Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20070001&lang=pt vol. 07 num. 20 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Conexões da aprendizagem e do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto propõe uma reflexão sobre o processo de aprender e ensinar na atualidade e sobre o conhecimento como uma construção humana complexa que necessita ser reconstruído pelo aprendiz e não simplesmente reproduzido. Convida o leitor a percorrer as dimensões do sujeito cognoscente _ pensar, sentir, agir e interagir _ com a finalidade de estabelecer conexões entre elas, tanto no exercício de autoconhecimento de quem ensina como de quem aprende.<hr/>This text considers a reflection on the process to learn and to teach in the present time and on the knowledge as a construction complex human being who needs to be reconstructed by the apprentice and not simply reproduced. Cognoscente - to think, to feel, to act and to interact - with the purpose invites the reader to cover the dimensions of the citizen to establish connections between them, as much in the exercise of self-knowledge of who teaches as of who it learns. <![CDATA[Cómo enseñar para que los estudiantes comprendan?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo presenta los desarrollos del Marco de Trabajo de Enseñanza para la Comprensión. Esta propuesta didáctica que comienza sus desarrollos a partir de la investigación realizada por el Proyecto cero de la Universidad de Harvard se ha difundido y ha sido recreada en diversos países en el América del Sur. Compartimos acá algunas reflexiones surgidas en su implementación y las preguntas que quedan abiertas en este intento por achicar la brecha entre las teorías cognitivas y la realidad en las salas de aula.<hr/>Este artigo apresenta o desenvolvimento do Marco de Trabalho do Ensino para a Compreensão. Esta proposta didática que começa a partir da pesquisa realizada pelo Projeto Zero da Universidade de Harvard tem sido difundida e recriada em diversos países da América do Sul. Compartilhamos aqui algumas reflexões que surgiram na sua implantação e as perguntas que ficam abertas com a intenção de diminuir a brecha entre as teorias cognitivas e a realidade das salas de aula. <![CDATA[O ambiente educativo e o processo de aquisição de leitura e escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Síntese dos estudos parciais realizados a partir da análise dos dados obtidos da pesquisa que vem sendo realizada pelo grupo de Pesquisa: Psicopedagogia - aprendizagem/ensino (GAE), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cujo título é O aprendente do seu aprender e do aprender do outro. O foco de estudos, nesse documento, é o ambiente educativo e o processo de aquisição de leitura e escrita na primeira etapa do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino de Curitiba. As autoras fazem uma integração entre alguns aspectos teóricos do processo de aprendizagem/ensino da leitura/escrita e a prática educativa cotidiana, já identificando fraturas significativas, bem como promovendo reflexões sobre elas. Apresenta-se um disparador inicial, destacando-se o conceito de ambiente educativo, para discussões mais profundas, a serem realizadas ao final da pesquisa citada.<hr/>Synthesis of the carried through partial studies from the analysis of the gotten data of the research that comes being carried through for the group of Research: Psycopedagogic - learning/teaching (GAE), of the Pontifical University Catholic of the Paraná, whose heading is learned of its to learn and learning of the other. The focus of studies, in this document, is the educative environment and the process of acquisition of reading and writing in the first stage of the first cycle of Basic teaching of the Municipal net of Education of Curitiba. The authors make an integration enter some theoretical aspects of the process of learning/teaching of the educative practical reading/writing and the daily one, already identifying significant breakings, as well as promoting reflections on the same ones. An initial trigger is presented, being distinguished the educative environment concept, for deeper quarrels, to be carried through to the end of the cited research. <![CDATA[O tempo para a leitura: subjetividade e literatura infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, discuto a importância da leitura e da leitura compartilhada para a formação da subjetividade da criança em uma época em que os indivíduos se encontram como que “consumidos” pela própria lógica do consumo.<hr/>In this essay, I discuss the importance of reading and of shared reading in the process of the formation of the child´s subjectivity in a time where the individual is as if “consumed” by the logic of consumism itself. <![CDATA[A relação afetiva na situação de aprendizagem: diferentes significados e formas de atuações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo fornece elementos para reflexões sobre a conexão entre as relações afetivas e o processo cognitivo, nas situações de aprendizagem. Pesquisas de natureza participativa e qualitativa e projetos psicopedagógicos têm sido realizados em diferentes contextos do Brasil. Estes estudos focalizam as influências do contexto cultural, dos mitos e dos diferentes estilos dos aprendizes sobre os valores e significados que esses sujeitos atribuem às relações afetivas nas diferentes situações de aprendizagem. As experiências revelaram que ambas as relações afetivas positiva e negativa entre profissionais, aprendizes e objeto do conhecimento são responsáveis pelas mudanças no processo de aprendizagem e ensino. Este artigo focaliza a importância de se considerar as diferentes dimensões do afeto nas múltiplas formas do aprendiz atuar como professor, cuidador, junto aos colegas de trabalho e aos aprendizes nos diferentes ciclos de vida: infantil, juvenil e adulto.<hr/>This article aims to provide elements for psychopedagogical reflections related to the connections between the affective relations and the cognitive process in the learning context. Qualitative, participating nature researches and the psychopedagogical projects have been made in different contexts in Brazil. These studies focuse on the influence on the cultural context, myths and different types of learners concerning the values and meanings that these learners attribute to the affective relations in the learning context. The experiments show that both the positive and negative affective relations among the professionals, learners and the object of knowledge are responsible for the changes in the learning and teaching processes. This paper focuses on how important it is to consider the different dimensions of affection on the multiple ways the learner/individual acts as a teacher or a carer next to his/her workmates and the learners in different cycles of life: children, adolescent and adult. <![CDATA[Padres y estilos de aprendizaje de sus hijos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tradicionalmente se han estudiado los estilos de aprendizaje y sus consecuencias desde la perspectiva casi exclusiva de la escuela. En este trabajo vamos a presentar otra propuesta, estudiar los estilos de aprendizaje como una actividad realizada desde la familia con la dedicación de los padres, hijos y hasta los abuelos. Cada uno tiene mucho que analizar y mucho que decir en esta forma familiar de acercarnos a un tema educativo. Se trata de una modalidad de diagnóstico cercana, sencilla, que estudia a fondo distintas características de cada individuo en relación con su estilo de aprendizaje. Si decimos que los primeros educadores son los padres vamos a llevar a cabo una propuesta concreta de actuación didáctica familiar. Posiblemente se trata de un tema que se debería incluir dentro de las Escuelas de Padres para facilitar algunas orientaciones básicas que ayuden al proceso de análisis y de valoración posterior.<hr/>Os estilos de aprendizagem e suas conseqüências tradicionalmente vêm sendo estudados a partir da perspectiva quase exclusiva da escola. Neste trabalho vamos apresentar outra proposta, estudar os estilos de aprendizagem como uma atividade realizada desde a família, na figura dos pais, filhos e até dos avós. Cada um tem muito a analisar e muito a dizer nesta forma familiar de nos aproximar de um tema educativo. Trata-se de uma modalidade de diagnóstico simples, que estuda profundamente distintas características de cada indivíduo em relação ao seu estilo de aprendizagem. Ao afirmarmos que os primeiros educadores são os pais, vamos apresentar uma proposta concreta de atuação didática familiar. Possivelmente se trata de um tema que deveria estar presente nas Escolas de Pais para facilitar algumas orientações básicas que ajudam no processo de análise e de avaliação posterior. <![CDATA[Movimentos silentes: a educação psicomotora no tratamento de problemas de aprendizagem em alunos surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva investigar a contribuição da educação psicomotora para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos surdos com problemas de aprendizagem. A Psicomotricidade, como ciência que estuda o homem em sua totalidade, por meio das relações que estabelece consigo e com os outros, constitui uma ferramenta pedagógica para a prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Nos dias atuais, a educação psicomotora trabalha o indivíduo global, nos planos motor, cognitivo e afetivo, em vez de enfatizar as áreas com déficits no desenvolvimento: os exercícios mecânicos foram substituídos por atividades livres ou semidirigidas, com expressão do potencial criativo discente. Com base nessa concepção, procedeu-se a uma pesquisa de natureza interventiva, com uma amostra de 10 estudantes surdos, no período de 2004, realizada em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os aprendizes apresentavam queixa de agitação motora e agressividade, em sala de aula, bem como dificuldades no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As intervenções foram semidirigidas, com emprego de material diversificado para a livre expressão dos sujeitos (bolas, espaguetes, bambolês, cordas, tecidos, argila, tinta). Ao término do trabalho, observou-se progresso dos educandos em relação à sua autonomia, criatividade e motivação para aprender, com desenvolvimento da disciplina mental e integridade emocional necessárias ao aprendizado formal.<hr/>This work aims to investigate the contribution of psychomotor education for the cognitive and affective development of deaf students with learning disabilities. Psychomotricity, as a science that studies man in his totality, through the relationships that establishes with himself and the other ones, constitutes a pedagogic tool for the prevention and treatment of learning disabilities. Nowadays, psychomotor education works with global individual, in the motor, cognitive and affective plans, instead of emphasizing the areas with deficits in the development: the mechanical exercises were substituted by free or semi-directed activities, with expression of the creative potential of the student. Based in this conception, a research of interventive nature was proceeded, with a sample of 10 deaf students, in the period of 2004, accomplished in Fortaleza-Ceará-Brazil. The students presented complaint of motor agitation and aggressive behavior in classroom, as well as difficulties to learn the Brazilian Language of Signs, called LIBRAS. The interventions were semi-directed, with diversified material for the free expression of the subjects (balls, spaghetti, hula hoops, strings, tissues, clay, paint). At the end of the work, it was observed the progress of the students in relation to their autonomy, creativity and motivation to learn, with development of the mental discipline and necessary emotional integrity to the formal learning. <![CDATA[O construtivismo e as funções mentais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho trata-se de uma análise das diferentes concepções de construtivismo com os modelos paralelos e hierárquicos do funcionamento mental. Uns são mais associativos, repetitivos, acumulativos e dirigidos a manter a estabilidade do sistema (aprendizagens associativas); enquanto que outros pressupõem reorganização, inovação, saltos qualitativos (aprendizagens construtivas). Frente a concepções dicotômicas e de oposição entre tipos de aprendizagens associativas e construtivas, parecem mais adequados os modelos e teorias que ressaltam a continuidade e complementaridade de diversos tipos de aprendizagens.<hr/>The present work is about an analysis on the different constructivism conceptions with the hierarchic and parallel models of the mental working. Some are more associative, repetitive, accumulative and directed to maintain the system stability (associative learning); while others suppose reorganization, innovation, qualitative bounces (constructive learning). Regarding to dichotomic and opposing conceptions between associative and constructive learning styles, it seems more adequate the models and theories that point out the continuing and complementarity of several learning styles. <![CDATA[Formação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação continuada é atualmente um processo emergente de atualização e mudança dos conhecimentos novos e informações relevantes. No ensino superior, a formação continuada é ampliadora das transformações do processo educativo em relação às tecnologias e sua influência no desenvolvimento da cognição para a aprendizagem. Em conexão com o espaço da virtualidade a formação continuada se desenvolve e promove o acesso para a formação do cidadão que não pode estar distante dessa tecnologia, de seus elementos e características que mudam estilos, necessidades e até mesmo as exigências profissionais do mercado mundial. A partir dessas assertivas, instituições de ensino superior estão ampliando seus planos de carreira dos docentes incentivando principalmente mestrados e doutorados. A importância dessa formação é inquestionável, mas o que se percebe como inovação para o e aprimoramento do corpo docente está na elaboração de cursos na área de informática educativa, um tema inovador e escasso de referenciais. A elaboração desses cursos deve ter como eixo norteador os temas típicos da área da tecnologia educacional como os ambientes virtuais, educação a distância e o uso do computador em sala de aula. Pensando em um trabalho voltado para essa temática estruturamos um modelo de curso de aperfeiçoamento que foi experienciado em uma instituição privada no final de 2004 e início de 2005. Esse curso que aqui será detalhado tem como diferencial os princípios da information literacy, da virtual literacy e da media literacy. Esses três princípios priorizam o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias para a produção do conhecimento e não somente a tecnologia como uma ferramenta ou meio técnico. O objetivo do curso foi ampliar as práticas pedagógicas do ensino universitário utilizando tecnologias. O curso com 180 horas teve como recurso de mediação tecnológica o ambiente virtual TelEduc, um ambiente gratuito que tem grande aceitação de uso para cursos de todas as áreas. Foi desenvolvido por pesquisas realizadas em uma universidade pública brasileira, a Unicamp.<hr/>Nowadays, continued formation is an emergent process of actualization and changes of knowledge and relevant information. In the higher education, continued formation is magnifier of transformation at educational work in relation of technologies and her influences at development of cognition to learning. In connection to potentiality, this information develops and promotes the access to the citizen building, that can not be distant to these technologies, their elements and characteristics that change stiles, needs and even professional requirements of world-wide market. To leave of these assertive ones, higher educational institutions have been extending their teachers’ career plan, giving incentives at master degree and Ph D mainly. The importance of this information is unquestioned, but what is perceived as innovation to improvement to the faculty is elaboration of courses at educational computer science area, an innovate subject and scarce of reference. The elaboration of those courses has had like axle to typical subjects of educational technology area, as virtual environment, for learning education in the distance and the use of computer in the classroom. Thinking in a work in this subject, we had structured a model of perfectioning course that had been tasted in a private institution at the interior of São Paulo State in the end of 2004 and beginning of 2005. This course, that will be detailed, has as distinguishing principles of information literacy, of virtual literacy and media literacy. These three principles prioritize the process of teaching and learning mediated for technologies to knowledge as a tool or technician way. The purpose of this course had been extended pedagogic practices of higher education using technologies. The course, with 180 hours, had have as technologic mediation resource the virtual environment TelEduc, a free environment that has a big acceptance at the use to the courses in all areas. It had been developed by researches created at on mainly Brazilian public universities, Unicamp. <![CDATA[Reflexão: um caminho para a construção da competência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto traduz uma forma de pensar e de viver a realidade, um modo de atuação profissional, e procura mostrar, ainda, como os professores percebem e concretizam a sua prática pedagógica com os alunos, vivendo - eles também _ o papel de estudantes, protagonistas e responsáveis pela sua autonomia crítica. Apresenta o portfólio como um instrumento de reflexão e, portanto, de avaliação do próprio percurso, e um caminho para a construção da competência de alunos e professores. Como resultado, o texto apresenta variáveis da articulação do processo de ensino-aprendizagem que podem contribuir com os professores na análise da própria prática, de forma a torná-la cada vez mais reflexiva.<hr/>The present text expresses a way of thinking and living reality, a professional performance mode, as well as it shows too how teachers acknowledge and fullfil their pedagogical practice with the students. Those professionals live, themselves, the students role, in the sense as protagonists and responsible for their critical autonomy. There is also along the discussion a presentation of a portfolio as a reflection device and, therefore, of evaluation in its own way and a path to competence building in students and teachers. As a result of this, the text presents processing articulated learning-teaching variables, which might enable teachers in the analysis of their own practice, in a more and more reflective way. <![CDATA[Aprendizagem e conhecimento: conexões planetárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crise pela qual passa o planeta Terra resulta de uma cosmovisão baseada no princípio antrópico que concedeu ao ser humano o domínio sobre a natureza e o poder de explorar o planeta. Nasceu então uma nova episteme, centrada no equilíbrio entre razão e emoção, fundada em dois eixos: uma ética planetária e uma espiritualidade ecológica. Cabe à escola, mediante uma aprendizagem transformadora e em colaboração estreita com as demais instâncias da sociedade, criar e alimentar essa nova consciência planetária, que deve resultar na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.<hr/>The crisis that the Earth lives results from of a cosmovision based upon an anthropic principle that provided to mankind the domination over nature and the power to exploit the planet to provide a dilusive wellfare. A new episteme then was born, centered in the balance between reason and emotion and based upon two main points: a planetary ethics and an ecological spirituality. The school, through a transforming learning process and in close collaboration to other society instances, creates and feed this new planetary conscience, which must result in the promotion of a sustainable and integrated development. <![CDATA[História, geografia e ensino religioso: uma proposta integrada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Compreendida como um direito de todos, dever do Estado e da família em colaboração com a sociedade, a Educação no Brasil é caracterizada pela igualdade de condições, pelo respeito à pluralidade de idéias e pela valorização do patrimônio cultural. No processo de apropriação do conhecimento é preciso estabelecer o diálogo entre o sujeito e os saberes do espaço que ocupa, considerando as emoções e o contexto. Nessa proposta, o professor assume uma nova perspectiva de instigar seus alunos a questionar o cotidiano, a investigar novos elementos para construir o conhecimento, superando o processo de apenas repetir informações. Propor que temas como trabalho, sociedade e cultura sejam articulados para colaborar na formação da identidade nacional desses sujeitos do conhecimento permite a compreensão do espaço e tempo que o ser humano ocupa. Para tal, a interdisciplinaridade entre História, Geografia e Ensino Religioso levará a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural e a uma reverência aos que compreendem o mundo de forma diferente do que aprenderam, pois ocupam espaços geográficos diferentes. Esta é a conquista construída, ou melhor, em construção, por pessoas que acreditam na responsabilidade de todos os cidadãos brasileiros.<hr/>Understood as a right of all, to have of the State and the family in contribution with the society, the Education in Brazil is characterized by the equality of conditions, the respect to the plurality of ideas and by the valuation of the cultural patrimony. In the process of appropriation of the knowledge she is necessary to establish the dialogue between the citizens and to know them of the space that occupies, considering the emotions and the context. In this proposal, the professor assumes a new perspective to instigate its pupils to question the daily one, to investigate new elements to construct to the knowledge, surpassing the process of only repeating information. To consider that subjects as work, society and culture are articulated to collaborate in the formation of the national identity of these citizens of the knowledge allow to the understanding of the space and time that the human being occupies. For such, the interdisciplinary between History, Geography and Religious Education will lead to a reflection on the sociocultural diversity and to a reverence to that they understand the world of different form of that they had learned, therefore occupy different geographic spaces. This is the conquest constructed, or better, in construction, for people who believe the responsibility of all the Brazilian citizens. <![CDATA[Ensaio sobre serenidade e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Norberto Bobbio, em seu livro Elogio da Serenidade, defende a idéia de que esta é “a mais impolítica das virtudes”. Embora a considere uma virtude fraca, pois as fortes seriam aquelas naturais de quem dirige o Estado, busca-se, neste texto, propor uma discussão a partir da serenidade como uma das maiores e mais importantes ferramentas para desenvolver uma relação pedagógica mais próxima do graduando, jovem pertencente a uma geração que aprendeu a pensar com a televisão e que não se mostra atualmente engajado com a sala de aula. Sobretudo, os professores do curso de comunicação, precisam, em sua prática pedagógica, levar o aluno a reconhecer, dentre outras coisas, o processo de construção social que o circunda. O homem sereno aceita o outro, afirma Bobbio. Aceitar significa compreender e compreendendo será possível ao docente dar um sentido maior às suas aulas, já que atribuir sentido às coisas é próprio da experiência de comunicação.<hr/>Norberto Bobbio, in your book, In praise of meekness, defends that its is “the most impolitic among the virtues”, though he consider it’s a weak virtue; the fort virtue would be that naturals in someone manages the State. In this text, on looks for propose a discussion starting from reflexion about the meekness as one of the more bigs and the most importants tools to a pedagogic relation next graduate, young that belong to generation that learned to think with television and doesn’t demonstrates to be engaged in classroom. Especially, the professors of communication courses needs, in your pedagogic practice, to conduct the students to recognize, among other things, around social process. The meek man accepts the other, say Bobbio. To accept means comprehend and comprehending is possible to him give a better direction to their classes, considering that attribute meaning to things is a communications experience. <![CDATA[Narrativas da infância: os sentidos do brincar e a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2007000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do trabalho é estudar as concepções do brincar na infância reveladas nas narrativas de futuros professores de educação especial. Entrevistamos 48 alunos concluintes do Curso de Pedagogia - formação de professor para Educação Especial, da Faculdade de Educação, oferecido numa Universidade. As narrativas foram escritas a partir de três eixos propostos, a saber: as lembranças do brincar na infância; a infância e o trabalho infantil; o papel do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança ‘especial’. Considerou-se no estudo que as narrativas de vida de cada participante, futuros educadores, era uma unidade de análise reveladora da relação entre o social e o indivíduo; narrativas que expressam as possibilidades históricas concretas daquela vida se constituir. Organizamos seis perguntas abertas que nortearam a construção das narrativas escritas. Para análise dos textos trabalhamos com três categorias: 1. A infância e o brincar; 2. O trabalho infantil e o tempo das brincadeiras; 3. A memória, a identidade e a formação de professores. Os resultados da pesquisa apontam um descompasso entre as concepções teóricas sobre o brincar que elaboraram ao longo do curso e a prática pedagógica realizada nos estágios. No cotidiano escolar reproduziram uma escola onde o brincar não se vive, não se aprende.<hr/>The objective of the work is to study the concepts of playing during childhood that are revealed in narratives of future teachers of special education. We interviewed 48 concluding students of the Pedagogical Course - Teacher Training for Special Education given by the department of education of a university. The narratives were written with three proposed axes in mind: memories of playing during childhood; childhood and child labor; the role of playing in the learning and development of the “special” child. The study considered the narratives of life of each participant of these future teachers as a unit of analysis revealing the relation between the social and the individual; the narratives expressed the historical concrete possibilities for that life to be constructed. We organized six open questions that oriented the construction of the written narratives. We worked with three categories to analyze the texts: 1. Childhood and playing; 2. Child labor and time for playing; 3. Memory, identity and teacher training. Results of the study point out that the theoretical concepts about playing elaborated during the course were out of step with pedagogical practice during trial teaching. Daily school practice reproduces a school where playing is neither experienced nor learned.