Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20140003&lang=pt vol. 14 num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300637&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Culturas infantis: contribuições e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300645&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste artigo é discutir as culturas infantis. Vive-se em uma sociedade cada vez mais globalizada e intercultural. As crianças constituem-se em lugares nos quais se entrecruzam distintas culturas: as familiares, as escolares, as midiáticas (BARBOSA, 2007). Portanto, torna-se cada vez mais difícil falar em "cultura" no singular. O objetivo central deste artigo é responder às seguintes questões: Crianças pequenas constroem cultura? Existe autonomia nessa construção cultural? O que caracteriza as culturas infantis? A partir da análise da obra de três autores estrangeiros reconhecidos na área, William A. Corsaro, Manuel J. Sarmento e Gilles Brougère, propõe-se uma resposta confluente. Se a cultura for compreendida como uma invenção do cotidiano, sendo o resultado de uma inteligencia prática (DE CERTAU, 1995), é certamente possível afirmar a participação das crianças na construção cultural do mundo. Os três autores apontam para uma autonomia relativa das culturas infantis ante a cultura adulta, pois a sociedade contemporânea é altamente hibridizada e, em sua intersecção, cria novos espaços culturais. As culturas infantis são transmitidas e reelaboradas geracionalmente e caracterizam-se por estar relacionadas ao contexto de vida cotidiana das crianças, tendo como base elementos materiais e simbólicos. As culturas infantis emergem, prioritariamente, no convívio de pequenos e permanentes grupos com os quais as crianças realizam atividades em comum, em que repetem suas ações, proposições e reiteram suas conquistas. As culturas infantis também são vinculadas à ludicidade, ao trânsito entre o imaginário e o real tão característico da infância.<hr/>The purpose of this article is to discuss children's cultures. We live in an increasingly globalized and multicultural society. Children are constituted in places where different cultures intersect: family, school, media (BARBOSA, 2007), so it becomes increasingly difficult to talk about culture in a singular form. The main objective of this article is to answer the following questions: Do small children build culture? Is there autonomy in this cultural construction? What characterizes children's cultures? From the analysis of the work of three renowned foreign authors in the area, William A. Corsaro, Manuel J. Sarmento and Gilles Brougère, it a confluent answer is proposed. If culture is understood as an invention of everyday life, being the result of a practical intelligence (DE CERTAU, 1995), it is certainly possible to affirm children's participation in the world cultural construction. The three authors point to a relative autonomy of infant children's cultures against adult's culture, as contemporary society is highly hybridized, and, in its intersection, creates new cultural spaces. Children's cultures are transmitted and re-elaborated generationally, are characterized by being related to the children's everyday lives, are based on material and symbolic elements. Children's cultures emerge primarily in living with small and permanent groups with whom children perform activities in common. Children repeat their actions, propositions and reiterate their achievements. Children's cultures are characterized by a playful mode, by binding to the imagination. <![CDATA[Global learning based on the scientific method in a classroom for five year olds]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300669&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo pretende introducir a los niños de cinco años en el método científico como proceso que favorece la adquisición y desarrollo de capacidades, habilidades y competencias en los alumnos, estimulando un desarrollo integral de la persona a nivel físico, cognitivo, emocional y social. Para ello, el diseño de la propuesta de trabajo ha abarcado desde una fundamentación teórica hasta la puesta en práctica de la misma. Este diseño, realizado a través de las fases del método aplicadas al estudio del caracol serrano, persigue desarrollar en los alumnos aspectos que contribuyan a su alfabetización científica y desarrollo integral, además de trabajar de manera transversal contenidos pertenecientes al currículo de Educación Infantil. Su puesta en práctica ha estado caracterizada por una metodología global y constructivista, teniendo como resultado aportaciones positivas en cuanto al rendimiento y desarrollo personal del alumno.<hr/>This paper aims at introducing five-year's children in the scientific method, considering it as a process that promotes the acquisition and development of skills, abilities and competencies in students, promoting the integral development of a person's physical, cognitive, emotional and social levels. The design of this proposal covers from its theoretical fundamentation to its practice. This design, built on the phases of the scientific method applied to the study of a snail, seeks to develop aspects that contribute to scientific literacy and integral development in students, along contents belonging to the curriculum design from preschool education transversaly. Thiswork is based on a global and constructivist methodology, resulting in positive contributions in terms of performance and personal developments of the student. <![CDATA[Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300693&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio, da Secretaria de Educação e Cultura do município de São Paulo, publicado no período de 1947 a 1957, como instrumento para a formação dos educadores para o Parque Infantil, instituição extraescolar que atendia crianças de 3 a 12 anos de idade. A perspectiva teórica adotada vai ao encontro de entendimento da cultura escolar como entidade autônoma, compreendendo o fenômeno educacional como um elemento constitutivo das relações sociais e o Boletim Interno como um produto cultural que manifesta essas relações e envolve membros da Divisão, educadores e funcionários. Verifica-se que o periódico buscou imprimir uma diretriz educativa no conjunto de instituições e que a formação dos educadores ocorria por meio da organização de procedimentos profissionais, da publicação de textos de caráter teórico e da divulgação de propostas de atividade, as quais orientavam a programação das instituições. Analisa-se que o Parque Infantil não era uma instituição estranha ao fazer escolar, configurando uma proposta curricular que fazia uma versão seletiva do conhecimento e da cultura a ser transmitida, inspirando-se em modelos pedagógicos utilizados em jardins de infância e escolas primárias. A condição social do público infantil, proveniente de famílias de trabalhadores pobres e imigrantes, com lares marcados por situações adversas, foi uma das dimensões que também orientou o atendimento, além das expectativas com relação à formação do profissional e ao destino dessas crianças, como trabalhadores e pais de família.<hr/>The article analyzes the Internal Bulletin of the Division of Education, Assistance and Recreation; Divisão de Educação, Assistência e Recreio; which was an office of the Departament of Education and Culture; Departamento de Educação e Cultura, in the city of São Paulo. This bulletin was published in the period of 1947-1957, as a tool for Playground's teacher training. The Playground was an informal institutional education which cared for 3-12 year-old children. The theoretical perspective adopted doesn't understand the school culture as an autonomous entity, because it reads the educational phenomenon as social relationships constitutive element. So the Bulletin is understood as a cultural product that manifests these social relations and involves members of the Division, educators, and staff. It appears that the journal tried to give a guideline to all Playground institutions and teacher training occurred through the professional procedures organization, publication of theoretical texts, exercises as well as activities models, which guided the program of institutions. It analyzes the Playground as not being a weird figure for the school institution, formatting a curriculum proposal which has made a selective version of knowledge and cultural to be transmitted. The Playground curriculum was inspired by pedagogical models used in kindergartens and primary schools. The social status of the childhood, coming from families of low income labels and immigrants, with the understate houses, was one of the dimensions which also guided care, beyond expectations with respect to professional training and the faith of these children as workers and parents. <![CDATA[A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300717&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta conceitos e propõe reflexões sobre a relação entre as brincadeiras infantis produzidas no cotidiano da escola, em momentos de recreio, e os elementos sociodinâmicos que contextualizam a cultura das crianças. Os significados dos termos jogo, brinquedo e brincadeira são analisados e contrastados, tendo em vista a ação lúdica produzida pela experiência da criança que brinca. Com base nos estudos de Florestan Fernandes (2004), são assinaladas as formas de socialização implicadas na atividade lúdica dos grupos infantis, a função de transmissão cultural exercida pelas brincadeiras e a dimensão criativa do brincar, que faz das crianças agentes de sua socialização e produtoras de culturas infantis.<hr/>The present text presents some concepts and offers some thoughts on the relationship between those children's games produced in the daily life of a school, during the break, and the socio-dynamic elements that contextualize children's culture. The meanings of the words game, toy and playing are analyzed and contrasted in the light of the playing produced by the experience of a child really engaged in those activities. Based on studies by Florestan Fernandes (2004), the present work highlights forms of socialization involved in the playful activity of children's groups, the role of cultural transmission performed by playing, and the creative dimension of playing, which turn children into socialization agents and producers of children's cultures. <![CDATA[A criança e o brincar como experiência de cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300737&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a dar visibilidade à criança, destacando o brincar como experiencia de cultura. A partir de um programa de formação continuada em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba, PR - Brasil, com 32 professoras, diálogos com diferentes autores se fizeram presentes, entre eles: Sarmento (2004, 2005, 2011), Nascimento (2011) e Corsaro (2009). Os instrumentos de pesquisa selecionados foram as entrevistas semiestruturadas e as observações do ambiente educativo. Das unidades de significação construídas para a pesquisa, foi dado destaque à criança como um ser que brinca. É possível inferir que a concepção de que a criança "aprende brincando" está impregnada nos discursos docentes, mas a forma como as professoras concebem a brincadeira ainda está longe da ideia do brincar como uma atividade social e cultural, bem como da imagen da criança produtora de identidade, conhecimento e cultura. Outra ideia revelada é que a brincadeira, para poder se fazer presente na escola, precisa ter sempre uma intenção didática, isto é, o brincar revestido de aula e sem a participação criativa, inventiva e transformadora das crianças. Um brincar que não se abre para a manifestação das culturas da infância. O grande desafio parece ser a transformação dos olhares, tanto das professoras em relação a si mesmas quanto dos olhares delas para as crianças. Para tanto, espaços mútuos de autoria precisam ser promovidos, contribuindo para que novos lugares sejam construídos, tanto para as crianças quanto para as professoras.<hr/>The purpose of this article is to shed light on children playtime as a cultural experience, based on a continuous education program held at a Childhood Education Center of the Municipal Schools of Curitiba, State of Parana - Brazil. The study involved 32 teachers and the dialectics with authors, namely: Sarmento (2004, 2005, 2011), Nascimento (2011) and Corsaro (2009). Research tools selected for this study were semi-structured analyses and the observation of the learning environment. Of all the signification units constructed for this study, the most important was the analysis of children as human beings that routinely incorporate playtime into their lives. One can infer that the concept by which children "learn from playing" is very much part of teachers' discourse; however, the manner by which they perceive children's games is a far cry from the idea of playtime as a social and cultural activity, as well as the image of children as generators of identity, knowledge and culture. Another notion that arose is that playtime in the school environment should be imbued with learning intentions, i.e. closely related to a classroom activity, lacking the children's creative, inventive and transformative participation. This type of playtime is not conducive to bringing about cultures typical of childhood. The great challenge lies in changing the way teachers perceive both their own role and the children's role. To this end, it is necessary to foster the notion that new venues for both the children and the teachers must be created. <![CDATA[Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300759&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe uma discussão sobre a relação da criança com a cidade, mediante análise compreensiva do discurso associado ao mapa da cidade construído pela criança participante, com o objetivo de refletir sobre aspectos de sua constituição identitária nessa relação. A análise das significações se orienta pela articulação entre a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010) e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), esta última no diálogo com os estudos de Jodelet (1982, 2001). Os estudos de Tuan (1980, 1983) sobre a noção de lugar, topofilia e topofobia também integram o referencial teórico, que, em seu conjunto, possibilita compreender a relação entre criança e cidade como aspecto importante para o desenvolvimento infantil. O procedimento metodológico adotado para a apreensão da representação socioespacial deu-se pelo recolhimento do desenho da cidade, inspirado na proposta dos mapas cognitivos (ALBA, 2011), acompanhado de entrevista semiestruturada com uma criança de uma escola municipal de Educação Básica de Cuiabá, MT. A análise da entrevista e do mapa da cidade orientou-se pela perspectiva compreensiva do discurso e revelou que a representação socioespacial da cidade de Cuiabá é influenciada por valores, vivências e afetos da criança, estando presentes elementos de suas particularidades, mas que também são frutos de relações estabelecidas socialmente. Além disso, nota-se que os lugares do afeto permeiam o processo de formação identitária da criança, aspecto que permite anunciar que, em alguma medida, a cidade é tomada como metáfora de si.<hr/>This article proposes a discussion about the relationship between child and the city, by comprehensive analysis of speech associated to the city map built by the participant child, with the objective of reflection about aspects of its identity constitution in this relationship. The analyses of significances is oriented by the articulation between the Theory of Cultural- History (VIGOTSKI, 2009, 2010) and the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2003), this one in the dialogue with the studies of Jodelet (1982, 2001). The studies of Tuan (1980, 1983), about the notion of place, topofilia and topofobia also integrates the theorical reference that, in its group, makes possible to comprehend the relationship between child and city as an important aspect of the infantile development. The adopted methodological procedures to the seizure of sociospatial representation happened by the collection of the city drawing, inspired in the proposal of cognitive maps (ALBA, 2011), followed by semi-structured interview with a child of one municipal school of Basic Education of Cuiabá, MT. The analysis of the interview and the city map was oriented by the comprehensive perspective of the speech and it revealed that sociospatial representation of the city of Cuiabá is influenced by values, experiences and the child's affection, there being elements of its particularities, but that are also results of socially established relations. Furthermore, it is noticed that affection places permeate the process of the child's identity formation, aspect that allows announcing that, in some amount, the city is taken as a metaphor of itself. <![CDATA[A Literatura Infantil como disciplina na formação de professores e na cultura escolar - 1940-1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300781&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que versou sobre a Literatura Infantil e sua introdução como disciplina em currículo de curso destinado à formação de profesores na Escola Normal na cidade de São Paulo. Trata-se de uma abordagem de modo particular situada no âmbito da História das Disciplinas Escolares (CHERVEL, 1990) e, de modo geral, no campo da História da Educação. Nela procurou-se compreender o processo pelo qual os saberes comuns da literatura infantil tornam-se saberes disciplinares, ao se constituírem num corpus disciplinar com finalidade específica: educar moral e civicamente a infância tendo como base saberes veiculados nesse tipo de literatura. Como disciplina, ela foi instituída no Brasil no ano de 1947, em São Paulo, pelo Decreto Estadual n. 1.7698/47, que, entre outras determinações, inseriu-a no currículo da Escola Normal, adentrando, assim, a cultura escolar. Desse modo, e como consequência da formação de professores, ela tomaria assento na Escola Primária por meio de manuais, revistas pedagógicas e livros. Há indicadores de que manuais, por exemplo, foram usados tanto naquele curso Normal destinado à formação de professores Primários quanto em salas de aula para a leitura de crianças na Escola Primária. Assim, quer em verso ou em prosa, pretendia-se, tudo leva a crer, educar a infância segundo preceitos considerados, à época, social e culturalmente válidos. É nessa perspectiva que abordamos a Literatura Infantil neste artigo.<hr/>This article is part of a dissertation that turned on Children's Literature and its introduction as a discipline in course curriculum for the training of teachers in the normal school in the city of São Paulo. It is an approach particularly situated in the History of School Subjects (CHERVEL, 1990) and generally in the field of History of Education, in which it was attempted to understand the process by which the common knowledge of children's literature become disciplinary knowledge when they represented a disciplinary corpus with specific purpose: to educate moral and civically childhood based on knowledge conveyed in this type of literature. As a discipline it was established in Brazil in 1947, in São Paulo, by state decree 17698/47 that, among other determinations fall within the normal school curriculum, thus entering the school culture. Thus, as a result of teacher training, she would seat in elementary school through textbooks, educational magazines and books. There are indications that manuals, for example, were used both at the normal course for the training of primary school teachers and in classrooms for reading in elementary school children. Therefore, whether in verse or prose, it was intended to, it seems, educate children according to precepts considered at the time, socially and culturally valid. It is within this perspective that we bring the Children's Literature in this article. <![CDATA[O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300805&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza o uso de documentos históricos de arquivos familiares como camino para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças na Educação Infantil. Ele está inserido no campo de pesquisa do ensino de História denominado Educação Histórica, que analisa o processo de ensino e aprendizagem com base na epistemología da história. A relação entre Educação Infantil e Educação Histórica está referenciada na teoria da consciência histórica do filósofo da história JörnRüsen e nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem histórica para crianças, desenvolvidas pela pesquisadora Hilary Cooper. As reflexões apresentadas são parte do projeto de pesquisa "O Pensamento histórico de jovens e crianças de escolas localizadas no município de Irati-PR", desenvolvido no Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati. Como resultado de maior relevância, aponta-se a possibilidade da aprendizagem histórica no âmbito da Educação Infantil, por meio do trabalho sistemático com fontes históricas oriundas de arquivos familiares. <![CDATA[As culturas da infância no trabalho docente da Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300821&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo retrata resultados de uma pesquisa sobre as culturas da infância desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil. Teve como objetivo central investigar como são trabalhados os quatro eixos das culturas infantis: interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração. A metodologia, de natureza qualitativa, caracterizou-se como pesquisaação. Quanto aos resultados alcançados, destacamos a própria metodologia, que exigiu a participação dos sujeitos da instituição parceira, a atuação da equipe universitária no contexto investigado e a busca de transformação da realidade. Tais requisitos ampliaram as exigências de comprometimento, respeito mútuo, trabalho coletivo e tolerância entre os atores sociais de distintas instituições. As situações de estudos, discussão e intervenção geraram embates entre concepções e indicaram olhares diferentes para a criança e para a prática educativa. Ressaltamos, também, as influências no trabalho pedagógico, pois foi constatado que as educadoras ampliaram e atualizaram suas concepções, principalmente no que se refere à educação para a infância e à importância das atividades lúdicas como um eixo das culturas da infância. No diagnóstico, verificamos que cobravam comportamentos muito rígidos, os quais se transformavam em empecilhos para as atividades peculiares das crianças. A ampliação da compreensão sobre o tema fez com que as educadoras relacionassem os quatro eixos das culturas da infância entre si e percebessem a necessidade de sua atuação como mediadoras e responsáveis por condições que garantam às crianças a participação, como protagonistas, e o direito a uma educação que respeite as especificidades infantis.<hr/>This article shows results of a search on the cultures of childhood wich was developed at an institution of Early Childhood Education. It aimed mainly to investigate how the four axes of children cultures works: interactivity, playfulness, fantasy of real and reiteration. The methodology is qualitative, and it was characterized as action research. As for the results achieved, we highlight, the methodology itself that required the participation of individuals from the partner institution, the university team performance in the context investigated and the pursuit of the transformation of reality. These requirements increased the demands of commitment, mutual respect, team work and tolerance among social actors in different institutions. The situation's study, discussion and intervention led to clashes between concepts and showed different looks for the child and for educational practice. We also emphasize the influences on pedagogical work, because it was found that the educators have expanded and updated their views, especially with regard to education for childhood and the importance of playful activities as an axis of the cultures of childhood. At diagnosis, we found that they charged too severe behavior that turned into obstacles to the peculiar activities of children. The expansion of the topic's understanding made the teachers to relate the four axes of childhood cultures together and realize the need of their role as mediators and responsible for conditions that ensure the participation of children as protagonists, and the right to an education that respects the childhood specificities. <![CDATA[Entre leis, decretos e resoluções...a inclusão escolar no jogo neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300843&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos textos dos documentos legais que tratam da inclusão escolar, mapeando as enunciações que tornam potentes os modos de constituir os sujeitos da inclusão. Para isso, é tomado como corpus empírico a legislação que normatiza a inclusão escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Assumimos para esta tarefa a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando com os conceitos de poder, norma, normalização, inclusão/exclusão e lógica (neo)liberal. Nessa corrente, discutimos também os conceitos de identidade e diferença. As análises realizadas apontam a inclusão como um imperativo da governamentalidade neoliberal, que visa à manutenção do maior número de individuos nas redes do mercado.<hr/>This paper is aimed at performing an analysis of the texts of legal documents concerning school inclusion, by mapping those enunciations that empower the ways of constituting the subjects of inclusion. As the empirical corpus we used the legislation that rules school inclusion based on the Brazilian Law of Guidelines and Bases of National Education, 1996. For this task we employed some tools of the theoretical and methodological perspective of discourse analysis in Michel Foucault, operating with the concepts of power, norms, normalization, inclusion/exclusion and (neo)liberal logic. In this stream, we also discussed the concepts of identity and difference. Analysis indicate inclusion as an imperative of neoliberal governmentality, which is aimed to maintain the highest number of individuals in the market network. <![CDATA[Formação continuada de professores: da parceria entre universidade e escola ao protagonismo e reconhecimento do trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300865&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Universidade e a Escola têm ensaiado algumas experiências em parceria, na direção de uma formação docente mais qualificada. O grupo de pesquisa "Formação de profesores e práticas pedagógicas" vem experimentando isso desde 2001, por meio de varios projetos investigativos. O objeto de estudo é a formação inicial e continuada de professores, refletindo sobre os saberes produzidos na prática do ofício desses profissionais. As investigações têm cunho etnográfico, são qualitativas, com destaque à pesquisa-ação crítico-colaborativa; utilizam-se de grupos de discussão, registros de experiências, análises documentais, observações e entrevistas. Achados da pesquisa: a universidade e a escola são espaços ricos de contradições; os sujeitos que nelas habitam têm o que dizer, produzem saberes que precisam ser registrados, valorizados, publicizados; a forma como as instituições funcionam podem ser facilitadoras ou dificultadoras de aprendizagem e desenvolvimento profissional; os profissionais se formam em seu espaço de trabalho e o modificam; o diálogo e a reflexão apresentam-se como primordiais na conquista de espaços de aprendizagem; espaços de reflexão e problematização compartilhados facilitam o processo de desenvolvimento profissional, são formativos e podem resultar em aprendizagem para a profissão; o trabalho pedagógico continuado e a identificação dos beneficios desse para as aulas e os alunos favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento profissional; a acolhida positiva e propositiva da equipe diretiva ao trabalho do professor, ouvindo-o e valorizando-o, favorece o desenvolvimento de aprendizagens profissionais; as mudanças de representações e de discursos dos professores podem ser acompanhados por mudanças nas práticas docentes, e a parceria Universidade/Escola/Universidade pode ser potencializadora de ações docentes mais qualificadas.<hr/>University and school have rehearsed some experiences in partnership towards a more qualified teacher training. The research group has been experimenting this since 2001 through various investigative projects. The object of study is the initial and continuing training of teachers, reflecting on the knowledge produced in the practice of the craft of these professionals. Investigations have ethnographic character, are qualitative, highlighting the critical action-collaborative research; make use of discussion groups, records of experiences, documentary analysis, observation and interviews. Findings of the research: university and school spaces are rich in contradictions; subjects that take part in there have what to say, produce knowledge that need to be recorded, valued, publicized; the way how institutions work can be facilitators or cause difficulties on learning and professional development; professionals graduate in their workspace and change it; dialogue and reflection are presented as primordial in achieving learning spaces; shared spaces for reflection and questioning facilitate the professional development process, are formative and can result in professional learning; the continued educational work and the identification of its benefits to the classes and the students favor learning and professional development; the positive and purposeful welcoming from directive team to the teacher's work, listening and valuing it favors the development of professionals learning; change of representations and discourses of teachers may be accompanied by changes in teaching practices and the partnership University/College/University may maximize more qualified teaching actions. <![CDATA[Prática como Componente Curricular: questões e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300889&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente reflexão é motivada pelas dificuldades postas aos cursos de licenciatura para interpretarem o significado da Prática como Componente Curricular (PCC), dificuldades essas expressas nas diferentes formas de sua implementação. O objetivo é contribuir com a construção de uma concepção de PCC integrada ao projeto político-pedagógico do curso e que colabore com o aprimoramento da formação do professor, de modo a superar ajustes curriculares formais nos quais a PCC serve apenas como mecanismo facilitador do cumprimento da carga horária mínima do curso. O ponto de partida é a análise de modelos de PCC vigentes numa universidade pública, seus avanços e desafios. Em seguida, são discutidas as ambiguidades das diretrizes legais acerca do conceito de prática presentes nas formulações "Prática de ensino e estágio supervisionado", "Estágio" e "PCC". O lugar da PCC no currículo também é problematizado: trata-se de resgatar a prática como referência da formação, de superar a indistinção entre PCC e Estágio e as dicotomias existentes entre disciplinas de formação específica e pedagógicas. Por fim, com base em pressupostos teóricos que articulam teoria e prática, são propostos projetos integradores por meio dos quais a PCC pode contribuir para a organicidade do curso, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo, a ampliação da formação para além da sala de aula e para a formação de professores mais bem preparados ao enfrentamento dos desafios atuais.<hr/>This present reflection is motivated by difficulties imposed to graduation courses in order to interpret the meaning of Practice as a Curriculum Component (PCC), these difficulties expressed in different forms of implementation. The aim is to contribute to building a conception of PCC integrated to the political-pedagogical project of the course and contribute to the improvement of teachers training, in order to overcome formal curriculum adjustments in which the PCC only serves as a mechanism to facilitate compliance with the minimum workload of the course. The starting point is the analysis of PCC models already existent in public universities, its advances and challenges. Then we discuss the ambiguities of the legal guidelines about the concept of practice present in formulations such as "Teaching Practice and Supervised Internship", "Internship" and "PCC". The place of PCC in the curriculum is also questioned: it's about to rescue practice as a formation reference, to overcome the lack of distinction between PCC and Internship, and the dichotomies between disciplines of specific formation and teaching. Finally, based on theoretical assumptions that link theory and practice, integration projects are proposed by means of which the PCC can contribute to the organization of the course, the interdisciplinary, collective work, the expansion of formation beyond the classroom and to the training of teachers better prepared to face the current challenges. <![CDATA[Letramento e escrituras: as professoras no contexto do simbólico das práticas de formação e profissionalização docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300911&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procede a uma análise acerca da simbolização da imagem feminina no imaginário social no tocante à carreira docente, com base nas práticas de formação, profissionalização docente e coeducação dos sexos, numa perspectiva histórica. A educação feminina, desde o Brasil Colonial, sempre foi permeada de expectativas quanto à domesticidade como papel principal a ser desempenhado pelas mulheres. A abertura das posibilidades de exercício de uma profissão remunerada que se harmonizasse com esse papel fez com que o magistério de crianças fosse, desde o princípio, a orientação vocacional das mulheres na educação. Atualmente, esse panorama se ampliou e novas perspectivas profissionais foram abertas ao sexo feminino, embora ainda não se tenha atingido patamares igualitários em comparação ao sexo oposto.<hr/>The article makes an analysis about the symbolization of the feminine image in the social imaginary, as regards the teaching profession, from training practices, teacher professionalization and coeducation of gender, in an historical perspective. From the colonial Brazil, female education was always filled with expectations of domesticity as the lead role being played by women. The opening of the possibilities of pursuing a gainful occupation that was in harmony with this role has made that the teaching of children were, from the beginning, a women vocational orientation in education. Today this situation has expanded and new professional opportunities were open to women, although still not reached egalitarian levels in comparison with the opposite sex. <![CDATA[Research in social sciences nowadays]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2014000300941&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procede a uma análise acerca da simbolização da imagem feminina no imaginário social no tocante à carreira docente, com base nas práticas de formação, profissionalização docente e coeducação dos sexos, numa perspectiva histórica. A educação feminina, desde o Brasil Colonial, sempre foi permeada de expectativas quanto à domesticidade como papel principal a ser desempenhado pelas mulheres. A abertura das posibilidades de exercício de uma profissão remunerada que se harmonizasse com esse papel fez com que o magistério de crianças fosse, desde o princípio, a orientação vocacional das mulheres na educação. Atualmente, esse panorama se ampliou e novas perspectivas profissionais foram abertas ao sexo feminino, embora ainda não se tenha atingido patamares igualitários em comparação ao sexo oposto.<hr/>The article makes an analysis about the symbolization of the feminine image in the social imaginary, as regards the teaching profession, from training practices, teacher professionalization and coeducation of gender, in an historical perspective. From the colonial Brazil, female education was always filled with expectations of domesticity as the lead role being played by women. The opening of the possibilities of pursuing a gainful occupation that was in harmony with this role has made that the teaching of children were, from the beginning, a women vocational orientation in education. Today this situation has expanded and new professional opportunities were open to women, although still not reached egalitarian levels in comparison with the opposite sex.