Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220170001&lang=pt vol. 40 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Direito à qualidade da educação e educação em direitos humanos: inter-relações e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os direitos humanos são fruto de uma luta histórica. Sendo assim, são uma conquista social. O direito à educação também deve ser colocado em um patamar de conquista social. E o direito à educação de qualidade tem se apresentado como um real desafio no campo da educação atualmente. Neste artigo, procura-se analisar as relações possíveis entre o direito à educação de qualidade e o tema da educação em direitos humanos, tanto na produção científica quanto na pesquisa empírica realizada através de entrevistas com professoras do ensino fundamental. A pergunta principal do artigo é se há relações entre características de educação em direitos humanos e qualidade educacional nos dados coletados.<hr/>Abstract The human rights were conquered through a historical fight. The right to education must be considered as a social conquer. The right to educational quality has been established as a real challenge in the educational field nowadays. In this work, we aimed at analyzing the possible relations between the right to educational quality and the human rights education that can be found in the theoretical data and in the empirical data collected in interviews with elementary school teachers. The main question in this paper is if there are relations between human rights education characteristics and educational quality in the collected data.<hr/>Resumen Los derechos humanos son fruto de una lucha historica y, por lo tanto, son una conquista social. El derecho a la educación también es una conquista social. El derecho a la educación de calidad se debe plantear como un desafío a la educación en la acrualidad. En este trabajo profundizaremos en las relaciones posibles entre el derecho a la educación de calidad y la educación en derechos humanos, en la producción científica, así como en la investigación empirica realizada a traves de entrevistas con profesores de enseñanza básica. La cuestión principal en este artículo es si existen relaciones entre las características de educación en derechos humanos y la calidad de la educación en los datos recogidos. <![CDATA[A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo aborda a educação superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista que o eixo analítico deste trabalho encontra-se pautado na garantia universal do direito à educação. Nesse sentido, o mesmo apresenta um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, dando ênfase à construção histórica, social, econômica e política da educação brasileira, destacando os aspectos dos cenários educacionais de cada período, até chegar ao Programa Universidade para Todos - Prouni, evidenciando sua natureza e os diferentes olhares e análises sobre o mesmo.<hr/>Abstract This article discusses higher education in Brazil, under the different perspectives and positions from the inseparable relationship between education and social right, considering that the analytical axis of this work is based on the universal guarantee of the right to education. In this sense, the same provides a brief historical rescue on education in Brazil, emphasizing the historical, social, economic construction and education policy, highlighting aspects of educational scenarios of character each time, until you reach the University for All Program - Prouni, the nature of this program and the different perspectives and analyses on the same.<hr/>Resumen Este artículo aborda la educación superior en Brasil, bajo diferentes perspectivas y posiciones de la inseparable relación entre la educación y el derecho social, teniendo en cuenta que el eje analítico de este trabajo se basa en la garantía universal del derecho a la educación. En este sentido, el mismo ofrece un rescate histórico breve sobre la educación en Brasil, destacando la histórica, social y económica construcción y educación política, destacando los aspectos de los escenarios educativos de carácter cada vez, hasta llegar a la Universidad para el Programa de Todos - Prouni, la naturaleza de este programa y las diferentes perspectivas y análisis sobre el mismo. <![CDATA[Condições para uma educação cidadã a distância: uma proposta emancipatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo sintetiza a proposição de seis condições para uma educação emancipadora a distância, resultantes de uma pesquisa em nível de doutorado1. O recorte da investigação foi a “formação para a cidadania”, só possível “pela cidadania”, como processo de conscientização pelos sujeitos, de acordo com a perspectiva crítica adotada. Além de pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com especialistas na modalidade a distância do Brasil, de Portugal e da Venezuela. O trabalho considera que uma educação cidadã é capaz de contribuir com a emancipação pelos sujeitos em qualquer modalidade. E discute dados e situações encontradas na educação a distância na proposição das seguintes condições: educação pela cidadania; trabalho coletivo; diálogo mediatizado pelo mundo; organização participativa e flexível do ensino; coerência quanto aos materiais de estudo; e articulação com movimentos sociais em rede.<hr/>Abstract This paper synthesizes six conditions for an emancipatory distance education, results from a Ph.D. research. The focus is the “formation for citizenship”, only possible “by the citizenship”, as consciousness process by the individuals, according to the critical perspective adopted. In addition to literature review, interviews were conducted with experts of distance modality from Brazil, Portugal and Venezuela. The work considers that a citizenship education is able to contribute to the emancipation by the individuals in any modality. And discusses data and situations regarding distance education proposing the following conditions: education by citizenship; collective work; mediated (dialectical mediation) dialogue by the world; participative and flexible design instructional; coherent study materials; and articulation with network social movements.<hr/>Resumen Este artículo hace una síntesis, resultante de una investigación de doctorado, de seis condiciones para una educación emancipadora a distancia. El sesgo del estudio fue la “formación para la ciudadanía”, posible solamente “por medio de la ciudadanía” como proceso de concientización por y de los sujetos, de acuerdo con la perspectiva crítica adoptada. Además de investigación bibliográfica, se realizaron entrevistas con especialistas en la modalidad a distancia de Brasil, Portugal y Venezuela. El trabajo considera que una educación ciudadana contribuye a la emancipación de y por los sujetos en cualquier modalidad. También discute datos y situaciones encontradas en la educación a distancia en la proposición de las siguientes condiciones: educación por medio de la ciudadanía; trabajo colectivo, diálogo mediatizado por el mundo, organización participativa y flexible de la enseñanza, coherencia respecto a los materiales de estudio y articulación con movimientos sociales en red. <![CDATA[Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.<hr/>Abstract The current movement of inclusive education considers that it is essential for all students to experience the existence of differences in the same school space, and it is possible to assume the centrality of pedagogical work to human differences. In this regard, it is important to consider that the education of the pedagogue is faced with this challenge. This article aims to reflect on the impacts of the current public policies of inclusive education within the scope of the Special Education modality in undergraduate courses in Pedagogy in the contemporaneity, in order to contribute to the possibility of emancipation and critical self - reflection of human diversity.<hr/>Resumen El movimiento actual de la educación inclusiva considera esencial para todos los / las estudiantes a experimentar la convivencia de las diferencias en el mismo espacio de la escuela, y se puede tomar como la importancia de las diferencias humanas de trabajo docente. En este sentido, es importante que la formación del / la maestro / a se enfrenta a este reto. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos de las políticas públicas actuales de la educación inclusiva dentro de la modalidad de Educación Especial en los cursos de licenciatura en Pedagogía en la época contemporánea, con el fin de contribuir a la posibilidad de emancipación y auto-reflexión crítica de la diversidad humana. <![CDATA[Legitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena Das]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Conhecer vozes divergentes amplia os horizontes de compreensão dos fundamentos da educação. A proposta do artigo é entender a relação que a antropóloga indiana Veena Das articula entre pedagogia e teodiceias na legitimação social do sofrimento humano. De que maneira a aceitação teológica do sofrimento constitui fundamento pedagógico de práticas que educam o corpo e administram o sentido de viver nos marcos do ethos capitalista? Para Das, a teodiceia, como sofrimento necessário, deslocada do religioso para o secular, usa a dor e o sofrer como base de uma pedagogia. Na modernidade, a dor e o sofrer são disputados no universo simbólico, na configuração e na adesão ao ethos capitalista moderno, indicando o “modo de ser” normal como aprovação de um sentido moral para o sofrer e para a subordinação ante as leis e instituições. É pedagogia para subalternizar, mas nem sempre resigna. Por vezes, na disputa dos significados, prepara-se na insistência uma forma de resistência diante do absurdo não sentido da dor.<hr/>Abstract To know divergent voices enlarges the horizons of understanding of the fundamentals of education. Our proposal is to understand the relationship that the Indian anthropologist Veena Das articulates between pedagogy and theodicies in social legitimacy of human suffering. How the theological legitimacy of suffering constitute pedagogic fundamentals of practices that educate the body and administer the sense of living in the framework of the capitalist ethos? For Das, a theodicy, as necessary suffering, displaced from the religious to the secular uses pain and suffering as a basis for Pedagogy. In Modernity, pain and suffering are played in the symbolic universe, the configuration and adherence to modern capitalist ethos, indicating the “way of being” normal as acceptance of a moral sense to the suffering and subordination in the face of laws and institutions. It is pedagogy for subalternizar, but not always resign. Sometimes in dispute of meanings, prepares a form of resistance facing the absurdity non-sense of pain.<hr/>Resumen Conocer voces divergentes amplía los horizontes de la comprensión de los fundamentos de la educación. Nuestra propuesta es entender la relación que la antropóloga Indian Veena Das articula entre la pedagogía y teodiceas en la legitimación social del sufrimiento humano. ¿Cómo la legitimidad teológica del sufrimiento es fundamento pedagógico de las prácticas que educan el cuerpo y administran el sentido de vivir en el marco de del ethos capitalista? Para Das, una teodicea, como el sufrimiento necesario, desplazado de lo religioso a lo secular utiliza dolor y sufrimiento como base para la Pedagogía. En la modernidad, el dolor y el sufrimiento se tocan en el universo simbólico, la configuración y la adherencia al ethos capitalista moderna, lo que indica la “forma de ser” normal como la aceptación de un sentido moral a los sufrimientos y la subordinación ante de las leyes e instituciones. Es pedagogía para subalternizar, pero no siempre renunciar. A veces en la disputa de los significados, prepara en la insistencia una forma de resistencia contra el absurdo sinsentido del dolor. <![CDATA[O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente artigo é abordar a mudança no estatuto do saber a partir da era moderna e suas repercussões sobre a educação no século XXI, tendo como referência a filosofia de Hans Jonas. Para tanto, analisa-se como o conhecimento perdeu seu valor contemplativo, ontológica e politicamente falando, para assumir uma perspectiva de exploração do mundo, chegando a apresentar-se ele mesmo como uma mercadoria, na forma da informação. Contrapõe-se, assim, o homo faber ao homo sapiens, com o prejuízo do segundo. À educação cabe enfrentar a tensão entre o fazer e o saber, recusando uma visão simplista da ideia de competências e assumindo uma posição crítica capaz de preparar o ser humano integralmente para assumir a sua responsabilidade diante dos novos poderes da tecnologia.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to analyze the change in the status of knowledge in the modern era and its impact on education in the twenty-first century, with reference to the philosophy of Hans Jonas. We will analyze how knowledge lost its contemplative value, ontological and politically speaking, to assume a perspective of the world’s exploration, presenting itself as a commodity in the form of information. Opposes, therefore, the homo faber to homo sapiens, with the loss of the second. To education fits face the tension between doing and knowing, refusing a simplistic view of the simplistic idea of competencies and assuming a critical position able to prepare the human being to assume his responsibility in the face of the new powers of technology.<hr/>Resumen El propósito de este trabajo es analizar el cambio en el estado de conocimiento a partir de la era moderna y su impacto en la educación en el siglo XXI, con referencia a la filosofía de Hans Jonas. Vamos a analizar cómo el conocimiento pierde su valor contemplativo, ontológica y políticamente hablando, para asumir una concepción de exploración del mundo, llegando a presentarse a sí mismo como una mercancía en la forma de información. Se opone, por lo tanto, el homo faber al homo sapiens, con la pérdida del segundo. A la educación resulta necessario enfrentar a la tensión entre el hacer y el saber, rechazando una visión simplista de la idea de las habilidades y asumindo una posición crítica capaz de preparar al ser humano para asumir plenamente su responsabilidad ante los nuevos poderes de la tecnología. <![CDATA[Narrativas das mulheres das classes populares: modos de subjetivação e educação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto é resultado de uma pesquisa que tem como foco de análise os atravessamentos de classe e gênero nos modos de subjetivação de mulheres das classes populares. O campo de investigação é uma escola pública municipal que atendia e atende mulheres das classes populares, de maneira que foi possível trabalhar com duas gerações de famílias chefiadas por mulheres. Trabalhando com entrevistas narrativas, a pesquisa tem como foco os relatos que ressaltam as vivências delas nos modos de serem mulheres, mães, ex-alunas, representantes das classes populares e de gerações distintas no que tange às suas relações com a educação escolar. Para isso, assumiu-se uma questão motivadora, que se buscou responder neste texto: de que modos as mulheres narram as suas relações com a educação escolar e como essas relações são atravessadas por classe e gênero? Este, o referencial teórico-metodológico do qual este artigo se aproxima, privilegiando os estudos foucaultianos por um viés pós-estruturalista.<hr/>Abstract This text is the result of a research that has as its focus of analysis the class and gender crossings in the modes of subjectivity of common-class women. The research field is a municipal public school that attended and attends to common-class women, so it was possible to work with two generations of families headed by women. Working with narrative interviews, we are interested in the narratives that inform us of these crossings between modes of constituting women, mothers and former students, representatives of the common classes and of different generations, with respect to their relationship with schooling. In doing so, we assume a motivating question, which we seek to answer in this text: in what ways do women narrate their relationship with the school and how these relationships are crossed by class and gender? The theoretical and methodological framework of research emphasizes Foucaultian Studies with a post-structuralist bias.<hr/>Resumen Este texto es el resultado de una investigación que tiene como objetivo el análisis de los cruces de clase y de género en los modos de subjetivación de las mujeres de las clases populares. El campo de investigación es una escuela pública que cumplió y cumple con las mujeres de las clases populares, de manera que foe posible trabajar con dos generaciones de familias encabezadas por mujeres. Trabajando con entrevistas narrativas, estamos interesados en las narraciones que nos dicen de estos cruces entre los modos de se constituyr mujeres, madres, ex-alumnas, representantes de las clases populares y de diferentes generaciones, con respecto a sus relaciones con la escolarización. Así que, asumimos un tema motivador, que buscamos responder en este texto: ¿de qué manera las mujeres narran sus relaciones con la escuela y cómo esas relaciones están cruzados por clase y género? El marco teórico de la investigación privilegia los estudios de Foucault para un sesgo post-estructuralista. <![CDATA[A relação universidade-empresa sob diferentes abordagens: da universidade empreendedora ao capitalismo acadêmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As mudanças econômicas e políticas ocorridas no mundo, a partir da década de 1970, alteraram as políticas de educação das Instituições Públicas de Ensino Superior no mundo. A direção dessas mudanças foi clara: a universidade se aproximou do mercado e da empresa e criou mecanismos de interação que antes não existiam. O artigo, assim, faz a revisão da literatura acadêmica que interpreta a relação entre universidade e mercado/empresa sob duas perspectivas: abordagens que se posicionam positivamente em relação à interação, expondo suas motivações, interesses e formas de interação, destacando-se as noções sobre Economia do Conhecimento e Universidade Empreendedora; abordagens que observam essa interação de forma crítica e reflexiva, expondo os problemas da interação, seus aspectos negativos e a reflexão do verdadeiro papel da universidade pública sob a perspectiva do Capitalismo Acadêmico.<hr/>Abstract The economic and political changes in the world, from the 1970s, changed the political education of the Public Institutions of Higher Education in the world. The direction of these changes was clear: the university approached the market and the company and created interaction mechanisms that did not exist. The article therefore reviews the academic literature that interprets the relationship between university and market/company from two perspectives: approaches that positively position of interactions, exposing their motivations, interests and forms of interaction, especially the notions on Knowledge Economy and Entrepreneurial University; approaches that observe this interaction critically and reflectively, exposing the problems of interaction, its negative aspects and the reflection of the true role of the public university from the perspective of Academic Capitalism.<hr/>Resumen Los cambios económicos y políticos en el mundo, desde la década de 1970, cambiaron las políticas educativas de las instituciones públicas de educación superior en el mundo. La dirección de estos cambios es clara: la universidad se acercó al mercado y la empresa y los mecanismos creados de interacción que no existían antes. Así, el artículo revisa la literatura académica que interpreta la relación entre la universidad y el mercado/empresa desde dos perspectivas: enfoques que se colocan positivamente en relación a la interacción, exponiendo sus motivos, intereses y formas de interacción, especialmente las nociones de la Economía del Conocimiento y la Universidad Empresarial; enfoques que observan esta interacción crítica y reflexiva, exponiendo los problemas de interacción, sus aspectos negativos y el reflejo del verdadero papel de la universidad pública desde la perspectiva del capitalismo académico. <![CDATA[Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga os fatores escolares que explicam o desempenho acadêmico dos estudantes sob a visão dos grupos envolvidos no processo de formação: família, alunos, professores e gestores. Um estudo de caso, coletando dados por meio de entrevistas, foi realizado em duas escolas, uma no Brasil e outra na Itália, onde seus alunos apresentaram alto rendimento acadêmico. Os resultados revelaram que não há um fator isolado que explique o desempenho e, sim, múltiplos fatores, formando um campo magnético que sustenta e apoia a aprendizagem e o rendimento dos estudantes. Doze fatores na realidade brasileira e 11 na italiana foram citados por todos os grupos como explicativos do alto desempenho, sendo o principal fator o professor. Esses dados são relevantes para os especialistas, que podem utilizá-los em formação inicial e continuada, mas, sobretudo, para os gestores, utilizando-os na melhoria de suas escolas.<hr/>Abstract This study investigates the school factors that explain students’ achievement under the perspective of the groups that are involved in the teaching and learning process: families, students, teachers and principals. A case study, collecting data through interviews was conducted in two schools, one in Brazil and another in Italy, where its students achieved high academic achievement. The results showed that it was not found a single factor explaining student performance. Twelve factors in Brazilian reality and eight in the Italian were found. Teacher was considered the main factor that influenced student. These data can be used by universities professors in pre and in-service education to promote discussion about school quality, and can be also used by principals in their schools as a way of better organizing the school.<hr/>Resumen Este estudio investiga los factores escolares que explican el rendimiento académico de los estudiantes bajo la visión de los grupos que participan en el proceso de formación: la familia, los estudiantes, maestros y administradores. Un estudio de caso, la recogida de datos a través de las entrevistas se realizó en dos escuelas, una en Brasil y otra en Italia, donde sus estudiantes tenían un alto rendimiento académico. Los resultados mostraron que no existe un único factor que explica el rendimiento, sino una pluralidad de factores, formando un campo magnético que sostiene y apoya el aprendizaje y el rendimiento académico. Doce factores en la realidad brasileña y las once de la italiana fueron citados por todos los grupos como explicativo de alto rendimiento, siendo el principal factor el maestro. Estos datos son relevantes para los expertos que pueden utilizarlos en la educación inicial y continua, pero especialmente a los gestores de trabajo para mejorar sus escuelas. <![CDATA[Tique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O transtorno do tique é um problema que envolve eventos tônicos ou clônicos corporais ou vocais, que vai além de uma abordagem patológica, em direção a uma necessária abordagem social e educacional. Sua ocorrência pode estar ou não associada com distúrbios psicológicos, caracterizando um transtorno mais complexo denominado Síndrome de Tourette. Em qualquer caso tratado, ele se constitui como um problema a ser enfrentado na escola, seja na perspectiva da aprendizagem, seja na da socialização. Por meio de uma incursão na literatura disponível sobre o tema, o presente artigo tem como principal objetivo a apresentação desse mal, tão pouco conhecido entre os profissionais da Educação, esclarecendo seus sintomas e hipóteses etiológicas e sugerindo estratégias e direções que podem mitigar o sofrimento do aluno em seu processo de escolarização.<hr/>Abstract The tic’s disorder is a trouble involved with body and vocal occurrences, requiring a social and educational approach. It can be associated with psychological disorders and characterize a disease called Tourette Syndrome that is a school problem both as learning as socialization. Through of literature consulted, this paper has as aim main the presentation of this disease, few known into education, showing its symptoms and hypotheses and suggesting forms to reduce the student's suffering in your scholar process.<hr/>Resumen Trastorno del tic es un problema involucrado con ocurrencias corporales y vocales, lo que requiere un enfoque social y educativo. Puede estar asociado con trastornos psicológicos y caracterizar una enfermedad llamada síndrome de Tourette que es un problema de la escuela tanto para el aprendizaje y para la socialización. A través de la literatura consultada, este documento tiene como objetivo principal presentar esta enfermedad, poco conocida en la educación, mostrando sus síntomas e hipótesis, y sugerir formas para reducir el sufrimiento del estudiante en su proceso académico. <![CDATA[Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao tomar como ponto de partida a possibilidade da problematização para (res)significar elementos essenciais ao ensino das Ciências da Natureza, lança-se por sobre o currículo um olhar ético-estético que reforça a necessidade e o direito de o aluno experienciar sem desconsiderar a importância da experimentação na construção de conhecimentos específicos da área. Considerando a dualidade experiência/experimento, o trabalho que segue não pretende evidenciar a necessidade de sobreposição uma sobre outra, mas discuti-las para que se possa resgatar a dimensão de transformação inerente ao conceito de educação muito além da pura aplicabilidade e domínio da técnica.<hr/>Abstract Taking as a starting point the possibility of questioning for (re) define essential elements in Natural Science teaching, this work haul over the curriculum an ethical-aesthetical look that reinforces the need and the right of the students experience without disregarding the importance of experimentation on the construction of specific knowledge of the area. Considering the duality experience/experiment this work does not intended to highlight the need for some overlap between these two dimensions, but discuss them in an attempt to rescue the transformation dimension of the educational concept far beyond the pure applicability and technical domain.<hr/>Resumen Tomando como punto de partida la posibilidad de problematización para (res)significar elementos esenciales a la enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza, la mirada que se vuelve sobre el currículo tiene una dimensión éticoestética y refuerza la necesidad y el derecho que él alumno tiene de experienciar sin desconsiderar la importancia de la experimentación para la construcción de conocimientos específicos en esta área. Considerando la dualidad experiencia/experimento, el trabajo que sigue no tiene pretensiones de evidenciar la sobreposición de una sobre otra, pero generar una discusión para que se pueda rescatar la dimensión de transformación del concepto de educación más allá de la pura aplicación y dominio de la técnica. <![CDATA[A docência nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a escolha da profissão e sobre o exercício profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a iniciação à docência e os dilemas do exercício profissional na visão dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais da Paraíba, onde desenvolve-se um projeto de extensão. A pesquisa, de cunho qualitativo (ALVES-MAZZOTTI, 2002), foi desenvolvida em três escolas públicas, localizadas em João Pessoa, a partir de entrevistas com 11 professores. O artigo traz uma breve discussão acerca da docência como profissão, seguida da análise dos resultados em termos de caracterização dos professores entrevistados, escolha da profissão e exercício profissional. As conclusões avançam no sentido de se compreender que a docência tem perdido conquistas profissionais históricas, chamando-se a atenção para o desafio do resgate da valorização da colegialidade docente e para o fortalecimento da relação entre os pares (IMBERNÓN, 2000) como estratégia importante no fortalecimento da docência como profissão.<hr/>Abstract This article discusses teaching initiation and the dilemmas of professional practice in the teachers' view who work in the early grades of primary education in state schools of Paraiba, where we develop an extension project. This qualitative research (ALVES-MAZZOTTI, 2002) was developed in three public schools located in the city of João Pessoa by carrying out interviews with eleven teachers. The article provides a brief discussion on teaching as a profession, and then analyzes the results in terms of characterization of the interviewed teachers, the choice of profession and professional practice. Our findings lead to the understanding that teaching has lost historical professional achievements, calling attention to the challenge of restoring teacher collegiality and the strengthening of the relationship among these peers (IMBERNON, 2000) as an important strategy in consolidating teaching as a profession.<hr/>Resumen Este artículo discute la iniciación a la docencia y los dilemas en el ejercicio profesional desde el punto de vista de profesores de los niveles iniciales de la educación básica de las escuelas estaduales del estado de Paraíba, en donde llevamos a cabo un proyecto de extensión. El estudio, de orden cualitativo (ALVES-MAZZOTTI, 2002), se desarrolló en tres escuelas públicas, ubicadas en João Pessoa, a partir de entrevistas con once profesores. El artículo presenta una breve discusión sobre la docencia como profesión, seguida de un análisis de los resultados en términos de caracterización de los profesores entrevistados, la elección de la profesión o el ejercicio profesional. Nuestras conclusiones avanzan en el sentido de comprender que la docencia ha perdido conquistas profesionales históricas, llamando la atención hacia el desafío de rescatar la valorización de la colegialidad docente y el fortalecimiento de la relación entre pares (IMBERNÓN, 2000) como estrategia significativa para el fortalecimiento de la docencia como profesión. <![CDATA[Corpo/matéria, gestos/material: para pensar uma estética dos esportes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100126&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao se pensar em uma estética dos esportes a partir da análise de material oriundo de pesquisa empírica realizada com uma equipe de rúgbi feminino sediada na cidade de Florianópolis (SC), trabalhou-se com a perspectiva de que o cotidiano de treinamento e o momento de jogo materializado nas disputas são tempos singulares de construção do que se denomina aqui obra esportiva. Esta, tomada como artefato estético em analogia à obra de arte, parece se aproximar desta no que concerne a seus elementos constituintes, como matéria, material e forma. Volta-se o olhar especialmente para os dois primeiros, encontrando, por um lado, o corpo como matéria, materialidade que permite o modelamento e a modificação; e, por outro, os gestos técnicos, o vocabulário específico de cada modalidade, configurando-se como o material da obra esportiva.<hr/>Abstract This paper proposes the concept work of sport to express an aesthetic of sports. For such it works out material from an empirical research with a female rugby team based in Florianopolis, Brazil. The everyday training as well as the play moment materialized in the contest are special times of construction of the work of sport. The work of sport, taken as aesthetic artifact in analogy to the work of art, seems to approach regarding to its constituent elements, as raw, material and form. We turn our attention especially to the first two, finding, on the one hand, the body as raw, materiality that allows the modeling and modification, and secondly, the technical gestures, the specific vocabulary of each sport, configuring itself as the material of the work of sport.<hr/>Resumen El artículo propone el concepto de obra deportiva para expresar una estética de los deportes. Para tanto toma en cuenta materiales de una investigación empírica sobre un equipo de rugby femenino en la ciudad de Florianópolis, Brasil. El entrenamiento cotidiano, así como el momento de juego que se materializa en las competiciones, son tiempos singulares en la construcción de la obra deportiva. En analogía a la obra de arte, al cual parece aproximarse en sus elementos constituyentes, la obra deportiva es tomada como artefacto estético. Volvemos nuestra mirada en especial para los dos primeros elementos, cuando encontramos, por un lado, el cuerpo como materia, materialidad que permite modelaje y transformación, y, por otro, los gestos técnicos, el vocabulario específico de cada modalidad deportiva, que se configura como material de la obra deportiva. <![CDATA[Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822017000100136&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo objetiva responder à questão: “O que revelam as pesquisas sobre a formação matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental?”. Com esse intuito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, no período de 2004 a 2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin) para examinar títulos, palavras-chave, resumos, objetos de estudo, procedimentos metodológicos e resultados. As pesquisas apontam lacunas na formação matemática desses professores. Além de políticas públicas que amparem os processos de formação inicial e continuada, recomendam-se aquelas que promovam a aprendizagem na educação básica, contribuindo para que os alunos cheguem à universidade com os conhecimentos matemáticos fundamentais.<hr/>Abstract This article aims to answer the question: “What is revealed in educational researches, addressing the mathematical formation of teachers who work in the early years of elementary school?”. To that end, a research was conducted in the Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, from 2004 to 2014. Based on Content Analysis (Bardin), were examined bonds, keywords, summaries, objects of study, methodological procedures and results. Research indicates that the early years’ teachers have gaps in their mathematical formation. Besides public policies supporting Initial and continuing education, we recommend public policies promoting learning in basic education, helping students to come to the university with the fundamental mathematical knowledge.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo responder la pregunta: “¿Lo que se revela en la investigación educativa, dirigiéndose a la formación matemática de los maestros que trabajan en los primeros años de la escuela primaria?”. Con el fin de responder a esta pregunta, se realizó una búsqueda bibliográfica en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones - BDTD, de 2004 a 2014. Se utilizó el análisis de contenido (Bardin) para examinar los títulos, palabras clave, resúmenes, materia, procedimientos metodológicos y resultados. Las investigaciones indican lagunas en la formación matemática de estos maestros. Además de las políticas públicas que amparen se recomiendan los procesos de formación inicial y continua que promueven el aprendizaje en la educación básica, y ayuden a los estudiantes llegar a la universidad con el conocimiento matemático fundamental.