Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20090001&lang=pt vol. 09 num. 26 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho trata da natureza da pós-graduação a partir de sua condição substantiva de lugar de produção do conhecimento, razão pela qual precisa atribuir centralidade ao processo de pesquisa. Dessa condição decorrem exigências epistemológicas, metodológicas e técnicas bem como práticas e posturas acadêmico-científicas a serem adotadas pelos integrantes da comunidade pós-graduanda, docentes e discentes, de modo a assegurar resultados fecundos tanto na construção de conhecimento novo como na formação de novos pesquisadores. Na abordagem da vida acadêmica na pós-graduação, destaca as questões relacionadas ao processo de orientação, do exame de qualificação e da elaboração da dissertação ou da tese. Conclui defendendo que a lide competente, criativa e crítica com o conhecimento metódico e sistemático é mediação imprescindível para se garantir igualmente o compromisso da ciência com a construção da cidadania. Assim, argumenta ainda que, além de privilegiar temáticas socialmente relevantes em suas linhas de pesquisa, os pós-graduandos, os seus docentes e o próprio Programa, como sujeito social e coletivo que é, não podem perder de vista essa finalidade intrínseca e imanente do conhecimento: contribuir intencionalizadamente para a emancipação dos homens, investindo nas forças construtivas das práticas reais mediadoras da existência histórica.<hr/>The work approaches nature of post-graduate courses from their substantive condition of knowledge production place, on account of that they need to assign centrality to research process. From this condition flow epistemological, methodological and technical requirements as well as practical and scientific-academic positions to be adopted by members teachers and students of post-graduation community, to ensure fruitful results both in new knowledge construction and in new researchers forming. Approaching to academic life in post-graduate, the paper emphasizes questions connected with guidance process, with qualifying examination and dissertation or thesis development, arguing that competent, creative and critical postures with the methodical and systematic knowledge is also essential mediation to ensure the science commitment to the citizenship construction. Thus, further argues that, besides focusing on socially relevant subjects in their research lines, the postgraduate students, their teachers and the Program itself, as a social and collective agent, cannot neglect intrinsic and immanent knowledge aim: conduce on purpose to human emancipation, acting on real practices of constructive forces which mediate men’s historical existence. <![CDATA[Uma inversão didática nos cursos de pós-graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nosso estudo apresenta a formação continuada de professores como uma das possibilidades do ensino em nível de Pós-Graduação, tomando na forma de exemplaridade o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE, que é de formação continuada para professores em exercício e pertencentes ao quadro de magistério do Estado. Os professores PDE não são inseridos em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu. Cursam disciplinas ofertadas em nível de graduação, dentre outras atividades de inserção acadêmica. O que nos leva a exemplificar que a formação continuada pelo PDE são os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos, que representam a nosso ver uma inversão didática sendo esta uma das condições favoráveis à transformação da prática profissional, talvez a mais importante. Com base em Bachelard, por sua epistemologia histórica; Habermas, por sua teoria da ação comunicativa; e Vygotsky, pela categoria de mediação na sua teoria de aprendizagem, nossa proposição de inversão didática pretende priorizar a vivência dos atores sociais na educação escolar, como sendo o ponto de partida e de chegada da reflexão coletiva, com a orientação das universidades conveniadas.<hr/>Our study presents continuous teacher training as one of the possibilities of post-graduate teaching taking as a model the Educational Development Program of Parana - EDP, which offers continuous in-service training for teachers who belong to the teaching staff of the state schools of Paraná. The EDP teachers are not inserted in post-graduate courses either in Master’s degree study or in Doctor’s degree study. They take disciplines offered at graduation level and other academic insertion activities. What leads us to clarify the continuous education through the EDP is its pedagogical principles - teaching and managerial - which represent from our point of view a didactic inversion which is one of the conditions that favor the transformation of the professional practice, perhaps the most important of them. Based on Bachelard’s historical epistemology; on Habermas’s theory of communicative action; and on Vygotsky’s mediation category in its theory of learning, the didactic inversion we propose aims at priorizing the life experience of the social actors in education, as departure and arrival points of the collective reflection, with the guidance of the participating universities. <![CDATA[Pesquisa interinstitucional em parceira: um espaço de possibilidades formativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa em educação, especialmente a pesquisa interinstitucional, é uma proposta metodológica em construção e, possivelmente, continuará assim. O principal motivo que me levou a perseguir o objetivo de discutir e clarear algumas questões referentes à pesquisa interinstitucional foi a preocupação que vem incomodando investigadores e professores que decidiram desenvolver projetos em parcerias envolvendo duas ou mais instituições universitárias. Neste texto, procuro realizar um mapeamento do significado e características fundamentais, identificar algumas lições aprendidas, apresentar seus limites e possibilidades inovadoras para a formação de professoresinvestigadores. Os grupos de pesquisa interinstitucionais, dependendo de seus interesses, se identificam pela possibilidade de compartilhar problemas, experiências e objetivos comuns. A pesquisa interinstitucional entre professores-pesquisadores e alunos de diferentes instituições de educação superior tem surgido como resposta às transformações sociais, políticas, culturais e tecnológicas que colocam em discussão as formas conservadoras e individualistas de produção de conhecimento e desenvolvimento profissional de professores. As características fundamentais da pesquisa interinstitucional são: trabalho coletivo; o comum se constrói pelas diferenças; fortalecimento do papel do pesquisador e dos pesquisados; construção de rede ao longo do processo. O processo investigativo é rico em experiências.<hr/>Research in Education, especially inter-institutional research, is a methodological proposition in construction, and it will possibly continue to be such. The main reason for me to pursue this goal of discussing and clarifying some issues related to inter-institutional research has been the concern of researchers and teachers who are developing projects in partnership involving two or more university institutions. In this paper, I try to map the meaning and fundamental features of this kind of research, to identify some lessons that have been learned, and to present limits and innovative possibilities of inter-institutional research for teacher-researcher training. The inter-institutional groups of research, according to their interests, can find a common ground in the possibility of sharing similar problems, experiences and goals. The interinstitutional research involving professors-researchers and students of different university institutions is arising as an answer to social, political, cultural and technological transformations which call into question conservative and individualistic forms of knowledge production and of teachers’ professional development. The fundamental features of inter-institutional research are: collective work; a common ground built through the differences; strengthening of the role of investigators and people investigated; a network construction along the process. The research process is rich in experiences. <![CDATA[Interseções teórico-metodológicas entre a história do ensino e a história da matemática: discutindo a pesquisa sobre o movimento da matemática moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresento um argumento em favor da aproximação teórico metodológica da história do ensino da matemática com a história da matemática, fundamentado na existência de uma interseção entre os processos históricos que resultaram naquilo que se convencionou chamar de Movimento da Matemática Moderna, por um lado, e um outro processo de expansão da influência científica e matemática norte-americana na América Latina, a saber, a presença do matemático americano Marshall Stone, protagonista dos dois casos. Concluo defendendo a tentativa de construção de um quadro teórico-metodológico apropriado para efetivar essa aproximação nas pesquisas históricas dos dois campos, mas trago uma restrição à utilização do conceito de cultura e da metodologia da descrição densa de Clifford Geertz concomitante com a abordagem da história cultural tal como proposta por Roger Chartier, em virtude das críticas que o próprio Chartier faz à utilização dos elementos de Geertz.<hr/>I present an argument for theoretical and methodological approximation between history of mathematical teaching and history of mathematics, based on an intersection between the historical processes that resulted on the so called Modern Mathematical Movement, for one hand, and another historical process that increased north American scientific and mathematical influence over Latin American, that is, the presence of north American mathematician Marshall Stone as protagonist of both processes. I conclude arguing for the production of an appropriate framework for research in this fields, although it should be necessary a restriction against the connection of Geertz’s concepts of culture and thick description ethnographic method with Chartier’s cultural history concepts and methods, because of Chartier’s criticisms of Geertz’s ethnographic point of view. <![CDATA[O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto decorre de pesquisa que se propõe a mapear as diferentes alternativas e lugares de formação profissional do professor da educação superior. Como a legislação é omissa nesse sentido, as experiências são distintas e assumem múltiplas possibilidades. Nessa ocasião, analisamos os Programas de Pós-Graduação em Educação como alternativa para essa formação, que vem sendo procurada por docentes de diferentes áreas. Refletimos, principalmente, sobre as motivações dos professores universitários que realizam mestrados e doutorados em educação, a partir de pesquisa de campo com 12 sujeitos egressos de diferentes Programas, quer em nível de mestrado quer de doutorado. Os dados indicam que os docentes em questão reconhecem os Programas da área da Educação como alternativa de formação para a docência da educação superior, mesmo que essa identidade não esteja explicitada claramente na proposta pedagógica desses cursos. O estudo quer contribuir para a reflexão sobre a formação do professor universitário no contexto das políticas de pós-graduação.<hr/>This paper results from a research that attempts to map the different alternatives and places for professional teacher training for higher education. Since legislation is omissive in this sense, the experiences are distinct and take up multiple possibilities. In this occasion, we analyzed the graduate program in education as alternative to this training, which has been being searched by teachers from different areas. We reflected mostly upon the motivations of university teachers who undertake master or doctorate courses in education, collected in a field research with 12 subjects who had majored in different programs, either in masters or doctorate levels. Data indicate that the teachers see the programs in education as an alternative for teaching training for higher education, even if this identity is not clearly explicit in the pedagogic proposal of the courses. The study aims at contributing on the reflection about teacher training for higher education in the context of policies for graduate education. <![CDATA[La dimensión ética de la práctica profesional: evaluación de un programa formativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El Colegio Oficial de Psicólogos establece el conocimiento y cumplimiento del código deontológico como requisito imprescindible para el ejercicio profesional de los psicólogos y psicólogas en sus distintos ámbitos de aplicación. El objetivo del trabajo que se presenta es comprobar los conocimientos de los estudiantes que están a punto de terminar la carrera de Psicología, en relación con distintas situaciones éticamente problemáticas en dos momentos temporales (antes y después de un programa de capacitación sobre ética y deontología). Se desarrolla un cuestionario que describe 5 situaciones profesionales. 51 estudiantes respondían dos preguntas asociadas a cada situación. Los resultados muestran una mejora significativa en las respuestas tras el programa educativo sobre ética aplicada. Se hace un llamamiento a desarrollar cursos en las Universidades de ética profesional con el fin de que los estudiantes dispongan de estrategias para identificar dilemas éticos y puedan llegar a posibles soluciones de acuerdo al Código Deontológico.<hr/>A escola oficial dos psicólogos estabelece o conhecimento e o cumprimento do código deontológico como exigência essencial para o exercício profissional dos psicólogos e psicólogas em diferentes âmbitos de aplicação. O objetivo do trabalho é verificar o conhecimento dos estudantes que estão em vias de concluir o curso de Psicologia com relação a diferentes situações eticamente problemáticas, em dois momentos distintos (antes e depois de um programa de capacitação sobre ética e deontologia). A pesquisa se realiza por meio de um questionário que descreve cinco situações profissionais. Cinquenta e um estudantes responderam duas perguntas associadas a cada situação. Os resultados mostram uma melhoria significativa nas respostas após o programa educativo em éticas aplicadas. Isso indica a necessidade de desenvolver cursos de ética profissional nas universidades a fim de que os estudantes tenham as estratégias para identificar dilemas éticos e possam alcançar soluções possíveis de acordo com o código de Deontológico. <![CDATA[Práticas de formação de pesquisadores da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.<hr/>The article argues the education researcher’s formation and tells the experience developed in disciplines Seminary of Thesis II given to the first group of Doutorate of Post Graduation Program of Education of the Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Initially, it analyzes research problematic nuclei in education in Brazil, pointed for educational literature, after that, describes the pedagogical process developed by the related one disciplines, whose scienter was to propitiate a space of collective quarrel focused on researchers formation. The account of the procedures adopted in disciplines underlines the relevance of an exercise of perception and critical reflection directed to the understanding of the existing links between the research approaches and its epistemologics, gnosiologics and ontologics estimated. The analyses of the practical investigative of research different forms, carried out from the “paradigmatic project” proposed by Gamboa (2007), had been configured as dynamizing element of the investigative practices of the participants. <![CDATA[Livro didático como assistência ao estudante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relevante mediador da construção da cidadania, o livro didático é apresentado neste artigo como um material de apoio indispensável à materialização dos conhecimentos escolares e como elemento fundamental à escolarização dos alunos. Analisando a trajetória histórica do livro didático, no âmbito das políticas públicas e da legislação brasileira, o artigo discute as possibilidades e limitações das ações que, em diferentes períodos históricos, buscaram dar assistência ao educando e garantir seu direito de escolarizar-se. O artigo destaca desde as primeiras iniciativas do INL (Instituto Nacional do Livro) até os avanços obtidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) cujos programas vêm sucessivamente ampliando a distribuição gratuita desse material aos alunos da educação básica. Mostrando como, a partir da Constituição de 1988, o Programa Nacional de Livro Didático (PNL) tem aperfeiçoado o processo de assistência ao educando, o estudo discute a distribuição do livro didático como um investimento necessário à qualidade da escolarização e imprescindível na efetivação do direito à educação da maioria da população estudantil.<hr/>Citizenship building relevant mediate, the didactic book is presented in this article as a material of indispensable support to school knowledge materialization and as basic element to the students scholarization process. Analyzing the didactic book historical trajectory, in the scope of public politics and Brazilian legislation, the article argues the possibilities and limitations of the actions that, in different historical periods, they tried to give assistance to student and to guarantee his right of to educate himself in a school. The article detaches since the first initiatives of the INL (National Institute of the Book) until the advances gotten from the FNDE (National Fund for Development of Education) which programs successively come extending the gratuitous distribution of this material to basic education students. Showing as, from the Brazilian Constitution of 1988, the Didactic Book National Program (PNL) has improved the process of assistance to the student, the study discusses the didactic book distribution as a necessary investment to the quality of the learning at schools and it is essential in the effectivation of the right to the education of the majority of student population. <![CDATA[Concepção emancipatória: uma orientação na formação continuada a distância de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa investigou como a literatura pedagógica vem abordando a formação continuada a distância de professores a partir de periódicos nacionais classificados pelo processo Qualis/CAPES na categoria indicativa de qualidade A, incluindo também os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional ao longo de cinco anos (2000-2004). Dos 37 artigos encontrados e analisados verificou-se que mais da metade se alinha à perspectiva emancipatória, o que sugere um movimento de superação da visão instrumental que marcou a formação docente nos anos de 1970 e 1980. Identificou-se, ainda, a presença de significativas contribuições que podem subsidiar a (re)formulação dessa formação.<hr/>This research investigated how educational literature is approaching distance continued formation of teachers by analyzing national journals classified A by the Qualis/CAPES evaluation process, also including the papers presented in the annual meetings of the National Association of Graduated Courses and Research in Education and the articles published by the Brazilian Journal of Educational Technology over a period of five years (2000-2004). From 37 articles found and analyzed it was verified that more than half align themselves to the emancipatory perspective, what suggests a movement of overcoming the instrumental vision that marked student formation in the years of 1970 and 1980. The presence of significant contributions, that can subsidize the (re)formulation of this formation, was identified. <![CDATA[O letramento literário e a educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende tratar da presença da atividade de leitura da literatura na modalidade de ensino EJA. Para isso, apresentamos a seguir um balanço do Projeto Clube de Leitura. A fim de contextualizar tais atividades e justificá-las optamos por, primeiramente, apresentar um breve panorama da EJA no Brasil. A seguir, apresentamos o Programa de Educação de Adultos da UFMG e o Proef-2, onde se desenvolveram as atividades que pretendemos relatar. Este projeto de extensão, o Clube de Leitura, proposto e coordenado por esta pesquisadora, por sua natureza, não faz parte do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, mas é uma atividade independente que acontece dentro dele. Desenvolvemos durante todo o ano de 2006, atividades de leitura livre de textos literários, mediada sempre por uma bolsista, sem cobranças de provas, de produção escrita, interpretação ou mesmo controle de presença. Tais cuidados visam garantir a superação das distâncias entre livro e leitor nessa modalidade de ensino, buscando promover situações voltadas ao fortalecimento do letramento literário de um grupo de 30 jovens e adultos alunos deste Projeto de Ensino Fundamental - Proef-2.<hr/>This paper discusses the need of the literature activities in adult education. We present the analysis of some activities developed at The Reading Club Project, an extension project developed throughout 2006 which involved young and adult students. The Reading Club aimed at strengthening students’ literary literacy. In this paper, we first present a brief description of adult education in Brazil. Then, we present the context of the project, which was the Adult Education Program at UFMG and PROEF-2 where have developed activities that we want to report. This extension project, proposed and coordinated by this researcher, by their nature, is not part of the program of UFMG basic education of young people and adults, but it is an independent activity that happens inside it. We have developed throughout 2006 free reading activities of literary texts, always mediated by a scholarship holder, without examinations or presence control. Such care to ensure that the distances between book reader in this mode of education, seeking to promote situations focussed on strengthening of literary literacy of a group of 30 youths and adults students of this project school - PROEF-2. <![CDATA[Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto busca construir uma definição mais ampla de violência escolar em relação as que normalmente se apresentam nos referenciais bibliográficos sobre o tema. Esta ampliação da definição referida se embasa na compreensão do fenômeno como algo intrinsecamente relacionado ao contexto social, cultural e histórico em que ele se dá. Este artigo analisa a maneira de como abordar a questão violência escolar diante das manifestações que ocorrem dentro das instituições escolares e que estão relacionadas tanto a problemas internos como externos do cotidiano escolar. Assim distingue-se violência na escola, violência da escola e violência contra a escola. A análise construída neste texto tem como base dados coletados em duas pesquisas, a primeira, realizada em 2006, intitulada “Características da violência escolar envolvendo adolescentes”; a segunda, realizada nos anos de 2007 e 2008, com o objetivo da realização da dissertação de mestrado, intitulada “Violência escolar: Políticas Públicas e Práticas educativas”.<hr/>Le texte a le bout construit une définition plus ample de la violence écolière en rapport celles qui normalement sont mentionnés dans les références bibliographiques sur le thème. Cette ampliation de la définition de la thématique mentionnée s’étaye sur la conception du phénomène en tant que quelque chose intrinsèquement rapporté au contexte social, culturel et historique dans lequel ce phénomène se réalise. Ce texte analyse les différents façons de traiter la violence écolière en considérant que l´origine de ce problème n´est pas uniquement dans l´école mais aussi en dehors du contexte écolier. Ainsi, il faut distinguer la violence dans l´école, la violence par l´école et la violence contre l´école. <![CDATA[Cultura material escolar e ensino religioso: um caminho para a formação do professor de ensino religioso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute a cultura material escolar a partir de um conjunto de elementos que - direta ou indiretamente - subsidiam o processo de ensino-aprendizagem nas suas mais variadas expressões e espaços físico-sociais, como um caminho para a formação do professor de Ensino Religioso. Constata que, além de arquivos, de documentos textuais e iconográficos, de saberes produzidos pelos recursos pedagógicos e de políticas governamentais voltadas à adoção de livros didáticos para as escolas, essas mesmas fontes são também pontos de convergência de usos e sentidos educacionais. Fomenta, por isso, a necessidade de o professor de Ensino Religioso avaliar com mais propriedade as concepções pedagógicas, as práticas e os saberes vinculados aos materiais escolares utilizados nas atividades de ensino-aprendizagem. Identifica na pesquisa sobre cultura material escolar um dos meios de elucidar a complexidade inerente aos desafios da formação docente da área de Ensino Religioso, principalmente no que diz respeito à problemática da diversidade.<hr/>The present article argues school culture material from a set of elements that - directly or indirectly - support the process of teach-learning in its more varied physical-social expressions and spaces, as a way for the formation of the teacher of religious teaching. It evidences that, besides archives, written and iconographic documents, knowledge produced by the pedagogical resources and governmental politics directed to the didactic book adoption toward the schools, these same sources are also educational points of convergence of uses and meanings. It foments, therefore, the necessity of the teacher of Religious Teaching to evaluate with more property the pedagogical conceptions, the practices and knowledge connected the school materials used in the activities of teaching-learning. It identifies in the research on school material culture, one of the ways to elucidate the inherent complexity of the challenges of the teaching formation of the area of Religious Teaching, mainly in what it relates to the problematic of the diversity. <![CDATA[Anísio Teixeira e a universidade de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute a cultura material escolar a partir de um conjunto de elementos que - direta ou indiretamente - subsidiam o processo de ensino-aprendizagem nas suas mais variadas expressões e espaços físico-sociais, como um caminho para a formação do professor de Ensino Religioso. Constata que, além de arquivos, de documentos textuais e iconográficos, de saberes produzidos pelos recursos pedagógicos e de políticas governamentais voltadas à adoção de livros didáticos para as escolas, essas mesmas fontes são também pontos de convergência de usos e sentidos educacionais. Fomenta, por isso, a necessidade de o professor de Ensino Religioso avaliar com mais propriedade as concepções pedagógicas, as práticas e os saberes vinculados aos materiais escolares utilizados nas atividades de ensino-aprendizagem. Identifica na pesquisa sobre cultura material escolar um dos meios de elucidar a complexidade inerente aos desafios da formação docente da área de Ensino Religioso, principalmente no que diz respeito à problemática da diversidade.<hr/>The present article argues school culture material from a set of elements that - directly or indirectly - support the process of teach-learning in its more varied physical-social expressions and spaces, as a way for the formation of the teacher of religious teaching. It evidences that, besides archives, written and iconographic documents, knowledge produced by the pedagogical resources and governmental politics directed to the didactic book adoption toward the schools, these same sources are also educational points of convergence of uses and meanings. It foments, therefore, the necessity of the teacher of Religious Teaching to evaluate with more property the pedagogical conceptions, the practices and knowledge connected the school materials used in the activities of teaching-learning. It identifies in the research on school material culture, one of the ways to elucidate the inherent complexity of the challenges of the teaching formation of the area of Religious Teaching, mainly in what it relates to the problematic of the diversity.