Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20060003&lang=pt vol. 06 num. 19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A jovem pesquisa educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto focaliza os principais momentos da história da pesquisa educacional no Brasil. O primeiro período tem como marco a criação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 1938, ligado ao MEC, que vai apoiar pesquisas para dar subsídios às políticas educacionais. O segundo período é inaugurado com a criação do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisa, em 1956, ligados ao INEP, que se encarregam da formação de recursos humanos para a pesquisa. O terceiro momento é o da criação dos cursos de pós-graduação, na década de 70, quando são dadas as condições para a institucionalização da pesquisa. O texto menciona que nessa trajetória relativamente curta da pesquisa educacional houve grande crescimento no número de trabalhos e mudanças nos temas, nos enfoques, nas metodologias e no contexto de produção. Menciona ainda que várias análises críticas da pesquisa educacional têm apontado problemas na qualidade dos trabalhos produzidos, como a pulverização de temas, o modismo e a fragilidade metodológica na abordagem dos problemas. Atribui parte desses problemas à falta de condições para produção do conhecimento científico no Brasil e alerta para a necessidade de enfrentar tais problemas para que a pesquisa possa atingir a maturidade com o nível de qualidade e o respeito devidos.<hr/>The present text focus on different stages of the Brazilian educational research history. The landmark of the first period is the creation of INEP( National Institute of Studies and Educational Research, linked to Education Ministry ), in 1938, that will financially support research in order to get subsidies for educational polices. The second period starts with the creation of the Brazilian National Center and the Regional Research Centers (linked to INEP) in 1956, which are in charge to prepare human resources for research. The third period is the creation of graduate courses, in the 70’s, when there will be appropriate conditions to institutionalize the research process. Next, the text shows that even though Brazilian educational research is young, there has been a significant growth in the number of studies as well as many changes in research topics and approaches, and in the context of knowledge production. Moreover, the text points out that has been many critical analysis of educational research concerned to the quality of studies, like the pulverization of some topics and methological weaknesses in the approach of research problems. Last, the text argues that part of those drawbacks can be due to the lack of conditions for scientific knowledge production in Brazil and adverts that it is time to overcome them so that the educational research can achieve the maturity with an appropriate level of quality and respect. <![CDATA[Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretendemos abordar neste artigo cinco pontos que podem contribuir para a discussão da pesquisa que se produz em educação. O primeiro deles diz respeito ao que se entende por pesquisa, o segundo é relativo à idéia de paradigma, o terceiro refere-se ao confronto dos chamados métodos qualitativos em relação aos quantitativos, o quarto versa sobre o possível papel dos estudos quantitativos e, o quinto ponto, refere-se à questão dos grupos de pesquisa e à emergência de novos tipos de temáticas.<hr/>It is our intention, on this article, to analyze five points that could contribute for the discussion over the research that is made in Education. The first one deals with what it is meant as research, the second with the idea of paradigm, the third with the clash between the so called qualitative and quantitative methods. As to the fourth point, it encompasses the possible role of quantitative studies, and the fifth the question of research groups and the rise of new types of thematics. <![CDATA[As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem o propósito de discutir os procedimentos e limites dos estudos denominados de “Estado da arte”. Ao apresentar reflexões a partir de estudos realizados pelas autoras, com participações em grupos de pesquisa sobre estado da arte com o tema formação de professores, pretende-se trazer, para o debate, as contribuições dessa modalidade de pesquisa. Neste sentido, inclui alguns dos caminhos que os estudos e as pesquisas sobre o mapeamento de formação de professores vêm tomando e indicações metodológicas para a realização desta modalidade de pesquisa. A realização de estados da arte possibilita a efetivação de balanço da pesquisa de uma determinada área. Na área de formação de professores os estudos realizados apontam a ampliação na última década do interesse pelo tema. Destaca-se que este tipo de estudo, usual em outros países, foi ampliado na última década no Brasil, com a realização de estados da arte tais como os desenvolvidos pelo INEP. A dificuldade de acesso aos textos de periódicos, teses e dissertações torna a investigação morosa, constituindo-se num dos complicadores de sua realização.<hr/>This article has the purpose of discussing the limits end procedures on the studies of the “state of Art”. When it presents reflections concerning studies achieved by the authors in participations in group researches about the state of art on teacher development, and it is intended to bring for discussion the contributions of this kind of investigation. Given this, it includes some of the paths which those studies and researches have been taking about teacher development surveys and methodological trends for this kind of research achievement. The state of art achievement makes possible the effectuation on the research balancing in a specific area. In the last decade, there has been a great deal of interest concerning the studies about teacher development, and in Brazil, with the achievements of the state of the art such as the ones developed by INEP. The difficulty to access the periodic texts and theses, makes the research slow and turns it into a complex achievement. <![CDATA[Pesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores do texto, com base em suas experiências com o ensino nos anos 1980/1990 e na primeira década desse novo século, demarcam a noção de pesquisa que orienta os seus trabalhos como professores e pesquisadores, isto é, a pesquisa-ação. Num primeiro momento, o texto apresenta o histórico do termo pesquisa-ação e a indicação da sua importância nas últimas décadas do século passado com ênfase no professor-pesquisador e resgate do seu valor no contexto atual da educação brasileira. Em seguida, apresenta o materialismo histórico-dialético como referencial teórico de sustentação da pesquisa/ação, com críticas ao modelo tradicional de pesquisa. E, por fim, salienta o risco da sua institucionalização pelo campo acadêmico/universitário, em deferência, assim, do permanente esboço teórico pelos praticantes da pesquisa-ação.<hr/>The authors based on their experience in teaching, in the 80’s and 90’, and in the first decade on this new century, distinguish the research concept which directs their work as teacher and researches, that is, the action research. At first, the article presents a historic situation of the meaning “action research”, and indicates the last centuries decades importance, emphasizing the teacher-researcher and rescuing his/her value at the present context in Brazilian education. Next, it introduces the dialectic-historic materialism as the theoretical support reference on action research, with criticism to the traditional research design. And finally, it points out the problem for the institutionalization on the academic field, in deference of the lasting theoretical design by the apprentices of action research. <![CDATA[Procedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil.<hr/>The present survey describes the methodological paths gone through in order to investigate educational concepts and practice by kindergarten teachers of a Municipal Center of Education. Its aim has been to identify the knowledge employed to steer pedagogic practice in the use of children’s body movement aged 3 to 6. The data have been collected by means of observing pedagogic practice, holding semi-structured interviews, analyzing documents, and photographic images. In search of a way which would not split up facts and/or events to be investigated in everyday practice from the kindergarten teachers the choice has been to focus the study in the four dimensions that comprise the school ambience unity: the institutional one, the instructional one, the time dimension and the space dimension. Therefore, this study shows the utilization of ethnographic techniques in the investigation of pedagogic practice in everyday school life in the kindergarten level. <![CDATA[Reflexão sobre procedimentos de leitura para análise de textos acadêmicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo refletir sobre os procedimentos de leitura que foram utilizados quando se realizou a seleção e análise de textos acadêmicos que constituiu parte da Tese de Doutoramento elaborada para o Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A investigação realizada sistematizou e analisou a produção acadêmica sobre ensino superior encontrada nas reuniões da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) entre 1996 e 2003 e que tratava de aspectos sobre a graduação. A dificuldades encontradas na leitura e análise de textos com temas tão diversos como os veiculados na ANPEd mostrou que, para mapear aspectos sobre a graduação, seria necessário repensar os procedimentos e estratégias de leitura utilizados pela pesquisadora.<hr/>Este artículo tiene por meta reflexionar sobre los procedimientos de lectura que se utilizaron al realizar la selección y el análisis de textos académicos que constituyen parte de la Tesis de Doctoramiento elaborada para el Programa de Pos-Grado de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo. La investigación realizada sistematizó e analizó la producción académica sobre enseñanza superior encontrada en las reuniones de la ANPEd (Asociación Nacional de Pos-Grado y Pesquisa en Educación) entre 1996 e 2003 y que trataba de aspectos sobre el nivel de graduación (tercer grado). Las dificultades encontradas en la lectura y el análisis de textos con temas tan diversos como los que circulan en la ANPEd mostró que para delinear un mapa de los aspectos relacionados a la graduación seria necesario repensar los procedimientos e estrategias de lectura utilizados por la pesquisadora. <![CDATA[Memórias de professores: uma experiência de pesquisa na formação de professores de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho buscamos aprofundar a leitura teórica das memórias de professores mais marcantes, fazendo estudos sobre a socialização profissional do professor universitário conforme as pesquisas feitas por Garcia (1999), associando-os aos estudos de saberes de professores elaborados por Tardif (2002). Partimos do pressuposto de que as memórias dos professores selecionados pelos alunos de pós-graduação deveriam expressar certas habilidades básicas, para lidar com os processos de ensino e aprendizagem, constituindo assim o processo de socialização prévia. Nesta perspectiva os saberes experiências do professor não se baseiam unicamente na prática de sala de aula, mas decorreriam, em grande parte, das pré-concepções do ensino e da aprendizagem herdadas da história escolar. Concluímos que as memórias de professores mais marcantes, os saberes docentes e a socialização profissional são processos sociais inter-relacionados e são indissociáveis como formação docente.<hr/>On this work, we try to get to the bottom of the theoretical reading of the most meaningful teachers memories, studying about the professional socialization of the academic teacher, such as the researches done by Garcia (1999), and joining them to a teacher knowledge selected Tardiff (2002). Based on conjectures of teachers memories selected by postgraduate students, should express such basic skills in dealing with the teaching learning process, making this way, a previous socialization process. Into this perspective, a personal teacher experiential knowledge is not based only in classroom practices, but as a consequence, mostly of the previous conceptions in a teaching and learning process, inherited from the school history. We conclude that, the most meaningful memories, their academic knowledge, and the professional socialization, are interrelated social process and inseparable in an academic development. <![CDATA[A ciência na modernidade para Jürgem Habermas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como desafio entrar nas particularidades da argumentação desenvolvida por Habermas para resgatar a capacidade reflexiva e crítica da razão humana, bem como identificar possíveis contribuições deste autor para fundamentar uma proposta de racionalidade. Particularmente, o desafio deste texto é o de encontrar em Habermas elementos que podem justificar a necessidade (e a possibilidade) de se construir uma fundamentação para repensar o papel da razão, justamente em tempos em que se prega a sua desconstrução, o fim do princípio da universalidade do conhecimento e do neopragmatismo.<hr/>Ce texte a comme défi connaître les particularités et accompagner l’argumentation développée par Habermas pour racheter la capacité refléxive et critique de la raison humaine, de même qu’identifier des possibles contributions de cet auteur pour fonder une proposition de racionalité. En particulier, le défi de ce texte est celui de rencontrer en Habermas des éléments qui puissent justifier la possibilité et la necessité d’un fondement qui donne des bases au repenser sur le rôle de la raison dans une époque où le discours est vers la necessité de sa déconstruction, la fin du commencement de l’universalité de la relativité du principe de la connaissance et du néopragmatisme. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem e exclusão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados.<hr/>évaluer l’apprentissage des éleves peut constituer dans um mécanisme d’exclusion dans les propositions les plus innovatrices de la politique éducative a orienté sur la démocratisation de l’accèss et permanence des éleves dans l’école. Avec l’objectif pour discuter les relations d’évaluation d’apprentissage et concernant l’exclusion d’école, la présente étude analyse les caractéristiques d’une évaluation compromis avec la qualité de l’éducation et de l’inclusion citoyen des éleves de l’éducation de base, dirigeant la dimension formatrice de l’évaluation en tant que facteur de base dedans l’éfetivation d’apprentissage nécessaire au succés de la scolarisation des éleves culturel et socialement marginalisés. <![CDATA[Perspectivas para o ensino católico no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente análise pretende, de forma perspectiva, traçar alguns indicativos da evolução futura do ensino católico no Brasil a partir da observação da sua atual estrutura organizacional e dos dados estatísticos do seu desempenho institucional na última década. A análise suscita questões importantes para o debate presente sobre o ensino católico no país frente às tendências em educação, adotando como eixo o modelo de gestão e as relações internas do ensino católico com as suas entidades mantenedoras e com as diversas instâncias da Igreja Católica, bem como as suas relações externas com o mercado educacional, a opinião pública e o Estado.<hr/>La présente analyse prétend d’une façon perspective, élaborer quelques indicatifs de l’évolution future de l’enseignement catholique au Brésil á partir de l’observation de son actuel structure organisationnel et des données statistiques de son développement institutionnel au long de la dernière décade. Cet analyse suscite importantes questions pour le débat présent à propos de l’enseignement catholique au Brésil face aux tendances en éducation, en adoptant comme l’axe de l’analyse le modèle de gestion et les rapports internes entre l’enseignement catholique et ses organismes de tutelle et d’autres instances de l’Eglise Catholique, aussi bien que ses rapports externes envers le marché éducationnel, l’opinion publique et l’Etat. <![CDATA[Fé cristã, conhecimento e educação: paidéia ao alcance de todos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2006000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho, resultado de pesquisa histórico-bibliográfica, procura apresentar o itinerário percorrido no processo de apropriação pelo cristianismo do conceito grego de Paidéia. A nascente igreja cristã, ao modificar a concepção pagã de mundo, desde o seu início, procurou unir processos do ensino da sua mensagem com a busca do conhecimento. A fundamentação histórica deste processo é encontrada na tradição judaica do estudo da Toráh. A Paidéia Christi por sua vez é explicitada no Logos joanino, nas epístolas paulinas, na patrística e na teorização medieval. Cristo, como pedagogo da humanidade (cf. Clemente de Alexandria) ao atrair todos a si, não fazendo distinção nem de classe nem de pessoa, contribui para que grandes parcelas da população do mundo da época, durante e ao fim do processo de catecumenato, tivessem aberto para si o caminho do conhecimento. E este fato não se restringiu apenas à conversão, mas contribuiu também para incluir no processo educativo cristão pessoas que de outra forma dele ficariam excluídas. Deu assim a sua contribuição à evolução das idéias pedagógicas, que séculos depois culminou no ideário da modernidade e seu projeto educativo.<hr/>The present work, result of historical-bibliographical research, intend to present the itinerary covered in the process of appropriation by the Christianity of the Greek concept of Paidéia. The rising Christian church, when modifying the heathen conception of world, since its beginning, looked for to join processes of the education of its message with the search of the knowledge. The historical base of this process is in the Jewish tradition of the study of the Toráh. The Paidéia Christi, in turn is expressed in the Et. John’s Logos, in the St. Paul’s epistles, the patristic and the medieval theorization. Christ, as the humanity pedagogue (cf. Clement of Alexandria) when attracting all to himself, not making distinction nor social classes nor persons, contributes so that great parcels of the population of the world of that time, during and to the end of the cathecumenathic process, had opened for themselves the way of the knowledge. And this fact, was not restricted only to the conversion, but it also contributed to include in the Christian educative process, people who otherwise would be excluded. It gave thus, its contribution to the evolution of the pedagogical ideas, that centuries later culminated in the ideals of modernity and its educative project.