Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20120002&lang=pt vol. 12 num. 36 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a Faculdadede Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Santa Catarina. As análises levam em consideração o contexto das políticas educacionais dos anos de 1960, a constituição histórica e os fundamentos que vicejaram no interior da faculdade, tomando por base o modelo de formação de professores defendido por intelectuais como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. As abordagens aqui apresentadas são resultantes de levantamento bibliográfico e de entrevistas que realizamos com ex-professores e ex-alunos da faculdade. O modelo de formação que articulava as diversas ciências, a Filosofia e Letras, mais o plus da educação foi alterado pela reforma universitária n. 5.540/68, uma vez que instituiu o ciclo básico, modificou o arranjo dos cursos dentro da universidade, desmontando o desenho institucional vigente desde a década de 1930, consolidando uma visão funcionalista de formação de professores.<hr/>This article aims to present the results of a research about the Philosophy, Sciences and Language & Literature College (FFCL) of Santa Catarina. The analyses take into consideration the context of the educational policies of the 1960s, the historical status and the foundations that flourished within the college, based on the model of teacher education advocated by intellectuals such as Fernando de Azevedo and Anísio Teixeira. The approaches presented here derive from literature review and interviews we conducted with former professors and former students of the college. The training model that articulated the various Sciences, Philosophy and Language & Literature, plus education extra were was amended by university reform N. 5.540/68, as it established the basic grade, changed the arrangement of courses within the university, dismantling the institutional design in force since the 1930s, and consolidating a functionalist view for teacher education. <![CDATA[Sons de brasilidade na educação de educadores catarinenses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Canções cívico-patrióticas estiveram presentes no cotidiano escolar durante os anos de 1930 e 1940, com caráter obrigatório, para despertar sentimentos de brasilidade na população do país. O Curso Normal buscava estimular os futuros professores à prática dos cantos cívicos, com objetivo de torná-los formadores do novo cidadão brasileiro. Portanto, este artigo busca fazer reflexões sobre vestígios de uma cultura escolar expressa em letras e partituras de canções escolares encontradas em cadernos de normalistas do Instituto de Educação de Florianópolis e partituras em folhas soltas compostas por estudantes e professores do referido curso. Também são analisadas canções entoadas por protagonistas que sentaram nos bancos escolares dessa instituição educativa, e o programa da disciplina de Canto Orfeônico. As canções estão carregadas de significados e representações da realidade, no sentido utilizado por Roger Chartier (1990). Essas representações e sentidos fazem parte da construção da história de determinada cultura escolar em que a música foi utilizada estrategicamente para despertar sentimentos cívico-patrióticos. As informações apresentadas neste trabalho foram cedidas por depoentes que vivenciaram aquele momento histórico (1937-1945). O trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de uma tese doutoral que investigou o uso da música nas escolas catarinenses durante o Estado Novo.<hr/>Civic and patriotic songs have been present in daily school life during the past decades of30 to 40, they were obligatory in order to arouse feelings of Brazilianness in the population of this country. The Education Course sought to stimulate the future teachers to practice the civic songs in order to turn them into trainers of the new Brazilian citizen. This way, this article attempts to make considerations on traces of a school culture expressed in lyrics and scores of school songs found in notebooks of students in the Institute of Education of Florianopolis and scores in single sheets composed by students and teachers of that course. Songs sung by protagonists who seated on the school benches in that education al institution were also analyzed, as well as the program of the Orpheonic Song subject. The songs are filled with meanings and representations of reality, in the sense used by Roger Chartier (1990). These representations and meanings are part of the history construction of a particular school culture in which music would be strategically used to awaken civic and patriotic feelings. The information presented in this work was conceded by respondents who have experienced that moment in history (1937-1945). This article is the partial result of a research of a doctoral thesis, which researched on the use of music in schools of Santa Catarina during the ‘Estado Novo’ period. <![CDATA[A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da formação de professores e da história do ensino da literatura infantil no Brasil, focalizam-se aspectos da proposta para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários elaboradas por Bárbara Vasconcelos de Carvalho e contida em Compêndio de literatura infantil: para o 3° ano normal (1959), e por Antônio D’Ávila e contida em Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais (1961). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos de e sobre Bárbara V. de Carvalho e Antônio D’Ávila, e de bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual dos manuais de ensino mencionados, que consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seus sentidos. Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esses manuais de ensino possibilitam compreender que seus autores contribuíram significativamente para a constituição de um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários à formação dos professores primários.<hr/>Aiming to contribute for the understanding of an important moment in the history of teacher education and in the history of teaching children literature in Brazil, this work presents aspects of the proposal for children literature teaching in teacher education courses for primary school elaborated by Bárbara Vasconcelos de Carvalho and contained in the Compêndio deliteratura infantil: para o 3° ano normal (1959), and by Antônio D’Ávila, and contained in Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais (1961). By means f a historical approach, which focused on documental and bibliographical research using procedures such as finding, recovering, assembling, selecting and reordering documental sources of and about Bárbara V. de Carvalho and Antônio D’Ávila and of specialized bibliography on the subject, the textual configuration of those textbooks was analyzed, which is ananalys is focused on what constitutes the meanings of a text. The results collected from this analysis show that these textbooks allow for the understanding that their authors made an important contribution to the establishment of a set of knowledge relative to children literature which are deemed necessary for the education of primary teachers. <![CDATA[Pesquisa na reconstrução histórica da formação de professores no Paraná: um depoimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da trajetória de um pesquisador no estudo histórico da formação de professores,no período do Paraná Provincial (1853-1889). Trata das fontes e compara as fontes oficiais (legislação e relatórios dos Presidentes da Província do Paraná) com os Ofícios que trazem os relatórios dos professores. Tais relatórios são considerados como depoimentos fornecidos pelos mestres traduzindo a organização escolar, a preferência por determinados métodos, a conceituação da educação, a relação professor-aluno, bem como os problemas com os quais se deparavam os professores. A argumentação se alicerça em Saviani,Ianni, Bloch, Le Goff, Wachowicz, Westephalen, Balhana, Machado, Villela, Vidal, dentre outros, além de fontes documentais. Enquanto depoimento, pretende contribuir com os que se iniciam na pesquisa histórica.<hr/>This article presents the trajectory of a researcher in the study of the history of teacher formation in Provincial Paraná (1853-1889). It takes in consideration the sources and compares official sources from the legislation and the Presidential reports of Paraná to the letters that contain the reports of teachers. Those reports are considered as testemonies provided by the masters as they report on school organization, preference for certain methods, concept of education, the relation between teacher and student, as well as the problems faced by teachers. The argumentation is based on Saviani, Ianni, Bloch, LeGoff, Wachowicz, Westephalen, Balhana, Machado, Villela, Vidal, among others, and also makes use of documental sources. As a testimony, it aims to contribute with those who intend to start in historical research. <![CDATA[A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de estudo realizado com o objetivo de analisar as experiências do Município de Curitiba com a formação continuada de professores, a partir de 1963. Instalados os Centros Comunitários em Curitiba, com uma proposta de educação comunitária, deu-se início a um trabalho que, ao longo das décadas seguintes, iria se desenvolver de forma gradual, até sua efetiva consolidação, em meados de 1980, com a revisão da estrutura administrativa do Município, para nela se inserir a Divisão de Treinamento Pedagógico. Definida uma política educacional de formação docente, foi possível um trabalho abrangente, com ações que adequavam a formação dos professores às dificuldades por eles manifestadas em seu trabalho com a educação da população. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nas reflexões de Neves (1988), Costa (2007)e Vieira (2010), fundamentando-se nos documentos disponíveis no Arquivo da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível delinear a trajetória da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em seu movimento de implantação, consolidação e expansão.<hr/>This study aims to analyze the experiences of the city of Curitiba on teachers’ continuous education since 1963. When Community Centers were installed in Curitiba, with a proposal of community education a work begun that, along the following decades, would develop gradually, until their actual consolidation in mid-1980, with the revision of the administrative structure of the Municipality to therein insert the Pedagogical Training Division. Once defined a set of teacher education policies, a comprehensive work was made possible, with actions that were adequating the teacher education to the difficulties mentioned by them from their work with the education of the population. The research, with bibliographic and documental nature, was carried out with support on the reflections of Neves (1988), Costa(2007) and Vieira (2010), being based on the documents available in the Archive of the Municipal Department of Education. As a result, it was possible to delineate the trajectory of the teachers’ continuous education for teachers of the Municipal School of Curitiba in their deplyment, consolidation and expansion movement. <![CDATA[Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo teceremos algumas considerações sobre a importância da ética como virtude tanto na formação da pessoa cidadã como na realização da pesquisa em educação, uma vez que consideramos o ensino e a pesquisa faces da mesma moeda. Partimos da premissa que a ética se expressa nos atos cotidianos da pessoa, por conseguinte, também nas pesquisas. Destacamos que a escolha para o recorte deste texto origina-se do lócus de onde parte nosso discurso, isto é, da condição de historiadora e historiadora da educação.É, portanto, deste campo que problematizaremos a ética como virtude essencial no ensino e na pesquisa em história da educação. Esclarecemos, também, que concebemos a história e a educação como ações ou práticas humanas na sua totalidade e sob a perspectivada longa duração. Assim, salientamos que trataremos ambas sempre amalgamadas e fundamentaremos, teoricamente, nosso discurso por meio de atores da e na história.<hr/>We make some considerations on the importance of ethics as a virtue in this paper, not only in the formation of the individual citizen, but also for the completion of educational research, since teaching and research herein are considered two sides of the same coin. The premise of this work is that ethics is expressed in daily personal acts, and consequently, also in one’s researches. It should be emphasized that the choice for the focus selection of this text derives from the locus of our discourse comes from, that is, the condition of a historian and an education historian. It is, therefore, in this field that we problematize ethics as an essential virtue in teaching and in the research of the history of education. It should also be clarified that history and education are conceived as human actions or practices in their entirety and under the long duration perspective. Thus, it is highlighted that both are addressed as always amalgamated, and our discourse will be theoretically justified by the actors of and in History. <![CDATA[A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo ampliar a compreensão acerca do conceito de documentação pedagógica na abordagem italiana para a educação infantil. Apresenta dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica realizada junto à Universidade de Bologna,Itália, com financiamento Capes - PDEE (Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior), tendo como fonte livros e artigos de autores italianos não traduzidos para o português. A documentação, entendida como atividade de elaboração, comunicação, pesquisa e difusão de documentos (BISOGNO, 1980), pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica da Educação Infantil ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua (BALSAMO, 2006; SACCHETTO, 2002), à construção de memória e identidade (PASQUALE, 2002), à visibilidade do projeto educativo da escola (SPECCHIA,2001), à comunicação (BENATI, 2005). Trata-se de uma ação sistemática e intencional(BENZONI, 2001) que implica a seleção de objeto, objetivos, interlocutores e modalidades de produção (PARODI, 2001); documenta-se para si mesmo, para as famílias, para e comas crianças. A documentação relaciona-se ao planejamento, à avaliação e à publicização do trabalho, e deve ser compreendida como elemento inerente à profissionalidade docente.<hr/>This article aims to broaden the understanding about the concept of pedagogical documentation in the Italian approach to children education. It presents data collected from the literature research made at the University of Bologna, Italy, funded by Capes - PDEE(Doctoral Program in Brazil with Internship Abroad), having as sources books and articles of Italian authors which are not translated into Brazilian Portuguese. The documentation, ‘understood as an activity of preparation, communication, research and dissemination of documents’ (BISOGNO, 1980), may represent a qualification element of the pedagogical proposal of children education when it relates to the reflection on practice and continuous education (BALSAMO, 2006; SACCHETTO, 2002), to the construction of memory and identity(PASQUALE, 2002), to the visibility of the school’s educational project (SPECCHIA, 2001),to communication (BENATI, 2005). It is a systematic and intentional action (BENZONI,2001) that involves the selection of the object, objectives, interlocutors and production modalities (PARODI, 2001); it is documented for itself, for families, for and with children. The documentation relates to planning, evaluation and publicity of work, and it must be understood as an element inherent to the teaching profession. <![CDATA[A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz parte de uma pesquisa já concluída. Tem por objetivo apresentar informações sobre a oferta de ensino primário e secundário privado em Pelotas, município localizado ao Sul do Rio Grande do Sul. A investigação abrange o período compreendido entre os anos de 1875 a 1910 e foi realizada por meio do conteúdo de propagandas impressas, divulgadas em diferentes periódicos que circularam na cidade. A investigação dá indicativos de como ocorreu a organização do ensino privado na virada do século XIX para o XX focando especificamente o ensino primário e secundário, bem como as suas constituições curriculares. Observa-se, assim, que tanto para o ensino secundário, como para o primário, os resultados dos alunos eram uma garantia da qualidade da instituição de ensino, fato amplamente explorado nos anúncios. Nesta pesquisa as propagandas fazem emergir, portanto, aspectos sobre a atuação do ensino privado em um momento de constituição de um sistema organizado - que aos poucos saía das casas, como uma prática de ensino privado - para aos poucos serem formadas as primeiras escolas privadas. Não tem como pretensão esgotar as múltiplas leituras que possam ser feitas sobre a temática, mas foca o olhar para o mercado da educação, contribuindo, assim, com o campo investigado.<hr/>This paper is part of a research that was already completed. It aims to present some information about private elementary and secondary schools offer in the municipality of Pelotas, Rio Grande do Sul State. The survey covers the period from 1875 to 1910. It was conducted using institutional advertising content published in the several newspapers that were circulating in the municipality by that time. The survey indicates how private school organization occurred at the turn of 19th to the 20th century, focusing specifically on primary and secondary schools, as well as on their curricula frameworks. We can notice that both for secondary and for elementary education, the students’ outcomes worked as quality assurance of the educational institution. This fact was widely exploited in the advertisements. In this survey the advertisements make possible the emergence of aspects about private education performance in the constitutional moment of an organized system that was gradually leaving the homes, as a practice of private teaching, to gradually constitute the first private schools. This work does not intend to exhaust the multiple readings possible about this subject matter, but it focuses on education market, in this way contributing to the field surveyed. <![CDATA[Os currículos da educação física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa as práticas curriculares da Educação Física na educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Vitória, ES, nos diferentes formatos apresentados pelos concursos públicos, entre 1991 e 2007. A proposta teórico-metodológica considerou a metáfora do conhecimento tecido em redes como potência para problematizar e analisar o currículo em suas interações, saberes, fazeres e poderes. Utiliza pesquisa bibliográfica, documental e com o cotidiano para perceber singularidades e continuidades desse movimento. Também entrevista e acompanha as práticas dos professores de Educação Física que trabalharam em uma instituição. Compreende a existência de uma multiplicidade de sentidos de currículos produzidos pelos cargos e a necessidade de problematizar outras formas de inserção da Educação Física na educação infantil.<hr/>This study analyzes curricular practices of Physical Education in children education in the city of Vitória, Espírito Santo state, in the different formats presented by public selection processes, from 1991 to 2007. The theoretical and methodological proposal considered the metaphor of knowledge constructed in networks as the potency to discuss and analyze the Curriculum in their interactions, knowledge, makings and potentialities. It uses bibliographic, documental and everyday life research in order to realize singularities and continuities of such movement. It also interviews and accompanies the practice of Physical Education teachers who already worked in an institution. It understands the existence of a multiplicity of meanings of curricula produced by the work positions and the need to discuss other forms of integration of Physical Education in children education. <![CDATA[O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com professores formadores de uma universidade no Sul do Brasil que buscou investigar a relação que os professores formadores estabelecem com os seus saberes profissionais nos cursos de licenciatura. Tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Marin e Giovanni (2007), Roldão(2007), Charlot (2000, 2001, 2005), Pimenta et al. (2005), Marques (2003), Tardif (2002),André (2001), Gómez (2001), entre outros, que pesquisam a formação de professores.Os dados foram coletados por meio da técnica do balanço do saber e de entrevistas recorrentes com professores formadores de diferentes áreas do conhecimento dos cursos de licenciatura de uma universidade da região Sul do Brasil. Cumpre destacar que a técnica do balanço do saber é utilizada pela equipe ESCOL na França que foi coordenada por Charlot, assim como por pesquisadores brasileiros entre eles Dieb (2007) e Lomônaco (2002).Os dados revelam que as relações que os professores formadores estabelecem relações conflituosas com os saberes específicos e pedagógicos, que geram pontos de encontros e desencontros entre a teoria e a prática pedagógica e têm implicações na concepção de professor pesquisador/reflexivo. O estudo também revela que os professores formadores encontram-se ansiosos e decepcionados frente à deteriorização da imagem e do status social da profissão docente, o que os leva ao isolamento e, em alguns casos, à frustração profissional.<hr/>This article aims to present a survey with teacher educators at a university in southern Brazil which investigated the relations teacher educators establish with their professional knowledge in licenciature courses. It is based on theoretical studies developed by Marinand Giovanni (2007), Roldão (2007), Charlot (2000, 2001, 2005), Pimenta et al. (2005),Marques (2003), Tardif (2002), André (2001), Gómez (2001), among others researching the teachers training. Data were collected using the knowledge swing technique and interviews with teacher educators from different areas of knowledge of licenciature courses of a university in southern Brazil. It is noteworthy that the knowledge swing technique is used by the ESCOL team in France, which was coordinated by Charlot and by Brazilian researchers including Dieb (2007) and Lomônaco (2002). Data revealed that teacher educators establish conflicting relationships with specific and pedagogic types of knowledge which generate aggrement and disagreement points between theory and educational practice and have implications in the view of the researcher/reflective teacher. The study also shows that teacher educators feel both anxious and deceived facing the deterioration of the image and social status of teaching as a profession, which leads to isolation and, in some cases, to professional frustration. <![CDATA[Perfil de educadores infantis: contribuições para as discussões sobre a formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inclusão de creches no sistema educacional gerou grandes impasses e indicou fragilidades em relação às políticas municipais voltadas para a Educação Infantil. Uma dessas fragilidades é a formação do educador responsável por essa etapa inicial da Educação Básica. Dentro desse contexto, o objeto do nosso estudo é o perfil desse profissional, tendo como objetivo identificar a frequência de educadores atuantes em instituições de educação infantil de uma cidade do Estado do Paraná, bem como o nível de escolaridade dos mesmos. Nosso estudo utilizou abordagem quantitativa e análise descritiva. Coleta de dados foi feita em documentos de registros (relatórios e livros de registros) de sete instituições no período de 2005 a 2007. Os resultados indicaram um percentual variado de professores efetivos ao longo dos anos: 2005 (44%), 2006 (32%) e 2007 (20%). Em relação ao nível de escolaridade, observamos um predomínio do Ensino Médio Completo (60%),sendo este índice a média dos anos analisados. Além disto, verificou-se a presença de um número elevado (40) de profissionais com nível de escolaridade abaixo do ensino médio Completo, o qual não é condizente com a exigência em relação à legislação vigente. Foi observado ainda um alto índice de rotatividade de profissionais no quadro funcional de todas as instituições analisadas. Concluímos que o momento exige políticas públicas de investimento, entendidas não apenas como contratação de profissionais, mas sim como qualidade de atendimento. Considerando principalmente a formação profissional sugerida pela legislação vigente e planejamentos que traduzam uma preocupação com a articulação entre o nível administrativo e pedagógico.<hr/>The inclusion of kindergarten units into the educational system has generated great impasses and indicated fragilities regarding the municipal policies directed towards children education. One of those fragilities is basic education teacher qualification. In this context, the object of our study is the profile of this professional, having as objective identifying the frequency of working professionals in child education institutions in a city in the state of Paraná, in Brazil, as well as the level of that qualification. Our study used quantitative and descriptive analysis approaches. Data collection was based on registry documents (reports and registration books) of seven institutions from 2005 to 2007. The results appointed avaried percentage of working teachers along the years: 2005 (44%), 2006 (32%) and 2007(20%). Regarding the qualification level, we observed a predominance of full secondary education (60%) this being the average of the years analysed. Besides that we observed a high index of professionals whose qualification level was lower than legislation requires. A high index of turn over for professionals in the institutions was also noticed. Our study allowed us to conclude: the moment demands public policies of investment in education, and those policies are not to be understood as professional hiring-wise only, but also asservice quality. Especially considering an adequation to a kind of teacher qualification recommended by the laws and a planning that translates a concern with the articulation between administrative and pedagogical levels. <![CDATA[Formação (des)continuada e representação de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua Portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista e nos estudos socioculturais, este trabalho pretende problematizar as representações de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Pressupõe que a visão socialmente construída acerca do professor é a de um agente imbuído de um aparato teórico-metodológico para abordar um determinado saber; que este saber é, na maioria das vezes, o veiculado pelo livro didático;e que o material da Olimpíada entra na sala de aula para desempenhar o papel de livro didático; concluímos que o professor aparece representado nesse material como um agente destituído de saber para dar conta da tarefa de ensinar a escrita.<hr/>Based on the discursive and deconstructive perspective and on socio-cultural studies, this paper intends to question the representations of teachers in educational materials of ‘Portuguese Language Olympics’. Assuming that the socially constructed view about the teacher is that of an agent imbued with theoretic and methodological apparatus to deal with a given knowledge; and that such knowledge is, in most cases, the same one conveyed by the textbook; and also that the ‘Olimpíada’ material enters the classroom to play the role of the textbook. Then, we conclude that the teacher is represented in his material as an agent stripped from his knowledge and unable to handle the task of teaching writing. <![CDATA[Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A responsabilidade do professor na condução do aprendizado dos alunos exige habilidades para o manejo de situações em que o diferente se faz presente. Requer habilidade para encontrar alternativas e solucionar problemas do dia a dia, o que pode ocasionar desgaste emocional e levar ao estresse. Isso pode ser decorrente da falta de instrumentalização para o manejo de conflito em sala de aula, chegando ao ponto do surgimento da síndrome de burnout. Porém se diante do conflito, o professor souber administrá-lo de forma clara e objetiva, o que se espera do processo de discussão, como alternativa de crescimento, soluções construtivas podem emergir. Esta foi a tônica de uma proposta implementada junto a professores de uma escola pública, com alto índice de afastamentos do trabalho por questões possivelmente ligadas ao manejo do conflito entre professores e alunos. Aplicou-se um questionário sobre o relacionamento professor-aluno e estratégias de manejo dos conflitos, respondido por 15 professores e 155 alunos. A partir dessas informações criou-se um grupo de acolhimento e reflexão, cujos encontros se iniciavam com a apresentação de uma situação problema e finalizavam com a proposição de alternativas para lidar com a questão. Foram realizados quatro encontros nesses moldes e, ao final do processo, foi perceptível a ampliação de alternativas para a solução dos conflitos e a mudança de percepção. Se, inicialmente, o movimento era focado na busca de culpados, ao final do processo, emergiu uma postura de mediação.Sugere que propostas desta natureza sejam implementadas nas escolas fortalecendo o papel produtivo do conflito.<hr/>Teacher’s responsibility in the conduction of students´ learning requires skills to handle situations where difference is present. It requires the ability to find alternatives and solve problems of everyday life, which may cause emotional distress and lead to stress. This may be due to a lack of instrumentation for conflict management in the classroom, to the point of onset of the burnout syndrome. But if before a conflict the teacher manages to administrate it clearly and objectively, what is expected of the discussion process as an alternative of growth, where constructive solutions can emerge. This was the focus of a proposal implemented together with teachers in a public school with high rates of absences from work for reasons possibly related to handling conflict between teachers and students. A questionnaire about teacher-student relationship and conflict management strategies was applied and answered by 15 teachers’ and155 students. From this information a host and reflection group was created, whose meetings would begin with the presentation of a problem-situation and finalize with the proposal of alternatives to deal with the issue. Four meetings were conducted in this way and, at the end of the process, the expansion of alternatives was perceived to solve the conflict; perception changes also were observed. If the movement was initially focused on the search for culprits, a stance of mediation emerged at the end of the process. It suggests that such proposals should be implemented in schools to strengthen the productive role of conflict. <![CDATA[Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, esboçamos uma breve análise do contexto latino-americano que favorece a emergência do trabalho de Paulo Freire ao mesmo tempo em que assegura sua difusão e aceitação na América Latina, iniciado na década de 1960. Nossa análise se esforça para mostrar os obstáculos político- culturais próprios ao Continente africano que inviabilizam a adesão maciça dos africanos ao pensamento e prática freireanos. Na segunda parte, tecemos algumas considerações críticas à obra educativa de Freire e, em uma atitude propositiva, apresentamos a Pedagogia do Texto como uma ruptura - na continuidade - com respeito a essa mesma obra.<hr/>The present paper is structured in two parts. In the first part, we outline a brief analysis of the Latin-American context favourable to the emergence, diffusion and acceptance of Paulo Freire’s work in the region, which started in the decade of 1960. Our analysis attempts to show the political and cultural obstacles specific to the African continent that prevent African’s mass adhesion to Freirean thought and practice. In the second part, we make some critical remarks on Freire’s educational work and, in a constructive spirit, we present ‘Pedagogy of the Text’ as a rupture - in continuity - regarding that work.