Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220190001&lang=en vol. 42 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Revista Educação (v. 42, n. 1, 2019)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Cartography-mining agencying: a way to produce research in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto apresenta o processo de elaboração de uma pesquisa em educação concluída em 2015, onde se discute o método agenciamento-cartografia-garimpagem. Trata-se de uma problematização sobre a performance da cartografia, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), e de Passos et al. (2015), que também se apropriaram deste conceito enquanto método. Busca-se, neste artigo, mostrar o processo de produzir uma pesquisa, não para ser aplicada, mas experimentada, pois o agenciamento cartógrafo-garimpeiro diz respeito a uma prática que fez do ínfimo a possibilidade de pensar e escrever, de compor uma pesquisa com os heterogêneos recolhidos a partir dos mais diversos lugares: da docência e da discência, nos encontros que temos com pessoas, coisas e leituras. Trata-se, afinal, de um percurso investigativo que acolheu os dados, ao invés de escolhê-los, de um guardar e agrupar impurezas encontradas no percurso cartógrafo-garimpeiro de pesquisar: uma seleção aos avessos.<hr/>Abstract This article presents the elaboration process of a research in education finished in 2015, in which the cartography-mining agencying method is discussed. It is a problematization concerning the performance of cartography based on Gilles Deleuze's and Félix Guattari's (1995) thinking as well as Passos et al. (2015), who also appropriate this concept as method. We seek to show a process of producing research not to be applied but to be experienced, for the cartographic-mining agencying is about a research practice that turns minor issues into the possibility for thinking and writing, of composing a research with heterogeneities retrieved from different places: teaching and learning, encounters with people, things, and readings. It is, therefore, an investigative pathway that has welcomed data, instead of choosing them, it is a keeping and grouping impurities which have been found in the cartographic-mining trajectory of research: a selection of reverses.<hr/>Resumen Este texto presenta el proceso de elaboración de una investigación en educación concluida en 2015, donde se discute el método agenciamiento cartografia-excavasión. Se trata de una problematización sobre el desarrollo de la cartografia, a partir del pensamiento de Gilles Deleuze y Félix Guattari (1995), y de Passos et al. (2015), que igualmente se apropiaron de este concepto como método. Este artículo se propone, enseñar el proceso de producción de una investigación, no para ser aplicada, sino experimentada, puesto que el agenciamiento cartógrafo-excavasión se relaciona a una práctica que ha hecho de lo ínfimo la posibilidad de pensar y escribir, de compor una investigación con los heterogéneos recopilados desde los más diversos lugares: de la enseñanza y del aprendizaje, en los encuentros que tenemos con las personas, las cosas y las lecturas. Se trata, al final, de una ruta investigativa que aceptó los datos, en lugar de elegirlos, de un guardar y agrupar impurezas encontradas en el recorrido cartógrafo-excavasión de investigación: una selección al revés. <![CDATA[Leisure, neighborhood and school: the testimony of young protagonists of violence]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção social de jovens protagonistas de violência em espaços de estadas cotidianas, como o bairro, os locais de lazer e a escola. Foram realizadas entrevistas focais com dois grupos de jovens matriculados em duas escolas públicas localizadas em bairros da periferia urbana empobrecida de uma cidade do interior de São Paulo e, pelas próprias escolas, considerados como protagonistas de violência. As regularidades discursivas presentes nos depoimentos foram analisadas. Os depoimentos apontaram que os modos de inserção social dos jovens trazem marcas acentuadas que são decorrentes da moradia em um conjunto de bairros que concentra, de acordo com dados do Censo de 2010, 7% da população do município, e que tais marcas adentram todos os locais de estada cotidiana, inclusive a escola. Os jovens, contudo, parecem desconsiderar as determinações externas que configuram as características dos locais que frequentam e as estadas em comum, o que dificulta o estabelecimento de vínculos que favoreçam a sua agregação e resistência às situações que vivem.<hr/>Abstract This paper aims to understand the ways of social inclusion of young protagonists of violence in their everyday living spaces such as the neighborhood, areas of leisure and the school. Focal interviews were conducted with two groups of young people enrolled in two public schools located in impoverished urban suburbs of a city in the interior of São Paulo and by the schools themselves, considered to be protagonists of violence. The discursive regularities present in the testimonies were analyzed. The testimonies point out that the social insertion methods of the youngsters are marked by the accentuated signs of housing in a set of neighborhoods that, according to the 2010 Census, account for 7% of the population of the municipality, and that such marks enter all the places of daily stay, including the school. Young people, however, appear to disregard the external determinations that shape the characteristics of the places they frequent. It hinders the establishment of links that favor the aggregation and resistance to situations in which they live.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender las formas de inclusión social de los jóvenes protagonistas de la violencia en las zonas de estancia de todos los días como el barrio, sitios de ocio y la escuela. Entrevistas focales se llevaron a cabo con dos grupos de jóvenes considerados protagonistas de violencia por las escuelas, e que asisten a dos escuelas públicas ubicadas en los distritos de la periferia urbana empobrecida de una ciudad en el Estado de São Paulo. Se analizaron las regularidades discursivas en los testimonies. Los testimonios apuntan que los modos de inserción social de los jóvenes traen marcas acentuadas que se derivan de la vivienda en un conjunto de barrios que concentra, de acuerdo con datos del Censo de 2010, el 7% de la población del municipio, y que tales marcas adentran todos lugares de estancia cotidiana, incluso la escuela. Los jóvenes, sin embargo, parecen no tener en cuenta las determinaciones externas que constituyen las características de los lugares que frecuentan, por lo que es difícil establecer vínculos que favorecen su agregación y la resistencia a las situaciones de vida. <![CDATA[Music learning in an articulated regime of attendance in Portugal: results of an action research project at the Conservatory of Vale do Sousa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Conservatório do Vale do Sousa em torno do ensino da música em regime articulado. Este trabalho pretendeu questionar o conceito de escola vocacional, testar possíveis redefinições do ensino da música em regime articulado e estudar as vantagens do reforço das articulações pedagógicas do ensino vocacional com o ensino genérico. A investigação-ação corporizou o projeto e contemplou dois grupos de trabalho: um do ensino vocacional e outro do ensino genérico. A pesquisa permitiu concluir que, no contexto em estudo, não é possível diferenciar, através dos resultados musicais, a população que frequenta a escola especializada e a escola genérica, colocando em causa o conceito de escola vocacional; o ensino da música na escola vocacional e na escola genérica encontra-se mergulhado em uma ambiguidade profunda; a pedagogia instrumental em grupo revelou-se uma metodologia eficaz. O ensino especializado da música necessita, assim, contemplar estratégias didático-pedagógicas de diversificação dos percursos de aprendizagem, introduzir tipologias musicais diversificadas e possibilitar a todas as crianças a aprendizagem de um instrumento musical.<hr/>Abstract This article presents the results of a research developed in the Conservatory of Vale do Sousa on the teaching of music in an articulated regime of attendance. This body of work focused on questioning the concept of “vocational” school, testing possible redefinitions of teaching music in an articulated regime of attendance and studying the advantages of reinforcing a pedagogical articulation of the specialized subsystem and the general schools. The Action Research part of the project held two work groups: one was in a specialized school (called vocational school in Portugal) and the other in a general school. The research allowed us to conclude that, in the context in study, it is not possible to tell apart, based on musical results, the population that attended a specialized school and a general school, questioning thus the concept of “vocational” schools; the type of teaching in “vocational” schools and in general schools is deep in ambiguity; the instrumental pedagogy in a group proved to be an effective method. The specialized teaching of music needs, therefore, to contemplate pedagogical and didactical strategies that allow for diversity in learning approaches, to introduce multiple music genres and to make possible for all children to learn a music instrument.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una pesquisa llevada a cabo en el Conservatorio do Vale do Sousa en torno de la enseñanza de la música en régimen articulado. Este proyecto ha pretendido cuestionar el concepto de escuela vocacional, testar posibles redefiniciones de la enseñanza de la música en régimen articulado y estudiar las ventajas del refuerzo de las articulaciones pedagógicas de la enseñanza vocacional con la enseñanza general. La Investigación-Acción ha corporeizado el proyecto y ha contemplado dos grupos de trabajo: uno de enseñanza vocacional y otro de enseñanza general. La pesquisa ha permitido concluir que, en el contexto en estudio, no es posible diferenciar, a través de los resultados musicales, la población que frecuenta la escuela especializada y la escuela general, poniendo en causa el concepto de escuela vocacional; la enseñanza de la música en la escuela vocacional y en la escuela general se encuentra sumergida en una ambigüedad profunda; la pedagogía instrumental en grupo se ha revelado una metodología eficaz. La enseñanza especializada de la música necesita, así, de contemplar estrategias pedagógico-didácticas de diversificación de los recorridos de aprendizaje, introducir múltiples tipologías musicales y posibilitar a todos los niños el aprendizaje de un instrumento musical. <![CDATA[Use of TIC in higher education at distance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo aborda como tem acontecido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação superior a distância em estudo no período de 2012 a 2016. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática com coleta de dados via Portal da CAPES em diferentes bases de dados. Posteriormente, os resultados foram tratados com auxílio do software StArt3 e analisados, sintetizados e organizados por adjacências de ideias. Da análise conclui-se que a integração das TIC na educação superior a distância está acontecendo de forma e ritmo diferente nas instituições. Os estudos reforçam a necessidade da melhoria do desempenho acadêmico com o uso das TIC, aponta para o desenvolvimento das competências integrais dos professores, estudantes e equipe acadêmico-administrativas, bem como, a necessidade de novos estudos voltados às complexidades da aplicação das TIC na educação superior a distância.<hr/>Abstract This article discusses how the use of information and communication technologies (ICT) in distance learning under study has occurred in the period from 2012 to 2016. The methodology applied was the systematic review with data collection through CAPES Portal in different databases. Subsequently, the results were treated using the software StArt3 and analyzed, synthesized and organized by adjacencies of ideas. The analysis concludes that the integration of ICT in distance higher education is happening in a different way and rhythm in institutions. The studies reinforce the need to improve academic performance with the use of ICT, points to the development of the integral competences of teachers, students and academic-administrative staff, as well as the need for new studies focused on the complexities of ICT application in education higher than distance.<hr/>Resumen Este artículo aborda cómo ha ocurrido el uso de las tecnologías de la información y comunicación (TIC) en la educación superior a distancia en estudio en el período de 2012 a 2016. La metodología aplicada fue la revisión sistemática con recolección de datos vía Portal de la CAPES en diferentes bases de datos. Posteriormente, los resultados fueron tratados con ayuda del software StArt3 y analizados, sintetizados y organizados por adyacencias de ideas. Del análisis se concluye que la integración de las TIC en la educación superior a distancia está sucediendo de forma y ritmo diferente en las instituciones. Los estudios refuerzan la necesidad de mejorar el desempeño académico con el uso de las TIC, apunta al desarrollo de las competencias integrales de los profesores, estudiantes y equipo académico-administrativos, así como la necesidad de nuevos estudios orientados a las complejidades de la aplicación de las TIC en la educación superior a distancia. <![CDATA[Meeting, celebrate and communicate: family-school relations in the Pedagogical Residence Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100044&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na atualidade, as políticas públicas educacionais têm amplamente divulgado a importância da participação das famílias na escola e tal relação tem sido cada vez mais estudada por pesquisadores interessados nos processos de escolarização de crianças. Nessa perspectiva, este trabalho buscou analisar uma experiência do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil realizado em Universidade Pública Federal, articulando as características específicas dessa organização de estágio curricular obrigatório às percepções dos residentes acerca das relações estabelecidas entre as famílias e as escolas no âmbito da escolarização da primeira infância. Os dados recolhidos foram organizados em categorias de análises que permitiram conhecer e analisar os modos pelos quais as instituições engendram suas relações no cotidiano escolar, especialmente as estabelecidas nas festas escolares, nos momentos de reuniões pedagógicas e na comunicação escrita entre as duas instituições.<hr/>Abstract Currently, public educational policies have widely publicized the importance of family participation in school. That subject has been increasingly studied by researchers interested in the learning processes of children from an early age. In this perspective, this work analyzes the Pedagogical Residency Program in Child Education experience, held at Federal Public University, articulating the specific characteristics of this organization of mandatory curricular traineeship to the relationships established between families and schools in the scope of early childhood schooling. The collected data were organized in categories of analyzes that allowed to know and to analyze the ways in which the institutions engender their relations in the scholastic quotidian, especially those established in the school holidays, in the moments of pedagogical meetings and in the written communication between the two institutions<hr/>Resumen En la actualidad, las políticas públicas educativas han ampliamente divulgado la importancia de la participación de las familias en la escuela y, tal relación ha sido cada vez más estudiada por investigadores interesados en los procesos de escolarización de niños. En esta perspectiva, este trabajo buscó analizar una experiencia del Programa de Residencia Pedagógica en Educación infantil realizado en la Universidad Pública Federal articulando las características específicas de esa organización de práctica curricular obligatoria a las percepciones de los residentes acerca de las relaciones establecidas entre las familias y las escuelas en el ámbito de la escolarización de la primera infancia. Los datos recogidos fueron organizados en categorías de análisis que permitieron conocer y analizar los modos por los cuales las instituciones engendra sus relaciones en el cotidiano escolar, especialmente las establecidas en las fiestas escolares, en los momentos de reuniones pedagógicas y en la comunicación escrita entre las dos instituciones. <![CDATA[School Learning Evaluation Program: performance and learning indicators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100056&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), identificando interfaces com o Currículo Básico Comum (CBC) de História no Ensino Médio. A partir da observação da prática docente, buscou-se analisar as concepções de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa e as implicações deste na organização do trabalho docente. Para tanto, elegeu-se como referencial teórico os autores do campo da avaliação educacional, currículo e trabalho docente. Constatou-se convergência entre as intenções do PAAE e o uso do programa pelo professor no que se refere à aproximação entre o currículo e às práticas de avaliação. Entretanto, observou-se que a tecnologia oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa.<hr/>Abstract The present work presents data from a research project that investigated the Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar [School Learning Evaluation Program] (PAAE): identifying interfaces with the Currículo Básico Comum [Common Basic Curriculum] (CBC) for History in High School. From that observation of teaching practice, we sought to analyze the evaluation and teaching-learning conceptions that guide the Program and its implications on the organization of teacher work. For such, we elected as theoretical referential the researchers of the fields of educational evaluation, curriculum and teacher work. We found convergences between the aims of PAAE and the use of the program by the teacher concerning the approximation between the curriculum and the teaching practices. However, we observed that the technology offered by PAAE did not avoid the evaluation to assume at school a function different from the fundamental conception of the program.<hr/>Resumen El presente artículo presenta datos de una investigación que analizó al Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar [Programa de Evaluación del Aprendizaje Escolar] (PAAE), identificando interfaces con el Currículo Básico Comum [Currículo Básico Común] (CBC) de Historia de la Enseñanza Secundaria. A partir de la observación de la práctica docente, se ha buscado analizar a las concepciones de evaluación y de enseñanza-aprendizaje que orientan al programa y sus implicaciones en la organización del trabajo docente. Para tanto, se eligió como referencial teórico los autores del campo de le la evolución educacional, currículo y trabajo docente. Se ha constatado convergencia entre las intenciones de PAAE y el uso del programa por ele maestro en lo que se refiere a la aproximación entre el currículo y las prácticas de evolución. Sin embargo, se ha observado que la tecnología ofrecida por el PAAE no ha impedido que la evolución asumiera en la escuela una función distinta de la concepción que fundamenta al programa. <![CDATA[History, policy and education: the new primary schooling model in Mozambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100067&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.<hr/>Abstract This text deals with the model of primary schooling in Mozambique, from 1975 to 1982, starting from the question: to what extent did organizational changes affect this model, in terms of educational policies and paradigmatic proposals? The methodology consisted of the bibliographical review and analysis of the Tempo Magazine. We conclude that the Mozambican primary school is a political model, which, in organizational terms, is a democratic and training center for the new man. At the level of educational policy was a model to replicate. In terms of paradigmatic proposals, the relations between the subjects (students and teachers) should be based on nationalism and emancipation.<hr/>Resumen Este texto trata del modelo de escuelar primario en Mozambique, de 1975 a 1982, partiendo de la cuestión: hasta que punto los cambios organizacionales afectaron ese modelo, al nivel de las políticas educativas y de las propuestas paradigmáticas? La metodología consistió en el repaso bibliográfico y análisis de la Revista Tiempo. Concluimos que la escuela primaria mozambicana es un modelo político, que, en términos organizacionales, es centro democrático y de formación del hombre nuevo. Al nível de la política educativa era un modelo por replicar. En términos de propuestas paradigmáticas, las relaciones entre los sujetos (alumnos y profesores) debían basarse en el nacionalismo y liberación. <![CDATA[Connecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article reports on Connecting Museums: leadership, innovation and education in Science Museums, an international conference involving three university museums: Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), the Great North Museum: Hancock (GNM), at Newcastle University (NU), and the Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). The partnership started with a project to develop a joint exhibition on the theme of evolution organised by MCT-PUCRS and GNM, supported by the British Council's Newton Fund (Institutional Skills 2016). The two museums shared the project at the UK University Museums Group (UMG) conference in 2016, where it came to the attention of colleagues at OUMNH. Following the UMG conference, the leadership and education teams of the three museums opened a dialogue to exchange knowledge and experience on leadership, innovation and education in science museums. This culminated in the first Connecting Museums conference in Porto Alegre, Brazil in October 2017. The conference was attended by 81 professionals, researchers, undergraduate and graduate students with interests in museology, the natural sciences and related areas.<hr/>Resumo Este artigo constitui-se de um relato sobre o Connecting Museums: liderança, inovação e educação em Museus de Ciências, uma conferência internacional envolvendo três museus universitários: o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: Hancock (GNM), da Newcastle University (NU) e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). A parceria entre as instituições iniciou-se a partir de um projeto para o desenvolvimento de uma exposição conjunta, organizada pelo MCT-PUCRS e pelo GNM financiada pelo Newton Fund por meio do edital Institutional Skills 2016 promovido pelo British Council. Os dois museus apresentaram o projeto na conferência do University Museum Group (UMG) em 2016 no Reino Unido, despertando a atenção de colegas do OUMNH. Após a conferência, as equipes de gestão e de educação dos três museus iniciaram um diálogo que culminou na troca de conhecimentos e experiências nas áreas de liderança, inovação e educação em museus de ciências. Este diálogo resultou na primeira edição da conferência Connecting Museums em Porto Alegre, Brasil, em outubro de 2017. Participaram do evento 81 profissionais, entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, cujo interesse estava relacionado à museologia, ciências naturais e áreas correlatas.<hr/>Resumen Este artículo se constituye como un relato sobre la conferencia Connecting Museums: liderazgo, innovación y educación en Museos de Ciencias, una conferencia internacional involucrando tres museos universitarios: el Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), el Great North Museum: Hancock (GNM), de la Newcastle University (NU) y el Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). La colaboración entre las instituciones empezó con el proyecto de una exposición conjunta organizada por el MCT-PUCRS y por el GNM, financiada por el Newton Fund a través de la convocatoria Institutional Skills 2016 del British Council. Los dos museos presentaron su proyecto en la conferencia University Museum Group (UMG) de 2016 en Reino Unido, que llamó la atención de los compañeros del OUMNH. Después de la conferencia, los equipos directivos y de educación de los tres museos empezaron un diálogo que culminó en un intercambio de conocimiento y experiencias en las áreas de liderazgo, innovación y educación en museos de ciencias. Ese diálogo resultó en la primera edición del Connecting Museums en Porto Alegre, Brasil, en octubre de 2017. Participaron de la conferencia 81 profesionales, investigadores y alumnos de grado y posgrado cuyos intereses estaban relacionados a la museología, a las ciencias naturales y áreas correlacionadas. <![CDATA[Influences contexts for the development of professionals and professionalism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100085&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho parte do entendimento de que a profissionalidade e o profissionalismo dos professores não se desenvolvem de forma homogênea, mas estão condicionados a diversos elementos que fazem parte de seus contextos pessoais, formativos e profissionais. Nesse sentido, objetivamos analisar os contextos que influenciam no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Nossas análises foram subsidiadas pela perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso (ORLANDI, 2005; 2012) e do Ciclo de Políticas (BALL, 2011), e tiveram por foco relacionar elementos apontados pela literatura como sendo fundantes para o delineamento da profissionalidade e do profissionalismo dos sujeitos a partir de suas pessoalidades.<hr/>Abstract This work is based on the understanding that the professionalism and professionalism of teachers do not develop in a homogeneous way, but they are conditioned to several elements that are part of their personal, educational and professional contexts. In this sense, we aim to analyze the contexts that influence the development of professionalism and professionalism of teachers. Our analyzes were subsidized by the theoretical-methodological perspective of the discourse analysis (ORLANDI, 2005; 2012) and the Policy Cycle (BALL, 2011), and were aimed at relating elements pointed out in the literature as foundations for the delineation of the professionalism and professionalism of the subjects from their personalities.<hr/>Resumen Este trabajo parte del entendimiento de que la profesionalidad y profesionalidad de los profesores no se desarrollan de forma homogénea, sino que están condicionadas a diversos elementos que forman parte de sus contextos personales, formativos y profesionales. En este sentido, objetivamos analizar los contextos que influencian en el desarrollo de la profesionalidad y del profesionalismo de los profesores. Los análisis fueron subsidiados por la perspectiva teórico-metodológica del análisis del Discurso (ORLANDI, 2005; 2012) y del Ciclo de Políticas (BALL, 2011), y tuvieron por foco relacionar elementos apuntados por la literatura como siendo fundantes para el delineamiento de la profesionalidad y profesionalismo de los profesionales sujetos a su personalidad. <![CDATA[Do not see, hear or speak: zarus present in the teaching discourses on sexual diversity and homophobia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100096&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresentamos os resultados parciais de uma investigação acerca da diversidade sexual e da homofobia representada no discurso de 38 educadores/as, dentre diretores/as, pedagogo/as e professoras, considerados informantes-chave do processo de formação escolar. O estudo foi realizado em 13 escolas públicas de ensino médio no Norte do Paraná onde objetivamos analisar como as práticas de violência às pessoas LGBTQIA se manifestam na escola a partir do discurso desses/as agentes. Concluímos que a LGBTQIAfobia é reforçada na/pela escola através da reiteração de práticas excludentes, quando o assunto não é visto, ouvido ou falado. Tal conduta ocasiona distintos prejuízos sociais, ao retirar do ato de viver dessas pessoas o livre exercício dos modos de ser e sentir-se humano.<hr/>Abstract We present partial results of an investigation about the sexual diversity and homophobia represented in the discourse of 38 educators, among directors, pedagogues and teachers, considered key informants of the school formation process. The study was carried out in 13 public high schools in the north of Paraná where we aimed to analyze how violence practices LGBTQIA people manifest themselves in the school from the discourse of these agents. We conclude that LGBTQIAphobia is reinforced in / by the school through the reiteration of exclusionary practices, when the subject is not seen, heard or spoken. Such conduct causes different social damages, by withdrawing from the act of living of these people the free exercise of the ways of being and feeling human.<hr/>Resumen Se presentan resultados parciales de una investigación sobre la diversidad sexual y homofobia representada en el discurso de 38 educadores / as, entre directores / as, pedagogo / as y profesoras, considerados informantes clave del proceso de formación escolar. El estudio fue realizado en 13 escuelas públicas de enseñanza media en el Norte de Paraná donde objetivamos analizar cómo las prácticas de violencia las personas LGBTQIA se manifiestan en la escuela a partir del discurso de esos agentes. Concluimos que la LGBTQIAfobia es reforzada en la escuela a través de la reiteración de prácticas excluyentes, cuando el asunto no es visto, oído o hablado. Esta conducta ocasiona distintos perjuicios sociales, al retirar del acto de vivir de esas personas el libre ejercicio de los modos de ser y sentirse humano. <![CDATA[“It's close, but it's very, very far”: talking with children about spatial sense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo evidenciamos indícios de orientação espacial de crianças de cinco anos, matriculadas em uma escola municipal de educação infantil. Consideramos o que elas dizem a respeito do trajeto escola/casa/escola. Tal estudo faz parte de uma pesquisa qualitativa de doutorado em educação sobre senso espacial infantil no campo da geometria. Este texto se constituiu a partir da escuta de crianças em catorze entrevistas realizadas, das quais selecionamos questões sobre noções espaciais de perto/longe. Em Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008) encontramos suporte teórico para tratar da orientação espacial. Corsaro (2011) e Sarmento (2007) nos auxiliaram nos estudos sobre infância. Verificamos que as crianças possuem conhecimentos sobre orientação espacial e relacionam noções espaciais de perto/longe aos seus próprios pontos de referência. Concluímos que é importante considerar os usos e significados que as crianças atribuem às noções espaciais, mas também vale considerar o papel significativo da escola em pensar e problematizar junto com as crianças essa orientação espacial no ambiente escolar, no bairro e na cidade onde vivem e se locomovem.<hr/>Abstract In this article, we show evidence of spatial orientation of 5-year-old children enrolled in a municipal early childhood education school. We consider what they say about the school/home/school path. Such study is part of a qualitative doctoral research in education on children's spatial sense in the field of geometry. This text was constituted from listening to children in fourteen realized interviews, from which we selected questions about space notions about near of something (close)/far from something (far away). In Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes and Delgado (2008) we find theoretical support to deal with spatial orientation. Corsaro (2011) and Sarmento (2007) have helped us to study childhood. We have verified that children possess knowledge about spatial orientation and relate spatial notions about near of something/far from something to their own reference points. We conclude that it is important to consider the uses and meanings that children attribute to spatial notions, but it is also worth considering the significant role of school in thinking and problematizing together with the children this spatial orientation in the school environment, neighborhood and city where they live and move.<hr/>Resumen En este artículo, evidenciamos indicios de orientación espacial en niños de 5 años, matriculados en una escuela municipal de educación infantil. Consideramos lo que dicen acerca del trayecto escuela/casa/escuela. Este estudio forma parte de una investigación cualitativa de doctorado en educación sobre el sentido espacial infantil, en el campo de la geometría. Este texto se constituyó a partir de la escucha de niños en catorce entrevistas, de las cuales seleccionamos cuestiones sobre nociones espaciales de cerca/lejos. En Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes y Delgado (2008) encontramos soporte teórico para tratar de la orientación espacial. Corsaro (2011) y Sarmento (2007) nos ayudaron en los estudios sobre infancia. Verificamos que los niños poseen conocimientos sobre orientación espacial y que relacionan nociones espaciales de cerca/lejos con sus propios puntos de referencia. Concluimos que son importantes los usos y significados que los niños atribuyen a las nociones espaciales, pero también es valioso el papel significativo de la escuela para pensar y debatir, con los niños tal orientación espacial en el ámbito escolar, en el barrio y en la ciudad donde viven y se mueven. <![CDATA[Why Chile? A post-critical analysis about scalar discourses of international academic mobility]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen La movilidad académica internacional es parte de una trama de políticas de internacionalización que producen diferencia entre lo global y lo local, definiendo lo que se consideran buenas prácticas en la pedagogía y en la gestión universitarias. Está basada en imaginarios espaciales fijos acerca de la globalización, de las fronteras, de las naciones y de los movimientos. De la misma manera, fundamentada en prácticas de mercado que utilizan estrategias empresariales para clasificar y jerarquizar, la internacionalización produce lugares de excelencia y sostiene una cartografía epistemológica asimétrica. En este artículo, se identifican en la literatura enunciados lineales de escala tales como interculturalidad, inmersión, campus internacional, entre otros. Nuevas herramientas teóricas son propuestas para complejizar y profundizar tales conceptos, por las cuales se entiende que las trayectorias de los estudiantes interncionales no son estáticas.<hr/>Resumo A mobilidade acadêmica internacional é parte de uma trama de políticas de internacionalização que produzem diferença entre o global e o local, definindo o que se considera como boas práticas na pedagogia e gestão universitárias. Está baseada em imaginários espaciais fixos sobre a globalização, as fronteiras, as nações e os movimentos. Da mesma forma, fundamentada em práticas de mercado que utilizam estratégias corporativas para classificar e hierarquizar, a internacionalização produz lugares de excelência e sustenta uma cartografia epistemológica assimétrica. Neste artigo, se identificam na literatura enunciados lineais de escala, tais como interculturalidade, imersão, campus internacional, entre outros. Novas ferramentas teóricas são propostas para complexificar e aprofundar tais conceitos, pelas quais se entende que as trajetórias dos estudantes não são estáticas.<hr/>Abstract International academic mobility is part of a web of internationalization policies that produce a difference between global and local scales, defining what is considered good practice in terms of pedagogy and university management. It based on fixed spatial imaginaries about globalization, borders, nations and movement. In the same way, corroborated by market practices, which use corporate strategies to classify and hierarchize, internationalization produces places of excellence and supports an asymmetrical epistemological cartography. This article aims to investigate lineal scale enunciations in the literature, such as interculturality, immersion, international campus, among others. New theoretical tools are proposed to complex and deepen such concepts, promoting the understanding of international student's path as non-static. <![CDATA[The student-worker's view of evasion and permanence in technical education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas causas sobre a evasão e a permanência escolar na educação sob o olhar do aluno-trabalhador que participa dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP, campus de Santana. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa embasada no materialismo histórico dialético e nos dados tratados com os procedimentos de análise de conteúdo. As análises das entrevistas foram divididas em três partes: perspectiva de entrada no curso; variáveis determinantes para evasão, permanência do aluno-trabalhador do IFAP/STN e expectativa e percepções pós-conclusão do curso. As variáveis mais importantes que apareceram em nossa pesquisa, causadoras da permanência e da evasão do aluno-trabalhador foram: trabalho; família; infraestrutura da escola; convivência; práticas pedagógicas e estágio.<hr/>Abstract In this article, it was aimed at bringing to the debate causes about school dropout and permanence in education under the student-worker's view that participates in the technical courses subsequent to High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá / IFAP – Campus in Santana. As methodology, the qualitative research based on dialectical historical materialism and the data treated by the procedures of analysis of contents. The analyses of interview were divided into three parts, perspective of admission in the course; determinant variables for evasion; permanence of the student-worker of the IFAP / STN and post-course conclusion expectation and perception. The most cited variables that are present in our research are the cause of permanence and evasion of the student-worker, they are job; family; school infra-structure; acquaintance; pedagogical practice and internship.<hr/>Resumen En este artículo, se objetivó traer para el debate algunas causas sobre evasión y la permanencia escolar en la educación bajo la mirada del alumno-trabajador que participa de los cursos técnicos subsecuentes a la enseñanza media del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Amapá / IFAP, Campus de Santana. Como metodología, la investigación cualitativa, basada en el materialismo histórico dialéctico y los datos tratados con los procedimientos de análisis de contenido. Los análisis de las entrevistas, dividimos en tres partes: perspectiva de entrada en el curso; variables determinantes para la evasión y permanencia del alumno-trabajador del IFAP / STN y, expectativa y percepciones posteriores a la conclusión del curso. Las variables más importantes, que aparecen en nuestra investigación las cuales son causantes de la permanencia y de la evasión del alumno-trabajador son: trabajo; familia; infraestructura de la escuela; convivencia; prácticas pedagógicas y prácticas. <![CDATA[The status of public and democratic good in national assessments]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100138&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é resultado de uma elaboração teórico-crítica e tem o objetivo de analisar os dois principais instrumentos de avaliação da educação brasileira: o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no tocante a princípios que privilegiem a participação democrática e com status de bem público. Como resultado depreende-se que, embora se busque a participação de diferentes atores da instituição no intuito de melhorias para o estabelecimento educacional, ainda é forte a presença de conceitos mercadológicos nas avaliações institucionais que silenciam e não retratam a qualidade da educação ofertada pela instituição.<hr/>Abstract This article is the result of a critical theoretical elaboration and aims to analyze the two main evaluation instruments of Brazilian education: the Basic Education Assessment System and the National System for the Evaluation of Higher Education in relation to principles that favor participation Democratic and with public good status. As a result, it is understood that although the participation of different actors of the institution is sought in the search for improvements to the educational establishment, the presence of marketing concepts is still strong in the institutional evaluations that silence and do not portray the quality of the education offered by the institution.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una crítica a la elaboración teórica y tiene como objetivo analizar los dos principales instrumentos de evaluación de la educación brasileña: el Sistema Básico de Evaluación de la Educación, y el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior en relación con los principios que hacen hincapié en la participación buen estado democrático y público. Como resultado de ello se desprende que si bien se busca la participación de los diferentes actores de la institución en la búsqueda de mejoras en el centro de enseñanza, es todavía fuerte presencia de conceptos de marketing en las evaluaciones institucionales que el silencio y no reflejan la calidad de la educación ofrecida por la institución. <![CDATA[The educational dimension of non-school education: does this debate make sense?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822019000100150&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.<hr/>Abstract This article deals with a theoretical discussion that addresses the educational dimension of non - school education practices, especially those developed in socio - educational programs and projects. Based on the recognition that such practices have their pedagogical dimension and their expertise virtually known, it endeavors to theorize about the field, admitting, a priori, the existence of a specifically educational dimension of non-school education. The reference is the theoretical postulations of Boavida and Amado (2006). The text is conclued by presenting arguments whose original elaboration intends to bring new elements to the debate in the scope of educational theories, contributing to the advance of scientific knowledge.<hr/>Resumen Se trata de um artículo de discusión teórica que aborda la dimensión educativa de prácticas de educación no escolar, especialmente aquellas desarrolladas en programas y proyectos socioeducativos. A partir del reconocimiento que tales prácticas tienen su dimensión pedagógica y sus modos de saber hacer relativamente conocidos, se esfuerzan en teorizar sobre el campo, admitiendo a priori la existencia de una dimensión específicamente educativa de la educación no escolar, tomando como referencia las postulaciones teóricas de Boavida y Amado (2006). El texto encierra presentando argumentos cuya elaboración original pretende traer nuevos elementos al debate en el ámbito de las teorías educativas, contribuyendo al avance del conocimiento científico.