Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220200001&lang=pt vol. 43 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Intervenção Precoce na Infância centrada na família: práticas e pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Bebês com deficiência no Brasil: um olhar a partir dos programas governamentais e das pesquisas nacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo objetivou mapear os programas governamentais e a produção científica brasileira sobre as políticas públicas de inclusão nos três primeiros anos de vida de bebês com deficiência. O levantamento dos programas ocorreu através dos sites dos Ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, já da produção científica, por meio de uma revisão de teses, dissertações e artigos. Concluiu-se que tanto os programas quanto a literatura direcionam pouca atenção específica à criança de zero a três anos com deficiência. A Assistência Social mostrou-se como o setor que mais tem investido na proposição de programas para esse público, já a Educação, aquele que mais tem publicado estudos no campo, predominantemente sobre políticas de inclusão escolar. Ressalta-se a urgência da proposição e da avaliação de políticas públicas intersetoriais para essa população, que visem a inclusão de forma mais abrangente, proporcionando bases favoráveis para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena.<hr/>Abstract: This study aimed to map Brazilian government programs and scientific production on public inclusion policies in the first three years of life. The survey of the programs took place through the websites of the Ministries of Education, Health and Social Development, in turn scientific production through a review of theses, dissertations and articles. We concluded that both programs and literature direct little specific attention to children from zero to three years old with disabilities. Social Assistance seems to be the sector that has invested the most in proposing programs for this public, while Education has published the most studies in the field, predominantly on school inclusion policies. It is emphasized the urgency of proposing and evaluating intersectoral public policies for this population, which aim the inclusion more broadly, providing favorable bases for the development of infants and young children.<hr/>Resumen: Este estudio buscó mapear los programas gubernamentales y la producción científica brasileña en políticas de inclusión pública en los primeros tres años de vida. La encuesta de los programas se realizó a través de los sitios web de los Ministerios de Educación, Salud y Desarrollo Social, y la producción científica a través de una revisión de tesis, disertaciones y artículos. Se concluye que tanto los programas como la literatura prestan poca atención específica a los niños con discapacidades de cero a tres años. La Asistencia Social demostró ser el sector que más ha invertido en proponer programas para este público, mientras que Educación ha publicado la mayoría de los estudios en el campo, principalmente en políticas de inclusión escolar. Hacemos hincapié en la urgencia de proponer y evaluar políticas públicas intersectoriales para esta población, cuyo objetivo es incluir de manera más amplia, proporcionando bases favorables para el desarrollo de bebés y niños pequeños. <![CDATA[“Eu senti-me só”: a importância do apoio social para a intervenção Precoce]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: When adopting an ecological perspective of Early Intervention (EI), social support became a key concept for understanding families and ways of coping with a child who is at-risk or have been diagnosed with Special Educational Needs. Research findings demonstrate that social support, personal well-being, parenting interactional styles, and child development are both conceptually and empirically related, and that variation in child development is attributable to social support and well-being more so than to family Social Economic Status. Social supports play an essential role when planning intervention with young children and their families. This article will provide an evidence based review of the concept and its importance in Early Intervention and it will present a case study to illustrate and operationalize the ideas discussed in the article.<hr/>Resumo: Adotando uma perspetiva ecológica de Intervenção Precoce (IP), o apoio social tornou-se um conceito-chave para entender as famílias e formas de lidar com uma criança em risco ou com Necessidades Educacionais Especiais. Os resultados da investigação demonstram que o apoio social, o bem-estar pessoal, os estilos de interação dos pais e o desenvolvimento infantil estão conceitualmente e empiricamente relacionados, e que as mudanças no desenvolvimento infantil se atribuem mais ao apoio social e ao bem-estar, da família do que ao seu estatuto sócio económico. Os apoios sociais desempenham um papel essencial no planeamento da intervenção com crianças pequenas e suas famílias. Este artigo fornecerá uma revisão baseada em evidências do conceito e sua importância na IP e apresentará um estudo de caso para ilustrar e operacionalizar as ideias discutidas no artigo.<hr/>Resumen: Al adoptar una perspectiva ecológica de Atención Temprana (AT), el apoyo social se ha convertido en un concepto clave para comprender a las familias y las formas de tratar con un niño en riesgo o con necesidades educativas especiales. Los resultados de la investigación muestran que el apoyo social, el bienestar personal, los estilos parentales y el desarrollo infantil están relacionados conceptual y empíricamente, y que los cambios en el desarrollo infantil son más atribuibles al apoyo social y al bienestar, de la familia que a su estatus socioeconómico. El apoyo social juega un papel esencial en la planificación de la intervención con niños pequeños y sus familias. Este artículo proporcionará una revisión basada en evidencia del concepto y su importancia en AT y presentará un estudio de caso para ilustrar y poner en práctica las ideas discutidas en el artículo. <![CDATA[Filtros Mentais, coaching e Intervenção Precoce centrada na família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El profesional de Atención Temprana que implementa unas Prácticas Centradas en la Familia, lo hace convencido de los buenos resultados de estas prácticas. De ello dejan evidencia tanto estudios originales como trabajos de revisión sistemática y meta-análisis. Ahora bien, el profesional siempre presenta dudas en torno a su propia práctica y a su capacidad para alcanzar el nivel de implicación que quiere de las familias. Entender la interpretación del adulto sobre su realidad y sus competencias, ayuda al profesional a ponerse en el lugar de las familias, para conseguir su implicación desde su perspectiva y lenguaje propios. En este artículo abordaremos la identificación y comprensión de los filtros del adulto. Esto se hará dentro de unas estrategias de coaching adaptadas a las necesidades de la Atención Temprana, que será de especial utilidad para favorecer la reflexión en las familias.<hr/>Resumo: O profissional de Intervenção Precoce que implementa práticas centradas na família o faz convencido dos bons resultados dessas práticas. Para tanto, busca evidências tanto em estudos originais, quanto em revisões sistemáticas e de meta-análise. No entanto, o profissional sempre apresenta dúvidas sobre sua própria prática e sua capacidade de atingir o nível de envolvimento que deseja das famílias. Compreender a interpretação que o adulto faz sobre sua realidade e suas competências ajuda o profissional a se colocar no lugar da família, de modo a conseguir seu envolvimento a partir de sua própria perspectiva e linguagem. Neste artigo, abordaremos a identificação e o entendimento dos filtros do adulto. Isso será feito dentro de estratégias de treinamento adaptadas às necessidades da Intervenção Precoce, que serão especialmente úteis para incentivar a reflexão nas famílias.<hr/>Abstract: The Early Intervention professional who implements Family-Centered Practices, does it convinced of the good outcomes one can obtain as result of using these practices. This is evidenced-based either through original studies and systematic review as well as meta-analysis. However, the professional always has doubts about his own practice and his ability to reach the level of involvement he wants from families. Understanding the adult’s interpretation of his reality and his competences, helps the professional to put himself in the place of the families, to get their involvement from their own perspective and language. In this paper we will address the identification and understanding of adult filters. This will be done within coaching strategies adapted to the needs of Early Intervention, which will be especially useful to encourage reflection in the families. <![CDATA[A Competência Emocional em Intervenção Precoce: Perspectivas dos pais e dos profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Se considera que educar en emociones es una tarea fundamental, que deben asumir los padres y profesionales, ya que el desarrollo de su competencia, permite mejorar otros aspectos de su vida. En los últimos años, la investigación en el campo de las emociones ha aumentado, sin embargo, en el área de intervención temprana y educación especial hay pocos estudios específicos. Esta investigación, realizada a través de grupos focales, busca identificar la importancia que tanto los padres como los profesionales le dan a las competencias emocionales y sus implicaciones para el desarrollo del niño. Los resultados sugieren que los profesionales y padres creen manejar los aspectos emocionales, sin embargo, su manejo es sólo en algunas categorías y de forma empírica, basándose en su experiencia personal. Queda clara la necesidad de formación en el tema y la realización de un seguimiento del estado emocional de niños, padres y profesionales.<hr/>Summary: It is considered that educating in emotions is a fundamental task, which should be assumed by parents and professionals, since the development of their competence, allows to enhance other aspects of their life. In recent years, research in the field of emotions has increased, however, in the area of early intervention and special education there are few specific studies. This research, carried out through focus groups, looks to identify the importance that both parents and professionals give to emotional competences and their implications for the child’s development. The results suggest that professionals and parents believe they handle emotional aspects, however, their management is only in some categories and empirically, based on their personal experience. The need for training in the subject and the monitoring of the emotional state of children, parents and professionals is clear.<hr/>Resumo: Considera-se que educar as emoções é uma tarefa fundamental que deve ser assumida por pais e profissionais, pois o desenvolvimento de sua competência permite aprimorar outros aspectos de sua vida. Nos últimos anos, as investigações neste campo aumentaram, contudo, existem poucos estudos específicos na área de intervenção precoce e educação especial. Esta pesquisa, realizada por meio de grupos focais, procura identificar a importância que os pais e profissionais atribuem às competências emocionais e suas implicações no desenvolvimento da criança. Os resultados sugerem que os profissionais e os pais acreditam que gerem os aspectos emocionais; no entanto, a sua gestão é apenas em algumas categorias e de forma empírica, com base na sua experiência pessoal. Ficou clara a necessidade de formação neste assunto e a monitorização do estado emocional de crianças, pais e profissionais em futuros estudos. <![CDATA[Rumo à implementação de um modelo de intervenção precoce por uma Organização Paraguaia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Implementation science has been developed to help understand why evidence-based practices are not adopted as rapidly as they might. We describe here the process a rehabilitation center in Paraguay is undergoing to transform itself into a state-of-the-art early intervention program. We describe the organization and its contextual strengths and barriers, the model it chose to implement, and the implementation procedures it has attempted. The implications for model fidelity are highlighted, as this organization needed to make adaptations to the model as designed, to fit the particular context of its mission and the Paraguayan culture. Features of the Routines-Based Model are described.<hr/>Resumo: A ciência da implementação foi desenvolvida para ajudar a entender as razões que levam a que as práticas baseadas na evidência não sejam adotadas pelos profissionais tão rapidamente quanto deveriam ser. Descrevemos aqui o processo de transformação que um centro de reabilitação no Paraguai está a passar se tornar num programa de intervenção precoce de última geração. Descrevemos a sua organização, os seus pontos fortes e as barreiras contextuais, o modelo que escolheu implementar e os procedimentos de implementação que utilizou. As implicações para a fidelidade do modelo são destacadas, pois a organização necessitava fazer adaptações ao modelo conforme previsto, para se ajustar ao contexto específico da sua missão e da cultura paraguaia. São descritas as características do modelo baseado nas rotinas.<hr/>Resumen: La ciencia de la implementación se ha desarrollado para ayudar a comprender por qué las prácticas basadas en la evidencia no se adoptan tan rápidamente como deberían. Describimos aquí el proceso que está experimentando un centro de rehabilitación en Paraguay para transformarse en un programa de atención temprana de vanguardia. Describimos la organización y sus fortalezas y barreras contextuales, el modelo que eligió implementar y los procedimientos de implementación que ha intentado. Se destacan las implicaciones para la fidelidad del modelo, ya que esta organización necesitaba hacer adaptaciones al modelo tal como fue diseñado, para adaptarse al contexto particular de su misión y la cultura paraguaya. Se describen las características del Modelo Basado en Rutinas. <![CDATA[Você pode me ouvir? - Acessando a voz da criança com Autismo e seus pais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The aim of this paper is to access the voices of children with Autism Spectrum Disorders and their parents. This paper engages with philosophical conceptual frameworks exploring concepts of movement and engagement in eliciting child and parent voice. Qualitative, longitudinal case studies were conducted. Semi-structured interviews [n=83] were conducted with stakeholders including parents. Children with and without the label of Autism engaged in interventions drawing on the Creative Arts. Living autoethnography was considered a methodological tenet, establishing connectivity between life and research, self and others, providing a window through which the internal world of the parent was interpreted and understood. This research enabled children and parents to explore their worlds and deliberate on areas that affected their lives. The potential value for using the Creative Arts as a means of engaging children with Autism is discussed. Implications relating to movement [literal and metaphoric] and engagement are explored.<hr/>Resumo: O objetivo deste artigo é acessar as vozes de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus pais. Este artigo aborda estruturas conceituais filosóficas que exploram conceitos de movimento e engajamento como forma de dar voz a crianças e pais. Estudos de caso qualitativos e longitudinais foram conduzidos. Entrevistas semiestruturadas [n = 83] foram realizadas com as partes interessadas, incluindo os pais. Crianças com e sem o diagnóstico de TEA envolveram-se em intervenções baseadas nas Artes Criativas. A autoetnografia viva foi considerada um princípio metodológico, estabelecendo conectividade entre a vida e a pesquisa, o eu e os outros, fornecendo uma janela através da qual o mundo interno dos pais foi interpretado e compreendido. Esta pesquisa permitiu que crianças e pais explorassem seus mundos e deliberassem sobre as áreas que afetaram suas vidas. O valor potencial do uso das Artes Criativas como meio de envolver as crianças com Autismo é discutido. Implicações relacionadas ao movimento [literal e metafórico] e engajamento são exploradas.<hr/>Resumen: El propósito de este artículo es acceder a las voces de los niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y sus padres. Este artículo aborda los marcos conceptuales filosóficos que exploran conceptos de movimiento y compromiso como una forma de dar voz a los niños y los padres. Se realizaron estudios de casos cualitativos y longitudinales. Se realizaron entrevistas semiestructuradas [n = 83] con las partes interesadas, incluidos los padres. Los niños con y sin diagnóstico de TEA participaron en intervenciones basadas en Creative Arts. La autoetnografía viva fue considerada un principio metodológico, estableciendo la conectividad entre la vida y la investigación, uno mismo y los demás, proporcionando una ventana a través de la cual se interpretaba y entendía el mundo interior de los padres. Esta investigación permitió a niños y padres explorar sus mundos y deliberar sobre las áreas que afectaron sus vidas. Se discute el valor potencial de usar Creative Arts como un medio para involucrar a los niños con Autismo. Se exploran las implicaciones relacionadas con el movimiento [literal y metafórico] y el compromiso. <![CDATA[Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao termo “ética” durante o processo de desenvolvimento do Index para a Inclusão em uma Escola de Governo, instituição pública que promove a formação e o aperfeiçoamento de agentes públicos. Para tanto, foram analisados dados coletados durante a pesquisa “Desenvolvendo e adaptando o Index para a Inclusão em uma Escola de Governo no Brasil”, que teve por objetivo promover um processo de autorreflexão dentro da Escola e, a partir disso, propor ações que pudessem provocar transformações referentes ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão institucionais. Os dados foram analisados a partir da Perspectiva Omnilética e da Teoria da Argumentação. Os resultados apontaram que os sentidos atribuídos ao termo perpassaram pelas ideias de ética como um valor “copiado”; ética e inclusão: sinônimos ou à parte? e ética e sua relação com transparência.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to understand the meanings attributed to the term “ethics” during the process of developing the Index for Inclusion in a School of Accounts, a public institution that promotes the training and improvement of public agents. For that, data were selected during the research “Developing and adapting the Index for Inclusion in a Government School in Brazil”, which aimed to promote a process of self-reflection within the School and, from this, to propose actions that could promote changes to the development of institutional inclusion cultures, policies and practices. The data was analyzed from the Omnilectical perspective and the Theory of Argumentation. The results pointed to the following meanings attributed to ethics: as a “copied” value; ethics and inclusion: synonyms or apart? and ethics and its relationship with transparency.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene por objetivo comprender los sentidos atribuidos al término “ética” durante el proceso de desarrollo del Index para la Inclusión en una Escuela de Gobierno, institución pública que promueve la formación y el perfeccionamiento de agentes públicos. Para ello, se analizaron datos recogidos durante la investigación “Élaboration et adaptation de l’indice d’inclusion dans une école de gouvernement au Brésil”, que tuvo por objetivo promover un proceso de autorreflexión dentro de la Escuela y, a partir de eso, proponer acciones que pudieran provocar transformaciones referentes al desarrollo de culturas, políticas y prácticas de inclusión institucionales. Los datos fueron analizados a partir de la perspectiva Omnilética y de la Teoría de la Argumentación. Los resultados apuntaron que los sentidos atribuidos al término pasaron por las ideas de ética como un valor “copiado”; ética e inclusión: sinónimos o aparte? y la ética y su relación con la transparencia. <![CDATA[História da educação de surdos e do ensino de matemática no contexto brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo apresenta um panorama histórico da educação de surdos e do ensino da matemática no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa até o contexto atual, passando pelas diversas formas de ver a matemática no campo educacional e pelas diferentes abordagens já utilizadas na educação de surdos. Apresenta ainda um paralelo temporal entre as trajetórias da educação matemática e da educação de surdos para, assim, refletirmos sobre os equívocos e os avanços alcançados. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma análise bibliográfica, para então apresentar, em ordem cronológica, diversas alterações sofridas através do tempo que nos trouxeram até este momento da educação de surdos e da educação matemática, momento marcado, principalmente, pelas recentes políticas públicas que surgiram desde o fim do século XX e que referem-se à surdez, à Língua Brasileira de Sinais - Libras - e ao ensino de matemática.<hr/>Abstract: This paper presents a historical overview of the deaf education and the mathematics teaching in Brazil since the Portuguese colonization to the current context, through the different ways of seeing mathematics in the educational field and the different approaches already used in the deaf education. It also presents a temporal parallel between the trajectories of mathematics education and the deaf education so as to reflect on the misunderstandings and the advances made. In order to achieve this objective, a bibliographical analysis was carried out, in order to present, in chronological order, several changes suffered through the time that have brought us up to this point in the deaf education and mathematics education, a moment marked, mainly, by the recent public policies that arose since the end of the 20th century and refer to deafness, to the Brazilian Language of Signals - Libras - and to the mathematics teaching.<hr/>Resumen: Este estudio presenta un panorama histórico de la educación de sordos y de la enseñanza de las matemáticas en Brasil desde los tiempos de la colonización portuguesa hasta el contexto actual, mirando diversas maneras de ver las matemáticas en el campo educacional y por los diferentes abordajes ya utilizados en la educación de sordos. Presenta aún un paralelo temporal entre las trayectorias de la educación matemática y de la educación de sordos para, así, reflexionar sobre los equívocos y los avances logrados. Para lograr ese objetivo hemos realizado un análisis bibliográfico para, entonces, presentar en orden cronológica, diversos cambios ocurridos a través del tiempo que nos trajeran hasta este momento de la educación de sordos y de la educación matemática, momento marcado, principalmente, por las recientes políticas públicas que surgieron desde los fines del siglo XX y que se refieren a la sordez, a la Lengua Brasileña de Señales - Libras - y a la enseñanza de las matemáticas. <![CDATA[A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A formação inicial do professor se configura como um dos momentos mais relevantes do desenvolvimento profissional, e se torna inquietante o esvaziamento e a desqualificação que essa etapa da profissionalização docente tem sofrido nos últimos tempos em virtude das disposições neoliberais. No campo da Educação Especial, a situação se agrava ainda mais dada a escassez de cursos de formação inicial, associada a uma política de formação continuada e na modalidade a distância. O presente estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, visou investigar a importância da formação inicial em Educação Especial, na perspectiva de egressos. Os resultados indicam que a formação inicial específica na área parece favorecer a construção da identidade e a profissionalização desde o momento em que os jovens entram na universidade, sendo que isso se fortalece na medida em que eles avançam no curso. Além disso, o curso parece favorecer atitudes positivas em relação à inclusão e a diminuição de preconceitos.<hr/>Abstract: The initial training of the teacher manifests itself as one of the most relevant moments of the professional development and the emptying and the disqualification that this stage of the teaching professionalization has suffered in recent times due to neoliberal provisions has become unsettling. In the Special Education’s field, the situation is even worse given the lack of initial training courses associated with a policy of continuing training and remotely. The present study of qualitative nature of the exploratory type aimed to investigate the importance of the initial training in Special Education Degree from the perspective of graduates. The results indicate that the specific initial training in the area seems to promote identity construction and professionalization since the moment the young people enter the university and this is strengthened as they advance in the course. In addition, the course seems to encourage positive attitudes related to the inclusion and the lessening of prejudice.<hr/>Resumen: La formación inicial del profesor se configura como uno de los momentos más relevantes del proceso de profesionalización, y se vuelve inquietante el vaciamiento y la descalificación que esta etapa de la profesionalización docente ha sufrido en los últimos tiempos en virtud de las disposiciones neoliberales. En el campo de la Educación Especial, la situación se agrava aún más dada la escasez de cursos de formación inicial, asociada a una política de formación continuada en la modalidad a distancia. El presente estudio de naturaleza cualitativa del tipo exploratorio, pretendía investigar la importancia de la formación inicial en Educación Especial, en la perspectiva de egresados. Los resultados indican que la formación inicial específica en el área parece favorecer la construcción de la identidad y la profesionalización desde el momento en que los jóvenes entran en la universidad, y eso se fortalece a medida que avanzan en el curso. Además, el curso parece alentar actitudes positivas relacionadas con la inclusión y la disminución de los prejuicios. <![CDATA[Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.<hr/>Abstract: Research on teacher education has gained special relevance nowadays. The biennium of 2016 and 2017 brought intense social mobilizations around the project of society that we want and its democratic model that today is suffering a severe setback. These are movements that necessarily impact the educational field. To think, therefore, the teacher training, inevitably implies taking into account the forces and pressures that this field is facing and in which, it seems, will continue to suffer. In this sense, it is worth reaffirming with our research and actions which teacher we intend to train. Different from the standardized perspectives that aim to create unique models of action, such as the booklet learnship culture, we intend to discuss conceptions of teacher education that consider the subjects as authors of their formative processes, highlighting the constitutive power of Aesthetic Education and studies focused on narrative and / or life-history and (auto) biographical research.<hr/>Resumen: La investigación sobre la formación docente ha adquirido especial relevancia actualmente. El bienio de 2016 y 2017 trajo intensas movilizaciones sociales en torno al proyecto de sociedad que queremos y su modelo democrático que hoy está sufriendo un grave revés. Estos son movimientos que necesariamente impactan el campo educativo. Pensar, por lo tanto, la formación de maestros, inevitablemente implica tomar en cuenta las fuerzas y presiones que este campo está viviendo y que, al parecer, continuará sufriendo. En este sentido, es fructífero reafirmar con nuestra investigación y acciones qué maestro pretendemos capacitar. A diferencia de las perspectivas estandarizadas que apuntan a crear modelos únicos de acción, como lo sistema de ensino de libros texto, pretendemos discutir las concepciones de la formación docente que consideran a los sujetos como autores de sus procesos formativos, destacando el poder constitutivo de la educación estética y de los estudios centrados en investigación narrativa y / o de historias de vida y (auto) biográfica. <![CDATA[O cultivo da singularidade como desafio para a formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Todo processo de formação humana está ancorado em pressupostos metafísicos que envolvem uma certa concepção de “humano” e de “subjetividade” as quais, em geral, inquestionadas, perpassam as diretrizes, parâmetros, currículos, métodos e “correntes” pedagógicas. Nosso objetivo neste artigo será colocar em questão algumas concepções cristalizadas de “humano”, “subjetividade” e “identidade”, a fim de recolocar o processo de formação humana como problema e como desafio - e um desafio que não mais se resuma à aplicação de um método pré-definido cuja finalidade seja a realização de um ideal de humanidade e subjetividade previamente estabelecido. Para isso, recorreremos aos conceitos de “cultura” e “singularidade” na obra de Nietzsche, bem como à concepção de “subjetividade” que implicam.<hr/>Abstract: Every human formation process is based on metaphysical assumptions that involve a conception of “human” and “subjectivity” which, in general, unquestioned, pass through the guidelines, parameters, curriculums, methods and pedagogical “currents”. Our aim in this paper is to question some crystallized conceptions of “humanity”, “subjectivity” and “identity”, in order to rethink the human formation process as something problematic and defiant - a challenge that no longer comes down to the application of a pre-established method which goal is the achievement of some ideal of humanity and subjectivity. For this, we will use the concepts of “culture” and “singularity” as they appear in Nietzsche’s works, trying to explore the concept of subjectivity they imply.<hr/>Resumen: Todo proceso de formación humana está anclado en supuestos metafísicos que involucran una cierta concepción de “humano” y de “subjetividad” que, en general, incuestionables, pasan por las directrices, parámetros, currículos, métodos y “corrientes” pedagógicas. Nuestro objetivo en este artículo será poner en cuestión algunas concepciones cristalizadas de “humano”, “subjetividad” e “identidad”, a fin de recolocar el proceso de formación humana como problema y como desafío - y un desafío que ya no se resuelve a la aplicación de un método predefinido cuya finalidad sea la realización de un ideal de humanidad y subjetividad previamente establecido. Para ello, recurriremos a los conceptos de “cultura” y “singularidad” en la obra de Nietzsche, así como a la concepción de “subjetividad” que implican. <![CDATA[Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios da carreira docente universitária apontados por professores formadores. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário com trinta e seis (36) professores que lecionam em cursos de licenciatura de uma universidade estadual do Paraná. Contou-se com a análise textual discursiva e os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos formadores estão relacionados à preparação dos alunos para a graduação; condições profissionais e políticas públicas. A pesquisa também evidenciou que há muitas contradições no que tange ao papel que se almeja das instituições de ensino superior e o que realmente desempenham.<hr/>Abstract: The aim of the research is to identify the challenges of the university teaching career pointed out by teacher trainers. The approach is qualitative and the data was collected through the means of a questionnaire with thirty-six (36) teachers who teach in undergraduate courses at a state university in Paraná. The discursive textual analysis was counted and the results show that the main challenges faced by the trainers are related to the students’ preparation for graduation; professional conditions and public policies. The research also showed that there are many contradictions regarding the role of higher education institutions and what they really play.<hr/>Resumen: La investigación tiene como objetivo identificar los desafíos de la carrera docente universitaria apuntados por profesores formadores. El enfoque es cualitativo y los datos fueron recolectados por medio de cuestionario con treinta y seis (36) profesores que enseñan en cursos de licenciatura de una universidad del estado de Paraná. Se contó con el análisis textual discursivo y los resultados apuntan que los principales desafíos enfrentados por los formadores están relacionados a la preparación de los alumnos para la graduación; condiciones profesionales y políticas públicas. La investigación también evidenció que hay muchas contradicciones en lo que se refiere al papel que se anhela para las instituciones de enseñanza superior y lo que realmente desempeñan. <![CDATA[Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e de enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório n.º 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.<hr/>Abstract: This research aims at discussing the knowledge of teacher education carried out by the Center for Teacher Training (CECAPRO), of the Department of Education and Culture (SEDEC), in the city of João Pessoa. Based on the concepts of discourse and utterance formulated by Michel Foucault (2008) and of field diary research in René Lourau (1993), is taken as analyzer the Bidding Process nº 007663, of 2009. The analyzes focus on the emergence of teacher professionalization, the areas of follow-up of the teacher’s performance in elementary school and the profile of the teacher trainer. It is concluded that teachers in training, enrolled in the prescription of pedagogical know-how, now occupy, in the sayings of the Bidding Process, specific places and to dispute certain speeches, allegedly accepted as neutral and true.<hr/>Resumen: Esta investigación busca discutir los saberes de la formación continuada de profesores realizada por el Centro de Capacitación de Profesores (CECAPRO), de la Secretaría de Educación y Cultura (SEDEC), de la Ciudad de João Pessoa. Con base en los conceptos de discurso y enunciado formulados por Michel Foucault (2008) y de diario de investigación de campo en René Lourau (1993), se toma como analizador el Proceso Licitatorio nº 007663/2009. Los análisis enfocan la emergencia de la profesionalización docente, las áreas de seguimiento de actuación del profesor en la enseñanza fundamental y el perfil del profesor formador. Se concluye que los profesores en formación, inscritos en la prescripción del saber hacer pedagógico, pasan a ocupar, en los dichos del Proceso Licitatorio, lugares específicos ya disputar determinados discursos, supuestamente aceptados como neutros y verdaderos. <![CDATA[Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho examina como a análise textual discursiva pode ser caracterizada nas discussões epistemológicas associadas à possibilidade do conhecimento. Sinaliza-se que há pressupostos teóricos na análise textual discursiva, na qualidade de um procedimento analítico, que a distanciam de uma perspectiva relativista. Por conseguinte, averigua-se a necessidade de as pesquisas em Educação em Ciências, em particular, e em Educação, em geral, que adotam esse procedimento analítico, apoiarem-se em interlocutores teóricos que se afastem igualmente do relativismo. Essa defesa é coerente com a ideia de reconhecer a análise textual discursiva como um procedimento analítico, mas sem reduzi-lo a um puro conjunto de passos a serem seguidos na análise de informações qualitativas.<hr/>Abstract: This paper examines how the discursive textual analysis can be characterized in epistemological discussions associated with the possibility of knowledge. It indicates that there are theoretical assumptions in the discursive textual analysis, in the quality of an analysis method, that distances itself of a relativistic perspective. Therefore, this ascertains the need for research on Scientific Education, in particular, and research in Education in general, which adopt this method, support in theoretical interlocutors that depart also of relativism. This defense is consistent with the idea of recognizing the discursive textual analysis as an analytical method, but without reducing it to a pure set of steps to be followed in the analysis of qualitative information.<hr/>Resumen: Este trabajo examina cómo el análisis textual discursivo puede ser caracterizado en las discusiones epistemológicas asociadas a la posibilidad del conocimiento. Se señala que hay presupuestos teóricos en el análisis textual discursivo, en la cualidad de un procedimiento analítico, que lo distancian de una perspectiva relativista. Se averigua, por lo tanto, la necesidad de que las investigaciones en Educación en Ciencias, en particular, y en Educación, en general, que adoptan ese procedimiento analítico, se apoyen en interlocutores teóricos que se alejan igualmente del relativismo. Esta apelación es coherente con la idea de reconocer el análisis textual discursivo como un procedimiento analítico, pero sin reducir éste a un mero conjunto de pasos a ser seguidos en el análisis de informaciones cualitativas. <![CDATA[Ser criança indígena terena no espaço da cidade: cultura, escola e brincadeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com o objetivo de apresentar as crianças indígenas Terena de duas aldeias indígenas urbanas da cidade de Campo Grande/MS, mostrando os lugares por onde circulam, as culturas que produzem e ressignificam, as brincadeiras que realizam, os conflitos e as tensões no espaço urbano (aldeias urbanas e escola), o artigo que parte das experiências de pesquisas dos autores, elabora reflexões em uma temática que ainda desperta pouco interesse, apesar de nos últimos anos se verificar um crescimento tímido sobre produções desse outro espaço de vivência de criança indígenas. Nesse sentido, o estudo que está marcado pelo pensamento de autores que se situam na convergência entre os estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos estudos de Cultura, pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.<hr/>Abstract: This paper aims to present the Terena indigenous children from two urban villages of Campo Grande / MS, showing the places where they circulate, the cultures they produce and resignify, the games they play, the conflicts and tensions in the urban area (urban villages and schools). The present paper starts from the experiences researches by the authors, still elaborates reflections in a theme that arouses little interest, although in the last years there is a small growth, about productions of this other space of experience of indigenous children. In this sense, the study that is marked by the thought of authors who locate in the convergence between the studies of Child Anthropology, postcolonial theories and culture studies, aims to create visibility for future debates involving a theme, still seen as marginalized, subordinate and silenced in the academic field.<hr/>Resumen: Para presentar a los niños indígenas Terena de dos pueblos indígenas urbanos en la ciudad de Campo Grande / MS, mostrando los lugares donde circulan, las culturas que producen y resignifican, los juegos que juegan, los conflictos y las tensiones en el espacio urbano (pueblos áreas urbanas y escuela), el artículo que parte de las experiencias de investigación de los autores, elabora reflexiones sobre un tema que aún despierta poco interés, aunque en los últimos años ha habido un crecimiento aún tímido en las producciones de este otro espacio de experiencia de niños indígenas. En este sentido, el estudio que está marcado por el pensamiento de los autores que se ubican en la convergencia entre los estudios de Antropología Infantil, las teorías poscoloniales y los estudios culturales, tiene como objetivo crear visibilidad para futuros debates que involucren un tema, aún visto como marginado, subordinado y silenciado en el espacio de la academia. <![CDATA[A complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em intervenção precoce]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estudo teve por objetivo analisar a convergência entre pais e profissionais relativamente à avaliação da área da interação social em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre três e seis anos, apoiadas pelo sistema de intervenção precoce em Portugal. A metodologia é de natureza quantitativa correlacional e a amostra foi constituída por 128 crianças com TEA. Os resultados concluem que os pais avaliam mais positivamente a dimensão da interação social comparativamente com os profissionais; a variável idade influenciou a avaliação de pais e de profissionais, verificando-se uma relação positiva entre as competências e o avanço da idade das crianças; e, as variáveis formação inicial, anos de experiência dos profissionais no apoio a crianças com TEA, nível educacional e profissional dos pais não influenciaram os resultados ao nível da interação social. A investigação sugere a importância da intervenção precoce, priorizando as relações de colaboração entre pais e profissionais no processo de avaliação.<hr/>Abstract: The aim of the study was to analyze the convergence between parents and professionals regarding the assessment of the social interaction dimension in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), between the ages of 3 and 6 years, supported by the early intervention system in Portugal. The methodology applied was quantitative and the sample consisted of 128 children with ASD. The results show that: parents assess the social interaction dimension more positively compared to professionals; the variable ages influenced the assessment of parents and professionals, with a positive relationship between skills and the advancement of the children’s age; the variables training, years of experience of professionals in supporting children with ASD, educational and occupation parents levels did not influence the results in social interaction dimension. Therefore, research suggests the importance of early intervention, and the collaborative relationships between parents and professionals in the assessment process.<hr/>Resumen: La investigación tiene como objetivo analizar la convergencia entre padres y profesionales con respecto a la evaluación del área de interacción social en niños con TEA, entre los 3 y los 5 años de edad, apoyadas por el sistema de intervención precoz en Portugal. La metodología es de naturaleza cuantitativa correlacional y la muestra ha sido constituida por 128 niños con TEA. Los resultados concluyen que los padres evalúan más positivamente la dimensión de la interacción social, comparados a los profesionales; la variable edad ha influenciado la evaluación de padres y de profesionales, comprobándose una relación positiva entre las competencias y el avance de la edad de los niños; las variables formación inicial, años de experiencia de los profesionales en el apoyo a niños con TEA, nivel educacional y profesional de los padres, no han influenciado los resultados al nivel de la interacción social. La investigación sugiere la importancia de la intervención precoz, priorizándose las relaciones de colaboración entre padres y profesionales en el proceso de evaluación.