sobre professoras da educação infantil na cidade de Pelotas/RS, entre as décadas de 1940 e 1960, expressas nos documentos das primeiras instituições privadas ou públicas que abriram espaço para o atendimento de crianças pequenas. Nas fontes documentais pesquisadas, as representações de professora estão atreladas ao discurso religioso (católico), ao serem ressaltadas a vocação e a missão dessa profissional. Dentre as representações, destacamos os diferentes modos de ser professora: alguém que deve corrigir os “defeitos” da criança e de sua família, educadora sanitária e fada bondosa. Ao mesmo tempo que se pensa na educadora infantil como algo inerente ao feminino, exige-se dela uma profissionalização crescente. Tais representações se entrecruzam e se misturam umas às outras, exercendo um importante papel para o governo das professoras, das crianças e de suas famílias, estabelecendo, de algum modo, a indissociabilidade entre magistério e maternidade.<hr/>This paper problematizes the representations on teachers in childhood education in the city of Pelotas/RS, between the 1940s and 1960s, expressed in the documents of the first private or public institutions which had vacancies for children. In the researched document sources, the representations of the teacher are coupled up with the religious discourse (Catholic), when the vocation and the mission of such professional are highlighted. Among the representations, we would like to mention the different ways of being a teacher: the teacher is someone to correct a child’s “defect” as well as his/her family, the teacher as a health educator and good fairy. At the same time in which the childhood educator is thought to be something inherent from the female gender, a continuous professionalization is demanded. Such representations intertwine and are mixed to each other, playing, an important role to guide the teachers, the children and the families, establishing, somehow, the inseparability between teaching and motherhood.