Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220160001&lang=pt vol. 39 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Tempo de mudanças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Entrevista com Paulo Renato Souza: reflexões sobre a Revolução Gerenciada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA["Se não bater, não aprende": educação e direitos da criança e do adolescente em Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é investigar a situação dos direitos da criança e a utilização de castigos físicos em escolas de ensino público primário de Angola. Foram realizados dois estudos, um quantitativo e outro qualitativo, e ambos tiveram como plano de fundo metodológico a inserção ecológica. Participaram do estudo quantitativo 241 crianças e adolescentes. Os resultados revelaram que a maioria já foi vítima de algum tipo de agressão física cometida por professores ou ficou de castigo na escola. No estudo qualitativo, as crianças e os adolescentes foram unânimes ao relatar o uso de castigos físicos e, apesar de não gostarem de ser castigadas, muitas afirmaram acreditar que estes são necessários para a aprendizagem. Elas também identificaram precariedade infraestrutural, escassez de material escolar e falta de água, energia elétrica e merenda. O respeito aos direitos da criança ainda é incipiente em Angola como um todo e nas escolas em particular.<hr/>Abstract This paper aimed to assess the situation of children's rights and the existence of corporal punishment in Angolan public primary schools. Both studies 1 and 2 used the ecological engagement as a methodological background. In study 1, quantitative, most of the 241 participants, children form 9 to 18 years old, said that at least once they have been grounded or victims of corporal punishment by teachers. In study 2, qualitative, all participants said that corporal punishment is frequently used in their schools. Although they do not like it, many of them said that this kind of punishment is a requisite for the learning process. Participants also identified infrastructural problems and lack of school suplies, water, electricity and food at the schools. Children's rights are still incipient in Angola as a country and in the schools in particular.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es investigar la situación de los derechos del niño y la utilización de castigos físicos en escuelas primarias públicas de Angola. Fueron realizados dos estudios, no cuantitativo y otro cualitativo; ambos tuvieron como base metodológica la inserción ecológica. Participaron del estudio cuantitativo 241 niños y adolescentes. Los resultados indicaron que la mayoría ya ha sido víctima de algún tipo de agresión física cometida por profesores o quedó castigado en la escuela. En el estudio cualitativo, los niños y adolescentes fueron unánimes al relatar la utilización de castigos físicos y, a pesar de no querer ser castigados, muchos afirmaron creer que los castigos son necesarios para el aprendizaje. También identificaron precariedad de infraestructuras, escasez de materiales escolares, falta de agua, energía eléctrica y merienda. El respeto a los derechos del niño todavía es incipiente em Angola como país y en las escuelas en particular. <![CDATA[Ensino Fundamental de nove anos em escola pública e privada: realidades distintas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo relata a pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Fundamental, uma pública e outra privada, na cidade de São Paulo, em 2011, com o objetivo de verificar se o processo de implantação do ensino de nove anos - Lei 11.114/05 - respeita as características da criança de 5 a 6 anos, postuladas por autores como Vygotsky e Wallon. Os dados empíricos foram obtidos por meio de observação das classes de primeiro ano, entrevista com suas educadoras e análise do Projeto Pedagógico. E os resultados revelaram que as medidas adotadas foram diferentes no que diz respeito ao ambiente físico e social dos novos primeiros anos, à metodologia de ensino, à relação professor-aluno, à seleção do docente, à sua formação continuada e à consideração da criança em sua singularidade. O que demonstrou duas realidades educacionais diametralmente opostas.<hr/>Abstract This article presents information about a research conducted in two Basic Education schools in the city of São Paulo, one public and another private, in 2011, which aimed at analysing and verifying if the implementing process of the Nine-year Basic Education System - Law 11.114/05 - has respected the specific features of children between 5 and 6 years of age, postulated by authors such as Piaget, Vygotsky and Wallon. The empirical data was collected through the observation of 1st grade lessons, interviews with the pupils' educators and an analysis of the Pedagogic Project. The results have shown that the steps taken were different in what concerns the physical and social environment of the new first grades, the teaching methodology, the relationship teacher-student, the teacher selection, the continuing education of teachers and the approach to the children in their uniquiness, thus revealing two diametrically opposed educational realities.<hr/>Resumen Este artículo informa sobre las investigaciones llevadas a cabo en dos escuelas primarias, una pública y una privada en la ciudad de São Paulo, en 2011, con el fin de verificar que el proceso de implementación de la educación nueve años - Ley 11.114/05 - respecto las características del niño de 5 o 6 años, postulados por autores como Vygotsky y Wallon. Los datos empíricos fueron obtenidos a través de la observación del primer año de clases, entrevista con los profesores locales y análisis del Programa de Educación. Los resultados revelaron que las medidas adoptadas eran diferentes con respecto al entorno físico y social de los nuevos primeros años, la metodología de la enseñanza, la relación profesor-alumno, la selección de los profesores, su educación continua y la consideración del niño en su singularidad, que mostró dos realidades educativas diametralmente opuestas. <![CDATA[Tecendo uma cidade modelar: relações entre escola, currículo e projeto da cidade de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em 1990 e início do século XXI Curitiba apresentava um projeto explícito de cidade que se fortalecia por meio de diferentes campos, inclusive do educacional. Este artigo analisa tal fortalecimento e a participação do campo educacional neste processo. Evidenciou-se a existência de grupos estabelecidos que aumentavam sua coesão por meio do êxito do projeto da cidade, assegurado por discursos performativos de grande poder simbólico (Bourdieu) enquanto grupos outsiders (Elias), tanto pelo conteúdo da crítica quanto pelo modo de veiculação, não conseguiam fazer valer os seus pontos de vista. No campo educacional a secretaria municipal de educação produziu e entregou às escolas uma série de materiais curriculares que reforçavam o projeto estabelecido da cidade, conformando as crianças à imagem de uma cidade modelar em que as desigualdades sociais e raciais eram invisibilizadas.<hr/>Abstract In the last decade of the twentieth century and at the beginning of XXI Curitiba had an explicit design of the city that grew stronger through different fields, including the education, leading to examine both, the project itself and a place of school education in it. The collected data demonstrated the existence of established groups that increased their cohesion through the project's success ensured by the development of performing opinions of great symbolic power (Bourdieu). What about the outsiders groups (Elias), they could not enforce their views because of the contents and the manner they used to bring their critics. The analysis of official curriculum materials form the municipal schools showed in general, that its contents reinforced the established project of the city, fostering the political apathy of the citizens and making children accept the image of a model city where social and racial inequalities were relegated to the background or even made invisible.<hr/>Resumen En 1990 y comienzo del siglo XXI, Curitiba presentaba un proyecto explícito de ciudad que se hacía más flerte por medio de distintos campos, incluso el educacional. Este artículo analiza tal fortalecimiento y la participación del campo educacional en la marcha de este proyecto. Se hizo perceptible la existencia de grupos establecidos que aumentaban su cohesión por medio del éxito del proyecto de la ciudad, garantizado por discursos performativos de gran poder simbólico (Bourdieu), mientras grupos outsiders (Elias), tanto por el contenido de la crítica como por el modo de difusión, no lograban hacer valer sus puntos de vista. En el campo educacional, la Secretaría Municipal de Educación produjo y entregó a las escuelas una serie de materiales curriculares que reforzaban el proyecto estabelecido de la ciudad, conformando los niños a la imagen de una ciudad ejemplar donde las desigualdades sociales y raciales eran hechas invisibles. <![CDATA[Escolaridade e classe social na América]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este trabajo se discute la relación entre clase social y escolaridad y se presenta una definición compleja de classe social basado no solo en nivel de ingresos, sino que usando más criterios tales como temas culturales, sociales, geográficos, y otros aspectos que interactúan con la escolaridad. Mientras que una meta de la escolaridad en los Estado Unidos ha sido que esta institución pueda proveer igualdad de oportunidad, en este trabajo discutimos como la oportunidad no es igualitaria y como esta meta tiende a enfocarse en los aspectos individuales y no en los aspectos colectivos, estructurales, e institucionales, que en definitiva enmarcan las condiciones diferenciadas em relación al tema de clase social. Se discute también como la escolaridad en el caso de los Estados Unidos funciona hegemónicamente para mantener un orden social al perpetuar el mito de la meritocracia. Se cuestiona cómo el currículum y la pedagogía ejercen una relación relevante en la estructura de clase social.<hr/>Resumo Neste trabalho a relação entre classe social e educação é discutida e uma definição complexa de classe social baseada não só no rendimento, mas usando vários critérios, tais como as questões sociais e culturais, geográficas e outros aspectos que interagem com os presentes escola. Embora a meta da escolarização nos Estados Unidos tem sido de que esta instituição para proporcionar a igualdade de oportunidades, neste artigo vamos discutir a oportunidade não é igual e como esta meta tende a se concentrar em aspectos individuais e não nos aspectos coletivos, estrutural e institucional, que realmente enquadrar as diferentes condições sobre a questão da classe social. Ele também aborda como escolaridade, no caso dos Estados Unidos trabalha para manter a ordem social hegemônica para perpetuar o mito da meritocracia. Ele questiona como o currículo e pedagogia exercer uma relação significativa na estrutura de classe social.<hr/>Abstract In this paper the relationship between social class and education is discussed and a complex definition of social class based not only on income but using more criteria such as social and cultural issues, geographic, and other aspects that interact with the school is presented. While a goal of schooling in the United States has been for this institution to provide equal opportunity, in this paper we discuss how opportunity is not equal and how this goal tends to focus on individual aspects and not in the collective aspects, structural, and institutional, that really frame the different conditions on the issue of social class. This paper also discusses how schooling in the case of the United States works to maintain a hegemonic social order to perpetuate the myth of meritocracy. It questions how the curriculum and pedagogy exert a significant relationship in social class structure. <![CDATA[Além da torre de marfim: relatórios de opções políticas e planejamentos para negociação internacional no ensino de Análise de Política Externa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é propor a redução da distância entre a teoria e a prática das relações internacionais no ensino de Análise de Política Externa a partir da produção de relatórios de opções políticas e de planejamentos para a negociação internacional pelos alunos. E o argumento central revela que a realização de tais tarefas práticas permite a aproximação dos alunos à realidade dos atores envolvidos na formulação da política externa. Além de aplicarem o instrumental teórico para um entendimento mais preciso dos temas nessa subárea, os alunos vivenciam situações de barganha desenvolvidas pelas abordagens estudadas e são estimulados a desenvolver estratégias a fim de responder aos principais desafios políticos propostos. Assim, eles podem aprender novas formas de pensamento sobre as relações internacionais, potencializar a habilidade de avaliar idéias divergentes, aplicar diferentes perspectivas analíticas para questões políticas concretas e refinar a capacidade de persuasão.<hr/>Abstract The aim of this paper is to propose the bridging of the gap between theory and practice of international relations in the teaching of Foreign Policy Analysis with the production of political options papers and the planning for international negotiations by the students. The central argument points out that such practical tasks allow the approximation of the students to the political reality of the foreign policy actors and also the use of theoretical tools for a more precise understanding of these issues, experiencing bargaining situations examined by the subfield's specialists and being encouraged to develop strategies to respond to key political challenges. Students can learn new ways of thinking about international relations, enhance the ability to evaluate different ideas, apply different analytical perspectives to political issues and refine their ability to persuade.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es proponer una reducción de la brecha entre la teoría y la práctica de las relaciones internacionales en la enseñanza de Análisis de Política Exterior con la producción de informes de opciones de políticas y la planificación de negociaciones internacionales por los estudiantes. El argumento central señala que la realización de dichas tareas prácticas permite a los estudiantes acercarse a la realidad de los actores involucrados en la formulación de la política exterior. Además de aplicar las herramientas teóricas para una comprensión más precisa de las cuestiones en esta subárea, los estudiantes experimentan situaciones de negociación desarrolladas por los enfoques estudiados y producen estrategias para responder a los desafíos políticos propuestos. Por lo tanto, los estudiantes pueden aprender nuevas formas de pensar acerca de las relaciones internacionales, mejorar la capacidade de evaluar ideas divergentes, aplicar diferentes perspectivas de análisis para concretar las cuestiones políticas y refinar la persuasión. <![CDATA[Professores e maus-tratos - uma revisão teórica sobre reconhecimento, denúncia e capacitação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100066&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho resgata teoricamente o fenômeno nos maus-tratos na infância, contemplando principalmente a dificuldade ainda presente dos professores no reconhecimento de sintomas específicos e no encaminhamento adequado desses casos. Buscou-se compreender os principais conceitos de maus-tratos e de suas subdivisões (abuso sexual, abuso emocional, abuso físico e negligência), bem como as dificuldades que profissionais da educação encontram no manejo desses casos no dia a dia. Além disso, procurou-se verificar, a partir de uma revisão assistemática da literatura, programas de capacitação preventiva visando ao desenvolvimento profissional de professores e, por fim, enfatizar importantes aspectos que devem ser considerados nesse tipo de capacitação.<hr/>Abstract This paper theoretically reviews the child maltreatment phenomenon, mostly considering the difficulty of teachers in the recognition of specific signs and symptoms and how to properly report the cases. We sought to understand the main concepts of abuse and their subdivisions (sexual abuse, emotional abuse, physical abuse and neglect) as well as the difficulties that teachers have with these cases on a daily bases. Furthermore, we aimed to verify through an unsystematic review of the literature prevention programs with teachers as the target audience, and finally, emphasize important aspects that must be considered for this type of training.<hr/>Resumen Este trabajo rescata teóricamente el fenómeno del maltrato infantil, especialmente teniendo en cuenta la dificultad que aún los maestros presentán en el reconocimiento de síntomas específicos y sus dudas en el manejo adecuado de estos casos. Hemos tratado de comprender los principales conceptos de abuso y sus subdivisiones (abuso sexual, abuso emocional, abuso físico y negligencia), así como las dificultades que los profesionales de la educación tienen en el manejo de estos casos. Además, tratamos de verificar a partir de una revisión de la literatura los programas de prevención con maestros, y, por último, destacamos los aspectos importantes que deben tenerse en cuenta en este tipo de formación. <![CDATA[Biologia, conhecimento e consciência: articulações possíveis na construção da aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca das contribuições da neurobiologia e da epistemologia genética aos processos de construção do conhecimento e da consciência. Discute-se, também, como tais processos se relacionam com os mecanismos de conservação da homeostase dos organismos. Para isso, debruçou-se sobre obras de António Damásio e Jean Piaget na tentativa de compreender as articulações entre organismo e sujeito epistêmico como protagonistas dos atos de manter-se vivo, conhecer e tomar consciência. Seja no âmbito orgânico ou no cognitivo, a manutenção da vida passa pela interação constante e permanente entre organismo e meio. Concebe-se essa interação como fonte de sempre novos desequilíbrios que abrem espaço para novas experiências que, por sua vez, geram novos desenvolvimentos afetivos ou cognitivos. Com isso, são possibilitadas novas aprendizagens, escolares ou não, que concorrem para a sobrevivência em todos os níveis da vida humana.<hr/>Abstract The present paper discusses the contributions of both neurobiology and genetic epistemology to the construction of the knowledge and the consciousness. We also discuss how these construction processes relate to the conservation of the homeostasis mechanisms of living organisms. Here, we rely on the works of Antonio Damásio and Jean Piaget in order to understand the links between the organism and the epistemic subject as protagonists of the acts of to stay alive, to acquire knowledge and to be aware. In spite of the framework adopted, either organic or cognitive, to remain alive requires ongoing interaction between living organisms and the environment. We consider that such interaction is the source of every new imbalance, which leads to new experiences, and those generate in turn new emotional and cognitive development. Insofar, the interaction between living organisms with the environment leads towards a learning journey, including more than only scholar knowledge, which contributes to survival in all levels of the human life.<hr/>Resumen En este trabajo presentamos una discusión acerca de los aportes de la neurobiología y la epistemología genética a los procesos de construcción del conocimiento y de la conciencia. Discutimos, aún, cómo estos procesos se refieren a los mecanismos de conservación de la homeostasis de los organismos. Para tratar de entender las conexiones entre organismo y sujeto epistémico como protagonistas de los actos de seguir con vida, conocer y tomar conciencia, estudiamos obras de António Damásio y Jean Piaget. Sea en el marco orgánico o cognitivo, el mantenimiento de la vida pasa a través de la interacción constante y permanente entre el organismo y el medio ambiente. Diseñamos esta interacción como fuente de siempre nuevos desequilibrios que hacen espacio para nuevas experiencias que, a su vez, generan nuevos desarrollos afectivos o cognitivos. Con esto, se hacen posibles nuevos aprendizajes, escolares o no, que contribuyen por la supervivencia en todos los niveles de la vida humana. <![CDATA[Relações de controle nas aulas de Didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo dedica-se à análise de relações de controle estabelecidas nas aulas de Didática. Busca compreender mecanismos subjacentes às práticas desenvolvidas em seu ensino, no curso de Pedagogia, revelando aspectos do tipo de formação que vem sendo oferecido aos futuros docentes. Foi selecionada uma instituição privada para a coleta de informações, localizada na cidade de São Paulo. Estas foram coletadas por meio de observação e organizadas contando com cenas as quais foram analisadas com o uso de instrumentos pautados no conceito de enquadramento, de Bernstein. Seus resultados se referem aos indicadores de características das práticas para a formação da consciência profissional docente. Ressalta-se o controle constante do ritmo das atividades dos alunos pelo professor e a baixíssima condição avaliativa durante as aulas quanto aos trabalhos realizados pelos alunos e às explicações docentes.<hr/>Abstract This study is dedicated to the analysis of relationships of control established in classes of didatic. Seeks to understand mechanisms underlying of pedagogical practices developed in the teaching of didactic, in the faculty of Pedagogy, revealing aspects of the type of training that being provided to future teachers. Was selected a private institution to collect information, located in the city of São Paulo. The informations was collected through observation and organized using scenes. Such scenes were analyzed with the use of tools based on the concept of framing, of Bernstein. Its main results refer to indicators of the characteristics of pedagogical practices for the formation of professional awareness of teacher. It is emphasized the constant control of the rhythm of the activities of the students by the teacher and the very low evaluative condition during the class in relation to work carried out by students and teachers explanations.<hr/>Resumen Este estudio está dedicado al análisis de las relaciones de control establecido en las clases de didáctica. Busca comprender los mecanismos subyacentes de las prácticas desarrolladas en su enseñanza, en la facultad de Educación, mostrando aspectos del tipo de entrenamiento que se ha ofrecido a los futuros docentes. Se seleccionó una institución privada para la recolección de información, ubicada en ciudad de São Paulo. La información se recogió a través de la observación y se organizaron los datos con escenas. Tales escenas fueron analizadas utilizando instrumentos basado en el concepto de encuadre, de Bernstein. Sus conclusiones se refieren a indicadores de las características de prácticas para la formación de la conciencia profesional de los docentes. El estudio muestra el control constante de actividades de los alumnos por parte del profesor y la condición de evaluación muy baja en las clases en relación a las obras ejecutadas por los estudiantes y las explicaciones del professor. <![CDATA[Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100094&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Intervenções em educação parental são raras no Brasil e situam-se no campo da pedagogia social. O artigo apresenta a análise de uma proposta educativa com famílias para a promoção da parentalidade responsável. Para tanto, foi realizado, em contexto brasileiro, um programa de educação parental europeu intitulado "Crescer Felizes em Família". Investigou-se a dinâmica de funcionamento, o papel dos facilitadores, a satisfação e a eficácia da intervenção na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. Os resultados apontaram a necessidade de garantir a adesão das famílias e de ajustes do programa para aplicação em contexto brasileiro. Os elementos que mais contribuíram para a condução do programa de educação parental com sucesso no Brasil foram: a qualidade da mediação pedagógica dos educadores com as famílias, a abordagem sistêmica dos conteúdos da proposta educativa e o uso de metodologias da Pedagogia Social, que têm por base o diálogo e o respeito às diferenças individuais e culturais.<hr/>Abstract Parenting educational interventions are rare in Brazil and relate to the field of social pedagogy. This proposal presents the analysis of a proposal on a family educational program for the promotion of responsible parenting. Therefore, a parenting educational european program was conducted in a Brazilian context entitled "Growing as a Happy Family". It was investigated: the dynamics of operation, the role of the facilitators, the satisfaction/ effectiveness in the view of the team of educators and the participating families. The results indicated a need to guarantee the adherence/participation of families and some adjustments to the Brazilian context. The elements that mostly contributed to the satisfaction/effectiveness of the parenting educational program in Brazil were the quality of pedagogical mediation of the educators with the families, the systemic approach to the educational proposal content and the use of methodologies of Social Pedagogy that are based on dialogue and respect to the individual and cultural differences.<hr/>Resumen Intervenciones en educación parental son raras en Brasil y están en el campo de la pedagogía social. El artículo presenta el análisis de una propuesta educativa com familias para promover la pareduentalidad responsable. Por lo tanto, se llevó a cabo en el contexto brasileño, un programa de educación parental europeo titulado "Creciendo Felices en Familia". Investigamos la dinámica de funcionamiento, el papel de facilitadores, la satisfacción y la eficacia de la intervención en opinión del equipo de educadores y familias participantes. Los resultados mostraron la necesidad de garantizar el compromiso de las familias y ajustar la configuración del programa para su uso en el contexto brasileño. Los elementos que más contribuyeron para a la realización del programa de educación con éxito en Brasil fueron: calidad de la enseñanza de los educadores de mediación con las familias, el enfoque sistémico para el contenido de la propuesta educativa y el uso de métodos de pedagogía social que se basan el diálogo y el respeto a las diferencias individuales y culturales. <![CDATA[Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo se exploran algunas articulaciones entre la perspectiva sistémica de la resiliencia, la noción de aprendizaje social y el contexto escolar como un campo fértil del cual emergen nuevas y significativas possibilidades teórico-prácticas. La primera de estas posibilidades corresponde a la transición de un enfoque lineal y reducionista centrado en el desarrollo económico a un abordaje sistémico que prioriza la resiliencia socioecológica. La segunda, propone el aprendizaje social como un proceso fundamental en el logro de cambios colectivos de comprensión y acción. Finalmente, el tercer horizonte emergente se refiere a la vinculación entre escuela y territorio por médio de la potenciación y transformación del rol escolar como centro de estabilidad dinámica, articulación de saberes y prácticas, así como centro de formación de co-gestores actuales y futuros.<hr/>Resumo Neste artículo, algumas articulações entre a perspectiva sistêmica da resiliência, a noção de aprendizagem social e o contexto escolar são exploradas como campo fértil do qual emergem novas e significativas possibilidades teóricoprácticas. A primeira destas possibilidades corresponde à transição de um enfoque linear e reducionista centrado no desenvolvimento económico a uma abordagem sistêmica que prioriza a resiliência sócio-ecológica. A segunda propõe a aprendizagem social como um processo fundamental na realização de mudanças coletivas de compreensão e ação. Finalmente, o terceiro horizonte emergente se refere à vinculação entre escola e território por meio da potencialização e transformação do papel escolar como centro de estabilidade dinâmica, de articulação de saberes e práticas, e de formação de co-gestores atuais e futuros.<hr/>Abstract In this article, I explore some articulations between the systemic perspective on resilience, the notion of social learning and the school system, from which new and meaningful theoretical and practical possibilities emerge. The first one corresponds to the transition from a linear and reductionist approach that focuses on economic development to a systemic perspective that prioritizes socioecological resilience. The second possibility proposes social learning as a fundamental process for achieving collective changes in comprehension and action. Finally, the third emerging horizon refers to the bond between school and territory by means of reinforcing and transforming the school's role as a centre of dynamic stability, articulation between knowledge and practices, and as a centre of learning for present and future stewards. <![CDATA[Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à "Escola de Infância" compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.<hr/>Abstract The reflections presented in this article flow from the research experience and extension developed in institutions of Basic School and Childhood Education Schools. The idea of working with the Archaeology of School Practice emerged from our immersion in scientific research fields in schools and the observation and recording of numerous school practices, which, at the end of the school year, ended up getting lost, there being no systematization and production of a collection of rich material studies and teacher training. We seek, in archeology, concepts, procedures and data collection methods for considering the numerous digital collections of constitution of possibilities that enable the analysis of teaching material production in basic education, limiting our field of inquiry to the "Childhood School understood as the Childhood Education Schools (EI) and the early years of Elementary School (EF), starting from the understanding that the students of these levels of education they are still children and that coordination and policy transition between these schools need to be rethought continuously.<hr/>Resumen Las reflexiones presentadas en este artículo se originan de las experiencias de investigación y extensión universitária desarrolladas en Instituciones de Enseñanza Primaria y Educación Infantil. La idea de trabajar con la Arqueología de las Prácticas Escolares ha surgido a partir de nuestra inmersión en los campos de investigación científica en las escuelas; de la observación y del registro de innúmeras prácticas escolares, las cuales, al final del año lectivo, se pierden, sin haber sistematización y producción de acervo del rico material producido. Buscamos, en la arqueología, los conceptos y métodos de recolección de datos para que pensemos las posibilidades de constitución de acervos digitales que nos permiten un análisis de la producción material de enseñanza en la educación infantil, delimitando nuestro campo de cuestionamientos a la "Escuela de la Infancia" comprendida como la Educación Infantil (EI) y los años iniciales de la Enseñanza Primaria (EP), partiendo del entendimiento que la articulación y las políticas de transición entre esas escuelas necesitan ser repensadas continuamente. <![CDATA[Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Por meio de uma pesquisa, pautada num modelo construtivo-colaborativo de interação pesquisadoras-professores, buscou-se identificar e compreender as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental. O estudo fundamentase, teoricamente, sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Foram consideradas como dados de pesquisa as narrativas contidas nas correspondências virtuais entre mentoras e professoras iniciantes durante um período de quatro anos, bem como os registros das interações entre mentoras e pesquisadoras em encontros semanais. As tensões vivenciadas pelas mentoras foram identificadas e analisadas a partir de dúvidas, divergências, desacordos e resistências. Os focos considerados foram: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.<hr/>Abstract Based on a constructive-collaborative model of teacher-researchers interaction, we sought to identify and understand the tensions experienced by experienced elementary schoolteachers acting as online mentors of primary novice teachers. The study is theoretically grounded on teaching learning and professional development literature. As research data it was considered the narratives contained in the virtual communication between mentors and novice teachers over a period of four years, as well as the records of interactions between mentors and researchers at weekly meetings. The tensions experienced by mentors were identified and analyzed considering their doubts, disagreements and resistances. In this paper we focus on mentors identity construction processes as teacher educators; the development of a specific knowledge base; the development of online activities of the mentoring program; the domain of mentors´ expertise - specific and pedagogical content knowledge - and their previous experience as a teacher educators. <![CDATA[Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822016000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisar relações e interações presentes na escola, a partir da obra de Martin Buber, é o que propõe o presente texto. Transitando entre recortes do cotidiano extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e apoiado na concepção de existência humana e no conceito de relação buberianos, aponta para a possibilidade e necessidade de humanização nas interações. Inicia-se com a contextualização do campo empírico dos trabalhos selecionados, apresenta, brevemente, a filosofia antropológica de Martin Buber e destaca os conceitos estudados aplicados à análise das teses e dissertações. Conclui com considerações sobre o próprio processo de estudo e análise do material selecionado e sobre as contribuições das teorias de Buber para as relações entre os sujeitos na escola.<hr/>Abstract Analyze relations and interactions present in school from Martin Buber's work is proposing this text. Moving between daily clippings extracted from dissertations and doctoral theses, based on the conception of human existence and the concept of buberianos relationship, points to the possibility and necessity of humanization in the interactions. Starting with the contextualization of the empirical field of the selected works, the text briefly presents the anthropological philosophy of Martin Buber, highlights the studied concepts applied to the analysis of theses and dissertations and concludes with considerations about the very process of study and analysis of the selected material and the contributions of the theories of Buber for relations between subjects in school.<hr/>Resumen Analizar las relaciones e interacciones presentes en la escuela a partir de la obra de Martin Buber está proponiendo este texto. Moviéndose entre recortes de diarios extraídos de disertaciones y tesis doctorales, basado en la concepción de la existencia humana y el concepto de buberianos relación, apunta a la posibilidad y necesidad de humanización en las interacciones. A partir de la contextualización del campo empírico de las obras seleccionadas, el texto presenta brevemente la filosofía antropológica de Martin Buber, pone de relieve los conceptos estudiados aplicados al análisis de las tesis y disertaciones y concluye con consideraciones sobre el propio proceso de estudio y análisis del material seleccionado y los aportes de las teorías de Buber para las relaciones entre los sujetos en la escuela.