Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20110002&lang=pt vol. 11 num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A teoria das representações sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aponta algumas considerações acerca dos desafios do Programa de Pesquisa Representações Sociais de Estudantes de Educação e de Licenciatura sobre o Trabalho do Docente, desenvolvido por uma rede internacional de pesquisadores associados ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), em que se desenvolve uma articulação entre a Teoria das apresentações sociais e a área da educação, mais especificamente formação de professores. Nesse sentido, discute como o olhar psicossocial, focado no âmbito educacional, permite analisar as tensões construídas na articulação entre o conhecimento científico, específico da área educacional, com o conhecimento do senso comum, que permeiam as representações sociais sobre o trabalho do professor sem desconsiderar o contexto em que se desenvolve a ação docente.<hr/>This article introduces some considerations about the challenges of the Research Program entitled Social Representations of Graduate Students of Pedagogy about Teaching Activity developed by an international network of researchers associated with the International Centre for Research on Social Representations and Subjectivity - Education (CIERS-ed) from the Carlos Chagas Foundation (São Paulo, Brazil) which develops an articulation between the theory of social representations and the educational area, more specifically, training of teachers. In this sense, the article discusses the capacity of psychosocial analysis to envisage, in the educational field, the tensions between the scientific knowledge and the common sense knowledge that permeate the social representations about teacher’s work without ignoring the context in which teaching activity is developed. <![CDATA[Formação para o magistério: o discurso dos formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação de professores para as primeiras séries tem sido, na última década, objeto de extenso debate, no qual se observam controvérsias teóricas, ambiguidades normativas, bem como ampla diversidade nos currículos implementados pelas universidades. Diante desse cenário consideramos relevante investigar como professores de cursos de Pedagogia, responsáveis pela formação daqueles docentes, representam esse processo. A opção pelo referencial das representações sociais se deve ao fato de que estas têm por funções contribuir para a construção de uma realidade comum a um conjunto social e orientar e justificar as práticas dos sujeitos que o compõem. Os dados foram coletados por meio de um teste de livre evocação com justificativas, aplicado a 51 docentes de Pedagogia, e 15 entrevistas de aprofundamento. Os professores, no geral, apresentaram um discurso fragmentado, pontilhado por expressões retiradas da literatura corrente, sem, contudo, conseguir costurar uma imagem coerente do que seria a formação para o magistério. Entre essas expressões destaca-se professor reflexivo, aparentemente usada mais como um jargão do que como um conceito bem assimilado. Esses resultados nos levaram a questionar a existência de uma representação de formação para o magistério entre esses professores, parecendo que eles têm apenas opiniões, ou mesmo atitudes, mas não uma representação estruturada. Considerou-se que a existência de duas racionalidades em disputa, tanto nas discussões relativas às Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia como na literatura sobre formação do professor, tenha contribuído para a dispersão observada nas respostas ao teste de associação e nas entrevistas.<hr/>In the last decade, the formation of teachers for the first grades has been object of an extensive debate, in which we could observe theoretical controversies, normative ambiguities, as well as a wide variety of curricula implemented by the universities. Given this scenery we considered relevant to investigate how teachers of university courses of Education, that is, the responsible for the formation of those teachers represent this process. The option for the theoretical-methodological referential of the social representations is due to the fact that they have the function of contributing to the construction of a common reality to a social set and to orientate and justify practices of the subjects that compose it. Data was collected through a test of free evocation with justification applied to 51 teachers of the Education course and 15 interviews. The teachers, in general, presented a fragmented discourse, full of expressions taken from the current literature, without being able to give a coherent image of what would be teacher formation. Among these expressions, reflexive teacher is the most frequent, apparently used as a jargon rather than as a well-assimilated concept. These results lead us to question the existence of a representation of teacher formation among these teachers, suggesting that they only have opinions, or even attitudes, but not a structured representation. It was considered that the existence of two rationalities in dispute, in the discussions related to the Curricular Guidelines for the Education course, as well as in the literature about teacher formation, contributed for the dispersion observed in the answers to the association test and in the interviews. <![CDATA[Formação de professores: possibilidades e desafios do trabalho docente na contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta investigação é compreender as relações entre as políticas de formação de professores e as representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. A análise do trabalho docente, a partir das representações de estudantes de um curso de Pedagogia, contemplou as razões que levaram os estudantes a escolher esse curso e como vêem sua vida futura como profissional. As diretrizes políticas têm importância na construção da imagem do pedagogo ao especificarem as suas funções profissionais e, neste caso, elas reforçam a função da docência como central, pois embora a gestão e a pesquisa estejam contempladas, não são essas atividades que caracterizam a profissão do pedagogo. Nas representações do grupo de estudantes se evidencia uma mescla entre traços positivos e negativos na configuração da imagem que revelam, prevalecendo uma imagem idealizada sobre a profissão. A ênfase na docência, hoje presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e, também, nos dados coletados com os estudantes, pode ter o seu enraizamento mais relacionado à representação da profissão presente na sociedade e ao fato de que a maioria dos participantes já exerce a docência na educação infantil e pode ser motivada, também, pelo fato de as Diretrizes Curriculares Nacionais serem ainda recentes, pois as demais atividades dos pedagogos, indicadas nessas diretrizes, não foram significativas nas respostas. Dentre essas atividades estão: formação continuada; trabalho com a diversidade cultural no currículo; atuar com diversos grupos étnicos, raciais, pessoas com deficiência, violência e bullying, etc.<hr/>The goal of this research is to understand the relationships between policies for teacher education and the social representations of Pedagogy students about the teaching activity. The analysis of teachers activit from the representations of students of a pedagogy course contemplated the reasons why students choose the Faculty of Education and how they see their future life as a professional. The policy guidelines are important in building the image of the pedagogue when specifying their official duties and in this case they reinforce the function of teaching is central, because although the management and research are covered, these are not activities that characterize the profession of teacher. In the representations of the group of students shows a mixture of positive and negative traits in shaping the image that show, prevailing over an idealized image of the profession. The emphasis on teaching, present today in the National Curriculum Guidelines and also present the data collected from the students may have its roots more related to the representation of the profession in this society and the fact that most participants already in the teaching exercises early childhood education and may also be motivated by the fact that the National Curriculum Guidelines are still fresh, as other activities of the educators indicated in these guidelines were not significant in the responses. Activities such as continuing education; working with cultural diversity in the curriculum; working together with various ethnic, racial, people with disabilities, violence and bullying, etc. <![CDATA[Saberes da prática na formação: representações sociais de alunas de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é investigar representações sociais de alunos de Pedagogia sobre saberes da prática. Esta pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos no campo da formação de professores. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do último ano de Pedagogia, 10 de uma universidade privada e 24 de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizados quatro grupos focais, dois em cada universidade. Para provocar discussões nos grupos, utilizou-se como recurso inicial um texto com estilo de reportagem que descrevia uma experiência de formação em serviço. A análise do material apoiou-se na análise de conteúdo temática. Os resultados revelam três temas articulados: relação teoria e prática, saberes da prática e expectativas sobre o curso de Pedagogia. Os resultados mostram um núcleo figurativo das representações sociais dos alunos sobre saberes da prática que destaca a dissociação entre teoria e prática na formação. Esse sentido pode ser condensado por uma metonímia observada na análise do material: “um palco onde se encena uma peça em que o professor é o ator”. No ‘palco’, em que seria portador da teoria necessária para ‘encenar’, o professor faz uma ‘adaptação’ das diferentes realidades escolares e dos diversos públicos de alunos. Assim, o professor-ator encena sua prática e, a cada dia, o ‘espetáculo’ pode ser diferente, dependendo do ‘cenário’ e do ‘público’. Ao ‘adaptar’ e ‘encenar’ o professor vai construindo os ‘saberes da prática’ em seu cotidiano de trabalho, que tende a se afastar do conhecimento científico adquirido na formação.<hr/>The objective of the work is to investigate social representations of students of Pedagogy about knowledge of practice. It is based on the Moscovician theory of social representations. The research was made with 34 students in the final year of the course of Pedagogy, 10 from a private University and 24 from a public University of the State of Rio de Janeiro. Four groups were made, two in each University. In order to arouse discussions in the groups it was used as initial resource a reporting style text that described an experience of formation in service. The analysis of the material supported itself in the analysis of thematic content. The results showed a figurative nucleus of the social representations that distinguishes the dissociation between theory and practice in the formation. This meaning can be condensed by a metonymy observed in the analysis of the material: "a stage where it is played a play in which the teacher is the actor". On the ‘stage‘ in which he would be the bearer of the theory necessary ‘to play’, the teacher makes an ‘adaptation’ to the different school realities and to the different audiences of students. Thus, the teacher-actor plays his practice and each day the ‘show’ can be different, depending on the ‘scenery’ and on the ‘audience’. In ‘adapting’ and ‘playing’ the teacher builds the ‘knowledge of practice’ in his daily life of work, which tends to get away from the scientific knowledge acquired in the formation. <![CDATA[Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende revelar os desafios e as perspectivas da Didática quanto ao seu estatuto epistemológico, refletindo sobre suas implicações na formação do professor universitário e em suas ações didáticas diante da complexidade da profissionalização. Este estudo realiza, por um lado, um mapeamento de diferentes pesquisas sobre e para a Didática, destacando seu percurso curricular e estatuto epistemológico, enquanto área disciplinar da docência; e, por outro, por meio de depoimentos, analisa as representações de professores sobre a importância da Didática para a (re)construção da identidade profissional do professor, destacando o problema da ação didática, com base em três categorias de análise: a situação de aula, as demandas da aprendizagem e a função/tarefa do professor. Nesta pesquisa ressalta-se que os desafios/perspectivas com que se confronta a Didática resultam, por um lado, da necessidade de dar continuidade à construção de teoria(s) didática(s) que possa(m) consolidar essa área; e, por outro, da urgência em se resolver os impasses emergentes em relação às instâncias de produção de conhecimento desenvolvidas no campo acadêmico e as questões que envolvem a profissão, ou seja, o campo da prática profissional.<hr/>This paper aims to reveal the challenges and prospects of Didactics insofar as its epistemological statute is concerned, reflecting on its implications for training university professors and on their actions in face of the complexity of professionalization. On one hand, it maps different surveys about and for Didactics, emphasizing its curricular route and epistemological statute as a subject area of teaching. And, on the other, through testimonials, it analyzes the representations of teachers on the importance of Didactics for the (re)construction of the professor’s professional identity, highlighting the didactics action issue based on three categories of analysis: the class situation, the demands of learning, and the professor’s function/task. The paper emphasizes that the challenges/prospects facing Didactics result, on one hand, from the need to continue building didactic theories that can consolidate this area and, on the other, from the urgency in resolving the impasses arising in relation to the instances of the production of knowledge developed in the academic field and the issues surrounding the profession, i.e., the field of professional practice. <![CDATA[O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas, distribuídas nas quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software Alceste, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável t. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT, sobre mudanças na Educação, fazem um movimento entre o engajamento individual diante da sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação diante das mudanças.<hr/>This study aimed at investigating the social representations about changes in Education constructed by the academics of the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso. The research was based on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), as well as studies on changes in the educational context. A number of forty semi structuralized interviews were applied to the students of the four series of the course. The verbal material obtained from the interviews was processed by the software Alceste. The standard analyses of the software added to the tri-croisé analyses of the variable year were done. It was observed that the social representations about changes in the Education constructed by the Pedagogy students from the UFMT make a movement between their individual enrollment concerning qualification and their necessities of changes in Education. The students’ social representations have been changing throughout the Pedagogy course into an immobilizing complaint that seems to replace their concerned attitudes facing the educational changes. <![CDATA[Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetivou caracterizar as representações sociais, sobre a instituição, dos professores que atuam em um Colégio de Aplicação da região Sul do Brasil. A existência de diferentes representações sociais de professores pode afetar as relações entre os professores dos diferentes níveis de ensino e, conseqüentemente, o seu desenvolvimento profissional. Neste estudo foi adotada uma abordagem plurimetodológica, organizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário a 51 professores do colégio. Para a segunda etapa foram entrevistados três professores de cada nível de ensino, escolhidos aleatoriamente. A entrevista foi iniciada por meio da técnica de procedimento de classificações múltiplas e foi gravada e transcrita para análise qualitativa das falas. A partir da análise das falas dos professores, foi possível confirmar as representações sociais destes sobre o colégio. Emergiram três categorias da representação social: a primeira categoria corresponde aos elementos necessários à aprendizagem dos alunos. A segunda categoria refere-se aos elementos relacionados ao que seria um ideal de profissionalismo em uma dimensão institucional. A terceira categoria refere-se aos atributos pessoais de qualidade do professor.<hr/>This research aimed at characterizing the social representations of teachers working in a Colégio de Aplicação (a school maintained by a university) in Southern Brazil, we focused on the institution where they work at. The existence of different social representations of teachers can affect the relationships between teachers at different educational levels and, consequently, their professional development. For this study it was adopted a pluri-methodological approach, organized into two distinct stages. For the first stage, a questionnaire was administered to 51 school teachers. For the second stage three teachers from each school level were chosen randomly and interviewed. The interview was initiated by the technique procedure of multiple classifications; the statements were recorded and transcribed for qualitative analysis. From the speech of the teachers, it was possible to confirm the social representations of them on the school, as a result of it; three categories of social representations were revealed: the first category corresponds to the necessary materials for the students learning. The second category refers to the related items to what would be an ideal of professionalism in an institutional dimension. The third category refers to personal attributes of teacher quality. <![CDATA[Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura--se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.<hr/>Nowadays, the statement of identities, as well as its discussion, crosses all cultures and all societies, and within these, the most diverse groups, including those of a professional nature, like the teachers, each one with its specificity and binding elements, but all with some common points. In this context, we present a study intending to explain and discuss the teacher identity and the interests and conditions of its exercise. This is done either theoretically, revisiting some reference literature, particularly that related to the construction and the role(s) of identity(ies), either empirically, through the analysis of the social representations of 96 undergraduate students in Teacher Training of a Portuguese University. The use of social representations as a tool for understanding the identity of teachers seems relevant, given the role they play in interpreting the work of the teacher and the configuration of this work, on the one hand, and in guiding and justifying teacher’s own action, on the other hand. <![CDATA[Un outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Les focus groups sont des espaces de communication qui nous permettent d’observer des interactions, des souvenirs et des représentations in the making. Ils correspondent largement aux exigences méthodologiques de deux champs de recherche qui ont une forte filiation épistémologique, les représentations et la mémoire sociales. Notre article s’inscrit dans cette problématique et tient à mettre en évidence la fécondité de cette articulation à travers une étude de terrain centrée sur un conflit symbolique dans les Balkans entre la Grèce et la République de Macédoine, “l’affaire macédonienne”, mettant en jeu l’histoire la mémoire et les exigences conventionnelles du présent dans un processus de défense des significations imaginaires nationales.<hr/>Os grupos focais são espaços de comunicação que permitem observar as interações, as memórias e as representações em processo. Eles correspondem em grande medida às exigências metodológicas de dois campos de pesquisa que têm uma forte filiação epistemológica: a memória e as representações sociais. Nosso artigo se insere nessa problemática e procura destacar a fecundidade dessa articulação por meio de um estudo de campo centrado no conflito simbólico nos Balcãs, entre a Grécia e a República da Macedônia, ‘o caso macedônico’, colocando em jogo a história, a memória e as exigências convencionais do presente em um processo de defesa dos significados imaginários nacionais.<hr/>Focus groups are spaces of communication that allow us to observe the interactions, the memories and representations in the process. They correspond largely to the methodological requirements of two research fields that have a strong affiliation epistemological: the memory and social representation. Our article is part of this problem and seeks to highlight the fruitfulness of this joint through a field study focused on the symbolic conflict in the Balkans, between Greece and the Republic of Macedonia, “Macedonian case”, putting the history, memory and requirements of this conventional defense in a process of national imaginary meanings. <![CDATA[Construção histórica de um sistema dual de ensino e indefinição de fronteiras das redes pública e privada no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aborda a privatização da educação pública no Brasil com foco na indefinição de fronteiras entre as redes pública e privada. O estudo parte de uma análise histórica da relação público/privado, evidenciando que essa dualidade é decorrente de um longo processo histórico do sistema educativo brasileiro. Tanto os jesuítas quanto outras instituições religiosas colocaram em prática trajetórias de ensino diferentes de acordo com a classe social para a qual era dirigido. Além disso, o artigo discute também o desenvolvimento de um poderoso setor privado, que além de reforçar sua presença no setor educacional, com papel fundamental na reprodução das elites, tem se beneficiado do financiamento público, produzindo um sistema educativo desigual. Trata-se, ainda, de argumentar que a indefinição de fronteiras entre esses setores de ensino passa por cinco mecanismos principais: a) a legislação favorável ao ensino privado; b) o financiamento público do setor privado; c) as parcerias público/privado; d) o fornecimento de material pedagógico formatado (apostila) para a rede de ensino público pelo setor privado; e) o trânsito de estudantes e professores do público para o privado e vice-versa. A partir dos dados apresentados, é discutida a possibilidade de uma verdadeira regulação das relações entre as redes pública e privada pelas políticas públicas educacionais.<hr/>The present article discusses the privatization of public education in Brazil focusing on the undefined of frontiers between public and private schools. The study starts with a historical analysis of public-private relationship showing that this duality is the result of a long historical process of the Brazilian educational system. Both the Jesuits and other religious institutions put in place different trajectories of education according to social class for whom it was directed. In addition, the article also discusses the development of a powerful private sector and strengthen its presence in the educational sector, with key role in the reproduction of elites, has benefited from public funding, producing an unequal educational system. It is also to argue that the blurring of boundaries between the sectors of education through five main mechanisms: a) a suitable legislation supporting the private initiatives; b) a public financing for private legislations; c) increasing partnerships between public and private institutions; d) the supply of formatted pedagogic materials (‘apostilas’) by private institution to public schools; e) the swap of students and teachers from public to private schools. It finally discuss the possibility of building new public policies able to tackle structural educational inequalities. <![CDATA[A formação continuada de professores no espaço escolar: impactos na prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a formação continuada dos professores, seus impactos e limites na prática docente, examinada a partir da vivência de diferentes situações formativas, no cotidiano de uma escola pública. A partir da análise de conteúdo dos dados oriundos de um recorte de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores parceiros deste estudo, algumas dimensões se destacaram, entre elas: o desejo da mudança; um forte traço de trabalho coletivo e colaborativo; objetivos comuns; qualidade da equipe diretiva; diálogo constante; ambiência de trabalho acolhedora; isso tudo, segundo as professoras, repercute em seu trabalho diário, em que atividades interdisciplinares são estimuladas e desenvolvidas; as relações com alunos e colegas são fraternas, críticas e reflexivas; o trabalho desenvolvido tem sido mais inovador, rompendo com lógicas lineares. A autonomia e a autoria, estimulada aos professores, entusiasma-os não só a socializarem seus trabalhos interna, mas externamente, e auxilia-os a compreenderem essas duas dimensões como fundantes para a prática pedagógica. O estudo tem mostrado o quanto o professor se forma na escola e, ao mesmo tempo, o quanto o professor forma a escola. As repercussões no currículo escolar são visíveis quando isso ocorre e favorecem um ensino da melhor qualidade. Mudanças ocorridas não podem ser interpretadas como somente uma conseqüência mecânica de uma ação instrumental da formação continuada, pois resultam de uma conjugação de fatores favoráveis, os quais necessitam ser considerados pelos formadores, pelas escolas, pelos responsáveis pelos sistemas de ensino e pelas políticas públicas.<hr/>This paper presents a reflection on the continuing education of teachers, and limits its impact on teaching practice, examined from the formative experience of different situations in everyday life in a public school. From the content analysis of data from a crop of semi-structured interviews with the teachers partners in this study, some aspects are highlighted, including: the desire for change, a strong streak of collective work and collaborate, common goals; quality management team, ongoing dialogue, working cozy ambience, all of this, according to the teachers, have repercussions in their daily work where interdisciplinary activities are encouraged and developed relationships with students and colleagues are fraternal, critical and reflective, the work has been more innovative, breaking with linear logic. The autonomy and authorship stimulated teachers, enthuse them not only to socialize their work internally but externally and helps them to understand these two dimensions as fundamental to the pedagogical practice. The study has shown how the teacher is formed at school and at the same time, how the teacher form school. The repercussions on the school curriculum are visible when it occurs and promotes a better quality of education. Changes can not be interpreted as only a mechanical consequence of a mechanical action of continuing education, as the result of a combination of favorable factors, which need to be considered by the trainers, the schools, those responsible for education and for public policies. <![CDATA[Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa alguns aspectos da noção de narrativa à luz das ideias do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), do literato tcheco Milan Kundera (1929-) e do filósofo norte-americano Richard Rorty (1931-2007). A fundamentação teórica de nosso estudo estará centrada, principalmente, no conhecimento advindo a partir de autores como: Benjamin (1975, 1986), Kundera (1988, 1994), Rorty (1990, 1994, 1995, 1997, 1998, 2000) e Orwell (1996). Assim, a interpretação dos textos dos autores estudados e a posterior confrontação de suas ideias permitirão relacioná-las conceitualmente com a temática proposta. Finalmente, propomos mostrar que, em alguns momentos e a despeito das diferenças teóricas entre Benjamin, Kundera e Rorty, suas vozes ecoam importantes mensagens em comum para a educação.<hr/>This article analyze some aspects of narrative notion in light of the ideas of German philosopher Walter Benjamin (1892-1940), of literary Czech Milan Kundera (1929-) and the American philosopher Richard Rorty (1931-2007). The theoretical basis of our study is focused primarily on the knowledge gained from authors such as: Benjamin (1975, 1986), Kundera (1988, 1994), Rorty (1990, 1994, 1995, 1997, 1998) and Orwell (1996). Thus, the interpretation of texts from authors studied and further confrontation of their ideas will relate them conceptually with the proposed theme. Finally, we propose to show that in some moments and despite theoretical differences between Benjamin, Kundera and Rorty, your voices echo important messages in common to education. <![CDATA[Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo sobre a produtividade das tensões entre imagens a respeito do ensino e a captação da prática de sala de aula presentes em textos de estagiários de Licenciatura em Biologia. O material analisado, com a contribuição dos estudos do discurso, em especial Pêcheux, Bakhtin e Ducrot, é composto de textos escritos na disciplina Prática de Ensino de Biologia. Foi possível depreender que a incorporação de elementos do discurso recebido na Universidade estabeleceram embates com outros advindos de concepções mais antigas defendidas pelos alunos e manifestas no momento de analisar as situações coletadas em sala de aula por meio da observação.<hr/>Study of the productivity of the tensions between images on the education and the capitation of practical of classroom found in texts of trainees teachers in Biology. The analyzed material, with the contribution of the studies of the speech, is composed by written texts in Practical disciplines of Biology’s education. It was possible to infer that the incorporation of elements of the speech received in the University had established strikes with other speeches from older conceptions defended by the pupils and manifested at the moment to analyze the collected situations in classroom by means of observation. <![CDATA[O cinema como componente didático da educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a utilização do cinema na educação ambiental (EA). Discute-se a adequação dos filmes aos alunos e o papel mediador do professor ao propor atividades associadas a exibição de filmes na sala de aula. São apontados princípios para a utilização do cinema de impacto ambiental na promoção da EA, avaliação da recepção dos filmes, o aprendizado, a aquisição de novos valores ambientais e a mudança de atitudes. As informações obtidas e analisadas com os alunos participantes indicam o efeito positivo do cinema na aquisição de conhecimento, mudança de atitudes e valores diante do meio ambiente.<hr/>The article is an analysis about the utilization of cinema as didactic component of environmental education (EE). Is questioned the adequacy of the films for the students as well as the professor’s role as mediator and challenger, by proposing activities associated to the exhibition of films in the classroom. Are highlighted the principles for the use of environmental impact cinema in the promotion of the EE, the evaluation of the reception of the movies, the learning, the acquisition of new environmental values and the changing in the behavior. The information that was analyzed indicate a positive effect in the acquisition of knowledge, of the change of attitudes and of the values. <![CDATA[Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende mostrar uma metodologia de ensino fundamentada na possibilidade de formar empreendedores sociais no ambiente escolar e tem como objetivo a implantação de agências experimentais com foco social em instituições de ensino superior de forma inovadora, por meio de recursos motivadores e vivenciais que provoquem nos alunos atitudes criativas, de forma crítica e cidadã. Para a construção da metodologia, foi analisada uma prática já existente, a da agência experimental de empreendedorismo social da Unatec - a Fortuna, implantada pela primeira vez no Brasil em 2006 e que criou oportunidades para que os alunos da graduação tecnológica vivenciassem o respeito às diferenças, propondo soluções em comunicação e marketing para entidades do terceiro setor da região metropolitana de Belo Horizonte. Para essa análise, a metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, grupo focal, além de análises bibliográfica e documental. Foram verificados os resultados do impacto social da prática em instituições atendidas, alunos e professores envolvidos no projeto. Esses resultados foram confrontados às teorias do empreendedorismo, do empreendedorismo social, da educação e da gestão social. Com isso, pôde-se perceber que é possível empreender ou vivenciar uma ação transformadora, unindo, em um mesmo momento, alunos, professores e entidades do terceiro setor, por meio de uma proposta educativa diferenciada, em que todos pensam e agem refletindo na busca de transformações sociais significativas.<hr/>This study aims at showing a teaching methodology based on the possibility of forming social entrepreneurs in the school environment and aims at the establishment of experimental agencies with a social focus in higher education institutions in an innovative way through motivational and experimental resources that provoke the students into creative attitudes, in a critically and citizenship-like attitude. For the methodology construction, we examined an existing practice, the one used by Unatec agency of experimental social entrepreneurship - "Fortune", first introduced in Brazil in 2006, which created opportunities for graduating students in technology to experience respect for differences and propose solutions in communications and marketing for third sector entities in Belo Horizonte metropolitan area. For this analysis, the research methodology used was a qualitative approach through in-depth interviews, focus groups and literature and documental analyzes. Results were checked for the social impact of the practice in attended institutions, students and teachers involved in the project. These results were compared to theories of entrepreneurship, social entrepreneurship, education and social management. Through this, it could be perceived that it is possible for entrepreneurship to happen or to experience a transforming action by joining at the same time, students, teachers and third sector entities through a differentiated educational approach, where everyone thinks and acts reflecting the search for meaningful social change. <![CDATA[Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende mostrar uma metodologia de ensino fundamentada na possibilidade de formar empreendedores sociais no ambiente escolar e tem como objetivo a implantação de agências experimentais com foco social em instituições de ensino superior de forma inovadora, por meio de recursos motivadores e vivenciais que provoquem nos alunos atitudes criativas, de forma crítica e cidadã. Para a construção da metodologia, foi analisada uma prática já existente, a da agência experimental de empreendedorismo social da Unatec - a Fortuna, implantada pela primeira vez no Brasil em 2006 e que criou oportunidades para que os alunos da graduação tecnológica vivenciassem o respeito às diferenças, propondo soluções em comunicação e marketing para entidades do terceiro setor da região metropolitana de Belo Horizonte. Para essa análise, a metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, grupo focal, além de análises bibliográfica e documental. Foram verificados os resultados do impacto social da prática em instituições atendidas, alunos e professores envolvidos no projeto. Esses resultados foram confrontados às teorias do empreendedorismo, do empreendedorismo social, da educação e da gestão social. Com isso, pôde-se perceber que é possível empreender ou vivenciar uma ação transformadora, unindo, em um mesmo momento, alunos, professores e entidades do terceiro setor, por meio de uma proposta educativa diferenciada, em que todos pensam e agem refletindo na busca de transformações sociais significativas.<hr/>This study aims at showing a teaching methodology based on the possibility of forming social entrepreneurs in the school environment and aims at the establishment of experimental agencies with a social focus in higher education institutions in an innovative way through motivational and experimental resources that provoke the students into creative attitudes, in a critically and citizenship-like attitude. For the methodology construction, we examined an existing practice, the one used by Unatec agency of experimental social entrepreneurship - "Fortune", first introduced in Brazil in 2006, which created opportunities for graduating students in technology to experience respect for differences and propose solutions in communications and marketing for third sector entities in Belo Horizonte metropolitan area. For this analysis, the research methodology used was a qualitative approach through in-depth interviews, focus groups and literature and documental analyzes. Results were checked for the social impact of the practice in attended institutions, students and teachers involved in the project. These results were compared to theories of entrepreneurship, social entrepreneurship, education and social management. Through this, it could be perceived that it is possible for entrepreneurship to happen or to experience a transforming action by joining at the same time, students, teachers and third sector entities through a differentiated educational approach, where everyone thinks and acts reflecting the search for meaningful social change. <![CDATA[A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende mostrar uma metodologia de ensino fundamentada na possibilidade de formar empreendedores sociais no ambiente escolar e tem como objetivo a implantação de agências experimentais com foco social em instituições de ensino superior de forma inovadora, por meio de recursos motivadores e vivenciais que provoquem nos alunos atitudes criativas, de forma crítica e cidadã. Para a construção da metodologia, foi analisada uma prática já existente, a da agência experimental de empreendedorismo social da Unatec - a Fortuna, implantada pela primeira vez no Brasil em 2006 e que criou oportunidades para que os alunos da graduação tecnológica vivenciassem o respeito às diferenças, propondo soluções em comunicação e marketing para entidades do terceiro setor da região metropolitana de Belo Horizonte. Para essa análise, a metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, grupo focal, além de análises bibliográfica e documental. Foram verificados os resultados do impacto social da prática em instituições atendidas, alunos e professores envolvidos no projeto. Esses resultados foram confrontados às teorias do empreendedorismo, do empreendedorismo social, da educação e da gestão social. Com isso, pôde-se perceber que é possível empreender ou vivenciar uma ação transformadora, unindo, em um mesmo momento, alunos, professores e entidades do terceiro setor, por meio de uma proposta educativa diferenciada, em que todos pensam e agem refletindo na busca de transformações sociais significativas.<hr/>This study aims at showing a teaching methodology based on the possibility of forming social entrepreneurs in the school environment and aims at the establishment of experimental agencies with a social focus in higher education institutions in an innovative way through motivational and experimental resources that provoke the students into creative attitudes, in a critically and citizenship-like attitude. For the methodology construction, we examined an existing practice, the one used by Unatec agency of experimental social entrepreneurship - "Fortune", first introduced in Brazil in 2006, which created opportunities for graduating students in technology to experience respect for differences and propose solutions in communications and marketing for third sector entities in Belo Horizonte metropolitan area. For this analysis, the research methodology used was a qualitative approach through in-depth interviews, focus groups and literature and documental analyzes. Results were checked for the social impact of the practice in attended institutions, students and teachers involved in the project. These results were compared to theories of entrepreneurship, social entrepreneurship, education and social management. Through this, it could be perceived that it is possible for entrepreneurship to happen or to experience a transforming action by joining at the same time, students, teachers and third sector entities through a differentiated educational approach, where everyone thinks and acts reflecting the search for meaningful social change.