Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220150001&lang=pt vol. 38 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A cultura como recurso: desdobramentos dos estudos culturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Sobre os Estudos Culturais na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo volta-se para a caracterização dos Estudos Culturais desenvolvidos na América Latina por latino-americanos, questionando a noção estadunidense de que existiria um campo homogêneo de estudos intitulado "Estudos Culturais latino-americanos". Para tanto são apresentados autores e obras de modo a marcar a heterogeneidade, a dispersão, as tendências e influências dos estudos e projetos intelectuais produzidos e atuantes localmente. Argumenta-se que os países da América Latina se caracterizam por uma heterogeneidade radical em termos sociais, políticos, acadêmicos e intelectuais e que, portanto, seria mais adequado referir-se a "Estudos Culturais sobre/desde a América Latina". Por fim, caracterizam-se os chamados "estudos (inter)culturais" a partir da teorização de Catherine Walsh.<hr/>This paper addresses the characterization of Cultural Studies developed by Latin Americans, questioning the US notion that there is one homogeneous field called 'Latin American Cultural Studies'. Authors and works are presented to mark heterogeneity, spread, tendencies, and influences of the active locally-produced intellectual studies and projects. It is argued that Latin American countries are characterised by radical heterogeneity in social, political, academic, and intellectual terms. Therefore, it would be more adequate to refer to "Cultural Studies of/from the Latin American perspective". Finally, the so-called "(inter)Cultural Studies" are characterizeds Catherine Walsh refers to it.<hr/>El artículo se vuelca para la caracterización de los estudios culturales desarrollados en América Latina por latinoamericanos, que cuestionan la noción estadounidense de que existiria un campo homogéneo de estudios intitulado "Estudios culturales latinoamericanos". Para tal objeto, son presentados autores y obras con el fin de mostrar la heterogeneidad, la dispersión, las tendencias e influencias de los estudios y proyectos intelectuales producidos y actuantes localmente. Se argumenta que los países de América Latina se caracterizan por una heterogeneidad radical en términos sociales, políticos, académicos e intelectuales, y que, por lo tanto, sería más adecuado referirse a "Estudios culturales sobre/desde América Latina". Además que, los llamados "estudios (inter)culturales" se caracterizan a partir de la teorización de Catherine Walsh. <![CDATA[Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo examina a emergência/invenção da articulação entre Educação e Estudos Culturais no Brasil, bem como as principais tendências dos estudos realizados na interface desses campos nos últimos dezoito anos (1996-2014). Aborda direcionamentos de dissertações e teses produzidas em dois programas de pós-graduação em educação que adotaram tal perspectiva. Apontam-se três tendências principais: a) ressignificação, mediante novas lentes teóricas, de questões, discursos e artefatos tradicionalmente relacionados ao campo pedagógico; b) análise da multiplicidade de pedagogias em operação nos diversificados espaços culturais contemporâneos; c) análise de processos implicados em questões de identidade-diferença. São também apontados e discutidos conceitos e autores que têm se mostrado produtivos, assim como alguns focos e questões preferenciais dos trabalhos.<hr/>This paper examines the emergence/invention of the articulation between Education and Cultural Studies in Brazil, as well as the main tendencies of the studies focusing the interface of these fields in the last eighteen years (1996-2014). It addresses dissertations and theses produced in two postgraduate courses in education using this perspective. There are three major tendencies: (i) resignification of issues, discourses and artefacts traditionally related to the pedagogical field through fresh theoretical lens; (ii) analysis of multiple pedagogies that work in different contemporary cultural contexts; and (iii) analysis of processes associated to issues of identity/difference. In addition, the paper also addresses productive concepts and authors, as well as their focuses and issues.<hr/>El artículo examina la emergencia/invención de la articulación entre Educación y Estudios Culturales en Brasil, bien como las principales tendencias de los estudios realizados en la interfaz de esos campos en los últimos dieciocho años (1996-2014). Aborda direccionamientos de disertaciones y tesis producidas en dos programas de posgrado en Educación que adptaron tal perspectiva. Se señalan tres tendencias principales: a) resignificación, mediante nuevos lentes teóricos, de cuestiones, discursos y artefactos tradicionalmente relacionados al campo pedagógico; b) análisis de la multiplicidad de pedagogías en operación en los diversificados espacios culturales contemporáneos; c) análisis de procesos implicados en cuestiones de identidad-diferencia. También son señalados y discutidos conceptos y autores que se han mostrado productivos, así como algunos focos y cuestiones preferenciales de los trabajos. <![CDATA[Um currículo entre formas e forças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza processos de diferenciação ocorridos nos currículos escolares e cenas de um livro - A contadora de filmes - para mostrar, por um lado, como as formas de um currículo são capazes de produzir rotinas, aprisionar as forças, dividir e desanimar. Por outro lado, este trabalho também pretende mostrar que a diferença, entendida como motor da vida, pode sempre ser reativada, já que na vida é sempre possível um encontro ou uma conexão capaz de reativar forcas. Este artigo defende, então, que em um currículo e na vida é sempre possível movimentos para deformar as formas, reativar as forças, instaurar possibilidades e ativar alegrias.<hr/>This article focuses on process of differentiation occurred in school curriculums and in scenes of a book - The counter of films - to demonstrate, from one perspective, how the formats of a curriculum are capable of producing routines, imprisoning forces, dividing and discouraging. On the other hand, this work is also going to show that difference, understood as the motor of life, can always be reactivated, since, in life, a meeting or a connection capable of reactivating forces is always a possibility. This article defends, therefore, that in a curriculum and in life movements to deform formats, reactivate forces, establish possibilities and activate joy are always possible.<hr/>Este articulo enfoca los procesos de diferenciación que acontecen en los currículos escolares y fragmentos del libro - La contadora de películas - para mostrar, por un lado, como las formas de un currículo son capaces de producir rutinas, aprisionar fuerzas, dividir y desanimar. Por otro lado, este trabajo también pretende mostrar que la diferencia, entendida como motor de la vida, puede siempre ser reactivada, ya que en la vida siempre es posible un encuentro o una conexión capaz de reactivar las fuerzas. Por lo tanto, este articulo defiende, que en un currículo, como en la vida, siempre es posible movimientos para deformar las formas, reactivar las fuerzas, instaurar posibilidades y activar alegrías. <![CDATA[A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação - algumas tendências e enfoques analíticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao "outro"/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.<hr/>The purpose of this article is to map and discuss some trends and analytical approaches that have been conducted in theses and dissertations of the field of education that approaches indigenous thematic through Cultural Studies. We analyzed 14 studies involving three key words: indigenous thematic, Cultural Studies and education. It was found that such productions discuss the abstract idea of cultural diversity. In addition, it was noted that the field of Cultural Studies promotes the development of critical analysis that focus on inequalities, power relations, representational practices and policies around identity/difference. In these studies, several concepts and theoretical approaches that problematize ethnocentric visions are used, showing that there is a hegemonic tendency to assign to "other"/indigenous some features that make it strange, object of curiosity and scrutiny.<hr/>El propósito de este artículo es discutir algunas tendencias y enfoques analíticos que vienen realizándose en tesis y disertaciones del ámbito de la educación, en las que se recurre a los Estudios Culturales para abordar la cuestión indígena. Se analizaron 14 estudios que articulan tres descriptores: cuestión indígena, Estudios Culturales y educación. Pudo verificarse que, en dichas producciones, se cuestiona la idea abstracta de diversidad cultural, tan movilizada por las perspectivas multiculturalistas. Además, se constató que el ámbito de los Estudios Culturales favorece el desarrollo de análisis críticos centrados en la desigualdad, las relaciones de poder, las prácticas de representación y las políticas en torno a las identidades/diferencias. En estos estudios se activan varios conceptos y enfoques teóricos que cuestionan las visiones eurocéntricas, los repertorios despectivos y los esencialismos, mostrando que existe una tendencia hegemónica a atribuir al "otro"/indígena determinados rasgos que lo convierten en un ser extraño, un objeto de curiosidad y escrutinio. <![CDATA[Os ambientes da imagem: pedagogias em foco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100070&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe questões sobre como a sustentabilidade ambiental vem sendo narrada através de imagens de capa de um caderno jornalístico. Indaga, sob a inspiração dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturais, sobre os ambientes das imagens e seus efeitos pedagógicos, buscando confrontar tais imagens midiáticas com outras provenientes de um projeto de tese cujo intuito é criar cartografias dos afetos. O propósito desta pesquisa é ir ao encontro da multiplicidade, abrindo muitos ambientes em uma mesma imagem. Conclui-se o artigo argumentando que imagens midiáticas da sustentabilidade nos vendem um ambiente já de antemão planejado, controlado, definido e "verde".<hr/>This article introduces the discussion of narratives of environment and sustainability as captured in press images. Inspired by Cultural Studies and their post structural perspectives the focus lies on the pedagogical effects of these images. The essay sets the media images against cartographies of affect created in an earlier research projects. The objective of the projects is to encounter the multiplicity in order to reveal various environments of the images. This article argues that media images depicting sustainability succeed a priori in selling a planned, controlled, and "green" environment.<hr/>El artículo abre preguntas sobre cómo la sustentabilidad ambiental viene siendo narrada a través de imágenes de la capa de un cuaderno periodístico. En el texto se indagan los ambientes de las imágenes y sus efectos pedagógicos, según las vertientes pos-estructurales de Estudios Culturales. El ensayo se esfuerza en confrontar esas imágenes mediáticas con otras procedentes de un proyecto de tesis cuya intención es crear cartografías de los afectos. El propósito de esta investigación es suscitar la multiplicidad, abriendo muchos ambientes en una misma imagen, una misma cartografía afectiva. El artículo finaliza argumentando que las imágenes mediáticas de la sustentabilidad nos venden un ambiente, de antemano, planeado, controlado, definido y "verde". <![CDATA[Lições de dança na mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca sintetizar aspectos desenvolvidos na tese Lições de dança no baile da pós-modernidade - corpos (des)governados na mídia, expondo delineamentos pedagógicos no cenário midiático contemporâneo. A perspectiva dos Estudos Culturais em seu cruzamento com a Educação inspirou as opções teorico-metodológicas que pemitiram avançar na articulação do conceito de midiatização e de como este possibilita a operação de estratégias de construção de sujeitos e de seu governamento. Para tal entendimento foi fundamental a contribuição dos conceitos de poder e dispositivo trazidos por Michael Foucault e Gilles Deleuze. O estudo debruçou-se sobre um corpus composto por filmes, videoclipes, sites da internet, revistas, jornais, brinquedos eletrônicos, programas de televisão, entre outros. A análise permitiu perceber dez lições que se esboçam de maneira recorrente na mídia, operando na configuração de sujeitos dançantes, em políticas de gestão da vida, tanto promovendo o gerenciamento de singularidades, como a potencialização de novos modos de ser e estar no mundo contemporâneo.<hr/>This paper seeks to synthesize aspects developed in the thesis Dance lessons at the dance of postmodernity - bodies controls in the media, exposing pedagogical contemporary media practices. The perspective of Cultural Studies and its follow-ups in Education were methodological and theoretical options which made possible to advance towards the articulation of the concept of mediatization and how this process allows the operation of strategies of subjectification and government was pursued. The contributions of Michel Foucault and Gilles Deleuze were vital to such understanding, particularly the concept of power and dispositif. In order to proceed such analysis a plural corpus was assumed: movies, video clips, sites, magazines, electronic toys and television programs among others. It was possible to set ten lessons that are recurrently delineated in media, which operate on the constitution of the dancing subjects, on life management policies, by promoting not only the management of singularities, but also the maximization of new ways of being and living in the contemporary world.<hr/>Este artículo busca sintetizar aspectos desarrollados en la tesis Lecciones de danza en el baile de la postmodernidad - cuerpos (des)gobernados en los medios, exponiendo delineaciones pedagógicas en el escenario mediático contemporáneo. La perspectiva de los Estudios Culturales en su cruce con la Educación inspiró las opciones teórico-metodológicas que permitieron avanzar en la articulación del concepto de mediatización y de cómo éste hace posible la operación de estrategias de construcción de sujetos y de su gobernación. Para tal entendimiento fue fundamental el aporte de los conceptos de poder y dispositivo traídos por Michel Foucault y Gilles Deleuze. El estudio se inclinó sobre un corpus compuesto por películas, videoclips, páginas de internet, revistas, periódicos, juguetes electrónicos, programas de televisión, entre otros. El análisis permitió percibir diez lecciones que se bosquejan de manera recurrente en los medios, operando en la configuración de sujetos bailantes, en políticas de gestión de la vida, tanto promoviendo la gerencia de singularidades como la potenciación de nuevos modos de ser y estar en el mundo contemporáneo. <![CDATA[Escola pública e a utilização de indicadores educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relato de pesquisa que inicia com discussão conceitual de indicadores educacionais, sua aplicabilidade, limites e com a caracterização e exemplificação de indicadores sintéticos. Analisa a escola como espaço de utilização de indicadores educacionais a partir do caso de uma escola pública estadual que organizou, sistematizou e analisou informações, traçando um perfil de aprovação e reprovação de alunos das séries finais do ensino fundamental. Argumenta-se que os docentes em sua ação pedagógica produzem dados que, quando trabalhados constituem-se em indicadores relevantes para proporcionar à comunidade escolar uma nova visão a respeito de seu próprio trabalho e sobre a própria escola, dados que favorecem a proposição de estratégias para a melhoria da educação. Discutem-se as repercussões pedagógicas e os caminhos para avançar a democratização da escola pública, para dar sentido e fazer falar os indicadores apurados.<hr/>Research report that begins with a conceptual discussion of educational indicators, their applicability and limits, as well as the characterization and exemplification of synthetic indicators. It analyzes the school as a space to produce educational indicators based on the case of a state public school that organized, systematized and analyzed information, tracing a profile for student passing and failing in the final grades of basic education. It argued that teachers in their action produce data that, when worked up are relevant indicators for the school community to provide a new vision about his own work and on own school data that favor the proposal of strategies for improving education. Considerations about the pedagogical repercussions and the paths to advance the democratization of public schools to give meaning and make the indicators found talk.<hr/>Relato de investigación que se inicia con una discusión conceptual de indicadores educacionales, su aplicabilidad, sus límites, y con la caracterización y ejemplificación de indicadores sintéticos. Analiza la escuela como espacio de utilización de indicadores educacionales a partir de un caso de una escuela pública estatal que organizó, sistematizó y analizó informaciones, trazando un perfil de aprobación y reprobación de alumnos de los grados finales de la enseñanza fundamental. Se argumenta que los docentes en su acción pedagógica producen datos que, cuando trabajados se constituyen en indicadores relevantes para proporcionar a la comunidad escolar una nueva visión al respecto de su propio trabajo y sobre la propia escuela, datos que favorecen la proposición de estrategias para la mejora de la educación. Se discuten las repercusiones pedagógicas y los caminos para avanzar hacia la democratización de la escuela pública para dar un sentido y hacer hablar a los indicadores elaborados. <![CDATA[Os gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção de duas escolas na comunidade na qual se situam por meio de depoimentos de gestores escolares. Busca-se investigar as representações dos gestores sobre a comunidade e desvelar os processos de aproximação e/ou distanciamento da escola com o entorno escolar. As respostas dadas pelos gestores foram agrupadas em dois conjuntos temáticos conforme se referiam à comunidade ou a relação escola-comunidade. O estudo indicou que as representações construídas sobre uma comunidade de periferia, percebida predominantemente como uma comunidade problema, se impõe e contribui para que a relação escola-comunidade seja marcada por conflitos e desencontros.<hr/>This study aims to understand the ways of insertion of two schools located on the outskirts in their community, by testimony of its managers. The aim is to investigate the perceptions of these communities by school managers, and to reveal how far or how close from its vicinity the school is. The responses of school managers were grouped into two thematic clusters as referred to the community or the relationship between school and community. The study indicated that the peripheral community is predominantly perceived as a problematic community. This dominant representation contributes to the relationship between the school and the community be marked by conflicts and divergences.<hr/>Este estudio tiene como objetivo comprender los modos de inserción de dos escuelas en su comunidad a través de los testimonios de los administradores de la escuela. El objetivo es investigar las representaciones acerca de la comunidad para los administradores y revelar procesos de aproximación o desapego de la escuela en su comunidad. Las respuestas dadas por los administradores se agruparon en dos conjuntos temáticos de acuerdo con relación à la comunidad o de la relación escuela-comunidad. El estudio indicó que las representaciones construidas acerca una comunidad periférica, predominantemente percibida como una comunidad problemática, se impone y contribuye para que la relación escuela-comunidad ser marcada por conflictos y desencontros. <![CDATA[Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100124&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teóricas para o debate sobre as categorias educação e pobreza. Isso é realizado a partir da ênfase colocada na teoria da justiça como equidade, formulada por John Rawls, e a teoria do reconhecimento, essa última sistematizada por Charles Taylor e, em particular, desenvolvida pelo filósofo alemão Axel Honneth. A ideia central do texto é apresentar as principais contribuições dessas duas importantes perspectivas de análise, os seus possíveis embates, convergências e limites para a discussão sobre escolarização de pessoas pobres.<hr/>The purpose of this article is to discuss the theoretical contributions to the debate on education and poverty categories. This is accomplished from the emphasis on the theory of justice as fairness, formulated by John Rawls and the theory of recognition, the latter systematized by Charles Taylor and, in particular, developed by the German philosopher Axel Honneth. The central idea of the paper is to present the main contributions of these two important perspectives of analysis, their possible collisions, convergence and limits for discussion about schooling for poor people.<hr/>El propósito de este artículo es discutir los aportes teóricos al debate sobre educación y pobreza. Esto se logra a partir de la teoría de la justicia como equidad, formulado por John Rawls y la teoría del reconocimiento, este último sistematizada por Charles Taylor y, en especial, desarrollado por el filósofo alemán Axel Honneth. La idea central de este trabajo es presentar las principales contribuciones de estos dos importantes perspectivas de análisis, sus posibles colisiones, la convergencia y los límites para la discusión acerca de la escolarización de la población pobre. <![CDATA[Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos o conceito de identidade profissional à luz da literatura internacional sobre esta temática e apresentamos alguns resultados de um estudo em curso que visa compreender o modo como os alunos veem o currículo da formação inicial, com especial destaque para o lugar da prática na configuração da sua identidade profissional, bem como as suas motivações, crenças e perspetivas futuras sobre a profissão docente e sobre ser professor. O texto termina com uma reflexão sobre o desenvolvimento da identidade profissional na formação inicial de professores, nomeadamente a partir da compreensão e questionamento de crenças, valores e imagens pessoais sobre o ensino e sobre o que significa tornar-se (e ser) professor, bem como sobre o próprio processo de formação e de (re)construção de saberes, através da reflexão e da indagação em articulação com a prática.<hr/>This paper discussed the concept of professional identity in the light of existing international research literature on the topic. It presents the major findings from ongoing research aiming at understanding the ways in which student teachers look at the various components of the curriculum of initial teacher education, particularly the role of practicum in the configuration of their professional identity as well as their motivations, beliefs and future perspectives about teaching and being a teacher. The paper ends with a reflection about the development of the professional identity in initial teacher education namely in terms of the understanding and questioning of beliefs, values and personal images about teaching and becoming a teacher and the training process as well as the (re)construction of knowledge, through reflection and inquiry about practice.<hr/>En este trabajo se analiza el concepto de la identidad profesional a la luz de la literatura internacional sobre este tema y presentar algunos resultados de un estudio en curso que tiene como objetivo estudiar cómo los estudiantes entendían el programa de formación, con especial énfasis en el lugar de la práctica en el establecimiento de su identidad profesional y sus motivos, creencias y perspectivas de futuro de la profesión docente y de ser profesor. El texto finaliza con una reflexión sobre el desarrollo de la identidad profesional en formación inicial del profesorado, en particular, de la comprensión y el cuestionamiento de las creencias, los valores y las imágenes personales sobre la enseñanza y sobre lo que significa llegar a ser (y ser) maestro, así como el proceso de formación y la (re)construcción de conocimientos a través de la reflexión y de la investigación en relación con la práctica en sí misma. <![CDATA[Ambiguidade do amor-próprio e formação virtuosa da vontade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensaio investiga o problema da condição humana em Rousseau. O sentimento do amor por si mesmo, constituído duplamente pelo amor de si e pelo amor-próprio, é tomado como núcleo da pergunta sobre "quem é o ser humano?". O trabalho analisa duas interpretações standard sobre o tema: a posição de Iring Fetscher, que destaca somente a variante negativa do amor-próprio e a interpretação recente de Frederick Neuhouser, que atribui ao amor-próprio também uma força construtiva. Se a possibilidade de paixões odientas e irascíveis é inerente à condição humana, ela também pode ser dominada por paixões tenras e amorosas. O ensaio argumenta ainda que embora nem tudo se decida no âmbito educacional, o tipo de educação oferecido na infância cobra importância capital na futura formação moral do adulto. A educação pode, por um lado, estimular um modo de ação baseado mais em paixões maldosas e egoístas ou, por outro, paixões amorosas e solidárias.<hr/>The paper concerns the problem of the human condition in Rousseau. The feeling of love for the self, double constituted by the amour de soi and amour propre, is taken as the core question 'who is the human being?'. It analyzes two standard interpretations of the theme: Iring Fetscher's position, highlighting only the negative variant of amour propre and Frederick Neuhouser's recent interpretation that also attaches to amour propre a constructive force. If the possibility of hateful and irascible passions is inherent in the human condition, it can also be dominated by tender and amorous passions. The essay argues that even though not everything is decided in the educational field, the type of education offered in childhood demands great importance in the adult's moral education. On one side, it can encourage a way of more based on malicious and selfish passions or on the other side, loving and supportive action.<hr/>Este ensayo investiga el problema de la condición humana en Rousseau. El sentimiento del amor en sí mismo, constituido doblemente por el amor de sí y por el amor propio, se toma como núcleo de la pregunta "quién es el ser humano?". El trabajo analiza dos interpretaciones standard sobre el tema: la posición de Iring Fetscher, que destaca solamente la variante negativa del amor propio, y la interpretación reciente de Frederick Neuhouer, que atribuye al amor propio también una fuerza constructiva. Si la posibilidad de pasiones malévolas e irascibles es inherente a la condición humana, ella puede, asimismo, ser dominada por pasiones tiernas y amorosas. El ensayo incluso argumenta que, aunque no todo se decida en el ámbito educacional, el tipo de educación ofrecido en la infancia cobra importancia capital en la futura formación moral del adulto. La educación puede estimular un modo de acción basado en pasiones maldosas y egoístas, o bien pasiones amorosas y solidarias. <![CDATA[Entrevista com François Dubet Estigmas e discriminações: a experiência individual como objeto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensaio investiga o problema da condição humana em Rousseau. O sentimento do amor por si mesmo, constituído duplamente pelo amor de si e pelo amor-próprio, é tomado como núcleo da pergunta sobre "quem é o ser humano?". O trabalho analisa duas interpretações standard sobre o tema: a posição de Iring Fetscher, que destaca somente a variante negativa do amor-próprio e a interpretação recente de Frederick Neuhouser, que atribui ao amor-próprio também uma força construtiva. Se a possibilidade de paixões odientas e irascíveis é inerente à condição humana, ela também pode ser dominada por paixões tenras e amorosas. O ensaio argumenta ainda que embora nem tudo se decida no âmbito educacional, o tipo de educação oferecido na infância cobra importância capital na futura formação moral do adulto. A educação pode, por um lado, estimular um modo de ação baseado mais em paixões maldosas e egoístas ou, por outro, paixões amorosas e solidárias.<hr/>The paper concerns the problem of the human condition in Rousseau. The feeling of love for the self, double constituted by the amour de soi and amour propre, is taken as the core question 'who is the human being?'. It analyzes two standard interpretations of the theme: Iring Fetscher's position, highlighting only the negative variant of amour propre and Frederick Neuhouser's recent interpretation that also attaches to amour propre a constructive force. If the possibility of hateful and irascible passions is inherent in the human condition, it can also be dominated by tender and amorous passions. The essay argues that even though not everything is decided in the educational field, the type of education offered in childhood demands great importance in the adult's moral education. On one side, it can encourage a way of more based on malicious and selfish passions or on the other side, loving and supportive action.<hr/>Este ensayo investiga el problema de la condición humana en Rousseau. El sentimiento del amor en sí mismo, constituido doblemente por el amor de sí y por el amor propio, se toma como núcleo de la pregunta "quién es el ser humano?". El trabajo analiza dos interpretaciones standard sobre el tema: la posición de Iring Fetscher, que destaca solamente la variante negativa del amor propio, y la interpretación reciente de Frederick Neuhouer, que atribuye al amor propio también una fuerza constructiva. Si la posibilidad de pasiones malévolas e irascibles es inherente a la condición humana, ella puede, asimismo, ser dominada por pasiones tiernas y amorosas. El ensayo incluso argumenta que, aunque no todo se decida en el ámbito educacional, el tipo de educación ofrecido en la infancia cobra importancia capital en la futura formación moral del adulto. La educación puede estimular un modo de acción basado en pasiones maldosas y egoístas, o bien pasiones amorosas y solidarias. <![CDATA[Professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora enxergando crianças pós-modernas que vão à escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822015000109595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças. Supõe-se que as condições culturais contemporâneas, marcadas pela mídia e pelo consumo, produzem infâncias distintas da infância moderna - ingênua, dócil, dependente - e modificam as formas de as crianças viverem esse período tido como próprio delas. Entende-se, também, que o modo como vemos e explicamos as crianças depende das lentes teóricas que utilizamos. Este artigo tem como um de seus objetivos dar visibilidade às crianças pobres que frequentam algumas escolas do município de Porto Alegre (RS) neste início do século XXI, por meio das lentes teóricas dos Estudos Culturais. Para promover essa visibilidade, utilizam-se as posições assumidas pela estudiosa durante o processo da pesquisa - professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora -, que permitiram enxergar crianças contemporâneas que vivem uma infância pós-moderna.<hr/>In this paper, childhood is understood as a cultural, social, historical construction that is subject to changes. Contemporary cultural conditions, being marked by the media and consumption habits, have both produced childhoods that are different from the naïve, docile, adult-dependent modern childhood, and modified the ways children experience this period regarded as peculiar to them. Furthermore, the way we see and explain children depends on the theoretical lenses we use. One of the main goals of this paper is to provide visibility to poor children who have attended some schools in Porto Alegre, Brazil, at the beginning of the twenty-first century, by means of the theoretical lenses of the Cultural Studies. In order to provide such visibility, the positions taken by the author along the research process as a professor, researcher, photographer and consumer have enabled her to see contemporary children living their post-modern childhood.<hr/>En este artículo, se entiende que la infancia es una construcción cultural, social e histórica, sujeta a cambios. Se supone que las condiciones culturales contemporáneas, marcadas por los medios de comunicación y por el consumo, producen infancias distintas a la infancia moderna - ingenua, dócil, dependiente - y modifican las formas en que los niños vivirían ese período considerado como propio de ellos. Se entiende, también, que el modo como vemos y explicamos la niñez depende de las lentes teóricas que utilizamos. Este artículo tiene como uno de sus objetivos hacer visibles a los niños pobres que frecuentan algunas escuelas del municipio de Porto Alegre (RS) en este inicio del siglo XXI, por medio de las lentes teóricas de los Estudios Culturales. Para promover esta visibilidad, se utilizan las posiciones tomadas por la estudiosa durante el proceso de investigación - profesora, investigadora, fotógrafa y consumidora -, que permiten observar niños contemporáneos que viven una infancia pos-moderna.