Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20090002&lang=pt vol. 09 num. 27 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Políticas y problemática de la formación del profesorado en España (1969-2004): la Revista de Educación en el contexto de la agenda educativa internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente contributo, de natureza socio-histórica, tenta presentar e explicar como aconteceu o cruzamento de liñas que se rexistrou en España, nos últimos trinta anos do século XX, os da transición e asentamento da democracia política, en relación coa práctica empírica, a política educativa e os discursos académicos, de alcance internacional neste caso, en canto á formación do profesorado de niveis non universitarios. Sostense que a práctica empírica foi, sobre todo, disonante con respecto ás liñas que se ían trazando nas outras esferas, por manterse nun plano máis artesanal e conservador, o que non impediu, sen embargo, a existencia de manifestacións desta práctica empírica, a cargo de distintos sectores do profesorado con conviccións, nuns casos, liberais-pragmáticas, e noutros sociocríticas, que tiveron unhas como as outras un apreciable grao de confluencia coa esfera dos discursos, sobre todo no caso sociocrítico e referidos ao modelo do “profesor reflexivo”, entre os pasados anos oitenta e os noventa. Saliéntanse, a este respecto, o papel desempeñado pola Revista de Educación, institucional e académica, e os significados dos Institutos rexionais de Ciencias da Educación e dos Centros de profesores, como estruturas administrativas para a formación do profesorado, e imaxes representativas de dous entendementos políticos da formación do profesorado.<hr/>The present contribution is of a socio-historical nature and aims to present and explain how there was an amalgamation of policies during the last thirty years of the 20th century - those of the transition to and consolidation of political democracy - insofar as empirical practices, educational policy and academic reasoning, of an international scope in this case, with regard to non-university teaching staff. It is maintained that empirical practices were, above all, out of tune with respect to those policies that had been drawn up in other fields, due to the fact that they were kept on a more artisan and conservative plane; nevertheless, this did not stop the appearance of demonstrations of this empirical practice at the hands of different sectors of the teaching staff, who had liberalpragmatic convictions in some cases and socio-critical in others. During the nineteen eighties and nineties, all these manifestations had a clear-cut degree of common ground with the field of reasoning, above all in the socio-critical context and with reference to the “reflexive teacher” model. To this respect, it is worth highlighting the role played by the institutional and academic journal Revista de Educación (Education Review), and the significance of the Institutos rexionais de Ciencias da Educación (Regional Teacher Training Institutes) and of the Centros de profesores (Teacher Centres), as administrative structures for teacher training and as representative images of the two policy trends with respect to teacher training. <![CDATA[O Centro Juvenil de Artes Plásticas e a formação de arte-educadores na década de 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta aspectos da formação de professores de arte para atuar, principalmente, no Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), criado em 1953, pelo artista Guido Viaro, em Curitiba. Os anos 1950 destacam-se como um momento em que as Escolinhas de Artes se constituíram no Brasil, difundindo a livre-expressão como proposta inovadora para a educação das crianças. Salienta-se, neste artigo, o curso de formação de docentes vinculado ao Centro Juvenil, os aspectos da atuação profissional destes professores sob a orientação de Guido Viaro, o perfil almejado para o professor de arte na época estudada, e a concepção pedagógica no que se refere à arte-educação. A metodologia utilizada para a pesquisa tomou como fontes de primordial importância a análise de documentos do CJAP daquele período, como: livros de matrículas, livro ponto, portarias, livro de testes, atas, livro de anotações diárias, os relatórios anuais de atividades, os trabalhos dos alunos e fotografias. Por último, é importante constatar que anteriormente à implantação dos primeiros cursos de licenciatura em arte, este Centro, contribuiu para a formação de professores de arte em Curitiba, revelando o seu caráter inovador e de vanguarda.<hr/>This article presents aspects of the formation of art’s teachers to work mainly in the Juvenile Center of Visual Arts (CJAP), established in 1953 by artist Guido Viaro, in Curitiba. The fifties stand out as a time when the Arts “Escolinhas” (“little schools”) was formed in Brazil, spreading the free-expression and innovative proposal for the education of children. Highlights of this article, the course of the formation of art’s teachers linked to the Juvenile Center, the aspects of professional performance of teachers under the guidance of Guido Viaro, the desired profile for the teacher of art at the time studied, and design education as refers to the arteducation. The methodology used for research has importance as primary sources of the analysis of documents of that period CJAP such as: registration of books, book section, ordinances, book tests, records, daily record book, the annual reports of activities, the work of students and photographs. Finally, it is important to note that prior to deployment of the first degree courses in art, this Center has contributed to the formation of art’s teachers in Curitiba, revealing its innovative and cutting edge. <![CDATA[História da profissão docente em Natal/RN (1908-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa a história da formação de professores em Natal, Rio Grande do Norte, entre 1908 e a década de 1920, época em que ocorreu a Reforma do Ensino (Lei n. 249/1907 e Lei n. 405/1916) que consolidou a profissão docente. Fundamenta-se em documentos localizados, principalmente, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte como Atas, Ofícios, Relatórios dos Diretores da Instrução Pública, em Leis, Decretos, Mensagens do Governo além de artigos do jornal A República e da revista Pedagogium (1921-1925). O estudo evidencia que as políticas públicas privilegiavam a formação de docentes para a Escola Normal de Natal, espaço das práticas pedagógicas que produzem saberes e legitimam a instrução.<hr/>This work analyses the history in the deals with professorial education of the Escola Normal in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil, between 1908 and 1920 when Educational Reforms (Law n. 249, November 22nd of 1907 and Law n. 405/1916) which consolidated the Educator’s profession. The research is based on documents such as meeting reports, Official minutes and Public Instruction Director’s reports, Laws, Decrees, Governmental Messages and newspaper articles from A República and the Rio Grande do Norte Professorial Association- Pedagogium Periodical (1921-1925). Thus, the study evidences that public policies privilege professorial education in the Escola Normal of Natal, considered a place for pedagogical practices that produce knowledge and legitimate instruction. <![CDATA[A educação na restauração lemista da igreja: a missão de Tristão de Athayde e Stella de Faro no Ministério da Educação e Saúde Pública: 1934-1945]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se o padre Julio Maria foi um verdadeiro interprete e oráculo da ortodoxia católica no final do século XIX e início do século XX, encetando campanhas de divulgação do pensamento católico e de chamamento à Santa Madre Igreja aos católicos de nome, mas não de prática e de ação, Dom Sebastião Leme, a partir de 1916, desencadeará uma ação nacional, inicialmente a partir do Nordeste (Recife), depois tendo como centro irradiador da dinamização da Igreja, o Rio de Janeiro, no sentido de apressar a restauração. Dom Leme irá centrar sua ação no chamamento dos intelectuais católicos. Para tanto, fundou no Rio de Janeiro, em 1921 e 1922, a revista A Ordem e o Centro Dom Vital, órgãos de difusão do pensamento católico e de preparação de intelectuais. De Jackson de Figueiredo a Alceu de Amoroso Lima, Gustavo Capanema e Stella de Faro, entre outros, a investida de Dom Leme por meio da intelectualidade católica para disseminar as ideias e princípios católicos e exercer influência política, foi significativa e expressiva. No período em que Gustavo Capanema foi Ministro da Educação e da Saúde, a Dom Leme procurou exercer influência no governo e sobre a sociedade por meio dos seus “braços” cultos no Ministério: Alceu de Amoroso Lima e Stella de Faro. Enquanto Tristão de Athayde procurava colocar católicos em postos chave do Ministério, Stella de Faro procurava participar de Comissões cujas decisões poderiam favorecer a presença da Igreja na sociedade, em particular pelo reconhecimento da mulher como mestra, cidadã (exercício político do voto) e pela sua presença em obras de serviço social.<hr/>Si le père Julio Maria a été l’interprète de l’orthodoxie catholique à la fin du XIXème siècle et début du XXème par de campagnes de propagation de la foi catholique et par l’appel aux catholiques de l’union à l’église, Dom Sebastião Leme, à partir de 1916, déclanchera une action nationale, d’abord à partir du nordeste brésilien et depuis ayant comme centre la ville du Rio de Janeiro, dans le sens de developper le processus de « restauração » de l’Église. Dom Leme centrera son action sur l’appel aux intellectuels catholiques. Ainsi, il fonda, en 1921 et 1922, en tant que moyens de diffusion de la pensée catholique et d’organisation d’intellectuels, le Centre Dom Vital et la revue A Ordem. De Jackson de Figueiredo à Alceu de Amoroso Lima, Gustavo Capanema e Stella de Faro, parmi d’autres, Dom Leme mettra en action les intellectuels de l’Église ayant pour but celui de diffuser des idées et les principes catholiques et d’exercer de l’influence politique, son travaille religieux et politique a été expressif et significatif. Pendant la période dans laquelle Gustavo Capanema fut le Ministre de l’Education et de la Santé Publique, Dom Leme chercha d’exercer de l’influence sur le gouvernement et sur la société par le biais de ses « bras » cultes à l’intérieur du Ministère : Alceu de Amoroso Lima et Stella de Faro. Pendant que Tristão de Athayde(Alceu de Amoroso Lima) se chargeait de trouver de postes clés pour les catholiques dans le Ministère, Stella de Faro cherchait de prendre partie aux commités dont les décisions pouvaient favoriser la présence de l’Église dans la société surtout par la recconnaissance de la femme comme enseignante et citoyenne (para l’exercice démocratique du vote) ainsi que par sa présence dans les oeuvres du service social. <![CDATA[Curso normal: a formação de professores em nível médio, no Paraná (1996-2006)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa as políticas educacionais para Formação de Professores para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, inserido na organização do sistema educacional brasileiro em nível médio, modalidade normal. Parte da compreensão do processo de reestruturação produtiva, das mudanças no mundo do trabalho e da reconfiguração do papel do estado interligados à educação, para apreender, neste contexto, as políticas para formação de professores em nível médio desenvolvidas no Estado do Paraná, entre 1996 e 2006. Analisa as orientações advindas da LBD 9394/ 96 e de documentos da Unesco, como a Declaração de Jomtien (1990) e Dakar (2000), consoantes com este projeto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual, por meio de análise de conteúdo de documentos, estabelece um diálogo crítico com base nas obras de Tanuri (2000), Miguel (2007), Saviani (2005) e Harvey (1993). Os resultados indicam que, no decorrer da história, entre políticas para permanência ou extinção do referido curso, essa modalidade de ensino resiste às pressões e, no Paraná, embora construído com base epistemológica materialista histórica, explicita orientações internacionais da Unesco e cumpre um papel dualista na formação de professores e na consolidação da educação brasileira.<hr/>This work analyzes educational policies for the Teachers’ education concerning Children Education and Elementary School Early Grades, inserted in the organization of the Brazilian educational system at secondary school level. It is based on the understanding of the productive restructuration process, of the change in the world of work as well as of the state role reconfiguration interconnected to education, in order to apprehend, in this context, the policies for the teachers education at secondary school level developed in the State of Paraná, between 1996 and 2006. It analyzes the orientations from LDB (Brazilian Education Guidelines) 9394/96 and from Unesco documents, such as Jomtien Declaration (1990) and Dakar (2000), in accordance with this project. It is a bibliographical and documentary research, in which, by means of the content analysis of documents, a critical dialogue is established based on works by Tanuri (2000), Miguel (2007), Saviani (2005) and Harvey (1993). The results show that, in the course of history, between policies for the permanence or extinction of the referred course, this teaching modality resists to pressures and, in Paraná, although built up on a historical materialist epistemological basis, it makes explicit Unesco’s international orientations and accomplishes a dual role in the teachers education as well as in the consolidation of Brazilian education. <![CDATA[Formação de professores de artes: reflexões sobre a inserção dos acadêmicos nos espaços profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva refletir sobre a inserção dos acadêmicos de artes pelo Estágio Curricular no universo da cultura mais ampla e da docência na escola, analisando o Eixo Docência em arte no currículo integrado de duas Licenciaturas - Música e Artes Visuais, implantadas em 2003 na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Apresenta-se uma reflexão teórica quanto às reformas curriculares e proposições legais para a formação dos professores de artes tendo por base fundamentos teóricos e históricos do materialismo dialético, em particular na compreensão do estágio como práxis teórica. Autores como Vázquez, Vieira Pinto e Pimenta informaram essa análise. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, questionários, conversas informais com alunos, professores, coordenadores, além do estudo do Regulamento de Estágio e de transcrições de excertos dos relatórios dos alunos do terceiro ano das Licenciaturas em questão, realizados no final de 2005. Os estudos revelaram as dificuldades do trabalho com arte na escola por causa da falta de formação e compreensão dos sujeitos quanto à especificidade do conhecimento artístico. Por outro lado, o esforço teórico prático de todos os envolvidos, decorrente de planejamento, acompanhamento e avaliação sistemáticos, promoveu mudanças de concepções e ações tanto na escola quanto nas Licenciaturas.<hr/>This work aims at contemplating the academics of arts insert for the Initial Teacher Training (called Estágio Curricular) in the universe of the widest culture and of the teaching in the school, analyzing the Teaching Axis in art in the integrated curriculum of two areas - Music and Visual Arts, implanted at Universidade Estadual de Ponta Grossa in 2003. It presents a theoretical reflection about the curriculum reforms and legal propositions for the teachers of arts training, having for the theoretical support and historical foundations the dialectical and historical materialism, mainly under the understanding of the training as a theoretical praxis. Authors as Vazquez, Vieira Pinto and Pimenta informed that analysis. We collected the empiric through interviews, questionnaires, informal conversations with students-teachers, coordinators, besides the study of the Regulation of the Training and of excerpts transcriptions of the students from the third year degree of Music and Visual Arts subjects accomplished at the 2005-year-end. The studies revealed the difficulties of the work with art in the school due to the subjects’ formation lack and understanding relating to the specificity of the artistic knowledge. On the other hand, the practical theoretical effort of all involved, due to planning, attendance and systematic evaluation, promoted changes of conceptions and actions in the school as much as in the major at issue. <![CDATA[A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem por objetivo fazer uma análise da trajetória histórica da Educação a Distância (EAD) no Brasil. Procura destacar seus principais momentos no transcorrer do século XX e início do século XXI. Discute seus conceitos, seus fundamentos e a função desempenhada por ela na realidade social do Brasil. A EAD é apresentada como uma modalidade de ensino que acompanhou o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e, a partir de 1996, vem recebendo significativo apoio do Governo Federal que, por meio do Ministério da Educação, tem incentivado o seu crescimento, tanto na esfera púbica quanto privada. Iniciativas como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são tidas como exemplos que demonstram o interesse governamental em constituir a EAD como uma modalidade de educação capaz de democratizar o acesso ao ensino superior.<hr/>This text aims to make an analysis of the Long Distance Learning (LDL) history in Brazil. It tries to focus on its principal moments along the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. Its concepts and foundations are discussed, as well as its function in Brazil social reality. LDL is presented as a teaching modality that has been following the development of Brazilian educational system, and since 1966 has been receiving relevant support from the Federal Government that has encouraged its development through the Ministry of Education, both in public and private sphere. Initiatives like the creation of UAB (Universidade Aberta do Brasil - Brazil Open University) are considered as examples that demonstrate government interest in constituting LDL as a teaching modality capable of democratizing access to higher education. <![CDATA[Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a autonomia docente da perspectiva da teoria de Vigotski (principal representante da Teoria Sócio-Histórica) e Paulo Freire (representante da Educação Libertadora). Essas reflexões são parte de uma pesquisa de Mestrado que está em desenvolvimento e tem por objetivo analisar, através das falas de professores, o que eles entendem por autonomia e se a autonomia encontra-se presente nas práticas pedagógicas que desenvolvem. Acreditamos ser possível aproximar esses dois autores por possuírem a mesma base epistemológica: o materialismo histórico-dialético; além de ambos tratarem da autonomia, ou autorregulação, para Vigotski, como sendo de máxima importância para o desenvolvimento do sujeito. Os autores fazem discussões, indo de acordo com suas bases, a respeito da influência do social, do cultural na formação de um sujeito autônomo. Abre-se aqui um espaço para Psicologia e educação trabalharem juntas, no coletivo, cada qual contribuindo para uma melhor relação entre os sujeitos.<hr/>This article aims to present some reflections about the autonomy of teaching from the perspective of the theory from Vigotski (main representative of the Socio-Historical theory) and Paulo Freire (representative of the Liberative Education). These reflections are part of a search of Masters which is under construction and aims to examine, by the words of teachers, what they mean by autonomy and if the autonomy is present in the teaching practices that they develop. We believe that we can bring these two authors nearer because they have the same epistemological base: the historical and dialectical materialism; farther on both treat about autonomy or self-regulation for Vigotski, as being of utmost importance for the development of the individual. The authors make discussions going in accordance with their bases, in relation to the influence of the social, from the cultural in the formation of an autonomous individual. Here opens up, a space for the psychology and the education to work together, in collective. Each one contributing for a better relationship between individuals. <![CDATA[A questão do corpo e sexualidade na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer alguns aspectos da questão do corpo e da sexualidade na formação docente na perspectiva da psicologia e, para isso, o caminho percorrido é: do signo ao símbolo, do profano ao sagrado. Eros, o deus do amor, ou o próprio amor, é o representante maior da afetividade e da sexualidade. É Eros quem dá inteligência e coração à sexualidade. Eros tem duas faces, uma escura e uma luminosa. O seu lado escuro não deve ser simplesmente rejeitado ou negado, por ser desconhecido e ameaçador, mas sim acolhido e compreendido, e com isto, transformado. Para tal, precisasse de conhecimento. Não apenas do conhecimento informativo, mas de um conascimento, de um nascer com, de um emergir do conhecimento que nasce da experiência profunda do cotidiano e se mostra em palavras, gestos, tom de voz, no olhar, enfim, no corpo.<hr/>This paper intends to clarify some aspects of the issue of the body and the sexuality in the teaching training under the perspective of psychology and, for this, the chosen path is: from the sign to the symbol, from the profane to the sacred one. Eros, the god of love, or the proper love, is the biggest representative of the affections and the sexuality. It is Eros that provides intelligence and heart to the sexuality. Eros has two faces, a dark and a uminous one. Its dark side should not simply be rejected or denied for being unknown and threatening, but otherwise should be received and understood, and thus, transformed. For such, knowledge is needed. Not only the informative knowledge, but a co-birth, one to be born with, and one to emerge from the knowledge that comes from the deep day-by-day experience and is shown in words, gestures, voice tone, gaze, at last, in the body. <![CDATA[A educação básica no Brasil: vozes de professores da rede pública e privada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas duas últimas décadas vimos surgir no Brasil um debate público sobre a necessidade de melhorar a qualidade do ensino na educação básica, em particular no ensino fundamental. Esse debate gira em torno essencialmente de três dimensões: (1) as medidas legislativas favoráveis à reforma do sistema educacional brasileiro que se traduzem pela adoção da LDB (Lei de Diretrizes e Bases); (2) as desigualdades estruturais ligadas aos financiamentos da educação pública e (3) a falta de compromisso dos poderes públicos em favor de uma educação básica. Sem negar a importância dessas três dimensões, nosso trabalho de pesquisa qualitativa está comprometido em explicitar a voz daqueles que não são mais ouvidos sobre o assunto: os professores e os diretores das escolas públicas e particulares. Realizamos 40 entrevistas não diretivas com estes atores da educação básica nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Paraná. Estas entrevistas tinham por objetivo determinar o que provoca a qualidade ou a falta de qualidade do ensino, a partir do ponto de vista dos professores e dos diretores. Procuramos, em particular, analisar as escolhas atuais e potenciais dos professores da rede pública no que se refere à escolarização dos seus alunos. Este último ponto parece-nos extremamente importante porque acreditamos que é necessário um retorno das classes médias à escola pública para esperar uma melhoria do ensino público.<hr/>Au cours des deux dernières décennies a commencé au Brésil un débat public sur ce qu’il faut pour améliorer la qualité de l’enseignement dans l’éducation de base, en particulier dans l’enseignement fundamental. Ce débat se développe sur trois axes: 1) les mesures legislatives en faveur de la réforme du système éducatif brésilien qui se traduisent par la LDB; 2) Les inégalités struturales liés au financement de l’éducation publique; 3) le manque d’engagement du pouvoir public en faveur de l’éducation de base. Sans nier l’importance de ces trois dimensions, notre travail de recherche qualitative veut donner la voix à ceux qui ne sont jamais entendus sur ce sujet : les enseignants et les directeurs des écoles publiques et privées. Nous avons réalisées quarante (40) enterviews non directives avec ces acteurs de l’éducation de base dans les Etats du Goiás, Minas Gerais et Paraná. Ces interviews avaient comme but celui de determiner ce que provoque la qualité ou le manque de qualité de l’énseignement du point de vue des enseignnants et des directeurs. Nous avons cherché, en particulier, d’analyser les choix actuels et potentiels des professeurs du réseau public en ce que concerne l’écolarisation de leurs élèves. Ce dernier point nous paraît extrémement important parce que nous croyons qu’il faut un retour des classes moyennes à l’école publique pourqu’on puisse attendre l’améliorement de l’enseignement public. <![CDATA[Justiça para o século 21: instituindo práticas restaurativas: semeando justiça e pacificando violências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas duas últimas décadas vimos surgir no Brasil um debate público sobre a necessidade de melhorar a qualidade do ensino na educação básica, em particular no ensino fundamental. Esse debate gira em torno essencialmente de três dimensões: (1) as medidas legislativas favoráveis à reforma do sistema educacional brasileiro que se traduzem pela adoção da LDB (Lei de Diretrizes e Bases); (2) as desigualdades estruturais ligadas aos financiamentos da educação pública e (3) a falta de compromisso dos poderes públicos em favor de uma educação básica. Sem negar a importância dessas três dimensões, nosso trabalho de pesquisa qualitativa está comprometido em explicitar a voz daqueles que não são mais ouvidos sobre o assunto: os professores e os diretores das escolas públicas e particulares. Realizamos 40 entrevistas não diretivas com estes atores da educação básica nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Paraná. Estas entrevistas tinham por objetivo determinar o que provoca a qualidade ou a falta de qualidade do ensino, a partir do ponto de vista dos professores e dos diretores. Procuramos, em particular, analisar as escolhas atuais e potenciais dos professores da rede pública no que se refere à escolarização dos seus alunos. Este último ponto parece-nos extremamente importante porque acreditamos que é necessário um retorno das classes médias à escola pública para esperar uma melhoria do ensino público.<hr/>Au cours des deux dernières décennies a commencé au Brésil un débat public sur ce qu’il faut pour améliorer la qualité de l’enseignement dans l’éducation de base, en particulier dans l’enseignement fundamental. Ce débat se développe sur trois axes: 1) les mesures legislatives en faveur de la réforme du système éducatif brésilien qui se traduisent par la LDB; 2) Les inégalités struturales liés au financement de l’éducation publique; 3) le manque d’engagement du pouvoir public en faveur de l’éducation de base. Sans nier l’importance de ces trois dimensions, notre travail de recherche qualitative veut donner la voix à ceux qui ne sont jamais entendus sur ce sujet : les enseignants et les directeurs des écoles publiques et privées. Nous avons réalisées quarante (40) enterviews non directives avec ces acteurs de l’éducation de base dans les Etats du Goiás, Minas Gerais et Paraná. Ces interviews avaient comme but celui de determiner ce que provoque la qualité ou le manque de qualité de l’énseignement du point de vue des enseignnants et des directeurs. Nous avons cherché, en particulier, d’analyser les choix actuels et potentiels des professeurs du réseau public en ce que concerne l’écolarisation de leurs élèves. Ce dernier point nous paraît extrémement important parce que nous croyons qu’il faut un retour des classes moyennes à l’école publique pourqu’on puisse attendre l’améliorement de l’enseignement public.