Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220140003&lang=pt vol. 37 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300332&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300337&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Indisciplina e discurso pedagógico: efeitos de sentidos diversos em confronto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300347&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo, situando o discurso pedagógico, propõe-se a evidenciar efeitos de sentidos sobre indisciplina na sala de aula. Ancorado no referencial da análise de discurso de linha pêcheuxtiana, enfoca as posições de sujeito-estagiário e de sujeito-professor efetivo na escola, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O corpus analítico é heterogêneo, constituindo-se de textos produzidos pelos estagiários da licenciatura em Letras sobre a experiência como regentes de classe na escola e de entrevistas de professores de português, representando escolas de regiões distintas. O estudo das designações discursivas empreendido destaca que as palavras, no uso, estão sujeitas a reformulações do sentido, de acordo com a historicidade dos sujeitos. Diversos efeitos de sentidos foram apreendidos mediante a análise, mostrando o confronto de posições discursivas diversas e a busca, pelo professor, da superação das dificuldades encontradas. Sugere-se que o tema seja objetivado explicitamente nos cursos de formação na licenciatura e de formação continuada.<hr/>This study is proposed to show effects of meanings on indiscipline in classroom, regarding the pedagogical discourse. Anchored in the Pêcheuxtian Discourse Analysis, the study emphasizes the subject-trainee positions and subject-effective school teacher, in elementary school and high school. The analytical corpus is heterogeneous, built of texts produced by trainees of Portuguese Language degree that reported their experience as Regents of class in school. Interviews of Portuguese teachers were also used, representing schools of different regions. The study of the discursive designation points out that the words in use are subject to reformulations of meaning, according to the historicity of the subject. Several effects of senses were produced by the analysis, showing the confrontation of different discursive positions and the pursuit by teachers of a resolution for theirs difficulties. It is suggested that the theme need to be explicitly treated in degree and continuing education.<hr/>Este estudio, situando el discurso pedagógico, se propone mostrar los efectos de sentidos acerca de la indisciplina en el aula. Anclado en el marco del análisis del discurso de la línea "pêcheuxtiana", se centra en las posiciones de sujeto-pasante y de sujeto-profesor, en la escuela primaria y en la escuela secundaria. El corpus analítico es heterogéneo, constituyéndose de textos producidos por los pasantes del curso de letras sobre la experiencia como regentes de clase en la escuela y de entrevistas a los profesores de portugués, representando escuelas de diferentes regiones. El estudio de las asignaciones discursivas emprendido destaca que las palabras en el uso, están sujetas a la reformulaciones del sentido, de acuerdo con la historicidad del sujeto. Varios efectos de sentido fueron aprehendidos por el análisis, lo que muestra el confronto de posiciones discursivas diversas y la búsqueda, por parte del profesor, de las dificultades encontradas; se sugiere que el tema sea objetivado de manera explícita en los cursos de formación de letras y en la formación continua. <![CDATA[Sentidos sobre ser professor: a escola do professor-pioneiro em Cláudia-MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado da pesquisa realizada na cidade de Cláudia, Mato Grosso, cuja proposta foi investigar como os professores construíram a história do sistema educacional em suas práticas pedagógicas na primeira década (1978-1988) de colonização e que sentidos deram à educação. Com o aporte teórico da Análise de Discurso pêcheuxtiana, levantaram-se efeitos de sentido sobre o ensino público, o papel do professor-pioneiro e a escola que se formou dentro deste contexto. Conclui-se que a escola do professor-pioneiro foi resultado de uma luta política que se estabeleceu entre a comunidade e o poder público. A comunidade participou construindo a escola e indicando moradores para que trabalhassem como professores enquanto o poder público fornecia material didático-pedagógico, assessorava e qualificava os professores em sala de aula.<hr/>This article is the result of a research developed in the city of Claudia, Mato Grosso State. It aimed to investigate howteachers from that city built the history of the educational system in their teaching practices in the first decade (1978-1988) of colonization. The text also shows the senses teacher gave to education. With the theoretical framework of Discourse Analysis, according to Pêcheux, the research rose meaning senses on public education, the role of the pioneer-teacher and the school within that context. We concluded that the pioneer-teacher's school was the result of a political struggle developed between the community and the public power. The community built the school and it indicated residents to work that as teachers. The government supplied textbooks teaching, advising and qualified teachers in the classroom.<hr/>Este artículo es el resultado de la investigación en la ciudad de Claudia, Mato Grosso, cuyo propósito era investigar cómo los profesores construyeran la historia del sistema educativo en sus prácticas de enseñanza en la primera década de la colonización (1978-1988). Con el marco teórico de análisis del discurso pêcheuxtiana, se buscó efectos de sentido en la educación pública, el papel del profesor-pionero y de la escuela que se constituyó en este contexto. Se concluye que la escuela del profesor-pionero fue el resultado de una lucha política que se desarrolló entre la comunidad y el gobierno. La comunidad participó en la construcción de escuelas y nombrando los de la comunidad para que trabajaran como profesores, mientras que el gobierno proporcionó los materiales de enseñanza, asesoramiento y cualificación de los profesores en el aula. <![CDATA[Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tematiza a escola no que se refere às suas funções e às identidades juvenis a partir do estabelecimento de interlocução com 23 professores da Educação Básica. Trata-se de pesquisa realizada em 2012 que possibilita trazer reflexões sobre os níveis de objetivação do currículo, a construção do planejamento didático-pedagógico e a compreensão dos alunos como sujeitos socioculturais. Tais elementos são considerados a partir da análise discursiva de formulações produzidas pelos professores em entrevista. Considerando 46 depoimentos, conclui-se, a partir da análise, que, para os professores, permanece sendo um desafio enxergar seus alunos como sujeitos com uma trajetória de vida específica que habitam a escola das mais diversas formas. Produzir um planejamento que tenha intencionalidade e, ao mesmo tempo, seja flexível se mostra como um segundo desafio ao trabalho docente. Nesse sentido, motivar um exercício de alteridade, onde os professores se coloquem no lugar de alguém que descobre o mundo a partir da investigação curiosa, com auxílio de outros sujeitos, pode ser um caminho fértil para mudanças pessoais e coletivas de que resultem a invenção de outras propostas possíveis de metodologias, planos de ensino e práticas docentes.<hr/>This article thematizes the school due to its functions and juvenile identities since the establishment of interlocution with 23 teachers from Basic Education. This is from the research, done in 2012, which enables to bring reflections on the levels of objectification of the curriculum, the construction of the didactic-pedagogic planning and the students' comprehension as sociocultural subjects. Those aspects are considered based on discursive analysis of formulations produced by the teachers. Considering 46 testimonials, is is concluded from the analysis that, to the teachers, it remains being a challenge to see their students as subjects with a specific life trajectory that inhabit the school in many different ways. To produce a planning that has intentionality, and at the same time, is flexible seems to be a second challenge to the faculty work. In that sense, motivate an exercise in alterity, where the teachers put themselves in the place of the one who discovers the world from the curious investigation with the help of other subjects can be fertile path to personal and collective changes resulting from the invention of other proposals of possible methodologies, lesson plans and teaching practices.<hr/>Este artículo tematiza la escuela en relación a sus funciones y las identidades juveniles a partir de la apertura de interlocución con 23 maestros de educación básica. Se trata de una investigación realizada en el año 2012 que permite realizar reflexiones sobre los niveles de objetivación del currículo, la construcción de la planificación didáctico-pedagógica y la comprensión de los alumnos como sujetos socio-culturales. Tales elementos se consideran a partir del análisis discursivo de formulaciones producidas por los profesores en la entrevista. Considerando 46 testimonios, se concluye, a partir del análisis que, para los profesores, sigue siendo un desafío ver a sus alumnos como sujetos con una trayectoria de vida específica que habitan la escuela de las más diversas maneras. Producir una planificación que tenga intencionalidad y, al mismo tiempo, sea flexible se muestra como un segundo desafío para el trabajo docente. En este sentido, motivar un ejercicio de alteridad, donde los profesores se pongan en el lugar de alguien que descubre el mundo a partir de la investigación curiosa, con la ayuda de otros sujetos, puede ser un camino fértil para los cambios personales y colectivos que dan lugar a la invención de otras propuestas posibles de metodologías, planes de enseñanza y prácticas docentes. <![CDATA[Professores e textos na Argentina: o lugar no ensino escolar de línguas estrangeiras entre 1880 e 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300381&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta las diversas voces que, entre 1880 y 1930, constituyeron, en Argentina, la formación discursiva sobre qué significaba ser docente de lenguas extranjeras. Se destaca la imagen docente requerida en la institución escolar, el lugar del libro de textos como dispositivo de visibilidad de los ideales de la época. Para esto, se presenta una contextualización histórica del período indicado, luego se analizan documentos auténticos de ese período para indagar el lugar que se concedía al maestro en la escuela y al profesor de lengua extranjera y el que tomaba el libro de textos para la enseñanza de idiomas. Los libros de lengua extranjera analizados fueron editados en Argentina y utilizados en escuelas del país a partir de 1938 aproximadamente. El análisis visibiliza tres topos discursivos: el orden y la tranquilidad y la pulcritud, fuertemente entrelazados entre si y que responden al ideario de la época.<hr/>O artigo apresenta as diversas vozes que, entre 1880 e 1939, constituiram, na Argentina, a formação discursiva sobre o que significa ser professor/a de línguas estrangeiras. Destaca-se a imagen do/a professor/a solicitada na escola, o lugar do livro didático como dispositivo de visibilidade dos ideais daquela época. Nesse sentido, apresenta-se uma contextualização histórica, analisam-se documentos autênticos desse período com a finalidade de indagar o lugar concedido à escola, ao/à professor/a de língua estrangeira e ao livro didático. Os livros analisados foram editados na Argentina e levados para as aulas a partir de 1938 aproximadamente. A análise faz visíveis três topos discursivos: ordem, tranqüilidade e pulcritude, fortemente entrelaçados entre eles, seguindo o ideário daquela época.<hr/>The article presents the various voices that between 1880 and 1930 constituted, in Argentina, the discursive formation about what it meant to be a teacher of foreign languages. It highlights the required teaching image the school, the textbook place device visibility and ideals of the time. For this, we present a historical context of the period indicated, then analyzed for the period authentic explores the place to be given to the teacher at school and foreign language teacher and taking textbook for teaching languages. Foreign language books published in Argentina were analyzed and used in schools across the country from about 1938. The analysis makes visible three discursive topos: the order and tranquility and neatness, tightly intertwined with each other and that respond to the ideology of the time. <![CDATA[Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300390&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto procuramos discutir as relações entre a linguagem natural, a linguagem matemática e o significado de expressões linguísticas em textos matemáticos em situações de ensino e de aprendizagem. Apontaremos a importância de compreender o significado dos usos das palavras em seus contextos particulares, amparando-nos no caso de Wittgenstein, que elaborou um dicionário de ortografia alemã, e no caso da reeducadora francesa Stella Baruk, que elaborou um dicionário de matemática, expondo os motivos pelos quais estes autores elaboraram seus dicionários. Finalizamos com algumas reflexões que apontam para a importância de uma compreensão satisfatória das palavras do vocabulário matemático em sala de aula.<hr/>In this paper we try to discuss the relationships between natural language, mathematical language and the meaning of linguistic expressions in mathematical texts in situations of teaching and learning. Therefore, we point out the importance of understanding the meaning of the uses of the words in their particular contexts, based on in the case of Wittgenstein, who prepared a german spelling dictionary and in the case of the french re-educator Stella Baruk, who prepared a dictionary of mathematics, exposing the reasons why these authors made their dictionaries. We conclude with some reflections that point to the importance of a satisfactory understanding of the mathematical vocabulary in class.<hr/>En este artículo tratamos de analizar las relaciones entre el lenguaje natural, el lenguaje matemático y el significado de las expresiones lingüísticas en los textos matemáticos en situaciones de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, señalamos la importancia de comprender el significado de los usos de las palabras en sus contextos particulares, con base en el caso de Wittgenstein, quien preparó un diccionario ortográfico alemán y en el caso de la reeducadora francesa Stella Baruk, que preparó un diccionario de matemática, exponiendo las razones por las que estos autores hicieron sus diccionarios. Concluimos con algunas reflexiones que apuntan a la importancia de una comprensión satisfactoria del vocabulario matemático en clase. <![CDATA[Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo principal discutir o ensino de línguas, hoje, no contexto da chamada pós-modernidade, a partir de dois filmes e da obra O mestre ignorante, de Jacques Rancière. Num primeiro momento, discute rapidamente o contexto atual da pós-modernidade, para, em seguida, discutir uma possibilidade de ensino em geral e de línguas em particular. Propõe-se refletir sobre o mestre que ignora o que o aluno sabe, mas confia nas capacidades desse aluno, posição diferente da do "mestre transmissor de conhecimentos", cujo ensino se pauta na racionalidade e se centra no professor. O mestre ignorante não indicia a falta de conhecimento na área em que atua, mas a abertura deixada por ele para que o aluno se posicione, se enganche em seu saber; o professor passa a funcionar, então, como "sujeito suposto saber", como aquele que abre espaço para o desejo do aluno, para seus interesses, para a busca de conhecimento. Não seria essa uma boa maneira de instaurar a "verdadeira" aprendizagem, aquela que passa pelo corpo e se faz corpo, tornando do sujeito o que vem do outro, transformado pela singularidade de cada um? Nesse sentido, talvez não seja possível ensinar uma língua, mas é sempre possível criar condições para que a aprendizagem ocorra, com base na escrita de si.<hr/>This article aims, especially, at discussing language teaching today in the context of the so-called post-modernity. The discussion is based on two films and on the book Le maître ignorant, by Jacques Rancière. At first, the text discusses briefly the current context of postmodernity, to then discuss education in general and teaching languages in particular. Rancière reflects about the teacher who ignores what the students know, although he believes in their capacities. The teacher's attitudes are distinguished from the "master who transmits knowledge", whose teaching is guided by rationality and is teacher-centered. The ignorant teacher does not indicate a lack of knowledge in the area in which he operates. He wants the students to take their own positions to what concerns knowledge. The teacher turns into a "subject supposed to know", not as one who knows everything, but as one that makes room for the desire of the students, for their interests. He motivates students to search for knowledge, which is probably different from the teacher's. Wouldn't this way of relating to knowledge the "real" learning, the one which passes through the body and makes the body? Such a perspective would let the subject make what comes from the other his own, an expression of his singularity. In this sense, it may not be possible to teach a language, but it is always possible to create conditions for learning to occur, based on the writing of the self.<hr/>El principal objetivo de este trabajo es discutir la enseñanza de lenguas, hoy, en el contexto de la llamada posmodernidad, a partir de dos películas y del libro El maestro ignorante, de Jacques Rancière. Al principio se analiza brevemente el contexto actual de la posmodernidad para, a continuación, discutir una posibilidad de educación en general y de lenguas en particular. Se propone reflexionar sobre el maestro que desconoce lo que sus alumnos saben, pero tiene confianza en la capacidad de estos alumnos, posición distinta de aquella del "maestro transmisor de conocimiento", cuya enseñanza se guía por la racionalidad y se centra en el profesor. El maestro ignorante no supone una falta de conocimiento en el área en la que opera, pero en el hueco dejado por él para que el estudiante tome su posición, enganchándose a su propio saber; el maestro empieza, entonces, a trabajar como "sujeto supuesto saber", como aquel que abre espacio para el deseo del alumno, a sus intereses, a su búsqueda del conocimiento. ¿No sería esta una buena manera de establecer el aprendizaje "verdadero", que pasa a través del cuerpo, haciendo con que el sujeto se apropie de lo que viene del otro, transformado por la singularidad de cada uno? En este sentido, puede que no sea posible enseñar una lengua, pero siempre es posible crear las condiciones para que ocurra el aprendizaje, basado en la escritura de si. <![CDATA[Memoriais de formação: o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300412&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.<hr/>This article, which addresses interfaces among aesthetics, art and writing, is derived from a research that seeks to show the relationship between aesthetic experiences and the teaching practice with artistic languages, narrated in memorials produced by childhood education teachers in the Specialization Course in Art Education and Physical Education in Childhood, developed by Paideia/UFRN. This is a qualitative research in which the methodology assumed, as principles and strategies of analysis, the discursive semiotics and some assumptions of the (auto)biographical research, related to narrative productions as formation experience. The corpus was composed by five formation memorials. In the analysis of the memorials, we tried to identify how the teachers' aesthetic experiences were present in the discourses they wove about their practice. During the research, the process of reading the narratives of the teachers led to the enchainment of relations between writing, aesthetics and art as experience of creation of meaning and expressions of self.<hr/>Writing; Aesthetic Experience; Art Education<hr/>Este artículo, que trata de interfaces entre la estética, el arte y la escrita, es oriundo de una investigación que busca evidenciar relaciones entre experiencias estéticas y la práctica docente con lenguajes artísticos, narrados en memorias producidas por profesores de la educación de la infancia, en el Curso de Especialización en Educación Artística y Educación Física en la Infancia, desarrollado por el Paideia/UFRN. Se trata de una investigación cualitativa en que la metodología asumió, como principios y estrategias de análisis, la semiótica discursiva y algunos presupuestos de la investigación (auto)biográfica, referentes a la producción de narrativas como experiencia de formación. El corpus se compuso de cinco memorias de formación. En el análisis de las memorias, se procuró identificar cómo las experiencias estéticas de los profesores estaban presentes en los discursos que tejían sobre su práctica. Durante la investigación, el proceso de lectura de las narrativas de los profesores condujo a la composición de relaciones entre la escrita, la estética y el arte como experiencia de producción de sentidos y de expresión de sí. <![CDATA[Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300423&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado "virada pictórica". Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.<hr/>Contemporary societies require the ability to understand and follow implicit rules of visual culture, which are developed through multiple, heterogeneous and often ephemeral images. This phenomenon has been named as the "pictorial turn". This article aims to discuss the following: the effects of the "pictorial turn" seem to be more limited in the field of research in education, the substantial absence of phenomena of visual culture in educational research, as well as the underutilization of the tools of visual research methodologies, is not based on epistemological barriers. We propose to investigate educational phenomena from the perspective of iconoclash, analyzing images of Affirmative Action published in Veja a weekly magazine during the period 1995-2010. We conclude by recognizing the unavoidability of the constant tension between the pair image/meaning.<hr/>Las sociedades contemporáneas requieren la capacidad de entender y seguir las reglas implícitas de la cultura visual, las cuales se desarrollan a través de numerosas, heterogéneas, ya menudo efímeras imágenes. Este fenómeno se ha denominado como el "giro pictórico". Este artículo tiene como objetivo discutir los siguientes puntos: los efectos de giro pictórico parece ser más limitada en el campo de la investigación en la educación; la ausencia sustancial de los fenómenos de la cultura visual en la investigación de la educación, así como la infrautilización de las herramientas de las metodologías de investigación visual, no parece relacionarse con los obstáculos epistemológicos. Se propone investigar fenómenos educativos desde la perspectiva de Iconoclash analizando las imágenes sobre las políticas de acción afirmativa que la revista Veja publicó durante el período 1995-2010. Concluimos reconociendo la presencia constante de la tensión entre imagén/significado. <![CDATA[Responsabilização ameaçada: sobre falar "bobagem" em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300435&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em seu livro On Bullshit, Harry Frankfurt constata uma trivialização crescente tanto na comunicação humana quanto na produção de textos. À primeira vista, Bullshit (falar bobagem) parece ser uma expressão semelhante à mentira. No entanto, o mentiroso mantém a distinção entre o verdadeiro e o falso, enquanto o Bullshiter faz pouco caso desta distinção. Desse modo, o Bullshit se aproxima do blefe. Qual é a causa do aumento da produção de Bullshit? Frankfurt sugere que isso se deve ao achatamento do discurso político. Mas como podemos explicar esse fenômeno? Mesmo com o elevado nível de sua análise, Frankfurt esquece de mencionar uma característica da atual sociedade de mercado, ou seja, o papel cada vez mais importante do marketing. Quando a cultura da concorrência e do marketing começou a fazer parte da educação superior, práticas que originariamente nada têm a ver com a educação, como a jactância, o engano, ranking e benchmarking passaram a pervadir e perverter também o ensino superior. Este artigo descreve e analisa as excrescências esquisitas desse processo.<hr/>In his bestseller On Bullshit, Harry Frankfurt observes an increasing trivialization both in human communication and the production of written texts. At first sight, Bullshit seems to be a kind of utterances similar to a lie. Yet, the liar maintains the distinction between true and false, whereas the Bullshiter neglects this distinction. In this respect, Bullshit comes close to the bluff. What is the cause of the rising Bullshit production? Frankfurt suggests that it is due to a flattening of the political discourse. But how can we explain this phenomenon for his part? Despite the high level of his analysis, Frankfurt forgets to mention a characteristic feature of the contemporary market society, namely the increasingly important role of marketing. Since the culture of competition and marketing is entering more and more Higher Education, practices that originally had nothing to do with Education, such as boasting, deceiving, ranking and benchmarking, are pervading and perverting Higher Education, too. This article describes and analyzes the queer excrescences of this process.<hr/>En su libro On Bullshit, Harry Frankfurt constata una trivialización cresciente tanto en la comunicación humana cuanto en la producción de textos. A primera vista, Bullshit (hablar de bobadas) parece ser una expresión similar a la mentira. Sin embargo, el mentiroso mantiene la distinción entre lo verdadero y lo falso, mientras que el Bullshiter no hace caso de esta distinción. Por lo tanto, el Bullshit acerca al farol acantilado. ¿Cuál es la causa del aumento de la producción de Bullshit? Frankfurt sugiere que esto se debe al aplanamiento del discurso político. Pero ¿cómo podemos explicar este fenómeno? Mismo con el alto nivel de su análisis, Frankfurt olvida de mencionar una característica de la sociedad actual de mercado, es decir, el papel cada vez más importante del marketing. Cuando la cultura de la competencia y del marketing se comenzó a hacer parte de la Educación Superior, las prácticas que originariamente no tenían nada que ver con la Educación, como la jactancia, el engaño, la ranking /clasificación y la evaluación comparativa/benchmarking ahora pasaron a pervadir y pervertir la Educación Superior. Este artículo describe y analiza las extrañas excrecencias de este proceso. <![CDATA[Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300441&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio tem por objetivo estabelecer alguma reflexão sobre o tema da educação e da ética a partir da leitura acerca do pensamento pedagógico de Kant expresso no texto Sobre a pedagogia. O referido trabalho origina-se de um curso ministrado pelo filósofo junto à Universidade de Könisberg. É considerado pela literatura como um texto menor, em virtude inclusive de ter sido publicado postumamente por um de Kant - Theodor Rink a partir de notas e apontamentos tomados para as preleções do professor sobre temas concernentes à pedagogia. Compreende-se que o texto Sobre a pedagogia ilustra o modo pelo qual Kant pensava a educação. Iluminado pelos escritos de Rousseau, mas profundamente tributário da literatura da Ilustração, destaca-se no trabalho a busca de compreensão da questão da moralidade. Kant considera uma dimensão moral inclusive no ato de instruir, cuja âncora deve ser a transposição da natureza para preparar a maioridade do juízo, e a infância e a juventude para a vida na coletividade.<hr/>The present essay aims at providing some reflection on the theme of education and ethics from the reading about the pedagogical thinking of Kant expressed in the text About the pedagogy. The aforementioned work originates from a course given by the philosopher at the University of Könisberg. It is considered by literature as a smaller text, inclusively for having been posthumously published by a disciple of Kant - Theodor Rink -, from the professor's notes used at lectures on themes regarding the pedagogy. It is understood that the About the pedagogy text illustrates the way in which Kant thought about the education. Enlightened by the writings from Rousseau, but deeply tributary of the literature of the Illustration, the work towards the search for understanding the issue of morality stands out. Kant considers a moral dimension inclusively in the act of instructing, whose anchor must be the transposition of nature to prepare for the age of judgment and also to prepare the childhood and youth for life in the collective.<hr/>El presente ensayo tiene el objetivo de establecer alguna reflexión sobre el tema de la educación y de la ética a partir de la lectura acerca del pensamiento pedagógico de Kant, expresado en el texto Sobre pedagogía. El referido trabajo se origina de un curso dado por el filósofo en la Universidad de Könisberg. Es considerado por la literatura un texto menor en virtud, inclusive, de haber sido publicado póstumamente por un discípulo de Kant - Theodor Rink -, a partir de notas y apuntes tomados de las exposiciones del profesor sobre temas concernientes a la pedagogía. Se Comprende que el texto Sobre la pedagogía ilustra el modo como Kant pensaba sobre la educación. Iluminado por los escritos de Rousseau más profundamente tributario de la literatura de la Ilustración, se destaca en el trabajo la búsqueda por comprender la cuestión de la moralidad. Kant considera una dimensión moral, inclusive en el acto de instruir, cuya ancla debe ser la transposición de la naturaleza para preparar la mayoridad del juicio, y para preparar además, a la infancia y a la juventud para la vida en colectividad. <![CDATA[Ética na escola: por uma abordagem argumentativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300454&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo reflete acerca do trabalho com a ética na escola, focalizando o contexto do ensino fundamental. Tendo em vista a ocorrência de situações de violência (física e psicológica), muitas vezes atribuídas às mudanças de valores morais e de formas de comportamento por parte dos alunos, são examinadas duas questões: 1) Como pensar a ética sob um ponto de vista argumentativo e não dogmático? 2) Que desafios é preciso enfrentar na formação ética dos alunos no contexto da escola atual? A primeira questão é discutida a partir das contribuições de Kant, Habermas e Perelman. A segunda é desenvolvida por meio de reflexões feitas sobre relatos de gestores de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, colhidos em um curso de extensão ministrado no ano de 2008.<hr/>This article reflects about the work with ethics in schools, focusing on the context of elementary school. Based on the emergence of problems relating to the changes in moral values and forms of behavior on the part of the students we examine two issues: 1) How to think ethics from the point of view not dogmatic and argumentative? 2) What challenges we must face in ethics education in the context of current school? The first issue is discussed from the contributions of Kant, Habermas and Perelman. The second one is based on reflections made on reports of managers of municipal public schools of Rio de Janeiro, picked in an extension course taught in 2008.<hr/>Este artículo reflexiona sobre la ética en la escuela, centrándose en el contexto de la escuela primaria. Debido a la ocurrencia de situaciones de violencia (física y psicológica), atribuida a menudo a los cambios en los valores morales y formas de comportamiento por parte de los estudiantes, son examinadas dos cuestiones:1) ¿cómo pensar la ética en un punto de vista argumentativo y no dogmático. 2) ¿Qué desafíos hemos de enfrentarnos en la educación ética de los estudiantes en el contexto de la escuela actual? La primera cuestión se discute de las aportaciones de Kant, Habermas y Perelman. La segunda se desarrolla por medio de reflexiones hechas en los informes de los directores de las escuelas públicas municipales de la ciudad de Rio de Janeiro, cosechadas en un curso de extensión impartido en el año 2008. <![CDATA[Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300463&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma discussão sobre o estatuto e a importância da escrita na formação teatral, considerando o ambiente universitário da formação em teatro. Para tanto, discorre sobre as práticas corporais, aludindo aos conceitos de criação, ficção, criação de si e escrita de si na tentativa de aduzir a uma noção de escrita para além do mero registro instrumental das práticas artísticas. O texto propõe a escrita como instrumento de formação do sujeito, enfatizando as práticas de si como elementos por intermédio dos quais a atividade artística transbordaria para a vida. Problematiza-se, portanto, a escrita inserida no processo de criação como modo de tornar-se sujeito de uma determinada ética.<hr/>En este trabajo se presenta una discusión sobre el estatuto y la importancia de la escritura en la formación teatral, teniendo en cuenta el marco de la de formación universitaria en teatro. Para ello, habla de las prácticas corporales, en alusión a los conceptos de creación, de ficción, creación de sí y de escritura de sí, en un intento de aportar una idea de escribir más allá del mero registro instrumental de las prácticas artísticas. El texto propone la escritura como un instrumento de formación del sujeto, destacando las prácticas de creación como elementos a través del cual la actividad artística se desborda para la vida. Por lo tanto, problematiza la escritura adentro del proceso de creación con el fin de convertirse en objeto de una cierta ética. <![CDATA[Professoras dos anos iniciais da educação básica: aproximações e afastamentos em relação à Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000300471&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado norteada pela seguinte questão: Como os professores que ensinam Matemática no 2º ciclo de formação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que cursaram a especialização em Educação Matemática do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica - LASEB percebem e narram as contribuições do curso? As contribuições do curso foram investigadas em narrativas de dez professoras, recolhidas em entrevistas, com o uso da metodologia da história oral. O foco do artigo está em um dos aspectos mais evidenciados nas narrativas, a saber, as aproximações e afastamentos das docentes em relação à matemática. Embora reconheçam que o LASEB tenha trazido aportes para a sua formação, as professoras, ao avaliarem seus próprios conhecimentos, consideraram os resultados do curso frágeis no sentido de sustentar seu papel de ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.<hr/>This article presents some results of a doctoral research guided by the following question: how teachers who teach Mathematics in elementary school perceive and narrate the contributions of LASEB, a Postgraduate Program for Teaching in Basic Education? The contributions of the course were investigated in ten narratives collected in interviews with ten teachers conducted according to the methodology of oral history. The focus of the article is one of the most evident aspects in the narratives, namely the approaches and detachments of the teachers towards mathematics. While acknowledging the contributions LASEB has brought to their training, the teachers considered the results of the course are not strong enough to support their role of teaching mathematics in the early years of elementary school.<hr/>En este artículo, se presentan algunos resultados de una investigación doctoral norteada por la siguiente cuestión: como los docentes que enseñan Matemática en el 2º ciclo de formación de la Red Municipal de Educación de Belo Horizonte que han cursado el posgrado de especialización en Educación Matemática del Curso de Posgrado Lato Sensu en Docencia en la Educación Básica - LASEB perciben y narran los aportes del curso? Esos aportes fueron investigados en relatos de diez maestras, recogidos en entrevistas, con el uso de la metodología de la Historia Oral de por medio. El foco del artículo está en uno de los aspectos más evidenciados en los relatos: los acercamientos y alejamientos de las maestras respeto a la Matemática. Aunque reconozcan que el LASEB trajo aportes a su formación, las docentes, al evaluar sus propios conocimientos, consideraron los resultados del curso frágiles en lo concerniente a sostener su rol de enseñar Matemática en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental.