Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20140002&lang=es vol. 14 num. 42 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Formação de professores para a educação superior e a diversidade da docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva analisar a formação de professores para a Educação Superior e suas relações com a diversidade da docência como prática profissional. O tema vem sendo, paulatinamente, questionado no debate e na prática pedagógica ética e institucional. A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula diferentes possibilidades e exige formação pedagógica. Realizo uma breve leitura dos termos formação e docência e apresento um argumento em favor da natureza e das características da docência, deixando transparecer a questão de sua diversidade. Para propor um ponto de partida para o processo formativo, escolhi seis facetas da docência que deram origem a este artigo, a partir de observações realizadas em aulas de cursos de graduação na área de Saúde. Concluo defendendo a tentativa de construção de alguns princípios formativos, tais como: a docência representa um amálgama marcado pelas políticas públicas, considera a diversidade, é prática social contextualizada.<hr/>Abstract The present article aims to analyze the formation of the teachers for the higher education and its relations with the diversity of teaching as a professional practice. The theme has been, slowly, questioned in the debate and ethics pedagogical and institutional practice. The teaching in the higher education is an undertaking that articulates different possibilities and demands pedagogical formation. I carry out a brief reading of the terms formation and teaching and presents an argument in favor of the nature and characteristics of the teaching, leaving show through an issue of diversity. To propose a start point for the formative process I chose six facets of the teaching that gave origin to this article, from the observations achieved in the lectures in the graduation courses, in the area of health. I conclude defending the temptation of the construction of some formative principles such as: the teaching represents an amalgam marked by public policies, considers the diversity, and is a social practice contextualized. <![CDATA[Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo analisar a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica na formação inicial de professores, a partir de uma pesquisa documental em cursos de licenciatura e entrevistas com professores formadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na dialética materialista histórica, toma como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática, conforme Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) e Thompson (2009). O texto traz a elaboração de princípios orientadores, que são a expressão da prática dos formadores na busca dessa interlocução necessária entre a licenciatura e os anos iniciais da Educação Básica. Tais princípios poderão servir de base para se pensar uma licenciatura alfabetizadora.<hr/>Abstract The article aims to analyze the interlocution of the undergraduate courses with the Basic Education early years in initial teacher education, from a documentary research in undergraduate courses and interviews with professor educators. The research, of a qualitative approach and based on the historical materialist dialectic, takes as epistemological axis the theory concept as practice expression, according to Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) and Thompson (2009). The article discusses the guiding principles that are the educators practice expression in search of the necessary interlocution of undergraduate courses and Basic Education early years. These principles could serve as basis to think about an emergent literacy undergraduate course. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Resumo Considerando que a interação entre a universidade e a Escola Básica é fundamental tanto à organização quanto à qualificação do sistema educacional, realizamos uma pesquisa qualitativa com 20 escolas municipais urbanas do município de Rio Grande (RS), com o objetivo de investigar e compreender a efetividade das atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão), no que se refere à promoção e ao fortalecimento das interações entre as instituições. Destacam-se as atividades vinculadas ao Pibid, ao Observatório da Educação, à extensão, aos estágios supervisionados e à pesquisa na graduação e na pós- -graduação. A partir das compreensões sobre essas atividades, buscamos discutir, balizadas nos propósitos habermasianos, as possibilidades de continuidade entre saberes pragmáticos e saberes epistemológicos, no sentido de um melhor desempenho da aprendizagem diante das reivindicações de melhoria da interação entre escola e universidade<hr/>Abstract Considering that the interaction between universities and middle schools is fundamental for organization and the qualification of the education system, we conducted a qualitative study on twenty public municipal schools of Rio Grande, RS, designed to investigate and understand the effectiveness of university activities (teaching, research and extension) in regard to the promotion and strengthening of the interactions between these institutions. We highlight the activities related to Pibid, the Education Observatory, extension, supervised internships, and to undergraduate and postgraduate research. From comprehensions about these activities we discuss, from the Habermasian purposes, the possibilities of knowledge continuity between pragmatic and epistemological knowledge in order to improve the learning performance, facing demands to improve the interaction between school and university.</description> </item> <item> <title><![CDATA[A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo problematiza a construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no Ensino Fundamental, em contraponto com a concepção de saberes docentes. Para tanto, analisa resultados de duas pesquisas, oriundas de teses de doutorado, ambas versando sobre práticas pedagógicas de docentes que se propunham a trabalhar na perspectiva inter/multicultural. Propõe que, para desenvolver os conteúdos escolares inter/multiculturalmente, não basta que o docente construa e acione saberes, entendidos na perspectiva racional; é preciso que tais saberes sejam conjugados com crenças e valores coerentes com esse tipo de atuação, o que requer uma autopercepção mais honesta por parte dos professores. Além disso, o artigo defende que a discussão dos saberes docentes muito se relaciona à dimensão ética - a ética do humano, do ser-mais -, na direção da universalização de mínimos éticos visando à preservação da dignidade humana. Finalmente, tece considerações a respeito das consequências de tais ideias para a formação de professores e para a formação de seus formadores.<hr/>Abstract This article discusses the construction of inter/multicultural pedagogical practices in the elementary teaching, as opposed to the conception of the teaching knowledge. For that, it analyzes the results of two researches, from doctorate theses, both of which deal with pedagogical practices by teachers that were willing to work in the inter/multicultural perspective. It proposes the idea that in order to develop the inter/multicultural school content it is not enough that the teacher construct and trigger the knowledge, in the rational perspective, but that such knowledge be conjugated with beliefs and values coherent with this kind of acting, which require a more honest self-perception by the teachers. It defends the idea that the discussion of teaching knowledge is very much connected to the ethical dimension - the ethics of human, of being-more - towards the universalization of minimum ethical aiming at the preservation of human dignity. Finally, it shows considerations regarding the consequences of such ideas to teachers’ formation as well as to their teachers’ formation. <![CDATA[O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho visa analisar a percepção dos licenciandos envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), referente ao desenvolvimento de tal programa como um espaço tempo para a formação docente. Zeichner (2010) estrutura o conceito de terceiro espaço, rejeitando as polaridades entre teoria e prática na formação de professores em prol da elaboração de espaços tempos que reúnam o conhecimento prático ao acadêmico de modos menos hierárquicos, tendo em vista a criação de novas oportunidades de aprendizagem para professores em formação inicial. A partir desse conceito, realizamos a análise qualitativa dos significados do PIBID, construídos pelos licenciandos bolsistas no triênio 2010-2012, a partir dos pressupostos metodológicos dos estudos das narrativas. Para tanto, estabelecemos como categorias as informações sobre relação teoria-prática, relação Universidade-Escola, realidade educacional e escolar, formação inicial e continuada da docência. Os resultados apontam para a necessidade de o PIBID, como política pública de formação inicial de professores, provocar ações nas políticas de carreira docente e nas políticas definidoras de condições do trabalho docente, uma vez que, para os licenciandos, apesar de o PIBID se constituir como um espaço tempo fundamental para consolidação de uma formação docente de qualidade, o Ensino Superior se configura o nível almejado por eles para o exercício da docência.<hr/>Abstract This work aims to analyze the perceptions of the undergraduates involved with the Institutional Scholarship Program for New Teachers (PIBID) of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) concerning the development of this program as a space-time to the professional formation of teachers. Zeichner (2010) studies the concept of “third space”, eliminating the polarities between theory and practice towards the creation of space(s)- time(s) that gather practical and academic knowledge or skills in less hierarchical settings, having as objective the creation of new learning opportunities for future teachers. From this concept, we qualitatively analyzed the experiences of the students that took part in the PIBID from 2010 to 2012, from the assumptions of methodological studies of narratives, establishing as categories the information concerning the theory-practice relationship, the relationship between School and University, the school reality and the reality of education, and the initial and continuing training of teachers. According to the results, the PIBID, as a public policy to initiate the professional formation of teachers, should influence the teaching career policies and the policies that define the work conditions of teachers, since the PIBID is, to the undergraduate students, a fundamental space-time to consolidate a high- quality education for teachers; however, they intend to teach in higher education. <![CDATA[Formação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: Referenciais das práticas de professores para a escola contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo analisa as mudanças das práticas de professores diante dos processos culturais gerados pelas programações das mídias digitais, que agenciam as identidades dos estudantes da escola contemporânea. Para tanto, contextualiza-se o cenário cultural atual, retomando as noções de sujeito, identidade/subjetividade e ética de Giroux, Costa, Hall e Bauman. Os processos das práticas docentes são discutidos com base na pesquisa de Hagemeyer sobre professores catalisadores, definidos como aqueles que compreendem os novos interesses e as necessidades dos estudantes e os agregam a suas práticas na escola atual. A percepção dos professores sobre as influências da cultura das mídias digitais nas motivações de crianças e jovens escolares os tem levado a modificar estratégias e atitudes para a construção de valores éticos em suas aulas, processos que serão identificados e analisados como contribuições às mudanças necessárias a essa formação. Propõe-se comparar as pesquisas realizadas de 2006 a 2008 com pesquisas similares mais recentes (2009-2012), as análises sobre as práticas e os depoimentos de professores catalisadores, diante da evolução das mídias digitais e o impacto sobre as mudanças de valores de crianças e jovens escolares. As disposições e práticas dos professores indicaram avanços e procedimentos voltados a atitudes éticas e de direitos humanos, além de revelar maior proximidade à cultura digital dos estudantes. Os pontos comuns entre os dois grupos levaram à identificação de referenciais sobre a formação de valores ético-sociais nas práticas pedagógicas, contribuindo com a formação docente inicial e continuada nessa perspectiva.<hr/>Abstract This article analyzes changes in teachers’ practice regarding the cultural processes generated by the programming of virtual media, touting the identities of contemporary students of the school. Therefore, it contextualizes the current cultural scene, and incorporates notions of subject, subjectivity and ethics in contemporary society based on Giroux, Costa, Hall and Bauman. The processes of teaching practices are discussed based on the research of Hagemeyer on teachers’ catalysts, defined as those who understand the new needs and interests of students and add to their practices in the current school. Teachers’ perception of the influences of contemporary cultural processes, notably the culture of digital media in the motivations of children and young students, has led them to modify strategies and attitudes for building ethical values and identity in their classes, processes that are identified and analyzed as contributions to the necessary changes to such training. It intends to compare research conducted from 2006 to 2008 and similar recent research (2009-2012), analyzing practices and testimonials from of catalyst teachers, on the evolution of digital media, and the impact of change of values of children and young students. The rules and practices of teachers indicated advances and procedures aimed at ethical attitudes and human rights, in addition to revealing proximity to the culture of the students. The common points between both groups led to the identification of references on the formation of ethical and social values in pedagogical teachers practices, contributing to initial and continuing teacher training in this perspective. <![CDATA[A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo relata e discute a importância e a consolidação de um grupo de estudos formado por professores da Educação Básica e acadêmicos em uma proposta de trabalho colaborativo. Partindo de enunciados produzidos pelos próprios professores e de registros obtidos com a participação em reuniões coletivas, o texto destaca a existência dos avanços reflexivos dos docentes e a dificuldade dos acadêmicos em lidar com entraves vividos pelos professores na experiência formativa. Essa análise baseia-se na perspectiva bakhtiniana acerca do enunciado, que pressupõe a interação social como forma de compreender os episódios citados neste trabalho. Conclui enfatizando a importância da consolidação do grupo para a construção de caminhos reflexivos da parte dos acadêmicos e professores e buscando um esclarecimento da compreensão de uma pesquisa colaborativa.<hr/>Abstract This paper reports and discusses the importance and the consolidation of a study group composed by basic education teachers and academics in a collaborative proposal. Based on enunciated produced by teachers and records obtained from participation in collective meetings, this paper highlights the existence of reflexive advances of teachers and students’ difficulty to deal with barriers faced by teachers in their formative experience. This analysis is based on bakhtinian perspective on the enunciated, which involves social interaction as a way to understand the episodes cited in this paper. It concludes emphasizing the importance of consolidation of the group to the construction of reflective ways for academics and teacher and seeking a clarification of understanding of collaborative research. <![CDATA[Diferentes olhares sobre a docência: De qual professor estamos falando?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho visa repercutir algumas imagens de professor propagadas nos discursos atuais da educação, enfocando as expectativas e demandas que corroboram para compor diferentes figuras docentes. Por um lado, as políticas públicas valem-se de um imaginário social da profissão para associar a qualidade na educação à competência profissional docente. Por outro, os diferentes registros do cotidiano educacional brasileiro mostram a miserabilidade material e pedagógica do trabalho do professor. A partir do tensionamento entre esses dois pontos, indaga- se sobre quais concepções de racionalidade e formação respaldam os discursos normativos da docência. Ainda, essas imagens-modelo de professor conseguem enfrentar de forma efetiva as problemáticas da escola contemporânea? À luz das dimensões formativas da Teoria Crítica, este estudo dá especial atenção aos escritos de Theodor Adorno, realizando uma leitura hermenêutica do espaço configurado entre o proposto e o desenvolvido no campo da docência.<hr/>Abstract This work aims to reflect some images of teacher propagated in current discourses of education, focusing on the expectations and demands which corroborate to arrange different teaching figures. On the one hand, public policies use to their advantage a social imaginary of the profession to associate quality education to professional competence in teaching. Secondly, the different records of the Brazilian educational daily show the material misery and educational of the teacher work. From the tension between these two points, we ask about conceptions of rationality and formation that support the normative discourse of teaching. Still, can these models images-teacher effectively deal with the problems of the contemporary school? In light of the formative dimensions of Critical Theory, this study focuses on the writings of Theodor Adorno, performing a hermeneutic reading of space configured between the proposed and developed in the field of teaching <![CDATA[Evasão ou permanência na profissão: Políticas educacionais e representações sociais de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho considera as interferências das mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas na profissão docente, em especial, em relação à valorização do professor e sua permanência na profissão. A pesquisa tem como base as representações de professores do Ensino Fundamental II sobre continuar ou não na profissão, e, para isso, tomamos inicialmente o contexto da formação docente no Brasil, em relação à valorização e à profissionalização do professor, para subsidiar a análise das representações dos professores. Os resultados indicam que as representações sobre a profissão relacionadas à não permanência decorrem de problemas como: desvalorização, baixos salários, dificuldades em relação ao comportamento dos alunos e falta de condições de trabalho para o exercício da profissão, em razão do pouco investimento na educação. Tais questões podem ser motivo da diminuição da procura pela docência na Educação Básica e da grande evasão dos cursos de licenciatura. Os professores que pretendem continuar na profissão revelam razões atreladas a aspectos afetivos, sem uma análise crítica dos aspectos políticos e da falta de condições objetivas de trabalho.<hr/>Abstract This paper considers the interference of changes in contemporary society in the teaching profession, especially in relation to the value attributed to teacher and his choice to continue in the profession. The research is based on the representations of teachers of elementary school regarding the choice of following or not the profession, and to do so, we take the context of teacher training in Brazil, in relation to the appreciation and professionalization of the teacher, to support the analysis of their representations. The results indicate that the representations about the profession related to permanence arise from problems such as: devaluation, low wages, difficulties concerning students’ behaviour and lack of working conditions for practicing the profession, because low investment in education. Such aspects may be reasons that justify why there are less people interested in teaching for basic education and many more abandoning education courses. Teachers who intend to continue in the profession reveal affective reason, without a critical analysis of policy issues and lack of objective conditions of work. <![CDATA[Formação de professores: As diretrizes nacionais e o poder local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Resultante de uma pesquisa fundada em estudos de Lima (2008), este artigo se propõe a investigar o processo de reestruturação do curso de Pedagogia oferecido por uma universidade pública estadual, desde a vigência das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas em maio de 2006. Um dos objetivos da análise pretende identificar não apenas as principais dificuldades, mas também as possíveis aberturas para que se efetivassem as mudanças, atendendo aos interesses externos e internos da instituição. Para atingir essas metas, utilizou-se de instrumental concreto: documentos referentes ao curso de Pedagogia mantidos no Conselho de Curso da universidade e entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos no processo de reestruturação. Por se tratar de universidade pública, pressupunha-se a prevalência de gestão ancorada em princípios democráticos, em que as divergências de opiniões e os conflitos não se revelassem como desvios, senão como oportunidade de diálogo e de instauração de projetos coletivos. O resultado da análise surpreendeu revelando o oposto: o processo se deixou gerir por um modelo racional/ burocrático de administração, cujos objetivos visavam adequar a instituição às normas externas e estabelecer o consenso - aqui entendido como inexistência absoluta de conflitos. Não obstante, optou-se por conciliar o curso às diretrizes, sem que houvesse dano aos interesses departamentais. Todas essas são razões por que o presente artigo suscita novos e relevantes debates no momento de (re)pensar práticas em sala de aula - o compromisso político inerente a quem assuma o mister de formar professores, mormente o de participar efetivamente na construção dos fins para os quais se empenhará e trabalhará.<hr/>Abstract Coming as a result from a comprehensive research based on Lima’s studies (2008), this article is intended for investigating the process of reorganization of the Pedagogy course offered by a state public university since 2006, when the new National Curricular Guides were instituted. The subject matter brings up as one of its purposes to identify the main difficulties and the possible answers given in order to cause the changes to happen, taking in consideration both the external and internal interests of the institution. To further these aims, actual instruments were applied to the research: documents related to the Pedagogy course that were kept in the Council of the university and interviews with the members who took part in the process of readjustment. Because it is a public university, at first there was a mistaken presumption of the primacy of an administration founded upon democratic principles, in which the divergent opinions do not turn out to be taken as mere pretexts, but as an opportunity of dialogue and to establish collective projects. However, the results of the analysis shook that basic assumption and proved the opposite: the process was led to a rational/bureaucratic pattern of administration, the goals of which intended to adjust the institution to the external precepts and to establish the consensus - understood here as an absolute lack of conflicts. Nevertheless, it was chosen to conciliate the Pedagogy course to the national guides, without causing any harm to the departmental interests. These are reasons that justify satisfactorily the fact of this article being supposed to raise and quicken new and revitalized debate whenever there is an engagement of those who are most concerned for the duty of student teachers’ instruction, but mainly that of being expected to participate in the effective discussion/decision - making process of creating ends which to strive and work for. <![CDATA[Profissionalidade e formação docente: Representações sociais de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que as representações sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso a seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos Fundamental e Médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.<hr/>Abstract This study examines the social representation of teacher training of teachers in public schools in Pernambuco State. We assume that the social representations can contribute to trigger educational practices and provide access to their knowledge. Questionnaires were used with 80 teachers from 20 schools in primary and secondary education. We identify the semantic field of social representations of teachers and the elements that constitute the core. The results revealed that the representations about the formation circulate around the educational, academic and professional categories. The professional category was insignificant in the field of representations of the subjects investigated. The core of these representations is organized around the academic dimension. The representations of the training are based on academic category, which indicates the strong influence of initial training in undergraduate programs, although there was substantiated evidence of changes in emphasis in the teaching category found in the representations of teachers. <![CDATA[Cuánto más sepan ¿mejor? Escuela y salud sexual y reproductiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen En Argentina, la sanción de la Ley 26.150 en el año 2006 estableció el Programa Nacional de Educación Sexual Integral, por medio del cual todos los niños escolarizados “tienen derecho a recibir educación sexual integral en los establecimientos educativos públicos, de gestión estatal y privada de las jurisdicciones nacional, provincial, de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires y municipal”. La educación sexual aparece como un contenido “nuevo” para una estructura escolar que debe acomodar sus prácticas de enseñanza a exigencias que son vividas como externas, como impuestas. En el marco de una investigación sobre representaciones sociales acerca de la práctica docente, se registraron algunas dificultades y tensiones en el ámbito escolar en lo que respecta a la enseñanza de los contenidos de educación sexual integral. Se realizaron 21 entrevistas en profundidad a docentes de escuelas medias de la Ciudad de Buenos Aires, Argentina, siendo los ejes temáticos la práctica docente en relación a la ESI, obstáculos y oportunidades en la ESI. A partir de la construcción de categorías emergentes, se analizó el material con el método comparativo constante. Las prácticas docentes se configuran como un campo de interacción complejo y heterogéneo, en el que se desarrolla la vida cotidiana de los maestros, lo cual permite definir a la escuela como un espacio de negociación de sentidos. Reflexionar sobre la práctica docente es importante porque permite elucidar concepciones y supuestos que operan como condición de eficacia del dispositivo escolar.<hr/>Abstract The ratification of the Law 26.150 in Argentina, in the year 2006, established the National Program of Integral Sexual Education, by which all children at school “have the right to receive integral sexual education at public schools, in state or private institutions, in national, province, Autonomous City of Buenos Aires and city´s territories”. Sexual education appears as a “new” content in a scholar structure that has to suit its teaching practices to demands perceived as external and imposed. In the frame of a research about social representations of teaching practices, there appeared some difficulties and tensions at schools related to the teaching of the contents of sexual integral education. 21 depth interviews with teachers were accomplished in the City of Buenos Aires, Argentina, high schools. The main thematic axes were the teaching practices related to sexual integral education, the obstacles and opportunities of sexual integral education. Through emergent categories, the material was analyzed through the comparative constant method. The teaching practices are organized as a complex and heterogeneous interaction field, in which teachers´ everyday life develops, which permits to define school as a place of meaning negotiation. It is important to think about teaching practice because it permits to clear up ideas and assumptions which work as an efficacy condition of the scholar device. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Resumo Este texto pretende discutir a historicidade das representações sociais como aspecto fundamental para a compreensão da reapropriação, na contemporaneidade, de significados historicamente consolidados. Para tanto, considera que as representações sociais são resultado, de um lado, da reapropriação de conteúdos advindos de períodos cronológicos distintos e, de outro, daqueles gerados por novos contextos. Assim, são discutidas, sinteticamente, questões ligadas ao conteúdo e à estrutura representacional, à história do grupo e à memória social de modo a apontar a complexidade da dimensão histórica na tessitura das representações sociais. O artigo se encerra com uma pesquisa que ilustra as possibilidades de análise dessa historicidade.<hr/>Abstract This article aims to emphasize the historicity of social representations as a fundamental aspect for understanding the reappropriations processes, in contemporary society, of historically consolidated meanings. Because of this, it considers that social representations are the result, on one hand, of the reappropriation of contents coming from different chronological periods and, on the other hand, those generated by new contexts. In this perspective, the article briefly discusses some issues relating to the group’s history, memory, structural and contents aspects of representations, in order to reveal the complexity of the historical dimension of social representations. The article ends with a survey that illustrates the possibilities for an analysis in this dimension.</description> </item> <item> <title><![CDATA[Pedagogia na universidade em transição: Reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto discute o lugar da Pedagogia na universidade e a promoção da qualidade do ensino, no quadro de políticas atuais de reforma do Ensino Superior provenientes do Processo de Bolonha. Entende-se que tais políticas também influenciam as políticas públicas no Brasil e apresentam-se elementos teórico-metodológicos facilitadores para futura análise nesse contexto. Com a finalidade de compreender o impacto do Processo de Bolonha no âmbito da inovação e da supervisão da ação docente, realizou-se uma pesquisa exploratória em Portugal, a partir de entrevistas a seis gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de três universidades públicas. Conclui- se que a inovação e a supervisão se movem num terreno em transição, incorporando lógicas contraditórias de algum modo decorrentes de tensões inerentes às mudanças em curso, mas no qual podemos entrever sinais de construção de uma cultura pedagógica mais refletida e coletivizada, potencialmente instigadora da reconfiguração da profissionalidade docente no meio académico.<hr/>Abstract The present paper discusses the role of Pedagogy and the promotion of teaching quality at university within current reform policies in higher education resulting from the Bologna Process. These policies have also influenced public policies in Brazil and theoretical-methodological elements are presented which may support a future study in that context. In order to understand the impact the Bologna Process upon innovation and the supervision of teaching practice, an exploratory study was conducted in Portugal based on interviews to six pedagogical managers of Engineering courses from three public universities. Innovation and supervision seem to operate in a transitional territory, incorporaring conflitual logics which somehow result from tensions inherent to current changes. However, signs of a more reflective and collective pedagogical culture were found, which may foster the reshaping of the teching profession in the academic setting.