Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20080001&lang=pt vol. 08 num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A reestruturação das licenciaturas: alguns princípios, propostas e (pré)condições institucionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sob o impacto da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, o artigo apresenta síntese das reflexões realizadas por uma equipe de docentes da área de Educação, visando a contribuir para a elaboração de projetos políticopedagógicos de cursos de Licenciatura. Concebendo os professores como intelectuais, sob o comprometimento da educação escolar com o conhecimento para interpretar o mundo e os homens, aliado ao compromisso da Universidade com a escola básica, são sugeridas algumas propostas que incluem desde o ingresso dos graduandos e uma concepção de estágio supervisionado, até modalidades de prática como componente curricular, incluindo disciplinas, oficinas e projetos. O artigo aponta também imprescindíveis (pré)condições institucionais para a concretização de projetos reformulados, destacando a necessidade de consolidação de instâncias como Conselho de Cursos de Licenciatura, Central de Estágios e Laboratório Didático, além de profissionalização das relações Universidade-Escola.<hr/>This article sums up a group of Education professors’ concern about teacher education in Brazilian Universities in recent years, as the Universities were forced to implement the National Curriculum Guidelines for Teacher Education. Grounding the discussion in the conception of teachers as intellectuals, in the compromise between school education and knowledge to put interpretation on individuals and the world, and in the University-School partnership, the article points up proposals for a new teacher education curriculum, including graduate student selection, practicum strategies, disciplines, workshops and projects. The put forward proposals presuppose changes of the University working conditions, by creating new institutional instances such as Teacher Education Boards, Practicum Centers, and Instructional Laboratories. Moreover, the professionalization of University-School relations should also be taken seriously to improve teacher education programs. <![CDATA[La formación de professores en España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En España, la formación de los profesores ha seguido distintos modelos a lo largo de la historia, condicionados por la situación política y social de cada momento. Desde la creación de la primera Escuela Normal hasta la revisión actual de los planes de estudio para adaptarlos al contexto europeo, en este escrito se revisa el devenir de esta formación.<hr/>In Spain the teachers training has followed different models along the history conditioned by the political an social situation in each moment. From the creation of the first Norma School until the actual revision of the curriculum in order to adapt the curriculum to European context, in these pages the development of this training is revised. <![CDATA[Formação de professores de inglês no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os desafios relativos à formação de professores são temas recorrentes - e relevantes - nas discussões acadêmicas atuais. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões a este respeito, centrando a discussão nos processos formativos de professores de língua inglesa, a partir da análise de material colhido num estudo sobre representações sociais que tais profissionais têm a respeito do idioma que ensinam, de sua formação e de sua prática docente.<hr/>Nowadays, the challenges related to teacher education are recurrent - and relevant - issues in academic discussions. This article presents some reflections upon this topic, focusing the discussion upon the educational process of English language teachers. Such reflections are based on data gathered for a study of the social representations that English teachers have about the language itself, their educational processes as well as their pedagogical practices. <![CDATA[Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Projeto de Pesquisa DIPIED tem desenvolvido, como uma de suas atividades, o estudo das recentes reformulações realizadas em Cursos de Licenciatura, procurando contribuir para uma melhor compreensão da organização das atuais configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física e em Química da UFSM, para analisar possibilidades das suas configurações Curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos os Projetos Político-Pedagógicos desses cursos. Constatamos que, aparentemente, os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Física dão menor ênfase à formação pedagógica de seus licenciados do que a Licenciatura em Química. Em muitos aspectos, esses cursos ainda mantêm semelhanças com a formação proposta em legislações anteriores sobre o assunto, o que indica não haver avanços significativos que garantam uma formação comprometida com as especificidades da ação docente.<hr/>DIPIED Research Project has developed, as one of its activities, the study of recent reformulations carried out in Teacher Education Undergraduate Courses, seeking to contribute for a better comprehension of the current curricular configuration of these courses. In this paper, we took as base the Teacher Education Undergraduate Courses in Biological Science, in Physics and in Chemistry from UFSM, to analyze the possibilities of curricular configurations help in teacher identity formation. As sources of information, we used Political- Pedagogic Project of these courses. We pointed out that, apparently, Teacher Education Undergraduate Courses in Biology Science and in Physics, give less emphasis on future teachers pedagogic education. In many aspects, these courses still maintain similarities to the teacher education proposed in previous legal terms about this thematic, which indicates that there is not meaningful improvement that guarantees an education more related to the specifications of teacher practice. <![CDATA[Práticas da matemática moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo, parte da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação -Mestrado em Educação - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem como objetivo compreender as finalidades das práticas de Matemática Moderna efetivadas no curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior no interior paranaense, turma-1970-1973, período em que o Movimento da Matemática Moderna encontrava-se em plena expansão nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O estudo, de abordagem histórica, utiliza conceitos da história cultural, referenciados em Chervel ( 1990), Certeau ( 1989) e Julia ( 2001). As práticas pedagógicas de Matemática Moderna, vivenciadas no curso investigado, foram caracterizadas a partir dos dados obtidos nos arquivos da instituição, em documento escolar fornecido por licenciando, ex-aluno do curso investigado, contendo anotações de aulas, conteúdos e exercícios desenvolvidos em sala de aula na disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, além de depoimentos de ex-alunos da referida turma. Nas análises são contemplados os conteúdos de Matemática Moderna priorizados pelo professor formador, a bibliográfica recomendada aos licenciandos, o material didático utilizado nas aulas e os procedimentos didático-metodológicos. As análises preliminares apontam que a Matemática Moderna foi introduzida no curso de Licenciatura pela disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, orientada por uma concepção formalista de ensino de Matemática, com a finalidade de repassar e ampliar a compreensão dos modernos conteúdos matemáticos trazidos pelo movimento, contribuindo para o melhor desempenho docente dos formandos, professores que na época já se encontravam em exercício nas escolas de primeiro e segundo graus do estado do Paraná.<hr/>The present paper, which starts from the research that has been developed in the Pos Graduation course - Master in Education - Pontifícia Católica do Paraná, aims at understanding the objectives of modern mathematics practice in the mathematics teaching degree course, which is developed in a public institution of higher education, in Paraná state, class 1970-1973, period in which the movement of modern mathematics was in its plenitude and expansion in the teaching degree courses, in Brazil. The study, with an historical approach, makes use of concepts from cultural history, the ones that are referred in Chervel (1990), Certeau (1989) and Julia (2001). The pedagogical practices of modern mathematics, faced in the mentioned course, were characterized by the data obtained in the files of the institution, in curricular documents, which were provided by graduating students, ex students, containing notes from classes, contents and exercises developed during the class of Fundamental Elementary Mathematics, besides ex students testimonies. In the analysis, the focus is on the contents of modern mathematics chosen by the professor, the bibliography recommended to the graduating students, the didactic material used in the classes and the methodological-didactic procedures. The previous analyses show that the modern mathematics was introduced in the teaching degree course through the discipline named Fundamental Elementary Mathematics, guided by an instructional conception of mathematics learning, and searching for passing on and enlarging the understanding of modern mathematics contents which were brought by the movement, contributing to a better teaching performance of the graduating students, professors who were already working in the elementary and high schools, in Paraná state. <![CDATA[Professores não habilitados e os programas especiais de formação de professores: a tábua de salvação ou a descaracterização da profissão?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho busca contribuir para as discussões sobre as políticas de formação de professores e das diferentes modalidades de formação que vêm sendo implementadas no país a partir da década de 1990. Tomou-se para o estudo o Programa Especial de Formação de Professores e os dados referem-se à pesquisa desenvolvida num curso da área de matemática e funcionando na capital de um dos Estados mais desenvolvidos do país - a cidade de São Paulo. A sala de aula estudada compunha-se de alunos bacharéis de diferentes áreas, como arquitetos, administradores, engenheiros e parte deles já atuando como professores de matemática e que buscavam a certificação da Licenciatura Plena com carga horária pequena e reduzidos encontros semanais. Buscou-se, então, investigar esse espaço de formação docente a partir do olhar dos alunos que o cursaram tomando, para isso, uma análise de suas percepções e motivações para o ingresso e buscando verificar também o funcionamento do curso e analisar seu papel em relação à possível descaracterização da profissão docente.<hr/>The present study aims to contribute to the discussions about the policies that refer to teacher formation and the different formation modalities that have been and are being implemented in the country since the 1990’s. The Special Program of Teacher Formation has been used for this study and the data refer to a research developed in a mathematics course and which took place in the capital of one of the most-highly developed states in the country - the city of São Paulo. The classroom studied was composed of graduated Bachelor students in varied areas, such as architects, administrators, engineers and part of them had already been working as mathematics teachers and were preparing for their teacher certification, having a small workload and a reduced number of weekly meetings. The decision was made to investigate this area of teacher formation through the eyes of the student taking the course and, through this, an analysis of his perceptions and motivations for entering, as well as, seeking to verify how the course functioned and analyze its role relative to the possible decharacterization of the teaching profession. <![CDATA[Fóruns de licenciatura: que contribuições para a formação de professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, focalizaremos duas experiências de trabalho coletivo: o Programa Licenciar desenvolvido na UFPR e o Fórum de Licenciaturas da PUCPR. As contribuições deste programa e fórum, para a formulação das proposições para os cursos de licenciatura no âmbito das instituições e nas definições sobre melhoria da formação realizada nestes cursos, serão analisadas apoiadas na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo. Partimos do pressuposto básico de que os problemas que afetam os cursos de licenciaturas, sobretudo a desarticulação entre teoria e prática na formação de professores, expressam a concepção de conhecimento mais usual cuja ênfase está na sólida formação teórica como base para uma prática conseqüente. Finalizamos com indicativos explicativos das implicações entre Programa Licenciar e os processos de individualização da formação inicial presentes nas atuais tendências e dos limites dos Fóruns no enfrentamento das desarticulações existentes nestes cursos.<hr/>This text will focus on two experiences of group work: the License Program developed at UFPR and the Licentiate Forum at PUCPR. The contribution of the program and the forum for the proposals of licentiate courses in the institution field, as well as the definitions about the development accomplished in this courses, will be analyzed based on Santos (2005) systematization which establishes a didactic expression with different knowledge levels, that is, from descriptive level to an understanding one, and also goes through the explicative level. We start from basic conjectures these problems bring to licentiate courses, and especially the disarticulation between theory and practice on teachers’ development, telling the knowledge concept with emphasis in the solid theoretical development based in a consequent practice. We finish this text with explicative signals about the involvement among License Program and the individualization process of initial development which are present in current tendencies and also the limits of Forums facing all disarticulation inside these courses. <![CDATA[Processos de constituição identitária dos chefes de departamento dos cursos de licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto focaliza os processos de constituição identitária dos chefes de departamento dos cursos de licenciatura de uma universidade privada do sul do país. Os procedimentos de coleta de dados incluem análise de documentos da instituição, entrevistas com os chefes dos nove cursos de licenciatura, com gestores da universidade e com professores formadores. Para fins do presente texto, serão discutidos os dados de entrevistas realizadas com os chefes de departamento. Constatou-se que a função de chefe de departamento requer algumas competências que vão muito além das necessárias ao exercício da docência. Assim, involuntariamente, há um “choque de realidade” diante de tantos afazeres diferentes, tais como: acompanhamento do orçamento, planejamento estratégico, co-responsabilidade pelas campanhas de marketing e pelo fechamento das matrículas dos estudantes. Algumas são relativamente novas, próprias ao contexto das universidades privadas, objetivando maximizar os resultados e reduzir custos, uma exigência dos tempos neoliberais. Entende-se, neste caso, que o trabalho realizado pelos professores, quando assumem a função de chefe de departamento, não está desvinculado das mudanças ocorridas no contexto sócio, político e econômico. O referencial teórico da pesquisa apóia-se em escritos de André (2006), Pérez Gómez (2001), Dubar (2005), Imbernón (2004) e Dias-da-Silva (2005). Os relatos dos chefes de departamento dos cursos de licenciatura sobre seu cotidiano de trabalho e sua trajetória revelaram dificuldades, prazeres e angústias no exercício desta função e possibilitaram compreender influências familiares, escolares e laborais na constituição de sua identidade profissional.<hr/>The main objective of this paper is to analyze the processes of identity constitution of teacher education department heads of a private university in the South of the country. Data collection procedures include institutional document analysis, interviews with all nine department heads, with university deans and with teacher educators. As far as this paper is concerned only interviews data with the department heads will be discussed. It was found that acting as a department head requires some competences that go beyond those required to be a teacher. Therefore, unwontedly, there is a reality shock in face of the many diverse tasks they have to perform, such as budget monitoring, strategic and marketing planning and students’ registration control. Some of those tasks are new and characteristic of private educational institutions, aiming at reinforcing outcomes and reducing costs, signs of globalized times. It is our understanding that the work that teachers perform while acting as department heads is not untied from the social, economic and political context. The research theoretical framework is based on writings of André (2006), Dubar (2005), Imbernón (2004) and Dias da Silva (2005). What the department heads report about their daily work and their life history reveal difficulties, pleasures, and anxiety to perform their tasks and made it possibly to understand family, schooling and job influences in their professional identity constitution processes. <![CDATA[A reflexão e investigação da própria prática na formação inicial e continuada: contribuição das dissertações e teses no período 1997-2002]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo mapeia e traz as contribuições da pesquisa sobre a Formação do Professor Reflexivo/investigativo encontrada nas dissertações e teses defendidas em 23 programas de pós-graduação em Educação do Brasil, no período 1997-2002. Constitui recorte de levantamento mais amplo sobre o Estado do Conhecimento da Formação de Profissionais da Educação, em que foram analisados 792 títulos. Desse universo levantamos 169 trabalhos, dos quais 14 abordaram aspectos conceituais e teóricos da epistemologia da prática; 20 analisaram experiências nas quais os formadores de professores transformaram seu ensino em objeto de pesquisa, ao mesmo tempo em que os licenciandos foram introduzidos em atividades de reflexão e de investigação; e 135 relataram experiências de formação continuada, fruto de parcerias entre pesquisadores e professores da educação básica ou de movimentos de autoformação.<hr/>This study deals and brings some research contributions on the Reflective/Inquirer Teacher Development, which have found and justified inside dissertations and theses of 23 programs in Education in Brazil from 1997 through 2002. It represents an extensive survey clipping around the State of Knowledge in Professional Development of Education, where has been analyzed around 792 titles. From all those titles, 169 were raised; and 14 have brought concepts and theoretical aspects on practice epistemology; 20 have analyzed some experiences in which teachers’ formative have changed their own teaching into an investigation goal, at the same time licentiate were introduced into investigation and reflective activities; 135 have enrolled continuous development experiences which had resulted from a partnership between teachers and researchers of basic education or self-formation groups. <![CDATA[Experiência coletiva com o ensino em estágio supervisionado no curso de pedagogia do câmpus de Miracema do Tocantins - UFT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após a sistematização de experiências com o ensino, por meio da pesquisa-ação, na disciplina Filosofia, durante o mestrado (LIMA, 2002), nos cursos de História, Pedagogia e Psicologia e no doutorado (LIMA, 2005), em Prática de Ensino de Filosofia, no curso de Filosofia, o autor do texto dá continuidade à experiência no ano de 2006 e primeiro semestre de 2007, no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia. Intenciona, assim, dar ênfase ao ensino como aprendizagem crítica na prática e pôr em relevância um ensino fundado na concepção de conhecimento como processo de produção coletiva e solidária.<hr/>Following a systematization of teaching experiences through action-research in Philosophy during his master’s program (LIMA, 2002), in the courses of History, Pedagogy and Psychology and during his doctorate program (LIMA, 2005), in Philosophy Teaching Practice, in the Philosophy course, the author of the text gives continuity to his work, through the exposition of his experiences in the year of 2006 and first semester of 2007, at the Supervised Internship of the Pedagogy course. The author thus attempts to focus on education as critical practical learning, and to add relevance to teaching founded on the conception of knowledge as a collective and sympathetic production process. <![CDATA[Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As reflexões apresentadas neste texto procuram perceber, entre o escrito e o vivido, o papel do Estágio/Prática de Ensino nos cursos de formação de professores, percorrendo os seguintes pontos: um convite à reflexão pedagógica sobre o contexto; universidade e escola - diferentes culturas que se encontram no Estágio; ensinar e aprender a formação docente e lições do Estágio. Tais reflexões permitem nos perceber a transitoriedade desta atividade enquanto ritual de passagem para o exercício da profissão. À luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, destacamos o Estágio curricular como eixo privilegiado de formação docente e um campo de conhecimento. Como lócus de conhecimento com vistas à aproximação investigativa da realidade tem na pesquisa sobre a prática o centro dessa formação.<hr/>The reflections presented in this text focus on how to realize, between what has been written and lived, the training/ teaching practice role at teachers instructions courses through the following points: an invitation aiming at the education reflection about context; university and school - diferent cultures which get closer at training period; teach and learn the teacher instruction and training according to all its content. These reflections let us know how this activity occurs while a step for reaching the professional degree. Theoretically based on the current educational literature, we pointed the curricular period of training out as an important teaching instruction axis as well as a knowledge field. By taking training period as a knowledge place looking forwards to an investigative approach of reality it finds on research about practice, the formation basis. <![CDATA[Formação para o ensino de dança: pensamento de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A busca pela estética e pela perfeição técnica faz com que a dança perca o seu sentido expressivo e passe a ser a pura mecânica de execução de movimentos, destruindo a liberdade na dança e limitando as capacidades imaginativas e criativas dos alunos. Alguns profissionais propõem um ensino de dança baseado na reflexividade, no qual o corpo é visto como uma rica fonte de conhecimento e que, quando não objetificado, pode ser o lugar para a reflexão crítica, propondo desvincular a rigidez técnica em busca de uma libertação na dança e de um respeito à diversidade dos corpos. Foram realizadas entrevistas com cinco docentes de notória experiência nesta forma de ensino com o objetivo de analisar sua concepção de ensino e de trabalho com o corpo. Se por um lado os professores entrevistados acreditam que a licenciatura é importante para a formação, por outro, os pesquisadores afirmam que os professores de dança não estão preparados para atuar nas escolas. Este artigo vem propor uma discussão e reflexão sobre ensino de dança, tendo como foco principal o entendimento de que este ensino deve sempre buscar o desenvolvimento da criatividade e expressividade, almejando uma maior proximidade entre educação e dança na formação de professores e uma valorização do ensino de dança nas escolas regulares.<hr/>The search for aesthetics and technical perfection makes dance loose its expression sense and turn into pure mechanical execution of movements, destroying, this way, the possibility of freedom and also limiting the students´ imaginative and creative capacities. Some professionals propose the teaching of dance based on reflection and defend that the body should be seen as a rich source of knowledge that, when not regarded as an object, can be the place where critical reflection happens. Such approach implies the rupture with technical inflexibility in favor of the search for both a state of freedom in dance and respect to the diversity of bodies. Five teachers with recognized experience in such a way of teaching dance were interviewed so that their conception regarding teaching and the work with the body could be analyzed. If on the one hand the interviewed teachers believe that teacher education is important for their formation, on the other researchers claim that the dance teachers are not prepared to act in schools. This article proposes further discussion and reflection about the teaching of dance, having as its is main focus the view that such teaching should always aim at the development of creativity and expression capacity in order to reach a bigger proximity between Education and dance as far as teacher formation is concerned, as well as a greater valorization of the teaching of dance in regular schools. <![CDATA[Aspectos referentes à formação de professores de ensino religioso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores discorrem sobre três aspectos fundamentais e interligados no Ensino Religioso (ER): o amparo legal do referido componente curricular, a definição de conteúdos e a formação específica de professores. Subdividem a sua abordagem sobre o tema em duas partes, a saber: explicitam exigências legais e a legislação específica sobre a formação de professores de ER e apontam experiências e alternativas encontradas em nível nacional e em diferentes estados para a formação de professores de ER. O artigo culmina com ‘provocações’ finais, apontando considerações e reivindicações em termos de encaminhamentos em relação à formação inicial e continuada de professores de ER.<hr/>The authors discourse about three fundamental and interconnected aspects in Religious Education (RE): the legal support for the above mentioned curricular component, the definition of contents and the specific training of teachers. The approach to the theme is subdivided into two parts: explanation of the legal requirements and of the specific legislation about the training of RE teachers and a presentation of experiences and alternatives encountered at the national level and in different states relating to the training of RE teachers. The article culminates with final ‘pro-vocations’ pointing out considerations and demands in terms of procedures with regards to the initial and continuing education of RE teachers. <![CDATA[Linguagem e diferença: espaços e encontros na formação docente em ensino religioso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As percepções e construções em relação ao sagrado integram o substrato cultural dos povos, cujos relatos e registros elaborados sistematicamente pela humanidade se constituem em uma rica fonte de conhecimentos a instigar, desafiar, conflitar e subsidiar as gerações. A linguagem busca expressar, anunciar e pronunciar diferentes olhares, leituras, sentimentos e vivências que pessoas, culturas e povos vão organizando em relação ao que os circundam. O cotidiano escolar é um dos espaços onde continuamente transitam sujeitos e conhecimentos cujas vivências e redes de significados se percebem entretecidas com questões, que circunscrevem e indicam a presença do religioso de forma plural. O Ensino Religioso, em conformidade com a LDBEN n. 9394/96, nova redação do artigo 33 (Lei 9475/97) e Resolução 02/98 do Conselho Nacional de Educação o Ensino Religioso, é disciplina de matrícula facultativa, compreendida como parte integrante da formação do cidadão e constitui-se em uma das dez áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. O respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e a isenção de quaisquer formas de proselitismo são critérios estabelecidos no texto de lei. O presente texto busca fazer algumas aproximações conceituais sobre linguagem e diferença no intento de sinalizar possíveis referências, para estudos e discussões da temática em relação à formação de educadores para a área de conhecimento de Ensino Religioso.<hr/>Les perceptions et les constructions par rapport au sacré incorporent le substrat culturel des peuples, dont les récits et les registres élaborés systématiquement pour l’humanité se constituent une riche source de connaissance à instiguer, défier et subsistir les générations. Le langage cherche à exprimer, annoncer et prononcer différents regards, lectures, sentiments et les vécus que les personnes, cultures et peuples oraganisent par rapport à ce que les entourent. Le quotidien scolaire est un des espaces où continuellement transitent sujets et connaissances dont les expériences et réseaux de définitions (sens) se voient entretisser avec des questions que circonscrivent et indiquent la présence du religieux. L’enseignement religieux en conformité avec la LDBE n. 9394/96 nouvelle redaction de l’article 33 (loi 9475/ 97 et résolution 02/98 du Conseil National d’Éducation de l’enseignement religieux est branche optionnelle, inclue comme partie intégrante de la formation du citoyen et constitue une des dixième branches de la connaissance de l’enseignement fondamental. Le respect à diversité culturelle religieuse du Brésil et l’exemption de n’importe quelles formes de prosélytisme sont des critères établi dans le texte de loi. L’actuel texte cherche faire quelques approches conceptuelles sur le langage et différence dans l’intente de signaler les possibles références, pour des études et discussions de la thématique quant à formation de formateurs pour l’enseignement religieux. <![CDATA[Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e em Vygotsky: dicotomia ou compatibilidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo discutir acerca das relações entre a aprendizagem e o desenvolvimento, comparando as perspectivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky e analisando a possível compatibilidade entre as duas posições teóricas. São demonstrados os diferentes enfoques dados por esses autores quando tratam da relação entre a aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto Piaget centra-se no desenvolvimento maturacional, Vygotsky centra seus esforços na relevância da aprendizagem. Suas particularidades teóricas geralmente levam à equivocada conclusão de um conflito insolúvel entre suas posições. Sem defender uma complementaridade entre as teorias, argumenta-se a favor de uma visão não excludente ou estritamente dicotômica entre as duas abordagens, notadamente quando se lida com a realidade e mais especificamente em práticas de intervenção, como é o caso das situações escolares.<hr/>The present study intends to discuss the relations between learning and development, comparing the perspectives of Jean Piaget and Lev Vygotsky, as well as analyzing possible compatibility between the two theoretical positions. We demonstrate the different focuses these two authors take when dealing with the relation between learning and development. While Piaget focuses on maturational development, Vygotsky’s efforts are centered on the relevance of learning. Their theoretical particularities general lead to the erroneous conclusion that there is an insoluble conflict between their positions. Without defending any complementarity between the two theories, we argue for a non-excluding or strictly dichotomic view between the two approaches, especially when dealing with reality and, more specifically, intervention practices, as is the case in school situation. <![CDATA[Bioética e sua relevância para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma aproximação do debate em Bioética para a área da Educação. A Bioética tem como propósito avaliar o impacto do avanço científico nas ciências biológicas sobre a vida em toda a sua complexidade. Deste modo, analisam-se três aspectos considerados importantes para a educação: o impacto das pesquisas em biologia sobre a visão de ser humano, a necessária superação de uma visão antropocêntrica arrogante e a reconhecida e clara importância que a bioética atribui à interdisciplinaridade. Estes aspectos amplamente discutidos - com vasta produção bibliográfica em Bioética - estão intrinsecamente ligados à Educação e o desenvolvimento desta interrelação pode se tornar proveitoso para ambas as partes.<hr/>This work is an approach to the debates in Bioethics that are relevant do Education. Bioethics has as purpose to evaluate the impact of scientific development in the area of Biological Sciences about life and its all complexity. Therefore, it’s analyzed three aspects seen as important to Education: the impact of research in biology on the way we see the human being; a necessary overcoming of an arrogant anthropocentric vision and the clear and relevant value that Bioethics gives to interdisciplinarity. Theses aspects largely studied - with large bibliographic production in Bioethics - are intrinsically linked to Education, and the development of these interaction can be very useful to both areas. <![CDATA[Do confessional ao plural: uma análise sobre o novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura examinar a nova modalidade de ensino religioso definida pela Lei Federal 9.475/97 que altera o artigo 33 da LDB de 1996. O novo modelo de ensino religioso se afasta de toda forma de confessionalismo e proselitismo buscando estar de acordo com a atual pluralização do campo religioso brasileiro. Analisam-se também questões como a laicidade, a secularização e a relação Estado e Igreja Católica que estão intimamente relacionadas com o ensino religioso nas escolas públicas.<hr/>This article tries to examine the new model of religious education defined by federal law 9.475/97, which changes article 33 of LBD from year 1996. The new model of religious education chases away from all forms of confessionalism and proselytism trying to be in accord with the current pluralism of brazilian religious field. The study also includes issues such as laity, secularization and the relation between State and the Catholic Church which are closely related with religious education in public schools. <![CDATA[Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2008000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura examinar a nova modalidade de ensino religioso definida pela Lei Federal 9.475/97 que altera o artigo 33 da LDB de 1996. O novo modelo de ensino religioso se afasta de toda forma de confessionalismo e proselitismo buscando estar de acordo com a atual pluralização do campo religioso brasileiro. Analisam-se também questões como a laicidade, a secularização e a relação Estado e Igreja Católica que estão intimamente relacionadas com o ensino religioso nas escolas públicas.<hr/>This article tries to examine the new model of religious education defined by federal law 9.475/97, which changes article 33 of LBD from year 1996. The new model of religious education chases away from all forms of confessionalism and proselytism trying to be in accord with the current pluralism of brazilian religious field. The study also includes issues such as laity, secularization and the relation between State and the Catholic Church which are closely related with religious education in public schools.