Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20150002&lang=pt vol. 15 num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200379&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A aprendizagem em rede e as potencialidades do software social trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma "nova" didática para a docência na web social, que deve basear-se não só nos conhecimentos científico, tecnológico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento científico e pedagógico da tecnologia que permita planear, conceber e utilizar ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo analisa a questão da formação de professores para a docência na web social, apresentando algumas ferramentas de colaboração e partilha da Web 2.0. Finalizamos este texto destacando que ensinar e aprender nessa escola digital aberta, recorrendo a ferramentas da Web 2.0, é, sem dúvida, um desafio aliciante, mas, ao mesmo tempo, muito exigente. Aliciante, porque a grande diversidade de tecnologias digitais, cada vez mais interativas, permitem aos professores e aos estudantes criar e partilhar conteúdos; e exigente, porque implica o reforço permanente das competências dos professores na área das tecnologias.<hr/>The networked learning and the potential of social software brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is related to the need to design a "new" didactic to teach in the social web, that should be based not only on scientific, technological, curricular and pedagogical knowledge, but also in scientific and pedagogical knowledge of technology that allows plan, design and use digital resources effectively in the teaching process. In this sense, this paper focuses on the issue of teacher training in the social web, analyzing some Web 2.0 colaborative tools. We concluded this text emphasizing that teaching and learning in this open digital school, using Web 2.0 tools, is an exciting challenge, but at the same time very demanding. Attractive, because the diversity of digital technologies, allow teachers and students to create and share content; and demanding, because it implies the permanent enhancement of teachers skills in the area of technology.<hr/>El aprendizaje en red y las características del software social suponen nuevos y estimulantes desafíos para los sistemas educativos y sus profesionales. Uno de los principales está relacionado con la necesidad de concebir una "nueva" didáctica para la docencia en la web social, la cual se debe basar no solo en los conocimientos científico, tecnológico, curricular y pedagógico, sino también en un conocimiento científico y pedagógico de la tecnología que permita planificar, diseñar y utilizar eficazmente herramientas digitales dentro del processo enseñanza-aprendizaje. Así pues, este artículo analiza la cuestión de la formación del professorado de cara a la docencia en la web social, y presenta algunas de las herramientas de la Web 2.0 que permiten colaborar y compartir. El texto finaliza subrayando que enseñar y aprender utilizando las herramientas de la Web 2.0 en esta escuela digital abierta supone, sin duda, un desafío emocionante y a la vez muy exigente. Emocionante porque la gran diversidade de tecnologías digitales, cada vez más interactivas, permite que los profesores y los estudiantes creen y compartan contenidos; y exigente porque implica el permanente refuerzo de las competencias tecnológicas de los profesores. <![CDATA[Mídia social em contexto de hibridismo e multimodalidade: o percurso da experiência na formação de mestres e doutores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200399&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se contextualiza no Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU Unisinos/CNPq), vinculado à linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e parte da problemática: Como as mídias sociais podem contribuir com o processo de formação de professores-pesquisadores em contexto de hibridismo e multimodalidade? Seu objetivo consiste em compreender e discutir os significados construídos em relação à docência para a formação do professor-pesquisador em contexto de hibridismo e multimodalidade, quando um dos espaços disponibilizados para a prática pedagógica é uma mídia social. A pesquisa, exploratória e qualitativa, é inspirada no método cartográfico e faz uso da observação; de textos e fotografia digitais; de discursos; e de acompanhamento da experiência (trilhas). Para a análise dos dados utiliza a análise textual discursiva. Os principais resultados evidenciam que as mídias sociais podem contribuir com a formação do professor-pesquisador tanto por meio da criação de grupos no âmbito das atividades acadêmicas curriculares quanto no âmbito da prática de pesquisa e da orientação. Os dados indicam que um número significativo de sujeitos continua interagindo nos grupos, mesmo após seu término, o que contribui para que se constitua enquanto uma comunidade virtual de aprendizagem e de prática, além disso, a cada novo semestre, novos sujeitos passam a integrar essa comunidade, o que enriquece as trocas, dando origem a um processo de formação continuada.<hr/>The paper is contextualized in the Digital Education Research Group (GPe-dU Unisinos/CNPq), linked to the research line Education, Development and Technologies, in the Post-Graduate Program in Education Unisinos and part of the problem: How social media may contribute to the teacher-researchers formation process in the hybridity and multimodality context? The goal is to understand and discuss the meanings constructed in relation to teaching for the formation of teacher-researcher in the hybridity and multimodality context, when one of the spaces available for pedagogical practice is a social media. The exploratory and qualitative research is inspired by the cartographic method and makes use of the observation; digital texts and photography; speeches; experience monitoring (tracks). For data analysis uses the discursive textual analysis. The main results show that social media can contribute in teacher researchers formation, both through the creation of groups within the curricular academic activities, as in the context of research practice and guidance. The data indicate that a significant number of participants continue to interact in the groups, even after its end, which contributes so that it becomes as a learning and practice digital virtual community, being that each new semester, new participants become part of this community, which enriches exchanges, leading to a process of continuing education.<hr/>En este artículo se contextualiza en el Grupo de investigación en Educación Digital Digital (GPe-dU Unisinos/CNPq), vinculado a la línea de investigación Educación, Desarrollo y Tecnologías, del Programa de Posgrado en Educación de la Unisinos y parte del problema: ¿Cómo los medios sociales pueden contribuir con el proceso de formación de professores investigadores en el contexto de la hibridez y la multimodalidad? Su objetivo es compreender y discutir los significados construidos en relación con la enseñanza para la formación del profesor-investigador en el contexto de la hibridez y de la multimodalidad cuando uno de los espacios disponibles para la práctica docente es un medio de comunicación social. La investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, se inspira en el método cartográfico y hace uso de la observación; de textos y fotografía digital; discursos; y el monitoreo de la experiência (pistas). Para el análisis de los datos se utiliza el análisis del texto discursivo. Los principales resultados muestran que los medios sociales pueden contribuir a la formación del profesor-investigador, ya sea mediante la creación de grupos dentro de las atividades académicas curriculares como dentro de la práctica de la investigación y de orientación. Los datos indican que un número significativo de sujetos aún interactuando en los grupos, incluso después de su finalización, lo que contribuye para que sea como una comunidad virtual de aprendizaje y práctica, además, cada nuevo semestre, nuevos sujetos pasan a formar parte de esta comunidad, que enriquece los intercambios, lo que lleva a un proceso de educación continua. <![CDATA[A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200423&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da necessidade urgente de planejamento e implantação de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Considera a importância educacional e social estratégica da formação de bons professores para a Educação Básica, e a necessidade de rever a formação e atuação de professores do Ensino Superior - sobretudo os que atuam em cursos de licenciaturas e de magistério - para adequá-los a novas propostas de formação. Reflete sobre a formação do docente universitário para o uso de redes sociais como possibilidade de maior intercomunicação entre professores e alunos. Discute a ampliação os usos dessas redes para formações transdisciplinares nas universidades: formando redes de professores; integrando participantes de cursos presenciais e a distância e ampliando o círculo de atuação das universidades por meio de redes que alcancem diversos outros segmentos da sociedade.<hr/>This article deals with the urgent need of planning and implementation of innovative proposals for the teachers' and professors' training for all educational levels. It considers the strategic importance of educational and social training of good teachers for the primary and high school and the need to rethink the training and practice of professors for graduation courses to adequate them to new professional proposals. It reflects on the training of professors to use social networks as a possible way to intermediate the communication between professors and students. It amplifies the uses of these networks to trans-disciplinary training on universities, as: training networks of professors; integrating participants of traditional courses with aspects of the distance learning and amplifying the practice network of the universities, to achieve several other segments of society.<hr/>En este artículo se aborda la necesidad urgente de la planificación y la implementación de enfoques innovadores para la formación de profesores para todos los niveles de enseñanza. Considera la importancia estratégica de la formación educativa y social de los Buenos maestros para la educación básica y la necesidad de revisar la formación y las atividades de los profesores universitarios - especialmente aquellos que trabajan en los cursos de Licenciaturas y Magisterio - para adaptarse a las nuevas propuestas de formación. Reflexiona sobre la formación de los docentes universitarios en el uso de las redes sociales como la posibilidad de una mayor intercomunicación entre profesores y estudiantes. Se expande el uso de estas redes para la formación transdisciplinar en las universidades: creando redes de formación de profesores; la integración de los participantes de los cursos presenciales y a distancia, y ampliando el círculo de la actuación de las universidades en las redes que llegan a muchos otros sectores de la sociedad. <![CDATA[Prática pedagógica numa visão complexa na educação presencial e a distância: os 'REAS' como recurso para pesquisar, ensinar e aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200443&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o relato das atividades desenvolvidas em pesquisa realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de 2013 a 2014, como parte das atividades do grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem (PRAPETEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. O grupo PRAPETEC optou por uma metodologia participante, em parceria com grupos de pesquisa que tinham como objeto de discussão os Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento da pesquisa decorreu de uma parceria com a Open Research Community of Collaborative Open Learning, sob a coordenação da Dra. Alexandra Okada, denominado The OpenScout Project - Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Co-learning and Professional Development. Suas ações objetivaram a coinvestigação por meio da produção de uma obra em formato e conteúdo REA. A pergunta problematizadora que deu origem a essa produção coletiva foi assim enunciada: Como nós, pesquisadores acadêmicos, podemos tornar o nosso trabalho mais acessível e reutilizável para qualquer leitor interessado em se tornar coautor? Este artigo relata a participação da PUCPR no projeto Europeu Portal OpenScout Tool-Library, contribuindo com a investigação sobre "Construção coletiva do conhecimento: desafios da cocriação no paradigma da complexidade" realizando as atividades no grupo de pesquisa PRAPETEC. Este grupo além de desenvolver o REA discutiu a evolução das tecnologias de informação e comunicação no século XXI, mais especialmente, as mudanças da ciência e da educação frente às exigências do paradigma da complexidade, que exige uma nova visão de homem, de sociedade e de mundo.<hr/>This paper reports on research conducted from 2013 to 2014 by the research group Teaching Practice in Traditional and Distance Learning: Methodologies and Innovative Learning Resources (PRAPETEC), from the Post-Graduate Program in Education at PUCPR. PRAPETEC practitioners, in partnership with research groups discussing Open Educational Resources (OER), opted for the participatory research methodology in this project. This research was developed due to a joint venture with the Open Research Community of Collaborative Open Learning, The OpenScout Project - Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Co-learning and Professional Development under the coordination of Dr. Alexandra Okada. The actions aimed at a co-investigation by means of the production of a piece of work with an OER content and form. The research question that gave rise to this collective production was: How can we, academic researchers, make our work more accessible and reusable for any reader interested in becoming a co-author? This article reports on the participation of PUCPR in the European Portal OpenScout Tool-Library project, and it contributes to our investigation on "Collective Knowledge Construction: challenges on the co-creation in the complexity paradigm" from the PRAPETEC research group. Besides producing the OER, we discuss the developments in Information and Communication Technologies in the XXI century, with special focus on the changes in science and education related to the demands of the complexity paradigm which requires a new perspective of man, society and the world.<hr/>En este trabajo se presenta el informe de las actividades desarrolladas en la investigación realizada en la Pontificia Universidad Católica de Paraná (PUCPR), 2013-2014, como parte de las actividades del grupo de investigación: Enseñanza Práctica de Aprendizaje Presenciale y a Distancia: Metodologías Innovadoras y Recursos de Aprendizaje (PRAPETEC), del Programa de Posgrado en Educación. El grupo PRAPETEC optó por una metodología participante en colaboración con grupos de investigación que tenían como objeto de discusión los Recursos Educacionales Abiertos (REA). El desarrollo de la investigación resultó de una alianza con la Open Research Community of Collaborative Open Learning, bajo la coordinación del Dr. Alexandra Okada y llamó The OpenScout Project - Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Co-learning and Professional Development. Las acciones dirigidas a coinvestigación a través de la producción de una obra en el formato y el contenido REA. La pregunta de investigación que dio origen a esta producción colectiva fue establecida así: Al igual que nosotros, los investigadores académicos, podemos hacer nuestro trabajo más accesible y reutilizable para cualquier lector interesado en ser co-autor? En este artículo se reporta la participación de la PUCPR en el proyecto Europeu Portal OpenScout Tool-Library, contribuyendo a la investigación de "conocimiento colectivo de la construcción: la co-creación de los desafíos en el paradigma de la complejidad" la realización de actividades en grupo de investigación PRAPETEC. Este grupo además de desarrollarla REA discutió la evolución de las tecnologías de información y comunicación en el siglo XXI, pero sobre todo, los cambios en la ciencia y la educación y los requisitos del paradigma de la complejidad que requiere una nueva visión del hombre, dela sociedad y del mundo. <![CDATA[O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.<hr/>Based on the theory of social representations (MOSCOVICI, 2003), this research analyses teachers' representations of their identity, teaching practice and relationship with school management. Subjects produced a visual representation of teachers and head-teachers, with avatars and debated these representations. The data from the visual instrument and from the debate were treated by the content analysis methodology (BARDIN, 1977). The results revealed a relationship between visual image and attributes, behaviour and rules that conventionalize professional identities and teaching practices. The visual media promoted reflections upon these representations and contributed to teacher training, to the field of education and to school management, as well as to the theory of social representations.<hr/>Con base en la teoría de las representaciones sociales (MOSCOVICI, 2003), la encuesta analisa las representaciones de los maestros de escuela primaria acerca de su identidad, la práctica docente y la relación con la dirección de escuela. Los sujetos producen una representación virtual del profesor y director con el instrumento del avatar y discuten estas representaciones. Los datos de lo instrumento visual e de debate fueron tratados por análisis de contenido (BARDIN, 1977). Los resultados revelaron una relación entre la imagen visual y un conjunto de atributos, comportamientos y normas que convencionam prácticas de enseñanza y las identidades profesionales. El medio visual promovido reflexiones sobre estas representaciones, que contribuye a la formación del profesorado, a la esfera de la educación y de la gestión escolar y a la teoría de las representaciones sociales. <![CDATA[Práticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200493&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz parte de uma pesquisa financiada pelo CNPq por meio da chamada pública do edital Universal (seleção 2013) e trata da capacidade do professor para construir e consolidar uma cultura digital efetiva. Para isso, decidimos investigar as práticas e os percursos dos professores da rede pública (Educação Básica) que se destacam com o uso de blogs, na perspectiva da autoria e da colaboração em rede. A fundamentação teórica deste estudo está baseada em autores como Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, entre outros, que tratam do tema da cultura digital. A metodologia de nossa pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos estudos culturais. Os resultados mostram que a maioria dos professores blogueiros estudados são autores de seus próprios textos, embora eles ainda encontrem algumas dificuldades de ampliar seu público leitor e de estabelecer comunicação e colaboração com novos leitores. Isso não invalida, entretanto, suas ações efetivas de autoria e colaboração em rede.<hr/>This article is part of a study funded by CNPq through Universal edict (selection 2013) and deals with the teacher's ability to build and consolidate an effective digital culture. For this, we decided to investigate practices and pathways of public school teachers (Primary Education) that stand out using blogs, in view of authorship and collaborative networking. Our theoretical framework is based on authors such as Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, among others dealing with digital culture and the methodology of our research is guided by the principles of qualitative research, and theory in the field cultural studies. The results show that the majority of blogger teachers are authors of their own texts, but they still find some difficulties in expanding their readership and establish communication and collaboration with new readers not invalidating, however, their effective actions of authorship and collaborative networking.<hr/>Este artículo hace parte de una investigación financiada por CNPq a través del edital Universal (del año 2013) y trata de la capacidad del profesor de construir y consolidar una cultura digital efectiva. Para tanto, hemos decidido investigar las prácticas y los percursos de los professores de la red pública (Educación Básica) que se destacan en el uso de blogs, en la perspectiva de la autoria y de la colaboración en red. La fundamentación teórica de ese estudio está basada en autores como Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, entre otros, que tratan del tema de la cultura digital. La metodología de la investigación se orienta por los principios de la investigación cualitativa, con fundamentación teórica en el campo de los Estudios Culturales. Los resultados demuestran que la mayoria de los profesores que utilizan blogs son autores de sus propios textos, aunque todavía encuentren algunas dificultades de ampliar su público-lector y de establecer comunicación y colaboración con nuevos lectores. Sin embargo, eso no torna menos importante sus acciones efectivas de autoría y colaboración. <![CDATA[Autoria em rede: uma prática pedagógica emergente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200515&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.<hr/>This paper investigates the authorship in the production of Open Educational Resources with students of discipline Informatics in Education of the Faculty of Education and UERJCEDERJ of Teacher Education of the poles Belford Roxo and Mage. The methodology adopted was to research multireferential training. Activities that stimulate the enunciation along with a critical view of teaching and learning processes served as devices for dialogue among participants broadening the space and time from multiple learning networks uses that are part of everyday. Thus, the learning process takes place through the experiences exchanged with each other and with the world. Therefore, with activities that promote research, production and the Open Educational Resource sharing within and outside the institutional spaces, they can contribute to the formation of subject-authors able to build their own pedagogical devices.<hr/>Este trabajo busca investigar la autoría en la producción de Recursos Educacionales Abiertos con los alumnos de la disciplina "Informática en la Educación" del curso de Pedagogía y Formación de Profesores de la UERJ-CEDERJ de los polos Belford Roxo y Magé. La metodologia adoptada fue la investigación formación multirreferencial. Las actividades que estimulan la enunciación juntamente con una visión crítica de los procesos de enseñanza y aprendizaje sirvieron como dispositivos para el diálogo entre los participantes ampliando los espacios y tiempos a partir de los usos de múltiples redes de aprendizaje que hacen parte del cotidiano. Así, el proceso formativo sucede desde las experiencias de intercambio con otros y con el mundo. Así, con actividades que promueven la investigación, la producción y el intercambio de Recursos Educacionales Abiertos dentro y fuera de los espacios institucionales, se puede contribuir para la formación de sujetos-autores capaces de construir sus propios dispositivos pedagógicos. <![CDATA[Formação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200537&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A integração das tecnologias em rede pode potencializar interação dialógico-problematizadora entre sujeitos que, ao formarem redes sociais (redes de atores) na perspectiva da colaboração, transcendem-se a autores e coautores de sua própria aprendizagem. Diante disso, nossa preocupação temática, neste estudo, centrou-se na potencialização de práticas didáticas colaborativas na formação de professores, visando à superação da fragmentação de saberes. Nessa perspectiva transdisciplinar, desenvolvemos uma pesquisa-ação justamente para viabilizarmos, na formação de professores, a produção colaborativa, pautada na articulação entre os conhecimentos oriundas de diferentes áreas do saber, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento de REA possibilita planejamento didático sob a ótica da transdisciplinaridade, tendo em vista que acopla diferentes visões de mundo e pluralidade de concepções pedagógicas. Em consonância com isso, os resultados de nossa pesquisa-ação apontam que o compartilhamento de saberes em rede rompe com a linearidade e fragmentação do ensino na formação de professores. Essa afirmativa nos permite concluir que o princípio de abertura direcionador dos REA potencializa a coautoria em rede, enriquecendo as produções didáticas por meio da integração de múltiplos saberes conectados.<hr/>The integration of network technologies can enhance dialogic problem-posing interaction between the subjects that, once establishing social networks (networks of actors) in the perspective of collaboration, transcend themselves into authors and co-authors of their own learning experience. Therefore, our thematic concern in this study was focused on the enhancement of the collaborative teaching practices in the initial training of teachers, aiming to overcome the fragmentation of knowledge. An action-research was carried out, based on this transdisciplinary perspective, in order to precisely enable a collaborative production in the initial training of teachers, which would be guided by the articulation between the knowledges acquired from different areas, through Open Educational Resources (OER). The development of OER allows a didactic planning based on a transdisciplinary standpoint, since it engages different worldviews and a plurality of pedagogical conceptions. In line with this, the results of this action-research indicate that the sharing of knowledge in network breaks the teaching's linearity and fragmentation in the initial training of teachers. This statement allows us to conclude that the open principle of the OER enhances the networked co-authorship, enriching the didactic productions through the integration of multiple connected knowledges.<hr/>La integración de las tecnologías en red puede potencializar interacción dialógico-problematizadora entre los temas que, él formarán redes sociales (redes de protagonistas) en la perspectiva de la colaboración, se sobrepasan a autores y a coautores de su propio aprendizaje. Delante de eso, nuestra preocupación temática, en este estudio, se centró en el potencialização de las prácticas didácticas cooperativas en la formación de profesores, destinándose a la invalidación de la fragmentación de conocimientos. En este sentido transdisciplinar, desarrollamos pesquisa-acción la producción exactamente desarrollábamos, en la formación de profesores, cooperativa, regulada en la junta entre los conocimientos llegados de distintos sectores del conocimiento, a través de Recursos Educativos Abiertos (REA). El desarrollo de REA hace posible planificación didáctico bajo la óptica de transdisciplinaridade, que en vista conecta distintas visiones de mundo y pluralidad de concepciones pedagógicas. En consonância con eso, los resultados de pesquisa-acción indican que la división de conocimientos en red rompe con la linearidad y la fragmentación de la enseñanza en la formación de profesores. Esta afirmación en les permite concluir que el principio de apertura direcionador de REA potencializa el coautor en red, enriqueciendo las producciones didácticas a través de la integración de múltiples conocimientos conectados. <![CDATA[A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200557&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões decorrentes de processos de formação de educadores desenvolvidos por meio da construção de metaversos, no contexto do hibridismo tecnológico digital. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o processo de autonomia, por meio de diferentes pesquisas por nós realizadas. Essas investigações, de caráter qualitativo, foram realizadas em universidades, por meio da metodologia de estudo de caso. Como fundamentação teórica optamos pelo arcabouço da biologia do conhecer, que contribui para a compreensão dos seres vivos (seres humanos) enquanto seres autônomos e autopoiéticos e nos permite ampliar esses conceitos, assim como avançar na compreensão das tecnologias digitais (TD) enquanto espaços digitais virtuais para a convivência, ou seja, para a constituição de redes sociais. O desenvolvimento dessas investigações ocorreu no viver e no conviver de educadores em formação, por meio de redes de interações, nas quais foi possível evidenciar três momentos: autonomia individual, autopoiese e autonomia social. Constatamos que esses três momentos estão relacionados de maneira complexa, e não hierárquica ou linear. A autonomia individual, a autopoiese e a autonomia social são desenvolvidas de acordo com as particularidades do grupo de pessoas que interagem, as perturbações em questão e o desenvolvimento ontogênico dos seres humanos.<hr/>This paper presents reflections resulting from teacher training processes developed through the construction of metaverses in the context of technological digital hybridity. The aim was to reflect on the process of autonomy, through several studies carried out by the authors. These qualitative pieces of research were conducted at universities, using case study method. The theoretical principals of the biology of knowledge contributes to the understanding of the human being (human) as autonomous and autopoietic beings and allow us to expand these concepts, as well as to advance the understanding of digital technologies (DTs) as virtual digital spaces for coexistence, that is, for the establishment of social networks. These studies were developed based on the experience of living and coexisting of the teachers in training through interaction networks, in which three stages could be found: individual autonomy, autopoiesis and social autonomy. We observed that these three stages relate in a complex way, not a hierarchical or linear one. Individual autonomy, autopoiesis and social autonomy are developed according to the particularities of the group of people who interact, concerns involved and the ontogenetic development of human beings.<hr/>Este artículo presenta reflexiones que surgen de procesos de formación docente desarrollados a través de la construcción de metaversos, en el contexto de la hibridez digital tecnológica. El objetivo fue reflexionar sobre el proceso de autonomía a través de diferentes investigaciones realizadas por las autoras. Esas investigaciones cualitativas se realizaron en las universidades, a través de la metodología de estudio de caso. El fundamento teórico de la biología del conocer contribuye a la comprensión del ser vivo (ser humano) como ser autónomo y autopoiético y nos permite ampliar esos conceptos, como también avanzar en la comprensión de las Tecnologías Digitales (TDs) como espacios digitales virtuales para la convivencia, o sea, para la constitución de redes sociales. Esas investigaciones se desarrollaron en el vivir y convivir de los educadores en formación, a través de redes de interacciones, en las que fue posible destacar tres momentos: la autonomía individual, la autopoiesis y la autonomía social. Observamos que esos tres momentos se relacionan de manera compleja y no jerárquica o lineal. La autonomía individual, la autopoiesis y la autonomía social, en metaversos, se desarrollan según las particularidades del grupo de personas que interactúan, las preocupaciones involucradas y el desarrollo ontogenético de los seres humanos. <![CDATA[Design thinking, cognição e educação no século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200579&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O mundo, no século XXI, é constituído de constantes mudanças sociais em função do uso de tecnologias digitais. Tais mudanças exigem de nós, educadores, uma postura mais adaptativa nas relações pessoais e institucionais. Dentre elas, uma das relações mais fundamentais é relação entre instituição de ensino e disseminação de conhecimento. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o presente trabalho investiga por meio de revisão bibliográfica e apresentação de conceitos do padrão de competências para professores do século XXI em vista da sociedade do conhecimento, propostos pela Unesco, como os pressupostos metodológicos do design thinking nos auxiliam a usar o pensamento abdutivo como estratégia para mediação do processo de ensino-aprendizagem.<hr/>The world in 21st Century is made of constant social changes by the use of digital technologies. These changes demand from us, as educational professionals, a more adaptable posture concerning to personal and institutional relations. One of these relationships is the one between institutions focused in teaching and the knowledge dissemination. Under a cognitivist view about knowledge, this paper researches trough bibliographic review and the presentation of Unesco ICT competency framework for teachers in 21st century to the knowledge society, how design thinking's methodology presumptions help us to use the abductive thinking as a strategy for the mediation in teaching and learning processes.<hr/>El mundo en el siglo XXI consiste de constantes cambio sociales debido al uso de las tecnologias digitales. Estos cambios, requieren de educadores como nosotros, una postura más adaptativa en las relaciones personales y institucionales. Entre esta relaciones, una de las fundamentales es la relación entre la institución educativa y la difusión del conocimiento. Desde el punto de vista cognitivo acerca del conocimiento, esto trabajo investiga por revisión bibliográfica los conceptos propuesto por Unesco de estándar de habilidades para maestros del siglo XXI con miras a la sociedad de conocimiento y como los presupuestos metodológicos de Design thinking ayudan a utilizar el pensamiento abductivo como estrategias para mediar el proceso de enseñada y aprendizaje. <![CDATA[As mudanças no mercado de trabalho de universitários na América Latina: os impulsos para início da fixação do salário mínimo profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000200597&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta la existencia de una nueva dinámica en los mercados de trabajos profesionales, en América Latina, como resultado del aumento de la cobertura y de la eficiência de la graduación de estudiantes. Detalla los diversos impactos del egreso universitário en los distintos mercados profesionales. Entre esos impactos muestra la irrupción de una tendencia a la fijación del salario mínimo profesional. Concibe a los colegios profesionales como actores en esta regulación salarial diferenciada en función de los marcos normativos de cada país en relación a su rol en la regulación del ejercicio profesional. El artículo muestra una alta diferenciación en la regulación por parte de los colegios profesionales en la región y visualiza a la vez el inicio de políticas de carácter nacional de fijación del salario mínimo de los universitarios. Finalmente sostiene que la discusión sobre el salario mínimo profesional será uno de los ejes de los debates académicos y de la política pública en matéria de la regulación universitaria.<hr/>The article shows the existence of a new dynamic in the markets for professional work in Latin America, as a result of increased coverage and efficiency of student graduation. Details the various impacts of university graduation in various professional markets. Among these impacts shows the arrival of a trend-setting professional minimum wage. Conceives professional associations as actors in this wage differential regulation based on the regulatory frameworks of each country in relation to its role in regulating the profession. The article shows a high differentiation in the regulation by the professional bodies in the region and displays both the start of policies at the national level for fixing the minimum wage for college. Finally he argues that the discussion about the professional minimum wage will be one of the pillars of academic debates and public policy of the university regulation.<hr/>O artigo mostra a existência de uma nova dinâmica nos mercados de trabalho profissionais, na América Latina, como resultado do aumento da cobertura e da eficiência da graduação de estudantes. Ele detalha os vários impactos da graduação universitária em vários mercados profissionais. Esses impactos mostram o surgimento de uma tendência à determinação de um salário mínimo profissional. Concebe associações profissionais como atores dessa regulação do diferencial de salário, dependendo dos marcos normativos de cada país em relação a seu papel na regulação da profissão. O artigo revela uma elevada diferença entre organizações profissionais da região no que diz respeito à regulação e mostra, ao mesmo tempo, o início de políticas, em nível nacional, para a fixação de salários mínimos para universitários. Finalmente argumenta que a discussão sobre o salário mínimo profissional será um dos eixos do debate acadêmico e das políticas públicas sobre a regulamentação da universidade.