Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20130001&lang=es vol. 13 num. 38 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La variable tiempo en la enseñanza universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es La importancia del tiempo (de los tiempos) en Educación ha estado presente en la literatura pedagógica desde los estudios iniciales de Carrol (1963) y los posteriores estudios longitudinales de Fisher mediante el California Beginning Teachers Evaluation Study (BTES). En los momentos actuales, la problemática de los tiempos ha adquirido un nuevo impulso en el marco de los nuevos enfoques curriculares que buscan una mayor homogeneidad en el diseño de las carreras que facilite la movilidad de los estudiantes. Parte de ese proceso es la incorporación de los créditos (ECTS, en Europa; SCT en Latinoamérica). El artículo analiza el factor tempo desde una triple perspectiva: (a) el tiempo del currículo; (b) el tiempo de los profesores; y (c) el tiempo de los estudiantes. El autor defiende que, en todos los casos, la consideración de la variable tiempo está siendo marginal y sobre todo que su interpretación mecánica y burocrática deja fuera de consideración elementos fundamentales de la didáctica universitaria.<hr/>The relevance of time in educational processes has been widely recognized since the initial work of Carroll in 1963, and subsequent longitudinal studies of Fisher using the California Beginning Teachers Evaluation Study (BTES). At the present, the problem of time has gained a new momentum under the new approaches of curriculum design seeking greater uniformity in the nature and length of courses in order to facilitate student mobility. Part of this process is the incorporation of credits (ECTS in Europe; SCT in Latin America) as units of time and workload of students. This article analyzes the time of learning from three perspectives: (a) the time of the curriculum; (b) the time of teachers; and (c) the time of students. The author argues that in all cases, the variable of time for learning is receiving a marginal consideration and especially that its mechanical and bureaucratic interpretation leaves out of consideration fundamental elements of university didactics. <![CDATA[Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo foi produzido a partir de uma rede investigativa que tem como elos a interlocução entre grupos de pesquisa diante dos estudos que desenvolvem. O GPFOPE, o GTFORMA e o KOSMOS, preocupados em contribuir para a área da formação de professores, têm produzido aportes para a implementação e o aprimoramento de políticas educativas e institucionais, tendo em vista a qualificação de cursos presenciais e a distância. O propósito desta reflexão é oferecer alternativas para repensar os processos formativos promovidos pelas IES e sua repercussão na organização das atividades pedagógicas que desenvolvem. Nesse sentido, consideramos que o foco da formação de professores não pode estar restrito a pensar e discutir a organização do ensino e seus desdobramentos, mas antes de tudo está em mobilizar os sujeitos a continuarem aprendendo nos diferentes contextos de atuação. Isso inclui refletir na e sobre a prática pedagógica, compreender os problemas do ensino, analisar os currículos, reconhecer a influência dos materiais didáticos nas escolhas pedagógicas, socializar as construções e troca de experiências, de modo a avançar em direção a novas aprendizagens, num constante exercício de prática reflexiva, colaborativa e coletiva. Trata-se de um processo caracterizado por tensões e desafios em contextos desconhecidos, nos quais os formadores buscam equilíbrio profissional. Para que isso ocorra, precisam conscientizar-se de que são sujeitos em permanente evolução e desenvolvimento profissional docente.<hr/>This article has been produced from an investigative network which is linked to the interlocution between research groups in relation to the studies they develop. GPFOPE, GTFORMA and KOSMOS groups, in quest of contributing for the area of teacher formation, have produced contributions for implementing and improving educational and institutional policies, seeking the qualification of classroom and distance learning courses. The purpose of this reflection is to offer alternatives to rethink the formation processes promoted by the IES and their repercussion in the organization of the pedagogical activities they develop. In this sense, we consider that the focus of teacher formation cannot be restrict to thinking and discussing the organization of teaching and its divisions but, most of all, it is to mobilize the subjects to continue learning in the different contexts of activity. This includes reflecting upon and about the pedagogical practice, understanding the problems within the teaching, analyzing curriculums, recognizing the influence of the didactic materials in the pedagogical choices, socializing the constructions and experiences exchange in order to advance in direction to new learning, within a constant exercise of reflexive, collaborative and collective practice. It is about a process that is characterized by tensions and challenges in unknown contexts in which the trainers seek professional balance. So that it happens, teachers need to be conscious that they are subjects in permanent evolution and professional development of teachers. <![CDATA[O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es As considerações e reflexões abordadas neste artigo são resultantes da pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, realizada com 15 professores que atuam em uma faculdade da cidade de Curitiba que desenvolve cursos superiores tecnólogos, e teve como objetivo identificar a metodologia de ensino adotada pelos docentes em suas práticas pedagógicas, e se investem em sua formação continuada, tendo em vista os desafios educacionais postos para os profissionais que trabalham com a docência neste novo século. O processo investigativo considerou nas discussões os desafios demandados pela adoção de um fazer educacional inovador, dialógico e cooperativo que, de maneira participativa e crítica, precisa da adoção de estratégias que estimulem a criatividade, a construção e a reconstrução de saberes significativos. Nesse contexto inovador, o docente precisa levar em conta a prática social, política e econômica. Assim, o professor precisa adotar um novo paradigma da complexidade (MORIN, 2000, 2001, 2009), no qual o processo educativo e metodológico exige a postura proativa no sentido de investir em seu desenvolvimento profissional contínuo, em especial, os relacionados às práticas pedagógicas, usando os recursos tecnológicos em benefício de uma ação docente mediadora e colaborativa, consolidando seu papel de professor transformador, construtor e agente de mudanças.<hr/>The considerations and reflections referred in this article are results of a qualitative approach research, as a study case, done with 15 professors who teach at a college in the city of Curitiba where majors for technologists are developed, and it also aimed at identifying the teaching methodology adopted by the educators in their pedagogical practice, and if there is any investment on their continuous education, having in mind the educational obstacles educators have been facing in this new century. In the discussions, the investigating process took into account the challenges demanded by the adoption of an innovative, dialogical and cooperative educational attitude which, in a participative and critical manner, needs the adoption of strategies that stimulate the creativity, construction and reconstruction of meaningful knowledge. In that innovative context, the educator must consider the social, political and economic practice. Thus, the educator must adopt a new complexity paradigm (MORIN, 2000, 2001, 2009), in which the educational and methodological process require a proactive attitude in the sense of investing in his/her continuous professional development, especially when it comes to pedagogical practice, using technological resources in the benefit of a collaborative and mediating educational action. <![CDATA[Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, em particular da Teoria da Atividade de Leontiev e das Atividades de Estudo de Davidov, este artigo apresenta os resultados de pesquisa, em que investigamos as tarefas de estudo realizadas em um curso de Pedagogia mediado por tecnologias educacionais em rede que tinham a potencialidade para o desenvolvimento de novas atividades profissionais. Para tanto, a metodologia empregada foi a análise de conteúdo, por meio de procedimento de categorização. Os resultados evidenciaram que, nesse contexto investigado, a forma de organização e o conjunto de tarefas de estudo foram potencializadoras de Atividades de Estudo desenvolvimentais. Essas tarefas de estudo traziam em sua essência a transformação dos processos de ensino-aprendizagem, por meio do movimento de reorganização das ações mediadoras no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, colocando os professores-alunos na condição de sujeitos de seu processo formativo. Nessa perspectiva, entendemos que as tarefas de estudo realizadas na formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede mudou a forma de pensar e de agir desses professores-alunos, desenvolvendo seu psiquismo e transformando-os tanto pessoal quanto profissionalmente. Esses resultados apontam perspectivas para estudos mais avançados sobre a qualidade dos cursos na formação de professores, tendo como base de avaliação tarefas de estudo que contribuem para o desenvolvimento profissional.<hr/>After the theoretical basis of historical-cultural psychology, in particular, the activity theory of Leontiev and activities of study of Davidov, this article presents the results of research, which investigated study tasks carried out on a Pedagogy Course, mediated by the educational technology network, which had the potential to develop new professional activities. In order to do that, the methodology used was the content analysis, through categorization procedure. Results showed that, in the investigated context, the way of organization and the set of study tasks potentialized of developmental activities. Those study tasks presented in essence the transformation of teaching and learning processes, through a movement of reorganization of mediator actions in planning, implementation, follow-up, and evaluation, placing the teachers as a subject of its formative process. In this perspective, we understand that the tasks of the study in teacher education mediated by technology network educational has changed the way of thinking and acting of teachers, developing their psychism and transforming them both in its personal dimension and in its professional dimension. These results indicate prospects for further studies on the quality of teacher training courses, based on study assignments that contribute to professional development. <![CDATA[Docência no curso de pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública relativa à docência e à formação pedagógica na qual um dos objetivos foi conhecer percepções de estudantes e docentes a respeito da qualidade do ensino de graduação nessa universidade. Pautado em uma abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, foram levantados dados sobre trabalho docente, qualidade do ensino e formação docente num curso de Pedagogia. O método hermenêutico-dialético foi utilizado como modelo de análise dos dados. O questionário foi o instrumento da coleta de dados de nove docentes e 84 estudantes desse curso de graduação. Como resultados, foram identificados problemas referentes à atuação do professor, ao comportamento de alunos e à organização do curso. Sobre a atuação do professor, priorizada neste texto, destacam-se problemas quanto à didática, à incoerência entre teoria e prática e ao compromisso docente, o que remete, necessariamente, à questão da formação docente. A investigação colocou em evidência a vulnerabilidade do trabalho docente que, mesmo praticado por docentes da área pedagógica, não está livre de ser considerado inadequado, especialmente quando os discursos não são acompanhados de práticas correspondentes.<hr/>This article analyzes the result of a research carried out in a public university on teacher education and teaching practice, in which one of the objectives was to know the students’ and teachers’ perceptions about the quality of the undergraduate teaching in this university. Based on a predominantly qualitative approach, of exploratory and descriptive character, data on teaching practice, teaching quality and teacher education were collected from a Pedagogy Course. The hermeneutic-dialectic method was used as a data analysis method. A questionnaire was used to collect data from nine university teachers and 84 undergraduate students. As a result, problems related to teachers’ practice, students’ behavior and course organization were identified. Regarding to the teachers’ practice, emphasized in this text, problems related to didactics, the incoherence between theory and practice and teachers’ commitment were detected, which goes back, necessarily, to the teacher education issue. The investigation evidenced the vulnerability of the teacher’s work which, although carried out by professionals from the education area, is not free from being considered inadequate, especially if the speeches are not accompanied by corresponding practices. <![CDATA[Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado de estudo realizado com o objetivo de investigar como ocorreu a construção do desenho didático e da docência no curso online “Formação de professores para docência online”, que embasou pesquisa interinstitucional realizada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, envolvendo pesquisadores de dez programas de pós-graduação brasileiros e um de Portugal. O “pensamento complexo” de Morin (2007) foi tomado como base da sustentação teórica para o tratamento dos eixos: a) educação online como fenômeno da cibercultura; b) interatividade como paradigma comunicacional da mediação da aprendizagem em cursos online; e c) desenho didático como dinâmica hipertextual nas interfaces. A investigação se deu a partir de uma perspectiva qualitativa, do estudo de caso e da análise documental. Os resultados obtidos apontaram que mediação docente e desenho didático em cursos online supõem recursividade e agenda de engajamentos específicos: a) clarificar e objetivar as proposições de atividades dirigidas aos cursistas via internet; b) garantir interatividade nas interfaces de comunicação e de conteúdos do ambiente virtual de aprendizagem; c) desenvolver atividades e conteúdos em diferentes linguagens; d) equilibrar número de atividades propostas e o tempo estipulado para a realização; e) promover inclusão digital e cibercultural do discente; f) adequar as atividades que demandam recursos técnicos avançados ao aparato digital acessível aos cursistas. Pôr em prática tais cuidados beneficia a expressão da qualidade na articulação do desenho didático com a mediação docente em cursos via internet, assim como na formação de docentes para mediação da aprendizagem em educação online.<hr/>This article is the result of a study carried out to investigate the process involved in the development of the didactic design and teaching for the online course “Teacher Education for Online Teaching”, which formed the basis of inter-institutional research in the Moodle virtual learning environment involving researchers from 11 Brazilian and one Portuguese graduate programs. Morin’s “complex thinking” (2007) formed the theoretical basis for a discussion of: a) online education as a cybercultural phenomenon; b) interactivity as a communicational paradigm in the mediation of learning in online courses; and c) didactic design as hypertextual dynamics at interfaces. The investigations were qualitative and involved a case study and document analysis. The results indicate that teacher mediation and didactic design in online courses presuppose recursion and a specific set of commitments: a) clarifying and putting into effect the activities intended for students and made available over the internet; b) ensuring interactivity at the communication and content interfaces in the virtual learning environment; c) developing activities and content in different languages; d) achieving a balance between the number of activities and the time available for them; e) promoting learner digital and cybercultural inclusion; and f) ensuring that activities that require advanced technical resources are compatible with the digital facilities available to learners. Putting these commitments into practice helps to improve the quality of the relationship between didactic design and teacher mediation in internet-based courses, as well as the quality of teacher education for learning mediation in online education. <![CDATA[Formação do professor de matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es No contexto da expansão vertiginosa da educação a distância no Brasil, especialmente na formação de professores, o presente trabalho visou investigar quem é o aluno concluinte da Licenciatura em Matemática e como ele descreve sua aprendizagem. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como procedimentos de coleta de dado, questionário e entrevista semiestruturada, aplicados, respectivamente, a 102 e a oito sujeitos. Procedemos à análise de conteúdo conforme os pressupostos de Bardin (1979). Dialogamos com os seguintes autores: Belloni (1999), Gatti (2009), González Rey (2006), Manrique e André (2006), Pozo (2002) e Preti (2005). Os dados analisados nos permitiram verificar na perspectiva dos sujeitos: a centralidade do aluno no processo de aprendizagem, enfatizando a disciplina, o esforço pessoal e a organização do tempo; a aprendizagem caracterizada pela busca e pesquisa; a interação e o diálogo como elementos indispensáveis; as mudanças de atitudes em relação à Matemática e ao seu ensino. O que mais se destacou foi o grau de satisfação do aluno em relação à aprendizagem, não só dos conteúdos específicos, mas também dos pedagógicos e didáticos.<hr/>In the context of rapid expansion of distance education in Brazil, especially in teacher training, this study aimed to investigate who are the students finishing the Mathematics teacher training courses and how they describe their learning. We chose a qualitative approach, using data collection procedures, a questionnaire and a semi-structured interview, applied respectively to 102 and eight individuals. We analyzed the content according to the assumptions of Bardin (1979). We discussed in this study with the following authors: Belloni (1999), Gatti (2009), González Rey (2006), Manrique e André (2006), Pozo (2002) and Preti (2005). The analyzed data have allowed us to check: the centrality of the learner in the learning process, emphasizing discipline, personal effort and organization of time; learning characterized by the search and research, interaction and dialogue as indispensable elements; the changes in attitudes towards Mathematics and its teaching. What stood out most was the degree of student satisfaction in relation to learning, not just the specific content, but also the pedagogical and didactic content. <![CDATA[As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de redes sociais e recursos educacionais abertos como maneira de troca e colaboração para o Ensino Superior. Destaca a questão dos alunos como participantes da construção de um novo conhecimento, a partir de conteúdos apresentados em classe, por meio de debates mediados pelo docente e integração de cada participante com suas próprias experiências e características da realidade e da historicidade daquele momento. Busca, por meio de redes sociais e recursos educacionais abertos, novos elementos que favoreçam a propagação da cultura acadêmica, universitária, hoje inserida em denominações como: sociedade em rede, sociedade do conhecimento ou sociedade da informação. Em comum, em suas definições, possuem a alteração do paradigma educacional que pressupõe o aluno um sujeito passivo que apenas terá acesso à informação pelas mãos do professor, para um novo posicionamento teórico. As redes são usadas pela comunidade para compartilhamento de ideias, opiniões, e, no contexto educacional, para compartilhamento de recursos educacionais informatizados, com autorias como Andres (2000), Bruffee (1999), Downes (2007), Johnstone (2005) e outros. As habilidades de interdependência, troca de ideias e debates por meio de estratégias de colaboração podem ser incentivadas pela mediação da tecnologia. A partir de estudos sobre o tema, apresentam-se algumas recomendações para que os recursos educacionais respeitem padrões internacionais de produção, superando a mera digitalização de textos. O uso de recursos educacionais pode significar um progresso nas propostas de hibridização do ensino em instituições de Ensino Superior, por possibilitar uma flexibilização do processo ensino-aprendizagem, que supera as fronteiras da educação tradicional e formal.<hr/>This article is about social networks and open educational resources as means of exchange and collaboration for higher education. It highlights the issue of students as participants in the construction of new knowledge, from content presented in class through discussions mediated by the professor and integration of each participant with their own experiences and characteristics from reality and historicity from that moment. It searches, through social networks and open educational resources, new elements which favor the spread of academic culture, university, currently entered into denominations such as: network society, knowledge society or information society. In common in their definitions there is the change of the educational paradigm which assumes that the student is a passive subject who will only have access to information through the professor’s hands, to a new theoretical positioning. The networks are used by the community to share ideas, opinions, and in educational contexts, for sharing computerized educational resources and with authors such as Andres (2000), Bruffee (1999), Downes (2007), Johnstone (2005) and others. The interdependence skills, exchange of ideas and debates with the strategy of collaboration can also be encouraged through the mediation of technology. From several studies on the topic some recommendations are presented so that the educational resources meet international standards of production surpassing the mere text digitization. The use of educational resources can mean an improvement on the proposals of hybridization of teaching in higher education institutions, by allowing a relaxation of the teaching-learning process which overcomes the boundaries of traditional and formal education. <![CDATA[Tutoria em educação a distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Educação a Distância destaca-se no contexto educacional atual. A pesquisa que deu origem a este artigo, realizada pelo Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investigou o processo de tutoria do curso de Pedagogia a distância dessa Universidade. Procuramos conhecer as dificuldades encontradas e as competências necessárias para o exercício da tutoria. A necessidade da construção de uma Didática para cursos não presenciais levou-nos a estudar os processos que ocorrem no interior das práticas pedagógicas virtuais, objetivando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Diante desse quadro, verificamos que muitos tutores ou docentes à frente do cenário da educação a distância não tiveram na sua formação experiências em tal modalidade. Quando se veem trabalhando nesse ambiente, configura-se um campo de novas descobertas e desafios, mas com o enfrentamento de algumas dificuldades. Os tutores que entrevistados destacaram o desenvolvimento de competências tutoriais como forma de superar tais dificuldades. Portanto, é na tensão entre as dificuldades e as competências dos tutores que acontece o surgimento do novo fazer pedagógico necessário à educação a distância.<hr/>Distance education stands out in the current educational context. The research that led to this article, conducted by the Laboratory for the Study of Human Learning of the State University of Rio de Janeiro, investigated the process of tutoring of a Pedagogy online course of this University. We seek to understand the difficulties encountered and the skills necessary for the exercise of tutorship. The need to develop a teaching practice for courses at distance led us to study the processes occurring within the virtual teaching practices, aiming to improve the teaching and learning. Given this framework, we found many mentors or teachers who are ahead of the scenario of distance education in their training had no experience in this modality. When they work in this environment, they find a new field of discoveries and challenges, but facing some difficulties. The tutors interviewed mentioned that the development of tutorial skills as a way to overcome these difficulties. So it is in the tension between the difficulties and responsibilities of tutors that the emergence of new pedagogical procedures necessary for distance education happens. <![CDATA[E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (Brasil), que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destacamos como a colaboração online pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos breves exemplos dessa interação mediada pela ferramenta E-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência -, acreditamos que o grupo colaborativo virtual pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.<hr/>In this text, predominantly, the theoretical framework that guided a doctoral research on the professional development of History teachers of the Municipal School of Belo Horizonte (Brazil), who experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by information and communication technologies applied to education - TICE. We highlight how online collaboration can be an aggravator of the professional development of teachers and provide examples of this interaction mediated by E-tool group. From the concept of professional development adopted by Garcia (1999) - as the set of processes and strategies that facilitate teachers’ reflection on their practice, which helps teachers to manage knowledge, strategy and be able to learn from their experience - we believe the e-group may be a collaborative work space that stimulate these thoughts to occur. <![CDATA[Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Atualmente, as Tecnologias Digitais (TD) apresentam inúmeras possibilidades para a interação, a comunicação e a representação do conhecimento, favorecendo a configuração de espaços digitais virtuais de convivência, que potencializam os processos de ensinar e de aprender, numa perspectiva de hibridismo tecnológico digital. Nesse contexto, emergem questões como: quais são os aspectos no processo de ensinar e de aprender que contribuem para a configuração dos espaços de convivência no contexto do hibridismo tecnológico digital? Quais as características da prática pedagógica que podem favorecer uma formação para este tempo e este espaço? Para tanto, foram desenvolvidos processos de formação no Ensino Superior, contextos Brasil e França, na perspectiva do hibridismo tecnológico digital, o qual comportou as seguintes TD: ambiente virtual de aprendizagem; comunicador instantâneo; blog e metaverso. Os processos formativos se desenvolveram por meio da Metodologia de Projetos de Aprendizagem baseado em Problema (Brasil) e da Metodologia Pedagógica de Estudo de Caso (França). Os dados empíricos são as representações expressas nas TD, no processo de interação dos estudantes, submetidas à metodologia de análise de conteúdo. A análise de conteúdo, realizada no contexto das unidades de análise, passou por tratamentos de natureza qualitativa, quantitativa e, novamente, qualitativa. Esta análise complexa nos instigou à reflexão sobre as práticas pedagógicas como possibilidade de problematizar a realidade atual, utilizando as TD de maneira congruente. Assim, os estudantes são instigados a (re)significar a realidade atual, numa condição de responsabilidade em relação às TD, a fim de encontrar alternativas para a emancipação na construção de novos conhecimentos.<hr/>Nowadays, Digital Technologies (DT) present a lot of opportunities for interaction, communication and knowledge representation, contributing to the configuration of digital virtual living spaces that enhance the processes of teaching and learning from the perspective of digital hybrid technology. In this context, questions emerge, such as: what are the aspects in the process of teaching and learning that contribute to the setting of living spaces in the context of hybrid digital technology? What are the characteristics of pedagogical practices that take advantage of a formation for this time and this space? Thus, we developed training processes in higher education contexts, Brazil and France, in view of the digital hybrid technology, which used the following DT: virtual learning environment, instant messenger, blog and metaverse. The formative processes developed by Project Methodology basedin Problem (Brazil) and the Methodology of Pedagogical Case Study (France). Empirical data representations are expressed in the DT, in the process of interaction between students and submitted to content analysis methodology. The content analysis performed by units of analysis, has undergone treatments qualitative, quantitative, and qualitative again. This complex analysis prompted us to reflect on teaching practices as a possibility to discuss the current reality, using the DT congruently. Thus, students are encouraged to (re)define the current reality, a condition of responsibility for the DT in order to find alternatives to emancipation in the construction of new knowledge. <![CDATA[Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos anos, presenciamos um significativo crescimento de cursos desenvolvidos a distância, que se expandiram em virtude das inovações tecnológicas e das necessidades da população de se capacitar ao longo da vida num formato mais ajustado ao dinamismo atual. Esses cursos alcançaram a formação de professores, sendo muitas e diversificadas as propostas disponíveis de formação inicial e continuada. Todavia, muitos cursos são oferecidos sem cuidados suficientes para proporcionar aos futuros docentes uma formação sólida que lhes permita enfrentar os desafios que o magistério traz aos que nele atuam. Uma das questões diz respeito à promoção da interação nesses cursos, responsabilidade da qual futuros professores não podem se eximir. Assim, o presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca da importância da interação na educação a distância, tomando por experiência a comunicação ocorrida em duas salas virtuais do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar, em uma disciplina oferecida para alunos de primeiro módulo. Elegemos a ferramenta e-mail interno para análise, uma vez que entendemos que ela constitui-se em um canal de comunicação de uso bastante disseminado, de rápida utilização e um espaço privativo para troca de mensagens sobre diferentes assuntos. Com o estudo realizado, observamos indícios de criação de laços sóciocognitivos e motivacionais que resultaram em situações de acompanhamento, orientação, cobrança, estímulo e construção de conhecimentos.<hr/>Lately we have witnessed a significant increase in the development of distance education courses which have widely spread due to the innovation in technology and to the needs of the population to enable themselves throughout their lives in a more suitable way to the dynamism of the word today. These distance education courses have reached the teacher’s qualification degrees, so there are several and diversified options available in both initial and extended studies. However, many of these distance courses are offered with not enough precaution to provide a solid degree in order to allow teacher to face the challenges of this profession. One of the most important issue concerns the promotion of interaction, responsibility that future teachers cannot avoid. So, this article seeks to develop a reflection on the importance of the interaction in distance education, by taking the experience in communication two virtual rooms of Pedagogy course of UAB-UFSCar, in a discipline offered to students of the first module. We have chosen the internal e-mail as a tool of analysis because we considered it a way of communication quite widespread and very fast but at the same time private to exchange messages about different issues. With this study we could find out evidence of socio-cognitive and motivational bonds aroused in situations among tutors and students that resulted in monitoring, mentoring, encouragement, charging and knowledge building. <![CDATA[Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, apresentamos neste artigo as noções de mobilidade e espaços intersticiais (SANTAELLA, 2010), trazendo as tecnologias móveis como interfaces desses espaços constituídos por ubiquidade e conectividade. Compreendemos a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, como formas de potencializar a educação, visto que não saímos dos espaços físicos para entrar em contato com os ambientes digitais. Discutimos, a partir do referencial de Santos (2005), possibilidades de práticas pedagógicas para uma aprendizagem ubíqua, levando em consideração uma abordagem multirreferencial (ARDOINO, 1998) do currículo. Apresentamos, assim, a criação de atos de currículo (MACEDO, 2011), fazendo dialogar os espaços-tempos da universidade/cidade/ciberespaço, dentro do contexto da disciplina Didática, de uma turma de graduação em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.<hr/>With the intensification of the use of digital structures in networks and mobile devices, this article presents the concepts of mobility and interstitial spaces (SANTAELLA, 2010), presenting mobile technologies as interfaces of these spaces formed by ubiquity and connectivity. This study considers the mobility and the use of mobile devices, via digital structures in networks, as ways to enhance education, to the extent that one does not leave physical spaces to contact digital environments. This paper discusses, based on Santos (2005), pedagogical possibilities for ubiquitous learning considering a multireferential approach (ARDOINO, 1998) to the curriculum. Therefore, this study presents the creation of acts of curriculum (MACEDO, 2011), connecting the time-spaces of university/ city/cyberspace within the context of teaching discipline in an undergraduate class of Pedagogy at Uerj. <![CDATA[Ambiente virtual e metodologia de ensino na educação superior na modalidade presencial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da utilização de ambientes virtuais na Educação Superior na modalidade presencial. Advém de reflexão sobre resultados de pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa sobre processos de interação e de mobilização de conhecimentos identificados em alunos de um curso presencial de Licenciatura em Matemática usando os recursos chat e diário de ambientes virtuais de aprendizagem. O referencial teórico tem como bases Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), dentre outros, no que diz respeito aos processos de interação, mobilização de conhecimentos e mobilização para o aprender; em Guérios (2002) e Doll Jr. (1997) quanto à metodologia do ensino na formação de professores. A metodologia do ensino é considerada numa perspectiva epistemológica que contempla a relação entre sujeito e conhecimento com vistas à aprendizagem dos conteúdos curriculares. Observamos que conhecimentos foram mobilizados no processo interativo e que houve aprendizagem conceitual de fundamentos teóricos da disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Discutimos os resultados na perspectiva da metodologia do ensino na formação inicial de professores. Concluímos acenando para a possibilidade de construção de uma metodologia do ensino para a educação superior na modalidade presencial em que os espaços virtual e presencial sejam utilizados como ambientes articulados no contexto da prática pedagógica que propiciem a existência de um movimento reflexivo de aprendizagem.<hr/>This paper discusses the use of virtual environments in Higher Education in the presential modality. It comes from reflection on the results of qualitative research on exploratory-interpretative processes of interaction and mobilization of knowledge identified in students from a classroom course in Mathematics using resources from virtual learning environments. The theoretical framework is based on Thompson (2004), Primo (2008), Silva (2010), Scherer (2005), Charlot (2000), among others, with regard to the processes of interaction and mobilization of knowledge; in Guérios (2002) and Doll Jr. (1997) regarding the methodology of teaching in teacher education. The methodology of teaching is considered in an epistemological perspective that considers the relationship between subject and knowledge in the light of the curriculum learning. We observed that knowledge was mobilized in the interactive process and that there was conceptual learning of theoretical foundations of the Methodology of Teaching Mathematics subject. We discuss these results in view of the methodology of teaching in initial teacher training. We conclude pointing to the possibility of building a teaching methodology for higher education in the classroom mode, in which the spaces and virtual classroom environments are used as articulated environments, in the context of pedagogical practices that favor the existence of a reflexive learning movement. <![CDATA[La educación virtual como la modalidad educativa para las personas con necesidades especiales: solo en la red no hay personas con discapacidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es La problemática del acceso a la educación para las personas con discapacidad, tradicionalmente ha sido vista desde el enfoque de la “Educación Especial”, el cual nunca se incorporó a la Educación Superior, la cual que siempre atendió igual a todos los estudiantes. Fue recién en los años 90 cuando tal paradigma cambió para centrarse em la accesibilidad, a través de políticas y estrategias centradas en superar las barreras físicas y educativas, e impulsar políticas de compensación. Tales políticas aunque permitieron aumentar el acceso para algunas personas, no cubrieron el acceso de todos, y se expresaron en altas tasas de deserción y baja eficiencia de titulación para las personas con discapacidades. El presente ensayo analiza esa fase y los sus resultados en bajos niveles de accesibilidad en la región, y se centra en cómo la actual virtualización está cambiando dicho paradigma al superar la problemática de la accesibilidad y centrarse en el acceso digital. En tal sentido, se sostiene que el aprendizaje colaborativo en red y el hogar como aula digital, se constituyen en la única modalidad que efetivamente permite la total accesibilidad para todas las personas con discapacidad, más allá de la diversidad de situaciones y patologías, y analizar como bajo el mundo digital no hay personas con discapacidades en tanto los soft y los hardware se constituyen em los interfaces de la accesibilidad a la educación.<hr/>The problem of access to education for people with disabilities has traditionally been viewed from the standpoint of “Special Education”, which was never incorporated into Higher Education, which always attended equally to all students. It was only in the 90s when that paradigm shifted to focus on accessibility, through policies and strategies focused on overcoming the physical and educational barriers, and boost compensation policies. Such policies increase access but allowed for some people, not covered access for all, and is expressed in high dropout rates and low efficiency of qualification for persons with disabilities. This paper analyzes the phase and results in low levels of accessibility in the region, and focuses on how virtualization is changing the current paradigm to overcome the problems of accessibility and focus on digital access. In this regard, it is argued that collaborative learning and home network as digital classroom constitute the only mode that actually allows full accessibility for all people with disabilities, beyond the diversity of situations and conditions, and analyze as under the digital world there are no people with disabilities in both the software and hardware interfaces constitute the accessibility to education. <![CDATA[Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória, três dimensões essenciais - a relação pedagógica, o currículo e a avaliação - subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda - de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentos habituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos.<hr/>In this paper, we intend to reflect and analyse, even in an exploratory way, three key dimensions - the pedagogical relationship, the curriculum and the assessment - underlying the attainment, by students over 50 years old, of a university programme sponsored by the Porto’s Regional Centre of the Catholic University of Portugal. We would say, using a formula which we do not espouse, that it is a “non-traditional” programme for “non-traditional” students. Paradoxically, this “non” does not express a deficit, but a not inconsiderable wealth - of (life, professional, but also, more often than not, formal education - because most students are graduate, at least -) experiences, memories (past), as well as activity (present), desires and expectations (future)! Then, and precisely because it is “non-traditional”, this program has, on the one hand, involved an effort to rethink some of the processes and procedures of the University; on the other, has brought data that can lead us to question certain beliefs associated with adult education. <![CDATA[Compreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo analisa a compreensão da leitura em espanhol (língua estrangeira) por aprendizes brasileiros. Participaram da investigação 67 alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba, Paraná. Foram aplicados diversos instrumentos de coleta de dados para avaliar habilidades linguísticas e metalinguísticas que interferem na capacidade da compreensão de textos e, também, para analisar possíveis relações entre o desempenho na compreensão de textos em português e em espanhol. Os resultados mostraram expressiva relação entre a prova sintática de correção gramatical e a compreensão de textos em espanhol. Verificou-se ainda que, entre os participantes, a compreensão dos textos lidos em espanhol lhes forneceu pistas para inferir o significado de palavras desconhecidas encontradas no decorrer da leitura. Além disso, encontrou-se relação significativa entre o desempenho na compreensão de textos em português e o desempenho na compreensão de textos em espanhol. Entretanto, não se verificou relação significativa entre o domínio do vocabulário receptivo e a compreensão de textos em espanhol. Sugere-se que no processo de ensino do espanhol (língua estrangeira) os professores utilizem o texto como alicerce do trabalho pedagógico, orientando os alunos a utilizar o contexto (sentido do texto) tanto para identificar as palavras desconhecidas como para apreender as diferentes estruturas da língua (das mais simples às mais complexas), de maneira que possam adquirir progressivamente as habilidades linguísticas e metalinguísticas que propiciam maior domínio do espanhol.<hr/>Este estudio analizó la comprensión de lectura en español (lengua extranjera) por aprendientes brasileños. Participaron de la investigación 67 alumnos de 8º y 9º años de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de Curitiba, Paraná. Se aplicaron diferentes instrumentos de recolección de datos para evaluar habilidades lingüísticas y metalingüísticas que interfieren en la capacidad de la comprensión de textos y también para analizar posibles relaciones entre el desempeño en la comprensión de textos en portugués y en español. Los resultados mostraron expresiva relación entre la prueba sintáctica de corrección gramatical y la comprensión de textos en español. Se verificó también entre los participantes que la comprensión de textos leídos en español les proporcionó pistas para inferir el significado de palabras desconocidas encontradas en el transcurso de la lectura. También se identifico una relación significativa entre el desempeño en la comprensión de textos en portugués y el desempeño en la comprensión de textos en español. Sin embargo, no se verificó relación significativa entre el dominio del vocabulario receptivo y la comprensión de textos en español. Se recomienda que en el proceso de enseñanza de español - lengua extranjera - los professores utilicen el texto como base del trabajo pedagógico, orientando a los alumnos a utilizar el contexto (sentido del texto) tanto para identificar las palabras desconocidas como para aprender las diferentes estructuras de la lengua (de las más sencillas a las más complejas) de manera que puedan adquirir progresivamente las habilidades lingüísticas y metalinguísticas que favorecen un mayor dominio del español.<hr/>This study analyses reading comprehension of Spanish as a foreign language among Brazilian learners. Participants were 67 students of 8th and 9th years of elementary school in a public school of Curitiba, Parana, Brazil. Several instruments of data collection were used to evaluate linguistic and metalinguistic skills that influence the capacity of text comprehension and, also, to analyze possible relations between the performance in the comprehension of texts in Portuguese and Spanish. Results showed an expressive relation between the syntactic task of grammar correction and comprehension of Spanish texts. It was also verified among participants that the comprehension of texts read in Spanish offered them clues to infer the meaning of unknown words encountered during reading. Furthermore, a significant relation was found between the performance in reading of texts in Portuguese and Spanish. However, there was no significant relationship between the command of receptive vocabulary and the comprehension of Spanish texts. It is suggested that, in the process of teaching Spanish as a foreign language, teachers should use the text as a basis for pedagogical work, guiding students to use the context (meaning of the text) to identify unknown words as well as to apprehend the diverse structures of the language (from the most simple to the most complex), in order to acquire progressively the linguistic and metalinguistic skills that promote a greater command of Spanish. <![CDATA[Formação e didática do ensino da filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, apresento alguns aspectos em torno das discussões sobre a formação de professores de Filosofia e os desafios do ensino dessa disciplina para alunos de nível Médio. Essas questões vêm ocupando o cenário curricular, além da agenda para professores e pesquisadores, nas últimas décadas, principalmente sobre a sua obrigatoriedade. Neste texto, retomo algumas leituras que considero importantes para essa discussão, pois me remetem a pensar as relações entre os conteúdos ensinados na disciplina, as aprendizagens e os seus desafios metodológicos. Assim, outros aspectos importantes no âmbito da transposição didática exigem que se repensem seus conteúdos, as estruturas de formação e o campo de construção de conhecimentos. Por fim, os aspectos específicos do debate filosófico entre o ensinar Filosofia ou ensinar a filosofar são forçosamente centrais na discussão que elegi para este texto.<hr/>In this paper, I present some aspects about the discussions on the training of Philosophy teachers and the challenges of teaching this course for high school students. These issues have been occupying the curriculum scenario and the agenda for teachers and researchers in recent decades, especially about its necessity. In this paper, I take some readings that I consider important for this discussion, since they refer to relations between the content taught in the discipline, learning and its methodological challenges. Thus, other important aspects in the context of didactic transposition require rethinking its contents, the training facilities and field construction of knowledge. Finally, specific aspects of the philosophical debate between teaching philosophy or teaching Philosophy are necessarily central to the discussion that I have chosen for this text. <![CDATA[O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pierre Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino (francês), evidenciando a distância entre a educação escolar praticada e o modelo preconizado pelas políticas educacionais. Seus estudos desencadearam uma crítica radical sobre os princípios da escola republicana. A escola se constituiu, portanto, no alvo privilegiado de algumas de suas principais obras (Os herdeiros, 1964; A reprodução, 1970; Homo academicus, 1984; A nobreza de Estado, 1989) e sempre ocupou um lugar importante nas demais. Nosso objetivo neste trabalho consiste em revisitar reflexões teóricas que permanecem relevantes no desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social e que estão nos discursos sobre a democratização da educação.<hr/>Pierre Bourdieu dedicated himself to an analysis of the French educational system and revealed the distance between actual school educational practices and the model conceived by educational policies. His studies inspire a radical criticism of the principles of the republican school. The school was therefore a privileged target of some of his main works (“The inheritors”, 1964; “Reproduction”, 1970; “Homo academicus”, 1984; “The State nobility”, 1989) and always occupied an important role in the others. The purpose of this study is to review theoretical reflections that remain relevant to unveiling the logics that guide the strategies for social reproduction and that are found in the discourses about the democratization of education. <![CDATA[A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pierre Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino (francês), evidenciando a distância entre a educação escolar praticada e o modelo preconizado pelas políticas educacionais. Seus estudos desencadearam uma crítica radical sobre os princípios da escola republicana. A escola se constituiu, portanto, no alvo privilegiado de algumas de suas principais obras (Os herdeiros, 1964; A reprodução, 1970; Homo academicus, 1984; A nobreza de Estado, 1989) e sempre ocupou um lugar importante nas demais. Nosso objetivo neste trabalho consiste em revisitar reflexões teóricas que permanecem relevantes no desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social e que estão nos discursos sobre a democratização da educação.<hr/>Pierre Bourdieu dedicated himself to an analysis of the French educational system and revealed the distance between actual school educational practices and the model conceived by educational policies. His studies inspire a radical criticism of the principles of the republican school. The school was therefore a privileged target of some of his main works (“The inheritors”, 1964; “Reproduction”, 1970; “Homo academicus”, 1984; “The State nobility”, 1989) and always occupied an important role in the others. The purpose of this study is to review theoretical reflections that remain relevant to unveiling the logics that guide the strategies for social reproduction and that are found in the discourses about the democratization of education.