Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220220001&lang=pt vol. 45 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação dossiê – 50 anos do PPGEdu PUCRS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Memórias da minha caminhada pelo mestrado e doutorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este relato de memórias segue uma metodologia de memorial de vida e recupera nomes, dados, eventos e autores em torno da minha caminhada nos anos em que cursei o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No texto faço referência e homenagem póstuma à minha orientadora e recupero as motivações para a pesquisa sobre o gestor escolar e sua relação com a qualidade da educação no âmbito da educação católica.<hr/>Abstract: This account of memories follows a life memorial methodology and recovers names, data, events, and authors around my journey in the years when I did my master's and doctorate's research in the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. I make a posthumous tribute to my advisor, and I recover some of the motivations to my research on the school managers field and its relationship with the quality of education in the scope of Catholic education on K to 12 schools.<hr/>Resumen: Este relato de memorias sigue una metodología de memorias de vida y recupera nombres, datos, hechos y autores en torno a mi recorrido en los años de maestría y doctorado en el Programa de Posgrado en Educación de la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul. Hago una referencia póstuma y homenaje a mi directora de tesis, recupero las motivaciones de la investigación sobre el gestor escolar y su relación con la calidad de la educación en el ámbito de la educación católica. <![CDATA[Experiência pessoal-profissional: do saber e cuidar de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata da experiência pessoal-profissional durante a realização do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem por objetivo revisitar, reflexivamente, a trajetória do autor a partir da experiência vivida no período 2006-2009 por ocasião de seu doutorado. A metodologia, baseada em narrativas de histórias de vida, procura reconstruir os memoriais partilhados e discutidos na coletividade do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta construção se dá em diálogo com a literatura dos próprios professores do referido curso. Os resultados evidenciam a inseparabilidade da vida pessoal-profissional, dos discursos e práticas vivenciados por esta comunidade acadêmica. Mostram, ainda, o legado deixado por uma formação que integra hard e soft skills entregando profissionais competentes para a vida, na solução de problemas reais, especialmente, no campo da educação. Conclui-se pelo mérito da formação recebida como promotora de mobilidade e transformação social.<hr/>Abstract: The article deals with the personal-professional experience during the realization of the Doctorate in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) It aims to reflectively revisit the author's trajectory from the experience lived during the period of 2006-2009 on the occasion of his doctorate. The methodology, based on narratives of life stories, seeks to reconstruct the memorials shared and discussed in the collective of the Postgraduate Program in Education. This construction takes place in dialogue with the literature of the professors of the aforementioned course. The results show the inseparability of personal-professional life, discourses and practices experienced by this academic community. They also show the legacy left by a training that integrates hard and soft skills delivering competent professionals for life in the solution of real problems, especially in the field of education. It concludes on the merit of the training received as a promoter of mobility and social transformation.<hr/>Resumen: El artículo trata de la experiencia personal-profesional durante el Doctorado en Educación en la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Pretende revisitar reflexivamente la trayectoria del autor a partir de la experiencia vivida en el período 2006-2009 con motivo de su doctorado. La metodología, basada en narrativas de historias de vida, busca reconstruir las memorias compartidas y discutidas en el colectivo del Programa de Doctorado en Educación. Esta construcción se da en diálogo con la literatura de los profesores del mencionado Doctorado. Los resultados muestran la inseparabilidad de la vida personal-profesional, los discursos y las prácticas vividas por esta comunidad académica. También muestran el legado que deja una formación que integra habilidades duras y blandas entregando profesionales competentes para la vida, en la solución de problemas reales, especialmente en el campo de la educación. Se concluye sobre los méritos de la formación recibida, favoreciendo la movilidad y la transformación social. <![CDATA[50 Anos do PPG Educação da PUCRS: memórias, trajetórias e gratidão de uma aluna/professora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está completando 50 anos! Para celebrar esta importante data, 50 anos de atividades com papel de destaque na pós-graduação brasileira, foram organizadas entrevistas com personagens importantes desta história. O objetivo destas entrevistas é remeter ao compromisso histórico deste programa, conhecendo um pouco mais sua proposta de formação, suas linhas de pesquisa e sua produção intelectual ao longo destas cinco décadas. A entrevista relatada neste texto tem o propósito de promover um espaço de reflexão a partir do diálogo com Maria Isabel da Cunha, uma das primeiras alunas do Curso de Mestrado em Educação, procurando compreender sua trajetória, ingresso e relação com o PPGEdu da PUCRS durante todos estes anos.<hr/>Abstract: The Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS is completing 50 years! To celebrate this important date, 50 years of activities with a prominent role in Brazilian postgraduate studies in this period, interviews were organized with important characters in this history. The objective of these interviews is to refer to the historical commitment of this Program, knowing a little more about its training proposal, its Lines of Research and its intellectual production over these five decades. The interview reported in this text has the purpose of promoting a space for reflection based on the dialogue with Maria Isabel da Cunha, one of the first students of the Master's Course, seeking to understand her trajectory, entry and relationship with the PPGEdu at PUCRS during all these years. years old.<hr/>Resumen: El Programa de Posgrado en Educación de la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul - PUCRS cumple 50 años! Para celebrar esta importante fecha, 50 años de actividades con un papel destacado en los estudios de posgrado brasileños en este período, se organizaron entrevistas con personajes importantes de esta historia. El objetivo de estas entrevistas es hacer referencia al compromiso histórico de este Programa, conociendo un poco más sobre su propuesta formativa, sus Líneas de Investigación y su producción intelectual a lo largo de estas cinco décadas. La entrevista relatada en este texto tiene como objetivo promover un espacio de reflexión a partir del diálogo con Maria Isabel da Cunha, una de las primeras alumnas del Curso de Maestría, buscando comprender su trayectoria, ingreso y relación con el PPGEDU en la PUCRS durante todos estos años. años de edad. <![CDATA[O perfume da formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto contempla aspectos relativos à formação doutoral e os resultados dela decorrentes. Configuro essa formação associada aos saberes conquistados enquanto doutoranda, forjados nos saberes disciplinares e curriculares inerentes a esta formação; forjados com os saberes profissionais e os saberes experienciais (re)construídos enquanto professora na educação básica e estudante no doutorado. A formação conquistada como pesquisadora teve um olhar para o estudante em suas diferentes dimensões, com destaque para o percurso formativo, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem e os resultados dessa formação enquanto egresso.<hr/>Abstract: This text covers aspects related to doctoral training and its results. I configure this training associated with the knowledge gained as a doctoral student, forged in the disciplinary and curricular knowledge inherent to this training; forged with professional knowledge and experiential knowledge (re)constructed as a teacher in Basic Education and a doctoral student. The training achieved as a researcher had to look at the student in its different dimensions, with emphasis on his training path, involving the teaching and learning processes and the results of this training as a graduate.<hr/>Resumen: Este texto aborda aspectos con la formación doctoral y los resultados de ella emergidos. Configuro esta formación asociada a los conocimientos adquiridos como estudiante de doctorado, forjados en los saberes disciplinares y curriculares inherentes a esta formación; forjados con saberes profesionales y saberes experienciales (re)construidos como docente en Educación Básica y estudiante de doctorado. La formación lograda como investigador miró al estudiante en sus diferentes dimensiones, con énfasis en su trayectoria formativa, involucrando los procesos de enseñanza y aprendizaje y los resultados de esta formación como egresado. <![CDATA[<em>Faciendo discimus</em>: a convergência do fazer e do aprender em programas de estudo no exterior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Estudar no exterior, ou “study abroad”, se tornou uma prática comum em universidades americanas para oferecer uma educação mais ampla e equilibrada aos estudantes. A necessidade de aprender sobre um pronto de vista diferente, de conhecer novas ideias e de experimentar a vida em um outro país, ainda que por um curto espaço de tempo, tornou-se praticamente parte da grade curricular de muitos cursos. Além de preparar estudantes para suas futuras carreiras profissionais, a universidade tem o papel de auxiliá-los na vida adulta e isso inclui propiciar oportunidades para que eles tenham experiências educativas além da sala de aula e do campus. Os programas de estudo no exterior permitem ao dicente conhecer novas realidades e, assim, desenvolver o que nos referimos como os 4 C's: crítica (pensamento crítico), comunicação, colaboração e criatividade. Programas de estudos no exterior como parte da jornada universitária de estudantes enriquecem a experiência acadêmica e ajudam a desenvolver uma série de habilidades e competências que podem transformar a vida dos estudantes tanto pessoal como profissionalmente.<hr/>Abstract: Study abroad programs have become common practice in American universities to offer students a broader and more well-rounded education. The need to learn about a different viewpoint, to get to know new ideas and to experiment life in another country, even if for a short period of time, is now part of the requirements in many higher education programs. Besides preparing students for their future professional careers, the university also needs to prepare them for life, and this means that it is part of its role to provide experiences that will take students and learning beyond the classrooms and the campus. Study abroad programs allow students to get to know new realities and, thus, develop what we refer to as the 4 C's: critical thinking, communication, collaboration, and creativity. Study abroad programs as part of the students’ academic journey help them develop a number of skills and competencies that may transform their lives both personally and professionally.<hr/>Resumen: Estudiar en el extranjero, o ‘study abroad’, se ha convertido en una práctica común en las universidades estadounidenses para ofrecer una educación más amplia y equilibrada a los estudiantes. La necesidad de aprender sobre un punto de vista diferente, conocer nuevas ideas y experimentar la vida en otro país, aunque sea por poco tiempo, prácticamente se ha convertido en parte del plan de estudios de muchos cursos. Además de preparar a los estudiantes para sus futuras carreras profesionales, el papel de la universidad es prepararlos para la edad adulta y esto incluye brindar oportunidades para que tengan experiencias educativas más allá del aula y en el campus. Los programas de estudios en el extranjero permiten al estudiante descubrir nuevas realidades y así desarrollar lo que llamamos las 4 C: crítica (pensamiento crítico), comunicación, colaboración y creatividad. Los programas de estudios en el extranjero como parte del viaje universitario de un estudiante enriquecen la experiencia académica y ayudan a desarrollar una variedad de habilidades y competencias que pueden transformar sus vidas tanto personal como profesionalmente. <![CDATA[Permanência estudantil e sucesso acadêmico: a voz dos atores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo apresenta os avanços ao longo da trajetória de formação, ademais de resultados qualitativos de um estudo do tipo quanti-quali a partir da realização de grupos focais. Analisa as perspectivas de cinco docentes e cinco discentes de uma instituição do sul do Brasil, sobre a permanência estudantil na educação superior, levando em consideração, pelos fatores apontados na literatura, o engagament como um dos aspectos importantes nos estudos para a permanência. Assim, tomando como referência, Tinto (1987, 2012, 2017, 2020), Kohls-Santos (2020, 2021, 2022), Trowler (2010), Coates (2007), se identifica a relevância da motivação pessoal, a relação entre pares e as atividades extraclasse para a permanência estudantil, o que pode auxiliar as instituições a repensarem suas estratégias para diminuir as taxas de abandono. As respostas de docentes e estudantes permitem reconhecer a importância da criação de um vínculo entre eles, no qual os estudantes se sintam reconhecidos a partir do acompanhamento de seus professores. As variáveis que surgem no estudo nos levam a um nível diferente, para além do meramente econômico, uma vez que colocam o estudante como um participante ativo em seu processo de formação e os professores e instituições como responsáveis pela mudança paradigmática que deve ocorrer na educação.<hr/>Abstract: This article presents the advances along the training trajectory, in addition to qualitative results of a quanti-quali study based on focus groups. It analyzes the perspectives of five professors and five students, from an institution in the south of Brazil, on student permanence in higher education, taking into account, by the factors pointed out in the literature, engagement as one of the important aspects in studies for permanence. Thus, taking as a reference, Tinto (1987, 2012, 2017, 2020), Kohls-Santos (2020, 2021, 2022), Trowler (2010), Coates (2007), the relevance of personal motivation, the relationship between peers is identified and extracurricular activities for student permanence, which can help institutions to rethink their strategies to reduce dropout rates. The responses of professors and students allow us to recognize the importance of creating a bond between them, in which students feel recognized from the accompaniment of their professors. The variables that emerge in the study take us to a different level, beyond the merely economic, since they place the student as an active participant in their training process and the teachers and institutions responsible for the paradigm shift that must occur in education.<hr/>Resumen: El presente articulo presenta los avances a lo largo de la trayectoria de formación, ademáis de resultados cualitativos de un estudio del tipo cuanti-cuali a partir de la realización de grupos en foco. Analiza las perspectivas de cinco docentes y cinco discentes, de una institución del sur de Brasil, sobre la permanencia estudiantil en la educación superior, considerando, los fatores apuntados en la literatura, y el engagament como uno de los aspectos importantes para la permanencia. Así, tomando como referencia, Tinto (1987, 2012, 2017, 2020), Kohls-Santos (2020, 2021, 2022), Trowler (2010), Coates (2007), se identifica la relevancia de la motivación personal, la relación entre pares y las actividades extraclase para la permanencia estudiantil, lo que puede auxiliar a las instituciones a repensaren sus estrategias para disminuir las tasas de abandono. Las respuestas de docentes y estudiantes permiten reconocer la importancia de la creación de un vínculo entre eles, en el cual los estudiantes siéntanse reconocidos a partir del acompañamiento de sus profesores. Las variables que surgen en el estudio nos llevan a un nivel diferente, más allá del meramente económico, una vez que ponen el estudiante como un participante activo en su proceso de formación y a los profesores e instituciones responsables por el cambio paradigmático que debe ocurrir en la educación. <![CDATA[Educação/PUCRS: a pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente texto apresenta uma entrevista com Maria Estela Dal Pai Franco, a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela resgata pontos da trajetória nos anos iniciais da criação do programa. São também trazidas categorias que o campo teórico de gestão da educação superior sinaliza como basilares e presenciais nos movimentos no âmago da universidade e de suas relações ao longo de sua história. São igualmente ressaltados percursos e caracterizações das categorias em momentos diferenciados, abrangendo o interinstitucional, o nacional, o internacional, os grupos e as redes. O relato conclui que, nos diversos relacionamentos e na formação de grupos e redes de pesquisa, a PUCRS vislumbrou e agiu criando possibilidades que vieram a fortalecer os seus cursos de pós-graduação, em específico, o de Educação, mas também de outras áreas de conhecimento pela estrutura de cooperação e de compartilhamento de informações e apoio mútuo.<hr/>Abstract: The text, from the perspective of the first coordinator of the Postgraduate Program in Education at PUCRS, in an interview, recalls points of the trajectory in the initial years of its creation. It brings forward categories that the theoretical field of Higher Education Management points out as basic and present in the movements in the core of the university and its relations, throughout its history. It also highlights paths and characterizations of the categories at different times, covering the inter-institutional, national, international, groups and networks. The text concludes that in the various relationships and in the formation of research groups and networks, PUCRS has glimpsed and acted creating possibilities that have strengthened its graduate courses, specifically in education, but also in other areas of knowledge through the structure of cooperation and sharing of information and mutual support.<hr/>Resumen: El texto, desde la perspectiva del primer coordinador del Programa de Postgrado en Educación de la PUCRS, en una entrevista, recuerda puntos de la trayectoria en los años iniciales de su creación. Se plantean categorías que el campo teórico de la Gestión de la Educación Superior señala como básicas y presentes en los movimientos en el seno de la universidad y sus relaciones a lo largo de su historia. También se destacan las trayectorias y caracterizaciones de las categorías en diferentes momentos, abarcando lo interinstitucional, nacional, internacional, grupos y redes. El texto concluye que en las diversas relaciones y en la formación de grupos y redes de investigación, la PUCRS ha vislumbrado y actuado creando posibilidades que han venido a fortalecer sus posgrados, específicamente el de educación, pero también otras áreas del conocimiento a través de la estructura de cooperación y de compartir información y apoyo mutuo. <![CDATA[Pesquisa que desenvolve pessoas, contribui para a ciência e gera impacto na sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo registra uma etapa marcante da minha trajetória e evidencia a importância da investigação científica no meu processo de formação pessoal e profissional. Destaca o papel das universidades e, em especial, das instituições comunitárias para a ciência e na formação de cientistas, numa perspectiva de formação integral, que congrega o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. As pesquisas que realizei no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) caminharam em uma estreita relação com a minha prática profissional, contribuindo não apenas para o meu desenvolvimento individual, mas também para a inovação dos espaços profissionais nos quais eu estava atuando. Na dissertação do mestrado, investiguei sobre a formação dos gestores da educação básica da Rede Marista, propondo percursos formativos à luz do Projeto Educativo do Brasil Marista. No doutorado, a investigação resultou em uma proposta de organização em rede para a Rede Marista Internacional de Educação Superior, articulando teorias da internacionalização da educação superior e a teoria de redes. Os dois estudos, ambos vinculados à minha atuação profissional, contribuíram para uma formação integral, reiterando a contribuição da pesquisa, como promotora do desenvolvimento de pessoas e da ciência, e gerando impacto na sociedade.<hr/>Abstract: This article registers a remarkable stage of my career and highlights the essence of scientific research in personal and professional training. Highlights the role of universities and, in particular, community institutions for the science and in the training of scientists, in a perspective of integral training, that congregates the exercise of citizenship and qualification for work. The research agenda of my master's and PhD in Education at PUCRS is closely connected to my professional practice, contributing to my personal development and the innovation of the professional spaces in which I was working. In the master's dissertation, I investigated the Education of primary education managers of the Marist Network, proposing training paths in the light of the Marist Brazil Educational Project. In the PhD, the investigation resulted in a proposal for an organization for the Marist International Higher Education Network, articulating internationalization theories for higher education and network theory. The two studies, connected to my professional activity, contributed to integral training, reiterating the contribution of research as a promoter of the development of people and science and generating an impact on society.<hr/>Resumen: Este artículo registra una etapa memorable de mi trayectoria y evidencia la importancia de la investigación científica en mi proceso de formación personal y profesional. Destaca el papel de las universidades, en especial, de las instituciones comunitarias para la ciencia y en la formación de investigadores, en una perspectiva de formación integral, que congrega el ejercicio de la ciudadanía y la calificación para el trabajo. Las investigaciones que realicé en la maestría y en doctoramiento del Programa de Posgrado em Educación de la PUCRS caminaron en una estrecha relación con mi práctica profesional, contribuyendo no apenas para mi desarrollo individual, pero también para la innovación de los espacios profesionales en los cuales yo estuve actuando. En la disertación de maestría, investigué sobre la formación de los gestores de Educación básica de la Red Marista, proponiendo rutas formativas a la luz del Proyecto Educativo Marista. En el doctorado, la investigación resultó en una propuesta de organización en red para la Red Marista Internacional de Educación Superior, articulando teorías de internacionalización de la educación superior y la teoría de redes. Los dos estudios, ambos vinculados a mi actuación profesional contribuyeron para una formación integral, reiterando la contribución de la investigación, como promotor del desarrollo de personas y de la ciencia y generando impacto en la sociedad. <![CDATA[Experiências pedagógicas em mini-histórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.<hr/>Abstract: The article analyzes some formative experiences developed with teachers in the field of Early Childhood Education and focused on praxis with mini-stories. It is about discussing, through training-research, the sensitive field of pedagogical action in IE, in order to contextualize the ethical-aesthetic practices of mini-stories to the creation of knowledge. The mini-stories are configured as ways of seeing and narrating the children's world, under the eyes of teachers. The research contributions are linked to the reflective processes of the pedagogical action, in the act of interacting, of strengthening the re-elaborations with mini-stories, which involve the reading of human issues, to learn to look, listen, investigate, perform the gesture of photographing, write and learn to be a sensitive teacher.<hr/>Resumen: El artículo analiza algunas experiencias formativas desarrolladas con docentes en el ámbito de la Educación Infantil y centradas en la praxis con mini-cuentos. Se trata de discutir, a través de la formación-investigación, el campo sensible de la acción pedagógica en IE, con el fin de contextualizar las prácticas ético-estéticas de los mini-relatos a la creación de conocimiento. Los mini-cuentos se configuran como formas de ver y narrar el mundo infantil, bajo la mirada de los profesores. Los aportes de la investigación están vinculados a los procesos reflexivos de la acción pedagógica, en el acto de interactuar, de fortalecer las reelaboraciones con mini-historias, que involucran la lectura de cuestiones humanas, para aprender a mirar, escuchar, investigar, realizar el gesto de fotografiar, escribir y aprender a ser un docente sensible. <![CDATA[A apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que analisou, a partir de escritas espontâneas com e sem figuras, a apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças com deficiência intelectual na fase inicial da alfabetização. No estudo, oito crianças participaram de uma avaliação inicial e final do nível psicogenético da escrita. Verificamos, em ambas as situações, uma frequência importante de variados subníveis de escrita, na produção de uma mesma criança, tanto na condição com figura como na sem figura. Observamos que não ocorreu efeito positivo da testagem com figura sobre a evolução do nível conceitual de escrita das crianças. Pelo contrário, na condição com figuras, identificamos menor percentual de notações do nível alfabético, acompanhada de uma ampliação de escritas “Outras”, cujas características não foram contempladas na teoria da psicogênese da língua escrita, como descrita por Ferreiro e Teberosky (1979). Concluímos que nem sempre a diversificação dos subníveis nas diferentes situações de testagem revelou uma evolução conceitual da escrita. Ademais, havia uma relação entre o grau de dificuldade de escrita e o resultado desse registro.<hr/>Abstract: In this article, we present the results of research that analyzed, based on spontaneous writings with and without pictures, the appropriation of the alphabetic writing system by children with intellectual disabilities in the initial phase of initial reading instruction. In the study, eight children participated in an initial and final assessment of the psychogenetic level of writing. We verified, in both situations, an important frequency of different sub-levels of writing, in the production of the same child, both in the condition with pictures and without pictures. We observed that there was no positive effect of testing with pictures on the evolution of the children's conceptual level of writing. On the contrary, in the condition with pictures, we identified a lower percentage of notations at the alphabetic level, accompanied by an expansion of “Other” writings, whose characteristics were not included in the theory of psychogenesis of written language, as described by Ferreiro and Teberosky (1979). We concluded that the diversification of sub-levels in different testing situations did not always reveal a conceptual evolution of writing. Furthermore, there was a relation between the degree of writing difficulty and the result of this record.<hr/>Resumen: En este artículo, presentamos los resultados de investigación que analizó, a partir de escrituras espontáneas con y sin figuras, la apropiación del sistema de escritura alfabética por niños con discapacidad intelectual en la fase inicial de alfabetización. En el estudio, ocho niños participaron en una evaluación inicial y final del nivel psicogenético de la escritura. Verificamos, en ambas situaciones, una frecuencia importante de variados subniveles de escritura, en la producción de un mismo niño, tanto en la condición con figura, como en la sin figura. Observamos que no hubo efecto positivo de las pruebas con figura sobre la evolución del nivel conceptual de escritura de los niños. Por el contrario, en la condición con figuras, identificamos un menor porcentaje de notaciones a nivel alfabético, acompañado de una ampliación de escrituras “Otras”, cuyas características no estaban contempladas en la teoría de la psicogénesis de la lengua escrita, como lo descrita por Ferreiro y Teberosky (1979). Concluimos que no siempre la diversificación de los subniveles en las diferentes situaciones de prueba reveló una evolución conceptual de la escritura. Además, había una relación entre el grado de dificultad de escritura y el resultado de ese registro. <![CDATA[Contextualização do ensino de língua portuguesa e literatura: uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Objetivou-se analisar as mediações pedagógicas realizadas na disciplina de língua portuguesa, no que tange a literatura dos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de contextualizar o sujeito quilombola em Bela Vista-PI na pandemia de COVID-19. O levantamento de dados foi feito através da análise do conteúdo dos cadernos de atividades encaminhados pelas escolas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental durante os meses de agosto e dezembro do ano de 2020. Para dar suporte à análise, contribuíram com o estudo a respeito da mediação as abordagens de Alves (2020), Antunes (2014) e Pino e Sigardo (2000). Referente à mediação e à contextualização no ensino de língua portuguesa, as produções de Soares (2002), Bernardo (2016); Daros (2021) colaboraram com pesquisa a respeito da educação na pandemia de COVID-19 e sobre a educação do sujeito quilombola. Foi possível constatar que, embora a contextualização da vida do sujeito quilombola, bem como de outras minorias, no ensino na disciplina de língua portuguesa pudesse contribuir para a inclusão, os professores não a empregaram como instrumento pedagógico.<hr/>Abstract: The objective was to analyze the pedagogical mediations performed in the subject of Portuguese language, regarding the literature of the final years of elementary school with the purpose of contextualizing the quilombola subject in Bela Vista-PI in the covid-19 pandemic. The data collection was done through the analysis of the content of the activity notebooks sent by the schools to the students of the final years of elementary education during the months of August and December of 2020. To support the analysis, contributed to the study, regarding mediation and the approaches of Alves (2020), Antunes (2014) and Pino and Sigardo (2000). Regarding mediation and contextualization in Portuguese language teaching, the productions of Soares (2002), Bernardo (2016); Daros (2021), collaborated with the studies regarding education in the covid-19 pandemic, and about the education of the quilombola subject. It was possible to verify that, although the contextualization of the life of the quilombola subject, as well as other minorities, in teaching in the Portuguese language discipline could contribute to inclusion, the teachers did not employ it as a pedagogical tool.<hr/>Resumen: El propósito de este estudio fue analizar las mediaciones pedagógicas realizadas en la asignatura de lengua portuguesa, en relación con la literatura de los últimos años de la educación primaria con el fin de contextualizar la asignatura de quilombola en Bela Vista-PI en la pandemia del covid-19. La recogida de datos se realizó mediante el análisis de contenido de los cuadernos de actividades enviados por los centros educativos a los alumnos de los últimos cursos de primaria durante los meses de agosto y diciembre de 2020. Para apoyar el análisis, contribuyeron al estudio, en relación con la mediación y los enfoques de Alves (2020), Antunes (2014) y Pino y Sigardo (2000). A propósito de la mediación y la contextualización en la enseñanza de la lengua portuguesa, las producciones de Soares (2002), Bernardo (2016); Daros (2021), colaboraron con los estudios a propósito de la educación en la pandemia de covid-19, y sobre la educación del sujeito quilombola. Se pudo comprobar que, aunque la contextualización de la vida del sujeto quilombola, así como de otras minorías, en la enseñanza en la disciplina de lengua portuguesa podría contribuir a la inclusión, los profesores no la emplearon como instrumento pedagógico. <![CDATA[Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Considerando que as cognições docentes são determinantes no desenvolvimento humano, uma vez que exercem forte influência na maneira como caracterizam os fenômenos e, consequentemente, guiam os comportamentos e suas práticas, esta pesquisa objetivou conhecer as cognições e as práticas de professores que atuam na rede pública e privada de ensino na cidade de Santarém-Pará, acerca do construto habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo cinco da rede pública e cinco da rede particular atuantes na educação básica. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que os professores relacionam suas cognições sobre Habilidades Sociais como necessárias para o desenvolvimento integral do educando. Fica evidenciada, ainda, a necessidade de novas pesquisas na área, com foco em intervenção ou treinamentos de habilidades sociais para este público.<hr/>Abstract: Considering that teacher cognitions are determinant in human development, since they exert a strong influence in the way they characterize the phenomena and consequently guide the behaviors and their practices, this research aimed to know the cognitions and practices of teachers who work in the public and private education network in the city of Santarém-Pará regarding the social skills construct. The research was carried out with 10 teachers, 5 being of the public network and 5 of the private network acting in basic education. The data collected in the interviews were analyzed through the technique of the Discourse of the Collective Subject - DCS. The results showed teachers relate their cognitions about Social Skills as necessary for the integral development of the learner. It is also highlighted the need for new research in the area, focusing on intervention or social skills training for this public.<hr/>Resumen: Considerando que las cogniciones docentes son determinantes en el desarrollo humano, una vez que ejercen fuerte influencia en la manera como caracterizan los fenómenos y consecuentemente guían los comportamientos y sus prácticas, esta investigación objetivó conocer las cogniciones y prácticas de profesores que actúan en la red pública y privada de educación en la ciudad de Santarém-Pará acerca del constructo habilidades sociales. La investigación fue realizada con 10 profesores, siendo 5 de la red pública y 5 de la red privada actuantes en la educación básica. Los datos recogidos en las entrevistas, fueron analizados a través de la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo - DSC. Los resultados mostraron que los profesores relacionan sus cogniciones sobre Habilidades Sociales como necesarias para el desarrollo integral del educando. Se pone de manifiesto la necesidad de nuevas investigaciones en el área, con foco en intervención o entrenamientos de habilidades sociales para este público. <![CDATA[Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná: aspectos formativos (1960-1967)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto apresenta questões relacionadas aos aspectos formativos das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), experiência de inovação pedagógica do ensino secundário desenvolvida entre 1960 e 1967 no modelar colégio situado em Curitiba-PR. Essa experiência, em conjunto com as iniciativas congêneres desenvolvidas em outras instituições de ensino brasileiras e que atenderam pela denominação de Classes Experimentais, constituíram parte das propostas de inovação pedagógica desenvolvidas a partir dos anos 1950 em território nacional. A análise das fontes possibilitou a identificação de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas visando à formação integral dos estudantes participantes das turmas selecionadas para aquela inovação educacional, tendo em vista as transformações sociais do contexto.<hr/>Abstract: This text presents questions related to the formative aspects of Classes Integrais at Colégio Estadual do Paraná, a secondary education pedagogical innovation experiment developed between 1960 and 1967 at that model school located in Curitiba-PR. That experiment, together with similar initiatives developed in other Brazilian educational institutions and that went by the name of Classes Experimentais, formed part of the proposals of pedagogical innovation developed with effect from the 1950s in Brazil. The analysis of the sources has allowed us to identify a set of pedagogical actions that were developed with the aim of providing integral education for the students participating in the classes selected for that educational innovation, taking into consideration the social transformations that took place in that context.<hr/>Resumen: Este texto presenta cuestiones relacionadas a los aspectos formativos de las Clases Integrales del Colegio Estadual do Paraná (CEP), una experiencia de innovación pedagógica de la enseñanza secundaria desarrollada entre 1960 y 1967 en el modelar colegio situado en Curitiba-PR. Esta experiencia, en conjunto con las iniciativas congéneres desarrolladas en otras instituciones de enseñanza brasileñas y que atendieron por la denominación de Clases Experimentales, constituyeron parte de las propuestas de innovaciones pedagógicas desarrolladas a partir de los años 1950 en territorio nacional. El análisis de las diversas fuentes movilizadas posibilitó la identificación de un conjunto de acciones pedagógicas desarrolladas para la formación integral de los estudiantes participantes de la innovación educativa, teniendo en cuenta las transformaciones sociales de aquel contexto. <![CDATA[Reflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes da educação superior sobre a Educação para a Cidadania Global no processo de formação dos estudantes. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo e com abordagem de estudo de caso. Para a realização da coleta de dados foi utilizado um questionário online, e os dados foram analisados conforme princípios da análise de conteúdo. Através das percepções dos docentes, foi possível identificar que eles têm o entendimento sobre os princípios da Educação para a Cidadania Global, assim como estão preocupados com a formação de cidadãos comprometidos com a tolerância e a compreensão, visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sendo assim, a Educação Superior pode promover uma educação capaz de preparar os estudantes para os desafios do contexto local e global em que estão inseridos, através de práticas pedagógicas inovadoras, que visem à formação do estudante de maneira holística.<hr/>Abstract: This study aims to analyse the perception of Higher Education faculty members about Education for Global Citizenship in the process of training students. This research is identified as a qualitative study, of a descriptive character and with a case study approach. In order to perform the data collection an online questionnaire was used and the data was analyzed according to the principles of content analysis. Through the faculty members’ perceptions, it was possible to identify that they have an understanding of the principles of Education for Global Citizenship, as well as are concerned with the development of citizens committed to tolerance and understanding, aiming at building a more fair and solidary society. Thus, Higher Education can promote an education capable of preparing students for the challenges of the local and global context in which they are inserted, through innovative pedagogical practices, focused at training students in a holistic approach.<hr/>Resumen: El presente estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de los docentes de la Educación Superior sobre la Educación para la Ciudadanía Global en el proceso de formación de los estudiantes. Esta investigación se caracteriza como un estudio cualitativo, de carácter descriptivo y con enfoque de estudio de caso. Para la realización de la recogida de datos se utilizó un cuestionario online, y los datos fueron analizados conforme principios del análisis de contenido. A través de las percepciones de los docentes, fue posible identificar que ellos tienen el entendimiento sobre los principios de la Educación para la Ciudadanía Global, así como están preocupados con la formación de ciudadanos comprometidos con la tolerancia y la comprensión, para construir una sociedad más justa y solidaria. Por lo tanto, la Educación Superior puede promover una educación. Así, la Educación Superior puede promover una educación capaz de preparar a los estudiantes para los desafíos del contexto local y global en el que se insertan, a través de prácticas pedagógicas innovadoras, que apunten a la formación del estudiante de manera holística. <![CDATA[“Eu adoro é esse cacto aqui”: devires de imagens, de matemática(s) e de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado, finalizada em 2018, que teve como objetivo analisar externalizações de atitudes em relação à matemática de alunos do 1° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com 22 alunos, com idades entre 6 e 7 anos, de uma escola particular do município de Miranda (MS). Tais externalizações surgiram de vídeos feitos pelos próprios alunos e este artigo discute um dos episódios gerados por essas produções imagéticas. A análise é feita a partir dos pressupostos do Estudo das Atitudes, infância como experiência, multiplicidade e produções com nativos digitais. A partir da(s) matemática(s) produzidas pelos alunos, são problematizados o processo de desformar e a constante teorematização da(s) matemática(s) problematizadoras praticadas na infância. A partir disso, conclui-se que a matemática, única e formadora, acaba por impor atitudes nossas que silenciam as matemáticas desformativas produzidas pelos estudantes, implicando em atitudes cada vez mais iguais da parte deles em relação à disciplina. Espera-se que este estudo dispare novas questões sobre modos de pesquisar na infância, constituições matemática(s) e tecnologias digitais.<hr/>Abstract: This article is a clipping of a master's research, finished in 2018, which aimed to analyze externalizations of attitudes regarding the mathematics of 1st year elementar school students. The research was conducted with the participation of 22 students from 6 and 7 years old, from a private school in the city of Miranda/MS. These externalizations emerged from videos made by the students themselves and this article discusses one of the episodes generated by these image productions. The data analysis is based on the assumptions of the Attitudes Study, childhood as experience, multiplicity and productions with digital natives. From the mathematic(s) produced by the students, the process that we called, in Portuguese, “desformar”, and the frequent theorization of mathematic(s) practiced in childhood was problematized. From this it is, concluded that mathematics, unique and formative, ends up imposing our attitudes that silence the deformative mathematics produced by students, implying more and more equal attitudes on their part in relation to the subject. It is hoped that this study will raise new questions about ways of researching in childhood, mathematic(s) constitution and digital technologies.<hr/>Resumen: Este artículo es un recorte de una investigación de maestría, completada en 2018, cuyo objetivo es analizar las externalizaciones de actitudes hacia las matemáticas de los estudiantes del 1er año de la escuela primaria. La investigación se realizó con 22 estudiantes, con edades comprendidas entre 6 y 7 años, de una escuela privada en el municipio de Miranda / MS. Dichas externalizaciones surgieron de videos realizados por los propios estudiantes y este artículo analiza uno de los episodios generados por estas producciones de imágenes. El análisis se basa en los supuestos del “Estudio de Actitudes”, la infancia como experiencia, multiplicidad y producciones con nativos digitales. A partir de las matemática(s) producidas por los estudiantes, el proceso de deformación y la constante teorización de las matemáticas problematizadoras practicadas en la infancia se problematizan. De esto se, concluye que la matemática, única y formativa, acaba imponiendo nuestras actitudes que silencian la matemática deformativa producida por los estudiantes, implicando actitudes cada vez más igualitarias de su parte en relación con la asignatura. Se espera que este estudio plantee nuevas preguntas sobre los modos de investigación infantil, constituciones matemática(s) y las tecnologías digitales. <![CDATA[“Sigo procurando quem eu sou, sou o que quero ser!” Narrativas profissionais de Stella]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado que discute a formação de professores em contextos colaborativos online. Desenvolvida no ambiente Moodle, do Portal de Professores da Universidade Federal de São Carlos, constituiu-se em uma comunidade de aprendizagem online, envolvendo licenciandos em Pedagogia no último ano de formação inicial e professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados da pesquisa são de uma professora que inicialmente participou como licencianda e, posteriormente, foi acompanhada por meio de narrativas autobiográficas em seu processo de inserção à carreira profissional. Nosso objetivo é analisar, por meio das narrativas autobiográficas profissionais dessa professora, o percurso de indução à docência realizado na pesquisa colaborativa. No percurso de seu início de carreira, a professora, deixa pistas sobre como vê prospectivamente metas e objetivos profissionais para ajudá-la a constituir-se professora. Ela, também, se coloca como uma professora reflexiva, focada em seus desejos e necessidades formativas.<hr/>Abstract: This investigation is part of a research of Doctorate which discuss the teacher education in collaborative contexts online. Developed in the virtual environment Moodle, of the Platform of Teachers of the University Federal of São Carlos, constituted in a community of learning online, involving undergraduate students in Pedagogy in the last year of beginner teacher education and beginner teachers of the initial years of primary education. The data of the research is of a teacher who initially participated as an undergraduate student and, subsequently, was accompanied by autobiographical narratives in the process of insertion in the professional career. Our objective is to analyze, through the professional autobiographical narratives of this teacher, the journey of induction to teaching conducted in the collaborative research. In the journey of her inception in the career, the teacher, leaves evidence on how she prospectively sees professional goals and objectives to help her constitute herself as teacher. Also, she places herself as a reflexive teacher, focused on her aspirations and educational necessities.<hr/>Resumen: Este estudio es parte de una investigación de Doctorado, que discute la formación de profesores en contextos colaborativos online. Desarrollada en el ambiente Moodle, del Portal de Profesores de la Universidad Federal de São Carlos, se constituyó en una comunidad de aprendizaje online, involucrando estudiantes de Pedagogía en el último año de formación inicial y profesores principiantes de los años iniciales de la enseñanza fundamental. Los datos de la investigación son de una profesora que en un principio participó como licenciada y posteriormente, fue acompañada por medio de narrativas autobiográficas en su proceso de inserción en la carrera profesional. Nuestro objetivo es analizar, a través de las narrativas autobiográficas profesionales de esta profesora, el recorrido de inducción a la docencia realizado en la investigación colaborativa. En el recorrido de su inicio de carrera, la profesora, deja pistas sobre cómo ve sus perspectivas, expectativas, metas y objetivos profesionales que la ayudarán a formarse como profesora. Ella, también, se coloca como una profesora reflexiva, enfocada en sus deseos y necesidades formativas. <![CDATA[Desenvolvimento de competências: um estudo com docentes do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar como ocorre o desenvolvimento das competências docentes no ensino superior. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa descritiva, aplicada por intermédio da plataforma virtual do “Google Forms”. A amostra foi composta por 199 docentes que atuam em universidades públicas e privadas no estado Santa Catarina, sendo coletada por acessibilidade e conveniência. Por meio da técnica estatística de regressão múltipla, evidenciou-se que o suporte institucional se apresentou como preditor exclusivamente para o desenvolvimento de competências gerais e a autoaprendizagem demonstrou-se como preditora apenas para o desenvolvimento de competências de ensino, pesquisa e competências gerais. Constatou-se ainda a necessidade de ampliar o desenvolvimento das competências de extensão e de gestão nas instituições de ensino, por meio do suporte institucional ou da autoaprendizagem.<hr/>Abstract: The present article aims to identify how the development of teaching competences in higher education occurs. Data collection was performed through a descriptive research, applied through the virtual platform of “Google Forms”. The sample consisted of 199 teachers who work in public and private universities in the state of Santa Catarina, being collected for accessibility and convenience. Through the statistical technique of multiple regression, it was shown that institutional support was presented as a predictor exclusively for the development of general skills and self-learning was shown as a predictor only for the development of teaching, research and general competences. It was also noted the need to expand the development of extension and management skills in educational institutions, through institutional support or self-learning.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene como objetivo identificar cómo ocurre el desarrollo de las competencias docentes en la enseñanza superior. La recolección de datos fue realizada por medio de una investigación descriptiva, aplicada por intermedio de la plataforma virtual de los “Google Forms”. La muestra fue compuesta por 199 docentes que actúan en universidades públicas y privadas en el estado Santa Catarina, siendo recolectada por accesibilidad y conveniencia. Por medio de la técnica estadística de regresión múltiple, se evidenció que el soporte institucional se presentó como predictor exclusivamente para el desarrollo de competencias generales y el autoaprendizaje se demostró como predictor sólo para el desarrollo de competencias de enseñanza, investigación y competencias generales. Se constató también la necesidad de ampliar el desarrollo de las competencias de extensión y gestión en las instituciones de enseñanza, a través del soporte institucional o del autoaprendizaje. <![CDATA[“A gente quer inteiro e não pela metade”: paradigmas estéticos para a educação pública brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está.<hr/>Abstract: This bibliographical and documentary aims to establish a relationship between the pedagogy of John the Baptist La Salle (1651-1719), developed between the 17th and 18th centuries, and the Brazilian education of the 21st century in the perspective of the etics of inclusion. We discuss the contribution of the pedagogical model of the Christian School, the name given by La Salle to its schools, for contemporary Brazilian education. The main reference text for this research is The Conduct of Christian Schoools, a pedagogical work written by La Salle. From it, reports that show the educational reality of Brazil in the last decade are analyzed. Critical to Brazilian educational policies, we seek a way out to guarantee the real and integral right to quality education, as recommended by Brazilian legislation. It is concluded that this way out passes through the understanding, already existing in an intuitive way in the pedagogy of La Salle, that to universalize the access to the education is more than just to offer vacancies for all in the schools, but to guarantee a school in which all the elements that the make up are in close relation with the human being that is in it.<hr/>Resumen: Este estudio, de carácter bibliográfico y documental, tiene por objetivo establecer una relación entre la pedagogía de Juan Bautista La Salle (1651-1719), desarrollada entre los siglos XVII y XVIII, y la educación brasileña del siglo XXI en la perspectiva de la ética de inclusión. Se discute la contribución del modelo pedagógico de la Escuela Cristiana, nombre dado por La Salle a sus escuelas, para la educación brasileña contemporánea. El principal texto de referencia para esta investigación es la Guía de las Escuelas Cristianas, obra pedagógica de La Salle. A partir de él, se analizan informes que muestran la realidad educativa de Brasil en la última década. Realizando una crítica a las políticas educativas brasileñas, se busca una salida para garantizar el real e integral derecho a la educación de calidad, preconizado por la legislación brasileña. Se concluye que esta salida pasa por la comprensión, ya existente de manera intuitiva en la pedagogía de La Salle, de que universalizar el acceso a la educación es más que apenas ofrecer plazas para todos en las escuelas, pero garantizar una escuela en la que todos los elementos que la componen estén en íntima relación con el ser humano que en ella está. <![CDATA[Inteligência Emocional Percebida e Desempenho Acadêmico em Educação Física de Adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En esta investigación examinamos la relación entre Inteligencia Emocional Autopercibida (IEA) y el rendimiento académico en educación física, teniendo en cuenta el género y la edad de los adolescentes. En el método se ha utilizado una muestra de 208 estudiantes brasileños, (50,8% mujeres) de entre 14 y 18 años. En relación con el rendimiento académico en la asignatura de educación física, los resultados indicaron que existe relación con la dimensión claridad y reparación del instrumento TMMS-24 con el sexo mientras que la edad está relacionada con la dimensión atención. En cuanto a la relación de la dimensión del IEA con el rendimiento académico en educación física, la dimensión reparación es la que genera mayores diferenciales entre los grupos con calificación en la educación física por encima o por debajo de la media de la población.<hr/>Resumo: Nesta pesquisa examinamos a relação entre a Inteligência Emocional Autopercebida (IEA) e o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, levando em consideração o gênero e a idade dos adolescentes. O método utilizou uma amostra de 208 estudantes brasileiros, (50,8% mulheres) entre 14 e 18 anos. Em relação ao desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, os resultados indicaram que há relação da dimensão clareza e reparo do instrumento TMMS-24 com o sexo, enquanto a idade está relacionada à dimensão atenção. No que se refere à relação da dimensão IEA com o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, a dimensão reparo é a que mais gera diferenciais entre os grupos com qualificação em Educação Física superior ou inferior à média dos alunos.<hr/>Abstract: In this research we examine the relationship between Self-perceived Emotional Intelligence (SEI) and academic performance on the subject of physical education, taking into account the gender and age of adolescents. The method used a sample of 208 Brazilian students, (50.8% women) between 14 and 18 years old. In relation to academic performance in the physical education subject, the results indicated that there is a relationship with the clarity and repair dimension of the TMMS-24 instrument with sex, while age is related to the attention dimension. With regard to the relationship of the SEI dimension with academic performance on the subject of physical education, the repair dimension is the one that most generates differences between groups with qualifications in Physical Education above or below the average of the students. <![CDATA[Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação: uma revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as implicações dos estigmas e preconceitos na Educação na busca de compreender como esses conceitos se atualizam e reverberam em publicações científicas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada em artigos científicos publicados de 2013 a 2021 na base de dados Redalyc e PsycINFO, considerando os artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, mediante uso dos descritores preconceito, estigma e vergonha na área da Educação e da Psicologia. De 873 artigos localizados, foram selecionados 44 para análise, com o auxílio do software Atlas Ti 5.2, divididos em quatro dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e institucional. Os resultados apontam para o automatismo de crenças em discursos morais que reforçam estereótipos, interferindo nas relações de afeto desencadeando afastamento ou reações de riso, nojo ou pena, bem como medo, silenciamento e angústia em quem sofre. Aumentam comportamentos agressivos e diminui o apoio social, sendo necessárias intervenções institucionais sistemáticas, de longa duração e participativas. Destaca-se, por fim, a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação superior com a participação dos diversos sujeitos sociais.<hr/>Abstract: This study aims to analyze the implications of stigma and prejudice in education in order to understand how these concepts are updated and reverberate in scientific publications. This is a systematic literature review conducted on scientific articles published from 2013 to 2021 in the Redalyc and PsycINFO databases, considering the articles published in English, Portuguese and Spanish, through the use of the descriptor prejudice, stigma and shame in the area of Education and Psychology. From 873 articles found, 44 were selected for analysis, with the help of the Atlas Ti 5.2 software, divided into four dimensions: cognitive, affective, behavioral, and institutional. The results point to the automatism of beliefs in moral discourses that reinforce stereotypes, interfering in affection relations, triggering distancing or reactions of laughter, disgust or pity, as well as fear, silencing and anguish in those who suffer. Aggressive behavior increases and social support decreases, requiring systematic, long-term, and participatory institutional interventions. It is highlighted, finally, the need for further studies on the subject in the field of Higher Education with the participation of the various social subjects.<hr/>Resumen: Este estudio pretende analizar las implicaciones del estigma y el prejuicio en la Educación para entender cómo estos conceptos se actualizan y repercuten en las publicaciones científicas. Se trata de una revisión bibliográfica sistemática realizada sobre artículos científicos publicados entre 2013 y 2021 en las bases de datos Redalyc y PsycINFO, considerando los artículos publicados en los idiomas inglés, portugués y español, mediante el uso de los descriptores prejuicio, estigma y vergüenza en el área de Educación y Psicología. De los 873 artículos encontrados, se seleccionaron 44 para su análisis, con la ayuda del software Atlas Ti 5.2, divididos en cuatro dimensiones: cognitiva, afectiva, conductual e institucional. Los resultados apuntan al automatismo de las creencias en los discursos morales que refuerzan los estereotipos, interfiriendo en las relaciones afectivas, desencadenando la alienación o reacciones de risa, asco o lástima, así como el miedo, el silenciamiento y la angustia en quienes los sufren. El comportamiento agresivo aumenta y el apoyo social disminuye, lo que requiere intervenciones institucionales sistemáticas, duraderas y participativas. Destaca, por último, la necesidad de realizar más estudios sobre el tema en el ámbito de la Educación Superior con la participación de los distintos sujetos sociales. <![CDATA[Preparar para adotar? Reflexões a respeito da orientação de famílias na prática da adoção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é analisar, a partir do contexto jurídico da adoção no Brasil, alguns elementos presentes nas forças em jogo na prática de preparar as famílias que pretendem adotar, dando relevo às atividades de orientação realizadas por psicólogos a esses pretendentes. Na pesquisa de mestrado que embasa este artigo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com membras de um grupo de apoio à adoção e com profissionais de escolas públicas e particulares em uma cidade do interior paulista. Também houve participações em reuniões de preparação de pretendentes à adoção promovidas por esse grupo de apoio. Ressaltamos, na análise deste trabalho, o perigo de algumas práticas que, mesmo buscando combater estereótipos, podem fortalecê-los, exigindo, em relação às intervenções realizadas enquanto psicólogos, a constante necessidade de revisitar suas estratégias e seus efeitos. Defendemos a direção ética de um trabalho que fortaleça rupturas na concepção de família ideal contida na prática da adoção.<hr/>Abstract: The objective of this article is to analyze, from the legal context of adoption in Brazil, some elements present in the forces at play in which the practice of preparing the families that intend to adopt is built, giving prominence to the orientation activities made by psychologists to these suitors. In the master's research that bases this article, semi-structured interviews were conducted with members of a support group for adoption and with professionals from public and private schools in a city in the interior of São Paulo. There were also participations in meetings of preparation of adoption suitors promoted by this support group. We emphasize in the analysis of this work the dangers of some practices that, even seeking to combat stereotypes, can strengthen them, requiring, in relation to the interventions performed as psychologists, the constant need to revisit their strategies and their effects. We defend the ethical direction of a work that strengthens ruptures in the ideal family conception contained in the practice of adoption.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, desde el contexto legal de la adopción en Brasil, algunos elementos presentes en las fuerzas en juego en las cuales se construye la práctica de preparar a las familias que pretenden adoptar, destacando las actividades de orientación establecidas por los psicólogos de estos pretendientes. En la investigación de maestría que basa este artículo, se realizaron entrevistas semiestructuradas con miembros de un grupo de apoyo para la adopción y con profesionales de escuelas públicas y privadas en una ciudad del interior de São Paulo. También hubo participaciones en reuniones de preparación de demandantes de adopción promovidas por este grupo de apoyo. En el análisis de este trabajo, destacamos el peligro de algunas prácticas que, buscando combatir los estereotipos, pueden fortalecerlos, requiriendo, en relación con las intervenciones realizadas como psicólogos, la necesidad constante de revisar sus estrategias y sus efectos. Defendemos la dirección ética de un trabajo que fortalece las rupturas en la concepción ideal de la familia contenida en la práctica de la adopción. <![CDATA[O sentido geral da escola e o particular do estudante: uma soma de diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Artigo bibliográfico que tem como objetivo desvelar as noções da Relação com o Saber de Bernard Charlot diante de dois objetos que se encontram no espectro da educação: a escola e o estudante. Tentaremos, também, fazer um delineamento dos elementos básicos que lhe compõe como desejo, sentido e mobilização, além de destacarmos sua origem epistemológica. A Relação com o Saber apresenta base psicanalítica lacaniana e tem como aporte teórico e prático problematizar, na educação, questões que envolvem os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, chegamos ao seguinte questionamento para o desvelamento deste trabalho: o sentido dos estudantes são os mesmos da escola em relação ao ensino e à aprendizagem? Chega-se à conclusão de que o sentido da escola, na figura do professor e o sentido do estudante são divergentes diante da figura do aprender escolar. E que ainda há ruídos na lógica simbólica do ensinar da escola que não faz sentido na lógica simbólica de aprendizagem do estudante.<hr/>Abstract: This bibliographic article aims to unveil Bernard Charlot's notions of Knowledge Relationship before two objects met in the spectrum of education: the school and the student. We will also try to delineate the basic elements that compose it such as desire, meaning and mobilization, besides highlighting its epistemological origin. The Knowledge Relationship has a Lacanian psychoanalytical basis and its theoretical and practical approach to problematize in education issues that involve the subjects in the teaching and learning process. Thus, we come to the following question for the unveiling of this work: are the students’ meaning the same in relation to teaching and learning? It is concluded that the meaning of the school for the teacher differs from the student regarding the process of learning. And it demonstrates it is not very clear the symbolic logic of school teaching methods for student's learning process.<hr/>Resumen: Este artículo bibliográfico tiene como objetivo revelar las nociones de relación con el conocimiento de Bernard Charlot frente a dos objetos que se encuentran en el espectro de la educación: la escuela y el estudiante. También trataremos de delinear los elementos básicos que lo componen como deseo, significado y movilización, además de resaltar su origen epistemológico. La relación con el conocimiento tiene una base psicoanalítica lacaniana y su enfoque teórico y práctico para problematizar, en educación, cuestiones que involucran a los sujetos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, llegamos a la siguiente pregunta para la presentación de este trabajo: ¿los estudiantes tienen el mismo significado en relación con la enseñanza y el aprendizaje? Se concluye que el significado de la escuela en la figura del maestro y el sentido del alumno son diferentes de la figura del aprendizaje escolar. Y que todavía hay ruidos en la lógica simbólica de la enseñanza escolar que no tiene sentido en la lógica simbólica del aprendizaje del alumno. <![CDATA[Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa: correspondências encontradas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas pedagógicas do Estado do Rio Grande do Sul à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Assim, tendo como ponto de partida as duas últimas propostas públicas pedagógicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, aqui denominadas de Lições do Rio Grande e Politecnia, respectivamente implantadas neste estado em 2009 e 2012, buscou-se averiguar quais são os elementos de correlação entre elas à Teoria da Aprendizagem Significativa, com base nos pontos de articulação teórico-metodológica envolvendo ações do ensinar e do aprender. Para tanto, se fez uso de uma pesquisa teórica e documental, a partir dos documentos oficiais disponíveis. Verificou-se que em ambas as propostas se vinculam elementos como interdisciplinaridade, contextualização e ações discentes-docentes ativas e coparticipativas, tendo em vista esses como qualificadores às ações do ensinar e do aprender, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.<hr/>Abstract: Taking as a starting point the last two state public pedagogical proposals of the State of Rio Grande do Sul, here called the Lessons from Rio Grande and Polytechnia, respectively implemented in this state in 2010 and 2012, we sought to verify the elements of correlation between to the Meaningful Learning Theory of David Ausubel, based on the points of theoretical-methodological articulation involving actions of teaching and learning. For that, a theoretical and documentary research was made, based on the official documents available. It was verified that in both proposals there are elements such as interdisciplinarity, contextualization and active and co-participative student-teacher actions, in view of these as qualifiers to the actions of teaching and learning, in the light of Meaningful Learning Theory.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar dos propuestas pedagógicas del Estado de Rio Grande do Sul a la luz de la Teoría del Aprendizaje Significativo de David Ausubel. Así, tomando como punto de partida las dos últimas propuestas estatales pedagógicas públicas del Estado de Rio Grande do Sul, aquí denominadas Lições do Rio Grande y Politecnia, implementadas respectivamente en ese estado en 2009 y 2012, buscamos averiguar cuáles son las elementos de correlación entre ellos a la Teoría del Aprendizaje Significativo, a partir de puntos de articulación teórico-metodológicos que involucran acciones de enseñanza y aprendizaje. Para ello, se utilizó una investigación teórica y documental, a partir de los documentos oficiales disponibles. Se constató que en ambas propuestas se vinculan elementos como la interdisciplinariedad, la contextualización y las acciones docente-alumno activas y coparticipativas, considerando las como calificadores para las acciones de enseñanza y aprendizaje, a la luz de la Teoría del Aprendizaje Significativo. <![CDATA[Relação entre teorias de aprendizagem e teorias de educação exemplificada pela tecnologia educacional da pesquisa investigativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Partimos da consideração epistemológica de que, por taxonomia e preponderância, teorias psicológicas de aprendizagem são mais basilares e mais restritas do que teorias de educação. De fato, teorias psicológicas de aprendizagem possuem natureza eminentemente descritiva – associada com a elucidação científica de como funcionam os mecanismos por detrás dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem –, ao passo que as teorias educacionais possuem natureza eminentemente normativa – associada com princípios norteadores e critérios de decisão a respeito de o quê se deve ensinar e metodologias a respeito de como se deve ensinar, com o propósito de alcançar dadas finalidades. A partir disso, descrevemos sucintamente as estruturas conceituais da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e da teoria educacional de Mathew Lipman (formação de comunidades de investigação), articulando-as entre si à luz da classificação proposta. Em seguida, apresentamos e discutimos o modo como se poderia implementar, na prática, a articulação entre as duas teorias, por meio de uma tecnologia educacional, a saber, a pesquisa investigativa, tipificando essa relação na estratégia de aprendizagem associada ao projeto de pesquisa e ao seminário. Por fim, à guisa de fortalecer as conclusões havidas do confronto entre as premissas e a articulação conceitual propostas, ressaltamos algumas conexões explícitas entre o referencial teórico e a tecnologia educacional em evidência.<hr/>Abstract: We start from the epistemological consideration that, by taxonomy and preponderance, psychological theories of learning are more basic and more restricted than theories of education. In fact, psychological learning theories have an eminently descriptive nature – associated with the scientific elucidation of how the mechanisms behind the cognitive processes involved in learning work – whereas educational theories have an eminently normative nature – associated with guiding principles and criteria of decision on what to teach and methodologies on how to teach, in order to achieve certain goals. From this, we briefly describe the conceptual structures of David Ausubel's theory of meaningful learning and Mathew Lipman's educational theory (formation of research communities), articulating them with each other in the light of the proposed classification. Then, we present and discuss how the articulation between the two theories could be implemented in practice, through educational technology, namely, investigative research, typifying this relationship in the learning strategy associated with the research project and to the seminar. Finally, by way of strengthening the conclusions reached from the confrontation between the proposed premises and conceptual articulation, we highlight some explicit connections between the theoretical framework and the educational technology in evidence.<hr/>Resumen: Partimos de la consideración epistemológica de que, por taxonomía y preponderancia, las teorías psicológicas del aprendizaje son más básicas y más restringidas que las teorías de la educación. De hecho, las teorías del aprendizaje psicológico tienen una naturaleza eminentemente descriptiva, asociada con la explicación científica de cómo funcionan los mecanismos detrás de los procesos cognitivos involucrados en el aprendizaje, mientras que las teorías educativas tienen una naturaleza eminentemente normativa, asociada con principios y criterios rectores decisión sobre qué enseñar y metodologías sobre cómo enseñar, para lograr ciertos objetivos. A partir de esto, describimos brevemente las estructuras conceptuales de la teoría del aprendizaje significativo de David Ausubel y la teoría educativa de Mathew Lipman (formación de comunidades de investigación), articulándolas entre sí a la luz de la clasificación propuesta. Luego, presentamos y discutimos cómo la articulación entre las dos teorías podría implementarse en la práctica, a través de la tecnología educativa, es decir, la investigación de investigación, tipificando esta relación en la estrategia de aprendizaje asociada con el proyecto de investigación y al seminario Finalmente, a través del fortalecimiento de las conclusiones alcanzadas de la confrontación entre las premisas propuestas y la articulación conceptual, destacamos algunas conexiones explícitas entre el marco teórico y la tecnología educativa en evidencia. <![CDATA[Cultura do silêncio e educação libertadora: aportes freirianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O trabalho objetiva compreender a relação entre a cultura do silêncio e a educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Cultura do silêncio na identidade profissional do TAE-Pedagogo do IFCE à luz do pensamento freiriano”, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos de coleta de dados, recorreu-se nesta primeira etapa à revisão bibliográfica. Em uma sociedade de tolhimento da voz, da palavra e da expressão humana, constatam-se marcas da cultura do silêncio introjetada como inconsciente coletivo, entretanto, a educação libertadora como ato cognoscente se apresenta como resistência à herança histórica de silenciamento, assistencialismo e domesticação do corpo. Tal educação ocorre em oposição aos limites da realidade opressora e do silêncio imposto, buscando ultrapassar o estado de classe em si para se configurar como classe para si por meio da consciência crítica.<hr/>Abstract: This work aims at comprehending the relationship between the culture of silence and liberatory education in light of Paulo Freire's thought. It is part of a research entitled Culture of silence in the professional identity of pedagogues at the Federal Institute of Ceará in light of Freire's thought, developed at the Graduate Program in Education of the State University of Ceará. As data collection procedures, the first phase of the study was a bibliographic review. In a society where the human voice, word and expression are effaced, there are marks of the culture of silence introjected as a collective consciousness. However, liberatory education as a conscious act presents itself as a resistance to the history of silencing, welfarism and body domestication. Such education occurs in opposition to the limits of oppressive reality and also of imposed silence, aiming at surpassing the social class status in itself to configure it as a social class for itself starting from critical conscience.<hr/>Resumen: La obra pretende comprender la relación entre la cultura del silencio y la educación liberadora del pensamiento de Paulo Freire. Es un recorte de la investigación titulada Cultura del silencio en la identidad profesional de la TAE-Pedagoga del IFCE a la luz del pensamiento freiriano, que se está desarrollando en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Estatal de Ceará. Como procedimientos de recopilación de datos, en esta primera etapa se utilizó una revisión bibliográfica. En una sociedad de obstaculización de la voz, la palabra y la expresión humana, hay marcas de la cultura del silencio introyectado como inconsciente colectivo, sin embargo, la educación liberadora como acto de conocimiento se presenta como resistencia al patrimonio histórico de silenciamiento, bienestar y domesticación del cuerpo. Dicha educación se produce en oposición a los límites de la realidad opresiva y el silencio impuesto, buscando superar el estado de clase en sí mismo para configurarse como clase por sí mismo a través de la conciencia crítica. <![CDATA[Processos de autorreflexão sobre a prática docente no contexto do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: É apresentada neste artigo uma revisão integrativa que investigou o que as pesquisas brasileiras têm apontado sobre os processos de autorreflexão que os professores do ensino superior realizam sobre sua prática. Na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foram encontrados seis trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão elencados inicialmente. O estudo permite inferir que os professores que realizam esse tipo de pesquisa são motivados por questões relacionadas à sua atuação inicial como docente do ensino superior, bem como sobre suas inquietações enquanto estudante. Também se observa que alguns dos pesquisadores mudaram suas posturas no contexto de sala de aula. Chega-se à conclusão de que existe uma necessidade de autorreflexão por parte de todos os profissionais que atuam no ensino superior bem como de reflexão sobre a prática docente em todos os níveis de ensino. Contudo, se fazem necessários novos estudos para que seus resultados sejam compartilhados e divulgados.<hr/>Abstract: This article presents an integrative review that investigated what Brazilian research has shown about the self-reflection processes that Higher Education teachers perform about their practice. An analysis in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations found six papers that met the inclusion criteria listed initially. The study allows us to infer that teachers who conduct this type of research are motivated by issues related to their initial performance as a teacher of Higher Education, as well as their concerns as a student. It was also observed that some of the researchers changed their postures in the classroom context. It is concluded that there is a need for self-reflection by all professionals working in Higher Education as well as reflection on teaching practice at all levels of education. However, further studies are necessary for their results to be shared and disseminated.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una revisión integradora que investigó lo que la investigación brasileña ha señalado sobre los procesos de autorreflexión que los maestros de Educación Superior realizan sobre su práctica. La Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones encontró seis documentos que cumplían con los criterios de inclusión enumerados inicialmente. El estudio nos permite inferir que los docentes que realizan esse tipo de investigación están motivados por cuestiones relacionadas con su desempeño inicial como docentes de educación superior, así como por sus preocupaciones como estudiantes. También se observa que algunos de los investigadores cambiaron sus posturas en el contexto del aula. Se concluye que existe la necesidad de autorreflexión de todos los profesionales que trabajan en la educación superior, así como la reflexión sobre la práctica docente en todos los niveles de la educación. Sin embargo, se necesitan más estudios para que sus resultados sean compartidos y difundidos. <![CDATA[Educadoras na educação infantil: intersecções do trabalho de educação-cuidado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este escrito é um desdobramento de um projeto de pesquisa-extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) junto a berçários de escolas de educação infantil municipais e conveniadas de Porto Alegre. A partir dessa experiência, tomamos como questão o trabalho de educação-cuidado desenvolvido nas instituições de educação infantil e alguns atravessamentos de gênero, raça e classe que marcam essa profissão no Brasil. Para tanto, por meio de uma revisão narrativa de literatura, traçamos uma breve retomada histórica acerca da constituição da educação infantil nos contextos europeu e brasileiro e apresentamos trechos dos diários clínicos – materiais de registro adotados pelas pesquisadoras –extensionistas – que se articulam às questões discutidas. A partir desse processo de escrita, mostrou-se evidente a importância de considerar o trabalho das educadoras das escolas de educação infantil como uma confluência de aspectos históricos e sociais e como um panorama interseccional, permeado por atravessamentos de gênero, raça e classe, e por processos de desvalorização de diversas ordens.<hr/>Abstract: This article is an appendix to a research-extension project developed by the Nucleus of Studies in Psychoanalysis and Infancies with municipal nurseries from Porto Alegre. Based on this experience, we decided to investigate the education care work developed in kindergarten institutions and also how social markers such as gender, race and class can mark this profession in Brazil. For this purpose, we have done a brief historical summary of the constitution of the European and Brazilian kindergartens through a narrative revision of literature; furthermore, we have selected a few excerpts from clinicals diaries – registration materials adopted by the ones involved in the research-extension project – which relate with our investigation. Throughout that process, it has been shown the significance of considering the work done by nursery educators as a confluence of historical and social aspects and an intersectional panorama, permeated by gender, race, class and devaluation processes of diverse natures.<hr/>Resumen: Este escrito es un despliegue de un proyecto de investigación-extensión desarrollado por el Núcleo de Estudios en Psicoanálisis y Infancias con guarderías del Município de Porto Alegre. A partir de esta experiencia, surge especial interés sobre el trabajo de cuidado-educación desarrollado en las instituciones de educación infantil y algunas intersecciones entre género, raza y clase que marcan esta profesión en Brasil. Por este motivo y a través de una revisión narrativa de literatura, presentamos una breve revisión histórica sobre el surgimiento de la educación infantil en los contextos europeo y brasileño y seleccionamos fragmentos de diarios clínicos – materiales de registro adoptados por las investigadoras-extensionistas – los cuales tienen relación con los asuntos discutidos. A partir de este proceso de redacción, se hace evidente la importancia de considerar el trabajo de las educadoras de guardería como una confluencia de aspectos históricos y sociales, así como también un panorama interseccional permeado por cruces de género, raza y clase y por procesos de desvalorización de diversos tipos. <![CDATA[Currículo para a educação de primeira infância: indicativos de internacionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto interroga as indicações das políticas educativas globais, protagonizadas pelos organismos internacionais, de formalização de currículos nacionais para crianças cada vez mais jovens. Aborda alguns dispositivos pelos quais essas indicações têm sido incorporadas nos textos curriculares e em demais ações na educação de primeira infância no Brasil. Tem como objetivo analisar se as reformas curriculares em curso no país estão mais inclinadas ao acolhimento da racionalidade neoliberal centrada em mudanças no campo da economia e no mercado global (internacionalização) ou nas especificidades sociais e culturais da primeira infância. Caracterizado como estudo exploratório, envolve pesquisa de documentos coletados em ambientes e repositórios digitais nacionais e internacionais diversos. O tratamento analítico considera a permeabilidade das políticas curriculares do sistema educacional brasileiro ao movimento global de internacionalização do currículo com forte inclinação à escolarização precoce na educação de primeira infância.<hr/>Abstract: This text questions the indications of global education policies, promoted by international agencies, to formalize national curricula for increasingly younger children. The analyses consider if the curriculum reforms underway in the country are more inclined to adopt a neoliberal rationality focused on changes in the economic field and the global market or on the social and cultural specificities of first childhood. The article is based on an exploratory study involving research of documents collected in various domestic and international digital environments and archives. The analytical treatment consider the permeability of the curriculum policies of the Brazilian educational system to the global movement for internationalization of curriculum with a strong inclination to precocious schooling in early childhood education.<hr/>Resumen: El texto cuestiona las indicaciones de las políticas educativas globales, realizadas por Organismos Internacionales, para la formalización de los currículos nacionales para niños cada vez más pequeños. Aborda algunos dispositivos por los cuales estas indicaciones han sido incorporadas en los textos curriculares y otras acciones en la educación infantil en Brasil. Su objetivo es analizar si las reformas curriculares en curso en país son más proclives a abrazar la racionalidad neoliberal centrada en los cambios en el campo de la economía y en el mercado global (internacionalización) o en las especificidades sociales y culturales de la primera infancia. Caracterizado como un estudio exploratorio, implica investigar documentos recopilados en diferentes entornos y repositorios digitales nacionales e internacionales. El tratamiento analítico considera la permeabilidad de las políticas curriculares del sistema educativo brasileño al movimiento global de internacionalización del currículo con fuerte inclinación a la escolarización temprana en la educación infantil. <![CDATA[Abordagem das capacitações (<em>capabilities</em>), desenvolvimento humano e educação: interfaces entre Amartya Sen e Martha Nussbaum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A redução do sujeito às condições de bem-estar individual ou ao empreendedorismo de si mesmo tornou-se uma racionalidade que passou a reger as relações humanas e sociais. De certa forma, passou a dirigir as finalidades, as estratégias e os processos educacionais, pautando-se por interesses individualistas e competitivos. Diante disso, este artigo tem como objetivo afirmar a abordagem das capacitações (capabilities) como uma proposta teórica relevante para orientar políticas educativas e estratégias pedagógicas que contribuam para a liberdade dos sujeitos, a formação humana e a cooperação social. O estudo constitui-se como pesquisa qualitativa, orientado pelo método analítico-hermenêutico, em que se emprega o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica. O texto está estruturado em três núcleos: o primeiro busca apresentar, em linhas gerais, a abordagem das capacitações em Sen (capabilities); o segundo explica a versão das capacitações (capabilities) em Nussbaum; e o terceiro afirma a abordagem das capacitações (capabilities) como referencial para construir e desenvolver políticas educativas e propostas pedagógicas que almejem uma educação para a liberdade.<hr/>Resumen: La reducción del sujeto a las condiciones de bienestar individual o el espirito empresarial de si mismo se ha convertido en una racionalidad que ha llegado a regir las relaciones humanas y sociales. En cierto modo, comenzó a dirigir los propósitos, las estrategias y los procesos educativos, guiados por intereses individualistas y competitivos. En vista de eso, este artículo pretende afirmar el enfoque de las capacidades (capabilities) como una propuesta teórica relevante para orientar las políticas educativas y las estrategias pedagógicas que contribuyen a la libertad de los sujetos, la formación humana y la cooperación social. El estudio se constituye como una investigación cualitativa, guiada por el método analítico-hermenéutico, en la que se emplea el procedimiento metodológico de la investigación bibliográfica. El texto está estructurado en tres núcleos: el primero busca presentar, en términos generales, el enfoque de las capacidades en Sen (capabilities); el segundo explica la versión de las capacidades (capabilities) en Nussbaum; y el tercero afirma el enfoque de las capacidades (capabilities) como referencia para la construcción y desarrollo de políticas educativas y propuestas pedagógicas que busquen una educación para la libertad.<hr/>Abstract: The reduction of the subject in the conditions of individual well-being or in entrepreneurship became a rationality that started to be registered as human and social relations. In a way, it started to direct the purposes, strategies and educational processes, guided by individualistic and competitive interests. Given this, this paper aims to affirm the capabilities approach as a relevant theoretical proposal to guide educational policies and pedagogical strategies that contribute to the freedom of the subjects, human formation and social cooperation. The study is constituted as a qualitative research, guided by the analytical-hermeneutic method, in which the methodological procedure of bibliographic research is employed. The text is structured in three sections: the first seeks to present, in general lines, the approach to capabilities in Sen; the second explains the version of the capabilities in Nussbaum; and the third affirms the capabilities approach as a reference to build and develop educational policies and pedagogical proposals that aim for an education for freedom. <![CDATA[O ensino religioso na educação integral: contribuições metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No Brasil, os princípios da educação integral têm se tornado um paradigma para as políticas educacionais e práticas escolares. Todos os conteúdos devem colaborar para que esse princípio seja levado a efeito. Existe, porém, um desafio em particular: o ensino religioso. Este conteúdo historicamente foi utilizado com interesses políticos para imposição da religião hegemônica. Porém, a Base Nacional Comum Curricular lhe confere uma nova possibilidade, em que é utilizado para reforçar a diversidade e a liberdade religiosa. Através de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo discute possibilidades para a colaboração deste novo modelo de ensino religioso em um contexto de educação integral.<hr/>Abstract: At Brazil, the principles of Integral Education have become a paradigm for educational policies and school practices. All content must collaborate so that this principle is carried out. However, there is a particular challenge: Religious Education. This curriculum content has historically been used with political interests to impose hegemonic religion. However, the Common Base National Curriculum gives it a new possibility, in which it is used to reinforce diversity and religious freedom. Through documentary and bibliographic research, this article discusses possibilities to the collaboration of this new model of Religious Education in a context of integral education.<hr/>Resumen: En Brasil, los principios de la Educación Integral se han convertido en un paradigma para las políticas educativas y las prácticas escolares. Todo el contenido debe colaborar para que este principio se lleve a cabo. Sin embargo, hay un desafío particular: la Enseñanza Religiosa. Este contenido curricular se ha utilizado históricamente con intereses políticos para imponer la religión hegemónica. Sin embargo, la Base Curricular Nacional Común le brinda una nueva posibilidad, en la que se utiliza para reforzar la diversidad y la libertad religiosa. A través de la investigación documental y bibliográfica, este artículo analiza las posibilidades de colaboración de este nuevo modelo de Enseñanza Religiosa en un contexto de educación integral. <![CDATA[A relação entre o neoliberalismo e o paradigma da qualidade da educação<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os padrões de qualidade permeiam boa parte das discussões acerca da educação há algumas décadas. Este artigo analisa a constituição do conceito de qualidade, relacionando-o a gênese e ao desenvolvimento do neoliberalismo. Por meio de pesquisa bibliográfica, abordamos o conceito de neoliberalismo e seu desdobramento na América Latina, especialmente no campo educacional. Constatamos que as práticas mercadológicas vinculadas à competitividade e à qualidade, de origem neoliberal, perpassam as discussões e as práticas educacionais, assumindo a forma de um paradigma. Destacamos a capacidade neoliberal de imposição de um léxico que orienta práticas e políticas educacionais.<hr/>Abstract: The quality standards have permeated most of the discussions in education a few decades. This paper analyzes the constitution of the quality concept, relating it to the genesis and development of neoliberalism. Through bibliographic search, we approached the concept of neoliberalism and its unfolding in Latin America and in the educational field. We find that market practices linked to competitiveness and quality, neoliberal, permeate discussions and educational practices, taking the form of a paradigm. We highlight the neoliberal capacity to impose a lexicon that guides educational practices and policies.<hr/>Resumen: Los estándares de calidad han permeado gran parte de las discusiones sobre educación durante algunas décadas. Este artículo analiza la constitución del concepto de calidad, relacionándolo con la génesis y desarrollo del neoliberalismo. A través de la investigación bibliográfica, nos acercamos al concepto de neoliberalismo y su desarrollo en América Latina, especialmente en el ámbito educativo. Encontramos que las prácticas de mercado vinculadas a la competitividad y la calidad, de origen neoliberal, permean las discusiones y prácticas educativas, tomando la forma de un paradigma. Destacamos la capacidad neoliberal para imponer un léxico que oriente las prácticas y políticas educativas. <![CDATA[Coordenar os tempos e espaços do trabalho pedagógico remoto, em contexto disruptivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 trouxe à tona novas formas de ser, estar e vivenciar as dinâmicas sociais. O presente texto configura-se como um relato de experiência sobre o desafio de coordenar o trabalho pedagógico em um cenário disruptivo. A organização do trabalho pedagógico remoto visualizou a todo o tempo, a dinâmica entre os sujeitos do processo educativo – estudantes, professores e família – como centralidade estruturante da narrativa. Esta é contada pela ótica do coordenador pedagógico, tateando o desconhecido, coordenando ações descentradas, envolvendo sujeitos, tempos e espaços virtualizados, no desafio de delinear o processo educativo – um processo essencialmente de presenças em interação no mundo – como um processo de presenças digitalmente conectadas, em uma relação de ressignificação das possibilidades de mediação educativa cibernética para o desenvolvimento humano; e das possibilidades de produção de meios mais potentes e mais humanizados, pelo ser humano que pôde construir novos significados para sua atuação e sua forma de estar no mundo, atravessando uma pandemia, à espera de novos tempos e espaços.<hr/>Abstract: The health crisis caused by the COVID-19 pandemic brought to light new ways of being, living and experiencing social dynamics. This text is an experience report on the challenge of coordinating pedagogical work in a disruptive scenario. The organization of remote pedagogical work, always watching the dynamics between the subjects of the educational process – students, teachers, and family – as the structuring centrality of the narrative. This is told from the perspective of the pedagogical coordinator, groping the unknown, coordinating decentered actions, involving virtualized subjects, times and spaces, in the challenge of outlining the educational process, a process essentially of presences in interaction in the world, as a process of digitally connected presences, in a relationship of redefinition of the possibilities to a cybernetic educational mediation, for human development; and the possibilities of producing more powerful and more humanized means, by the human being who could build new meanings for their performance, and their way of being in the world, going through a pandemic, waiting for new times and spaces.<hr/>Resumen: La crisis de salud provocada por la pandemia COVID-19 sacó a la luz nuevas formas de ser, vivir y experimentar las dinámicas sociales. Este texto es un relato de experiencia, sobre el desafío de coordinar el trabajo pedagógico en un escenario disruptivo. La organización del trabajo pedagógico remoto visualizó la dinámica entre los sujetos del proceso educativo – estudiantes, docentes y familia – como la centralidad estructurante de la narrativa en todo momento. Esto se cuenta desde la perspectiva del coordinador pedagógico, tanteando lo desconocido, coordinando acciones descentradas, involucrando sujetos, tiempos y espacios virtualizados, en el desafío de delinear el proceso educativo, un proceso esencialmente de presencias interactuantes en el mundo, como un proceso de presencias conectadas digitalmente, en una relación de redefinición de las posibilidades de la mediación educativa cibernética, para el desarrollo humano; y las posibilidades de producir medios más poderosos y más humanos, por parte del ser humano que pudiera construir nuevos significados para su actuación, y su forma de estar en el mundo, atravesando una pandemia, esperando nuevos tiempos y espacios. <![CDATA[Escolas cívico-militares: estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822022000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto objetiva analisar a estratégia política do governo de Jair Bolsonaro que tenta impor às escolas públicas brasileiras sua conversão cívico-militar, como um fenômeno que oculta, pelo menos, dois aspectos fundamentais totalmente imbricados: (a) uma história de negligência identificada na desvinculação de recursos para a educação; (b) uma ação que favorece o capital financeiro e os reformadores empresariais na educação pública. Embora o Decreto que cria o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM) tenha indicado ser facultativa a adesão dos entes federativos ao Programa, será possível notar aqui que, a escola pública tem contra si, na atual conjuntura, a pressão para ter de aderir à militarização das escolas, como uma refém com um fuzil apontado contra si, cuja desobediência poderá significar seu extermínio. Sob os sintomas vertiginosos provocados pelas subsequentes usurpações históricas de calote e mecanismos de desvinculação dos valores que deveriam ser a ela destinados, a escola pública vê-se coagida, para poder continuar existindo, a submeter-se às garras da lógica militarizada.<hr/>Abstract: This text aims to analyze the political strategy of the government of Jair Bolsonaro, which tries to impose its civic-military conversion on Brazilian public schools, as a phenomenon that hides, at least, two fundamental aspects that are totally intertwined: (a) a history of negligence identified in the untying of resources for education; (b) an action that favors financial capital and business reformers of public education. Although the Decree that creates the National Program of Civic-Military Schools - PECIM - has indicated that the adhesion of federative entities to the Program is optional, it will be possible to note here that the public school has against itself the pressure of having to adhere and naturalize such a policy, like a hostage with a rifle pointed at him whose disobedience could mean his extermination. Under the dizzying symptoms caused by the subsequent historical usurpations of default and mechanisms of untying the values that should have been destined for it, the public school finds itself coerced, in order to continue to exist, to submit to the clutches of militarized logic.<hr/>Resumen: Este texto tiene como objetivo analizar la estrategia política del gobierno de Jair Bolsonaro, que trata de imponer su conversión cívico-militar en las escuelas públicas brasileñas, como un fenómeno que esconde, al menos, dos aspectos fundamentales que están totalmente entrelazados: (a) una historia de negligencia identificada en la desvinculación de recursos para la educación; (b) una acción que favorezca al capital financiero y empresarial reformadores de la educación pública. Si bien el Decreto que crea el Programa Nacional de Escuelas Cívico-Militares -PECIM- ha señalado que la adhesión de las entidades federativas al Programa es facultativa, se podrá advertir aquí que la escuela pública tiene en contra la presión de tener que adherirse y naturalizar tal política, como un rehén con un fusil apuntándole cuya desobediencia podría significar su exterminio. Bajo los vertiginosos síntomas provocados por las posteriores usurpaciones históricas de la mora y los mecanismos de desvinculación de los valores que a ella debían destinarse, la escuela pública se ve obligada, para seguir existiendo, a someterse a las garras de la lógica militarizada.