Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220130003&lang=pt vol. 36 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Fenomenologia cultural corporeidade: agência, diferença sexual, e doença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a noção de corporeidade, relacionando-a as dimensões da agência, da diferença sexual e do adoecimento. O autor parte da antropologia fenomenológica para realizar o que denomina de uma fenomenologia cultural do Self. Contrasta uma noção de corpo enquanto objeto material à corporeidade como carne compartilhada, mutuamente implicada e nunca completamente anônima que ressignifica o corpo como fonte da existência e local da experiência no mundo. O artigo constrói um esquema das relações corpo-mundo e suas implicações para o conceito de corporeidade. Para isto articula a noção de agência desde Merleau-Ponty, Bourdieu e Foucault; a diferença sexual desde as teorias feministas em Luce Irigaray, Julia Kristeva e Maxine Sheets- Johnstone. Na seção final completa o esquema com uma discussão sobre três doenças - membro fantasma, fadiga crônica e doença ambiental - como ilustração de diferentes dinâmicas da corporeidade.<hr/>The article presents the notion of corporeality, relating to the dimensions of agency, of sexual difference and sickness. The author comes from the phenomenological anthropology to perform what he calls a cultural and phenomenological analysis of the Self. He contrasts the notion of the body as material object with the corporeality as flesh mutually shared, implicated and never completely anonymous. This notion of corporeality reframes the body as a source of the existence and location of the world experience. The article constructs a scheme of body-world relations and explore their implications for the concept of embodiment. Articulates the notion of agency since Merleau- Ponty, Bourdieu and Foucault and the notion of sexual difference from feminist theories in Luce Irigaray, Julia Kristeva and Maxine Sheets- Johnstone. In the final section the author completes the outline with a discussion of three diseases - phantom limb, chronic fatigue and environmental illness - as an illustration of different dynamics of embodiment. <![CDATA[Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais: simultaneidade e ambivalência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute como a simultaneidade e a ambivalência, presentes em experiências cotidianas, inscrevem-se em produções audiovisuais da arte contemporânea. Com base em estudos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, relativos ao efeito de unidade de sentido em textos audiovisuais; da arte contemporânea, acerca dos processos de apropriação e ressignificação de imagens e sons; e do ensino da arte sobre leitura de imagens, analisa a videoarte Para Dentro e a leitura desta criação por um grupo de crianças. A análise da videoarte ressalta a articulação, através de superposições, das várias linguagens que constituem o texto audiovisual e a apresentação de imagens e sons de forma ambígua, criando efeitos de ambivalência. Nas leituras, o que mais inquietou as crianças, foram as ambivalências visuais e sonoras. Os resultados indicam a necessidade de refletirmos, na escola, sobre narrativas audiovisuais contemporâneas, buscando entender o momento atual.<hr/>The article discusses how the simultaneity and ambivalence present in everyday experiences inscribe themselves in audiovisual productions of contemporary art. Based on theoretical and methodological studies of discursive semiotics, related to the effects of meaning units in audiovisual texts; of contemporary art, concerning the process of appropriation and resignification of images and sounds; and art education on reading images, it analyzes the video art Para Dentro and the reading of this work by a group of children. The analysis of this video art highlights the articulation, through superposition, of the several languages that constitute the audiovisual text and the presentation of images and sounds ambiguously, creating effects of ambivalence. What made the children the most restless during their reading were the visual and sound ambivalence. The results show the need of reflecting at school about the contemporary audiovisual narratives seeking to understand the present moment. <![CDATA[Individualização e reconhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo visa a explorar o tema da individualização sob o prisma da teoria do reconhecimento de Axel Honneth com o intuito de situar a problemática da formação humana entre os paradoxos do individualismo da autorrealização contemporâneo e as perspectivas emancipatórias abertas pela ideia de liberdade comunicativa. O percurso desenvolvido inicia com um retorno a Simmel e ao próprio Honneth para retomar o sentido que a individualização assumiu em seu advento com a modernidade. Na sequência, trata da transformação paradoxal sofrida, contemporaneamente, pela individualização moderna em individualismo de autorrealização e de algumas de suas consequências para a constituição da subjetividade. Por fim, com base no conceito honnethiano de liberdade comunicativa, procura-se defender a posição de que esse conceito, atualizado de Hegel, oferece importantes elementos para pensar o âmbito da formação humana para além dos paradoxos do individualismo de autorrealização.<hr/>This study addresses the theme of individualization under Axel Honneth’s theory of recognition with the aim of placing the problematic of human formation amidst the paradoxes of the individualism of modern self-realisation and the emancipatory perspectives unfolded by the notion of communicative freedom. The discussion starts by reviewing Simmel and Honneth himself to resume the meaning individualization has taken with the advent of modernity. Next, the text considers the paradoxical changes presently undergone by modern individualization that have made into individualism of self-realisation and some of its consequences for the constitution of subjectivity. Finally, based on Honneth’s concept of communicative freedom, efforts are made to defend that such concept, updated from Hegel, provides important elements to conceive the scope of human formation far beyond the paradoxes of individualism of self-realisation. <![CDATA[Dialética da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo problematizar dialeticamente o tema da diferença de acordo com os conceitos da teoria crítica. Em um primeiro momento, o tema da diferença será pensado em sua recepção negativa referida à produção de estereótipos e preconceitos de natureza étnica, racial e de gênero. Em um segundo momento, o tema será tratado em sua recepção positiva, muito comum entre movimentos sociais de esquerda e meios acadêmicos. Em um terceiro momento, ambos os tipos de recepção da diferença serão problematizados a partir do pensamento de Theodor Adorno, em sua Dialética negativa, como possível via de mediação entre a particularidade empírica e a universalidade conceitual.<hr/>The present article aims to discuss the theme of dialectical difference according to the concepts of critical theory. At first, the issue of the difference will be thinking about their negative reception that the production of stereotypes and prejudices on ethnicity, race and gender. In a second step, the subject will be treated on its positive reception, very common among social movements and leftist academic. In a third step, both types receive the difference will be problematized from the thought of Theodor Adorno in his Negative Dialectics as possible from mediation between universality and particularity empirical conceptual. <![CDATA[A educação e o desafio ético do plasmar linguístico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a alteridade que se constitui em desafio e impulso para o ato educacional. Partindo de argumentos provindos de obras literárias de Antelme e Malroux, transitando para a base filosófica de Adorno e Gadamer, situar-se-á tanto o corpo quanto o espaço que este ocupa, como desencadeadores das reflexões sobre ética e sobre a constituição da subjetividade. A presença do outro ser humano passa a se constituir em impulso para as considerações sobre o ato educativo, defendido aqui como o espaço do plasmar da linguagem, o qual exige que se rompa com a dinâmica de individualização, assumindo a necessidade de constituição de células de humanidade. Nesse sentido, a urgência para as instituições de ensino está em desenvolver a capacidade moral de estabelecer vínculos e, a partir do reconhecimento do local ocupado e do reconhecimento do próprio corpo que ocupa tal lugar, constituir a subjetividade e a própria intersubjetividade. Isso aponta para a preocupação, além de com o próprio conhecimento, com o cuidado de si e cuidado do outro.<hr/>This paper presents the discussion on how the alterity offering a challenge and impetus for the educational act. Starting with arguments coming from literary works of Antelme and Malroux, passing to the philosophical basis of Adorno and Gadamer, shall be located both the body and the space that it occupies as causes of reflections about ethics and the constitution of subjectivity. The presence of another human constitutes impetus for consideration of the educational act, defended here as the space of the linguistic shape, which requires to break with the dynamics of individualization, assuming the necessity of constituting cells humanity. Accordingly the urgency for educational institutions is to develop the moral ability to establish bonds and from the recognition of the place occupied and recognition of own body that occupies that place, constitute subjectivity and intersubjectivity own. This points to the concern beyond with own knowledge, whit self-care and care of the other. <![CDATA[A educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto intenta investigar a categoria do “todo” no campo da educação como um conceito a ser compreendido em Nietzsche. Esse todo, no caso da educação, implica enfrentar o otimismo pedagógico que está ligado a uma supervalorização da proteção, do cuidado, do psicologismo e de processos compensatórios. Qualquer que seja a metanarrativa pedagógica, fica presente um pensamento dicotômico que sobrevive definindo opostos e estabelecendo procedimentos para abrigar uma verdade compreendida como a mais adequada. Trata-se de uma racionalidade comprometida com a redenção e o idealismo. Nega a dimensão estético-trágica do conhecimento e dos processos formativos quando absolutiza uma perspectiva e um itinerário de aprendizagem. O artigo, por meio de um teórico polêmico, visa a problematizar esta abordagem trazendo elementos para pensar a formação considerando outras variáveis tais como o rigor, a excelência, a aridez dos processos, a peleja.<hr/>This text intends to investigate the category of the “whole” in the educational field as a concept to be understood in Nietzsche. This “whole”, in the case of education, implies facing the pedagogic optimism connected to a overvaluation of protection, care, psychologism and compensatory processes. Whatever the pedagogic metanarrative, there is a dichotomic thought that survives through the definition of opposites, establishing procedures to capture a truth understood as more adequate. It relates to a rationality compromised with redemption and idealism. It negates the aesthetic-strategic dimension of knowledge and the formation processes while absolute one single perspective and learning itinerary. Through the discussing of a polemic theoretician, we intend to problematize such a perspective by presenting elements to think of formation, considering other aspects such as rigor excellence, the aridity of processes, the quarrel. <![CDATA[Práticas de alfabetização com o método Yo, sí puedo em assentamento do MST]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto visa apresentar uma análise acerca do uso do método Yo, sí puedo de alfabetização num assentamento do MST. Os dados são analisados com base nos novos estudos sobre letramento que vêm contribuir para uma ressignificação do conceito de alfabetização. A metodologia é de natureza etnográfica, inspirada nos novos estudos sobre letramento. Ao tratarmos do “Sim, eu posso”, com foco na atuação do monitor da turma, concluímos que a sua mediação aponta uma prática de alfabetização a partir do que os novos estudos sobre letramento indicam sobre a escrita. Letramento como prática social, apesar de não contemplado no material do Sim Eu Posso, pôde concretizar-se no fato de os alunos perceberem a escrita como objeto social e cultural.<hr/>This paper aims to provide an analysis about the use of the Cuban literacy method Yes, I can, in a settlement of the Brazilian Landlees Movement. The data are analyzed based on the new literacy studies that have been contributing to a redefinition of the concept of literacy. The ethnographic methodology is inspired by the new literacy studies (NLS). In addressing the “Yes I can”, focusing on the role of teacher, we conclude that his mediation evidences a literacy practice based on NLS. Literacy as social practice, although not covered in the Yes I can method, could be realized in the fact that thought the teacher`s mediation, the students perceived writing as a social and cultural subject. <![CDATA[Olhando o presente a partir do futuro: a pedagogia do cinema de ficção científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, sob a perspectiva dos estudos culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, buscamos indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam e satirizam modos de viver já em curso nas sociedades contemporâneas. O cinema, assim como outras pedagogias culturais, atua na produção e no governo dos indivíduos em um mundo repleto de tecnologias da informação e da comunicação, promovendo deslocamentos nas suas subjetividades. Para promover tal discussão, abordamos seis filmes de ficção científica cujas análises focalizaram a perturbadora semelhança entre seres humanos e máquinas, representadas nestes filmes como criaturas ciborgues, pós-humanas e pós-orgânicas. Indicamos, também, a proliferação de lixo tecnológico e lixo humano nas sociedades “do futuro” e, ainda, a substituição do disciplinamento moderno por ações bastante sutis de controle.<hr/>From a postmodern and poststructuralist-inspired cultural studies perspective, we have sought to show how science-fiction films have worked upon the shape of a highly technological future world, and subjects to live in it. We have drawn on representations aggravating and deriding ways of living and issues in contemporary societies. Like other cultural pedagogies, cinema acts on the production and govern of individuals in an information and communication-based world, causing displacements in their subjectivities. To encourage this discussion we have addressed six sci-fi films whose analyses focused on the disturbing similarity between human beings and machines represented as cyborgs, posthumans and post-organic beings. We have also addressed the spread of technological and human garbage in ‘future’ societies, and the replacement of very subtle ways of control for modern discipline. <![CDATA[Inclusão vista por dentro: a experiência via Inclusp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas sobre a adoção de políticas de ações afirmativas no ensino superior no Brasil são recentes. Já estudos sobre o acesso e a permanência de estudantes das camadas populares nesse nível de ensino começam a surgir a partir de 1990 e privilegiam a investigação da experiência dos estudantes. O objetivo deste trabalho é discutir a experiência universitária de estudantes que ingressaram na USP por meio do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), destacando suas dimensões subjetivas. Para isso, são apresentadas entrevistas realizadas com seis estudantes de cursos mais e menos concorridos. O trabalho discute a maneira por meio da qual a USP surge em seus horizontes de possibilidades e as dificuldades oriundas da desigualdade social, apontando a importância da consideração da dimensão subjetiva nas pesquisas e na formulação de políticas de ações afirmativas.<hr/>Researches on the adoption of affirmative action policies in higher education in Brazil are recent. On the other hand, studies on access and retention of students from lower classes at this level of education begin to emerge from 1990 and endorse the research experience of students. The aim of this paper is to discuss the university experience of students entering USP through Inclusp (USP Social Inclusion Program), emphasizing its subjective dimensions. For this, are presents interviews with six students on courses most and less competitive. The paper discusses the way by which the USP appears on the horizon of possibilities and the difficulties arising from social inequality, pointing to the importance of considering the subjective dimension in research and formulation of affirmative action policies. <![CDATA[O que acontece no meio?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo cogita caminhos que se perfazem desde o suposto ponto inicial de algum aprender até o objeto final, se é que existe, onde o aprendizado seria consumado num conhecimento almejado. Através de conceitos apropriados, principalmente, da filosofia de Gilles Deleuze, nos guiamos em experiências múltiplas que vislumbram paradoxos e encontros hieroglíficos que o meio reserva aos desbravadores da Educação. Esse caminho do meio é infinito, apinhado de paradoxos e encontros necessários que nos guiam a um aprendizado outro para além do almejado, uma vez que se sustenta na arte de decifrar mundos de signos, repletos de sentidos.<hr/>This paper ponders on ways that emerge from an assumed starting point of some-learning to the final object, if it exists, where learning would reach completion in a desired knowledge. Through appropriate concepts, especially from Deleuzian philosophy, we guide ourselves in multiple experiences that envision paradoxes and hieroglyphic encounters that the middle - the uncertain place between what is taught and what is learned -, brings out to education researchers. From the given explanation to the artistic learning movement a long way unfolds. This middle path is infinite and packed with paradoxes and necessary encounters that guide us to another-learning beyond the aimed one, since it sustains itself in the art of deciphering worlds of signs full of meanings. <![CDATA[Profesión académica en educación. Entre el compromiso, la política y la ciencia (1973-1976)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudio se propone realizar una caracterización de la profesión académica en educación en la Argentina desde el año 1973 hasta el comienzo de la terrible dictadura militar en 1976. Estos años estuvieron atravesados por los procesos políticos que impactaban en el espacio académico. A partir del año 1973 se dieron dentro de los Departamentos de Ciencias de la Educación de diversas universidades una serie de proyectos que buscaban generar ciertas reformas frente a una profesión que creían atrasada y de espaldas a las necesidades prioritarias del Estado. Respecto a esto último, se hacía paulatinamente notoria la noción de compromiso que debían tener los profesionales. La joven Revista de Ciencias de la Educación fue el escenario en el que se señalaba la falta de especificidad epistemológica y metodológica de la disciplina. Había, en ese contexto, un replanteo respecto al ethos propio que debían tener los académicos de la Educación, en la intersección entre los acontecimientos políticos y las características propias de una profesión científica moderna.<hr/>This paper focuses on the characterization of the academic profession in education in Argentina from 1973 until the beginning of the terrible military dictatorship in 1976. These years were traversed by the political processes that impacted in academic field. Since the year 1973 were given in the Departments of Education Sciences at the universities a certain number of projects that generated several reforms against the profession that thought uncontemporaly from that particular moment and from the needs of the State. Reviewing and analazyng them later, becomes evident the notion of commitment that should be professional. Meanwhile, Revista de Ciencias de la Educación was the stage that indicated the lack of specificity of epistemological and methodological discipline Education Sciences. There, in that context, the rethink regarding the own ethos that academics “should have” of the education, at the intersection of immediate political events and features proper to a modern scientific profession. <![CDATA[O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza a formação de professores centrada na escola assumindo as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) como instâncias de produção e aprofundamento do projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram produzidos no diálogo com as equipes gestoras de quatro unidades de ensino de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo no contexto de um projeto de pesquisa e de formação continuada. As análises das comunicações eletrônicas trocadas entre as equipes gestoras e pesquisadoras, bem como as reflexões escritas das professoras coordenadoras evidenciaram o esforço de garantir a participação de todos os profissionais da escola em torno da discussão do PPP através de estratégias diversificadas de trabalho coletivo e também a falta de condições de trabalho que sustentem e contribuam com a articulação de todos os membros das escolas.<hr/>The article discusses teacher training focused on school work assuming pedagogic schedules collective as instances of production and deepening of political-pedagogical project (PPP). The data were produced in dialogue with the management teams of four teaching units of a public health system in the state of Sao Paulo in the context of a research project and continuing education. The analysis of electronic communications exchanged between the management teams and researchers, as well as written reflections of the teachers showed the coordinating efforts to ensure the participation of all school professionals around the discussion of the PPP through diverse strategies of collective work and also lack of working conditions that support and contribute to the articulation of all members of the schools. <![CDATA[A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.<hr/>This article presents considerations about the aspects which comprehend the management of distance undergraduation. It presents a bibliographic study that shows characteristics and factors considered in the management of distance learning courses in Brazilian universities and the evasion (dropout) phenomenon in this context. Retention of students and ways of accessing this studying modality have been a great challenge for researchers and managers of Higher Education Institutions (HEIs). The article discusses important dimensions to be considered in the management of courses, aiming to face evasion in undergraduate online courses, one of the phenomena that most affects, concerns and challenges this teaching modality. It concludes with the importance of affective communication between students, teachers and tutors. <![CDATA[Lectures contemporaines de la crise de l’éducation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.<hr/>This article presents considerations about the aspects which comprehend the management of distance undergraduation. It presents a bibliographic study that shows characteristics and factors considered in the management of distance learning courses in Brazilian universities and the evasion (dropout) phenomenon in this context. Retention of students and ways of accessing this studying modality have been a great challenge for researchers and managers of Higher Education Institutions (HEIs). The article discusses important dimensions to be considered in the management of courses, aiming to face evasion in undergraduate online courses, one of the phenomena that most affects, concerns and challenges this teaching modality. It concludes with the importance of affective communication between students, teachers and tutors. <![CDATA[A educação em tempos de globalização neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.<hr/>This article presents considerations about the aspects which comprehend the management of distance undergraduation. It presents a bibliographic study that shows characteristics and factors considered in the management of distance learning courses in Brazilian universities and the evasion (dropout) phenomenon in this context. Retention of students and ways of accessing this studying modality have been a great challenge for researchers and managers of Higher Education Institutions (HEIs). The article discusses important dimensions to be considered in the management of courses, aiming to face evasion in undergraduate online courses, one of the phenomena that most affects, concerns and challenges this teaching modality. It concludes with the importance of affective communication between students, teachers and tutors.