Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20090003&lang=pt vol. 09 num. 28 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Una reinterpretación de la violencia en las escuelas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los hechos de violencia en los centros escolares llaman la atención por su inadecuación y gravedad y son fruto de procesos que no siempre tienen una respuesta adecuada y de unas circunstancias que, en un momento específico, los posibilitan. Según sea el tratamiento del tema puede generar alarmismo entre iguales, entre el profesorado y las familias, y en la misma sociedad que realimenta el debate y dificultar la aplicación de respuestas y acciones educativas para reducirla y prevenirla. Es preciso hacer, sin más dilación, un análisis en profundidad tanto de lo que pasa, por qué se producen estas reacciones, la forma de interpretarse y, especialmente, las alternativas educativas a implementar. El interés del grupo GRODE (Grup de Recerca, Orientació i Desenvolupament Educatiu) por estos fenómenos de violencia, parte del estudio de este fenómeno y del análisis compartido con el profesorado sobre las formas y procesos de socialización y el aprendizaje relacional del alumnado en los centros educativos, abriendo la mirada hacia el entorno (actividades extraescolares, grupos culturales, deportivos...). Se presenta el enfoque educativo que da lugar a la investigación que se lleva a cabo en centros escolares, públicos y concertados, de Educación Primaria y Secundaria de Catalunya. La metodología seguida se basa en el modelo de Investigación acción participativa con el profesorado. Los agentes profesionales próximos al centro educativo, como servicios educativos (psicopedagogía, recursos) y trabajo social, entre otros, también participan aportando su visión y su experiencia.<hr/>Os atos de violência nas escolas chamam a atenção por sua inadequação e gravidade, e são o fruto de processos que nem sempre têm uma resposta adequada e de circunstâncias que, em um momento específico, os possibilitam. A forma de tratamento dado ao tema pode provocar alarmismo entre alunos, professores, famílias e mesmo na sociedade, o que realimenta o debate e dificulta a implementação de respostas e ações educativas para reduzi-lo e preveni-lo. É preciso fazer, sem mais delongas, uma análise profunda do que ocorre, porque essas reações são produzidas, as formas de interpretá-las e, especialmente, as alternativas educativas a serem implementadas. O interesse do grupo GRODE (Grupo de Recerca, Orientació i Desenvolupament Educatiu) pelos fenômenos de violência, parte do estudo deste fenômeno e da análise compartilhada com os professores sobre as formas e processos de socialização e a aprendizagem relacional dos alunos nas escolas, abrangendo no olhar o entorno das escolas (atividades extraescolares, grupos culturais, desportivos). No artigo se apresenta o enfoque educativo que sustenta a investigação realizada em escolas públicas e privadas de educação primária e secundária da Catalunha. A metodologia seguida é baseada no modelo da pesquisa-ação participativa com os professores. Os agentes profissionais próximos à escola, que prestam serviços educativos (psicopedagogia, recursos) e trabalho social, entre outros, também participam, contribuindo com sua visão e experiências. <![CDATA[Discriminação, justiça e educação: reflexões perplexas sobre o caso português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A luta contra as desigualdades constitui certamente o centro das atenções em todos os sistemas de educação. Apesar deste objectivo generoso, a realidade do sistema português demonstra que a busca da equidade está longe de ter chegado ao fim. O regime democrático melhorou certamente as condições gerais, no que diz respeito ao acesso formal à educação. Contudo, e na prática, a segregação de classe, sexo e etnia permanece como desigualdade de facto. Este artigo discute a realidade desta situação, como tentativa para descrever os casos de desigualdade na educação mais salientes em Portugal. Como tal, a discriminação de género e de religião são sublinhados com uma atenção especial no contexto português. A contribuição realça também os limites dos conceitos legais para a luta contra a discriminação, é a necessidade de repensar instrumentos utilizados na maioria dos sistemas legais. É o caso das leis contra a discriminação, mas também das medidas de acção positiva e do mainstreaming como instrumento processual contra a discriminação no sector da educação, bem como noutros sectores essenciais para a promoção dos direitos democráticos.<hr/>The fight against inequalities is indeed the main focus of all education systems. Despite this noble aim, the reality of the Portuguese system shows that the search for equity is far from being attained. The democratic regime has certainly improved the general conditions with regards to formal access to education. However, in practice, the segregation between classes, sexes and ethnies remains as a de facto inequality. This article discusses the reality of this situation, as an attempt to describe the most patent cases of inequality in education in Portugal. As such, gender and religious discrimination are of special relevance in the Portuguese context. The paper also emphasizes the limits of the legal concepts in order to tackle discrimination, and the need to re-think tools that as used in most legal system. This is the case of laws against discrimination, but also instruments such as positive action measures and mainstreaming process tools against discrimination in the education sector, as well as in other sectors essentials to the promotion of democratic rights. <![CDATA[Descrever o bullying na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O bullying define-se como o comportamento agressivo entre pares, intencional e continuado. O bullying na escola registra-se em diferentes tipos tais como o físico, verbal e indirecto e em diferentes espaços. O objectivo desta investigação foi diagnosticar o bullying na escola e caracterizar as crianças vítimas quanto à prevalência, formas e locais de ocorrência do bullying. Também pretendemos, com base nos resultados e no conhecimento sobre programas de intervenção implementados, descrever um plano a ser levado a cabo pelo agrupamento em estudo. Foi aplicado um questionário adaptado de Olweus num agrupamento de escolas do Nordeste Transmontano, no interior de Portugal. As conclusões apontaram para a disseminação do bullying, cerca de uma em cada quatro crianças foi vítima de agressão pelos pares três ou mais vezes, na escola; verifica-se que existe grande diversidade de tipos de bullying, sendo os mais difundidos o recurso ao insulto seguido da agressão física. Quanto aos locais, o recreio foi o espaço mais mencionado apesar de ser um espaço muito valorizado pelas crianças. Os valores percentuais registados recomendam a intervenção que descrevemos de forma sumária.<hr/>Bullying can be defined as continuous and intentional aggressive behavior among peers. It occurs in different places at school and can be physical, verbal and indirect. The main goal of our study was to describe bullying at school concerning its prevalence, types and places where it occurs and to develop an action program that seeks to solve and prevent it. We used a questionnaire adapted from Olweus to collect data from a Northeast region of Portugal. Results show that bullying is widespread at school: one in every four children was a victim for three or more times; there are many types of bullying but there is mainly insult and physical aggression; bullying takes place mainly at playground although children say they appreciate this place. These results ask for an action plan we succinctly describe. <![CDATA[Violências nas escolas e representações sociais: um diálogo necessário no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As representações sociais comportam dimensões históricas, sociais e culturais, que se manifestam na tomada de decisão e nas ações no cotidiano escolar. Portanto, entender as representações dos múltiplos protagonistas do/no contexto escolar como dimensões da complexidade do fenômeno no cotidiano escolar, significa entender a escola, ela em si mesma, como complexa. Nesta perspectiva, foram analisadas as representações sobre as violências que se manifestam no cotidiano escolar, com o propósito de favorecer uma melhor compreensão sobre este fenômeno e subsidiar formas de redução e prevenção. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira etapa em 2006 e 2007, com 728 alunos(as) de ensino fundamental e médio e 57 professores(as) em sete escolas públicas do Estado do Paraná, mediante o método das evocações. A segunda em 2008, numa escola pública estadual de grande porte com pais, alunos, professores e profissionais pedagógicos e administrativos - agrupados como funcionários. Os dados foram obtidos mediante realização de entrevistas estruturadas. Os dados evidenciam que o fenômeno das violências nas escolas é percebido de modo diferente pelos diferentes protagonistas, o que pode estar associado ao fato deste fenômeno, não ter se constituído, em âmbito geral, nas escolas, em uma questão para análises coletivas e proposição de ações conjuntas. E pelo fato das representações sociais estarem fortemente ancoradas em concepções que são próprias de cada grupo social e do seu contexto. Assim cabe chamar a atenção para a necessidade de um maior aprofundamento da discussão coletiva, da definição de posicionamentos e estratégias de ação compartilhadas. E, em especial, a inserção dessa temática em cursos de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.<hr/>The social representations include historical, social and cultural dimensions that emerge in the decision making and in the everyday actions of the schools. Therefore, to understand the representations of the several actors in/of the school context as dimensions of the complexity of the school phenomena, means to understand the school in its complexity. Under this perspective, the representations of violence that manifest everyday in the school, aim to provide a better understanding of that phenomena and create strategies to reduce and prevent it. The research was developed in two phases, the first one in 2006 and 2007, with 728 students of basic education and high school, and 57 teachers in seven public schools of the Paraná State, using the evocation technique. The second phase in 2008, in a big public state school, was developed with parents, students and teachers, administrative and pedagogical professionals - grouped up as staff, through structured interviews. The data obtained show that the phenomena of violence in schools is understood differently by the several actors, what might be associated to the fact that this phenomena, was not constituted, in general terms, in a question of collective analysis and proposal of group actions. Considering that the social representations are strongly related to the beliefs of each social group and of its context, it is important to highlight the necessity to go deeper into the collective discussion, to define positions and strategies of shared actions, specially, the insertion of this theme in the courses of initial and continuous formation of teachers for basic education. <![CDATA[Autoridade na escola e a insustentável leveza do ser]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aumento das violências das/nas escolas, bem como a crise de autoridade, tem motivado o desenvolvimento de pesquisas, inclusive as que as relacionam com a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões, como novas faces do “choque de realidade” dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências, da autoridade e do seu próprio preparo para fazer face aos problemas emergentes. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com estudantes de magistério, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Um dos temas silenciados na formação e na pesquisa é a autoridade do educador, como esta se define e se mantém. Parece ser um assunto tabu, de que se fala indiretamente, por meio do “controle de classe” e da indisciplina. Esta lacuna pode conduzir ao trato inadequado da realidade e à redução do ímpeto renovador dos novos mestres. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.<hr/>The increase of violence of/in schools, as well as the authority crisis, have inspired research projects, including on pre-service and in-service teacher education. Part of them relate these issues to the teacher socialization, finding questions as the reality shock of the new professionals in their professional life. As a result, this project focused on the perceptions of students on their undergraduate programs and their training practices violence in schools. The data were collected by focus groups. Results confirmed their feeling of unpreparedness for gradual immersion in practice. One of the foregone issues was that of the educator’s authority. It seems a taboo, indirectly referred when discussing on “class control” and indiscipline. This gap may lead the participants to deal inadequately with reality, so reducing their impetus of renewal. Their proposals pointed out the construction of better theories - practice gradient along the program, disciplines more applied to practice, as well as the development of abilities to find solutions, instead of receiving a sort of cookbook. <![CDATA[Implementando práticas restaurativas nas escolas brasileiras como estratégia para a construção de uma cultura de paz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de avaliação e monitoramento de práticas restaurativas desenvolvidas em três escolas da rede pública e privada de Porto Alegre. Esta pesquisa é uma parceria da Faculdade de Serviço Social com a 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e Juventude por meio do Projeto Justiça para o Século 21. Partimos de um diagnóstico situacional de cada escola para identificar expressões de violência e suas formas de enfrentamento através da aplicação de questionários a alunos e professores. A Justiça Restaurativa é uma abordagem inclusiva e colaborativa baseada nos valores de inclusão, pertença, solidariedade e escuta ativa que prevê a participação de alunos, professores, comunidade, família e rede de apoio nas situações de conflitos e violências visando à restauração das relações sociais. As práticas restaurativas vêm desconstruindo essa cultura de violência e promovendo a cultura de paz nas escolas. Conclui-se que o bullying no ensino fundamental foi percebido como principal expressão de violência nas escolas participantes. Os círculos restaurativos realizados nas escolas contribuíram para a instauração de práticas dialógicas e afirmação de acordos que contemplaram as necessidades das vítimas e comunidade afetada. 90% das pessoas sentiram-se ouvidas e respeitadas, o que evidencia a necessidade contínua de fortalecimento dessas práticas no cotidiano escolar. Entre muitas das repercussões positivas do Projeto nas escolas, vale destacar a diminuição de encaminhamentos para o Serviço de Orientação Educacional (SOE), direção da instituição ou ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente e os sentimentos de segurança decorrentes da participação.<hr/>This article has the objective to present the results of an evaluation and monitoring research of restorative practices developed in three schools of the private and public network of Porto Alegre. This research is a partnership between the Faculty of Social Work and the Third Childhood and Juvenile Justice Court through the Project Justice for the 21st Century. We started from a situational diagnosis of each school to identify expressions of violence and ways of coping through the application of questionnaires to students and teachers. Restorative Justice is an inclusive and collaborative approach based on the values of inclusion, belonging, solidarity and active hearing which seeks the participation of students, teachers, community, family and network of support in the situation of conflicts and violence, aiming the restoring of social relations. Restorative practices have been deconstructing this culture of violence and promoting a peace culture in the schools. It concludes that bullying in the elementary education is the main expression of violence in the participating schools. Restorative circles carried out in the schools have contributed for dialogical practices and the building of agreements that met the needs of the victims and the affected community. 90% of the people felt listened and respected, which is an evidence of the continuing need of strengthening these practices in the school daily life. Among the many positive outcomes of the project in the schools it is worth to highlight the decrease in the referrals to Educational Guidance Services (SOE), direction of the institution or Children and Youth State Department (DECA) and feelings of safety that emerged from participation. <![CDATA[Indisciplina e violência nas escolas: algumas questões a considerar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise de pesquisa no campo dos estudos sobre indisciplina e violência nas escolas, propondo alguns avanços nos processos de gestão educacional, tendo por base um conjunto de leituras teóricas e observações realizadas em um conjunto de escolas de Educação Básica, ao longo dos últimos cinco anos. Argumentamos que os problemas de indisciplina e violência solicitam uma profunda revisão em nossas visões e práticas pedagógicas, uma mudança de paradigma em termos de gestão educacional, pois colocam em questão o próprio projeto educacional, e portanto as finalidades mais amplas do ato educacional, e não somente as iniciativas e práticas dos professores. O texto desenvolve uma análise em três momentos. Inicialmente exploramos um conjunto de questões sobre indisciplina e violência nas escolas, tendo por referências estudos realizados por diferentes pesquisadores. Em seguida, argumentamos sobre a necessidade de avançar na direção de um novo paradigma na gestão educacional, em relação às questões de indisciplina e violência nas escolas. A seguir, tendo por base um conjunto de observações realizadas em um grupo de escolas, exploramos um conjunto de aspectos a serem transformados, relativos à perspectiva de mudança nos processos de gestão educacional, tendo em mente efetuar avanços no enfrentamento dos problemas relacionados à indisciplina e violência. Na última parte apresentamos um conjunto de considerações finais, destacando a importância da escola redesenhar processos de formação e priorizar ações pró-ativas baseadas no desenvolvimento de visões compartilhadas, como forma de superar fragmentações usuais nas ações relacionadas a indisciplina e violência nas escolas.<hr/>This article presents a research analysis related to indiscipline and school violence studies, proposing some advances in the processes of educational management, based on theoretical readings and field observations carried through in a set of schools, throughout the last five years. We argue that the problems of indiscipline and violence request a deep revision in our pedagogical views and practices, a change of paradigm in terms of educational management, because those challenge the educational project itself, and therefore the broadest purposes of the educational act, and not only the initiatives and practical of the teachers. The text develops an analysis at three levels. Initially we explore a set of questions about indiscipline and violence in the schools, having for references studies carried through for different researchers. After that we argue about the necessity to advance in the direction of a new paradigm in the educational management, in relation to the issues of indiscipline and violence in the schools. Then, having for base a set of observations carried through in a group of schools, we explore a set of aspects to be transformed in the educational management, having in mind to produce advances in dealing with problems related to indiscipline and violence. In the last part we present a set of final thoughts about the importance of redesigning teachers education and putting priority in proactive actions, based in shared views, as a way of going beyond the fragmentation in the actions related the indiscipline and violence in the schools. <![CDATA[Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de pesquisas que investigaram se o ambiente escolar influencia o desenvolvimento moral dos alunos e a maneira com a qual eles se relacionam e resolvem seus conflitos interpessoais, propõe-se uma reflexão, fundamentada na teoria construtivista, sobre a forma como os conflitos têm sido resolvidos na escola em duas perspectivas (tradicional e construtivista) e uma análise das consequências destes na formação moral dos alunos. Inicialmente é apresentado um breve quadro teórico que fundamenta essas investigações, descrevendo o desenvolvimento moral segundo a teoria de Jean Piaget e outros pesquisadores que compartilham dessa concepção, e são estabelecidas algumas reflexões sobre o ambiente sócio-moral da escola e a construção da autorregulação. Constata-se que, apesar de os educadores afirmarem que pretendem favorecer a formação de pessoas autônomas que vivam relações mais justas, respeitosas e solidárias, nem sempre conseguem fazer com que as crianças e os jovens pautem suas ações em princípios morais e autorregulem seus comportamentos. Em seguida, são apresentados os principais processos utilizados para intervir nas situações de conflitos interpessoais tanto pelos educadores que possuem uma perspectiva tradicional quanto na construtivista, compreendendo que estes transmitem mensagens que dizem respeito à moralidade. Os resultados encontrados indicam que, apesar dos professores terem objetivos comuns, o processo empregado nas escolas mais tradicionais favorece a manutenção de altos níveis de heteronomia em seus alunos. Constatou-se ainda que, por causa da concepção de que os conflitos são naturais nas relações e podem ser oportunidades para trabalhar os valores e regras e ao emprego de intervenções mais coerentes com o processo de construção da moralidade, tais intervenções contribuíram mais efetivamente para a melhoria das relações interpessoais e para o desenvolvimento da autorregulação.<hr/>Based on previous research that investigated if the environment in schools influences the moral development of students and the means by which they interrelate with each other and solve interpersonal conflicts, a contemplation is proposed, founded on Piaget’s constructivist theory, about how conflicts have been dealt with in schools under two perspectives (traditional and constructivist), and an analyses of its consequences to the moral development of the students. Primarily, some ideas about the construction of the selfregulation and the sociomoral environment in schools are exposed. Studies indicate that despite the educators display their intention of favoring the development of autonomous human beings who could live fairer, more compassionate and more respectful relations, they not always are successfully capable of persuading the children and adolescents to act under moral principles or self-regulate their behaviors. Subsequently, the main processes utilized either by the educators who follow a traditional perspective as well as by the constructivists to intervene in situations of interpersonal conflicts, considering that they convey messages regarding morality are exposed. The present results indicate that even though the teachers share the same aspirations, the process employed by the most conservative schools favors the continuance of higher levels of heteronomy within their students. Furthermore, due to the conception that conflicts are natural in relations and may even constitute opportunities to work with values and rules and also as a result of the employment of interventions more coherent with the process of building the morality, it has been observed that such interventions did contribute more effectively with the progress of self-regulation and enhancement of interpersonal relations. <![CDATA[A gestão da violência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa o desafio enfrentado atualmente pelos educadores brasileiros, a saber, o crescimento da violência escolar, constatado em várias pesquisas. Neste sentido, a evolução da violência escolar é focalizada em primeiro lugar, desde os primeiros registros de seu crescimento, que despertou a atenção dos pesquisadores, logo após a redemocratização brasileira, até dados mais recentes dos anos 2000. Em segundo lugar, o fenômeno é caracterizado em termos das suas formas de manifestação mais frequentes, que também têm variado ao longo da sua evolução, passando da depredação do patrimônio, inicialmente a transgressão mais frequente, para violências contra a pessoa. São também abordadas as variáveis já identificadas pelas pesquisas como associadas à manifestação da violência escolar, como, por exemplo, porte da cidade, tamanho do estabelecimento, desigualdade social, etc. Esta panorâmica permite observar, além do crescimento constante nos índices de violência escolar, a sua disseminação, e também, o agravamento do problema, em virtude das formas de manifestação terem se tornado cada vez mais explícitas e pessoais. Ante essa situação, é discutida a gestão da violência escolar, desde as políticas públicas já implementadas pelas administrações centrais até o que pode ser feito no âmbito da escola. Nesta perspectiva, discute-se as novas demandas que a violência na escola traz, não só para o diretor escolar, mas para todos os integrantes da comunidade.<hr/>The study aims to discuss the management of school violence, whose growth has been observed in many studies. It is focused in this analysis the evolution of school violence, from the first records of its’ growth, until the most recent data. Then, the phenomenon is characterized in terms of its’ most frequent forms of expression, which also have varied throughout its evolution, going from depredation, initially the most common transgression, to violence against the person. It is also discussed the variables already identified by research as associated with the onset of school violence, such as size of the city, size of school and social inequality etc. This overview shows that in addition to the constant growth and spread in rates of school violence, the forms of expression have become increasingly explicit and personal. In front of this situation, we discuss the management of school violence, at a more general level, provided by public policies already implemented by the central government and some of the results already achieved, until more specifically at the scope of the school. In the same vein, the new challenges that violence brings to school are considered, which may not respond merely to restrictive measures, but that should mobilize all members of the community, in actions collectively decided and implemented. <![CDATA[Violência, cidadania e disciplinamento: controvérsias na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreender o fenômeno da violência na escola, bem como pensar soluções possíveis para o problema constitui-se o principal mote deste artigo. Partindo de uma análise histórico-cultural da educação e da constituição humana, buscou-se refletir sobre a diversidade humana e a possibilidade de construção da cidadania. Discutindo os sentidos e significados da educação para os gregos, a ideia de cidadania se sobressai a partir de um agir humano em consonância com a coletividade. Este ensaio configura-se no resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que além de discorrer sobre o sentido de “ser humano”, analisou de que forma esse humano se constrói no âmbito escolar diante de práticas educativas disciplinadoras. Questiona-se a crise da escola e as dificuldades enfrentadas pela docência ao lidar com uma realidade cada vez mais conflituosa. A análise da obra de Bueb (2006) é um exemplo da constante procura por soluções ao depauperamento de valores morais e éticos. A incapacidade de os professores resolverem conflitos se contrapõe a uma coragem de educar necessária na atualidade. Na revisão de literatura feita, autores como Hentig (2007), Bueb (2006), Brumlik (2007), Bergmann (2006), entre outros trouxeram grandes contribuições para esta discussão. Entender os conceitos de violência, cidadania e disciplinamento é questionar nossa própria realidade, não só escolar, mas principalmente ela. Nossa tarefa enquanto educadores, seja “oleiro” ou “jardineiro”, está justamente na desconstrução de uma realidade imposta, no questionamento de práticas e teorias educativas e na busca por uma convivência pacífica, que não negue conflitos, mas que saiba trabalhá-los.<hr/>Understanding the phenomenon of violence in school, and think of possible solutions to the problem is in the main motto of this article. From a historical-cultural analysis of education and human constitution, sought to reflect on the human diversity and the possibility of building citizenship. Discussing the ways and meanings of education for the Greeks, the idea of citizenship is out from a human act in line with the community. This test has become the result of a search of bibliographic stamp, which will discuss the meaning of “human being”, examined the human form that is built within school before disciplinary educational practices. Questions to the school crisis and the difficulties faced by teachers in dealing with a reality increasingly confrontational. The analysis of the work of Bueb (2006) is an example of the constant search for solutions to the depletion of moral and ethical values. The inability of teachers resolve conflicts is opposed to a necessary courage to educate nowadays. In the literature review done, authors as Hentig (2007), Bueb (2006), Brumlik (2007), Bergmann (2006), among others have major contributions to this discussion. Understanding the concepts of violence, citizenship and discipline is questioning our own reality, not only school, but mainly it. Our job as educators, is “potter” or “gardener”, is precisely in the deconstruction of an imposed reality, the question of educational theories and practices and the search for a peaceful coexistence, not deny conflict, but that work-learn them. <![CDATA[Conflitos, sentimentos e violência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões sobre a temática violência escolar seus conflitos e sentimentos. As informações para este texto foram coletadas durante o desenvolvimento da segunda etapa do projeto de pesquisa intitulado “Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus entrelaçamentos na construção da personalidade moral”. Nessa etapa, a pesquisa teve como objetivos identificar quais os sentimentos que afloraram nas situações de conflitos presentes na relação pedagógica e quais as significações que foram construídas pelas crianças envolvidas em tais situações, buscando compreender como esses elementos atuam na construção da personalidade moral autônoma (PUIG, 1998). Para tanto, o foco central dessa investigação direcionou-se para um estudo de caso de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Santa Maria - RS, composta por 26 alunos com faixa etária entre 9 e 14 anos e a professora regente. Num período de três meses realizamos observações e atividades nas quais as crianças teriam de expressar seus sentimentos em relação às situações de conflitos. As observações realizadas foram caracterizadas como observações do tipo mais formal (WITTROCK, 1989) através de um sistema aberto (WITTROCK, 1989) e, registradas em um diário de campo. As atividades escolhidas foram: dinâmica de grupo e entrevista grupal, tendo como elemento motivador gravuras referentes ao ambiente escolar. Os resultados apontaram para a ideia de que a convivência baseada no conceito de agrupamento (CORTELLA; DE LA TAILLE, 2005) favorece a construção de significações que legitimam a violência nas relações interpessoais escolares.<hr/>This essay presents reflections about violence in schools, its conflicts and feelings. The information for text was collected along the development of the second step of the research project called “The conflicts and feelings in the pedagogical relation and its interlacing in the development of moral personality”. In this second step, the research had the objectives of identifying which feelings came over in the situations of conflict that are in the pedagogical relation and which are the significations that were built by children involved in such situations, getting to comprehend how these elements act in the building of unattended moral personality (PUIG, 1998). For this, the central focus of this investigation aimed to a case study of a group of elementary school students of a city public school of Santa Maria - RS, composed of twenty-six students between nine and fourteen years old and their regent teacher. In a period of three months we performed observations and activities in which the children had to express their feelings towards conflicts situations. The observations performed were characterized as formal (WITTROCK, 1989) through an open system (WITTROCK, 1989) and registered in a daily camp schedule. The activities chosen were: group dynamics and group interviews, and the motivating factors were pictures referring to the school environment. The results aimed to the idea that the grouping concept based coexistence (CORTELLA; DE LA TAILLE, 2005) promoters the construction of significations that legitimize the violence in the interpersonal relations in the school. <![CDATA[A representação social da homofobia na cidade de Lorena/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é produto de uma pesquisa em andamento realizada pelo Observatório de Violências nas Escolas, do Núcleo UNISAL, Lorena/SP, que estuda conflitos, clima escolar, exclusão, preconceitos, direitos humanos, convívio, tolerância e respeito pelo “Ser” humano no ambiente escolar. O objetivo foi investigar a representação social em relação ao fenômeno da homofobia da comunidade de Lorena/SP, representados por adolescentes, adultos e idosos, com idade entre 16 e 84 anos, que transitavam pela praça principal da cidade de Lorena. Foram realizadas 671 entrevistas, 330 no ano de 2006 e 341 em 2007. Caracterizada como um survey longitudinal, pois uma determinada população foi estudada em ocasiões diferentes e representada por diferentes indivíduos o que permite a análise do processo de mudança no tempo. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista do tipo semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os dados das questões abertas estão submetidos à metodologia segundo os princípios da análise de conteúdo. Compreender o pensamento e a opinião das pessoas sobre a homofobia é fundamental para se pensar formas de esclarecer e instrumentalizar os educadores ao lidar com a temática em questão. A partir da categorização dos dados e da análise das respostas obtidas, almeja-se ações ao nível de prevenção primária e secundária que contribuam com as políticas públicas, assim como na redução do sentimento homofóbico, do preconceito e da discriminação relacionada à homossexualidade, consequentemente contribuir com a promoção dos direitos humanos.<hr/>This essay results from a research in progress that has been carried out by the Observatory of School Violence, headed by a research group of UNISAL, located in Lorena/SP, which studies conflicts, school climate, exclusion, prejudices, Human Rights, learn to live with, Tolerance, and respect for “Being” human in school environment. The aim was to investigate, on a community located in Lorena, the social representation in relation to the homophobia phenomenon performed by adolescents, adults and elderly, aged 16 to 84, who have wandered the main city square. There was carried out 671 interviews, 330 in 2006 and 341 in 2007. Established as a longitudinal survey, since it has studied a given population in distinct occasions represented by different individuals, it allows for an analysis of the shifting process through the time. The research tool used was a semi-structured interview composed by open and close questions. The data taken from the open questions has been submitted to a methodology in conformity with tenets of content analysis. The grasp of thoughts and judgements about homophobia is basic to try new ways of clarification, as such giving educators the necessary tools to cope with the subject in discussion. By means of data categorization and from the analysis of the obtained responses, it means to bring about actions towards primary and secondary level prevention to contribute to public politics, as well as to the reduction of homophobic feelings, prejudice and discrimination against homossexuality, and, subsequently, to help to promote human rights. <![CDATA[Violências na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A violência tem se tornado um dos principais motivos de queixas de professores, pois, de evento esporádico, se tornou frequente na rotina da escola. Sua recorrência preocupa e o seu enfrentamento é considerado um desafio que se impõe aos pais, educadores e autoridades. Apesar disso, é um fenômeno pouco compreendido e sobre o qual pairam muitas dúvidas. Daí o interesse de realizar um estudo objetivando investigar a existência de violências no ambiente escolar; formas de manifestação e percepções de alunos e professores sobre esse fenômeno. O estudo foi realizado de agosto de 2006 a abril de 2007, em oito escolas públicas de três municípios do Maranhão: São Luis, Timon e Açailândia e envolveu 566 sujeitos, sendo 446 alunos do ensino fundamental e médio e 120 professores. Aplicaram-se questionários do tipo misto nos 566 sujeitos, sendo um instrumental específico para os professores e outro para os alunos e realizadas entrevistas em grupos focais com uma amostra representativa, composta de 52 alunos e 15 professores. Os dados foram analisados a partir das ideias de autores como: Abramovay e Rua (2002); Abramovay e Castro (2006); Gatti (2005); Nogueira (2004); Di Giorgi (2004); Morin, Ciurana e Motta (2003), que tratam sobre a temática. A leitura e interpretação dos dados mostraram que existem violências nas escolas investigadas e nos seus entornos; que a violência se expressa de diferentes modos, mais explicitamente por meio de agressões verbais e de incivilidades; ou sub-repticiamente, através de ameaças e de atitudes preconceituosas e que as relações interpessoais são fragilizadas.<hr/>Violence has become one of the main reasons for complaints from teachers, because of sporadic event, has become frequent in the routine of school. His worries recurrence and its confrontation is considered a challenge that is needed for parents, educators and authorities. Nevertheless, it is a poorly understood phenomenon and about which many questions hanging. Hence the interest in conducting a study aimed to investigate the existence of violence in the school environment, forms of expression and perceptions of students and teachers on this phenomenon. The study was conducted from August 2006 to April 2007, in 08 public schools in three municipalities of Maranhão: San Luis, Timon and Açailândia and involved 566 subjects, with 446 students in middle and elementary schools and 120 teachers. It was applied questionnaires of the type mixed with the 566 subjects, being an instrument specifically for teachers and other students and to conduct interviews in focus groups with a representative sample, consisting of 52 students and 15 teachers. The data were analyzed from the ideas of authors such as: Abramovay Street (2002); Abramovay and Castro (2006), Gatti (2005); Nogueira (2004); Di Giorgi (2004); Morin, Ciurana e Motta (2003), which treats about the subject. The reading and interpretation of the data showed that there is violence in schools investigated and its surroundings; that violence is expressed by different modes, more explicitly, through verbal and incivilities, or by stealth, through threats and attitudes prejudiced and that interpersonal relations are fragile. <![CDATA[A educação especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa é contribuir com a reflexão sobre a formação de professores para atuarem com alunos deficientes nas séries iniciais do ensino fundamental e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas denominadas classes inclusivas. Os dados empíricos foram construídos com fontes orais. Realizamos 102 entrevistas com professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, em sala regular de instituições de ensino regular, públicas ou privadas. Para análise e discussão dos dados utilizamos fontes bibliográficas e documentais, tais como: revisão bibliográfica, legislação, documentos de organismos nacionais e internacionais que abordam a temática em estudo. Assim, trabalhamos com eixos temáticos definidos a partir dos objetivos da pesquisa e dos conteúdos que emergiram das fontes. O foco deste trabalho é a formação do professor para atuar nas denominadas “classes inclusivas”. Nessa direção, organizamos dados referentes ao ano letivo de 2006 sobre: 1. o número de alunos com deficiência matriculados em cada escola; 2. o tipo de deficiência; 3. o tipo de serviço de apoio educacional especializado existente na escola; 4. a formação do professor, inicial e continuada; 5. o tempo de magistério; 6. o tempo de magistério em salas “inclusivas”; 7. as práticas pedagógicas nas salas “inclusivas”; 8. as sugestões dos professores referentes à construção de uma escola inclusiva. Os resultados revelam: um significativo aumento de alunos com variados tipos de deficiências frequentando salas do ensino regular; um clamor dos professores por formação centrada no processo de ensino-aprendizagem; as condições desfavoráveis de trabalho docente e vivência escolar.<hr/>The aim of this study is to contribute a reflection about the educational preparation of teachers for them to be able to deal with deficient students in the initial classes of fundamental education and about pedagogical practices developed in classes denominated as “inclusive”. Empirical data was put together orally by means of 102 interviews of teachers who have initial regular classes in fundamental education in both public and private schools. In order to analyze and discuss the data, we used bibliographical and documentary sources like bibliographic reviews, legislation and documents from national and international organs that deal with the idea studied. Thus, we worked with thematic axises defined by the study’s objectives and contents that came from the sources. The work focused on the preparation of teachers to actuate in classes denominated as “inclusive”. In this sense, we organized data referring to the 2006 school year concerning: 1. The number of deficient students in each school; 2. Types of deficiency; 3. Type of support service for specialized education provided; 4. The initial and continued preparation of the teachers; 5. Their time of service; 6. Their time of teaching in “inclusive” classrooms; 7. Pedagogical practice in “inclusive” classrooms; 8. Suggestions of the teachers regarding the creation of an “inclusive” school. Results revealed: a significant increase of students with diverse types of deficiencies in the regular school system; the urgent plea of teachers for providing training centered on the process of teaching-learning; and the deplorable working conditions of teachers and of the day-by-day school situation. <![CDATA[Maturidade ética e identidade moral: a construção na prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza o problema de educar uma pessoa para a Maturidade Ética e a Identidade Moral. Maturidade Ética diz respeito ao ponto em que uma pessoa pode entender valores e agir de acordo com estes. Identidade Moral define uma pessoa que sabe quem ele ou ela é e que age de acordo com esta consciência. Maturidade Ética e Identidade Moral não são dons naturais e devem ser desenvolvidos por meio da Educação. Escolas devem refletir sobre programas de Educação Moral no currículo dos alunos com a finalidade de lhes oferecer a oportunidade de construir estas duas categorias. Pode ser dito que há Identidade Moral quando uma pessoa rege sua vida sobre valores morais. Identidade Moral revela que uma pessoa desenvolveu a maturidade ética.<hr/>This article focuses the problem of educating a person for Ethical Maturity and Moral Identity. Ethical Maturity concerns to the point a person can understand values and act according to them. Moral Identity defines a person who knows who he or she is and acts according to this consciousness. Both Ethical Maturity and Moral Identity are not natural gifts and because of this, they must be developed through Education. Schools should think about Moral Education programs in students’ curriculum in order to provide them the opportunity to construct these two categories. It can be said that there is Moral Identity when a person rules her or his life upon moral values. Moral Identity reveals that a person has developed ethical maturity. <![CDATA[La transformación de las tecnologías de la información y la comunicación en tecnologías de la educación: componentes de un camino incierto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En los últimos años, el uso de las computadoras y los distintos desarrollos vinculados a las tecnologías digitales de la información y la comunicación han sido presentados no sólo como las herramientas por excelencia para la mejora de la educación, sino como factor de modernización de los sistemas educativos. Sin embargo, el seguimiento de los distintos proyectos llevados a cabo y de las inversiones realizadas, a menudo a costa de deuda externa, no han podido evidenciar que su uso en la escuela signifique una mejora inmediata de los procesos de enseñanza y aprendizaje y de los resultados de los estudiantes. A partir de esta constatación. La primera parte de esta ponencia analizo y problematizo el discurso que inviste a estas tecnologías de poderes especiales para la mejora de la educación, a la vez que configuro los cambios que la ubicuidad de estas tecnologías en la vida cotidiana de niños, niñas y adolescentes están representando en su forma de aprender, de enfrentarse a la información y de valorar el conocimiento. En la segunda, a partir de evidencias aportadas por la investigación, dimensiono los factores asociados al cambio que los sistemas educativos y las escuelas tendrían que promover para convertir las TIC en Tecnologías de la Educación.<hr/>Nos últimos anos, o uso de computadores e os diversos desenvolvimentos relacionados com as tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido apresentados, não apenas como instrumentos por excelência para a melhoria da educação, mas como um elemento determinante na modernização de sistemas educação. No entanto, o acompanhamento de vários projetos realizados e os investimentos, muitas vezes à custa da dívida externa, não foram capazes de demonstrar que a sua utilização nas escolas irá significar uma imediata melhoria do ensino e da aprendizagem, os processos e os resultados dos alunos. A partir dessa contatação é analisado e problematizado o discurso que investe as tecnologias de poderes especiais para melhorar a educação, ao passo que também configura as mudanças que a onipresença destas tecnologias na vida diária de crianças e adolescentes estão representando em sua forma de aprender, de lidar com a informação e de valorizar o conhecimento. Em seguida, a partir das evidências produzidas pela investigação, são dimensionados os fatores associados à mudança que os sistemas de ensino e as escolas teriam que promover para converter as TIC em tecnologias da educação. <![CDATA[Possibilidades e limites de histórias de vida por meio de depoimentos orais na história da formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A história de vida embora se manifeste como uma possibilidade de construção autobiográfica apresenta limites importantes que não podem ser descurados pelo pesquisador que a toma como procedimento de investigação (BOURDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bourdieu faz crítica contundente à história de vida e por isso aponta alguns limites. Este trabalho trata de proceder inicialmente à reflexão sobre essa crítica para apontar possibilidades de pesquisa de história de formação de professores por meio do uso de depoimentos orais. Tem em conta os mesmos alertas feitos ao uso da história de vida como construção historiográfica. Enfatiza a opção pelo uso de depoimentos orais em história de formação de professores, trazendo exemplos de alguns estudos que se mostraram promissores nesse sentido. São eles: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). Trata-se de um estudo vinculado a um projeto de pesquisa sobre história de formação de professores que tem a preocupação de centrar seus dados em depoimentos orais provenientes de professores para corroborar ou problematizar a legislação ou os projetos e currículos de formação, incluindo e, ao mesmo tempo, atribuindo também importância ao sujeito no processo histórico. Nesse sentido, da história da formação também fazem ou fizeram parte os sujeitos que nela estão ou estiveram inseridos. Por isso eles são entendidos como fontes importantes ao lado das tradicionalmente usadas em pesquisa histórica. Busca-se, portanto, pensar sobre a importância de apreender dos sujeitos como eles desenvolveram seu conhecimento durante sua formação profissional, e como ela se vincula ao ideário em voga nos meios educacionais em se tratando de história e espaço.<hr/>Life History as a methodology approach has been seeing as a possibility of an autobiografical construction but also shows some important limits in which the researcher cannot ignore when taking it as an investigation procedure(BORDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bordieu hardly criticizes this approach and this is why he points out some limits about it. This paper deals about a reflection on that criticism and points to possibilities of researches on history of teachers development through oral interviews as well as taking some previous researches on this kind of procedures. This paper also points out for the using of history of life as a historical method construction and emphasizes oral testimonies on history of teachers’ development. It also brings some researches which had good results with this approach. Among them: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). This study is linked to a research project about the history of teacher’s development centering data through teachers’ oral testimonies to corroborate legislation or development projects and curriculum, including and also giving importance to individuals on history process. Looking at this point through teachers’ development history, individuals have such importance as well as other sources of investigation. This paper searches at this point of view the importance and participation of these individuals as well as how they had acquired knowledge during their professional development and how it is linked to educational ideas in vogue through time and history. <![CDATA[Educação e valores: pontos e contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2009000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A história de vida embora se manifeste como uma possibilidade de construção autobiográfica apresenta limites importantes que não podem ser descurados pelo pesquisador que a toma como procedimento de investigação (BOURDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bourdieu faz crítica contundente à história de vida e por isso aponta alguns limites. Este trabalho trata de proceder inicialmente à reflexão sobre essa crítica para apontar possibilidades de pesquisa de história de formação de professores por meio do uso de depoimentos orais. Tem em conta os mesmos alertas feitos ao uso da história de vida como construção historiográfica. Enfatiza a opção pelo uso de depoimentos orais em história de formação de professores, trazendo exemplos de alguns estudos que se mostraram promissores nesse sentido. São eles: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). Trata-se de um estudo vinculado a um projeto de pesquisa sobre história de formação de professores que tem a preocupação de centrar seus dados em depoimentos orais provenientes de professores para corroborar ou problematizar a legislação ou os projetos e currículos de formação, incluindo e, ao mesmo tempo, atribuindo também importância ao sujeito no processo histórico. Nesse sentido, da história da formação também fazem ou fizeram parte os sujeitos que nela estão ou estiveram inseridos. Por isso eles são entendidos como fontes importantes ao lado das tradicionalmente usadas em pesquisa histórica. Busca-se, portanto, pensar sobre a importância de apreender dos sujeitos como eles desenvolveram seu conhecimento durante sua formação profissional, e como ela se vincula ao ideário em voga nos meios educacionais em se tratando de história e espaço.<hr/>Life History as a methodology approach has been seeing as a possibility of an autobiografical construction but also shows some important limits in which the researcher cannot ignore when taking it as an investigation procedure(BORDIEU, 2006), (LEVI, 2006). Bordieu hardly criticizes this approach and this is why he points out some limits about it. This paper deals about a reflection on that criticism and points to possibilities of researches on history of teachers development through oral interviews as well as taking some previous researches on this kind of procedures. This paper also points out for the using of history of life as a historical method construction and emphasizes oral testimonies on history of teachers’ development. It also brings some researches which had good results with this approach. Among them: (ALBUQUERQUE, 2008; CORDEIRO, 2006; KLODZINSKI, 2008; PEROBELLI, 2008). This study is linked to a research project about the history of teacher’s development centering data through teachers’ oral testimonies to corroborate legislation or development projects and curriculum, including and also giving importance to individuals on history process. Looking at this point through teachers’ development history, individuals have such importance as well as other sources of investigation. This paper searches at this point of view the importance and participation of these individuals as well as how they had acquired knowledge during their professional development and how it is linked to educational ideas in vogue through time and history.