Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20230004&lang=en vol. 23 num. 79 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Education Studies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401371&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The training and accounts of practice of teachers in a quilombola school in Amapa: for a culturally relevant didactics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401376&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo central deste estudo foi analisar as contribuições da formação de professores (inicial e continuada), de uma escola quilombola, para a prática pedagógica em um contexto rico em relações interétnicas. A nível metodológico, a abordagem qualitativa revelou-se a mais adequada para apreender as particularidades de um contexto específico; utilizou-se a entrevista semi-estruturada junto à sete professores do ensino fundamental II. Em relação à análise dos dados, adotou-se o método de Análise de Conteúdo. Constatou-se através das narrativas dos professores a ausência de um currículo mais diversificado durante a formação inicial, que tratasse dos problemas das comunidades socialmente excluídas no Brasil. Essa ausência fragiliza, de certa forma, o exercício da docência nas escolas quilombolas, pois não os prepara para atuar nesse contexto escolar. Entretanto, essa fragilidade não os impediu de integrar em suas práticas didáticas culturalmente pertinentes, através da implementação de vários projetos pedagógicos abordando temáticas como danças tradicionais, rituais religiosos, artesanato, atividades agroalimentares comunitárias, de forma a articular saberes disciplinares e locais. Quanto à continuidade do processo formativo, foi mencionada a grande carência de formação continuada no campo da educação étnico-racial. Em muitas situações, os professores se sentem sozinhos e buscam meios próprios para aprofundar seus conhecimentos e aprimorar sua prática em sala de aula. Nesse contexto, não basta que a escola seja reconhecida como quilombola conforme exigido pelas “Diretrizes Curriculares Nacionais Quilombolas” (2012), se não houver uma preocupação real quanto ao tipo de ensino necessário para as necessidades de formação dos alunos quilombolas em suas mais variadas dimensões.<hr/>Abstract The main objective of this study was to analyse the contributions of teacher training (initial and in-service) in a Quilombola school on their pedagogical practice in a context rich in interethnic relations. At the methodological level, the qualitative approach proved to be the most relevant to capture the particularities of a specific context, which is why a semi-structured interview was conducted with seven secondary school teachers. As for the data analysis, the content analysis method was adopted. The teachers' accounts revealed the absence of a more diverse curriculum during initial training that addressed the problems of socially excluded communities in Brazil. This absence weakens, in a way, the practice of the teaching profession in quilombola schools, as it does not prepare them to work in this school context. However, this did not prevent them from integrating culturally relevant didactic practices into their teaching practices, through the implementation of various educational projects on traditional dances, religious rituals, handicrafts, community agro-food activities, in order to articulate disciplinary and local knowledge. Regarding the continuity of the training process, the considerable lack of continuous training in the field of ethno-racial education was mentioned. In many situations, teachers feel alone and seek by their own means to deepen their knowledge and improve their classroom practices. In this context, it is not enough for the school to be recognised as quilombola as required by the 2012 national directives if there is no real concern for the type of education needed to meet the educational needs of quilombola pupils in their different dimensions.<hr/>Resumen L'objectif central de cette étude était d'analyser les apports de la formation des enseignants (initiale et continue) dans une école quilombola, pour la pratique pédagogique dans un contexte riche en relations interethniques. Au niveau méthodologique, l'approche qualitative s'est avérée être la plus appropriée pour appréhender les particularités d'un contexte spécifique ; un entretien semi-structuré a été utilisé avec sept enseignants du niveau collège. En ce qui concerne l'analyse des données, la méthode d'Analyse du Contenu a été adoptée. Les récits des enseignants ont permis de constater l'absence d'un programme plus diversifié pendant la formation initiale, qui traitait des problèmes des communautés socialement exclues au Brésil. Cette absence affaiblit, d'une certaine manière, l'exercice de la profession d'enseignant dans les écoles quilombolas, puisqu'elle ne les prépare pas à travailler dans ce contexte scolaire. Cette faiblesse ne les a cependant pas empêchés d'intégrer dans leurs pratiques d'enseignement des pratiques culturellement pertinentes, par la mise en œuvre de divers projets pédagogiques sur les danses traditionnelles, les rituels religieux, l'artisanat, les activités agroalimentaires communautaires, de manière à articuler savoirs disciplinaires et savoirs locaux. En ce qui concerne la continuité du processus de formation, le grand manque de formation continue dans le domaine de l'éducation ethno-raciale a été mentionné. Dans de nombreuses situations, les enseignants se sentent seuls et cherchent par leurs propres moyens approfondir leurs connaissances et améliorer leur pratique en classe. Dans ce contexte, il ne suffit pas que l'école soit reconnue comme quilombola comme l'exigent les directives nationales de 2012, si l'on ne se préoccupe pas réellement du type d'enseignement nécessaire aux besoins de formation des élèves quilombolas dans leurs différentes dimensions. <![CDATA[Future teachers in a study group and their learning about problem solving]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401391&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Compartilhamos, no presente artigo, resultados de uma investigação de mestrado em Educação Matemática, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS), cujo foco residiu em compreender aprendizagens de futuras professoras dos anos iniciais em movimento de colaboração em um grupo de estudos que dedicou-se, no momento da pesquisa, à resolução de problemas. Para este fim, com uma abordagem qualitativa, validamo-nos de informações produzidas via interação nas sessões reflexivas com um grupo de natureza colaborativa. Como referencial teórico, discutimos a formação para o ensino de Matemática presente em cursos de Pedagogia, a inserção em ambientes colaborativos como prática de formação docente, como também alguns caminhos para o fazer matemático em sala de aula, dentre os quais damos maior ênfase na resolução de problemas matemáticos. Ante a experiência vivenciada, os resultados apontam que: 1) ao interagir com professoras experientes, as estudantes em formação inicial constituíram saberes pré-profissionais ao refletirem sobre a docência em Educação Matemática nos anos iniciais; 2) houve mudança de atitude em relação à disciplina com base na problematização da prática pedagógica; e, por fim, 3) a negociação de significados, devido à colaboração no grupo, possibilitou também a ampliação do repertório didático-pedagógico. Em síntese, como professores e pesquisadores, destacamos a defesa pela ação educativa em ambientes que possibilitem o diálogo com as crianças, práticas pedagógicas que revelem-se emancipadoras dos sujeitos e desdobrem visões que transcendam o óbvio de nossas limitações, do ponto de vista do conhecimento [e do conhecimento matemático].<hr/>Abstract In this article, we share the results of a master's investigation in Mathematics Education, defended in the Postgraduate Program in Mathematics Educations of the Federal University of Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS), whose focus resided in understanding learning of future teachers of the initial years in collaboration movement in a group of studies that were dedicated, at the time of the research, to solving problems. To this end, with a qualitative approach, we validated information produced via interaction in reflective sessions with a group of collaborative nature. As a theoretical reference, we discuss the training for teaching Mathematics present in Pedagogy courses, the insertion in collaborative environments as a practice of teacher training, as well as some ways to do mathematics in the classroom, among which we place greater emphasis on solving of math problems. In light of their experience, the results indicate that: 1) when interacting with experienced teachers, students in initial training constituted pre-professional knowledge when they reflected on teaching Mathematics Education in the early years; 2) there was a change in attitude towards the subject based on the questioning of the pedagogical practice; and, finally, 3) the negotiation of meanings, due to collaboration in the group, also enabled the expansion of the didactic-pedagogical repertoire. In summary, as teachers and researchers, we highlight the defense of educational action in environments that allow dialogue with children, pedagogical practices that prove to be emancipatory for the subjects and unfold visions that transcend the obvious of our limitations, from the point of view of knowledge [and mathematical knowledge].<hr/>Resumen En este artículo compartimos los resultados de una investigación de maestría en Educación Matemática, defendida en el Programa de Posgrado en Educación Matemática de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS), cuyo foco residió en comprender los aprendizajes de los futuros docentes de los años iniciales en movimiento de colaboración en un grupo de estudios que se dedicaron, en el momento de la investigación, a la solución de problemas. Para ello, con un enfoque cualitativo validamos la información producida a través de la interacción en sesiones reflexivas con un grupo de carácter colaborativo. Como referente teórico, discutimos la formación para la enseñanza de las Matemáticas presente en los cursos de Pedagogía, la inserción en ambientes colaborativos como práctica de formación docente, así como algunas formas de hacer matemáticas en el aula, entre las que ponemos mayor énfasis en la resolución de problemas. problemas de matematicas. A la luz de su experiencia, los resultados indican que: 1) al interactuar con docentes experimentados, los estudiantes en formación inicial constituyeron saberes preprofesionales al reflexionar sobre la enseñanza de la Educación Matemática en los primeros años; 2) hubo un cambio de actitud frente al tema a partir del cuestionamiento de la práctica pedagógica; y, finalmente, 3) la negociación de significados, por la colaboración en el grupo, también posibilitó la ampliación del repertorio didáctico-pedagógico. En síntesis, como docentes e investigadores, destacamos la defensa de la acción educativa en ambientes que permitan el diálogo con los niños, prácticas pedagógicas que resulten emancipadoras para los sujetos y desplieguen visiones que trasciendan lo evidente de nuestras limitaciones, desde el punto de vista de conocimiento [y conocimiento matemático]. <![CDATA[Possibilities of approaching Carolina Maria de Jesus in Initial Teacher Training Courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo investigamos as possibilidades didáticas para cursos de formação inicial de professores/as a partir da exploração do legado de Carolina Maria de Jesus. Delineamos os seguintes objetivos: perceber as relações entre o legado de Carolina Maria de Jesus e sua importância para compreender a realidade social brasileira, no contexto contemporâneo; analisar experiências curriculares centradas na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus no âmbito de cursos de formação inicial de professores/as; avaliar os limites e as potencialidades da narrativa de, e sobre, Carolina Maria de Jesus para o desenvolvimento de propostas de ensino no contexto da formação inicial de professores/as. Para dar conta desses objetivos, analisamos a experiência da disciplina “Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, ofertada aos estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, no primeiro semestre civil de 2022. Esta experiência adotou a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” como eixo vertebrador das atividades. Foram gerados portfólios que se materializaram em formato de blogs. Esses materiais, enquanto fontes primárias de dados, foram tratados à luz da análise documental. Como resultados, evidenciamos que é possível, a partir da narrativa de Carolina, tensionar o currículo oficial em favor de um currículo decolonial e produzir materiais didáticos adaptados, em formatos midiáticos diversos, para o desenvolvimento de propostas de ensino antirracistas e antissexistas.<hr/>Abstract This study investigated the didactic possibilities for initial teacher training courses based on the exploration of the legacy of Carolina Maria de Jesus. It had the following research objectives: to understand the relationships between the legacy of Carolina Maria de Jesus and its importance to understand the Brazilian social reality, in the contemporary context; to analyze curricular experiences centered on the life and work of Carolina Maria de Jesus within the scope of initial teacher training courses; evaluate the limits and potentialities of the narrative by and about Carolina Maria de Jesus for the development of teaching proposals in the context of initial teacher training. In order to achieve these objectives, the experience of the discipline “Education and New Information and Communication Technologies”, offered to students of the first period of the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca, in the first calendar semester of 2022 was analyzed. adopted the work “Quarto de Despejo: diary of a favelada” as the backbone of the activities. Portfolios were generated that materialized in the form of blogs. These materials, as primary sources of data, were treated in the light of documental analysis. As a result, it was evidenced that it is possible, from Carolina's narrative, to tension the official curriculum in favor of a decolonial curriculum and to produce adapted teaching materials, in different media formats, for the development of anti-racist and anti-sexist teaching proposals.<hr/>Resumen Este estudio investigó las posibilidades didácticas de los cursos de formación inicial docente a partir de la exploración del legado de Carolina María de Jesús. Tuvo los siguientes objetivos de investigación: comprender las relaciones entre el legado de Carolina María de Jesús y su importancia para comprender la realidad social brasileña, en el contexto contemporáneo; analizar experiencias curriculares centradas en la vida y obra de Carolina María de Jesús en el ámbito de los cursos de formación inicial docente; evaluar los límites y potencialidades de la narrativa de y sobre Carolina María de Jesús para el desarrollo de propuestas didácticas en el contexto de la formación inicial docente. Para el logro de estos objetivos, la experiencia de la disciplina “Educación y Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación”, ofrecida a estudiantes del primer período de la carrera de Pedagogía de la Universidad Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, en el primer semestre calendario de 2022 se analizó, se adoptó la obra “Quarto de Despejo: diario de una favelada” como eje vertebrador de las actividades. Se generaron portafolios que se materializaron en forma de blogs. Estos materiales, como fuentes primarias de datos, fueron tratados a la luz del análisis documental. Como resultado, se evidenció que es posible, desde la narrativa de Carolina, tensionar el currículo oficial a favor de un currículo decolonial y producir materiales didácticos adaptados, en diferentes formatos mediáticos, para el desarrollo de prácticas antirracistas y antisexistas. propuestas didácticas. <![CDATA[Inclusive Pedagogical Architectures and Computational Thinking]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401429&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre o uso do Pensamento Computacional em atividades inclusivas na formação continuada docente. Para tanto, foi realizado um curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, com o objetivo de construir um Ecossistema de Aprendizagem apoiado por Arquiteturas Pedagógicas inclusivas sobre o uso do Pensamento Computacional para professores da Educação Básica e do Ensino Técnico. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três etapas, estudo preliminar, período exploratório e fase final. O período exploratório contou com a realização de um curso de trinta horas, com dez encontros on-line. Um ciclo de seis palestras teóricas e conceituais; o sétimo e o oitavo encontros para debaterem as ideias inclusivas, e dois últimos encontros para a exposição das arquiteturas pedagógicas envolvendo os mapas mentais e do workshop. O curso foi ministrado pelos pesquisadores e contou com 113 inscritos, 36 participantes e 10 concluintes de diversos níveis educacionais. Neste trabalho, priorizou-se a análise dos mapas mentais produzidos pelos participantes e a análise do discurso dos diálogos registrados durante as apresentações do workshop do curso. Os resultados mostraram a complexidade do ecossistema de aprendizagem, por meio da diversidade de experiências, das atividades compartilhadas e das possibilidades de enriquecer a prática pedagógica no formato aplicado. Também apontou para a necessidade de se investir na formação docente em Pensamento Computacional, principalmente em escolas da educação básica, onde os alunos mais precisam de intervenções pontuais na formalização do pensamento.<hr/>Abstract The article is an excerpt from a doctoral research project on the use of Computational Thinking in inclusive activities in continuing teacher training. To this end, a course was held entitled "The Computational Thinking Approach in Inclusive Education", with the aim of building a Learning Ecosystem supported by inclusive Pedagogical Architectures on the use of Computational Thinking for Basic Education and Technical Education teachers. The methodology applied was quantitative and qualitative, exploratory in nature, based on Design-Based Research, divided into three stages: a preliminary study, an exploratory period and a final phase. The exploratory period included a thirty-hour course with ten online meetings. A cycle of six theoretical and conceptual lectures; the seventh and eighth meetings to debate inclusive ideas, and two final meetings to present the pedagogical architectures involving the mind maps and the workshop. The course was taught by the researchers and had 113 enrolments, 36 participants and 10 graduates from different educational levels. This work prioritized the analysis of the mind maps produced by the participants and the discourse analysis of the dialogues recorded during the course workshop presentations. The results showed the complexity of the learning ecosystem, through the diversity of experiences, shared activities and the possibilities of enriching pedagogical practice in the applied format. It also pointed to the need to invest in teacher training in Computational Thinking, especially in basic education schools, where students most need specific interventions to formalize their thinking.<hr/>Resumen El artículo es un extracto de la investigación doctoral sobre el uso del Pensamiento Computacional en actividades inclusivas en la formación continua del profesorado. Para ello, se realizó el curso "El Enfoque del Pensamiento Computacional en la Educación Inclusiva", con el objetivo de construir un Ecosistema de Aprendizaje apoyado en Arquitecturas Pedagógicas inclusivas sobre el uso del Pensamiento Computacional para docentes de Educación Básica y Educación Técnica. La metodología aplicada fue cuantitativa y cualitativa, de carácter exploratorio, basada en la Investigación Basada en Diseño y dividida en tres etapas: un estudio preliminar, un período exploratorio y una fase final. El período exploratorio incluyó un curso de treinta horas con diez encuentros en línea. Un ciclo de seis conferencias teóricas y conceptuales; la séptima y octava reuniones para debatir ideas integradoras, y dos reuniones finales para presentar las arquitecturas pedagógicas que implican los mapas mentales y el taller. El curso fue dictado por los investigadores y contó con 113 inscriptos, 36 participantes y 10 graduados de diferentes niveles educativos. En este trabajo se dio prioridad al análisis de los mapas mentales elaborados por los participantes y al análisis del discurso de los diálogos grabados durante las presentaciones del taller del curso. Los resultados mostraron la complejidad del ecosistema de aprendizaje, a través de la diversidad de experiencias, actividades compartidas y posibilidades de enriquecimiento de la práctica pedagógica en el formato aplicado. También señaló la necesidad de invertir en la formación de profesores en Pensamiento Computacional, especialmente en las escuelas de educación básica, donde los estudiantes más necesitan intervenciones específicas para formalizar su pensamiento. <![CDATA[Evidence of teacher engagement in continuing education of science and biology teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401450&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas. Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas, segundo a literatura internacional. A pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas. O estudo parte da seguinte questão: Qual a possível influência de um modelo de formação continuada em rede, que faz uso de metodologias ativas, no engajamento de professores de Ciências e Biologia? Para responder tal questão, traçamos dois objetivos: identificar as evidências de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada e analisar a percepção dos professores sobre seu engajamento em relação ao processo formativo vivenciado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados, utilizou-se: análise documental, aplicação de um questionário e uma entrevista em formato de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu através da Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) com triangulação de dados. Como resultados, identificamos que o modelo de formação continuada apresentou evidências que levaram ao engajamento do professor com seu processo formativo, sendo elas: as temáticas da formação, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador do processo, um olhar para as necessidades formativas e a metodologia colaborativa presente nas formações. Outros resultados também evidenciam que a maioria dos professores se percebeu engajado no processo formativo ao longo de um contínuo. Nesse sentido, podemos concluir que a metodologia da formação foi o principal elemento motivador da formação e que se destacou como fator essencial na promoção do engajamento docente durante o processo formativo.<hr/>Abstract Continuing education is a complex field of discussion that involves overcoming challenges to engage teachers in their practices. Although little explored in Brazilian literature, teacher engagement is considered a parameter to evaluate the success of educational practices, according to international literature. The research was conducted within the scope of the Regional Management of Southern Metropolitan Education of the State Education Network of Pernambuco, involving science and biology teachers who started experiencing a continuing education model using active methodologies. The study starts from the following question: What is the possible influence of a networked continuing education model that uses active methodologies on the engagement of science and biology teachers? To answer this question, we set two objectives: to identify the evidence of teacher engagement present in the continuing education model and to analyze teachers' perception of their engagement in relation to the experienced training process. The research presents a qualitative exploratory and descriptive approach. To construct the data, we used documentary analysis, application of a questionnaire, and an interview in the form of a Dialectical Hermeneutic Circle (DHC). Data treatment was performed through Interactive Dialectical Hermeneutic Analysis (IDHA) with data triangulation. As a result, we identified that the continuing education model presented evidence that led to teacher engagement with their training process, such as the training themes, the connection of training to scientific events at the university, the role of the trainer as a mediator of the process, a look at training needs, and collaborative methodology present in training. Other results also show that many teachers perceived themselves as engaged in the training process over time. In this sense, we can conclude that the training methodology was the main motivating element of training and stood out as an essential factor in promoting teacher engagement during the training process.<hr/>Resumen La formación continua es un campo complejo de discusión que implica superar desafíos para involucrar a los profesores en sus prácticas. Aunque poco explorado en la literatura brasileña, el compromiso docente se considera un parámetro para evaluar el éxito de las prácticas educativas, según la literatura internacional. La investigación se llevó a cabo en el ámbito de la Gerencia Regional de Educación Metropolitana Sur de la Red Estatal de Enseñanza de Pernambuco, que involucra a profesores de Ciencias y Biología que comenzaron a experimentar un modelo de formación sigue utilizando metodologías activas. El estudio parte de la siguiente pregunta: ¿Cuál es la posible influencia de un modelo de formación continua en red, que utiliza metodologías activas, en el compromiso de los profesores de Ciencias y Biología? Para responder a esta pregunta, establecimos dos objetivos: identificar la evidencia de compromiso docente presente en el modelo de formación continua y analizar la percepción de los profesores sobre su compromiso en relación con el proceso de formación experimentado. La investigación presenta un enfoque cualitativo exploratorio y descriptivo. Para construir los datos, se utilizó análisis documental, aplicación de un cuestionario y una entrevista en forma de Círculo Hermenéutico Dialéctico (CHD). El tratamiento de datos se realizó a través del Análisis Hermenéutico Dialéctico Interactivo (AHDI) con triangulación de datos. Como resultado, identificamos que el modelo de formación continua presentó evidencia que llevó al compromiso del profesor con su proceso de formación, como los temas de formación, la conexión de la formación con eventos científicos en la universidad, el papel del formador como mediador del proceso, una mirada a las necesidades formativas y la metodología colaborativa presente en la formación. Otros resultados también muestran que la mayoría de los profesores se percibieron comprometidos en el proceso de formación con el tiempo. En este sentido, podemos concluir que la metodología de formación fue el principal elemento motivador de la formación y destacó como factor esencial en la promoción del compromiso docente durante el proceso de formación. <![CDATA[University teaching: the class as cosiness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401467&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste escrito, de natureza ensaística, discutimos a ideia de uma docência universitária focada na formação humana pelo argumento da aula como aconchego, da qual surgem possibilidades para se estimular muitas formas de aprendizado a serviço da humanização, de si, do outro e das relações planetárias, relacionando-as a quatro indagações: (i.) Será que “aconchegar” é um verbo possível no contexto acadêmico? (ii.) Por que, então, não tornar as aulas mais aconchegantes? (iii.) Para quem e para quê construir aulas mais aconchegantes? (iv.) Como, então, promover aulas aconchegantes? Em linhas conclusivas, escrevemos sobre a coragem de se construir aulas aconchegantes, e sobre a necessária coragem infatigável de libertar-se, viver e amar (ou ao menos respeitar) as singularidades humanas irrepetíveis que compõem o universo da sala de aula.<hr/>Abstract In this essay we discuss the idea of a university teaching focused on human formation through the argument of the class as warmth, from which possibilities arise to stimulate many forms of learning in the service of humanization, of oneself, of the other and of relationships planetary, relating them to four questions: (i.) Is cosiness a possible noun in the academic context? (ii.) So why not make classes more welcoming? (iii.) For whom and why build more welcoming classes? (iv.) How, then, to promote welcoming classes? In concluding lines, we wrote about the courage to build welcoming classes, and about the necessary indefatigable courage to free oneself, live and love (or at least respect) the unrepeatable human singularities that make up the universe of the classroom.<hr/>Resumen En este escrito, de carácter ensayístico, discutimos la idea de una enseñanza universitaria enfocada en la formación humana través del argumento de la clase como calidez, de donde surgen posibilidades para estimular múltiples formas de aprendizaje al servicio de la humanización, de uno mismo, del otro y de las relaciones planetarias, relacionándolas con cuatro preguntas: (i.) ¿Es acurrucarse un verbo posible en el contexto académico? (ii.) Entonces, ¿por qué no hacer que las clases sean más acogedoras? (iii.) ¿Para quién y por qué construir clases más acogedoras? (iv.) ¿Cómo, entonces, promover clases acogedoras? En líneas finales, escribimos sobre la valentía de construir clases acogedoras, y sobre la necesaria valentía infatigable para liberarse, vivir y amar (o al menos respetar) las irrepetibles singularidades humanas que conforman el universo del aula. <![CDATA[The freirean pedagogy: a dialogue about freedom]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401479&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades.<hr/>Abstract The article's theme is Freirean pedagogy: a dialogue about freedom, enunciating the influence of Freirean thought in overcoming oppression with a view to humanization. The research problem includes, what is the importance and relevance of Freire's pedagogy in the consolidation of humanized societies? The objective is to reflexively analyze Freirean pedagogy, its importance and relevance in provoking in human beings the ability to overcome oppression through the formation of critical and humanizing consciousness. To problematize the study, the hermeneutic-dialectic method is followed, paying attention in an analytical and reflective way to the Freirean theoretical framework. In this context, historicity is a fundamental point for the formative dynamics of selfand other-awareness. Being aware of being and being in the world with others, of the weaknesses that exist in society, opens up paths for praxis, for creating and recreating a genuine formation, capable of making the world more beautiful. It is noteworthy that the educational space is a nursery of great causes and the Freirean theory and method corroborate the problematizing dialogue and place the subject in a condition of intervention and transformation of realities. In summary, Freire's pedagogy contains epistemological elements that place dialogue as a power that generates solidarity, humanization and the guarantee of human dignity. The subject's history is made and remade in the exercise of healthy human relationships, guided by the diversity that exists in societies.<hr/>Resumen El tema del artículo es la pedagogía freireana: un diálogo sobre la libertad, enunciando la influencia del pensamiento freireano en la superación de la opresión con miras a la humanización. El problema de investigación incluye ¿cuál es la importancia y relevancia de la pedagogía de Freire en la consolidación de las sociedades humanizadas? El objetivo es analizar reflexivamente la pedagogía freireana, su importancia y relevancia para provocar en el ser humano la capacidad de superar la opresión a través de la formación de una conciencia crítica y humanizadora. Para problematizar el estudio se sigue el método hermenéutico-dialéctico, atendiendo de manera analítica y reflexiva al marco teórico freireano. En este contexto, la historicidad es un punto fundamental para la dinámica formativa de la conciencia de uno mismo y del otro. Ser consciente de ser y estar en el mundo con los demás, de las debilidades que existen en la sociedad, abre caminos para la praxis, para crear y recrear una formación genuina, capaz de hacer el mundo más bello. Es de destacar que el espacio educativo es vivero de grandes causas y la teoría y el método freireano corroboran el diálogo problematizador y colocan al sujeto en condición de intervención y transformación de realidades. En resumen, la pedagogía de Freire contiene elementos epistemológicos que sitúan el diálogo como un poder generador de solidaridad, humanización y garantía de la dignidad humana. La historia del sujeto se hace y rehace en el ejercicio de relaciones humanas sanas, guiadas por la diversidad que existe en las sociedades. <![CDATA[Paulo Freire, Ivan Illich and José Pacheco tearing down the school wall]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401491&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Seria possível e desejável desescolarizar a sociedade? Essa questão foi o ponto de partida para a pesquisa proposta neste artigo. Esta pergunta não é nova, mas então por que trazê-la novamente à tona? Porque essa discussão ganhou nova importância diante de alguns acontecimentos recentes no campo da educação no Brasil, em especial o fechamento das escolas durante a pandemia de COVID-19 e a ascensão do movimento conservador do ensino domiciliar, bastante conhecido pelo termo em inglês “homeschooling”. O método que guiou esta investigação e a metodologia usada na elaboração deste artigo foram a hermenêutica. Nessa direção, buscamos interpretar, apreender e explicitar em profundidade os sentidos da teoria de Ivan Illich, que defendeu a desescolarização das sociedades e propôs que a educação passasse a acontecer por meio de redes de convivialidade; a práxis pedagógica de Paulo Freire, um dos principais educadores brasileiros, que denunciou uma educação bancária e anunciou uma educação crítica e libertadora concretizada nos círculos de cultura; e, a práxis do educador português José Pacheco, que deixa clara a sua indignação com uma escola que chama de inútil e perversa e sugere uma educação feita em comunidades de aprendizagem. Constatamos que, em meio aos movimentos que suscitam novamente a pergunta se seria possível e desejável desescolarizar a sociedade, o mais importante é pensar em qual educação está sendo realizada e com quais objetivos. De nada adianta derrubar as escolas e seus muros se uma educação conservadora à serviço do capital continuar a ser feita em outros espaços.<hr/>Abstract Would it be possible and desirable to deschool society? This question was the starting point for the research proposed in this article. This question is not new, so why bring it up again? Because this discussion has gained new importance in the face of some recent events in the field of education in Brazil, in particular the closure of schools during the COVID-19 pandemic and the rise of the conservative homeschooling movement. The method that guided this investigation and the methodology used in the elaboration of this article were hermeneutics. In this direction, we seek to interpret, apprehend and explain in depth the meanings of the theory of Ivan Illich, who defended the deschooling of societies and proposed that education should happen through conviviality; the pedagogical praxis of Paulo Freire, one of the main Brazilian educators, who denounced a banking education and announced a critical education for freedom implemented in culture circles; and, the praxis of the Portuguese educator José Pacheco, who makes clear his indignation with a school that he calls useless and perverse and suggests an education based on learning communities. We found that, in the midst of movements that once again raise the question whether it would be possible and desirable to deschool society, the most important thing is to think about what education is being carried out and with what objectives. There is no point in tearing down schools and their walls if a conservative education at the service of capital continues to be carried out in other spaces.<hr/>Resumen ¿Sería posible y deseable desescolarizar a la sociedad? Esta pregunta fue el punto de partida para la investigación propuesta en este artículo. Esta pregunta no es nueva, entonces, ¿por qué volver a plantearla? Porque esta discusión ha cobrado nueva importancia frente a algunos acontecimientos recientes en el campo de la educación en Brasil, en particular el cierre de escuelas durante la pandemia de COVID-19 y el surgimiento del movimiento conservador de educación en el hogar. El método que guió esta investigación y la metodología utilizada en la elaboración de este artículo fue la hermenéutica. En esa dirección, buscamos interpretar, aprehender y explicar en profundidad los significados de la teoría de Ivan Illich, quien defendía la desescolarización de las sociedades y proponía que la educación debía pasar por redes de convivencia; la praxis pedagógica de Paulo Freire, uno de los principales educadores brasileños, que denunciaba una educación bancaria y anunciaba una educación crítica y liberadora implantada en los ambientes culturales; y, la praxis del educador portugués José Pacheco, quien deja clara su indignación con una escuela que califica de inútil y perversa y plantea una educación basada en comunidades de aprendizaje. Encontramos que, en medio de movimientos que nuevamente plantean la pregunta de si sería posible y deseable desescolarizar a la sociedad, lo más importante es pensar qué educación se está realizando y con qué objetivos. De nada sirve derribar las escuelas y sus muros si en otros espacios se sigue realizando una educación conservadora al servicio del capital. <![CDATA[A Framework of Students’ Regulation Processes for Flipped Learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401506&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In order to achieve success in flipped learning individual and collaborative tasks, students can engage in productive regulatory processes to manage cognitions, behaviours, emotions and context. Self-regulated learning frameworks has come to be cornerstone for examining social forms of regulation. Despite recent advances in the area of co-regulation, more research is still needed on how groups of students regulate their learning in collaborative environments. In this work we apply an exploratory and integrative method to elaborate a framework of regulatory processes and an evaluation by experts to validate it. We re-designed Pintrich’s self-regulation framework, placing a special emphasis on the crucial role of group work in flipped learning, providing a more holistic view of regulatory processes. Seven experts in collaborative learning answered positively to a questionnaire to evaluate the framework quality regarding clarity, compatibility, productivity, technological role, scope and focus on the student. The extended framework presented here has implications for practice, being especially beneficial in creation of strategies for facilitating students’ self-regulation and co-regulation. This study provides valuable information for educators regarding instructional design and selection of an appropriate regulatory processes to shape learning activities to facilitate students’ engagement in the flipped learning approach.<hr/>Resumo A fim de alcançar o sucesso em tarefas individuais e colaborativas de aprendizagem invertida, os alunos podem se envolver em processos regulatórios produtivos para gerenciar cognições, comportamentos, emoções e contexto. As estruturas de aprendizagem autorreguladas tornaram-se a pedra angular para examinar as formas sociais de regulação. Apesar dos avanços recentes na área de corregulação, ainda são necessárias mais pesquisas sobre como grupos de alunos regulam sua aprendizagem em ambientes colaborativos. Neste trabalho aplicamos um método exploratório e integrativo para elaborar um quadro de processos regulatórios e uma avaliação por especialistas para validá-lo. Redesenhamos a estrutura de autorregulação de Pintrich, colocando uma ênfase especial no papel crucial do trabalho em grupo na aprendizagem invertida, fornecendo uma visão mais holística dos processos regulatórios. Sete especialistas em aprendizagem colaborativa responderam positivamente a um questionário para avaliar a qualidade do framework quanto à clareza, compatibilidade, produtividade, papel tecnológico, abrangência e foco no aluno. A estrutura estendida aqui apresentada tem implicações para a prática, sendo especialmente benéfica na criação de estratégias para facilitar a autorregulação e corregulação dos alunos. Este estudo fornece informações valiosas para educadores sobre design instrucional e seleção de processos regulatórios apropriados para moldar atividades de aprendizagem para facilitar o envolvimento dos alunos na abordagem de aprendizagem invertida. <![CDATA[Contributions of philosophy in student formation in secondary education at Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401522&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetivou compreender a percepção discente relativa à respectiva formação em filosofia e à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação, com foco delimitado pelos discentes que frequentaram, em 2015, uma turma do 4º ano do ensino secundário superior do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situado na Itália. A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários junto ao professor da turma e, na análise, optou-se pela perspectiva descritiva analítica: i) utilizou um questionário composto por dez perguntas abertas; ii) apoiada em Bardin (2011), desenvolveu a análise de conteúdo e a categorização das respostas discentes, considerando o critério da pertinência das diversas respostas para cada pergunta; iii) ainda considerando o critério de pertinência, comparou as diversas respostas discentes com dois parâmetros para o ensino de filosofia, o Decreto Interministerial nº 211 (ITALIA, 2010), que prescreve competências e conhecimentos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior italiano e a Programação de área do departamento de professores de filosofia do Liceo (LSSFL, 2014), que prescreve e acompanha didáticas e recursos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior do LSSFL; iv) e buscou refletir, brevemente, sobre as categorias analíticas, com o apoio de Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo e Kohan (2013), Moraes e Tomazetti (2014). Os resultados, justificados por pareceres e percentuais, indicaram uma percepção discente fortemente favorável em relação à respectiva formação em filosofia, assim como em relação à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação.<hr/>Abstract This article aimed to understand the students’ perception regarding their respective formation in philosophy and the use of the tablet as a means of support in this formation, with a focus delimited by the students who attended, in 2015, a class of the 4th year of upper secondary /education at the Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situated in Italy. The research methodology involved the application of questionnaires with the class teacher and, in the analysis, the analytical descriptive perspective was chosen: i) it used a questionnaire composed of ten open questions; ii) based on Bardin (2011), it developed the content analysis and the categorization of student responses, considering the criterion of pertinence of the different answers for each question; iii) still considering the pertinence criterion, he compared the different student responses with two parameters for the teaching of philosophy, the Interministerial Decree nº 211 (ITALIA, 2010), which prescribes competences and knowledge for teaching philosophy in Italian upper secondary education and the Liceo philosophy teachers department area Programming (LSSFL, 2014), which prescribes and monitors didactics and resources for teaching philosophy in upper secondary education at the LSSFL; iv) and sought to briefly reflect on the analytical categories, with the support of Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo and Kohan (2013), Moraes and Tomazetti (2014). The results, justified by sight and percentages, indicated a strongly favorable student perception in relation to the respective formation in philosophy, as well as in relation to the use of the tablet as a means of support in this formation. <![CDATA[School and the public sphere: links between student-centered pedagogy and misinformation?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401536&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O tema deste artigo é a possível relação entre o discurso pedagógico centrado no aluno e a desinformação. O que se objetiva aqui é mostrar que tal discurso pedagógico pode ter levado à “formação” de alunos porosos à desinformação, ao irracionalismo, à polarização etc. O método de pesquisa empregado foi o teórico e bibliográfico. E a fundamentação conceitual deste artigo se deu a partir da Psicanálise e Educação. O principal resultado obtido se relaciona com a concepção de que a pedagogia centrada no aluno, desde as primeiras décadas do século XX, pode ter centrado narcisicamente o aluno em si mesmo, o que teria ocorrido em função da marginalização do professor, bem como de sua autoridade e alteridade em face dos aprendizes. Além disso, as revoluções tecnológicas endossaram, a partir dos anos 60, tal marginalização docente na escola ao pressupor que a iniciativa do aluno de opinar ferozmente a respeito de tudo seria a expressão mais icônica do dito protagonismo discente. Em face disso, conclui-se aqui que o ensimesmamento narcísico e opiniático dos alunos pode ter sido propício à contemporânea difusão de desinformações, de “teorias” conspiratórias irracionalistas e de pós-verdades, e as quais vêm parasitando - e até mesmo erodindo - a esfera pública.<hr/>Abstract The theme of this article is the possible relationship between student-centered pedagogical discourse and misinformation. The aim here is to show that such pedagogical discourse may have led to the "formation" of porous students related to misinformation, irrationalism, polarization, etc. The research method used was theoretical and bibliographical The conceptual foundation of this article was based on Psychoanalysis and Education. The main result obtained relates to the conception that student-centered pedagogy, since the first decades of the twentieth century, may have narcissically centered the student on himself, what would have occurred due to the teacher’s marginalization as well as his authority and otherness in the face of learners. Moreover, the technological revolutions endorsed, from the 1960s onwards, such teaching marginalization by assuming that the student’s initiative to opine fiercely about everything would be the most iconic expression of the so-called student protagonism. In light of this, it is concluded here that the narcissistic and opinionated self-absorption of the students may have been conducive to the contemporary dissemination of misinformation, irrationalist conspiracy “theories” and post-truths, which have been parasitizing on - and even eroding - the public sphere.<hr/>Resumen El tema de este artículo es la posible relación entre el discurso pedagógico centrado en el alumno y la desinformación. Lo que se objetiva aquí es mostrar que tal discurso pedagógico puede haber llevado a la "formación" de alumnos porosos a la desinformación, al irracionalismo, a la polarización, etc. El método de investigación empleado fue el teórico y bibliográfico. Y la fundamentación conceptual de este artículo se dio a partir del Psicoanálisis y Educación. El principal resultado obtenido se relaciona con la concepción de que la pedagogía centrada en el alumno, desde las primeras décadas del siglo XX, puede haber centrado narcisistamente al alumno en sí mismo, lo que habría ocurrido en función de la marginalización del profesor, así como de su autoridad y alteridad de cara a los aprendices. Además de esto, las revoluciones tecnológicas endosaron, a partir de los años 60, tal marginalización docente al presuponer que la iniciativa del alumno de opinar ferozmente al respecto de todo sería la expresión más icónica de dicho protagonismo discente. De acuerdo con eso, se concluye aquí que el ensimismamiento narcisista y opinador de los alumnos puede haber sido propicio a la contemporánea difusión de desinformaciones, de “teorías” conspiratorias irracionalistas y de posverdades, las cuales vienen parasitando - y hasta erosionando - la esfera pública. <![CDATA[The management, responsibility and testing policy in the Amazonas state network]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401551&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas que se denominou como uma Política de Gestão, Responsabilização e Testagem. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico e dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, observa-se o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública, que baseado no paradigma da qualidade total em educação, se materializa a partir da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional. Os resultados mostram que a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas configura-se como um grande mercado a ser explorado, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida.<hr/>Abstract The article aims to analyze a set of proposals and organically articulated actions, developed within the scope of the state education network of Amazonas, which was called a policy of management, accountability and testing. The theoretical-methodological contributions of historical and dialectical materialism guided the course of document analysis. This way, the movement of dispute for the hegemony of the public school is observed, which is based on the paradigm of total quality in education and is materialized from the implementation of large-scale testing systems, as the main mechanism for gauging educational quality. The results show that the agenda of financial capital for education in Amazonas is a large market to be explored, considering the contradictions and antagonisms of a class society in which the school is inserted.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo analizar un conjunto de propuestas y acciones orgánicamente articuladas, desarrolladas en el ámbito de la red estatal de educación de Amazonas, que se denominó política de gestión, rendición de cuentas y pruebas. Los aportes teórico-metodológicos del materialismo histórico y dialéctico orientaron el rumbo del análisis documental. De esta forma, se observa el movimiento de disputa por la hegemonía de la escuela pública, que a partir del paradigma de la calidad total en la educación, se materializa a partir de la implementación de sistemas de pruebas de gran escala, como principal mecanismo de medición de la calidad educativa. Los resultados muestran que la agenda del capital financiero para la educación en Amazonas es un gran mercado a ser explorado, considerando las contradicciones y antagonismos de una sociedad de clases en la que se inserta la escuela. <![CDATA[Latin American and Caribbean Space for Higher Education-ENLACES: proposal and trajectory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401568&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discute o processo de constituição do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), seus entraves e avanços, bem como a possível rota para a consolidação desse Espaço. Para o desenvolvimento deste texto, que está baseado em uma pesquisa em nível de doutorado, recorreu-se ao enfoque do novo regionalismo utilizado por Björn Hettne e Fredrik Söderbaum, à abordagem qualitativa e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que o processo do ENLACES pode ser divido em duas fases: a primeira referindo-se ao período de 2008 a 2013, em que permaneceu praticamente estagnado, e a segunda, de 2014 em diante, em que se seguiu um novo rumo por se darem alguns passos em direção ao desenvolvimento, os quais estão relacionados mais ao início de uma institucionalização. Verificou-se também que o processo de construção desse Espaço apresenta mais entraves do que avanços; apesar disso, alguns possíveis caminhos podem ser apontados para uma futura consolidação do ENLACES.<hr/>Resumen Este artículo discute el proceso de constitución del Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (ENLACES), sus obstáculos y avances, así como la posible ruta para la consolidación de ese Espacio. Para el desarrollo de este texto, que está basado en una investigación a nivel de doctorado, se recurrió al enfoque del nuevo regionalismo utilizado por Björn Hettne y Fredrik Söderbaum, al enfoque cualitativo y a entrevistas semiestructuradas. Se constató que el proceso de ENLACES puede dividirse en dos fases: la primera refiriéndose al período 2008-2013, en el que permaneció prácticamente estancado, y la segunda, de 2014 en adelante, en la que siguió un nuevo rumbo por haberse dado algunos pasos hacia el desarrollo, que están más relacionados con el inicio de una institucionalización. Se constató también que el proceso de construcción de ese Espacio presenta más obstáculos que avances; no obstante, algunos posibles caminos pueden apuntarse para una futura consolidación del ENLACES.<hr/>Resumo This article discusses the constitution process of the Latin American and Caribbean Space for Higher Education-ENLACES, its obstacles and advances, as well as the possible route for the consolidation of this Space. In the development of this text, which is based on a doctoral research, the approach of the new regionalism used by Björn Hettne and Fredrik Söderbaum, the qualitative approach and semi-structured interviews were applied. It was found that the ENLACES process can be divided into two phases: the first referring to the period from 2008 to 2013, in which it remained practically stagnant, and the second, from 2014 onwards, in which a new direction was taken by some steps towards development, which are more related to the beginning of an institutionalization. It was also verified that the construction process of this Space presents more obstacles than advances; nevertheless, some possible paths can be pointed out for a future consolidation of ENLACES. <![CDATA[High school reform and the structural crisis of capitalism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401585&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetivamos, com este artigo, analisar a partir dos postulados do materialismo histórico e dialético, a reforma do Ensino Médio (2017) e seus desdobramentos na formação dos filhos da classe trabalhadora em um contexto de profunda crise do capitalismo. Como premissa básica, partimos da compreensão de que a educação e as reformas em andamento não se explicam por si, mas expressam os conflitos existentes em uma sociedade profundamente dividida e desigual. Considerando a crescente precarização das condições de vida e trabalho, buscamos analisar a origem do processo de tais transformações no mundo do trabalho. Promovida, pelo Ministério da Educação do governo Temer, após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a reforma do Ensino Médio, promulgada por meio da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, alterou a proposta presente na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao flexibilizar o currículo, enxugando-o de modo a esvaziar ainda mais o papel da escola na transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados. Nessa perspectiva são analisados os interesses econômicos e ideológicos nas disputas presentes na reforma, os objetivos proclamados, tanto quanto os implícitos nesse processo. É considerada também a proposta da BNCC (2018) e seus desdobramentos para a formação dos alunos e os vínculos orgânicos com os interesses do capital na reprodução da força de trabalho.<hr/>Abstract With this article, we aim to analyze, based on the postulates of historical and dialectical materialism, the reform of secondary education (2017) and its consequences in the education of working-class children in a context of deep crisis of capitalism. As a basic premise, we start from the understanding that education and the ongoing reforms cannot be explained by themselves, but express the existing conflicts in a deeply divided and unequal society. Considering the growing precariousness of living and working conditions, we seek to analyze the origin of the process of such transformations in the world of work. Promoted by the Ministry of Education of the Temer government, after the coup against President Dilma Rousseff, the reform of Secondary Education, enacted through Law 13,415 of 2.16.2017, changed the proposal present in the Law of Guidelines and Bases (LDB) by make the curriculum more flexible, streamlining it in such a way as to further deplete the school's role in transmitting historically accumulated knowledge. In this perspective, the economic and ideological interests in the disputes present in the reform, the proclaimed objectives, as well as those implicit in this process, are analyzed. The proposal of the BNCC (2018) and its consequences for the training of students and the organic links with the interests of capital in the reproduction of the workforce are also considered.<hr/>Resumen Con este artículo pretendemos analizar, a partir de los postulados del materialismo histórico y dialéctico, la reforma de la educación secundaria (2017) y sus consecuencias en la educación de los niños de clase trabajadora en un contexto de profunda crisis del capitalismo. Como premisa básica, partimos del entendimiento de que la educación y las reformas en curso no pueden explicarse por sí solas, sino que expresan los conflictos existentes en una sociedad profundamente dividida y desigual. Considerando la creciente precariedad de las condiciones de vida y de trabajo, buscamos analizar el origen del proceso de tales transformaciones en el mundo del trabajo. Promovida por el Ministerio de Educación del gobierno de Temer, luego del golpe de estado contra la presidenta Dilma Rousseff, la reforma de la Educación Secundaria, promulgada a través de la Ley 13.415, del 16.2.2017, modificó la propuesta presente en la Ley de Directrices y Bases (LDB) por hacer flexibilización del currículo, agilizándolo de tal manera que se agote aún más el papel de la escuela en la transmisión de conocimientos acumulados históricamente. En esta perspectiva, se analizan los intereses económicos e ideológicos en las disputas presentes en la reforma, los objetivos proclamados, así como los implícitos en este proceso. También se considera la propuesta de la BNCC (2018) y sus consecuencias para la formación de los estudiantes y los vínculos orgánicos con los intereses del capital en la reproducción de la fuerza de trabajo. <![CDATA[High School Reform in Rio Grande do Sul and the overexploitation of the workforce: the continuity, despite appearances]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401599&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discute a Reforma do Ensino Médio, realizada a partir da Lei nº 13.415 de 2017, e sua implantação no Rio Grande do Sul. Tem o objetivo de analisar, tendo por base a Reforma do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, as relações entre a formação de estudantes secundaristas e o estágio atual de acumulação capitalista a e suas consequências para a reprodução da força de trabalho no Brasil. Partindo do Materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa foi procedida com análise documental e estudo bibliográfico. Constata-se que o "Novo" Ensino Médio se relaciona com o estágio atual de acumulação capitalista por se destinar à reprodução da força de trabalho no Brasil. Busca formar trabalhadores com uma ideologia individualista e meritocrática e ajustada à superexploração da força de trabalho que ocorre no Brasil.<hr/>Abstract This article discusses the Secondary Education Reform, carried out from Law nº 13,415 of 2017, and its implementation in Rio Grande do Sul. It aims to analyse, based on the Secondary Education Reform in the state education network of Rio Grande do Sul, the relations between the formation of secondary students and the current stage of capitalist accumulation and its consequences for the reproduction of the workforce in Brazil. Starting from Historical-Dialectic Materialism, the research was proceeded with documental analysis and bibliographical study. It appears that the "New" High School is related to the current stage of capitalist accumulation as it is intended for the reproduction of the workforce in Brazil. It seeks to train workers with an individualistic and meritocratic ideology, adjusted to the overexploitation of the workforce that occurs in Brazil.<hr/>Resumen Este artículo aborda la Reforma de la Educación Secundaria, realizada a partir de la Ley nº 13.415 de 2017, y su implementación en Rio Grande do Sul. Tiene como objetivo analizar, a partir de la Reforma de la Educación Secundaria en la red estatal de educación de Rio Grande do Sul, las relaciones entre la formación de los estudiantes secundarios y la actual etapa de acumulación capitalista y sus consecuencias para la reproducción de la fuerza de trabajo en Brasil. Partiendo del Materialismo Histórico-Dialéctico, se procedió a la investigación con análisis documental y estudio bibliográfico. Parece que la Escuela Secundaria "Nueva" está relacionada con la etapa actual de acumulación capitalista, ya que está destinada a la reproducción de la fuerza de trabajo en Brasil. Busca formar trabajadores con un ideario individualista y meritocrático, ajustado a la sobreexplotación de la mano de obra que se presenta en Brasil. <![CDATA[The judicialization of school conflicts and religion at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401614&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A judicialização é um fenômeno das democracias contemporâneas que consiste na intervenção das instâncias judiciárias em diferentes esferas sociais, na resolução de conflitos e na proteção dos direitos individuais e coletivos. No âmbito educacional, a judicialização pode ser percebida na dificuldade de escolas em administrar conflitos recorrendo a discursos e práticas fundamentados na normatização da lei e na punição. Neste artigo, discutimos a judicialização de conflitos envolvendo religião e escola em três movimentos: 1) analisamos a judicialização da vida nas democracias contemporâneas; 2) exploramos as disputas em torno do componente curricular de ensino religioso e da presença religiosa na escola; e 3) discutimos uma situação de conflito escolar de motivação religiosa que foi judicializada. Concluímos que a judicialização se configura como indício, consequência e instrumento de administração de conflitos de motivação religiosa em contextos escolares.<hr/>Abstract Judicialization is a phenomenon of contemporary democracies that consists in the intervention of judicial bodies in different social spheres, in the resolution of conflicts and in the protection of individual and collective rights. In the educational sphere, judicialization can be seen in the difficulty of schools in managing conflicts using discourses and practices based on the regulation of the law and punishment. In this article, we discuss the judicialization of conflicts involving religion and school in three parts: 1) we analyze the judicialization of life in contemporary democracies; 2) we explore the disputes around the discipline of religious education and the presence of religion in schools; and 3) we discuss a situation of religiously motivated school conflict that was judicialized. We conclude that judicialization is configured as an indication, consequence and instrument for managing conflicts involving religion in school contexts.<hr/>Resumen La judicialización es un fenómeno de las democracias contemporáneas que consiste en la intervención de los órganos judiciales en los diferentes ámbitos sociales, en la resolución de conflictos y en la protección de los derechos individuales y colectivos. En el ámbito educativo, la judicialización se manifiesta en la dificultad de las escuelas para manejar los conflictos utilizando discursos y prácticas basadas en la regulación de la ley y el castigo. En este artículo discutimos la judicialización de los conflictos entre religión y escuela en tres movimientos: 1) analizamos la judicialización de la vida en las democracias contemporáneas; 2) exploramos las disputas en torno a la disciplina de la enseñanza religiosa y la presencia religiosa en la escuela; y 3) discutimos una situación de conflicto escolar de motivación religiosa que fue judicializada. Concluimos que la judicialización se configura como un indicio, consecuencia e instrumento para el manejo de los conflictos de motivación religiosa en los contextos escolares. <![CDATA[Written culture in early childhood education: a systematic review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401630&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo aborda as relações entre crianças e cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender os modos de aproximação e participação das crianças na cultura escrita com enfoque em duas questões principais. Primeiro: quais são as perspectivas abordadas na literatura acerca da cultura escrita na Educação Infantil? Segundo: dentre as investigações, quais as intervenções utilizadas para abordar a cultura escrita na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada com base na literatura científica publicada nos idiomas português e espanhol, entre os anos de 2010 e 2020, apresentamos o panorama da produção acadêmica desse universo temático. Os resultados apontam que o incentivo à participação na cultura escrita é desejável e viável para essa faixa etária, sendo importante intencionalmente fomentar espaços e momentos para essas ações. Apontam ainda para uma diversidade de possíveis intervenções e estratégias - que precisam ser coerentes com o universo infantil - favorecendo a construção de significados pela criança de forma lúdica. Embasados nos resultados da RSL, um guia docente com sugestões para o trabalho pedagógico foi criado e disponibilizado na forma de um Recurso Educacional Aberto (REA).<hr/>Abstract This article addresses the relationships between children and written culture and their implications for pedagogical practice in Early Childhood Education. It aims to understand the ways in which children approach and participate in written culture, focusing on two major questions. First: what are the perspectives addressed in the literature in regards to written culture in Early Childhood Education? And second: among the investigations, what interventionist approaches are used in promoting written culture in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School? Based on a Systematic Literature Review (SLR), carried out using the scientific literature published in Portuguese and Spanish, between the years 2010 and 2020, we present the panorama of academic production in this thematic universe. The results indicate that encouraging participation in written culture is desirable and feasible for this age group, and it is important to intentionally foster spaces and moments for these activities. The results point to a diversity of possible interventions and strategies - which need to be aligned with the children's worldview - favoring the construction of meaning by the child in a playful manner. Based on the results of the SLR, a teachers’ guide with suggestions for pedagogical work was created and made available as an Open Educational Resource (OER).<hr/>Resumen Este texto aborda la relación entre los niños y la cultura escrita y sus implicaciones para la práctica pedagógica en la Educación Infantil. Su objetivo es comprender las formas de acercamiento y participación de los niños en la cultura escrita centrándose en dos cuestiones principales. En primer lugar: ¿cuáles son las perspectivas abordadas en la literatura sobre la cultura escrita en la Educación Infantil? Y segundo: entre las investigaciones, ¿cuáles son las intervenciones utilizadas para acercarse a la cultura escrita en la Educación Infantil y en los primeros años de la Escuela Primaria? A partir de una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada sobre la literatura científica publicada en portugués y español entre 2010 y 2020, presentamos un panorama de la producción académica en este universo temático. Los resultados indican que fomentar la participación en la cultura escrita es deseable y factible para este grupo etario, siendo importante fomentar intencionadamente espacios y momentos para estas acciones. Los resultados apuntan una diversidad de posibles intervenciones y estrategias - que deben ser coherentes con el universo de los niños - o sea, que favorezcan la construcción de significados por parte del los niños de forma lúdica. A partir de los resultados de la RSL, se creó una guía didáctica con sugerencias para el trabajo pedagógica, que se puso a disposición como Recurso Educativo Abierto (REA). <![CDATA[Initial teacher training for basic education and its interface with educational territories: state of the art]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401652&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado do Conhecimento sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica na interlocução com os territórios educativos (TEs), a partir do mapeamento e da análise da produção acadêmico-científica em teses, dissertações e artigos na área da educação, no período 2014 a 2021. Com esta pesquisa, objetivamos compreender como o tema é abordado de modo a identificar lacunas, desafios ou possibilidades de interlocuções deste lócus formativo com os TEs em prol de uma formação humana, integral e crítico-emancipadora para uma escola em metamorfose. Para a geração dos dados foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a plataforma Educ@/FCC SciELO/Brasil e Scielo/América Latina. O corpus de análise se constitui de 3 teses e 2 dissertações captados no catálogo da CAPES e 1 artigo oriundo da SciELo/Brasil, não tendo sido encontrados dados na SciElo/América Latina sobre o tema. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial de professores e territórios educativos sobressaindo apenas uma dissertação com relação direta ao objeto do presente estudo. Os resultados indicam um esforço considerável em relacionar a formação docente em contextos territoriais, sobretudo em cidades que se filiam a ideia-força das cidades educadoras e contribuiu para detectarmos a escassez de produções sobre o tema e a premência sobre a formação inicial de professores e a relação com a constituição de TEs. Defendemos uma formação docente materializada na tríade: “com universidades e escolas” (Nóvoa, 2022) e para além dos espaços formais de ensino de modo compreendê-los como dispositivos educativos.<hr/>Abstract This article presents a qualitative approach of the State of the Art research on the initial formation of teachers for Basic Education in the dialogue with the educational territories (ETs), from the mapping and analysis of the Brazilian academic-scientific production in theses, dissertations and articles in area of education, from 2014 to 2021. With this research, we aim to understand how the topic is approached in order to identify gaps, challenges or possibilities of dialogue of this training locus with the ETs in favor of a human, integral and critical-emancipating formation for a school in metamorphosis. To generate the data, the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Educ@/FCC platform, SciELO/Brasil and SciElo/América Latina was used. The corpus of analysis consists of 3 theses and 2 dissertations captured in the CAPES catalog and 1 article from SciELo/Brasil. These publications were analyzed and categorized by the themes of initial teacher education and educational territories, with only one dissertation standing out directly related to the object of the present study. The results indicate a considerable effort to relate teacher training in territorial contexts, especially in cities that are affiliated with the main idea of educating cities and contributed to detect the scarcity of productions on the subject and the urgency on the initial training of teachers and the relationship with the constitution of ETs. We defend initial teacher training materialized in the triad: “with universities and schools” (Nóvoa, 2022) and beyond formal teaching spaces in order to understand them as educational devices.<hr/>Resumen Este artículo presenta un abordaje cualitativo del Estado del Arte de la investigación sobre la formación inicial de profesores de Educación Básica en el diálogo con los territorios educativos (TEs), a partir del mapeo y análisis de la producción académico-científica brasileña en tesis, disertaciones y artículos en el área de la educación, de 2014 a 2021. Con esta investigación pretendemos comprender cómo se aborda el tema para identificar vacíos, desafíos o posibilidades de diálogo de este locus formativo con las TEs en pro de una formación humana, integral y crítica. -Formación emancipadora para una escuela en metamorfosis. De los autores que sustentaron teóricamente esta investigación, destacamos a Diniz-Pereira (2014); Freire (2019;2001), Nóvoa (2017;2022), Canário (2007), Singer (2015). Para generar los datos se utilizó el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), la plataforma Educ@/FCC SciELO/Brasil y SciElo/América Latina. El corpus de análisis consta de 3 tesis y 2 disertaciones capturadas en el catálogo CAPES y 1 artículo de SciELo/Brasil. Estas publicaciones fueron analizadas y categorizadas por las temáticas de formación inicial docente y territorios educativos, destacándose sólo una disertación directamente relacionada con el objeto del presente estudio. Los resultados indican un esfuerzo considerable para relacionar la formación docente en contextos territoriales, especialmente en ciudades que están afiliadas a la idea principal de ciudades educadoras y contribuyó a detectar la escasez de producciones sobre el tema y la urgencia en la formación inicial de docentes y la relación con la constitución de las TEs. Defendemos la formación inicial docente materializada en la tríada: “con universidades y escuelas” (Nóvoa, 2022) y más allá de los espacios formales de enseñanza para entenderlos como dispositivos educativos. <![CDATA[Study of initial training of mathematics teachers: design of the PIBID from 2010 to 2020]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401670&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nesta pesquisa, discorreu-se sobre o mapeamento de vinte artigos que foram publicados no decorrer de 2010 a 2020 em revistas com classificação Qualis A1 e A2 pertencentes à área de ensino e são analisados sob o olhar da revisão sistemática no âmbito do Estado do Conhecimento. O objetivo é analisar os trabalhos publicados em periódicos, que tiveram o propósito de discorrer sobre as Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) acerca da formação inicial do professor de Matemática, do ponto de vista desses pesquisadores, segundo os periódicos de pesquisa disponíveis e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), classificação Qualis periódicos, referente ao quadriênio 2013-2016. Ao analisar os artigos, foi possível compreender o impacto do PIBID na formação docente, em especial na formação de professores de Matemática. Os resultados da investigação apontam que o PIBID auxilia futuros professores a serem inseridos na sala de aula, estimulando saberes docentes que são incentivados com a vivência e adquiridos com a experiência no âmbito escolar.<hr/>Abstract In this research, we discussed the mapping of twenty articles that were published in the period from 2010 to 2020 in journals classified with Qualis A1 and A2 in the area of teaching and are analyzed from the perspective of the systematic review within the scope of the State of Knowledge. The objective is to analyze the works published in periodicals, which had the purpose of discussing the Contributions of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID) on the initial formation of the mathematics teacher, from the point of view of these researchers, according to the periodicals of research available classified by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Qualis periodical classification, quadrennium 2013-2016. By analyzing the articles, it was possible to understand the impact of PIBID on teacher training, in particular, the training of Mathematics teachers. The research results indicate that PIBID helps future teachers to be inserted in the classroom, stimulating teaching knowledge that is encouraged with experience and acquired with experience in the school environment.<hr/>Resumen En esta investigación discutimos el mapeo de veinte artículos que fueron publicados en el periodo de 2010 a 2020 en revistas clasificadas con Qualis A1 y A2 en el área de docencia y son analizados desde la perspectiva de la revisión sistemática dentro del Estado del Conocimiento. El objetivo es analizar los trabajos publicados en periódicos, que tuvieron como finalidad discutir las Contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) en la formación inicial del profesor de Matemática, desde el punto de vista de estos investigadores, según los periódicos de investigación disponibles clasificados por la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), clasificación periódica Qualis, cuatrienio 2013-2016. Mediante el análisis de los artículos, fue posible comprender el impacto del PIBID en la formación docente, en particular, la formación de profesores de matemáticas. Los resultados de la investigación indican que el PIBID ayuda a los futuros docentes a insertarse en el aula, estimulando saberes docentes que se fomentan con la experiencia y se adquieren con la experiencia en el ámbito escolar. <![CDATA[Hospital classes: a study of the productions of the National Congress on Education (EDUCERE)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401688&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa produções da base de dados dos Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE (PUCPR) acerca das classes hospitalares, segmento da educação que viabiliza o início ou a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que, por estarem internados, encontram-se afastados da escola. Para tanto, realizamos uma seleção dos trabalhos, no período de 2008 a 2019, nas modalidades de apresentação do evento (comunicação, mesa redonda, pôster e relato de experiência) que continham os termos classe(s) hospitalar(es), docência hospitalar, educação hospitalar, escola no hospital, hospitalização escolarizada e professor hospitalar no título, no resumo e/ou nas palavras-chave independentemente do eixo temático. A seleção culminou em 56 trabalhos em que os resumos, após processados pelo programa de estatística textual Alceste, geraram cinco classes cujas análises evidenciaram: um enfoque na figura do professor e sua atuação em sala do hospital (Classe 1), a identidade profissional (Classe 2) e as tensões da classe (Classe 3); questões relacionadas à implantação de classes hospitalares situada na interface entre as áreas da educação e saúde, em nível nacional (Classe 4) e em nível estadual (Classe 5). Frente aos resultados, destacamos a relevância de estudos que explorem o conhecimento já produzido com vistas a gerar novas pesquisas que satisfaçam ou incrementem as questões que ficaram em aberto de modo a potencializar a possiblidade de um movimento harmonioso entre as áreas da educação e da saúde.<hr/>Abstract This article aims to analyzes the productions in the database of the Annals of the National Congress of Education - EDUCERE (PUCPR) about hospital classes, a segment of education that enables the beginning or the continuity of the learning process of children and adolescents who, for being hospitalized, are away from the school. To do so, we carried out a selection of papers, from 2008 to 2019, in the event’s presentation modalities (communication, round table, poster, and experience report) that contained the terms hospital class (es), hospital teaching, hospital education, school in hospital, schooling hospitalization and hospital teacher in the title, abstract and/or key words regardless of the thematic axis. The selection culminated in 56 works in which their abstracts, after processed by the textual statistics program Alceste, generated five classes whose analyses showed: a focus on the teacher’s figure and his/her performance in the hospital room (Class 1), the professional identity (Class 2) and the tensions of the class (Class 3); issues related to the implementation of hospital classes located in the interface between the education and health areas, on a national (Class 4) and state (Class 5) level. In view of the results, we highlight the relevance of studies that explore the knowledge already produced in order to generate new research that satisfy or increase the questions that remain open in order to enhance the possibility of a harmanious movement between the areas of education and health.<hr/>Resumen El artículo analiza las producciones existentes en la base de datos de los Anales del Congreso Nacional de Educación - EDUCERE (PUCPR) sobre las clases hospitalarias, segmento de enseñanza que posibilita el inicio o la continuidad del proceso de aprendizaje de niños y adolescentes que, por estar hospitalizados, están fuera de la escuela. Para eso, realizamos una selección de los trabajos, de 2008 a 2019, en las modalidades de presentación del evento (comunicación, mesa redonda, póster y relato de experiencia) que contuvieran los términos clase(s) hospitalaria(s), enseñanza hospitalaria, educación hospitalaria, escuela en el hospital, hospitalización escolar y maestro hospitalario en el título, en el resumen y/o en las palabras clave independientemente del eje temático. La selección culminó en 56 trabajos en los que sus resúmenes, tras ser procesados por el programa de estadística textual Alceste, generaron cinco clases cuyos análisis mostraron: un enfoque en la figura del profesor y su actuación en la sala de hospital (Clase 1), la identidad profesional (Clase 2) y las tensiones de la clase (Clase 3); cuestiones relacionadas con la implementación de clases hospitalarias situadas en la interfaz entre las áreas de educación y salud, a nivel nacional (Clase 4) y a nivel estatal (Clase 5.) A la vista de los resultados, destacamos la relevancia de estudios que exploren el conocimiento y producido con vistas a generar nuevas investigaciones que satisfagan o aumenten las cuestiones que permanecen abiertas para potenciar la posibilidad de un movimiento armónico entre las áreas de educación y salud. <![CDATA[Learning pathway for higher education: a bibliometric study Rutas de aprendizaje para la educación superior: un estudio bibliométrico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2023000401706&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Rotas de aprendizagem são sequências didáticas definidas por um professor, visando nortear o processo de aprendizagem de um determinado tema, consistindo em um recurso adequado para uso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, para uma boa criação destes materiais, torna-se relevante que o docente conheça pesquisas que demonstrem a adoção de Rotas de Aprendizagem e, assim, adapte os achados ao seu contexto. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar o perfil das pesquisas científicas internacionais, sobre Rotas de Aprendizagem implementadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para o ensino superior, entre 2013 e 2022. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica na plataforma Scopus. O ano de 2021 foi o que apresentou o maior quantitativo de pesquisas. O estudo mais citado foi o “Learning Analytics and Digital Badges: Potential Impact on Student Retention in Higher Education”. As áreas de ciências sociais e ciência da computação foram aquelas com mais trabalhos. Percebeu-se que cada autor da amostra publicou apenas 1 artigo sobre o assunto e que Portugal e Alemanha foram os países com a maior quantidade de estudos. Por sua vez, o inglês foi o idioma mais utilizado nas pesquisas. No que concerne às palavras-chave, as mais adotadas foram higher education, e-learning, learning paths, blended learning, credentials, digital badges, learning analytics, learning management systems, microlearning, online course, sustainability, sendo possível organizar 4 grandes linhas de pesquisa com base nas redes existentes entre elas e as demais palavras-chave.<hr/>Abstract Learning Pathway are didactic sequences defined by a teacher, aiming to guide the learning process of a certain topic, consisting of a resource suitable for use in Virtual Learning Environments. Therefore, for the good creation of these materials, it is important that the teacher is familiar with research that demonstrates the adoption of Learning Pathway and, thus, adapts the findings to their context. In this sense, the objective of the present study was to verify the profile of international scientific research, on Learning Pathway implemented in Virtual Learning Environments, for higher education, between 2013 and 2022. To this end, a bibliometric research was carried out on the Scopus platform. The year 2021 was the year with the largest amount of research. The most cited study was “Learning Analytics and Digital Badges: Potential Impact on Student Retention in Higher Education”. The areas of social sciences and computer science were those with the most work. It was noticed that each author in the sample published only 1 article on the subject and that Portugal and Germany were the countries with the largest number of studies. In turn, English was the most used language in research. Regarding keywords, the most adopted were higher education, e-learning, learning paths, blended learning, credentials, digital badges, learning analytics, learning management systems, microlearning, online course, sustainability, making it possible to organize 4 main lines search based on the networks that exist between them and the other keywords.<hr/>Resumen Las rutas de aprendizaje son secuencias didácticas definidas por un docente, con el objetivo de guiar el proceso de aprendizaje de un determinado tema, constituidas por un recurso apto para su uso en Entornos Virtuales de Aprendizaje. Por lo tanto, para la buena creación de estos materiales, es importante que el docente conozca investigaciones que demuestren la adopción de Rutas de Aprendizaje y, así, adapte los hallazgos a su contexto. En este sentido, el objetivo del presente estudio fue verificar el perfil de la investigación científica internacional, sobre Rutas de Aprendizaje implementadas en Entornos Virtuales de Aprendizaje, para la educación superior, entre 2013 y 2022. Para ello, se realizó una investigación bibliométrica sobre la Plataforma Scopus. El año 2021 fue el año con mayor cantidad de investigaciones. El estudio más citado fue “Análisis de aprendizaje e insignias digitales: impacto potencial en la retención de estudiantes en la educación superior”. Las áreas de ciencias sociales e informática fueron las de mayor trabajo. Se observó que cada autor de la muestra publicó sólo 1 artículo sobre el tema y que Portugal y Alemania fueron los países con mayor número de estudios. A su vez, el inglés fue el idioma más utilizado en la investigación. En cuanto a las palabras clave, las más adoptadas fueron educación superior, e-learning, itinerarios de aprendizaje, blended learning, credenciales, insignias digitales, analítica de aprendizaje, sistemas de gestión de aprendizaje, microlearning, curso en línea, sostenibilidad, permitiendo organizar 4 líneas principales de búsqueda en función de las redes que existen entre ellos y las otras palabras clave.