Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220210002&lang=en vol. 44 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Methodologies active in the course of law: possibilities of application of Arch of Maguerez]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da metodologia da problematização, com a utilização do Arco de Maguerez, nas aulas de Direito. Para tanto, identificam-se as características do ensino jurídico tradicional, fundado em metodologias expositivas, arraigadas em raízes pedagógicas rígidas. Destaca-se o uso das metodologias ativas, especificamente do Arco de Maguerez, como instrumento hábil à problematização, estudo e busca de alternativas no processo de ensinagem jurídica. Utilizou-se o método dedutivo, com a técnica bibliográfica e documental, por meio do estudo da doutrina em artigos científicos, bem como se analisou a legislação correlata ao ensino jurídico, contando, ainda, com uma pesquisa quantitativa, por descritores, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Concluiu-se que as metodologias ativas se adequam aos objetivos da ciência do Direito, podendo contribuir efetivamente à formação, razão pela qual suas possibilidades de adoção merecem ser trazidas à reflexão e discussão. O arco apresenta características adaptáveis à discussão de problemas jurídicos reais, promovendo a participação do discente, num protagonismo adequado e qualificado aos desafios da educação no ensino do Direito.<hr/>Abstract: The article aims to analyze the possible contributions of the methodology of problematization, with the use of the Arch of Maguerez, in Law classes. For this, the characteristics of traditional legal education, based on expository methodologies, rooted in rigid pedagogical roots, are identified. We highlight the use of active methodologies, specifically the Arch of Maguerez, as a skillful tool for problem-solving, study and search for alternatives in the legal teaching process. The deductive method is used, using the bibliographical and documentary technique, through the study of the doctrine in scientific articles, as well as analyzing the legislation related to legal education, also counting on a quantitative research, by descriptors, in the Portal of Periodicals of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. It is concluded that the active methodologies are adequate to the objectives of the science of Law, and can effectively contribute to the formation, which is why their possibilities of adoption deserve to be brought to reflection and discussion. The arch presents characteristics that are adaptable to the discussion of real legal problems, promoting the participation of the student, in an adequate and qualified role to the challenges of education in the teaching of Law. <![CDATA[Moral development in childhood education: a cultural constructivist study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente estudo fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na perspectiva da psicologia cultural construtivista. Teve como objetivo identificar e analisar a qualidade afetiva, mensagens culturais e os processos e estratégias presentes nas interações professora-crianças, possivelmente significativos para o desenvolvimento moral dos alunos. Participaram da pesquisa uma professora e 16 alunos do terceiro período de uma instituição pública de educação infantil situada em Brasíli, Distrito Federal. A análise microgenética das interações sociais professora-crianças e a análise interpretativa do discurso da professora fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada. O estudo aponta para a importância da aprendizagem e da reflexão do educador sobre questões morais, bem como da sua atenção às interações que estabelecem com as crianças. Também, salienta a necessidade de criar espaços que possibilitem a avaliação construtiva do fazer pedagógico e de formação do educador, em relação ao desenvolvimento e educação moral de seus alunos, sendo necessários novos trabalhos de pesquisa sobre o tema, no sentido de contribuir ainda mais nessa direção.<hr/>Abstract: Based on a cultural constructivist psychological approach, the present study aims at identifying and analyzing the affective quality, cultural messages, processes, and strategies found in teacher-child interactions that could be meaningful for moral development. The investigation was carried out in a public early education school, in Brasília. A third period teacher and her 16 students took part in the investigation. The qualitative methodology consisted of microgenetic analysis of teacher-children interactions, and of interpretative analysis of teacher's discourse. Results show how urgently educators need to learn about and reflect upon moral issues, as well as becoming aware of their own interactions with children. The study suggests the need to promote discussions about constructive evaluations of daily educational practices, and to prepare educators to foster moral development and education. Further investigation about the topic will be welcome.<hr/>Resumen: El presente estudio se fundamentó teórica y metodológicamente en una perspectiva cultural constructivista y tuvo como objetivo identificar y analizar la calidad afectiva, los mensajes culturales, y los procesos y estrategias presentes en las interacciones profesora-alumnos, posiblemente significativos para el desarrollo moral de los niños. Participaron en la investigación una profesora y 16 alumnos del 3er. periodo de una institución pública de Educación Infantil, localizada en Brasilia-DF. La metodología cualitativa usada consistió en el análisis microgenético de las interacciones sociales profesora-alumnos, y en el análisis del discurso de la profesora. El estudio apuntó la importancia del aprendizaje y reflexión de los educadores sobre cuestiones morales, y la necesidad de dar mayor atención a sus interacciones con los niños. También resaltó la necesidad de crear espacios para la evaluación constructiva de la práctica pedagógica, y para la formación de los educadores sobre desarrollo y educación moral, siendo necesarios nuevos trabajos investigativos sobre el tema. <![CDATA[The legacy of popular education in the formation of individuality for it in the classes of the Youth and Adult Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo delineia uma discussão teórica sobre a formação da individualidade para si na Educação de Jovens e Adultos, por meio de contribuições emanadas da Educação Popular. Entendendo a individualidade em si como a síntese espontânea das relações sociais e a individualidade para si como a síntese consciente de tais relações, apresentamos a individualidade para si como relevante possibilidade da formação do indivíduo da Educação de Jovens e Adultos, a partir da apropriação das produções humanas. Para tanto, lança-se mão de um retrospecto histórico, no sentido de melhor compreender os sentidos das iniciativas de Educação Popular e suas contribuições para a formação da individualidade para si nos educandos da Educação de Jovens e Adultos. Espera-se, com base nas construções deste texto, que os percursos já percorridos pela Educação de Jovens e Adultos, desde as iniciativas de Educação Popular até o momento atual de institucionalização da modalidade, contribuam com a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que possibilite, aos sujeitos sociais, o desenvolvimento de uma relação educativa consciente e não alienada consigo mesmos e com o mundo circundante, o que enseja a transição da individualidade em si para a individualidade para si.<hr/>Abstract: This article outlines a theoretical discussion on the formation of individuality for oneself in Youth and Adult Education from contributions emanating from Popular Education. Understanding individuality itself as the spontaneous synthesis of social relationships and individuality for itself as the conscious synthesis of such relationships, we present individuality for itself as a relevant possibility for the formation of the individual in Youth and Adult Education, based on the appropriation of human productions. Therefore, a historical review is used, in order to better understand the meanings of popular education initiatives and their contributions to the formation of individuality for themselves in Youth and Adult Education students. Based on the constructions of this text, it is expected that the paths already taken by Youth and Adult Education, from Popular Education initiatives to the current moment of institutionalization of the modality, contribute to the promotion of an Youth and Adult Education that enables social subjects to develop a conscious and non-alienated educational relationship with themselves and with the surrounding world, which gives rise to the transition from individuality in itself to individuality in itself.<hr/>Resumen: Este artículo esboza una discusión teórica sobre la formación de la individualidad de uno mismo en la Educación de Jóvenes y Adultos a partir de aportes que emanan de la Educación Popular. Entendiendo la individualidad en sí misma como la síntesis espontánea de las relaciones sociales y la individualidad en sí misma como la síntesis consciente de tales relaciones, presentamos la individualidad en sí misma como una posibilidad relevante para la formación del individuo en Educación de Jóvenes y Adultos, a partir de la apropiación de las producciones humanas. Por lo tanto, se utiliza una revisión histórica, con el fin de comprender mejor los significados de las iniciativas de educación popular y sus aportes a la formación de la individualidad de sí mismos en los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos. A partir de las construcciones de este texto, se espera que los caminos ya recorridos por Educación de Jóvenes y Adultos, desde las iniciativas de Educación Popular hasta el momento actual de institucionalización de la modalidad, contribuyan a la promoción de una Educación de Jóvenes y Adultos que permita a los sujetos sociales desarrollar una conciencia y no -relación educativa alienada consigo mismos y con el mundo circundante, que da lugar a la transición de la individualidad en sí a la individualidad en sí. <![CDATA[The public status of the community institution: public good, social responsibility and democratic processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este ensaio discute a educação superior como um bem público, criticando a sua transformação em um mero serviço de mercado. Face ao esgotamento dos modelos estatista e privatista de organização acadêmica, incapazes de dar conta da complexidade que permeia a realidade empírica, busco refletir e analisar o conceito de bem público no contexto público não estatal. O campo investigativo teórico apoia-se em Dewey, Nussbaum e Marginson, dentre outros, com vistas a evidenciar concepções de público, conceitos de compromisso social e de colegialidade, bem como os desafios contemporâneos das instituições de educação superior diante da hegemonia do pensamento neoliberal. Por fim, através de dedução lógica entre tal referencial teórico e revisão da literatura sobre as instituições comunitárias, argumento que, para manterem o status e a concepção de públicas, faz-se necessário que tais universidades promovam ações voltadas ao bem comum, a responsabilidade social e a gestão colegiada e democrática.<hr/>Abstract: This essay discusses higher education as a public good, criticizing its transformation into a mere market service. Before with the exhaustion of the state and private models of academic organization, unable to handle for the complexity that permeates the empirical reality, aim to reflect and analyze the concept of public good in the non-state public context. The theoretical research field is based on Dewey, Nussbaum and Marginson, among others, to highlight public conceptions, concepts of social commitment and collegiality, as well as the contemporary challenges of higher education institutions in the face of neoliberal hegemony. Finally, through a logical deduction between such a theoretical reference and a review of the literature on community institutions, argument that in order to maintain the status and conception of publics, it is necessary that such universities promote actions aimed at the common good, social responsibility and collegiate and democratic management.<hr/>Resumen: Este ensayo discute la educación superior como un bien público, criticando su transformación en un mero servicio de mercado. Ante el agotamiento de los modelos estatista y privatista de organización académica, incapaces de atender la complejidad que impregna la realidad empírica, busco reflexionar y analizar el concepto de bien público en el contexto público no estatal. El campo investigativo teórico se apoya en Dewey, Nussbaum y Marginson, entre otros, con vistas a evidenciar concepciones de público, conceptos de compromiso social y colegialidad, así como los desafíos contemporáneos de las instituciones de educación superior ante la hegemonía del pensamiento neoliberal. Por último, a través de deducción lógica entre tal referencial teórico y revisión de la literatura sobre las instituciones comunitarias, argumento que, para mantener el status y la concepción de públicas, se hace necesario que tales universidades promuevan acciones dirigidas al bien común, la responsabilidad social y la gestión colegiada y democrática. <![CDATA[Autonomy and responsibility: trajectories in the process of becoming a teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A partir das reflexões de duas formandas de Pedagogia acerca de uma experiência de prática pedagógica vivenciada em uma disciplina no primeiro semestre do curso, discute-se acerca da construção da autonomia e da responsabilidade no meio acadêmico. Entendendo que se fazia necessário despertar em estudantes o interesse pelo aprendizado, a docente pautou-se em Carl Rogers para elaborar a disciplina de modo a promover um ambiente onde estudantes fossem conscientes e ativos no processo de construção de conhecimentos. Especificamente no tocante à formação de professores, entende-se que é ainda mais vital que exista e se amplie esse tipo de experiência ao longo da graduação, tanto com vistas a uma formação de mais envolvimento e qualidade quanto no fomento de novas práticas pedagógicas na educação básica por meio da atuação de estudantes que se tornam docentes.<hr/>Abstract: From the reflections of two education students on their senior year about an experience of pedagogical practice in a discipline in the first semester of the course, it is discussed about the construction of autonomy and responsibility in the academic environment. Understanding that it was necessary to arouse in students the interest for learning, the teacher was based on Carl Rogers to elaborate the discipline in order to promote an environment where students were conscious and active in the process of knowledge construction. Specifically, with regard to teacher training, it is understood that it is even more vital that this type of experience exists and be broadened during teacher education, both to provide greater involvement and quality education as well as the promotion of new pedagogical practices in education by students who become teachers.<hr/>Resumen: A partir de las reflexiones de dos estudiantes del último año de la carrera docente acerca de una experiencia de práctica pedagógica vivida en una disciplina en el primer semestre del curso, se discute acerca de la construcción de la autonomía y de la responsabilidad en el medio académico. Entendiendo que se hacía necesario despertar en estudiantes el interés por el aprendizaje, la docente se orientó en Carl Rogers para elaborar la disciplina para promover un ambiente donde los estudiantes fueran conscientes y activos en el proceso de construcción de conocimientos. Específicamente en lo que se refiere a la formación de profesores, se entiende que es aún más vital que exista y se amplíe ese tipo de experiencia a lo largo de la graduación, tanto con miras a una formación de mayor implicación y calidad como en el fomento de nuevas prácticas pedagógicas en la educación básica a través de la actuación de estudiantes que se convierten en docentes. <![CDATA[Andraggy: personal development and adult learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Compreender o processo de desenvolvimento pessoal e de aprendizagens ao longo da vida, pela ótica de como o aprendiz adulto aprende e se desenvolve, é objetivo primordial deste trabalho. Outra questão é situar aspectos do desenvolvimento pessoal, problematizando a sua importância para compreender a pessoalidade, individualidade face ao coletivo e aspectos sociais e de identidades. Nesse âmbito, destaca-se a análise em pelo menos três óticas relacionadas à educação de adultos na atualidade: lógica humanista, no sentido de desenvolvimento integral da pessoa humana; lógica laboral, do homem como sujeito construtor de si mesmo e transformador da realidade pela ação do trabalho; lógica do bem estar social, abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal e de participação social, em que os adultos colaboram no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todas as idades. Sublinha-se, igualmente, a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma de educação de adultos.<hr/>Abstract: Understanding the process of personal development and lifelong learning from the perspective of how the adult learner learns and develops is the primary goal of this approach. Another issue is to situate aspects of personal development, the importance of understanding personality, individuality vis-a-vis the collective, and social and identity aspects is problematized. In this context, an analysis of at least three perspectives related to adult education today is highlighted: humanistic logic, in the sense of integral development of the human person; labor logic, man as a constructor subject of himself and transformer of reality by the work action and the logic of social welfare, the approach to positive psychology and concomitant personal construction, and social participation, in which adults collaborate in the development of a better society for all ages. There is also a need for new looks in order to contribute to the foundations of a future paradigm of adult education.<hr/>Resumen: Comprender el proceso de desarrollo personal y de aprendizajes a lo largo de la vida, por la óptica de cómo el aprendiz adulto aprende y se desarrolla es objetivo primordial de ese abordaje. Otra cuestión es situar aspectos del desarrollo personal problematiza su importancia para comprender la personalidad, individualidad frente al colectivo y aspectos sociales y de identidades. En este contexto, se destaca un análisis de al menos tres perspectivas relacionadas con la educación de adultos en la actualidad: lógica humanista, en el sentido de desarrollo integral de la persona humana; lógica laboral, del hombre como sujeto constructor de sí mismo y transformador de la realidad por la acción del trabajo y la lógica del bienestar social, el enfoque de la psicología positiva y la concomitante construcción personal, y de participación social, en la que los adultos colaboran en el desarrollo de una sociedad mejor para todas las edades. Se subraya también la necesidad de nuevas miradas, a fin de contribuir a los fundamentos de un futuro paradigma de educación de adultos. <![CDATA[School-family relation in policy documents for basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A presente pesquisa analisou os tipos de relações escolas-famílias delineadas pelos documentos da política para a Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. O caminho metodológico teve como referência a análise arqueológica de Foucault, que busca profundidade, reconhece as posições e as funções que os sujeitos ocupam e procura definir as unidades, os conjuntos, as séries e os jogos de relações em um tecido documental. Os resultados apontam para o movimento empresarial como um dos atores que estão influenciando a elaboração dos documentos e, dessa forma, trazem os valores de uma perspectiva de mercantilização para os processos da educação e das relações escolas-famílias. Essas relações mobilizam as famílias a participarem da melhoria da qualidade da educação. Contudo, a qualidade é medida pela performance nos testes padronizados e, assim, cabe às famílias fiscalizarem o gerenciamento das performances mensuráveis.<hr/>Resumen: En la presente investigación se analizaron los tipos de relaciones escuelas-familias delineadas por los documentos de la política para la Educación Básica a partir de la Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. El camino metodológico tuvo como referencia el análisis arqueológico de Foucault, que busca profundidad, reconoce las posiciones y las funciones que los sujetos ocupan y busca definir las unidades, los conjuntos, las series y los juegos de relaciones en un tejido documental. Los resultados apuntan al movimiento empresarial como uno de los actores que están influenciando la elaboración de los documentos y, de esa forma, traen los valores de una perspectiva de mercantilización para los procesos de la educación y de las relaciones escuelas-familias. Una relación que moviliza a las familias a participar en la mejora de la calidad de la educación. Sin embargo, la calidad se mide por la performance en las pruebas estandarizadas y, por lo tanto, corresponde a las familias fiscalizar la gestión de las performances mensurables.<hr/>Abstract: This research analyzed the types of school-family relations outlined by the documents of the policy for Basic Education from the Lei de Diretrizes e Bases no. 9.394/96. The methodological approach was based on Foucault's archaeological analysis, which seeks depth, recognizes the positions and functions that the subjects occupy and seeks to define the units, series and sets of relations present in the documents. The results point out the business movement as one of the actors that are influencing the elaboration of the documents and, in this way, they bring the values from a perspective of commodification to the processes of education and school-family relations. A relation that mobilizes families to participate in improving the quality of education. However, quality is measured by performance on standardized tests, thus, it is up to families to monitor the management of measurable performances. <![CDATA[The young Catopê and its educational processes in the face of our Lady of the Rosary, in Montes Claros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo analisa a dinâmica formativa do jovem, praticante de Congado (manifestação religiosa típica de negros), observando os seus processos educativos e constituição no segundo terno dos Catopês de Nossa Senhora, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Essa manifestação se destaca por ser a que possui o maior número de jovens que expressam em suas práticas uma mistura de ritos religiosos luso, africanos e católicos. Este trabalho fundamenta-se na relação entre educação e cultura, partindo do pressuposto de que as construções dos processos educativos experienciados pelos jovens Catopês, nessa manifestação, contribuem para a continuidade da formação subjetiva dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, com abordagem etnográfica, por meio da observação participante, entrevistas e a realização de um grupo focal. Os resultados possibilitam reflexão sobre o sentido atual de uma tradição duradoura para um grupo especifico que perpassa a dinâmica da cultura e da educação.<hr/>Abstract: This study analyzes the formative dynamics of young people, who practice Congado (religious manifestation typical of blacks), observing their educational processes and constitution in the second suit of the Catopês de Nossa Senhora in Montes Claros in the north of Minas Gerais. They stand out for being the one with the largest number of young people who express in their practices a mixture of Luso, African and Catholic religious rites. This work is based on the relationship between education and culture, based on the assumption that the constructions of the educational processes experienced by young people from Catopês in this event contribute to the continuity of their subjective formation. It is an exploratory qualitative research with an ethnographic approach, through participant observation, interviews and the realization of a focus group. The results allow reflection on the current meaning of a lasting tradition for a specific group of subjects, a relationship between culture and education.<hr/>Resumen: Este estudio analiza la dinámica formativa de los jóvenes que practican el Congado (manifestación religiosa propia de los negros), observando sus procesos educativos y constitución en el segundo palo de las Catopês de Nossa Senhora en Montes Claros en el norte de Minas Gerais. Destacan por ser la que cuenta con mayor número de jóvenes que expresan en sus prácticas una mezcla de ritos religiosos luso, africanos y católicos. Este trabajo parte de la relación entre educación y cultura, partiendo del supuesto de que las construcciones de los procesos educativos vividos por los jóvenes de Catopês en este evento contribuyen a la continuidad de su formación subjetiva. Se trata de una investigación cualitativa exploratoria con enfoque etnográfico, a través de la observación participante, entrevistas y la realización de un grupo focal. Los resultados permiten reflexionar sobre el significado actual de una tradición perdurable para un grupo específico de sujetos, una relación entre cultura y educación. <![CDATA[Knowledge of university teaching: a study with professors of History teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Esta escrita, resultado de investigações realizadas por um grupo de pesquisadores, objetivou compreender a constituição dos saberes que são mobilizados nas práticas de ensino de professores atuantes na área de “história e ensino” do Curso de Licenciatura em História, ofertado por uma instituição de ensino superior (IES) pública cearense. Para tanto, levou-se em consideração aspectos da trajetória de vida, que estão para além de sua experiência acadêmica e profissional. Em face de privilegiar a abordagem qualitativa, escolhemos o Estudo de Caso como opção de caminho metodológico e, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, e, entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, revelaram que os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores investigados contemplam saberes da formação, da experiência, da ação pedagógica e sua constituição corrobora o caráter personalizado desses saberes que as pesquisas da área vêm mostrando.<hr/>Abstract: This paper, the result of investigations carried out by a group of researchers, aimed to understand the constitution of knowledge that is mobilized in the teaching practices of professors working in the “History and Teaching” area of the History degree course, offered by a Public Higher Education Institution (IES) in Ceará. For this, aspects of the life trajectory, which are beyond his academic and professional experience, were taken into consideration. In view of privileging the qualitative approach, we chose the Case Study as an option of a methodological path, and we resort to bibliographical and documentary research and semi-structured interviews. The results, analyzed from the Thematic Content Analysis, revealed that the knowledge mobilized in the teaching practices of the investigated professors contemplate knowledge of training, experience, pedagogical action, and its constitution corroborates the personalized character of this knowledge that research in the area has been showing.<hr/>Resumen: El presente escrito, resultado de las investigaciones realizadas por un grupo de investigadores, tuvo como objetivo comprender la constitución del conocimiento que se moviliza en las prácticas docentes de los docentes que laboran en el área “Historia y Docencia” de la carrera de Historia, impartida por una Institución Docente de Educación Superior Pública (IES) en Ceará. Con este fin, se tomaron en cuenta aspectos de la trayectoria de vida, que van más allá de su experiencia académica y profesional. En vista de privilegiar el enfoque cualitativo, elegimos el Estudio de Caso como opción de un camino metodológico y, recurrimos a la investigación bibliográfica, documental y entrevistas semiestructuradas. Los resultados, analizados a partir del Análisis de Contenido Temático, revelaron que los conocimientos movilizados en las prácticas docentes de los docentes investigados contemplan conocimientos de formación, experiencia, acción pedagógica y su constitución corrobora el carácter personalizado de este conocimiento que las investigaciones en el área vienen mostrando. <![CDATA[Ethics in research: analysis of the dissertations of a masters in Education in Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Objetivou-se analisar como as dissertações de uma instituição de ensino cearense abordam as questões éticas na pesquisa. Realizou-se um estudo quantitativo com 104 dissertações, considerando a presença de cuidados éticos no resumo; a presença de seção sobre os aspectos éticos da pesquisa; a presença de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa. Realizou-se análise estatística não paramétrica por meio do teste de Kruskal-Wallis, com nível de significância de 0,05, mediante utilização do software SigmaStat 3.5. Os dados revelaram que a maioria das dissertações não atende na íntegra a Resolução CNS n.º 466/2012, apesar disso fazem referências éticas ao longo do trabalho. Não houve diferenças estatisticamente significativas (p&gt;0,05) em relação às categorias de análise, em função do ano de defesa.<hr/>Abstract: The objective was to analyze how the dissertations of a teaching institution in Ceará address the ethical questions in the research. A quantitative study was carried out with 104 dissertations, considering the presence of ethical care in the abstract; the presence of a section on the ethical aspects of research; the presence of an Informed Consent Form; and approval by a Research Ethics Committee. The non-parametric statistical analysis was performed using the Kruskal-Wallis test, with significance level of 0.05, using SigmaStat 3.5 software. The data revealed that most of the dissertations do not fully comply with CNS Resolution 466/2012, despite that they make ethical references throughout the work. There were no statistically significant differences (p&gt; 0.05) in relation to the categories of analysis, as a function of the year of defense.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo fue analizar los trabajos de una institución de enseñanza cearense relacionados con cuestiones éticas sobre la investigación. Para ello, se realizó un estudio cuantitativo con 104 trabajos sobre los aspectos éticos de la investigación; la presencia del Formulario de Consentimiento Informado y la aprobación por un Comité de Ética en Investigación. Para el análisis de los datos se realizó un análisis estadístico no paramétrico a través de la prueba de Kruskal-Wallis con un nivel de significación del 0,05. Se usó el software SigmaStat 3.5. Los datos revelan que la mayoría de los trabajos no responden en su totalidad a la Resolución CNS nº 466/2012. No obstante, se hacen referencias éticas a lo largo del trabajo. Del mismo modo, no hay diferencias estadísticamente significativas (p&gt;0,05) en relación con las categorías de análisis, en función del año de defensa. <![CDATA[Researches About Higher Education In Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200210&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: The field of Higher Education is advancing worldwide. This work aimed to apply a bibliometric approach on scientific publications about education in the sector of Higher Education, especially concerning the Brazilian ones. For this purpose, the database of Web of Science was used. The analyzed indicators included the Brazilian position worldwide concerning the number of papers and of citations, languages of publications and international collaborations. They were compared with other countries in MERCOSUR and in Latin America. In addition, the main institutions and funding agencies in Brazil were verified. The results showed that Brazil is the most prolific country in the Latin America, and it is among the most important in the world too. Most of the Brazilian articles were in Portuguese. Most of the Brazilian researchers were from public universities (e.g., USP, UFSC and Unesp) and supported by public agencies (as CNPq, CAPES and FAPESP). While most of the international collaborations happened with Portugal, Spain and USA. Besides that, suggestions of future studies in this area were indicated.<hr/>Resumo: O Ensino Superior está crescendo mundialmente e no Brasil. Este tra-balho teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica dos artigos científicos brasileiros sobre educação no ensino superior. Para isso, foi utilizada a base de dados do Web of Science. Foram verificados diversos indicadores, como a posição do Brasil mundialmente em relação ao número de publicações e de citações, idioma das publicações e colaborações internacionais. Esses dados foram comparados aos de outros países no MERCOSUL e na América Latina. Além disso, as principais instituições e agências de fomento no país foram identificadas. Os resultados mostraram que o Brasil é o principal país na América Latina nessa área e, também, está entre os maiores do mundo. A maior parte das publicações verificadas é em português, feita por universidades públicas (como USP, UFSC e Unesp), patrocinadas por agentes públicos (como CNPq, CAPES e FAPESP). Os maiores parceiros internacionais foram Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além disso, foram indicadas sugestões de trabalhos futuros.<hr/>Resumen: La educación superior está creciendo en todo el mundo. El objetivo de este trabajo fue realizar un análisis bibliométrico de artículos científicos brasileños sobre educación superior. Por lo tanto, se utilizó la base de datos Web of Science. Se verificaron indicadores como la posición de Brasil a nivel mundial en relación al número de publicaciones y citas, el idioma de las publicaciones y las colaboraciones internacionales. Estos datos se compararon con los de otros países del MERCOSUR y América Latina. Además, se identificaron las principales instituciones y agencias de desarrollo del país en esta área. Los resultados mostraron que Brasil es el principal país de América Latina tanto en publicaciones como en citas, y también se encuentra entre los más grandes del mundo. La mayoría de publicaciones brasileñas fueran en portugués, realizadas por universidades públicas (como USP, UFSC y UFRGS), patrocinadas por agentes públicos (como CAPES, CNPq y FAPESP). Las colaboraciones internacionales más frecuentes fueron con Portugal, España y EE.UU. Además, se indicaron sugerencias para trabajos futuros. <![CDATA[Instrument of research for evasion prevention at distance higher education institutions: construction methodology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000200211&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo deste estudo é relatar as etapas de construção do instrumento de pesquisa para prevenção da evasão, nas instituições de ensino superior à distância. O instrumento foi construído com a finalidade de coletar informações sobre o apoio acadêmico, recebido pelos estudantes, às mudanças nas circunstâncias da vida do estudante durante o processo de formação, aspectos motivacionais, experiência de aprendizagem em geral e características individuais. No estudo foi adotada uma abordagem quantitativa, com base em estudos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram 83,3% de concordância entre os juízes para os constructos da motivação, apoio (tutor, familiar e financeiro) e 100% de concordância para os constructos sexo, idade, educação anterior e situação de trabalho. Esses dados podem ser úteis aos pesquisadores e estudiosos para o alinhamento do foco e do objetivo de seus estudos.<hr/>Abstract: The instrument was constructed to gather information about the academic support received by students, changes in the circumstances of the student's life during the training process, motivational aspects, general learning experience and individual characteristics. The study adopts a quantitative approach based on national and international studies. The objective of the study is to report on the stages of construction of the research tool to prevent evasion in Higher Education Institutions at a distance. The results indicate 83.3% concordance between the judges for the motivational, support (tutor, family and financial) constructs and 100% agreement for the constructs sex, age, previous education and work situation. These may be useful to researchers and scholars for aligning the focus and purpose of their studies.<hr/>Resumen: El instrumento fue construído con el fin de recoger informaciones sobre el apoyo académico recibido por los estudiantes, los cambios en las circunstancias de la vida del estudiante durante el proceso de formación, aspectos motivacionales, experiencia de aprendizaje en general y características individuales. El estudio adopta un enfoque cuantitativo basado en estudios nacionales e internacionales. El objetivo del estudio es relatar las etapas de construcción del instrumento de investigación para prevenir la evasión en las Instituciones de Enseñanza Superior a distancia. Los resultados apuntan el 83,3% de concordancia entre los jueces para los constructos de la motivación, apoyo (tutor, familiar y financiero) y el 100% de concordancia para los constructos sexo, edad, educación anterior y situación de trabajo. Estos pueden ser útiles a los investigadores y estudiosos para la alineación del foco y del objetivo de sus estudios.