Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20140001&lang=es vol. 14 num. 41 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos anos, movimentos de investigadores da área das Ciências da Educação na Europa têm manifestado um interesse crescente por questões metodológicas e epistemológicas sobre a Revisão Sistemática de Literatura. Nesse sentido, é nossa intenção contribuir para uma aproximação ao longo caminho já percorrido por outras áreas de investigação, como as Ciências Médicas. Neste artigo é apresentado o conceito de Revisão Sistemática de Literatura e a sua operacionalização através da explicitação do processo de pesquisa a partir de um protocolo e de um exemplo de resultados obtidos e respetiva análise. A seleção de dados assenta na definição de critérios rigorosos e objetivos, pautando- se por procedimentos o mais afastado possível de convicções pessoais ou de avaliações subjetivas, influenciadas por coordenadas geográficas ou pela pertença a uma determinada comunidade académica (BRINER; DENYER, 2012). Recursos digitais, como bases de dados online para a pesquisa bibliográfica e software de gestão de referências bibliográficas e de análise de dados qualitativos, como EndNote e NVivo, ou outros similares, apoiam todo o processo de conceção e realização de uma Revisão Sistemática de Literatura.<hr/>In the last years, the movement of researchers in the field of Science Education in Europe has expressed a growing interest in methodological and epistemological questions about the systematic literature review. In this sense, it is our intention to contribute to an approach to the along path already travelled by other research areas such as the Medical Sciences. In this this paper will be presented the concept of Systematic Literature Review and its operationalization through the explanation of the research process determined from a properly specified protocol. The data selection based on the definition of strict criteria and objectives, guided up by procedures as far as possible from personal beliefs or subjective evaluations influenced by geographic coordinates or by the belonging to a particular academic community. Digital resources such as online databases, EndNote NVivo support all the process of conception and realization of a Systematic Literature Review. <![CDATA[Pesquisa etnográfica com crianças pequenas: reflexões sobre o papel do pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesse artigo, a partir de um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que a geração de dados foi realizada durante nove meses no ano de 2009 em uma instituição de Educação Infantil com crianças entre 2 e 3 anos de idade, procura-se problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações e interações que estabelece ao realizar pesquisa com crianças pequenas. Para abordar essa temática, inicialmente, procura-se destacar nuances nos usos de termos que marcam teórica e epistemologicamente o campo dos estudos sociais da infância nas pesquisas com crianças procurando refletir criticamente sobre essas nuances. Em seguida, com base em notas de registro de campo procura-se problematizar questões referentes ao papel de adulto pesquisador ao estabelecer relações e interações com as crianças pequenas e estas com ele no processo de geração de dados. Como indicação importante fica a necessidade de assumir o papel de um adulto pesquisador que não possui a autoridade e o poder comum aos adultos do contexto da pesquisa, bem como o cuidado para não ter comportamentos de uma tentativa duvidosa em ser uma criança. Outra indicação importante é a definição de que esse papel de pesquisador consiste na necessidade de um posicionamento em primeiro lugar como uma pessoa social e como um profissional com um propósito distinto e original, que procura marcar essa posição no dia-a-dia com as crianças.<hr/>In this article, an excerpt from a doctoral research already completed in the generation of data was performed for nine months in 2009 at an institution of kindergarten with children between 2 and 3 years old, seeks to problematize questions regarding the role of the researcher in establishing relationships and interactions to conduct research with young children. To approach this issue, initially, try to highlight nuances in the uses of terms that mark the theoretical and epistemological field of social studies of childhood in research with children looking critically reflect on these nuances. Then, based on field notes record seeks to discuss issues relating to the role of adult researcher to establish relationships and interactions with small children and those with him in the process of data generation. How important indication is the need to assume the role of an adult researcher who does not have the authority and power common to adults the context of research and careful not to behave in a dubious attempt at being a child. Another important indication is the definition of that role as a researcher is in need of a position first as a social person and as a professional with a distinct purpose and original, which seeks to check this position in the day-to-day with the kids. <![CDATA[Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pensar a pesquisa com crianças, dando vez e voz a elas é uma discussão que se faz ainda recente. Com o intuito de estabelecer algumas reflexões em torno das questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças esperamos, com esse artigo dar visibilidade a pressupostos teóricos de autores que se preocupam em colocar a criança e a infância no centro do processo de pesquisa. Contribuindo com essa discussão, esse texto será dividido em três momentos: inicialmente trazemos algumas contribuições da Sociologia da Infância e das diversas áreas do conhecimento para pensar a pesquisa com crianças. Num segundo momento, nos propomos a discutir alguns métodos e procedimentos que podem favorecer o desenvolvimento das pesquisas com crianças. Ao traçar a evolução histórica relacionada às pesquisas com crianças e resgatar a concepção de infância e de criança enquanto ser ativo e produtor de cultura, nos dirigimos para o terceiro momento do trabalho, apresentando alguns resultados e conclusões desse estudo, que podem orientar o nosso olhar na busca de instrumentos de pesquisas capazes de captar o que as crianças pensam, sentem e constroem no mundo em que vivem e convivem.<hr/>Thinking about research with children, giving time and voice to them is a discussion that is still fresh. Thus, in order to establish some reflections on the theoretical and methodological issues in research with children, we hope with this article to give visibility to the theoretical assumptions of authors who are concerned to place the child and childhood in the center of the research process. Thus, contributing to this discussion, this text is divided into three stages: initially bring some contributions of sociology of childhood and the various fields of knowledge to think about research with children. Secondly, we propose to discuss some methods and procedures that may favor the development of research with children. When we trace the historical development related to research with children and recover the concept of childhood and child while being active and producer of culture, we headed for the third time this work presents some results and conclusions, which can direct our gaze on pursuit of research instruments that capture what children think, feel and build in the world that they live and live together. <![CDATA[Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto emerge de nossos percursos de pesquisa e extensão universitárias, a partir de nossas preocupações com a formação inicial e continuada de professores da e para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tivemos, como intenção central, apresentar aspectos de alguns desses encaminhamentos efetivados em busca da criação de possibilidades para a construção coletiva de condições para nutrir todos os envolvidos nos processos investigativos com um conjunto de saberes necessários à tomada de decisões e posicionamentos sobre a e na prática pedagógica. Da ótica teórico-metodológica que baseou nossas pesquisas, os processos formativos de professores devem ir ao encontro da expressão das suas ações práticas, a fim de se produzir um novo conhecimento relativizado, entendido com base nas circunstâncias, dos sujeitos e dos lugares sociais daqueles que o elaboram e o disseminam. Essa compreensão foi responsável pelas opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento de nossas pesquisas, prioritariamente a História Oral. Finalmente, concluímos, dentre outros aspectos, que a singularidade do que é realizado, pensado e falado no mundo da escola e, portanto, a prática da pesquisa pedagógica pela via da narrativa é prenhe de conteúdo para projeção de novas ações em favor da melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dirigidos à formação e atuação docentes e à humanização plena de adultos e crianças.<hr/>This paper emerges from our research and extension courses university, from our concerns with the initial and continuous training of teachers and the Childhood Education and the early years of elementary school. We had, as a main focus, presenting aspects of some of these referrals effected towards the creation of possibilities for the collective creation of conditions to nourish all those involved in due diligence with a set of knowledge necessary for making decisions and positions on it and in pedagogical practice. Of theoretical and methodological perspective based our research, teacher training processes should meet the expression of their practical actions in order to produce new knowledge relativized, understood based on the circumstances, the social subjects and the social places of those prepare and disseminate. This understanding was responsible for the methodological choices made for the proposition and development of our research, primarily the oral history. Finally, we conclude, among other things, that the uniqueness of what is done, thought and spoken in the world of school and therefore, the practice of educational research through the narrative is full of content for the projection of new shares in favor of improved processes of teaching and learning aimed the formation and activity of teachers and the humanization of adults and children. <![CDATA[Pesquisa educacional sobre professores: reflexões sobre a teoria e o método]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo relata os resultados de uma ampla pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisadores, que tem como eixo central o estudo da temática professores. Como a maior parte da pesquisa brasileira é produzida no âmbito dos programas de pós-graduação, tomamos a produção acadêmica dos pós-graduandos da área de Educação como um recorte representativo da pesquisa na área, para analisarmos a questão do método. Procuramos explicitar as abordagens metódicas desenvolvidas, quais sejam: positivismo, fenomenologia e o materialismo dialético. Neste trabalho, foram destacadas as concepções, os objetivos e os procedimentos metodológicos correspondentes ao materialismo dialético, nas dissertações e teses defendidas em seis Programas de Pós-Graduação em Educação, entre 2006 a 2009. Julgamos salutar a autocrítica gerada pela pesquisa para reorientar ações que gerem novas alternativas diante dos desafios concernentes à adequada utilização dos métodos, no contexto da pós-graduação em educação. Há a incorporação de perspectivas e interlocuções teóricas que ajudam na luta pela afirmação da legitimidade, não apenas da cientificidade do campo educacional, mas também de resultados positivos palpáveis para o campo da formação de professores.<hr/>The present article reports the results of a broad investigation developed by a network of researchers, whose main framework was the study of the theme teachers. Since most parts of the Brazilian research is produced within graduate programs, we took the academic production of graduate students in Education as a representative cut of the investigation in the area in order to analyze the method issue. We tried to make the developed methodical approaches explicit, such as positivism, phenomenology, and dialectal materialism. Herein, we have given emphasis to the conceptions, objectives, and methodological procedures corresponding to dialectical materialism in dissertations and theses defended in six Graduate Programs in Education, from 2006 to 2009. We deemed as beneficial the self- criticism created by the research to re-direct actions that may develop new alternatives for the challenges concerning the appropriate use of methods with regard to Graduate in Education. There is an incorporation of theoretical perspectives and interlocutions, which may help achieving legitimacy affirmation, not only of the educational area scientific character, but also of evident positive results for the education of teachers. <![CDATA[História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola.<hr/>The history of school subjects, one of the newest branches in the history of education, is providing a new look to the act of teaching school subjects. One of its main representatives, the French historian André Chervel, believes that the subjects are school productions set to transform teaching into learning. Closely linked to the school culture, the establishment of a subject is surrounded by moments of stability and transformation, or by impact of educational reform, curriculum reorganization, public change, either by changing the teaching method. Aiming to reflect on the theoretical and methodological basis of this historiographical practice, this study examines the close coordination of school subjects with the school culture in terms of relation between rules and purposes governing the school, teacher professionalization, forms of acquire the content. It also examines concepts that allow us to understand how school subjects are conceived as autonomous entities, produced inside the school. <![CDATA[Sobre a pesquisa em modelagem na educação matemática brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma das principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática é o investimento em metaestudos de sua própria produção. Nesse contexto nossa investigação se sustentou e pôde ser empreendida sob a questão: como se mostra a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil, a partir dos trabalhos publicados no GT-10 do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática? A abordagem de pesquisa, predominantemente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo orientou os procedimentos de análise e interpretação. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade de temas, métodos e autores que sustentam a comunidade de pesquisa. Essas pluralidades são discutidas e aprofundadas no contexto mesmo em que se mostraram e em alguns dos seus possíveis desdobramentos.<hr/>One of the main research demands in mathematical modeling in mathematics education is the investment in metastudies of its own production. In this context our investigation was held and could be developed under the question: how is research in Mathematical Modeling presented in Brazil, from works published in the GT-10 of the IV International Seminar for Research in Mathematics Education? The research approach, which is predominantly qualitative, inspired by content analysis, guided the procedures for analysis and interpretation. The results point to a plurality of themes, methods and authors that support the research community. These pluralities are discussed and detailed in the same context they are shown and in some of its possible developments. <![CDATA[Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por finalidade analisar as diferentes denominações e encaminhamentos utilizados para os estudos que mapeiam campos de estudo, bem como avaliam e sintetizam resultados pesquisas apontando alguns indicativos metodológicos. Os estudos utilizados esta análise foram selecionados a partir da base de periódicos da Capes. Foram considerados na análise artigos oriundos prioritariamente do campo educacional, contudo buscou- se alguns artigos no campo de saúde visto que a origem destes tipo de estudo se deu inicialmente neste campo, portanto, muitos estudos apresentam um detalhamento e uma especificação metodológica mais clara que nos permitiu melhor caracterizar cada uma das denominações. Este trabalho permitiu com que observássemos a existência de diversas nomenclaturas para o mesmo tipo de estudo, algumas vezes em uma mesma área; também pudemos constatar que diversos softwares são utilizados para instrumentar o pesquisador na realização deste tipo de investigação, contudo o valor e a credibilidade do estudo depende fundamentalmente da transparência e do rigor metodológico empreendido pelo pesquisador.<hr/>This article aims to analyses the numerous denominations and orientations adopted for studies that map subject areas of studies, while it also assesses and synthesizers search outcomes showing methodological evidence. The studies used for this analysis were selected from journals by Capes. The analysis considered mainly Education articles; however, some Medical studies were also included given studies of this sort originated in the Medical subject area. Therefore, several studies in that area have better level of detail and clearer methodological specification allowing better characterization of each of the denominations. This article allowed consideration of the existence of different nomenclatures for the same sort of study, sometime seven in the same subject area; another development is that various different computer applications are used by researchers when executing this sort of investigation. However, value and credibility accredited to a research study rely essentially on the transparence and methodological rigour employed by the researcher. <![CDATA[Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a pesquisa em educação na atualidade, considerando o viés da perspectiva crítica de apreensão do real, e a utilização de grupos de interlocução como técnica apropriada a ela. Inclusa no campo educacional, a pesquisa formaliza-se, passa a ser uma ação pedagógica cujos objetivos revelam a intencionalidade da instituição e do pesquisador. O grupo de interlocução é apresentado como um momento de interação entre pesquisador e sujeitos da pesquisa a fim de socializar os resultados do estudo e discutir sobre estes dados e sobre questões que ainda necessitam ser ampliadas. Através da linguagem, cada um dos sujeitos da pesquisa apresenta suas concepções, influenciados por suas experiências, mas, a partir deste momento de diálogo e interação, terão a possibilidade de socializar e problematizar o tema pesquisado com sujeitos que, possivelmente, tem algo comum entre si devido a sua proximidade com a pesquisa desenvolvida. Considera-se que o grupo de interlocução é mais do que uma coleta, apresentação ou quantificação de dados, é um momento de problematização conjunta acerca da pesquisa.<hr/>This article discusses research on education nowadays, based on a critical perspective of reality, considering the use of interlocution groups as a suitable technique to that. In educational field, researches becomes formal, a pedagogical action; whose aims reveal the institution and researcher’s intention. The interlocution group is presented as an interaction moment between the researcher and the researched individuals in order to socialize the results of the study and to discuss about those data and about issues that need clarification. Through language, each research individual presents his/her conceptions, influenced by his/her experiences, but since this moment of dialogue and interaction, they will be able to socialize and discuss the theme with individuals which possibly have something in common with the rest of the group due to their proximity with the developing research. It considers that groups of interlocution are more than data collection, presentation or quantification; it is a moment of problematization about the research. <![CDATA[O princípio ético-crítico freireano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O princípio ético-crítico freireano é uma expressão cunhada e definida pelo filósofo Enrique D. Dussel na construção de sua Ética da libertação. Ele revela que Paulo Freire, mais que um pedagogo é um educador da consciência ético-crítica das vítimas em uma sociedade oprimida na periferia do capitalismo mundial, a América Latina das décadas de 1960 e 1970. Este modo de educar fez história, pois implica uma atitude ética no ato de educar, uma opção transformadora capaz de conduzir o educando a sujeito histórico do referido ato. Aqui se encontra a radicalidade e a originalidade da ética proposta pelo educador Paulo Freire, a partir da razão dos oprimidos.<hr/>The ethical and critcal principle of Paulo Freire is a term coined and defined by the philosopher Enrique D. Dussel in building their Ethic of Liberation. He reveals that Paulo Freire, more than a pedagogue is an educator of ethical and critical consciousness of the victims in a society oppressed on periphery of world capitalism, Latin America in 1960s and 1970s decades. This way of educating made history because it implies an ethical attitude in educational practice, an option capable of transforming and to lead the student on the historical subject of said act. Here is the radicality and originality of ethic proposed by educator Paulo Freire, an ethic from reason of the oppressed peoples. <![CDATA[Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo traz os resultados de um mapeamento da produção científica brasileira, referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas desde a primeira aplicação deste exame, em 1998. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, sobre a qual são feitas considerações de natureza qualitativa. Realizou- se um levantamento bibliográfico da produção e sua seleção, sistematização de informações e organização dos resultados com base nas técnicas da Análise Documental. Levamos em conta na análise os anos de publicação das produções; as áreas de conhecimento a que pertencem; as regiões do país onde estão geograficamente concentradas e àquelas que estão relacionadas à área de Ciências da Natureza. O estudo indicou que o Enem tem sido importante objeto de investigação e que os pesquisadores que o colocam em suas pautas de pesquisa buscam diversas compreensões sobre este Exame.<hr/>This article presents the results of a mapping of brazilian scientific production, referring to the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), expressed in masters dissertations and doctoral thesis produced since its first application in 1998. This is a quantitative study with some qualitative considerations on its results. It was a bibliographic investigation, and the selection of documents, systematization of information and organization of results was done using a Document Analysis technique. In this analysis we considered the year of the productions; the areas of knowledge to which they refer and the regions of the country where they are geographically distributed and those that are related to the area of Sciences of Nature. The results indicate that the ENEM has been an important subject of investigation and the researchers are seeking for different understandings about this exam. <![CDATA[Celebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resultado de pesquisa institucional sobre o processo escolar entre imigrantes italianos e seus descendentes, este artigo apresenta uma análise dos momentos de exames finais como elemento importante para pensarmos as práticas educativas e avaliativas. A partir de indícios documentais diversificados, o recorte espacial abrange a chamada região colonial italiana do Rio Grande do Sul (antigas colônias Dona Isabel, Caxias e Conde d’Eu). A análise privilegia o período de 1875 a 1930 e o referencial teórico-metodológico utilizado foi o da História Cultural. No cumprimento do calendário escolar um dos principais momentos, ao final do ano letivo, era o dos exames finais. Estes se constituíam no momento ápice da avaliação escolar. Eram celebrados e em torno de sua realização havia um ritual de relações de poder evidenciado pelos diversos registros - fotográficos, atas, jornais que publicavam os resultados e todo o conjunto de atividades de permeavam o ritual dos exames. Quem compunha a comissão examinadora? Por quem eram nomeados? Como procediam na aplicação dos exames? Quais os conhecimentos exigidos / valorizados? Como os professores preparavam a turma para os exames finais? O que eles dimensionam das relações de poder, das culturas escolares? Premiações, almoços festivos, que outros momentos eram preparados após os exames? Estas e algumas outras questões são o cerne deste estudo produzido a partir de fontes historiográficas diversificadas como relatórios, mapas de freqüência, correspondências diversas, cadernos de chamada, atas, jornais e fotografias. O estudo procura contribuir para o conhecimento da história da educação brasileira, considerando a multiplicidade cultural e étnica da Região.<hr/>As a result of an institutional research project on the schooling process among Italian immigrants and their descendants, the article analyzes the final examinations as an important element to reflect on the practices of education and evaluation. On the basis of diverse documental evidences, the space of investigation covers the so-called region of Italian colonization in the state of Rio Grande do Sul that corresponds to the old colonies of Dona Isabel, Caxias do Sul and Conde d’Eu. The analysis focuses on the period from 1875 to 1930 and uses the theoretical- methodological frame of reference of Cultural History. One of the most important moments in the school calendar was the final examination at the end of the school year. It constituted the apex of the school evaluation process and was correspondingly celebrated. The final examination was surrounded by a ritual of power relations that are reflected in various records, viz. photographs, minutes and even newspapers that published the examination’s results, and a whole set of activities that permeated the examination ritual. Who were the members of the examination committee? By whom were they appointed? How did they apply the examination? What kinds of knowledge were demanded or valued? How did the teachers prepare the students for the final examination? What do they reveal about the power relations and school cultures? What moments were prepared besides award-giving sessions and solemn meals after the examination? These and other questions are at the core of this study, which is based on diverse historiographical sources such as reports, attendance records, letters, roll call booklets, minutes, newspapers and photographs. It intends to contribute to the knowledge of the history of Brazilian education, taking into account the cultural and ethnic multiplicity of the region. <![CDATA[Avaliação de livros na área de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto descreve processo de classificação de livros da Área de Educação. Relata os esforços desenvolvidos no sentido de garantir que o livro, veículo que expressa grande parte da produção da Área de Educação seja valorizado, tenha uma avaliação rigorosa, adequada e fiel aos seus propósitos. Identifica inicialmente o contexto em que a avaliação é realizada e a seguir os procedimentos empregados. Demonstra que o processo realizado tem muito a ser aperfeiçoado mas, o que já foi desenvolvido significou um avanço considerável, na medida em que conferiu confiabilidade à avaliação da produção intelectual dos Programas de Pós Graduação.<hr/>This text describes a process of classifying books in the Field of Education. It reports the efforts made to ensure that books, a vehicle that expresses a large part of production in Education, be given their due value, with a strict evaluation, appropriate and faithful to its purpose. It initially identifies the context in which the evaluation is performed and then the procedures employed. It demonstrates that a lot remains to be improved in the process performed, but that what has already been developed has meant a significant advacnce insofar as it confers reliability on the evaluation of the intellectual production of Graduate Programs.