Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20100001&lang=es vol. 10 num. 29 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de estudos relativos à pedagogia universitária e à aprendizagem docente, buscando explicitar as relações e os novos sentidos da professoralidade. Assim refletir sobre as formas de intervenção pedagógica pode contribuir para a construção da professoralidade à medida que esse processo reflexivo possibilita responder a determinadas condições, compreendendo a experiência como princípio e não como momento de culminância da aprendizagem docente. Inferimos, pois, que os alicerces constitutivos à pedagogia universitária são a reflexão individual e coletiva, as relações intersubjetivas e interdiscursivas e o conhecimento pedagógico compartilhado que se consubstanciam no ato de aprender a ser professor. Portanto, a pedagogia universitária pode ser pensada como um campo em construção, no qual podemos analisar e compreender os fenômenos de aprender e de ensinar as profissões e, sobretudo, um lugar no qual a docência universitária em ação pode ser revisitada e reconstruída. Nesse sentido, ao analisarmos o contexto universitário, buscamos encontrar formas genuínas de construção de saberes capazes de dinamizar as inovações e a difusão de experiências, considerando o contexto global e local, no qual o processo pedagógico se institui. Enfim, acreditamos que esse espaço constitui-se em um lugar de formação no qual o protagonismo pedagógico é reconhecido como caminho para emancipação dos processos formativos, da aprendizagem de ser professor e da construção da professoralidade.<hr/>This article relates to the university pedagogy and the docent learning that is searching to clarify the relations and the new significations of professorship. Thus, reflecting about the manners of pedagogical intervention can contribute to the construction of professorship as this reflexive process can answer to specific conditions perceiving the experience like the beginning - it is not the moment of the highest point of the docent learning. We infer that the essential bases for the university pedagogy are the individual and collective reflection, inter subjective and inter discursive relations and the shared pedagogic knowledge that consubstantiate at the act of learning to be a professor. Therefore, the university pedagogy can be thought as a field in construction in which we can analyze and understand the phenomena of learning and teaching the professions, above all, a place that the university teaching in action can be rebuilt. In such case, analyzing the university context we searching to find genuine forms of knowledge construction able to become dynamics the innovations and the diffusion of experiences, considering the global and local context in which the pedagogic process sets up. Finally, we believe that this space is constituted by a formation place in which the pedagogic protagonism is recognized as a way to the emancipation of the formative processes of the learning of being professor and the construction of professorship. <![CDATA[Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata um dos processos de intervenção do Grupo Paradigma Educacionais e Formação de Professores (PEFOP) que, por meio de pesquisa-ação, focaliza uma proposta de formação pedagógica continuada dos professores, que frequentaram a disciplina de “Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica”, no Mestrado e Doutorado, no stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O grupo PEFOP atua na Linha de Pesquisa “Teoria e prática pedagógica na formação de professores”. Neste relato, busca-se descrever a experiência vivenciada num processo de formação pedagógica e compartilhar as possibilidades apresentadas pelos docentes a partir do envolvimento nesta caminhada. A investigação sobre a formação pedagógica dos professores universitários acompanha esta pesquisadora por mais de trinta anos, especificamente nos últimos quatorze, por meio da atuação na consolidação do grupo PEFOP. Atualmente, compõem o grupo quatro professores doutores que atuam no PPGE, oito mestrandos, três doutorandos, quatro professores da Graduação, dois alunos PIBIC e dois alunos da Graduação. O grupo tem focado problemáticas sobre os paradigmas inovadores na docência universitária, em especial, o paradigma da complexidade. Incluem também investigações sobre os processos pedagógicos e suas tendências, profissionalização no trabalho docente, formação profissional do professor pesquisador, as metodologias que busquem a produção do conhecimento, entre outros temas. Considerando essas temáticas significativas e relevantes, o grupo tomou como objeto de estudo a “Prática Pedagógica dos Professores Universitários” e desenvolveu esta pesquisa-ação que buscou propor um processo de intervenção com a finalidade de investigar as contribuições dos professores e pesquisadores para a qualificação da docência na Educação Superior, durante a formação continuada no stricto sensu.<hr/>This article reports an intervention processes of the PEFOP (Paradigm Education and Teacher Education), through action research, focusing on a proposal for continuing educational training of teachers, who attended the course “educational paradigms in educational”, at the master’s and doctorate in restric sense of the Post-Graduate Education (NGP), at Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). The group operates in PEFOP Line Research Theory and pedagogical practices in teacher education. In this report, we seek to describe an experience in a process of teacher training and share the possibilities presented by teachers from involvement in this walk. Research on teacher training college attached to this researcher for over thirty years, and specifically in the past fourteen years, through action in the consolidation group PEFOP. Currently make up the group four teachers who work in doctors PPGE, eight Master’s students, three doctoral students, four teachers graduation, PIBIC two students and two graduate students. The group has focused on the problematic paradigm innovators in university teaching, in particular, the paradigm of complexity. They also include research into the pedagogical processes and trends, professionalism in teaching, training of teacher researcher, the methodologies that seek the production of knowledge, among other topics. Considering these issues meaningful and relevant, the group took as its object of study “Pedagogical Practice of University Teachers” and developed this action research that aimed to propose an intervention process in order to investigate the contributions of teachers and researchers for the classification of teaching in higher education, during continuing education course. <![CDATA[Formação de professores, trabalho docente no ensino superior e mercado de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta comunicação apresenta reflexões e resultados de um estudo sobre o trabalho docente no ensino superior problematizando-os em face das novas regulamentações para formar professores por meio da educação a distância. Para tanto, são desenvolvidos argumentos pautados em três focos: a regulamentação, dados quantitativos sobre abertura de vagas nessas modalidades de ensino e considerações sobre os efeitos da implantação no Brasil. As análises são realizadas com referenciais da área das Ciências Sociais. No primeiro conjunto de argumentos são analisadas as bases legais para a modalidade de educação a distância estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e os posteriores decretos, portarias e resoluções, apontando os fundamentos de globalização utilizados para as ações políticas que alteraram o contexto da formação docente no Brasil. O texto apresenta argumentos pautados em dados quantitativos e espaciais no país corroborando as reflexões anteriores e apontando a massificação desse âmbito de escolaridade entre outros pontos. No terceiro foco são analisadas algumas consequências dessa implantação, apontando alterações no âmago do trabalho docente com o uso das novas tecnologias - além de alterações nas condições de trabalho e tensões já visíveis no mercado de trabalho.<hr/>This presentation introduces reflections and results of a study about the teaching work at higher education, questioning them according to the new rules to form teachers by means of online education. In order to do this, arguments are developed based on three points: the regulation, quantitative data about the offer of vacancies on those teaching modalities and considerations about the effects of the implementation in Brazil. The analysis was accomplished based on Social Sciences. At the first group of arguments, the legal basis to the online education was analyzed, established by the Law of Guidelines and Basis of National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Law n. 9.394, on December 20th, 1996) and the following decrees and resolutions, pointing the fundaments of globalization used for the political actions which altered the context of teaching formation in Brazil. Then, there are arguments based on quantitative and spatial data in the country emphasizing the previous reflections pointing the enlargement of this kind of school, among other issues. At the third focus, some consequences of this implementation were analyzed, showing alterations in the teaching work with the use of new technologies - besides the alterations of the work conditions and tensions which could be found already at the job market. <![CDATA[A docência universitária do ponto de vista do trabalho e do recrutamento de novos professores na era atual em Quebec]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda a problemática da docência universitária em Quebec, particularmente em relação ao trabalho e ao recrutamento de professores. Com base em estudos realizados pela Federação Quebequense de Professoras e Professores das Universidades Quebequenses, pela Conferência de Reitores das Universidades Quebequenses, pelo Conselho Superior de Educação, entre outros, apresenta um panorama dos desafios à serem enfrentados quanto à renovação do corpo docente nas Universidades, em Quebec, nas próximas décadas. Enfatizando as transformações pelas quais vêm passando o trabalho docente universitário assim como o seu impacto na pessoa do docente e na capacidade das universidades de renovação do corpo professoral, o texto explora as questões do recrutamento com os doutorandos, da inserção dos professores novos na carreira e das exigências acadêmicas em relação às diferentes tarefas que compõem o trabalho do docente universitário. À guisa de conclusão, aponta pistas relativamente às condições de trabalho consideradas necessárias a atrair, mas sobretudo a reter os professores novos na profissão como: melhor equilíbrio entre as tarefas docentes, conciliação trabalho-família, incentivos financeiros, entre outros.<hr/>Le texte aborde la problématique de l’enseignement universitaire au Québec, plus particulièrement en relation avec le travail et le recrutement des professeurs. Prenant appui sur des études réalisées notamment par la Fédération québécoise des professeures et professeurs des universités du Québec, par le Conseil supérieur d’éducation, par la Conférence des recteurs et des principaux du Québec, il présente un panorama des défis que les universités doivent relever par rapport au renouvellement du corps professoral au Québec dans les prochaines décennies. En mettant l’accent sur les transformations qui affectent actuellement le travail professoral universitaire et leurs impacts sur la personne du professeur lui-même ainsi que sur la capacité des universités à renouveler leur corps de professeurs, le texte explore les questions du recrutement auprès de doctorants, de l’insertion professionnelle des professeurs débutants et des exigences accrues à l’égard de différentes tâches qui composent le travail des universitaires. En guise de conclusion, il indique des pistes relativement à la nécessité d’implanter des conditions de travail capables d’attirer et de retenir les professeurs débutants dans la profession, comme un meilleur équilibre entre les tâches professorales, la conciliation travail-famille, des incitatifs financiers, entre autres. <![CDATA[As especificidades da docência no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é fruto de uma reflexão sobre a minha experiência como docente da educação superior e sobre as especificidades dessa docência. Inicio a reflexão por dois aspectos da docência no ensino superior que considero marcantes: a formação do profissional e o aluno adulto. Reflito também sobre os saberes pedagógicos para a docência do ensino superior, os efeitos corrosivos da burocratização pedagógica e os efeitos na desprofissionalização dos docentes. Finalizo, apresentando os desafios contemporâneos para a docência no ensino superior: 1. A educação como mercadoria; 2. A sociedade da informação; 3. A banalização do trabalho docente no ensino superior. Os desafios da docência no ensino superior provocam, muitas vezes, desgastes, juntamente com um sentimento de perda e fracasso. A banalização desse docente é velada e silenciosa.<hr/>This article is the result of a reflection on my experience as a teacher in higher education, and on the specific characteristics of that teaching. It begins with a discussion of two characteristics of teaching in higher education which I believe are significant: the training of the professional and the adult student. It also reflects on the teaching skills for teaching in higher education, the corrosive effects of the educational bureaucracy, and the de-profissionalization of teachers. Finally, it presents the contemporary challenges to teaching in higher education 1. Education as a commodity, 2. The information society; and 3. The trivialization of teaching in higher education. The challenges of teaching in higher education often cause stress, and a sense of loss and failure. The trivialization of teaching is veiled and silent. <![CDATA[A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a interação professor-aluno em sala de aula. Para a coleta de dados foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro com uso de entrevistas e o segundo com questionários. Os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo e os dados dos questionários à Análise Fatorial. A amostra foi composta de alunos de 8º semestre dos três períodos do curso de Administração de duas universidades privadas, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados finais sugerem que os alunos valorizam a atuação do professor que adota uma abordagem humanista na sua opção pedagógica. Nesta abordagem, o professor exerce um papel de facilitador de um aprendizado centrado no aluno.<hr/>This article shows the results of a research about the teacher-student interaction inside the classroom. For the collection of data it was used of the methods qualitative and quantitative. The first one with use of interviews and as with questionnaires. The data of the interview had been submitted the Analysis of Content and the questionnaires the Factorial Analysis. The sample was composed of the students of the 8º semester of three periods in the course of administration in two private universities, both located in the São Paulo city. The end results suggest that students appraise the teacher style that adopts a humanistic approach for his pedagogical option. In this approach the teacher plays the role of a facilitator in a student-oriented learning process. <![CDATA[Dez anos de revista Diálogo Educacional (2000-2009): histórico e evolução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O papel desempenhado pelas revistas científicas para divulgação dos resultados de pesquisas e novas descobertas tem contribuído para a consolidação da ciência como difusora do conhecimento científico Com o objetivo de analisar diacronicamente os dez anos da Revista Diálogo Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, este estudo utiliza a técnica de pesquisa biografia institucional. Realiza um levantamento histórico, iniciando com a criação e os marcos do desenvolvimento e consolidação da revista. Demonstra a trajetória desse veículo de comunicação científica voltada ao debate e discussão acerca da área Educação. Apresenta os resultados da análise dos 28 números publicados desde sua criação, em 2000, até 2009 e identifica que a revista já conseguiu alcançar visibilidade nacional, porém sua consolidação na área ainda depende do aprimoramento de seus critérios de qualidade e da busca do reconhecimento internacional por meio de estratégias constantes de seu planejamento.<hr/>The role carried out by the scientific journals for popularization of the results of researchers and new discoveries has been contributing to consolidation of the science of the scientific knowledge. The objective of the article consists of a reflection about the ten years of the Journal Diálogo Educacional linked to the Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu in Education of the Pontifícia Universidade Católica do Paraná, using the technique of research institutional biography, which consists of historical rising of creation, development and consolidation. It demonstrates the path of that vehicle of scientific communication returned to the debate and discussion concerned about Education. To presents the results of the analysis of the 28 numbers published from your creation of 2000-2009 and it identifies that the journal already got to reach national visibility, however the road to be conquered for your consolidation in the area which intends it still depends on the your quality criteria and the search of the international recognition through strategies that will be traced next years. <![CDATA[Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se situa no contexto da pesquisa “Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação”, desenvolvida no período de 2006 a 2009, com o apoio do CNPq. Analisa a construção da perspectiva da educação intercultural no continente latino-americano, destacando as principais contribuições que têm enriquecido esta abordagem, tanto do ponto de vista teórico quanto de suas implicações nos processos educacionais e sociopolíticos dos diferentes países. Parte das contribuições da educação escolar indígena, considerada a origem desta preocupação em nosso continente, apresenta contribuições dos movimentos negro, tendo presente sua diversidade de configurações no continente, e destaca as experiências de educação popular desenvolvidas no continente e, neste contexto, a figura de Paulo Freire como especialmente relevante para o aprofundamento da perspectiva da educação intercultural. Assinala também a incorporação da educação intercultural nas reformas curriculares dos anos 90 e a tendência a transformá-la em elemento funcional aos sistemas sociopolíticos vigentes. Aborda a perspectiva crítica da interculturalidade, que a considera como um dinamismo orientado a uma transformação estrutural das sociedades latino-americanas. Nesta ótica, dá especial ênfase às reflexões do grupo “modernidade-colonialidade”, constituído por um conjunto de especialistas que centram sua análise nas relações de poder presentes no continente em todo seu processo de formação histórica. Este estudo procura evidenciar o aspecto plural, complexo e original da construção da perspectiva da educação intercultural na América Latina.<hr/>This article is part of the research entitled “Multiculturalism, Human Rights and Education”, developed between 2006 and 2009, with the support of CNPq. It intends to analyze the construction of an intercultural education perspective in Latin America, accentuating the importance of the main contributions which have enriched and improved this approach, both from the theoretic point of view and the implications in the educational and sociopolitical processes in different countries. The starting point is the indigenous school education contribution, considered by the unanimity of the experts as the place where the intercultural preoccupations started. It describes and characterizes the main phases of the indigenous school education development. It also shows the Negro Movements contributions, taking into account the variety of their reality in the continent. The richness of the popular education experiences developed in the continent is also emphasized and, in this context, the contribution of Paulo Freire as an especially important thinker for the improvement of the intercultural education perspective. It also marks the intercultural education incorporation in the curriculum reforms of the 1990s and the tendencies in turning it into a functional element for the current sociopolitical systems. It discusses the interculturallity critical perspective, which considers it as a dynamism directed to a structural transformation of the Latin American societies. From this view, it gives special attention to the reflections of the group “modernity-coloniality”, composed by some specialists of various countries that focus their analyses at power relations which are part of the continent historical conformation process. Through all the text, we try to show the plural, complex and original aspect of the construction of an intercultural education perspective in Latin America. <![CDATA[Formação de professores no ensino religioso brasileiro na modalidade de educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A dimensão continental do país e a carência de uma formação específica para o Ensino Religioso, especialmente a partir da alteração do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, trouxeram o desafio de um processo formador. Para levantar o perfil dos cursos de Ensino Religioso e suas diferentes concepções, foi feito um mapeamento a partir de documentos disponibilizados pelas instituições de ensino pela internet no período de novembro de 2008 a fevereiro de 2009. Os dados apontam que está sendo gerado um Programa de Formação de Professores em Exercício preocupado com a qualidade dos cursos e seus ambientes de aprendizagem. Os cursos pesquisados apontam atividades de ensino que se articulam em torno de metodologias e que envolvem o uso das tecnologias da informação e comunicação, a exposição de conteúdos por meio de encontros síncronos e assíncronos. A composição das disciplinas oferece ao professor um conhecimento global sobre as grandes religiões que existem no Brasil, mas ressaltamos que o Ensino Religioso não visa ao estudo de religiões e nem pretende ser uma complementação filosófica na escola. Por isso, é preciso prosseguir retomando a prática e a teoria para uma reflexão sobre a ação docente.<hr/>The country’s continental size and lack of specific training for Religious Education, especially since the amendment of Article 33 of the Law of Directives and Bases of National Education, brought the challenge of a process trainer. To raise the profile of courses in Religious Education and its various designs, was made a mapping from documents provided by institutions through the Internet from November 2008 to February 2009. Data show that is being generated a Program Teacher Training Exercise concerned about the quality of teaching and their learning environments. The courses surveyed suggest teaching activities that revolve around methodologies and involving the use of information technology and communication, the exposure of content through meetings and asynchronous. The composition of the subjects the teacher provides a global knowledge about the major religions that exist in Brazil, but stressed that the Religious Education does not cover the study of religions and not intended as a complement philosophical school. Therefore it is necessary to continue taking up the practice and theory to reflect on the teaching. <![CDATA[Educação a distância no ensino superior: uma possibilidade concreta de inclusão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discutimos a inclusão social e a educação superior a distância. Para isso, partimos de algumas definições de Educação a Distância (EAD); em seguida, traçamos um breve histórico da EAD, suas bases legais no Brasil e seus indicadores de qualidade; por fim, apresentamos alguns modelos usados no Ensino Superior a Distância, destacando como uma instituição universitária particular, que oferece cursos de graduação a distância, contribui para a inclusão social. Concluímos que, no início, a Educação a Distância era vista como algo totalmente desvinculado da educação presencial. Porém, hoje, estamos assistindo a uma aproximação no sentido de uma contribuição mútua. Ao invés de ser vista como uma rival, a EAD traz novas possibilidades de comunicação e informação, além de fazer com que repensemos nossas práticas. Portanto, as duas modalidades podem conviver em harmonia, aproveitando o que de melhor cada uma oferece.<hr/>At this article we discuss the social inclusion and the Distance Superior Education. To do that, we start with some Distance Education definitions; then, we show a brief description of the Distance Education, its legal bases in Brazil and its indicators of quality; at least, we present some models used at the Distance Superior Education, emphasizing how a private University Institution which offers Distance Graduation Courses contributes to the social inclusion. <![CDATA[Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute como o conceito de Atividade, compreendido como unidade de análise do desenvolvimento humano, pode fundamentar o trabalho do professor na organização do ensino, de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural. Para isso, aborda os processos de apropriação da cultura humana e o papel do trabalho coletivo na constituição dos sujeitos, destacando a atividade de ensino como um modo de realização da educação escolar. Nesse sentido, o texto apresenta e discute as potencialidades do conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE) que, ao ser planejada e desenvolvida a partir dos elementos da Atividade - necessidade, motivos, objetivos, ações e operações, possibilita o desenvolvimento do psiquismo dos sujeitos que a realizam. A qualidade de mediação da Atividade Orientadora de Ensino se evidencia ao possibilitar que o sujeito singular se aproprie da experiência humana genérica na direção do pensamento teórico.<hr/>This article discusses how the concept of activity, understood as the unit of analysis of human development, can support the teacher’s work in the organization of teaching, according to the theoretical and methodological assumptions of cultural-historical psychology. For this purpose, it discusses the appropriation processes of human culture and the role of the collective work in the subject constitution, highlighting the teaching activity as an achievement way of school education. In this sense, the text presents and discusses the potential of the concept of Teaching Guiding Activity which, as it is planned and developed from elements of Activity - need, motive, objectives, actions and operations, enables the development of subjects’ psychism in activity. The quality of mediation in the Teaching Guiding Activity is evidence when it allows the singular subject to take possession of the generic human experience toward theoretical thinking.