Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20100003&lang=pt vol. 10 num. 31 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A formação continuada de professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): o caso do projeto Escolas em Rede, da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca discutir as práticas de formação continuada de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no interior da atual política pública de inclusão digital, implantada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) - o projeto Escolas em Rede. Nele analisam-se as metodologias de ensino utilizadas nos processos de formação dos professores, assim como os ambientes de aprendizagem e materiais didáticos privilegiados nas ações do programa em questão. Analisa-se, também, o processo de formação dos professores a partir da documentação do projeto da SEE-MG, buscando compreender paralelamente a visão dos professores, formadores e coordenadores envolvidos na proposta de capacitação. O artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, com duas turmas de professores que participaram dos processos de formação desenvolvidos pelo projeto de inclusão digital Escolas em Rede, da SEE-MG. A análise dos dados da pesquisa evidencia que a política de inclusão digital da SEE-MG vem sofrendo (d)os mesmos problemas de outras políticas públicas históricas da área, visto necessitar de melhor infraestrutura tecnológica e de pessoal para dar suporte às práticas de uso das TIC nas escolas. Além disso, há ainda um caráter de verticalização na implantação do projeto, considerando que em nenhum momento a política dialoga com a realidade dos professores e de suas escolas de origem, ocasionando um distanciamento entre o programa da SEE-MG e as reais demandas das instituições de ensino e educadores da rede estadual.<hr/>This article seeks to discuss the practices of teachers continuing formation for the use of information and communication technologies inside the present public policy of digital inclusion, implemented by the Department of Education of Minas Gerais State - the Escolas em Rede project. In it, the teaching methodologies used in the processes of teachers’ formation are analyzed, as well as the learning environments and the learning materials privileged in the actions of the program. The process of formation of teachers is also analyzed based on SEE-MG project’s documentation, aiming to understand, at the same time, the vision of teachers, trainers and coordinators involved in the proposed training. The article is the result of a Msc. qualitative research, in the form of a case study, with two classes of teachers who participated of the training processes developed by the project of digital inclusion Escolas em Rede, of SEE-MG. The analyses of the survey data highlights that the policy of digital inclusion of SEE-MG has been suffering of the same problems as other historical public policies in the area, since it needs better technological infrastructure and personnel to give support to the practices of use of the ICT in schools. Furthermore, there is still a vertical implementation of the project, considering that the policy does not relate to the reality of teachers and their schools of origin, at any time, causing a gap between the SEE-MG program and the real demands of the educational institutions and the educators of the State. <![CDATA[Grupos de pesquisa: o acolhimento aos habitantes, visitantes e transeuntes de um ambiente virtual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é fruto da análise de uma experiência bimodal planejada em grupo de estudos inserido no contexto de um grupo de pesquisa chamado Grupo de Estudos Professor Escola e Tecnologias Educacionais (Gepete) e seu grupo de ingresso chamado Gepetinho. A temática de estudo centrou-se na tríade professor, escola e tecnologias educacionais. Sendo assim, os dados analisados são advindos da estruturação de um grupo de estudos que se desenvolve ao longo de um ano, tornando-se um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, e que se dedica a pesquisas relativas às necessidades, conflitos e desafios inerentes ao educar na Sociedade da Informação. Tem seu foco na formação continuada de professores, basicamente em três linhas de pesquisa: educação a distância, formação de professores para o uso das TIC e tecnologia digital em música. Buscamos discutir aspectos necessários na proposição de formação continuada do professor, considerando o seu desejo em desenvolver-se profissionalmente por meio de formações bimodais e estrutura de grupo de pesquisa. Para a referida discussão e embasamento utilizamos autores como: Aretio (2001), Gadotti (2003), Scherer (2005), Brito (2006), Brito e Purificação (2006) e Behrens (2007). A análise permitiu evidenciar que independente das categorias (habitantes, transeuntes ou visitantes) em que professores orientadores e tutores se encaixem, tanto no Gepete quanto no Gepetinho houve a orientação e o amparo aos participantes. As ações e aprendizados foram se construindo de maneira cooperativa e colaborativa, nascidas do desejo e do compromisso profissional de cada um dos participantes em construir uma educação comprometida com seu tempo.<hr/>This article is the result of the analysis of a planned bimodal experience in study group inserted in the context of a research group called Study Group Teacher School and Educational Technologies (Gepete) and its ingression group called Gepetinho. The theme set of the study has been centered in the triad teacher, school and educational technologies. Thus, the analysed data proceed from the structuration of a study group that develops along a year, becoming a research group, registered in the CNPq, and that dedicates itself to research related to the needs, conflicts and chalenges inherent to education in Information Society. It is focused in the continued formation of teachers, basically in three types of research: education at distance, teachers formation for the use of TIC and Digital technologies in music. We sought to discuss the necessary aspects in the proposition of continued formation of teachers, considering their own desire of professional development through bimodal formation and research group structure. For the referred discussion, we used authors such as: Aretio (2001), Gadotti (2003), Scherer (2005), Brito (2006), Brito and Purificação (2006) and Behrens (2007). The analysis permitted us to evince that regardless the categories (inhabitants, passers-by and visitors) in which teachers, guides and tutors are inserted, both in Gepete or Gepetinho, the participators were guided and protected. Action and learning were built in cooperative and collaborative manner, born from desire and professional compromise of each one of the participators to build an education committed with his or her time. <![CDATA[Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a experiência desenvolvida no grupo de pesquisa Pefop (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores), durante o seminário de aprofundamento Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com o objetivo de analisar a formação dos professores universitários e sua prática pedagógica à luz dos paradigmas conservadores e inovadores, definiu-se como problema de pesquisa: como propor um processo de formação continuada de professores que atenda ao paradigma da complexidade na proposição de metodologias que buscam a produção de conhecimento com o auxílio de tecnologias em interface online? Numa abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação, o processo foi realizado com seis pesquisadores, dois professores e quatro doutorandos em Educação. Nesse processo, optou-se por metodologias inovadoras baseadas em problematização, contextualização com visão crítica e reflexiva, por meio de produções individuais e coletivas do grupo, a partir de leitura e síntese apresentadas em postagem de mapas conceituais via online, que serviram de suporte para as discussões realizadas durante todo o processo. A partir destas produções, os participantes da pesquisa elaboraram um relato do processo, no qual descreveram a relevância da experiência vivenciada na proposição de buscar pressupostos para sugerir uma formação continuada num paradigma da complexidade com auxílio da utilização de ambiente virtual que gerou esta produção.<hr/>This article presents the experience developed in the research group Pefop (Paradigms educational and teacher educations) during the seminar Educational Theory and Practice in Teacher Education, of the Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Aiming to analyze the education of university teachers and their pedagogical practices with the innovative and conservatives paradigms, defined as research problem: how to propose a process of continuing teacher education that meets the complexity paradigm in proposing methodologies that search the knowledge production with the aid of technology in online interface? In a qualitative approach (action research), the process was conducted with six researchers, two professors and four doctorate students in Education. In this process, we chose the methods based on problematization, contextualization with a critical and reflective, through individual and collective production of the group, from reading and posting summary presented in concept maps ported online that would support the discussions throughout the process. From these productions, the study participants prepared a report on the case, on which they described the relevance of the experience on proposition to search for premises to suggest a continuing education paradigm of complexity with the aid of the use of virtual environment that generated this output. <![CDATA[As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto Cégep em Rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma vertente dos resultados de um projeto de pesquisa-ação centrado na colaboração a distância (telecolaboração) entre professores de estabelecimentos distantes, a fim de favorecer o desenvolvimento profissional desses professores e dinamizar os programas oferecidos a pequenos grupos. De maneira muito específica, o artigo explica os fatores que contribuíram para o sucesso da colaboração a distância entre os professores participantes. Tal projeto, denominado Cégeps em Rede, conduzido pelo Cefrio (Centro Francófono de Informação das Organizações), consiste em agrupar classes de mesmos programas a pequenos grupos em Cégeps diferentes. Uma garantia do sucesso da colaboração entre professores - que a diferencia da colaboração a distância entre estudantes - parece ser uma comunicação freqüente e contínua que se realiza por meio de uma diversidade de meios tecnológicos, bem como por encontros presenciais ocasionais. No âmbito da pesquisa, o desenvolvimento de um modelo teórico unificado aplicável tanto à colaboração entre professores quanto à colaboração entre estudantes, e tanto à colaboração a distância quanto à colaboração presencial, seria um avanço apreciável.<hr/>This article sets out part of the results obtained from an action research project focusing on remote collaboration (telecollaboration) between teachers from distant colleges, and aimed at fostering the professional development of teachers and stimulating education programs offered to small groups. More specifically, this article explains the factors that contributed to the success of the remote collaboration between participating teachers. The project, named Cégeps en Réseau (“Networked colleges”) and managed by the Cefrio - Centre francophone d’information des organisations (“Frenchspeaking organizations’ information center”), consisted in twining classes from different colleges sharing the same small group programs. The twining was made to allow collaboration between teachers and between students from these programs. One of the success factors of the teacher’ collaboration - which differentiates it from the students’ remote collaboration - seems to be frequent and continuous communication through a range of technological means, as well as occasional in person meetings. Regarding research, the development of a unified theoretical model applicable both to teachers’ collaboration and students’ collaboration, and both to remote collaboration and in person collaboration, would be a great advance.<hr/>Cet article présente un volet des résultats d’un projet de recherche-action axé sur la collaboration à distance (télécollaboration) entre enseignants d’établissements distants, afin de favoriser le développement professionnel des enseignants et de dynamiser les programmes offerts à de petits groupes. De manière plus spécifique, l’article explique les facteurs qui ont contribué au succès de la collaboration à distance entre ces enseignants participant. Tel projet, appelé Cégeps en réseau, piloté par le Cefrio (Centre francophone d’information des organisations) consiste à jumeler des classes de mêmes programmes à petites cohortes données dans des cégeps différents. Ce jumelage est instauré afin de créer une collaboration entre les enseignants et entre les étudiants de ces programmes. Un des gages du succès de la collaboration entre enseignants qui la différencie de la collaboration à distance entre étudiants semble être une communication fréquente et continue qui se réalise par le biais d’une diversité de moyens technologiques ainsi que par des rencontres occasionnelles en présence. Sur le plan de la recherche, le développement d’un modèle théorique unifié applicable aussi bien à la collaboration entre enseignants qu’à la collaboration entre étudiants et à la collaboration à distance qu’à la collaboration en présence serait une avancée appréciable. <![CDATA[As tecnologias educacionais na formação em educação ambiental para a sustentabilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa participante desenvolvida durante um processo de formação continuada que associou a Educação Ambiental (EA) para a sustentabilidade com o uso de tecnologias educacionais, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de formação esteve vinculado a um projeto sobre materiais e tecnologias para EA com o tema gerador Sustentabilidade. Foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), do Programa Mestrado em Educação da Univali, com 18 professores que utilizavam os recursos de laboratórios de informática de nove escolas da rede pública municipal e estadual de quatro municípios na região da foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina. O processo vivenciado resultou na produção de um material multimídia sobre o tema gerador Sustentabilidade, com atividades pedagógicas usando como apoio apresentações, mapas conceituais, blogs e jogos, apresentadas como estratégias no processo ensino-aprendizagem. Nos projetos desenvolvidos nas escolas destacam-se a citação de referências utilizadas durante a formação, como Tozoni-Reis (2006), Guerra e Taglieber (2007), Guimarães (2004), Loureiro (2004), dentre outros, e a utilização das TIC e do AVA apontam para mudanças das práticas com o uso da abordagem crítica e emancipatória da EA, e um afastamento da pedagogia tradicional. A pesquisa também avaliou os obstáculos e possibilidades na apropriação do uso das tecnologias como inovação nas práticas pedagógicas. Nas falas dos professores, evidenciou-se a importância da formação no campo socioambiental, aperfeiçoamento técnico, metodológico e de inovação em relação ao uso de ferramentas tecnológicas, na prática pedagógica em Educação Ambiental.<hr/>The article presents the results of a research with participants developed during a process of continued education that associated Environmental Education (EE) with sustainability with the use of educational technologies, represented by a Virtual Learning Environment (VLE) and the production of teaching material. The process of continued education was linked to a project about materials and Technologies for Environmental Education with the generator theme of Sustainability. It was developed with eighteen teachers that use the resources form the computer labs of nine city and state public schools of four cities (Itajaí, Navegantes, Camboriú and Itapema) by the Education, Environmental Studies and Society Research Group - GREES, of the Post Graduate Program in Education of Univali, Itajaí, Santa Catarina. The process experienced resulted in the production of a multimedia material about the theme Generation of Sustainability with pedagogical activities using as support presentations, conceptual maps, blogs, games, presented as strategies in the learning-teaching process. In the projects developed in the schools we point out that quotation of references used during the continued teaching process such as Tozoni-Reis (2006), Guerra and Taglieber (2007), Guimarães (2004), Loureiro (2004), among others, and the use of TICS and of VLE points to changes of the practices with the use of the critical and emancipating approach of EE, and the distancing of the traditional pedagogy. The research also revealed the obstacles and possibilities in the appropriation of the use of technologies as an innovation in the pedagogical practices. The speeches of the teachers evidenced the importance of continued education in the social-environmental field, technical, methodological and innovational improvement related to the use of technological tools in the pedagogical practice for Environmental Education. <![CDATA[Eduportfolio: a tool for second language teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Originally used in artistic circles, the portfolio has gained considerable ground in the education field, where it serves a multitude of functions, both academic and professional. It is also a rapidly evolving tool, notably due to advances in Web 2.0 technology that have opened the way to new pedagogical potentials. The portfolio is also prominent in second-language teaching and learning programs, as witnessed by the European Language Portfolio (ELP), which was developed and piloted by the Council of Europe and is used as a support tool in line with the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). In this context, we present Eduportfolio, a flexible electronic portfolio that can be adapted to a variety of educational contexts, including second language (L2) education. We draw a portrait of the portfolio in education, including the advantages of the electronic version. We then present Eduportfolio along with some empirical results to illustrate eportfolio use in French second language (FSL) teaching and learning.<hr/>Originalmente utilizado no mundo artístico, o portfólio tem ganhado considerável repercussão no campo educacional, o qual tem servido a uma diversidade de funções, tanto acadêmicas quanto profissionais. Rapidamente, ele se torna também uma envolvente ferramenta graças aos avanços da tecnologia Web 2.0, que tem aberto caminho para novos desenvolvimentos pedagógicos. O portfólio se destaca também nos programas de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, como é testemunhado pelo Portfólio de Linguagem Europeu (European Language Portfolio - ELP), que foi desenvolvido e conduzido pelo Conselho Europeu para ser usado como uma ferramenta de suporte em linha, dentro do âmbito do Quadro Comum Europeu de Referência para a Linguagem (Common European Framework of Reference for Languages - CEF R). Nesse contexto, apresentamos o Eduportfólio, um portfólio eletrônico e flexível, que pode ser adaptado a uma variedade de contextos educacionais, incluindo o ensino da língua estrangeira (L2). Inicialmente, esboçamos um retrato do uso do portfólio na educação, incluindo as vantagens da versão eletrônica dessa ferramenta. Na sequência, apresentamos o Eduportfólio, por meio de alguns resultados empíricos que ilustram o uso dessa ferramenta para o ensino e aprendizagem da língua francesa como segunda língua (FSL). <![CDATA[Esperanças, receios, crenças e valores: o que está presente no imaginário do professor quando planeja sua proposta de trabalho integrando as tecnologias?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa teve como objetivo analisar esperanças, receios, crenças e valores presentes no imaginário do professor quando este inclui as tecnologias educativas na sua proposta de trabalho. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Durand (2001), Teixeira (2000, 2004), além de autores que relacionam o imaginário à tecnologia como Felinto (2003) e Barreto (2009). Foram sujeitos dessa pesquisa os profissionais da educação que participaram da formação realizada nos anos de 2006, 2007 e 2008 dentro do Projeto Cri@tividade, parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a PUCPR. A pesquisa exploratória apontou que o papel que o professor assume diante da aprendizagem de seus alunos, por meio do uso das tecnologias educativas nos relatórios do Projeto Cri@tividade, é de uma postura bastante responsável na busca pela transformação da sua realidade, apesar de atribuir às tecnologias, em alguns momentos, um exacerbado poder de redentora dos problemas da educação. As dificuldades, sejam elas no sentido da organização das aulas, do planejamento, dos equipamentos, são resolvidas, na maioria das vezes, com criatividade e ações simples, pelo próprio professor. Isso mostra que a crença na tecnologia poderia ser utilizada no contexto de formação como elemento ativador da reflexão do professor, para que este possa reconhecer seu próprio poder e competência, por ter conseguido transformar, por meio de seu planejamento, criatividade e ações, uma tecnologia em instrumento de aprendizagem para o seu aluno.<hr/>The aim of this study is to analyze the hopes, fears, beliefs and values in the imaginary of a teacher when he includes educational technologies in his work proposal. The works of Durand (2001) and Teixeira (2000, 2004) were used as a referential framework, in addition to authors who relate the imagination to technology, such as Felinto (2003) and Barreto (2009). The subjects of the study were education professionals whose qualifications were gained in 2006, 2007 and 2008 as part of the Projeto Cri@tividade (Cre@tivity Project) in partnership with the Municipal Education Secretariat and the PUCPR University. The exploratory study showed that the role of the teacher in the learning of his students through the use of educational technologies in the Projeto Cri@tividade reports is largely responsible for teachers seeking to transform their reality, despite sometimes exaggeratedly claiming that these technologies are actually to blame for many of the problems in the field of education. The difficulties that arise, either in the organization of classes, planning or equipment, are often resolved simply and creatively by the teacher himself. This shows that the belief in technology could be used in the context of qualifying teachers, as an element for reflection by the teacher so that he can recognize his own power and competence through having succeeded in transforming a technology into a learning tool for his students through his planning, creativity and actions. <![CDATA[Harnessing ICT to support the mixed-mode delivery framework]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt To teach the net generation in today’s classrooms, it calls for innovative teaching and learning strategies that are engaging so as to sustain learners’ interest in learning. This paper describes how Singapore has successfully launched ICT initiatives in schools and expounds the use of the Mixed Mode Delivery (MMD) pedagogical model in ICT-Rich classrooms in Singapore educational context. This paper discusses how ICT is harnessed so as to support the MMD model where student teachers are empowered with a wide repertoire of strategies and tools to create a more positive learning environment. The paper concluded with the remark on the importance of the MMD as a viable pedagogical model for sustaining interest of learners in a high-tech world.<hr/>Atualmente, para ensinar em sala de aula a geração que tem sido denominada de net, exige-se um ensino inovador e estratégias de aprendizagem engajadas de forma a sustentar o interesse dos alunos na aprendizagem. Este artigo descreve como Cingapura lançou, com sucesso, iniciativas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em suas escolas e ainda apresenta o uso de um modelo pedagógico multiestratégico (Mixed Mode Delivery - MMD) em salas de aula, amplamente providas de ferramentas advindas das TIC. O estudo discute como as TIC são utilizadas para dar suporte ao modelo multiestratégico, no qual professores/estudantes dispõem de um vasto repertório de estratégias e ferramentas para criar um ambiente de aprendizagem mais positivo. O artigo conclui assinalando a importância do MMD como um modelo pedagógico viável para manter o interesse dos alunos no mundo da alta tecnologia. <![CDATA[Sobre algumas contradições da forma escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho visa a colocar em questão algumas contradições que aparecem na forma escolar de um modo geral e, em particular, no fenômeno da educação brasileira contemporânea. São elas: que o direito à educação converteu-se na escolarização obrigatória, transformando o que era uma reivindicação política em uma condição compulsória, cuja desobediência é punível pela lei; e que esse modelo de educação-para-todos vem contribuindo para modelar a escola como uma “instituição total”. Pautado no resgate histórico de alguns ideais iluministas e da evolução do capitalismo contemporâneo, o artigo chega à atual realidade brasileira com o intuito de especular alguns modos de funcionamento da escola como instituição que busca emancipar e, ao mesmo tempo, controlar.<hr/>This paper aims to question some contradictions that appears in general school form and, specifically, in the phenomenon of contemporary Brazilian education. They are: the right to education became compulsory in school, turning what was a political claim on a compulsory condition, whose disobedience is punishable by law, and that this model of education-for-all has been contributing to modeling school as a “total institution”. Lined in the historical review of some ideals of the Enlightenment and the evolution of contemporary capitalism, the article reaches the current Brazilian reality with the intention to speculate some modes of operation of the school as an institution that seeks to empower and at the same time, control. <![CDATA[“Não estou preparado”: a construção da docência na educação inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inclusão escolar de alunos com necessidades especiais nos sistemas regulares de ensino é uma conquista dos movimentos sociais em prol de grupos marginalizados. Documentos nacionais e internacionais legislam sobre o arcabouço de recursos necessários para a concretização da premissa inclusiva, inclusive no que tange à formação dos docentes, haja vista as especificidades decorrentes da prática educativa com uma clientela especial. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa em que se buscou investigar o processo de formação dos professores que atuam em salas regulares na perspectiva de inclusão de alunos especiais. Utilizou-se como instrumento para coletas de dados entrevistas semiestruturadas com três professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Viçosa, MG. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: a carência de saberes teóricos, conceituais e de estratégias relacionadas ao processo de ensino e à aprendizagem de alunos com necessidades especiais; a concretização de práticas docentes intuitivas, fundamentadas na experiência cotidiana; a falta de incentivo à busca permanente de formação associada à existência de práticas docentes individualizadas; atitudes de resistências ao trabalho com alunos especiais; e a justificativa de ausência de investimento, por parte do profissional, alicerçada na não efetivação de políticas públicas direcionadas à formação de docentes para trabalharem na perspectiva da inclusão.<hr/>The educational inclusion of pupils with special needs on the regular schools systems is a conquest of the social movements in order to empower the marginalized groups. Some Brazilian and other international documents legislate about the necessary resources onto the construction of the inclusion, as so to the teacher’s education, considering the coming specificities of the educational practice with a special clientele. In this context, we developed a research, on which we investigated the process of teacher’s education, from those who work in regular classrooms, on the perspective of inclusion of the special pupils. We utilized a semi-structured interview with three teachers from the initial grades of the fundamental teaching level of one public school in the city of Viçosa, MG. The research showed us the following results: the concretization of intuitive teaching practices, founded on the daily experience; the lack of incentive to permanent search of formation, associated with the individualized docent practices; some resistance attitude towards the work with special students and the explanation to the lack of investment, from the part of the professional, based on the not-effectuation of public policies, addressed to the teacher’s education in order to work with the inclusion perspective. <![CDATA[Educação continuada coletivizada como espaço de investigação da socialização de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute o papel dos cursos de formação continuada na socialização profissional de professores a partir do estudo exploratório que teve como finalidade contribuir com pistas para refinamento teórico-metodológico na utilização das categorias conceituais de Pierre Bourdieu como referencial teórico da pesquisa acerca da socialização profissional de professores em contextos de educação continuada. Como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa contou com realização de entrevista com cinco professores, uso de questionário para caracterização desses sujeitos e sessões de observação num curso de formação continuada que ocorreu na ocasião da realização das entrevistas. A análise dos dados apontou a importância dos cursos de formação continuada para atualização, revigoramento e troca de experiências, mas também evidenciou a manifestação de não aceitação de alguns professores perante o que era proposto nos cursos. Tais constatações levaram a pensar na hipótese de que, de um lado, possam existir disposições duradouras incorporadas nos professores, ou seja, facetas de habitus relativas à profissão docente que comandam a sua visão sobre os cursos de formação continuada, levando-os a práticas que afetam a interpretação e assimilação de novas informações. Mas, por outro lado, é possível que também existam disposições que vão se alterando, vão se reestruturando a partir das relações de cada sujeito nas circunstâncias dos cursos. Nessa perspectiva, a educação continuada coletivizada pode ser considerada espaço propício para se investigar como se dá a socialização entre professores. O desvendamento desse espaço pode contribuir para a compreensão da profissionalização docente.<hr/>This article discusses the role of continuous formation courses in the teachers’ professional socialization, starting from the exploratory study that had as purpose to contribute with tracks for theoretical methodological refinement in the use of Pierre Bourdieu’s conceptual categories as a theoretical reference of the research concerning the teachers’ professional socialization in contexts of continuous education. As instruments of data collection, the research counted with the accomplishment of interviews with five teachers; use of questionnaire for characterization of these subjects and observation sessions at a continuous formation course which happened in the occasion of the accomplishment of the interviews. The data analysis pointed the importance of continuous formation courses for updating, new vigor and interchange of experiences, but it also evidenced the non acceptance manifestation of some teachers before what was proposed at the courses. Such verifications made us think about the hypothesis that, on one side, there may be durable dispositions incorporated in the teachers, in other words, facets of habitus relative to the educational profession that command their vision on the continuous formation courses, taking them to practices that affect the interpretation and assimilation of new information. But, on the other hand, it is possible that there are also dispositions that go altering and restructuring starting from each person’s relationships in the circumstances of the courses. In this perspective, the collectivized continuous education can be considered a favorable space to investigate how the socialization happens among teachers. Unmasking this space can contribute to the understanding of educational professionalization. <![CDATA[Integração dos elementos tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado em ciclos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 11 profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades em relação ao processo de aprendizagem dos alunos que as professoras observam. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.<hr/>Cycle-organized teaching requires changings in school time/space regarding children’s learning process. This work presents procedures that have been used by teachers at schools that have adopted the cicle-organized teaching, related to time/space integration and learning at day by day classroom contexts, from a research accomplished at cicle-organized teaching schools. It’s a qualitative approached research in which 11 professionals were interviewed, four pedagogues and seven school teachers of Cicle I first stage of two public schools in the city of Curitiba. It was possible to observe that the procedures utilized by teachers, in class or out of classroom context, are punctual activities and derive from difficulties presented by students that are observed by teachers. Statements made by professionals and literature overviewed demonstrate that discussions about the concept of cicles and the question about school time/space as a period of education and learning need to be rescued in order to achieve the purpose of an integral education. <![CDATA[Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2010000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho apresenta os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula, a partir da pesquisa realizada em escolas com o ensino organizado em ciclos. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 11 profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades em relação ao processo de aprendizagem dos alunos que as professoras observam. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.<hr/>Cycle-organized teaching requires changings in school time/space regarding children’s learning process. This work presents procedures that have been used by teachers at schools that have adopted the cicle-organized teaching, related to time/space integration and learning at day by day classroom contexts, from a research accomplished at cicle-organized teaching schools. It’s a qualitative approached research in which 11 professionals were interviewed, four pedagogues and seven school teachers of Cicle I first stage of two public schools in the city of Curitiba. It was possible to observe that the procedures utilized by teachers, in class or out of classroom context, are punctual activities and derive from difficulties presented by students that are observed by teachers. Statements made by professionals and literature overviewed demonstrate that discussions about the concept of cicles and the question about school time/space as a period of education and learning need to be rescued in order to achieve the purpose of an integral education.