Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20130002&lang=pt vol. 13 num. 39 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação, direitos humanos e reconstrução social nas políticas contemporâneas de escolarização no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo visa analisar a constituição dos direitos humanos como temática indispensável para a composição das políticas brasileiras de escolarização em nosso tempo. Partindo de uma percepção sociológica acerca dos diferentes processos de individualização na sociedade contemporânea, os autores problematizam o lugar ocupado pela temática na pauta social, assim como estabelecem um diagnóstico crítico dos diferentes sentidos que adquire em nosso tempo, enfocando seu posicionamento estratégico junto às novas formas de gestão das políticas e dos processos escolares. Por fim, mediante a percepção da revitalização dos direitos humanos em documentos produzidos para a educação básica, observa-se que tais direitos têm sido assumidos como importante instrumento de justiça escolar. Ao mesmo tempo, esses direitos engendram narrativas de reconstrução social para uma sociedade onde a incerteza, a flexibilidade e o individualismo passam a ser naturalizados nos processos coletivos de formação e convivência humanas.<hr/>This paper aims at analysing the shaping of human rights as a key subject to make Brazilian policies for schooling in our time. From a sociological slant about different processes of individualization in the contemporary society, the writers problematise the role the theme plays in the social agenda, and make a critique of different meanings it has in our time, emphasising on its strategic position towards new ways of managing school policies and processes. Finally, by looking at the renewing of human rights in documents made for basic education, they argue that these rights have been assumed as an important tool for school fairness, while creating narratives of social reconstruction for a society where uncertainty, flexibility and individualism are naturalised in collective processes of formation and living together. <![CDATA[Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa exploratória de casos múltiplos analisa as dinâmicas das relações entre estudantes adolescentes em escolas consideradas de elevada violência, pelas quais se constituíam grupos de agressão/proteção, com os seus dominadores e dominados. Os estabelecimentos se configuraram como reflexos de contextos sociais violentos e, ao mesmo tempo, atuavam como laboratórios de violências, onde, a estas eram importadas, ressignificadas e devolvidas à sociedade. Com isso, tornavam-se âmbitos de violação dos direitos humanos. Políticas públicas amplas que desconheçam essa fina tessitura das relações sociais correm o risco de não chegar à intimidade das dinâmicas da violência e, assim, de não alcançar objetivos e metas. Propõem-se alternativas para a superação das violências, nas perspectivas da filosofia e sociologia da educação.<hr/>This exploratory research project studied multiple cases of schools considered as violent. It focused social relations among teenager students, as well as the composition of aggression/ protection groups, with dominator leaders and dominated members. These schools reflected violence of their social context, at the same time that they processed it as a sort of laboratory, sending it back to the same context. As a result, they became loci of human rights violations. Broad public policies, ignoring this subtle tissue of human relations, may not attain the roots of violence dynamics, thus not reaching their objectives and goals. We suggest some alternatives to overcome violence, founded on philosophy and sociology of education. <![CDATA[Do direito à educação superior ao desafio do acesso para todos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como as significações conceituais e os fins da Educação Superior se expressam nas políticas educacionais nos diferentes momentos da história brasileira, de um projeto tipicamente burguês ao acesso para todos. Argumenta-se que, além do arcabouço institucional (regras, normas, valores etc.) que rege o fazer educacional superior - o qual se mantém imutável durante todo o período histórico das políticas educacionais brasileiras, continuando afinado à ética burguesa -, diferentes eventos (políticos, econômicos, culturais etc.), nos diferentes momentos históricos, contribuíram com alterações significativas da feição das políticas de Educação Superior no que se refere aos seus fins e significações conceituais, tais como: Educação Superior associada à ideia da evolução social, utilizando-se da cultura burguesa como parâmetro/fim, antes da chamada “Revolução Burguesa” no Brasil; o enfoque na coletividade, Educação Superior como instrumento de construção de um projeto de nação, após a “Revolução Burguesa”; a volta ao enfoque no indivíduo e na competitividade a partir do discurso da cidadania e da inclusão social, com o início nas últimas duas décadas do século XX, caminhando para o seu principal desafio: o acesso para todos.<hr/>Analyze how the conceptual meanings and purposes of higher education in educational policies are expressed at different times in Brazilian history, a project typically bourgeois to the access for all. It is argued that beyond the institutional framework (rules, norms, values etc.) governing the making of higher education - which has remained unchanged throughout the historical period of the Brazilian educational policies, continuing to be tuned to bourgeois ethics -, different events (political, economic, cultural etc.), in different historical moments, they have contributed to significant changes on the feature of higher education policies in relation to its purpose and conceptual meanings, such as: higher education associated with the idea of social evolution, using the bourgeois culture as a parameter order, before calling "Bourgeois Revolution" in Brazil; the focus on community has higher education as a tool for building a national project, after the "Bourgeois Revolution"; the return to the focus on the individual and on competitiveness from the discourse of citizenship and social inclusion, beginning with the last two decades of the twentieth century, moving towards its main challenge: access for all. <![CDATA[Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende colocar sob suspeita alguns discursos sobre a inclusão escolar, que vemos circular na atualidade. Para isso, selecionamos algumas edições da revista Nova Escola, que apresentavam a inclusão escolar como tema central de suas matérias. Discursos marcados pelos termos “amor”, “doação”, “carinho”, “humanização” são examinados a partir de uma matriz moderna que investe na moralização dos afetos. Devemos estar abertos ao Outro para sermos tocados, desde que o que nos toca conspire a favor do bem e da ordem. Além disso, problematizamos a ênfase que tais discursos apresentam nos processos de socialização e de convivência. Eles marcam uma espécie de banalização da aprendizagem, uma vez que reiteram o convívio com o outro, o respeito às regras e o saber comportar-se como aprendizagens fundamentais nos processos de inclusão. Colocando esses discursos sob exame, o texto pretende provocar o pensamento e suspender as verdades consagradas acerca da inclusão escolar proferida pela modernidade.<hr/>In the present article we intend to put under suspicion some discourses about school inclusion, which we have seen circulating nowadays. To do this we selected some editions of the magazine Nova Escola presenting school inclusion as central theme of their articles. Discourses marked by terms like “love”, “donation”, “affection”, and “humanization” are examined in this paper from the theoretical basis found in Friedrich Nietzsche, which allows us denaturalize the benevolent air announced in those narratives. We must be open to Others in order to be touched, if those who are touching us conspire in favor of goodness and order. We also problematize the emphasis those discourses show in socializing and conviviality processes. They mark a kind of learning trivialization since they reiterate that conviviality with others; respecting rules and knowing how to behave are fundamental apprenticeships in inclusion processes. By putting those discourses under exam, the text aims to provoke thinking and to dismiss approved truths about school inclusion pronounced by modernity. <![CDATA[Movimentos negros e direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é orientado pela interpretação do racismo numa dupla compreensão, de aspectos peculiares do contexto brasileiro e condicionantes do processo secular e supranacional de racialização da população negra. A análise busca destacar a participação e as contribuições dos movimentos sociais negros na formulação de Direitos e Políticas Públicas voltadas para a superação das desigualdades e discriminação racial. Com base em proposições realizadas pelo pesquisador Miguel Arroyo, focalizam-se as lutas e demandas dos movimentos sociais como fontes geradoras de propostas de direito. A primeira parte discute passagens específicas de movimentos sociais negros desenvolvidos ao longo do século XX. Na sequência, a análise se centra em momento entre 1995 e 2005, o qual revela articulações nacionais dos movimentos sociais: a Marcha Zumbi dos Palmares de 1995, o processo de pré-conferências até a III Conferência Mundial contra o racismo de 2001 e a Marcha Zumbi + 10 de 2005, examinando as propostas dos movimentos negros em documentos gerados para tais eventos. Discute ainda conexões dos movimentos negros com o governo federal, especialmente as proposições sistematizadas a partir das Conferências Nacionais de Promoção de Igualdade Racial (I CONAPIR/2005 e II CONAPIR/2009). Conclui com uma síntese das proposições e assinala a “acomodação de Atlanta” e a “iniciativa histórica”, expressas em distintas proposições de Direitos Humanos, como alternativas contraditórias para os movimentos sociais.<hr/>This article is guided by the interpretation of racism in a dual understanding of the peculiar aspects of the Brazilian context and constraints of secular and supranational process of racialization of the black population. The analysis seeks to highlight the participation and contributions of black social movements in the formulation of Rights and Public Policies aimed at overcoming inequalities and racial discrimination. On the basis of proposals made by researcher Miguel Arroyo is focus on the struggles and demands of social movements as sources of proposed law. The first part discusses specific passages of black social movements developed throughout the twentieth century. The following analysis focuses on the time between 1995 and 2005 reveal that joint national social movements, the March Zumbi dos Palmares 1995, the pre-conference to the World Conference against Racism 2001 and March Zumbi + 10 2005, examining the proposals of the black movements in documents generated for such events. It also discusses connections of black movements with the federal government, especially the systematic propositions from the National Conference for the Promotion of Racial Equality (I CONAPIR/2005 and II CONAPIR/2009). Concludes with a summary of the propositions and notes “accommodation of Atlanta” and “historic initiative”, expressed in distinct propositions for Human Rights, as contradictory alternatives for social movements. <![CDATA[Educação e qualidade: duas faces de um mesmo direito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se a educação é um direito, a sua garantia concretiza-se apenas com o acesso à escola? Há o respeito pelo direito à educação quando desprovido de indicadores mínimos de qualidade? Educação sem qualidade não seria um direito pela metade? Alimentado por essas indagações, o texto propõe uma leitura sobre a qualidade na educação pública a partir dos resultados de uma pesquisa empírica em produtos midiáticos no recorte temporal de 2001 a 2011, cotejada com ancoragens teóricas que versam sobre a educação como um direito. Conquistar uma vaga na escola pública é parte do direito à educação, que só terá vazão se esta vaga também se fizer contemplada por referenciais de qualidade. O texto pondera, ainda, que a questão da qualidade na educação não se trata de um tema filosófico, mas político, que orbita na esfera prática e de garantia dos direitos humanos. Como conclusão, o texto defende a premissa de que a consecução de um direito não está descolada de condições contextuais e objetivas de sua existência, que possam garantir este direito efetivamente, para além de declarações e intenções. Não basta colocar todos na escola para alcançar a garantia do direito à educação, é preciso ir além da vaga: garantir a permanência, o sucesso escolar e um padrão mínimo (digno) de qualidade na escola e nos processos inerentes a essa instituição. Nessa ordem, o direito à educação só seria efetivado mediante referenciais de qualidade, como faces de uma mesma moeda.<hr/>If education is a right, its warranty is realized only with access to school? There is respect for the right to education when devoid of minimum quality indicators? Education without quality would not be a right half? Fueled by these inquiries text proposes a reading of quality public education from the results of an empirical research on media products in the time frame from 2001 to 2011, collated with theoretical anchors that deal with education as a right. Winning a place in the public school is part of the right to education, which will only flow if this job also makes contemplated by reference quality. The text considers further that the issue of quality in education is not a philosophical issue, but political, orbiting in the practical sphere and guarantee human rights. In conclusion, the text supports the premise that the achievement of a right is not detached from contextual and objective conditions of its existence, which can effectively guarantee this right, beyond declarations and intentions. Do not just put everyone in the school to achieve the guarantee of the right to education. We need to go beyond vague: ensure continuity, school success and a minimum standard (decent) quality at school and in the processes inherent in this institution. In this order, the right to education would only be fulfilled by quality references such as sides of the same coin. <![CDATA[Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar para a efetivação da Educação Básica de qualidade social identificados nas representações dos sujeitos da/na escola. A análise foi realizada com base na diversidade de traços e nas representações de 489 alunos, 126 pais, 50 professores, 20 gestores e 39 funcionários que circulam e significam o espaço escolar sobre expectativa de direitos, direitos fundamentais e finalidade da educação em 14 escolas públicas de Educação Básica de Curitiba e região metropolitana, sendo todas situadas em locais de grande vulnerabilidade social. As vozes dos sujeitos da escola confirmam e alertam sobre a educação como expectativa de direito e o respeito como direito fundamental, o que mostra a necessidade de políticas educacionais que orientem as propostas de formação inicial e continuada de professores nessa perspectiva.<hr/>This study presents a reflection on the possibilities of guaranteeing rights and dialogue with diversity in school life for the effectiveness of basic education with social quality identified in the social representations of the subject in/of the school. The analysis was performed based on diversity of traits and representations of 489 students, 126 parents, 50 teachers, 20 administrators and 39 staff members which circulate and mean the school space on the expectation of rights, fundamental rights and purpose of education, of 14 public schools of basic education of Curitiba and metropolitan area, all being located in areas of big social vulnerability. The voices of school subjects which confirm and warn about education as expectation of rights and respect as a fundamental right, which shows the need for educational policies that guide the proposals of initial and continuing training of teachers. <![CDATA[Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi analisar a trajetória social de alunos e alunas de um curso pré-vestibular popular e verificar suas expectativas sobre o Ensino Superior. Foram utilizados na coleta dos dados questionário com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, elaborados com base nos modelos utilizados por Muzzeti (1997). Os dados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos. Apoiada nas pesquisas realizadas por Pierre Bourdieu (1997, 2007), essa pesquisa concluiu que os estudantes entendem que a escolarização é, além de uma alternativa viável na busca pela ascensão social, a redentora dos males sociais. A escolha da profissão pela crença no talento natural ou por um dom divino gera expectativas que atestam o desconhecimento do sistema de ensino pelos estudantes e por seus pais, o que é reforçado pela crença na igualdade de oportunidades.<hr/>The aim of the research that originated this article was the analysis of the social trajectory of students from a public preparatory course and the verification of their expectations about higher education. Data collection was based on a questionnaire with open and closed-ended questions and a semi-structured interview, based on the models used by Muzzetti (1997). Data were analyzed by the elaboration of thematic charts. Based on the researches conducted by Pierre Bourdieu (1997, 2007), this research concluded that the students understand that schooling is, besides being a viable alternative in the search for social ascension, the redeeming of social ills. Profession choice based on natural talent or divine gift generate expectations which attest the lack of knowledge about the school system by students and their parents, which is reinforced by the belief in opportunity equality. <![CDATA[Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo examina uma parte dos resultados de uma pesquisa-ação colaborativa em andamento que focaliza o campo da educação intercultural, potencializando a diversidade cultural no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Neste texto, as definições de educação inclusiva reveladas pelos educadores do CEIA são apresentadas e discutidas. Trata-se de uma pesquisa que, metodologicamente, se ancora na abordagem da pesquisa-ação colaborativa, pois tem como eixo articulador a formação e a transformação das práticas cotidianas a partir de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. As análises apontam para a construção de outra cultura da pesquisa em educação, onde os profissionais da educação que vivem o dia a dia possam viver o deslocamento do lugar clássico de informantes para o lugar de colaboradores do processo investigativo. Observa-se que está em curso a construção do sentido da educação inclusiva como resultado de um processo global, onde os professores, no e com o seu trabalho pedagógico, propõem espaços de vivência e de situações de aprendizagem capazes de garantir as necessidades especiais de seus alunos em turmas regulares. Finalmente, a educação inclusiva acontece quando se inventa, na escola, práticas pedagógicas que apostam na experiência como um princípio organizador do trabalho pedagógico.<hr/>This article examines some results of a collaborative-action-research in progress that hovers over the field of intercultural education, strengthening cultural diversity in the context of the training Center in Inclusive Education and Accessibility (CEIA) of the public school system of the city of Canoas. In this text, the definitions of inclusive education revealed by educators of the CEIA are presented and discussed. It is a research that is methodologically anchored in collaborative-action-research approach as has as axis articulator the formation and transformation of daily practices triggered through a process of inserting in the school space in the medium term. The analyses point to the construction of another culture of research in education, where the education professionals living the day to day can live the offset of the classical place of informants for the collaborators of the investigative process. It is in process the building of the sense of inclusive education as a result of an overall process where teachers, in and with their pedagogical work, propose spaces for living and learning situations capable of guaranteeing the special needs of their students in regular classes. Finally, the inclusive education happens when, at school, educational practices are invented betting on the experience as an organizing principle of pedagogical work. <![CDATA[Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na escola de leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende discutir a garantia do direito à educação sob a lógica performática devido às transformações no setor público que ocorrem em diferentes países, inclusive no Brasil. Para tal discussão, parto dos dados coletados na pesquisa de doutorado da autora, que analisou a política educativa da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012), observando o papel da coordenadora pedagógica na “implementação” dessa política na escola. A questão da pesquisa é: quais foram os ajustamentos secundários realizados pela coordenadora junto com as professoras ao “implementar” a proposta educativa baseada na lógica performática, considerando sempre a defesa da educação como um direito? Busco respondê-la baseando no conceito de performatividade e novo gerencialismo desenvolvidos por Stephen Ball. Os dados apresentados evidenciam que os educadores da escola fizeram alguns ajustamentos na proposta da Secretaria Municipal Educação (SME), buscando assegurar o direito à educação dos alunos. Uma das modificações observadas se refere às competições propostas para que as crianças pudessem cumprir com as regras da escola. Outro ajustamento foi percebido em relação à categoria avaliação, uma vez que a pressão de a escola ter que alcançar uma meta estabelecida pela SME influenciou a prática da coordenadora que passou a discutir as metas e os resultados da escola em relação à rede, trazendo gráficos de desempenho dos alunos em todos os Conselhos de Classe. Ao mesmo tempo, porém, a coordenadora e as professoras desenvolviam um trabalho coletivo em torno dos projetos de leitura e escrita, que se tornou uma estratégia para enfrentar a cultura da performatividade.<hr/>This article discusses the guarantee of the right to education under the performative logic due to changes that occur in the public sector in different countries. This discussion will be conducted based on data collected the doctoral research, which analyzed the educational policy of the Rio de Janeiro (2009-2012) observing the role of the educational coordinator on implementing the referring policy at the school. The question is: which side adjustments were made by the coordinator to "implement" the educational proposal which is supported by the performative logic towards the defense of the right to education? I seek to answer it under pinned by the concept of performativity and new managerialism developed by Stephen Ball. The data presented will show that the teachers of the school have made some adjustments in the policy proposed by Secretary of Municipal Education (SME), as a means of ensuring students’ right to education. One of the changes observed concerns proposals for competitions so that children could comply with school rules. Another adjustment was perceived in regards to the category assessment which, due to pressure from the school to have to reach a goal set by SME, influenced the practice of coordinating that went on to discuss the goals and results of the school in relation to the network, bringing graphics performance of students in every class councils. At the same time, however, the coordinator was developing collective work projects in order to foster reading and writing skills, which became a strategy to confront the culture of performativity. <![CDATA[A educação infantil como direito: uma dimensão da materialização das políticas para a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute a educação infantil como direito, defendendo-a como resultado de lutas históricas, embates, correlação de forças, em que a garantia legal não significa a efetivação destes. Realizamos uma análise dos documentos nacionais que reconhecem a educação infantil como direito que são: a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conclui-se que se trata de um embate social e político e não apenas jurídico-legal e, apesar de avanços consideráveis, muito há que ser feito para que a educação da primeira infância se materialize.<hr/>This article discusses childhood education as a legal right, by defending it as a result of historical struggles in which the legal guarantee does not mean the achievement of those. We realized an analysis of the legal frame work that supports early childhood education, the 1988 Federal Constitution, Statute of Children and Adolescents and the Law of Guidelines and Bases of National Education and concluded that, it is a social and political struggle and not just legal-juridical despite considerable progress, much remains to be done for early childhood education to materialize. <![CDATA[Diversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é fruto da pesquisa financiada pelo CNPq que analisa a compreensão dos professores sobre os processos de exclusão na sociedade e na Educação Básica. O artigo refere-se apenas a professores das séries finais do Ensino Fundamental. No processo de análise, utilizamos teóricos que enfatizam a exclusão e a desigualdade numa perspectiva crítica, ou seja, defendem que elas são frutos das relações sociais assimétricas e desiguais, e não provocadas pelo próprio indivíduo. Para identificar a compreensão dos professores, foram realizadas entrevistas com oito docentes das séries finais do Ensino Fundamental, das diferentes áreas de conhecimento. A análise mostrou que a exclusão/desigualdade, quando percebida, não se refere apenas à questão econômica, mas a questões de raça, crença, geração, gênero e outras. Poucos professores afirmam existir processos de exclusão na escola, mas todos admitem que há processos de exclusão na sociedade. Essa forma de ver os processos de exclusão está relacionada aos processos de formação docente. A formação docente incluiu a discussão da desigualdade apenas na década de 1980 e, bem recentemente, a questão da diversidade cultural e exclusão. Nesse sentido, essa pesquisa contribui para que possamos entender criticamente as respostas dos entrevistados e, principalmente, oferece-nos pistas para qualificar o processo de formação docente.<hr/>This paper has stemmed from a research funded by CNPq which analyzes teachers’ understanding of exclusion processes both in society and in basic education. The study comprehends only teachers working with the final grades of elementary school. The analysis process has been grounded on theorists that have highlighted exclusion and inequality from a critical perspective, i.e, they advocate that exclusion and inequality have derived from asymmetric and unequal social relationships, rather than caused by the subjects themselves. In order to identify the teachers’ point of view, we conducted interviews with eight final-grade elementary school teachers from different knowledge areas. The analysis has evidenced that exclusion/inequality, whenever noticed, are not only related to economical issues, but also to race, belief, generation and gender issues, among others. Few teachers claim that exclusion processes can be found at school, but all of them admit the existence of exclusion processes in society. This way of regarding exclusion processes is related to teacher education processes. Teacher education only included the discussion about inequality in the 1980’s, and cultural diversity and exclusion issues have only recently been included. In this sense, this research may contribute to a critical understanding of the respondents’ answers and provide hints for the qualification of the teacher education process. <![CDATA[Educação e direitos humanos: análise da formação no ensino médio e profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se, neste texto, uma análise do Ensino Médio e Profissional como política pública para formação do cidadão e do trabalhador. O foco são os encaminhamentos do Ensino Médio e Profissional a partir da LDBEN 9394/96 e sua relação com o exercício dos direitos humanos e da cidadania. Para tanto, realiza-se uma análise do contexto social, político e econômico objetivando a realização do estudo das normativas norteadoras do Ensino Médio e Profissional. Discutem-se as propostas que sustentam a formação média e profissional e destacam-se os objetivos da formação com base nos direitos humanos e na cidadania, objetivos que, no contexto societário atual, podem levar também ao reforço dos ideais neoliberais ao atender interesses do sistema produtivo.<hr/>This text presents an analysis of secondary and professional school levels as public policy for the development of the citizen and the worker. The focus is on the proceedings of secondary and professional levels according to LDBEN 9394/96 and their relation to the exercise of human rights and citizenship. For this purpose, we start from an analysis of the social, political and economical context in order to conduct the study of the guiding regulations of secondary and professional teaching. We discuss the proposal that support secondary and professional teaching and highlight the goals of the training based on human rights and citizenship, but that in the current societal context can also lead to the strengthening of neoliberal ideals in meeting the interests of the productive system. <![CDATA[La producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza las diversas formas de producción de conocimiento que tuvieron lugar en los últimos veinte años en nuestra región presentando algunas notas reflexivas que permitan debatir alrededor de los diversos modos de producción de conocimiento en política educacional que se fueron desarrollando a partir de la vinculación que los investigadores académicos comenzaron a tener de un modo preponderante en la década de 1990 con los tomadores de decisiones. Debatiendo las categorías de el nuevo modo de producción de conocimiento, el analista simbólico y el enfoque de las políticas basada en la evidencia y que de algún confrontan y atentan contra la solidez de lo que denominamos la investigación académica en política educacional. Desarrollando el Enfoque de las Epistemologías de la Política Educativa como un modo de vigilancia epistemológica sobre el propio proceso de investigación en política educacional.<hr/>This article discusses the various forms of production of knowledge that occurred in the last twenty years in our region by presenting some reflective notes that allow discuss about the various mode of knowledge production in educational policy were developed from the link academic researchers began to have a dominant mode in the 1990s with the decision makers. Debating the categories of the new mode of knowledge production, the symbolic analyst and policy approach based on evidence and that somehow confront and undermine the strength of what we call academic research in educational policy. Developing the Approach of Educational Policy Epistemologies as a way of epistemological vigilance on the very process of educational policy research. <![CDATA[Ensino rural e legitimação das ações do estado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Brasil, publicou, na década de 1950, o Boletim de Educação Rural. Era um instrumento de política, uma publicação em formato de revista impressa, focalizando as instituições, os atores, o papel da educação e projetos para a área rural. Nesse trabalho se analisa a importância desse impresso, sua função de legitimar as políticas do setor, o conteúdo e o contexto em que ele circulou, bem como as temáticas, artigos, notícias, fatos, documentos administrativos e o conteúdo pedagógico voltado para a vida rural. Conclui-se que tal impresso contribuiu para o estabelecimento de normativas do trabalho docente, para a emulação de práticas exemplares, como estratégia de constituição da identidade profissional dos professores rurais, e de divulgação das políticas expansionistas do setor.<hr/>The Rio Grande do Sul State Department of Education, Brazil, published the Boletim de Educação Rural (Newsletter of Rural Education) in the 1950s. It was a policy tool, a publication in the format of a printed magazine, focusing on the institutions, the players, the role of education and projects for the rural area. This paper analyzes the importance of this publication, its function of legitimizing the policies for the sector, the content and the context in which it circulated, as well as the topics, articles, news, facts, administrative documents and pedagogical content aimed at rural life. It is concluded that this publication helped establish guidelines for the work of teachers, for emulating exemplary practices, as a strategy to constitute the professional identity of rural teachers, and to disseminate the expansionist policies of the sector. <![CDATA[Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo é apreender os modos pelos quais certos discursos enfatizam o potencial transformador da educação, assim como explicitar a gênese do discurso pedagógico mudancista. Utilizam-se como fonte de investigação obras selecionadas na bibliografia especializada sobre a história da educação brasileira que, de forma implícita ou explícita, abordam a ênfase dada ao viés mudancista no discurso educacional e, ainda, os artigos publicados na Revista Educação & Sociedade (do n. 1, 1978, ao n. 57, 1996) e na Revista da ANDE (do n. 1, 1981, ao n. 21, 1995). Observa-se que a crença no potencial transformador da educação está relacionada à concepção de homem que emerge na modernidade, influenciada principalmente por uma forma “otimista” de apropriação da abordagem marxista; do mesmo modo, tal crença faz parte de um “estilo de pensamento pedagógico” dos intelectuais da educação tendente a enfatizar a dinamicidade do campo educacional em relação à estrutura social. Este estilo de pensamento faz-se presente já na Primeira República é e revigorado no período de redemocratização do país na década de 1980.<hr/>The objective of this study is to grasp the ways in which certain discourses emphasize the transformative potential of education, and also explain the genesis of pedagogic discourse that refers to changes. One of the sources for this research was a collection of published works found in specialized literature on the history of Brazilian education. Those, either implicitly or explicitly, give emphasis to the bias towards changes in educational discourse. Also, the articles published in Education and Society (the No 1, 1978, at No 57, 1996) and in the Journal of ANDE (the No 1, 1981, at No 21, 1995) were used as sources for this work. It is possible to notice that the belief in the transformative potential of education is related to the emerging modern conception of man, influenced mainly by an "optimistic" way of appropriating the Marxist approach; likewise, that belief is part of a "pedagogic thinking style", shown by intellectuals in education, aimed to emphasize the dynamics of the educational field in relation to social structure. Such style of thinking was already present in the first republic and was refreshed in the period of democratization of the country in the 1980s.