Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20130003&lang=es vol. 13 num. 40 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Saberes necessários ou desejados para uma docência de qualidade na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta o contexto e as ponderações da primeira fase da pesquisa “Implicações da prática e da experiência na formação de professores”. O contexto é caracterizado de modo geral pela circunstância da abordagem de 97 estudantes de pós-graduação matriculados na disciplina Metodologia do Ensino Superior nos anos de 2009 e 2010 e pelas discussões emergidas a partir de aulas experimentais e debates relativos ao sentido da docência na Educação Superior. Os achados foram coletados a partir da escrita de ensaios sobre seus processos de “professoralização” e o tema da implicação da experiência na formação docente foi destacado em excertos dali extraídos. A dimensão ética da formação e da docência foi objeto de exploração, na medida em que se valorizam os efeitos da interimplicação entre os sujeitos, sua circunstância de atuação e seus grupos de alunos.<hr/>Displays context and weightings of the first phase of the study "Implications of practice and experience in teacher education." The context is characterized generally by the fact of approach of 97 graduate students enrolled in the course Metodologia do Ensino Superior in the years 2009 and 2010 and the discussions emerged from experimental classes and discussions on the meaning of teaching in higher education. The findings are gathered from writing essays about their professoralization processes and the theme of experience implication in teacher education is highlighted in excerpts taken away. The ethical dimension of training and teaching is the object of exploitation as it enhances the effects of interimplication between subjects, their condition of work groups and their students. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é identificar e analisar as concepções de um grupo de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) sobre deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou para investigação um roteiro de entrevista semiestruturado. Os relatos dos professores demonstraram certa fragilidade e despreparo para lidar com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e, consequentemente, dificuldade de avaliar suas condições de aprendizagem. Verificou-se ainda que a avaliação utilizada por eles caracteriza-se por ser pouco dinâmica e baseia-se, essencialmente, na utilização de instrumentos quantitativos e de mensuração, que pouco orientam o processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, não contribuem para a efetivação da inclusão escolar desses alunos.<hr/>The aim of this study was to identify and analyze the conceptions of a group of teachers in cycle-1 elementary school on intellectual disability and assessment of school learning. It is a qualitative research that used a semi-structured interview script for its investigation. The teachers' reports showed some weakness and lack of preparation to deal with the inclusion of pupils with intellectual disabilities, and consequently difficult to assess their learning conditions. It was also found that the assessment used by them was characterized by sluggish and it was based mainly on the use of quantitative measuring instruments. Such instruments shortly guide the process of teaching and learning, consequently do not contribute to effective the inclusion of these school students. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os estudos existentes sobre o estado da arte focados na área da avaliação da aprendizagem da Educação Básica, visando a compreender as principais contribuições e preocupações teórico-metodológicas da comunidade científica brasileira na área em questão. As referências de análise foram três grandes pesquisas estruturantes da compreensão da avaliação da aprendizagem como campo de conhecimento, que focam um período de 28 anos (1980 a 2008) (BARRETO; PINTO, 2001; SOUSA, 1994; ULER, 2010), complementadas por duas pesquisas que ressaltam especificidades da área (CANDAU; OSWALD, 1995; SOUSA, 2005). Analisando a produção científica dentro de uma linha de tempo, fica evidenciada a força do paradigma tecnicista nas décadas de 1970 e 1980, bem como as tentativas de sua superação no decorrer da década de 1980 na direção de propostas formativas e emancipatórias. Na década de 1990, a preocupação dos pesquisadores deslocou-se das práticas avaliativas na escola, de cunho tecnicista, para a abordagem crítica das ideias, concepções, teorias e pressupostos da avaliação. Na primeira década do século XXI, constatou-se um direcionamento teórico que acenava para a hegemonia, no campo científico brasileiro, de um paradigma emancipatório, que tinha em seu cerne a avaliação da aprendizagem de forma processual, participativa e formativa. Contudo, as pesquisas demonstram o acentuado distanciamento entre os referenciais teóricos utilizados nas universidades (paradigma emancipatório) e a realidade das escolas públicas (paradigma tecnicista-tradicional).<hr/>This article intends to identify and to analyze studies about the State of the Art focused on the evaluation area in the basic education, trying to understand which are the main theoretical and methodological contributions and concerns of the Brazilian scientific community to this area. Three important researches, which focus a period of 28 years, from 1980 to 2008 (BARRETO; PINTO, 2001; SOUSA, 1994; ULER, 2010), complemented by two other studies that highlight particularities of the area (CANDAU; OSWALD, 1995; SOUSA, 2005) are the basis to comprehend learning evaluation as a field of knowledge. Analyzing the scientific production in a timeline, the power of the technicist paradigm during the 70’s and the 80’s is evident, as well as the attempts to overcome it during the 80’s in the direction of formative and emancipatory proposals. During the 90’s, researchers’ concerns move from the evaluative practices in the school, of technical approach, to a critical coverage of the ideas, concepts, theories and assumptions of the evaluation. Now, the first decade of this century, in the Brazilian scientific field, it’s noticed a theoretical direction that points to the hegemony of an emancipatory paradigm, whose essence consists in a procedural, participatory and formative evaluation of learning. However, the studies show the great distance between theoretical references used in universities (emancipatory paradigm) and reality in public schools (technicist-traditional paradigm). <![CDATA[Aprendizagem em/ na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os blogs consistem em suportes para a comunicação mediada por computador, permitindo a interação, a colaboração e a socialização on-line, caracterizando-se como espaços virtuais que possibilitam a constituição de comunidades virtuais. No contexto educacional, constituem importante recurso para escrita coletiva e aprendizagem colaborativa, oportunizando a comunicação e o trabalho em grupo, promovendo o processo de autoria na internet. Estudos atuais apontam que a aprendizagem on-line acontece por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, este estudo busca investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em blogs, tendo sido realizado a partir da análise da interação por meio das trocas de comentários e links postados em um blog. Os resultados apontam as especificidades de uma comunidade virtual de aprendizagem e o potencial da ferramenta blog para a aprendizagem colaborativa na internet.<hr/>Blogs consist of support for computer mediated communication and allow interaction, collaboration and online socialization. They are characterized as virtual spaces that enable the constitution of virtual communities. In the educational context, blogs are an important resource to collective writing and collaborative learning, making possible the communication and group work, and promoting authorship process in the Internet. Present studies point out that online learning happens in virtual learning communities. Through this perspective, this study focuses on research about the constitution of virtual learning communities in blogs. The study involved the analysis of the interaction through the exchange of comments and links posted in a blog. The results show the specificities of virtual learning communities and the potential of the tool blog for collaborative learning on Internet. <![CDATA[As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogêneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, estando cada aluno consciente de que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também tiverem. Esse método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos vem ganhando força. Nesse sentido, realizou-se uma investigação para compreender as opiniões sobre a aprendizagem cooperativa de professores que a utilizavam no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete professoras do ensino básico e secundário português. Por meio dela, verificou-se que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método que tem como principais vantagens o aumento do rendimento acadêmico e da autoestima dos alunos e a melhoria das suas competências sociais. Por outro lado, identificaram-se algumas dificuldades na sua implementação em sala de aula, nomeadamente no nível dos alunos, do tempo disponível, dos recursos e da extensão dos programas.<hr/>Cooperative learning is a method in which students work in small heterogeneous groups, with predefine droles, exchanging information and sharing materials, having each student the awareness that he/she will succeed only if all elements of the group also do. This method, although still not widely used in Portugal, has gradually been gaining strength. In this sense, we conducted an investigation to understand the teacher’s opinions on cooperative learning that used it in the process of teaching and learning. For this we’ve used a qualitative research methodology, by conducting semi-structured interviews with seven teachers of the Portuguese primary and secondary levels. Through it we could see that, for the interviewed teachers, cooperative learning is a method that has, as main advantages, the increase of academic achievement and self-esteem of students and the improvement of their social skills. Moreover, they identified some difficulties in its implementation in the classroom, particularly in terms of students, time available, resources and the extension of the programs. <![CDATA[Desenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O contínuo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) conduz, como em outras áreas de atividade, à sua interligação com a educação, emergindo o campo de ação da tecnologia educativa. Como espaço de caráter formativo, torna-se indispensável efetuar uma persistente conceitualização consubstanciada na reflexão sobre a temática, no seu desenvolvimento ao longo do tempo e nas influências sociais associadas a ela. Considerando os múltiplos impactos de caráter socioeducativo fomentados pela tecnologia educativa, tendo sempre por base os seus principais pressupostos teóricos e conceituais, imprescindivelmente conectados a elementos basilares da área, como é o caso das representações que nos oferecem a conjugação dos conceitos de educação, didática e tecnologia, revela-se fundamental abordar, de igual forma, uma necessidade cotidiana premente, que surge enquadrada no espaço da literacia e da alfabetização tecnológica, essencial à plena consecução de uma integração social e educativa das tecnologias, permitindo abarcar toda a relevância nessas áreas na atualidade. Do ponto de vista da aplicabilidade das TICs como ferramentas educativas, englobando o seu potencial criador de espaços e contextos de ensino-aprendizagem e toda a contribuição que poderão facultar para incrementar a eficácia dos processos formativos, importa destacar a pertinência da integração da tecnologia educativa como elemento-chave de estratégias de desenvolvimento sustentado, representando um elemento fundamental para a otimização e potenciação formativa, no nível dos indivíduos, grupos e comunidades.<hr/>The continuous development of ICT (information and communication technologies) produce, as it happens in other areas of activity, its connection with education, emerging the action field of educational technology, as a training area, becoming indispensable to carry out a continuous reflection and conceptualization about it, based on their development over time and the social influences associated. Taking into account the multiple socio-educational impacts generated by educational technology, always based on their main theoretical and conceptual propositions, indispensably connected to basic elements in this area, such as the representations that arise from the combination of concepts as education, didactics and technology, it is essential to address, similarly, an urgent need nowadays, based in technological literacy, critical to achieving a full integration of technologies in society and education, allowing to achieve all relevance in these areas today. Looking ahead the applicability of ICT as tools in education, encompassing its potential to create spaces and contexts of teaching learning and all contributions they can provide to increase the effectiveness of training processes, is worth detach the relevance of integrate educational technology as a key element of sustainable development strategies, representing an essential feature for optimization and enhancement training, for individuals, groups and communities. <![CDATA[A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo compreender a experiência educacional realizada na Escola Guatemala nas décadas de 1950 e 1960, sustentado pela tríade de conceitos: memória (LE GOFF, 1990; ROSSI, 2010), projeto (VELHO, 1999) e identidade (POLLAK, 1992). Os anos em que o mundo digladiava-se na Grande Guerra trouxeram resultados funestos para a economia de muitos países, especialmente aqueles em desenvolvimento. Isso determinou um reordenamento mundial, cada país adotando estratégias e medidas para suprir seus déficits. No campo da educação, o momento também reclamava uma reestruturação; era preciso encontrar mecanismos que atendessem à enorme demanda social gerada pela crise pós-guerra. Nesse contexto, nasceu a Escola Guatemala, inaugurada em abril de 1954 pelo governo do Distrito Federal, que se tornou no ano seguinte o primeiro Centro Experimental de Educação Primária do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a descaracterização do órgão após o golpe de 1964, a escola foi perdendo o status de “centro de experimentação”. Oficialmente, no entanto, deixou de ser experimental na década de 1970, quando o Inep foi transferido para Brasília.<hr/>The present work aims to understand the educational experience held in the School Guatemala in the 1950s and 1960s, supported by the triad of concepts: memory (LE GOFF, 1990; ROSSI, 2010), project (VELHO, 1999) and identity (POLLAK, 1992). The year in which the world fought each other in the Great War brought disastrous results to the economy of many countries, especially developing ones. This determined a global rearrangement, each country adopting strategies and measures to meet their deficits. In education, the time also called for a restructuring. It was necessary to find mechanisms that meet the huge demand generated by the social crisis of post-war. In this context, it was born the Escola Guatemala, inaugurated in April 1954 by the Federal District government, which became in the following year, the first Experimental Center of Primary Education-INEP CBPE. With the disfigurement characterization of the INEP after the coup of 1964, the school was losing its status as a “hub” for experimenting. Officially, however, ceased to be experimental in the 1970s, when the INEP was transferred to Brasília. <![CDATA[Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como propósito refletir sobre a compreensão de educação presente no pensamento do filósofo alemão Theodor W. Adorno, procurando mostrar como a visão adorniana de educação está intrinsecamente ligada à crítica da sociedade burguesa e, por conseguinte, à indústria cultural. Esse entendimento é desenvolvido a partir do conceito de esclarecimento e da tensão existente entre as aspirações do professor em relação aos desafios que enfrenta em sua prática educativa. As principais obras utilizadas são: Educação e emancipação (ADORNO, 2006) e Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). A questão central que se pretende explorar tem a ver com a relação que Adorno estabelece entre esclarecimento, emancipação, resistência e autonomia. Trata-se de responder à questão: até que ponto o esclarecimento leva o indivíduo a resistir àquilo que a sociedade define como dado e pronto? O pretenso esclarecimento da humanidade e sua submissão a uma razão totalitária e à indústria cultural, com sua influência na formação dos pensamentos e ações das pessoas, são elementos constitutivos da análise que se propõe. Adorno procura mostrar que a educação teria um poder de resistência em relação ao rumo caótico que a civilização humana está tomando e poderia fazer com que o homem usasse a reflexão sobre sua realidade e a analisasse de maneira crítica, não aceitando todas as imposições sociais como sendo naturais. A teoria crítica, da forma como entende Adorno, apresenta o processo histórico de produção da educação e aponta a dimensão de uma tarefa de emancipação social a ser desenvolvida pela escola.<hr/>The proposal of this article is to reflect about the comprehension of education in the German philosopher’s thought, Theodor W. Adorno. That article intends to show how Adorno’s view about education is intrinsically connected to the criticism of bourgeois society and, wherefore, with the cultural industry. This understanding is developed from the concept of clarification and the tension present among the teacher’s aspirations regarding to the challenges they face in their educative practice. The main titles used are: Educação e Emancipação (ADORNO, 2006) and Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). The central matter we intend to explore is regarded to the relationship which Adorno establish among clarification, emancipation, resistance and autonomy. It is about answering how far clarification takes an individual to resist against what the society establishes as done. The supposed clarification of humanity and its submission to a totalitarian reason and the cultural industry with its influence on the formation of thoughts and people’s actions are constitutive elements from the suggested analysis. Adorno intends to show that the education would have a resistance power regarded to the chaotic direction which human civilization is taking. It could lead man to reflect about his reality and critically analyze it, not accepting all social impositions as being natural. The Critique Theory, as Adorno understands, shows the historical process of Education production and points to the dimension of a social emancipation task to be developed by school. <![CDATA[O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde o fim da década de 1990, diários reflexivos vêm sendo usados e pesquisados em cursos de formação de professores na modalidade presencial. No entanto, desconhecemos estudos sobre o uso de diários reflexivos virtuais em cursos de formação inicial de professores de língua espanhola na modalidade a distância. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa interpretativa, tem por objetivo investigar o uso de diários virtuais escritos por professores em formação inicial como instrumentos de reflexão sobre a ação logo após a docência, durante a disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol, na modalidade a distância, de uma importante universidade brasileira. A análise de 30 diários virtuais revel u que os participantes refletem sobre o papel do professor e do aluno e sobre o conteúdo que ensinam, mas sua maior preocupação é descrever e julgar suas ações pedagógicas, sugerindo que atingem o primeiro dos três níveis de reflexão propostos por Zeichner e Liston (1987). A análise também mostrou que o diário reflexivo é uma ferramenta estratégica para aprender a ensinar na modalidade a distância. Os resultados deste estudo e a reflexão sobre eles podem contribuir para discussões já existentes sobre ensino-aprendizagem de línguas adicionais e sobre programas de formação de professores, tanto inicial quanto continuada.<hr/>Since the end of the 1990s, reflective diaries have been used and studied in teacher education courses in face mode education. However, the area lacks studies on the use of virtual diaries with Spanish language teachers in distance mode education. Thus, this study, qualitative interpretive in nature, aims to investigate the use of virtual diaries written by pre-service teachers as an instrument for reflection on action right after their teaching practicum, during the Supervised Practicum discipline, of a Spanish Language Arts Course, in distance mode education, of a major Brazilian university. The analysis of thirty virtual diaries revealed that the participants reflect about the teacher’s and the student’s role and about the content taught, but their main concern is to describe actions and judge them, suggesting that the participants reached the first level of reflection out of the three proposed by Zeichner and Liston (1987). It also revealed that the reflective diary is a strategic tool for learning to teach in distance mode education. The results of this study and the reflection on them contribute to the current discussions on foreign/additional languages teaching- learning and teacher education programs, both in initial and continuing education. <![CDATA[A estética na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa aborda questões relacionadas à formação estética do professor. Partiu-se da hipótese de que a formação estética interfere na sua forma de agir em sala de aula, pois possibilita um olhar mais sensível aos problemas educacionais. Esta pesquisa investigou junto aos professores dos anos iniciais da rede municipal do Balneário Piçarras (SC), Brasil, como a sua participação em encontros de formação estética por meio das artes interferiu no seu fazer pedagógico. O objetivo geral foi analisar o impacto das atividades de formação estética promovidas na formação continuada de professores na sua prática pedagógica, utilizando a abordagem qualitativa. Na coleta dos dados, propuseram- se três ações: a) análise dos documentos norteadores do projeto; b) aplicação de um instrumento para delinear o perfil dos professores; c) aplicação de questionários aos professores. Esses dados demonstraram que, por meio do ensino de arte, houve contribuições no campo do conhecimento, sendo que 50% indicaram mudanças no currículo e 100%, no repertório. Ainda, 90% evidenciaram que as vivências artísticas favoreceram a construção de novas estratégias, possibilidades e subsídios para as atividades realizadas em sala de aula.<hr/>This research addresses issues related to the aesthetic formation of the teacher. Start form assuming that the aesthetic formation of teachers interferes in their behavior in the classroom, allowing a more sensitive view to educational problems. This research investigated the teachers in the early years, the municipal schools of Piçarras city (SC), Brazil, and how their participation in meetings of aesthetic education through the arts interfered in their teaching. The main objective was to analyze the impact of aesthetic formation activities promoted in the continued education of teachers in their pedagogic practice. This is survey of qualitative approach. In data collection we propose three actions: a) analysis of documents that guides the project, b) application of an instrument to delineate the profile of teachers, c) questionnaires application to teachers. These showed that through teaching art there were contributions in the field of knowledge, of which 50% reported changes in curriculum and 100% in the repertoire. Still, 90% showed artistic experiences favored the new strategies, opportunities and subsidies for the classroom activities construction. <![CDATA[Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo da pesquisa foi identificar os principais fatores que contribuíram com o mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores da rede municipal de ensino de Blumenau em fase final de carreira. O bem-estar refere-se à realização profissional, promovendo satisfação e comprometimento, e o mal-estar, à insatisfação, tristeza e desânimo, que, muitas vezes, levam ao adoecimento do professor. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e exploratória. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário a 34 professores. Os dados foram analisados buscando evidências das satisfações e insatisfações dos docentes e categorizados em quatro dimensões: pessoal, interpessoal, organizacional e social. Como fatores que promoveram mal-estar, destacaram-se: baixos salários, desvalorização profissional, estrutura física inadequada, carga horária excessiva, turmas lotadas, ausência da família no apoio e acompanhamento dos educandos e falta de limites dos alunos. Como principais fatores de bem-estar, tiveram destaque: relação professor-aluno, relação professor-professor, aprendizagem dos alunos e formação contínua. Portanto, destacaram-se as dimensões organizacional e interpessoal como maiores promotoras de mal e bem-estar docente, respectivamente. Os resultados revelaram, ainda, que prevaleceram situações de mal- -estar em decorrência de situações de bem-estar ao longo da profissão docente dos professores da rede municipal de ensino de Blumenau e que praticamente a metade dos pesquisados, se pudesse voltar, escolheria outra profissão. Isso sinaliza que é preciso urgentemente desenvolver ações coletivas que ampliem situações de bem-estar na profissão docente.<hr/>The objective of this research was to identify the main factors contributing to the feelings of malaise or well-being throughout the teaching profession in the opinion presented by teachers in Blumenau Municipal Education at the final stage of their careers. The well- being refers to the professional achievement, promoting satisfaction and commitment, and the malaise means dissatisfaction, sadness and hopelessness that often lead the teacher to a state of illness. The research is characterized as qualitative and exploratory. As a tool for data collection, we applied a questionnaire to 34 teachers. Data were analyzed for evidence of teachers’ satisfactions and dissatisfactions and were categorized into four dimensions: personal, interpersonal, organizational and social. The highlighted factors promoting malaise are: low salaries, professional devaluation, inadequate physical structure, excessive workload, crowded classes, dismissal of the family in supporting and monitoring the students, and students' lack of boundaries. The main factors promoting well-being included: teacher-student and teacher-teacher relationships, student learning and continuous training. Therefore, the organizational dimension is emphasized as the largest promoter of malaise and the teaching interpersonal dimension is seen as the largest promoter of teaching well-being. The results also revealed that some situations of discomfort prevailed due to situations of well-being throughout the profession of teachers in Blumenau Municipal Education and nearly half of respondents would choose another profession if they could go back in time. This indicates that it is urgent to develop collective actions in order to enhance situations of well-being in the teaching profession. <![CDATA[As políticas externas e a formação de professores na história da educação brasileira (1930-1946)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da influência de políticas externas na formação docente no Brasil, ao longo de sua história. A partir do Ratio Studiorum e do positivismo, passando pelo iluminismo italiano, pela adoção do método de Lancaster e Bell, com incursões pelo método intuitivo, chega-se ao ideário liberal, com destaque para o período de 1930 a 1946. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual, por meio da análise de conteúdo de documentos selecionados, estabeleceu-se um diálogo crítico com as fontes. Os dados foram problematizados com apoio nas obras de Carvalho (1989), Mendonça (2005), Saviani (2004), Tanuri (2000), Valdemarin (1998), entre outras, buscando-se apreender o significado histórico e político dos fundamentos teóricos e ideológicos enunciados nos documentos e que implicam as políticas para a formação de professores. Procurou-se evidenciar que, no decorrer da história, o modo de produção e a concepção de Estado, sociedade e educação estiveram inter-relacionados e influenciaram as políticas educacionais e, em especial, a formação de professores. Com este estudo, foi possível verificar que as propostas políticas pedagógicas voltadas à formação de professores no Brasil receberam, embrionariamente, influências externas de distintas realidades educacionais, povos, culturas e países.<hr/>This article deals with the influence of external policies on teacher education in Brazil, throughout its history. From the Ratio Studiorum and positivism, through the Italian Enlightenment, by adopting the method of Bell and Lancaster, with incursions by the intuitive method, we get the liberal ideas, especially in the period 1930-1946. We chose to conduct a literature review and documentary, in which, through content analysis of selected documents, set up a critical dialogue with sources. Data were problematized to support the works of Valdemarin (1998), Carvalho (1989), Tanuri (2000), Saviani (2004) and Mendonça (2005), among others, seeking to grasp the historical significance of the theoretical and political and ideological statements in the documents and policies that imply for teachers’ education. We tried to show that, throughout history, the mode of production, the design of state, society and education are interrelated and influence educational policies and in particular the education of teachers. With this study, we found that the educational policy proposals aimed at teachers’ education in Brazil, were, in embryo, external influences of different educational realities, peoples and cultures and countries. <![CDATA[A pedagogia da essência e as bases epistemológicas da formação do professor no Ratio Studiorum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reflexão aqui exposta visa a discutir sobre o arcabouço teórico-filosófico que sustenta a estruturação da pedagogia da essência no âmbito da prática e da ação jesuítica do início da sua fundação até a elaboração definitiva do plano de estudos da Companhia de Jesus, denominado Ratio Studiorum. Resulta da investigação da formação docente num período específico da história das práticas e ideias pedagógicas e seus distintivos peculiares, respaldada por elementos fundadores do pensamento ocidental, no tocante às bases filosóficas do conhecimento e da apropriação religiosa cristã de tais elementos. Ao formalizar a reflexão, o texto demonstra a necessidade de compreender o método desenvolvido pelos jesuítas nas inserções pedagógicas levadas a efeito nos Colégios da Ordem, pelo viés do princípio teórico, alimentado pelos estudos e documentos da Companhia.<hr/>The reflection outlined here seeks to discuss the theoretical-philosophical assumptions that support the structure of the pedagogy of the essence in practice and Jesuit action from the beginning of its foundation until the finalization of the Study Plan of the Society of Jesus, known as Ratio Studiorum. Such reflection results from the investigation of teacher formation in a specific period of history practices and pedagogical ideas and their distinctive badges, backed by founding elements of Western thought, with respect to the philosophical knowledge foundations and ownership of such Christian religious elements. By formalizing the reflection, the paper demonstrates the need for understanding the method developed by the Jesuits in the teaching insertions carried out in the Colleges of the Order, via theoretical principles studies, supplied by the Company’s documents and studies. <![CDATA[Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2013000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto analisa o pensamento educacional de Antonio Gramsci (1891-1937) sobre a organização escolar italiana entre os anos de 1922 e 1932, contextualiza historicamente as análises gramscianas e demarca o amadurecimento de suas ideias apresentadas nos Quaderni del carcere. Gramsci analisou a reforma educacional do Estado fascista, conhecida como Reforma Gentile (1922-1923), e apontou que ela se voltava à manutenção dos privilégios culturais de um grupo sobre os demais, impedindo o acesso dos subalternos à universidade e à cultura humanista. Promovida por Giovanni Gentile (1875-1944) e Giuseppe Lombardo-Radice (1879-1938), a organização escolar italiana era tida como democrática, pois ampliava a oferta do Ensino Profissionalizante e permitia o ingresso dos subalternos no mercado de trabalho. No Caderno 12, Gramsci (2007) criticou a organização escolar italiana e seu caráter aparentemente democrático e propôs a criação de uma escola única, formadora da cultura geral, humanista, filosófica e desinteressada na formação imediata do trabalhador.<hr/>This paper analyzes the educational thought of Antonio Gramsci (1981-1937) about the Italian school organization between the years 1922 and 1932 and historically contextualizes the gramscian analysis and marks the ripening of his ideas presented in Quaderni del Carcere. Gramsci analyzed the educational reform of the fascist State, known as 'Gentile Reform' (1922-1923) and pointed out that it was returned to the maintenance of cultural privileges of one group over the other, preventing the access of the subalterns to the university and the humanistic culture. Promoted by Giovanni Gentile (1875-1944) and Giuseppe Lombardo-Radice (1879-1938), the Italian school organization was regarded as democratic, because it extended the offer of vocational education and allowed the entry of the subalterns in the job market. In Notebook 12, Gramsci (2007) criticized the Italian school organization and its seemingly democratic character and proposed the creation of a single school, forming the general culture, humanistic, philosophical, and disinterested in the immediate formation of the worker.