Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20100002&lang=pt vol. 10 num. 30 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A formação des(continuada) dos professores temporários: provisoriedade e qualidade de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a formação continuada de professores temporários em exercício na rede estadual paulista, considerada uma das maiores redes públicas de ensino do mundo. O trabalho realizado por tais docentes, principalmente os denominados eventuais, tem sido ignorado pelas administrações municipais e estaduais, que não valorizam a existência desses profissionais diante das elevadas taxas de absenteísmo docente, bem como sua importância para a garantia do cumprimento dos dias e horas letivas legalmente exigidos. Negligenciados pelas políticas educacionais no que tange aos investimentos na formação continuada e na valorização no âmbito da própria carreira, os professores temporários apresentam vínculos contratuais extremamente frágeis, o que interfere profundamente na constituição desse sujeito como professor, bem como na maneira de conceber a escola, a profissão e o ensino, fazendo-o relacionar sua condição transitória de professor temporário à natureza do trabalho que desenvolve, conferindo um caráter provisório e precário às próprias ações, o que fica expresso no emprego cada vez mais comum entre professores denominados eventuais, do termo “eventuar”, ao invés de “lecionar”, empobrecendo e simplificando o próprio trabalho, ao mesmo tempo em que colabora para a manutenção de um insuportável grau de improvisação e precariedade do trabalho pedagógico, repercutindo, profundamente, no seu processo de formação continuada.<hr/>The article discusses the continued formation of temporary teachers in exercise in the São Paulo state network, considered one of the biggest networks of public education in the world. The work done by these teachers, mainly the known by eventual, has been ignored by municipal and state administrations, that do not value the existence of those professionals given the high rates of teacher absenteeism, as well as her importance for the guarantee of the fulfillment of the days and academic hours lawfully required. Ignored by the educational politics with regard to the investments in the continued formation and the valorization in the scope of the own career, the temporary teachers has contractual links extremely fragile, what intervenes deeply with the constitution of this citizen as teacher, as well as in the way to conceive the school, the profession and the education, making relate his transitory condition of the temporary teacher to the own actions, marked by use of the term “eventuar” instead of “teach”, causing the impoverishment and the simplification of the own work, at the same time in that collaborates for the maintenance of an unbearable degree of improvisation and precariousness of the pedagogical work, having deep repercussions in his trial of continued formation. <![CDATA[A escola: a grande ausente da formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa identificou e analisou os modelos de formação continuada de professores no município de Ponta Porã, MS, verificando o papel da escola na articulação desta com o trabalho pedagógico dos professores. Iniciou-se com levantamento nas Secretarias de Educação Municipal e Estadual e escolas particulares, sobre os programas de capacitação oferecidos de 2001 a 2006. Foram escolhidas três escolas de cada rede pública e duas escolas particulares, tendo como critério a participação dos envolvidos nos cursos analisados. Em cada escola foram entrevistadas as equipes pedagógicas e três professores. Com as entrevistas, pretende se verificar como as escolas incentivaram ou indicaram a participação dos docentes em cursos de qualificação; verificaram a aplicação dos conteúdos trabalhados nas capacitações; acompanharam e avaliaram a incorporação desses profissionais no trabalho desenvolvido. Os dados apontaram capacitações diversificadas e ministradas por meio de palestras e seminários, desenvolvidas por especialistas externos à escola. A equipe pedagógica realiza o controle do trabalho do professor comparando os conteúdos ensinados com o planejamento. Nas escolas, não há discussões coletivas dos problemas da prática, iluminado pelas reflexões propiciadas nas capacitações. A motivação para a participação nas formações é algo intrínseco ao professor. Pode-se observar que a escola é a grande ausente no processo de formação. A análise da questão aponta para a necessidade de se pensar em formação, coordenada pela escola e na escola, mediante a qual os professores re-inventariam a sua prática, participando ativamente, como sujeitos e colaboradores da formação, sendo articulada pelo projeto pedagógico da escola, com o qual todos estariam comprometidos.<hr/>This research has identified and analyzed the formats of continuing teacher’s training in the municipality of Ponta Porã, MS, analyzing the school role in relation to the pedagogical practice of the teachers. We initiated a survey about the programs of teachers’ continuing education offered from 2001 to 2006 in the State and Municipal Secretariats and private schools. Six public and two private schools were chosen, having as criterion, the participation of the teachers in the analyzed courses. In each school the pedagogical team and three teachers were interviewed. The interviews intended to verify how the schools, by means of the pedagogical team, had stimulated or indicated the participation of the teachers in the teachers’ education courses, had verified the practical pedagogical applications related to the contents dealt with in the courses and in which ways they had followed and/or evaluated the incorporation of the courses related content in the classroom. The results showed diversified courses taught in seminars and lectures, planned by external specialists. The pedagogical team controls the teachers work and compares the contents taught with the planning. In the schools, there is no collective discussions about the practices informed by the reflections included in the courses. The motivation for participation in the courses is intrinsic to the teacher. We can observe that the school is the great absentee in the process of teacher’s training. The analysis of the question points to the necessity of thinking about teacher’s training courses coordinated by the school and at the school, by means of which the teachers would reinvent their daily practices, participating actively as subjects and collaborators of the continuing education, which would be articulated by the pedagogical project of the school, with the commitment of teachers, directors and coordinators. <![CDATA[Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores. Toma como referência pesquisas realizadas no período de 2005 a 2008, pelo grupo de pesquisa Práxis educativa: dimensões e processos. O ponto de partida para o estudo são depoimentos de professores sobre o processo de formação continuada, e as análises apoiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do descritivo ao compreensivo, passando pelo nível explicativo. Destaca o contexto em que se institui a formação continuada no Brasil e as atuais exigências para o desempenho profissional do professor.<hr/>This paper has as main goal to analyse some contributions for continuous development for teachers’ professional development. Some investigations taken from 2005 to 2008 are reference and the base of the study. They were performed through the research group Education Praxis: dimensions and processes. Teacher’s testimonials about the continuous development process are the starting point for the investigation, and the analysis are focused on Santos (2005) systematization, establishing in teaching words different knowledge levels. From the descriptive to the understanding level, also passing through the explanatory one. This paper calls attention for the context in which the Continuous Development takes part in Brazil as well as the demands for the Professional Teachers’ Development. <![CDATA[O caráter simbólico e prático da formação permanente para professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo traz uma discussão sobre a formação permanente de professores. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com enfoque na teoria das representações sociais, e teve como objetivo compreender o que pensam e o que sugerem os professores sobre formação permanente. Para captar esses sentidos, foi aplicado um questionário a sessenta e dois (62) professores que lecionam desde educação básica ao ensino superior nas redes pública e privada. As respostas às questões propostas foram analisadas com o apoio do software ALCESTER, cuja função é filtrar o essencial da mensagem contida em um texto. As análises apontam que as ações de formação não devem ser planejadas de forma isolada, uma vez que os professores são sujeitos ativos desse processo de construção pessoal e profissional. As representações sociais são, pois, um misto das ideias e crenças que os professores acumularam sobre o trabalho que desenvolvem e a formação permanente que buscam e que recebem, associam-se ao sentimento e à consciência de pertencerem a um grupo, de serem profissionais que interagem com o meio e os outros. Este estudo vem, portanto, confirmar a relevância da teoria das representações sociais como ferramenta apropriada para compreender os objetos educacionais como um todo e a formação dos professores, em particular.<hr/>This study presents a discussion about permanent education for teachers. It is a qualitative research that focused on the social representations theory, aiming at understanding what teachers think and suggest about permanent education. In order to achieve this, we had sixty two (62) teachers from elementary school, high school and college and universities, public and private, answer a questionnaire. Their answers were analyzed with the support of the software ALCESTER, which filters a text to obtain its central meaning. The analyses indicate that permanent education initiatives must not be isolatedly planned since the teachers are active subjects in this personal and professional process construction. The social representations are a mix of ideas and beliefs that the teachers have accumulated about both the work that they do and the continuing education that they need and actually get, and are associated to the feelings and awareness they have of belonging to a group as professionals that interact with others and with the environment. This study corroborates the importance of the social representations theory as an appropriate instrument to understand the educational objects as a whole and teachers’ permanent education initiatives in particular. <![CDATA[Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação continuada é um processo que perpassa a vida profissional dos professores e está presente tanto nos espaços formais de aprendizagem, quanto nas experiências reflexivas decorrentes das atividades profissionais docentes. Considerando esta temática, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo estudar o processo de desenvolvimento profissional de uma professora universitária diante da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sua prática docente. A coleta de dados contemplou: 1) a identificação de diferentes aspectos relacionados ao desenvolvimento do professor nos contextos pessoal, social e profissional; 2) o relato das principais mudanças apresentadas na sua prática docente a partir do uso das TICs; e 3) o reconhecimento dos estímulos internos e externos envolvidos no processo de mudança quanto ao uso de ferramentas tecnológicas. A professora pesquisada, identificada como Ana, trabalha há 54 anos na docência, dos quais, 33 anos como professora formadora do ensino superior. Fundamentaram teoricamente a pesquisa Huberman (1992), Vygotsky (1993, 2000), Lévy (1997), Romanowski (2007), Santos (2002) e Nóvoa (2000). Os resultados apontaram para a influência de significações constituídas no âmbito pessoal e profissional, destacando-se características como aprendizado constante, investimento permanente na sua formação, atuação com foco no aluno e estudo e desenvolvimento de estratégias inovadoras para o processo ensino-aprendizagem. A prática docente da professora formadora é permeada pela abstração e generalização de conceitos apreendidos nas interações sociais, culturais e históricas. A professora demonstrou que, independente da idade, continua investindo na constituição da sua profissionalidade docente.<hr/>The continuing teacher formation is a process that passes by the professional life of the professor and is present in both, the formal spaces of learning and the reflexive experiences related to the teaching professional activities. Bearing in mind this theme, the current article presents the results of a research that had the aim to study the process of a university teacher’s professional development due to the use of the new information and communication technologies (ICT) in her teaching work. The collection of data has contemplated: 1) the identification of different aspects related to the professor’s development in personal, social and professional contexts; 2) the story of the main changes presented in her practice from the use of the ICT; and 3) the recognition of the internal and external involved stimuli in the changing process, taking into consideration the use of technological tools. The investigated teacher, identified here as ANA, has been working for 54 years and, in 33 of these, as a superior teacher educator. The research has been based on Huberman (1992), Vygotsky (1993, 2000), Lévy (1997), Romanowski (2007), Santos (2002) and Nóvoa (2000). The results have pointed to the influence of the constituted signification in personal and professional scope, highlighting characteristics such as constant learning, and permanent investment in her teaching work, performance focused on the student, and study and development of innovative strategies for the teaching-learning process. The work of this teacher educator is permeated by the abstraction and generalization of apprehended concepts in social, cultural and historical interactions. The professor has demonstrated that, apart from age, she continues investing in the constitution of her teaching profissionality. <![CDATA[Formação continuada de professores na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o que dizem as teses e dissertações (1986-2005) sobre o assunto?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procurou analisar as teses e dissertações produzidas, entre 1986 e 2005, sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/PBH), tendo como foco a formação docente. As produções acadêmicas levantaram muitas críticas em relação à formação “inicial” de professores. Muitos problemas também foram citados sobre a formação continuada dos profissionais do ensino e as limitações da escola como locus privilegiado dessa formação. Por fim, este estudo enfatizou as soluções encontradas na (pela) própria RME/PBH para enfrentar os problemas relacionados ao desenvolvimento profissional de seus professores.<hr/>This article sought to analyze dissertations and thesis, defended between 1986 and 2005, about Belo Horizonte metropolitan school district, focusing upon teacher education. These academic works brought up a lot of critiques about pre-service teacher education. They emphasized also many problems at in-service teacher education and the limitations of school as a privileged place where teacher training might occur. Finally, this study highlighted too some of the solutions this School District has found in order to face problems related to its teachers’ professional development. <![CDATA[Estudos sobre trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procura sintetizar as principais tendências de pesquisa nos estudos sobre o trabalho docente, a partir da análise de resumos de trabalhos indexados nos últimos 20 anos. Elenca as temáticas e abordagens metodológicas mais recorrentes, como o objetivo de estabelecer um panorama preliminar do estado da arte da pesquisa sobre trabalho docente no Brasil. Os subtemas escolhidos como descritores da pesquisa na base de dados estabeleceram como recorte o universo da educação básica e buscaram exarar as temáticas mais freqüentes nos trabalhos em tela, a fim de estabelecer sumariamente um quadro das discussões de conteúdo presentes na investigação sobre o trabalho docente.<hr/>This work seeks synthesize the main trends of research in the teaching work’s studies, considering the summaries analysis of index works in last twenty years. The article lists the more recurrent thematic and methodological approaches, searching establish a preliminary panorama of the state of the art of the teaching work’s research in Brazil. The chosen subjects as keyworks of the research in the database had established in the basic education universe and had showed the most frequent thematic in analyzed works, in order to summarily establish a map of the content in the teaching work’s research field. <![CDATA[Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As concepções sobre formação continuada de professores e suas interpretações em publicações que as veiculam com relativa facilidade, mais os pensamentos dos professores, sujeitos dessa formação e quem as vivenciam, não estão disponibilizados para a consulta por parte dos pesquisadores de profissão, dos políticos e desses mesmos professores que, no cotidiano escolar, pouco sabem da problemática dos outros colegas e da literatura sobre a formação continuada. Por isso, a modo de síntese informativa e para fundamentar algumas de nossas análises, apresentamos dados coletados em pesquisas e no desenvolvimento de atividades de formação continuada, com os coletivos docentes de instituições escolares e outros docentes com quem os têm proporcionado ao longo de quase duas décadas. A formação de professores continua sendo um dos principais problemas da educação. Entretanto, existem problemas estruturais da sociedade e da educação que condicionam esta formação e concretamente a formação continuada da que tratamos neste texto. Estamos propondo a FCPS para ultrapassar concepções e práticas de formação continuada que não são continuadas, pouco formam, pouco valorizam e até algumas vezes desvalorizam os professores. Também estamos propondo a pesquisa coletiva como um modo de formar pesquisando e pesquisar formando. Porém com fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisa diferenciados, que valoram os conhecimentos dos professores, objetivam a construção do coletivo para que este, compreendendo seu espaço, como um todo institucional, construa a realidade atendendo a seus interesses e necessidades.<hr/>The conceptions and interpretations about continued education for teachers are in publications that convey relatively easily, but the thoughts of teachers, subjects of this experience and who experiences available for consultation by researchers, politicians and those teachers in the school daily, know just a little of the problems of other colleagues and the literature about continued education. Whence, the mode of summary information and to support some of our analysis, we present data built on research and development of continuing education activities, with a collective of teachers’ schools and other teachers with whom they have provided over almost two decades. Teacher education remains one of the main problems of education. However, there are problems ideological, social, political, economic and management education that affect this formation and concretely the continued formation of which we treat in this text. We’re proposing the “Continuing Formation Teachers in-Service - CFST” to overcome concepts and practices of continuing education that aren’t continuous, a little form, little value and even sometimes devalue teachers. We’re also proposing a collective research as a way of searching and search form forming. But with the theoretical and methodological research different, who value teachers’ knowledge and aim to build the collective for it, including its space as a whole institutional construct the reality given their interests and needs. <![CDATA[Por uma abordagem intercultural da educação: levar a cultura a sério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância de se considerar a dimensão cultural da educação é reconhecida cada vez mais não somente pelos investigadores e trabalhares da educação, mas também pelos responsáveis dos sistemas educativos. No entanto, nem sempre se sabe o que isso abrange precisamente. Este artigo procura refletir sobre as diferentes facetas da dimensão cultural da educação, bem como a respeito das armadilhas que o conceito de cultura, tão difícil de definir, pode ocultar. Procurando refutar o discurso universalista que nega ou minimiza a dimensão cultural, a educação intercultural utiliza um discurso que às vezes escorrega para o culturalismo, congelando a outra pessoa em diferenças imutáveis. Para evitar a escolha da sacralização das culturas, trata-se de conceber a interculturalidade como uma dialética entre o valor da diferença e o valor de igualdade. É então possível levar em conta a cultura e, por conseguinte, a diferença cultural, sem, no entanto, provocar um fator de divisão entre os seres humanos.<hr/>The importance of taking into account the cultural dimension of education is increasingly recognized by researchers and practitioners in education, but also by those responsible for educational systems. Yet one does not always know what it exactly means. This article presents a reflection on the various facets of the cultural dimension of education as well as on the pitfalls of the concept of culture, so difficult to define. In its effort to counter the universalist discourse that denies or minimizes the cultural dimension, intercultural education opposes a discourse that sometimes drifts into culturalism, fixing the Other in immutable differences. To avoid the pitfall of the sacralization of cultures, interculturality is to be conceived as a dialectic between the value of difference and the value of equality. It is then possible to take culture into account, and therefore cultural difference, but not as a factor of division among human beings. <![CDATA[Docencia para facilitar el aprendizaje activo y autorregulado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante el desarrollo de las tareas propias del currículum, los profesores pueden ofrecer modelos a sus alumnos y discutir con ellos la aplicación de estrategias de autorregulación a situaciones cotidianas de aprendizaje. Este trabajo se centra en analizar las bases conceptuales de un programa basado en el enfoque procesual del aprendizaje autorregulado, para ser empleado en distintos contenidos y asignaturas de primer año de carreras universitarias. Se examina el concepto autorregulación del aprendizaje, la importancia del fomento de la autorregulación del aprendizaje efectuado por los docentes durante sus clases habituales, y el entrenamiento y desarrollo de competencias de autorregulación del aprendizaje. Seguidamente se describe un programa de docencia para facilitar el aprendizaje activo y autorregulado que se orienta (1) a la planificación del estudio y (2) a las estrategias cognitivas de aprendizaje, mediante la reflexión y experimentación efectuadas por el estudiante.<hr/>Durante o desenvolvimento das tarefas do currículo, os professores podem fornecer modelos para os seus alunos e discutir com eles a aplicação de estratégias de autorregulação para a aprendizagem de situações cotidianas. Este trabalho centra-se na análise dos fundamentos conceituais de um programa baseado no enfoque processual da aprendizagem autorregulada, para ser usado em diferentes conteúdos e disciplinas de cursos universitários do primeiro ano. Examina o conceito de autoaprendizagem, a importância de incentivar a autorregulação da aprendizagem realizada pelos professores durante suas aulas regulares, de formação e desenvolvimento de competências de autoaprendizagem. Em seguida, descreve um programa de ensino para facilitar a aprendizagem ativa e a autorregulação que visa: (1) a um estudo de planejamento e (2) a estratégias cognitivas de aprendizagem, por meio da reflexão e experimentação conduzida pelo estudante. <![CDATA[As condições do ensino de filosofia no estado do Tocantins]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2004, cinco pesquisadores brasileiros desenvolveram uma pesquisa por solicitação da Unesco para o mapeamento das condições do ensino de Filosofia nas diversas regiões brasileiras, em seus diversos níveis, com ênfase especial na educação média. Neste trabalho, o Estado do Tocantins somente aparece no que diz respeito à quantificação de aulas semanais de Filosofia no ensino médio, no caso, ao menos duas aulas semanais durante um ano. Diante disso, pus-me a seguinte inquirição: Quais são as condições do ensino de Filosofia, no nível médio, na rede pública de ensino do Estado do Tocantins? Objetivei, assim, com base nessa problemática, investigar entre os(as) professores(as)/trabalhadores(as), as condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins na rede pública de ensino, com ênfase no ensino médio e, conseqüentemente, buscar subsídios para intervenção prática, num contexto de retorno obrigatório da Filosofia para o nível médio de ensino e, por fim, servir de auxílio à criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Tocantins.<hr/>In 2004, five Brazilian researchers developed a survey upon the request of Unesco in order to map out the conditions of Philosophy in various Brazilian regions, in its various levels, with special emphasis on high school education. In the said research, the state of Tocantins only appears in reference to the quantification of weekly philosophy classes in High School, that is, at a minimum of two weekly classes during the school year. Considering this, I pursued the following line of inquiry: What are the conditions of the teaching of Philosophy in the high school level within the public school system in the state of Tocantins? Taking this question into account, I set out to investigate, among the teachers, the teaching conditions of Philosophy in the public school system in the state of Tocantins, with an emphasis on the High School level and, consequently, seek data for practical intervention, in the context of the return of Philosophy as a required subject in High School education, and to that end, contribute to the creation of the Philosophy course at the Federal University of Tocantins. <![CDATA[A iniciação científica no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar um panorama da Iniciação Científica (IC) e do PIBIC nas universidades estaduais do Paraná, focando principalmente a Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 1995 e 2005. Para tanto, a partir dos Anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC), é possível observar que a IC se institucionaliza de forma gradual no conjunto das instituições analisadas, e também é significativo o movimento crescente de comunicações apresentadas ao longo do período ao lado de uma relativa instabilidade no número dessas comunicações. Atualmente, as cinco universidades estaduais paranaenses estão fortemente envolvidas com projetos de IC, mas cabe destacar a primazia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da UEL.<hr/>The objective of this article is to present a survey of the Scientific Initiation (SI) and of the PIBIC in the states universities of Paraná with a focus in Universidade Estadual de Londrina (UEL), between 1995 and 2005. In order to do that, from Annals of the Annual Meeting of Scientific Initiation (EAIC) is possible to observe that the SI is institutionalize of gradual form in the set of the analyzed institutions, and also is significant the increasing movement of communications presented to the long period to the side of a relative instability in the number of these communications. Currently, the five institutions are strong involved with projects of SI with a leadership to the Universidade Estadual de Maringá (UEM) and UEL. <![CDATA[Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar um panorama da Iniciação Científica (IC) e do PIBIC nas universidades estaduais do Paraná, focando principalmente a Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 1995 e 2005. Para tanto, a partir dos Anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC), é possível observar que a IC se institucionaliza de forma gradual no conjunto das instituições analisadas, e também é significativo o movimento crescente de comunicações apresentadas ao longo do período ao lado de uma relativa instabilidade no número dessas comunicações. Atualmente, as cinco universidades estaduais paranaenses estão fortemente envolvidas com projetos de IC, mas cabe destacar a primazia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da UEL.<hr/>The objective of this article is to present a survey of the Scientific Initiation (SI) and of the PIBIC in the states universities of Paraná with a focus in Universidade Estadual de Londrina (UEL), between 1995 and 2005. In order to do that, from Annals of the Annual Meeting of Scientific Initiation (EAIC) is possible to observe that the SI is institutionalize of gradual form in the set of the analyzed institutions, and also is significant the increasing movement of communications presented to the long period to the side of a relative instability in the number of these communications. Currently, the five institutions are strong involved with projects of SI with a leadership to the Universidade Estadual de Maringá (UEM) and UEL.