Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20060001&lang=es vol. 06 num. 17 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O ato pedagógico como possibilidades de prazer, engajamento e significado: possibilidades de inclusão no contexto da exclusão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais é uma questão filosófica e político cultural. Filosófica, porque parte do princípio de que o espaço da escola deve ser dado para todas as crianças independente de raça, religião, condição social ou de desenvolvimento. Este é um espaço legitimo que não se questiona possibilidades ou não de nele estar incluída toda criança. Político cultural porque implica numa política de garantia do direito que todo cidadão tem de se beneficiar dos bens materiais e culturais da sociedade. A partir deste pressuposto, dedica-se, neste texto, à análise de uma experiência da aplicação da política de inclusão para a rede estadual do estado do Rio Grande do Norte, no início dos anos 90, a qual pode ser considerada um marco importante na consolidação da política de inclusão praticada nos dias atuais.<hr/>L’inclusion en classe ordinaire des élèves ayant des besoins particuliers est une question à la fois philosophique et politique. Philosophique parce qu’elle s’appuie sur l’idée que l’école ordinaire doit accueillir tous les élèves, peu importe leurs origines, leur réligion, leur condition sociale et économique ainsi que leur développement cognitif et affectivo-social. La légitimité de la présence de tous les élèves dans la classe ordinaire, quelles que soient leurs caractéristiques individuelles, peut difficilement être remise en question parce, d’un point de vue éthique, la non discrimination étant reconnue comme un principe fondamental dans la société brésilienne. Politique puisque dans la Constitution brésilienne, tout citoyen a le droit de profiter des biens matériels et culturels acquis par le société. À partir de ces idées et principes, une analyse de la conception et de l’application d’une polique d’inclusion dans l’État du Rio Grande do Norte au début des années 90 a été réalisée. Ce texte rend compte de l’analyse de cette expérience qui a fait oeuvre de pionnière et joué un rôle important dans le recul de la discrimination et de la marginalisation des élèves ayant des besoins particuliers au Brésil. <![CDATA[Políticas de inclusão e cultura excludente: paradoxos do currículo escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto conduz uma reflexão sobre as condições de possibilidade de um currículo inclusivo no contexto em que se desenvolvem as políticas públicas de educação no Brasil, a partir da última década do século XX. Leva em consideração o conceito de inclusão internacionalmente definido, as teorizações sobre currículo e alguns princípios básicos da política neoliberal que vem marcando a globalização econômica e o discurso educacional no período em questão. Conclui inferindo algumas possibilidades de reestruturação curricular na perspectiva conceitual em que se propõe a educação inclusiva.<hr/>Ce texte nous amène à une refléxion sur les conditions de la possibilité d’un curriculum inclusif dans le contexte où se développent les politiques publiques d’Éducation au Brésil depuis le dernier décenie du XXème siècle. Il considère aussi le concept d’inclusion mondialement défini, les théorisations sur le curriculum et quelques idées basées sur la politique néo-libérale qui marque la mondialisation économique et le discours éducatif dans la période au dessus. Il conclut par quelques possibilités de restructuration curriculaire dans la perspective conceptuelle en face de la proposition de l’éducation inclusive. <![CDATA[Políticas educacionais e pedagogia da exclusão: a escola em xeque no Brasil do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, pretendo abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais no discurso neoliberal do campo educacional, tendo como foco de análise a Escola. Começarei destacando a importância teórica e política de se compreender o neoliberalismo como um complexo processo de construção hegemônica das relações sociais e educacionais vigentes no terceiro milênio, ou seja, como uma estratégia de poder que se programa em sentidos articulados: por um lado, por meio de um conjunto razoavelmente regular de reformas concretas no plano econômico, político, educacional e, por outro, mediante uma série de estratégias orientadas a impor novos diagnósticos acerca da crise e construir novos significados sociais a partir dos quais visa a legitimar as reformas neoliberais como sendo as únicas que podem (e devem) ser aplicadas no atual contexto histórico de nossa sociedade civil. Tentarei mostrar de que forma esta dimensão educacional, característica de toda lógica hegemônica, foi sempre reconhecida como um importante espaço de construção política por aqueles intelectuais conservadores que, em meados deste século, começaram a traçar as bases teóricas do neoliberalismo enquanto alternativa de poder na práxis pedagógica. Na seqüência, tentarei apresentar algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Meu objetivo será questionar a forma neoliberal de pensar e projetar a política educacional. Finalizo destacando algumas das mais evidentes conseqüências da pedagogia da exclusão promovida pelos discursos educacionais em prol da construção de uma cidadania outorgada!<hr/>I intend to approach some dimensions of the configuration of the educational politics in the neoliberal speech of the educational field having as focus of analyzes the School. I will start detaching the theoretical importance and politics of if understanding the liberalism as a complex process of hegemonic construction of effective the social and educational relations in third millennium., or either, as a strategy of being able that program in articulated directions: on the other hand, by means of a set to regulate of concrete reforms in the economic plan, politician, educational e, for or through a series of guided strategies imposing new diagnostic concerning the crisis and constructing new social meanings from which aims at to legitimize the liberal reforms as being the only ones that they can (and they must) be applied in the current historical context of our civil society. I will try to show of that it forms this educational dimension, characteristic of all hegemonic logic, was always recognized as an important space of construction politics for those intellectual conservatives who, in middle of this century, had started to trace the theoretical bases of the liberalism while alternative of being able in the praxis pedagogical. In the sequence, I will try to present some general points on as if it constructs the liberal rhetoric in the educational field. My objective will be to question the liberal form to think and to project the educational politics. I finish detaching some of the consequences of the pedagogy of the exclusion promoted for the educational speeches in favor of the construction of a granted citizenship! <![CDATA[Les parcours scolaires atypiques du collège de porédaka en guinée (Afrique de L’Ouest): approche comparative]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nous avons menée une recherche descriptive et comparative des parcours scolaires des filles et des garçons en Guinée, de septembre à décembre 2001, dans deux écoles rurales et deux écoles urbaines guinéennes, du primaire et du collège dans chacun des milieux. Le principal objectif de cette recherche est d’expliquer la persévérance scolaire des garçons et surtout celle des filles de familles défavorisées de ces écoles, et par là-même de contribuer à éclairer, sur le plan sociologique, la question des réussites scolaires atypiques. Ce sont les résultats préliminaires d’une de ces écoles, celle du collège de Porédaka, qui font objet de cette communication. Ils ne sont valides que pour les élèves de la 10e année, dernier niveau d’étude du secondaire général de premier cycle. La méthodologie utilisée combine enquête par questionnaire (de 42 élèves de la 10e année), entretien semi-dirigé (d’environ 20 élèves, parents, enseignants, responsables locaux), observation du logement des élèves et recherche documentaire.<hr/>Trata-se de analisar uma pesquisa descritiva e comparativa dos percursos escolares de meninas e meninos em Guiné, no período de setembro a dezembro de 2001, em duas escolas rurais e duas escolas urbanas “guinéennes”, centralizando a pesquisa nos níveis do primário e do secundário em cada uma das escolas pesquisadas. O principal objetivo da pesquisa foi o de compreender a perseverança escolar dos meninos e, sobretudo, das meninas, filhos de famílias em condições sociais desfavoráveis, e assim, do ponto de vista sociológico, contribuir com a explicação da questão do sucesso escolar atípico. Nesse texto, discutem-se dados preliminares de uma destas escolas, do Colégio de Porédaka. A pesquisa foi realizada com alunos do décimo ano de estudo, o último nível do secundário geral do primeiro ciclo. A metodologia utilizada combina a enquete por meio de questionários (respondidos por 42 alunos); entrevistas semidirigidas com 20 crianças, pais, professores e responsáveis, observação e pesquisa documental. <![CDATA[A saúde da criança em contexto de pobreza e de exclusão - novos desafios de políticas de inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es São apresentados e analisados, de forma sumária, alguns indicadores e fatores que nos países em desenvolvimento e desenvolvidos estão na origem e no aumento de situações de pobreza, exclusão e violência, provocando disfuncionamentos sociais, familiares, psicológicos e somáticos, com graves conseqüências para a saúde, educação e qualidade de vida dos indivíduos, em particular das crianças e das famílias. Apresentam-se, igualmente, algumas reflexões e estratégias, tendo em vista a promoção de políticas de inclusão.<hr/>Ce sont présentés et analisés de façon résumé quelques indicateurs et éléments que dans les pays en développement et aussi ceux developpés sont aussi à l’origine et à l’augmentation des situations de pauvreté, d’exclusion et de violence. Cela détermine des problèmes sociaux, familiers, psychologiques, et somathiques menant à de graves conséquences pour la santé, l’éducation et la qualité de vie des individus, particulièrement des enfants et des familles. Ce sont aussi présentés également quelques réflexions et stratégies objectivant la promotion de politiques d’inclusion. <![CDATA[A democratização do ensino e o tratamento das desigualdades sociais no ensino/aprendizagem intercultural de línguas estrangeiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras tem sido, ao longo dos anos, caracterizado por um certo elitismo, porquanto, por várias razões, eram as minorias oriundas de estratos sociais mais privilegiados que a ele acediam. A democratização do ensino e a sua conseqüente massificação em todos os níveis de escolaridade na Europa do séc. XX tornou esta aprendizagem, em princípio, acessível a todos. Tomando como exemplo o caso de Portugal, em que esta democratização ocorreu a partir de 1974, com a instituição de um regime democrático, defendemos a tese de que o fato de se viver num regime democrático não é por si só bastante para acabar com desigualdades sociais. São necessárias medidas políticas diferenciadas que facultem aos mais carentes os meios que lhes permitam aceder ao conhecimento, o que, por sua vez, lhes facilitará uma plena integração. As políticas protecionistas que as jovens democracias têm a tendência de implementar podem ser perversas na medida em que, não ajudando o cidadão a desenvolver a sua maioridade, perpetuam as desigualdades que se pretendiam eliminar. Consideramos fundamental o acesso de todos à aprendizagem das línguas estrangeiras, cujo domínio se torna cada vez mais importante na época da globalização. Para tal, preconizamos um ensino diferenciado em paralelo com uma escola pública devidamente equipada com todos os recursos técnicos e humanos necessários e adequados, de modo a proporcionar esse acesso aos que dele mais necessitam.<hr/>Le processus - enseignement / apprentissage de langues étrangères vient caracterisé, au fil des années, par un certain élitisme, ainsi, pour plusieurs motifs la minorité de personnes venues des extraits socials plus privilegiées y accedaient. La démocratisation de l’ enseignement et sa conséquente “massification” en tous les niveaux d’escolarité en Europe du XXème siècle a determiné cette apprentissage au début, accessible à tous. En profitant de l’exemple du cas de Portugal où cette démocratisation s’est passée a partir de 1974 basée sur l’institution du Régime Démocratique, on défend la tese que la façon de vivre dans un régime démocratique n’est pas suffisant pour finir les inégalités sociales. Des mésures politiques diferenciées sont importantes pour permettre l’accès à la connaissance aux plus défavorisés ce que pourra faciliter une pleine intégration. Les politiques protectionnistes que les jeunes democraties ont la tendence d’exécuter peuvent être perverses à mesure que ne permettent pas le développement des citoyens et perpetuent les inégalités qu’on veut éliminier. On considère fondamental l’accès de tous à l’apprentissage de langues étrangeres dont la connaissance devient chaque fois plus importante dans cette époque de mondialisation. C’est pour cela qu’on privilegie l’enseignement différencié à côté d’une école laïque bien équipée de ressources techniques et humaines necessaires et adaptés pour permettre cet accès aux plus défavorisés. <![CDATA[A educação superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A preocupação deste estudo está voltada para aqueles alunos que em razão da condição de classe, de gênero e de etnia, historicamente, vêm sendo excluídos da educação superior. Reverter este quadro é tarefa complexa quando visualizamos a trajetória da educação superior no âmbito da sociedade brasileira. O surgimento tardio deste nível de ensino no país, em especial em universidades, e a sua dependência aos interesses das classes dominantes, evidente nas reformas realizadas; os processos de seleção que têm priorizado os alunos com maior capital cultural, adquirido no decorrer da sua trajetória escolar e de vida e por último as dificuldades de acesso aos bens econômicos, sociais e culturais da maioria da população brasileira, como pano de fundo do caráter desigual da educação superior, não pode deixar de ser considerado quando se discute a questão do acesso e da permanência na educação superior. Dados obtidos mediante pesquisa realizada em duas universidades revelam que existe uma desigualdade de acesso e permanência, dependendo das oportunidades educacionais, sociais e econômicas dos estudantes e que esta desigualdade tem relação com a classe, gênero e etnia.<hr/>La préocupation de cet étude est tournée vers les élèves qui historiquement, en raison de la condition de la classe sociale, du genre et de l’ ethnie sont en train d’être exclus de l’Éducation Supérieure. Renverser ce cadre est un travail complexe quand on apperçoit le chemin parcuri par l’ éducation supérieure dans la societé brésiliènne. L’ apparition tardive de ce niveau d’enseignement au Brésil, spécialement dans les universités et sa dépendance aux intérêts des classes dominantes, evidenciée dans les réformes réalisées; les processus de séletion qui ont priorisé les élèves dotés d’ une condition financière et culturelle favorisée, acquérie dans l’école et dans la vie et, pour conclure, les difficultés aux biens économiques, sociaux et culturels de la majeure partie de la population brésiliènne où est imprimée cette inégalité de l’Éducation Supérieure. De cette façon, on ne peut pas laisser de côté la discussion sur la question de l´accès et de la permanence à partir des opportunités éducatives, sociale et économique aux étudiants et surtout que cette inégalité a une rélation avec la classe sociale, le genre et l’ ethnie. <![CDATA[Análise crítica dos fundamentos teóricos da educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de uma análise crítica dos fundamentos teóricos e conceituais que sustentam o discurso da “educação inclusiva”, discutindo os conceitos chaves envolvidos na formulação deste discurso, como é o caso da exclusão, da cidadania, da desigualdade e da diferença, na perspectiva de se diferenciar tipos de ações educacionais que produzem mesmo o que se poderia chamar de “inclusão social”, de atividades que assim são denominadas, mas que na verdade se resumem em meros procedimentos burocráticos. Argumenta-se, neste texto, que, em geral, as instituições públicas não absorveram a evolução conceitual e teórica processadas na academia em relação a significações envolvidas no discurso da “educação inclusiva”, carecendo de revisões.<hr/>L’ objet de ce texte est, construire les bases conceptuelles et théoriques qui soutiennent le discours de « l’ éducation d’ inclusion » à partir de la discution des concepts clés adoptés dans la formulation de ce discours, comme le cas de l’ exclusion, de la citoyennété, de l’ inégalité et de la différance, dans la perspective de se différencier les types d’ actions éducationnelles qui produisent ce qu’ on peut appeller de « l’ inclusion sociale », d’ activités qui sont ainsi nomées, mais que dans la vérité, deviennent des procédures burocratiques. On s’ agit aussi, dans ce texte que, en général, les institutions publiques n’ absorbent pas l’ évolution conceptuelle et théorique élaborée dans l’ académie par rapport aux significations adoptées dans le discours de « l ‘ éducation d’ inclusion », de manière qu’ on aperçoit la manque de révision. <![CDATA[A questão do ensino religioso na União Européia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Ensino Religioso é um componente curricular nas escolas do continente europeu desde o século dezoito, quando a religião passa a fazer parte do cotidiano escolar. A compreensão de um Ensino Religioso relacionado às instituições religiosas de matriz cristã persiste no século vinte e um, entretanto a alteração do perfil étinico-cultural religioso do continente está exigindo todo um repensar sobre esta prática curricular. O Fórum Europeu de Ensino Religioso, por meio de suas sessões ordinárias, está promovendo uma ampla reflexão sobre esta temática, buscando tecer novos olhares, leituras e perspectivas aos desafios que se apresentam na atualidade em relação a ela. O presente artigo explicita, a partir da Constituição da União Européia e atividades do Fórum Europeu de Ensino Religioso, alguns elementos históricos da geografia e itinerários pedagógicos desse componente curricular.<hr/>La enseñanza religiosa es un componente curricular en las escuelas europeas desde el siglo XIX, cuando esta disciplina entró a formar parte del sistema educativo. La visión de la enseñanza religiosa como asignatura obrigatoria en las instituciones religiosas educativas cristianas persiste hasta hoy, en la Europa en el siglo XXI, mas, por otro lado, las alteraciones del perfil étnico, cultural e religioso del continente están exigiendo todo un nuevo planteamiento de esta práctica. El Forum Europeo de la Enseñanza Religiosa, en sus sesiones ordinarias, está promoviendo una amplia reflexión sobre este tema, buscando una nueva visión y perspectiva de frente a los desafíos presentados por las mudanzas arriba mencionadas. El presente artículo explicita, a partir de la Constitución de la Unión Europea y de las actividades del Forum Europeo de la Enseñanza Religiosa, algunos elementos históricos e certos itinerarios pedagógicos que ayudan a comprender el citado componente curricular. <![CDATA[O resgate do homem multidimensional em mundo unidimensional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em uma sociedade em que o consumo passou a ser a essência do esforço humano, a desumanização deste ser traz consigo conseqüências capazes de desenvolver um efeito altamente destrutivo que redunda em uma constante inadequação dele frente às necessidades que lhe apresentam. A redescoberta de si mesmo advém por meio do reencontro com a integralidade deste ser, desenvolvida pela redescoberta do belo e do estético, do emocional e relacional e do espiritual e transcendente. A aplicação desta reconstrução do ser humano atinge a produtividade a partir da integralização do profissional envolvido, objetivando sua realização interior e sua superação exterior. A partir disto, o ser humano, que se tornara unidimensional, reencontra seu paradigma identitário e compreende-se enquanto ser social. Redescobre-se humano e humaniza suas relações.<hr/>In a society where consumption is the essence of human effort, the dehumanization of human kind brings along consequences which can develop highly destructive effect which ends up in a constant inadequacy of human beings when they have to face the needs which are prevailing.The re-discovery of oneself, comes through, once again, meeting with the fullness of his own being, developpped through the rediscovery of beauty and the aesthetic; through the emotional and the relational; and through the spiritual and the transcendental. The application of such reconstruction of the human being reaches productivity when the full integration of him/her has begun. Starting there, the human being who had become one-dimensional, rediscovers his identity paradigm and understands himself inlaid in this society. He feels human and humanizes his relationships. <![CDATA[Formação com apercepção: ajuste e resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste ensaio é o de refletir sobre algumas implicações do pensamento desenvolvido por Theodor W. Adorno na educação. Com o aporte da noção Kantiana de juízo, este texto procura discutir a interface da educação com a indústria cultural, a sua viabilidade como instrumento do esclarecimento, e a sua articulação com o sensus communis.<hr/>This study aims at reflecting on some implications of the thoughts developed by Theodor W. Adorno concerning education. With the contribution of Kantiniana’s judgment notion this text tries to discuss the interface between education and cultural industry its viability as explanation instrument and its articulation with sensus communis.