Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20110003&lang=pt vol. 11 num. 34 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[História da Matemática: história de uma disciplina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a trajetória histórica da disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, situando-a no contexto de sua institucionalização nos currículos. Trata-se de um estudo local, cujos resultados evidenciam conclusões "glocais". O estudo revela três momentos de mudanças na condução da disciplina: inicialmente é tratada como uma disciplina de Matemática; num segundo momento, há uma ruptura nessa abordagem e a Matemática passa a ser estudada historicamente; o terceiro momento não caracteriza propriamente uma ruptura, mas a inclusão de novos conteúdos, relativos à história da educação matemática, particularmente à história da Matemática escolar. Tais mudanças são explicadas a partir da renovação do corpo docente, da formação e da atuação em pesquisa dos professores responsáveis pela disciplina, e das possibilidades criadas pela própria natureza da História da Matemática.<hr/>This article discusses the historical path of the discipline of History of Mathematics in the Mathematics’ teachers education of Universidade Federal de Juiz de Fora, in the context of the curriculum consolidation. It's a local study with "glocal" conclusions. The article shows three moments of change in the discipline’s teaching: at first, it’s seem as Math’s discipline; then it has worked to teach the math’s history; and finally it adds news contents, concerning the history of math’s education, especially the history of the Mathematics in schools. These changes happened with the renovation of the teachers, the formation and the research work of teachers and the possibilities emerging from the nature of the History of Mathematics. <![CDATA[A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o trajeto histórico do ensino de Matemática no período 1930-1970, do então denominado ensino secundário. O estudo mostra a existência de inúmeros trabalhos relativos à Matemática ensinada nos primeiros anos desse nível escolar. De outra parte, revela a ausência de pesquisas sobre as séries finais. Assim, o artigo foca a atenção nas transformações da Matemática escolar que hoje está presente no ensino médio. Utilizando como referência teórica de estudo as análises da história das disciplinas, o texto reúne argumentos para concluir que, efetivamente, é possível afirmar que existem duas disciplinas escolares de Matemática no mesmo ensino secundário.<hr/>The paper examines the historical trajectory of mathematics teaching in the period 1930-1970, the so called high school. The study shows the existence of numerous works on the Mathematics taught in the early years of grade level. On the other hand, it reveals the lack of research on the final series. Thus, the article focuses on the transformation of Mathematics that is present today in high school. Using as theoretical reference for the study analyzes the history of the disciplines, the text brings together arguments to conclude that, indeed, it is clear there are two school subjects of mathematics in the same high school. <![CDATA[Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.<hr/>This study focused on the experimentation carried out in classrooms to prepare for the reform of the teaching of Mathematics of the first cycle of the secondary school in France at the end of the 1960s. Based on the analysis of documents of that period and on the work of authors that investigated that reform, the interference of different actors and their participation in the setup of the experimentation process is discussed. From a comparative perspective, some ideas on the experimentation proposed and performed in Brazil during the same period are proposed with the aim of contributing for the discussion on the different spaces classroom practices may occupy in curriculum reform processes. <![CDATA[Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar - o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.<hr/>This article is about the history of Drawing subject, considering the teaching of this discipline. The aim is to present and discuss theoretical and methodological approaches to writing a history of the teaching of Drawing from scenes. The research is performed in an educational institution - the College of the Federal University of Santa Catarina. We consider the period between the early 1960s and 2004. The sources for analysis are both official and school documents that give guidelines for this discipline as well as interviews with teachers. The scenes of the teaching of design are built based on oral testimony, creating a historical narrative. Finally, we reflect on the strengths and weaknesses of this mode of construction of the writing Drawing’s history. <![CDATA[O advento das ciências liceais: materialidade e programas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta alguns aspetos de uma pesquisa sobre a história das disciplinas escolares de ciências, levada a cabo para a preparação de uma tese de doutoramento na área de história da educação. O objetivo é compreender o processo histórico de introdução das disciplinas de ciências no ensino liceal português do século XIX. Nas disciplinas de ciências, é corrente a existência de equipamento específico em laboratórios e gabinetes anexos à sala de aulas. Quando as ciências foram introduzidas nos liceus, a partir de 1854, foi considerada a indispensabilidade desse material e, por isso, desde a primeira hora, foi posto à disposição um dado conjunto de apetrechos e reagentes químicos. Considerando essa realidade, fez-se uma abordagem sobre os materiais fornecidos e a reação de alguns professores. Nesse contexto, realça-se a autonomia dos professores das ciências liceais na construção das disciplinas respectivas, pese, embora, a tendência centralizadora dos órgãos dirigentes da instrução pública.<hr/>The current article presents some aspects of a research about science school subject’s history, carried out in a PhD thesis concerning education history. It aims to understand the historical process occurred on the nineteen century, at Portuguese high schools that were introducing science school subjects in their lecture. It is usual in science school subject to have specific equipment in their labs or offices as an annex to the class room. In 1854, when teaching sciences began in high school, it was considered essential such materials, so it was promptly made available some paraphernalia and chemical reagents. According to this fact, it was then made an approach about the provided materials and some teachers’ reaction. In this context, it emphasizes the autonomy of high school science professors formulating their school subjects, despite, the centralize tendency of the public instruction main organs. <![CDATA[Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de Aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo1. O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos de Aritmética que circularam naquele período. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da Aritmética. Nas considerações finais, são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo.<hr/>This paper presents some considerations about the teaching of Arithmetic in primary school during the late nineteenth and early twentieth century in São Paulo. The theoretical framework is rooted in cultural historical studies, particularly in the field of History of School Subjects prepared by André Chervel. This research was performed using Arithmetic textbooks, that circulated during that period, as privileged sources. Four titles were selected to illustrate some methodological issues and concepts of teaching arithmetic at that time. The features of the intuitive education presented in the original proposal of school groups of São Paulo are highlighted in the final considerations. <![CDATA[O movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho apresentamos os artigos publicados nos Boletins da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM) que refletem diretamente as influências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Atualmente, esse movimento, de repercussão mundial e que teve reflexos importantes no Brasil, é objeto de nossos estudos. Nossa atenção tem se voltado para as décadas de 1960 e 1970, período quando se verifica sua mais intensa influência na educação básica no Brasil. Apresentamos aqui, numa perspectiva histórica, o resultado da busca e análise dos artigos que tratam desse tema que surgiram nas publicações da SPM, mostrando que esse movimento alcançou territórios nacionais importantes, particularmente o Paraná. As fontes utilizadas nessa análise foram todos os boletins editados pela SPM, cobrindo assim um amplo e específico objeto de divulgação.<hr/>Our purpose in this work is to recover in the “Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática (BSPM)” the papers that reflect directly the influence of the New Math Movement (MMM) in Brazil. At the moment we are studying this movement, that had world repercussion, and occurred in our country mainly at 60’s and 70’s decades. Our goal here is to present, in a historical perspective, the search’s result and analysis the articles that deal with this theme in the BSPM, showing that the MMM reached important national territories, and also reflected in the curricular guidelines in several Brazilian states, particularly in Paraná state. This analysis will be made in all volumes of BSPM, which were the sources used, covering, in this way, a wide and specific object of propagation. <![CDATA[O lugar e a forma tomada pela disciplina história da educação nos currículos de formação de professores (1927-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se da análise do processo de surgimento e de consolidação da disciplina História da Educação no currículo da Escola Normal brasileira, com exame particular da situação vivenciada em Minas Gerais, no intervalo compreendido entre a Reforma Francisco Campos (1927/1928), estadual, e a Reforma de 1º e 2º graus (Lei 5.692/1971), federal. Entre outras disciplinas, a História da Educação passa a integrar o curso normal por meio das reformas de Francisco Campos para atender às necessidades de sistematização da formação de professores primários. O perfil programático e as finalidades da disciplina História da Educação são demarcados na forma de decretos presidenciais que assimilam os avanços dos estudos pedagógicos e das ciências da educação sob influência dos ideais escolanovistas. A disciplina História da Educação atende não apenas à formação conteudista, mas também às questões metodológicas de ensino. Na década de 1940, sob a influência das medidas adotadas por Gustavo Capanema, são publicadas as Leis Orgânicas do Ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 4.024/1961 somente será promulgada após um longo período de discussão sobre o seu anteprojeto, marcado pelas controvérsias entre grupos oponentes, sobretudo aqueles ligados aos movimentos pela escolarização pública, assim como os representantes da iniciativa privada, destacadamente os católicos. As reformas educacionais, durante o período do Regime Militar, transformam o 2º grau em habilitações profissionalizantes obrigatórias, inclusive a formação de professores voltados para a atuação nos níveis iniciais da escolarização, sendo então criada, entre outras, a "Habilitação Específica para o Magistério" (Lei 5.692/1971).<hr/>The purpose of this study is to analyze the process of the rise and consolidation of the discipline of History of Education in the curriculum of the Brazilian Normal School, with particular examination of the situation experienced in Minas Gerais, Brazil, in the period between the Francisco Campos Reform (1927/1928), on the state level, and the Primary and Secondary School Reform (Law 5.692/1971), on the federal level. Among other disciplines, the History of Education comes to be part of the normal course by means of the Francisco Campos reforms to meet the need for systematization of the training of primary teachers. The program profile and the purposes of the discipline of History of Education are demarcated in the form of presidential decrees that assimilate the advances of pedagogical studies and the education sciences under the influence of the "new school" ideals. The discipline of History of Education serves not only content based education, but also the methodological issues of teaching. In the 1940s, under the influence of measures adopted by Gustavo Capanema, the Organic Laws of Teaching (Leis Orgânicas do Ensino) are published. The Law of Directives and Foundations of Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 4.024/1961 will only be promulgated after a long period of discussion regarding its draft, marked by controversies among opposing groups, above all those connected with the movements for public schooling, as well as the representatives of private initiatives, most prominently the Catholics. The educational reforms during the military period transform secondary school into mandatory professional skills training, including the education of teachers directed to activity at the beginning levels of schooling, thus creating, among other qualifications, the "Specific Qualification for Teaching" (Law 5.692/1971). <![CDATA[Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No fim do ano de 1966, o Ministro da Educação Nacional Christian Fouchet decide criar uma comissão de estudos sobre o ensino das matemáticas. Instalada em um quase consenso aparente, esta comissão, presidida por André Lichnerowicz, vai se dedicar à renovação do ensino das matemáticas, notadamente à elaboração de novos programas de matemáticas “modernas” para o ensino secundário (11-17 anos). O objeto do presente artigo, fundamentado, principalmente, na análise dos arquivos da Comissão Lichnerowicz, é o exame do modo como certas realidades engendradas pela democratização do acesso à "escola média" (11-15 anos) nas décadas de 1950-1960, que não tinham sido consideradas a priori, são levadas em conta pelos membros desta comissão: realidades institucionais, como a existência de estudos de curta duração ao lado dos estudos de duração longa, que levam ao baccalauréat; realidades humanas, como a dos professores dos Colégios de Ensino Geral (CEG), tidos como supostamente despreparados para ensinar as "verdadeiras matemáticas" por sua origem "primária", diferente da de seus colegas certificados ou agregados. O peso dessas realidades foi especialmente sentido quando da elaboração dos programas de matemáticas das 4ª e 3ª séries (13-15 anos), que levou, em janeiro de 1971, ao desencadeamento de uma crise aberta que estilhaça aquele consenso inicial. O caso da reforma das matemáticas modernas constitui, assim, um observatório particularmente pertinente para o exame dos constrangimentos insitucionais e humanos que pesam sobre a elaboração dos conteúdos de ensino.<hr/>À la fin de l’année 1966, le ministre de l’Education nationale Christian Fouchet décide de créer une commission d’études sur l’enseignement des mathématiques. Installée dans un quasi-consensus apparent, cette commission, présidée par André Lichnerowicz, va s’atteler à la rénovation de l’enseignement des mathématiques, notamment en rédigeant de nouveaux programmes de mathématiques "modernes" pour l’enseignement du second degré (11-17 ans). L’objet de cet article, fondé principalement sur une analyse des archives de la commission Lichnerowicz, est d’examiner la façon dont certaines réalités engendrées par la démocratisation de l’accès à "l’école moyenne" (11-15 ans) dans les décennies 1950-1960, et qui n’avaient pas été envisagées a priori, sont prises en compte par les membres de cette commission: réalités institutionnelles, avec l’existence de filières courtes à côté de l’enseignement long menant au baccalauréat; réalités humaines également, les professeurs de CEG étant supposés inaptes à enseigner de "vraies mathématiques" du fait de leur origine "primaire", contrairement à leurs collègues certifiés ou agrégés. Le poids de ces réalités se fait plus spécialement sentir lors de l’élaboration des programmes de mathématiques de 4e et de 3e (13-15 ans) qui, en janvier 1971, aboutit à une crise ouverte faisant voler en éclat le consensus initial. Le cas de la réforme des mathématiques modernes constitue ainsi un observatoire particulièrement pertinent pour examiner les contraintes institutionnelles et humaines pesant sur l’élaboration des contenus d’enseignement.<hr/>At the end of 1966, the Minister of National Education Christian Fouchet decides to create a study commission on the teaching of mathematics. Installed in an apparent nearconsensus, the committee, chaired by André Lichnerowicz, will be dedicated to the renewal of the teaching of mathematics, notably the development of new mathematical programs “modern” for secondary education (11-17 years). The object of this article, based mainly on the analysis of Commission filings Lichnerowicz, is the examination of how certain realities engendered by the democratization of access to “middle school” (11-15 years) in the decades of 1950-1960, which had not been considered a priori, are taken into account by members of this committee: institutional realities, the existence of short-term studies alongside studies of long duration, leading to the baccalauréat; human realities such as the teachers of the Colleges of General Education (CEG), taken as supposedly unprepared to teach the “true mathematics” by origin “primary” as opposed to their colleagues certificates or aggregates. The weight of these realities was especially meaningful when the development of mathematical programs of the 4th and 3rd grade (13-15 years), which led, in January 1971, triggering a crisis that splits open that initial consensus. The case of modern mathematics reform is thus an observatory particularly relevant for the examination of insitucionais and human constraints that weigh on the development of learning content. <![CDATA[Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.<hr/>The present study focuses on research’s author strengths and opportunities about knowledge discovery concerning education history in the subject matter of Geography. Many discoveries have been made from redings and bibliography references. This research takes as its premisse the period range between the origem of the Geography as school subject, in the Europe in the 19th century, until the context of the decade of the 1980 in Brazil. The main purpose is to establish novel facts, solve new ideas with other researchers, who are interested in the theme from the reference topics. The authors considered are experts of the epistemology of geography and/or history of school subjects. <![CDATA[Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta, de forma sumária, como as políticas de formação de professores se delinearam ao longo da história da educação brasileira e, nessa trajetória, de que modo as disciplinas Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados foram concebidas e incorporadas aos cursos de formação inicial. Tomando-se por base as práticas de formação de professores, anteriores ao surgimento da primeira Escola Normal brasileira, no século XIX, e os modelos que se seguiram até o século XXI, culminando com a transformação do curso de Pedagogia em licenciatura, o texto ressalta as marcas das diversas concepções que caracterizaram essas duas disciplinas e as configuraram em espaços especialmente adequados para viabilizar a aprendizagem da docência.<hr/>This article presents in summary form, how policies for teacher education were outlined throughout the history of Brazilian education, in it’s trajectory, in which way the Practice Teaching disciplines and Supervised Training have been designed and incorporated into the initial training courses. Taking as a basis the practices of teacher training prior to the onset of the first Normal School in Brazil in the nineteenth century and the models that followed until the XXI century, culminating with the transformation of the pedagogy course in degree, the text highlights the marks of several concepts that have characterized these two disciplines and configured in spaces specifically adapted to enable the learning of teaching. <![CDATA[Educando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto é parte da pesquisa concluída que explora alguns dos pressupostos da puericultura como prescrição curricular para a Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (SSN), criada em Curitiba em 1928. Entre tantas atividades previstas pelos idealizadores daquela instituição de assistência à infância, a Escola Maternal se caracterizou pela preocupação em oferecer a escolarização à infância ali assistida, cobrindo as idades de 0 a 12 anos, em três fases distintas: a creche, o jardim de infância e o curso doméstico. Nela a puericultura, a moral e o trabalho ganhavam relevo, e apresentavam-se como eixos de fundamental importância para a concretização do “objetivo máximo da Escola Maternal: higiene, ordem e disciplina”. Entendidas essas três dimensões da formação como intrinsecamente ligadas à educação do corpo e das sensibilidades, consideramos que o espargir da puericultura, da moral e do trabalho foi realizado com base na desqualificação da maior parte da população não só local, mas brasileira, ainda carente de um “choque de civilidade”. Na documentação captamos ecos de um momento fundador do currículo, a sua prescrição, verificando como a puericultura se articulava à moral na tentativa de desenvolver uma sensibilidade afeita ao mundo do trabalho. Este, por sua vez, era justificado por uma retórica de cunho religioso, assistencial e caritativo para afirmar em corações e mentes infantis o lugar de cada um naquele mundo.<hr/>This work is the result of a research that explores some assumptions of childcare as a curriculum prescription for the Maternal School of the Sociedade de Socorro aos Necessitados (SSN), created in Curitiba, in 1928. Among all the activities provided by the creators of that child care institution, the Maternal School characterized by the concern to provide schooling to childhood there assisted, covering the ages of 0 to 12 years in three different phases: creche, the kinder garden and the home studies. In this institution, childcare and labour earned relief, though under other names they were also present in the previous actions of SSN. Understood these three dimensions of formation as intrinsically linked to the education of the body and sensitivities, we consider the scatter of childcare, moral and labour was based on the disqualification of most of the population not only local, but all around Brazil, that still lacks a “clash of civility”. This should internalize the rules taught to them, for the training on sanitized, educated and moralized individuals, under the epithet of “citizens”, regardless of the material conditions that determine their condition of poverty and abandonment. Based on the sources analyzed, it is observed that under the perspective adopted by the childcare in the actions of the Maternal School were based on scientific principles scattered mostly in Congress, among other places of great circulation of ideas. These ideas, in turn, made up the proposals from other institutions and based the speeches of doctors, lawyers, politicians, journalists, among many other professionals who considered these principles as fundamental in the education of the population. Thus, it is mobilized documents of varied nature, such as those emanated from inside the SSN (minutes, correspondence, reports and programs), plus the daily press and the production of intellectuals linked to the causes of education and poor child care. In the documentation we catch echoes of a founding moment of the curriculum, its prescription, noting how the childcare was linked to moral in an attempt to develop a sensitivity accustomed to the world of work. This world, in turn, was justified by rhetoric of a religious, caring and charitable nature to affirm in the children’s hearts and minds the place of every one in that world. <![CDATA[A fabricação da disciplina escolar Português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho é realizar uma breve reflexão sobre o surgimento e a ascensão da disciplina escolar Português, responsável pelo ensino formal da língua materna nas escolas. Nesse sentido, destacaremos discussões sobre a fabricação de um espaço/tempo para que os alunos aprendam a se apropriar dos saberes escolares e metadiscursos sobre a língua escrita. Ao nos basear nos estudos sobre as disciplinas escolares, apresentamos uma interpretação sobre o surgimento da disciplina escolar Português (na escola secundária) no âmbito de uma política lingüística iluminista dos séculos XVIII e XIX, que envolve aspectos dos processos de gramaticalização e escolarização da língua materna como um projeto imprescindível de identidade nacional. Em seguida, destacaremos alguns aspectos que reconfiguram a disciplina Português no século XX, com destaque para a construção dos programas oficiais e para a relação entre os estudos acadêmicos sobre o ensino de língua materna e as políticas públicas (PCN, PNLD, PNBE, etc.).<hr/>This paper aims at discussing the emergence and rise of Portuguese as a school discipline responsible for formal teaching of language of the Brazilian national language in its education system. It seeks to gather ideas about the social construction of this school discipline and its legimacy by the prescriptive curriculum. The article also emphasizes discussions on how schools offer both space and time to students so that they could master school abilities and metadiscourses about written language. Based on studies of the history of school disciplines, we offer an interpretation of the emergence of Portuguese as a school subject in the context of an Enlightenment language policy of the Eighteenth and Nineteenth centuries, which involves aspects of two processes: grammaticalization and institutionalization in the school system of national languages as an essential project of national identity. We conclude the paper by discussing the construction of public programs, academic studies on mother tongues’ teaching and public policies. <![CDATA[Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho pretendemos refletir sobre a importância de uma formação docente para a educação de jovens e adultos (EJA) que permita a apropriação teórico-metodológica dos conceitos de diversidade cultural, diálogo e autonomia. Discutimos as implicações da formação continuada para o desenvolvimento de uma proposta curricular para a EJA que leve em consideração os conceitos assinalados. Destacamos ainda os dilemas políticos e práticos vivenciados pelos docentes que buscam valorizar os saberes dos educandos, procurando se apoiar no diálogo como base para a construção da cidadania. A pesquisa justifica-se em função da necessidade de se ampliar a discussão sobre a formação docente voltada para contextos de grande diversidade cultural, como no caso da EJA. O estudo baseia-se em pesquisa qualitativa, tendo utilizado prioritariamente entrevistas semiestruturadas com professores que lecionavam no Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (Peja/SME-RJ) e que participaram de diferentes processos de formação continuada propostos pela SME-RJ, no período 2004-2008.<hr/>In this paper we intend to reflect on the importance of teacher training to young and adult education that will allow the appropriation of theoretical and methodological concepts of cultural diversity, dialogue and autonomy. We discuss the implications of continued education for the development of a curriculum for adult education that takes into consideration the concepts mentioned. We also highlight the political dilemmas experienced by teachers and practitioners who seek to enhance the knowledge of students, seeking to rely on dialogue as the basis for the construction of citizenship. The research is justified by the need to broaden the discussion on teacher education for culturally diverse contexts, as in the case of adult education. The study is based on qualitative research, and primarily used semistructured interviews with teachers who taught in the Education Program for Youths and Adults of the Municipal of Rio de Janeiro (Peja/SME-RJ) and used in different processes of continuing education offered by SME-RJ, for the period 2004-2008. <![CDATA[Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho discute-se uma iniciativa de formação inicial e continuada de professores de História para a educação básica, o Grupo de Estudos Ensino de História (GEEH), que agrega graduandos do curso de História e professores em exercício. São abordados os estudos e produções desenvolvidos em 2009, quais sejam: discussão teórico-metodológica sobre o uso didático de documentos, no primeiro semestre, e desenvolvimento coletivo de um dossiê didático temático, no segundo. A proposição do GEEH funda-se em especial nas proposições de Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud e Pierre Bourdieu, respectivamente sobre o ensino de História e formação continuada de professores. Para a produção do material didático, a obra de Gemma Traveria, intitulada Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales en la enseñanza de la historia (2005) foi fundamental. O tema escolhido pelo grupo foi Ditadura Civil-Militar, com ênfase no Paraná, por várias razões, entre as quais, sua relevância, a preocupação em associar sua problematização aos âmbitos regional e local e a relativa facilidade de acesso a bibliografias e documentos. Foram identificados documentos relativos ao tema no Arquivo Público do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná. Cada participante escolheu alguns deles e desenvolveu roteiros didáticos, que foram apresentados e discutidos no grupo, constituindo-se várias versões, até serem aprovados. Ao todo, foram elaborados vinte roteiros didáticos, abrangendo diferentes dimensões do tema, como política, economia, cultura, educação, repressão, movimento estudantil, entre outros. Esse dossiê será disponibilizado no site do GEEH.<hr/>This study discusses an initiative for the early and ongoing training of teachers of history in basic education, the Study Group for the Teaching of History (GEEH), which includes History course graduates and teachers who are already active in their profession. The study deals with studies and activities undertaken in 2009, including a theoretical and methodological discussion on the use of documents in teaching, in the first semester, and the collective development of a dossier about teaching themes, in the second semester. The intentions of the group are based especially on the proposals of Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud and Pierre Bourdieu, respectively, concerning the teaching of history and the ongoing training of teachers. For the production of the teaching material, extensive use was made of the work of Gemma Traveria entitled Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales en la enseñanza (Teaching how to think historically: archives and documental sources in teaching history) (2005). The theme chosen by the group was the Civil-Military Dictatorship, with special emphasis on Paraná State. This subject was chosen for several reasons, including its relevance, concern that the subject should be viewed in a regional and local context and the relative ease of access to bibliographies and documents. Pertinent documents were identified at the Public Archives of Paraná State and the state’s Public Library. Each participant chose some of these materials and developed teaching scripts, which were presented to the group and discussed, resulting in a number of versions being developed prior to approval. In total, twenty scripts were prepared covering different dimensions of the theme such as politics, economics, culture, education, repression, student movements, etc. This dossier was made available on the Groups website and the group intends to publish it for distribution to state schools. <![CDATA[Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo resulta de pesquisa ampla que teve por objetivo compreender a relação entre a educação do campo, na perspectiva da pedagogia da alternância praticada pelas casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná, e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Neste texto são priorizados dois aspectos da pesquisa: a relação das casas familiares com a escola pública e uma caracterização dos seus corpos docentes, sobretudo, em relação à formação e tempo de experiência profissional com a pedagogia da alternância e possíveis repercussões de ambos os aspectos no desempenho escolar dos seus alunos. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observação. Os resultados sugerem que essas instituições se consolidaram como alternativa para a educação escolar dos filhos de pequenos agricultores, ainda que tenham problemas de natureza administrativa que dificultam muito a manutenção de um corpo docente estável, seja em função do vínculo precário da maioria dos professores da rede estadual, seja em função da rotatividade dos monitores causada por questões salariais.<hr/>The paper is the result of a research which aimed at understanding the relationship between the rural education, in the perspective of the alternation pedagogy practised by the rural family houses of the Southwest Region of Paraná, and the sustainable development of familiar agriculture. This text is prioritized two aspects of the research: the relationship between rural family houses and the public school and a characterization of its faculty, particularly in regard to training and professional experience with the alternation pedagogy and the possible impacts of both aspects in students’ education. The data were collected through interviews, questionnaires and observation. The results suggest that these institutions have been consolidated as an alternative to school education of the children of small farmers, even if they have problems of administrative nature that make it very difficult to maintain a stable teaching staff, either because of the precarious relationship of the majority of teachers with the State, whether as a result of the rotation of monitors due to salary issues. <![CDATA[Estratégias de leitura usadas por alunos de graduação e mestrado de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A leitura é um dos elementos essenciais para o exercício do ofício do aluno universitário. As metodologias mais comuns nos cursos de ensino superior pressupõem que o aluno nesse nível de escolarização disponha de uma metodologia individual e eficiente de leitura realizada com o objetivo de estudo. Com este trabalho teve-se o intuito de diagnosticar e comparar a freqüência de uso de estratégias de leitura, consideradas fundamentais, quando esta é realizada para estudar. A escala de estratégias de leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho, foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. Os dados foram coletados com dois grupos de alunas: um de um curso de Pedagogia (n = 10) e outro de um Mestrado em permitem concluir que poucas são as diferenças estatisticamente significativas quanto à freqüência de uso das estratégias de leitura por parte das participantes de cada grupo. Os resultados foram analisados e contrastados com os verificados em estudos anteriores, bem como assinalada a importância de os professores, em quaisquer que sejam os níveis de ensino em que atuem, estarem atentos e ensinarem modos de ler eficientes a seus alunos.<hr/>Reading is one of the essential elements for the exercise of the undergraduate student’s occupation. The most common methodologies in undergraduate courses estimate that the student in this schooling level makes use of an individual efficient reading methodology accomplished with the objective of study. The aim of this research study was to diagnose and compare the frequency of reading strategies use, which are considered crucial, when reading is done with the purpose of study. The reading strategies scale, which was translated and adapted by Kopke Filho, was the instrument utilized for the information collection. The data were collected from two groups of registered students: one group in an undergraduate Pedagogy course (n = 10) and the other group in a Master Course on Education (n = 10). In general, the qualitative and quantitative analyses accomplished lead us to conclude that few are the statistically significant differences between the frequency of use of reading strategies by the participants of each group within both groups. The results were analyzed and contrasted with the ones verified in previous studies, as well as having emphasized the fact that teachers, in any teaching level and context, should be attentive to teaching efficient reading methods to their students. <![CDATA[Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo objetivamos apresentar uma análise das palavras de ordem: "Educação do campo: direito nosso; dever do Estado!", as quais expressam a ação dos Movimentos Sociais Populares do Campo no Brasil na luta por uma educação do campo. As palavras de ordem, entendidas como signos discursivos, revelam a intencionalidade e a tensão produzida pelos sujeitos do campo no sentido da construção e concretização do que vem sendo chamado de educação do campo. Ancoramo-nos no referencial teórico-metodológico bakhtiniano, em especial na sua teoria da linguagem, para desenvolvermos a análise bibliográfica sobre a temática. Como orientação na luta, os signos discursivos - palavras de ordem - ao mesmo tempo em que conduzem os sujeitos, exigem-lhes o reposicionamento na luta de classe e na própria forma de fazer garantir o seu direito à educação. Esse posicionamento exige a tomada de consciência da contradição existente entre a ação dos trabalhadores organizados e a ação do Estado no trato e na concretização da educação do campo como política pública.<hr/>This article aims at presenting an analysis of the watchwords "Rural education: our right; duty of the State!", which express the action of the Rural Social Movements in Brazil in the struggle for achieving the rural education. These watchwords, taken as discursive signs, reveal the intentionality and the tension produced by the peasants towards construction and achievement of the so-called rural education. The analysis is based on Bakhtin’s theoretical framework, especially his theory of language. As a guide in the struggle, the discursive signs - the watchwords - lead the individuals to the class struggle, and also require their repositioning in this struggle and even in the way of ensuring their right to education. This positioning requires the awareness-raising concerning the contradiction between the action of organized workers and the action of State in dealing with, and achieving, rural education as a public policy. <![CDATA[Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se investigar as trajetórias de aprendizagem que levaram um indivíduo a se tornar expert em uma área de conhecimento, à luz das teorias sobre expertise. Buscou-se pesquisar se o processo de desenvolvimento vivenciado coincidia com os fatores apresentados na literatura como determinantes para o alcance da expertise, tais como: condições ambientais favoráveis, estudo individual deliberado, personalidade e aspectos motivacionais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi entrevistado um expert, cujo domínio de expertise é a avaliação da aprendizagem. Os resultados sugerem que o participante contou com um ambiente estimulador desde a infância e apresentou forte motivação pessoal para permanecer na área por longo prazo. Aspecto diverso ao apresentado na literatura, que emergiu na pesquisa, diz respeito aos momentos iniciais do desenvolvimento da expertise, em que há indicações de que críticas desfavoráveis, na verdade, estimularam o envolvimento com a área.<hr/>This qualitative exploratory research aimed at investigating the ways in which a person became an expert at a field of knowledge, taking into account expertise theory. The study focused on the participant’s process of professional development and check whether this coincided with those factors the literature point out as determinants for expertise development such as favorable environmental conditions, deliberate practice, personality and motivation. An expert whose domain of knowledge is learning evaluation was interviewed at depth by means of semi structured interview. Results suggest that the participant had, since childhood, an stimulating environment and presented a strong motivation to stay in his area of expertise in the long term. However, rather differently from a dominant view in the literature, it emerged from this research that in the first moments of involvement with the field there were several severe criticism on his performance which actually served as motivational factors to get himself deeply involved with the area. <![CDATA[Modelo neoliberal e políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2011000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se investigar as trajetórias de aprendizagem que levaram um indivíduo a se tornar expert em uma área de conhecimento, à luz das teorias sobre expertise. Buscou-se pesquisar se o processo de desenvolvimento vivenciado coincidia com os fatores apresentados na literatura como determinantes para o alcance da expertise, tais como: condições ambientais favoráveis, estudo individual deliberado, personalidade e aspectos motivacionais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi entrevistado um expert, cujo domínio de expertise é a avaliação da aprendizagem. Os resultados sugerem que o participante contou com um ambiente estimulador desde a infância e apresentou forte motivação pessoal para permanecer na área por longo prazo. Aspecto diverso ao apresentado na literatura, que emergiu na pesquisa, diz respeito aos momentos iniciais do desenvolvimento da expertise, em que há indicações de que críticas desfavoráveis, na verdade, estimularam o envolvimento com a área.<hr/>This qualitative exploratory research aimed at investigating the ways in which a person became an expert at a field of knowledge, taking into account expertise theory. The study focused on the participant’s process of professional development and check whether this coincided with those factors the literature point out as determinants for expertise development such as favorable environmental conditions, deliberate practice, personality and motivation. An expert whose domain of knowledge is learning evaluation was interviewed at depth by means of semi structured interview. Results suggest that the participant had, since childhood, an stimulating environment and presented a strong motivation to stay in his area of expertise in the long term. However, rather differently from a dominant view in the literature, it emerged from this research that in the first moments of involvement with the field there were several severe criticism on his performance which actually served as motivational factors to get himself deeply involved with the area.