Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20150003&lang=pt vol. 15 num. 46 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300631&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pensamento católico, difusão editorial e formação de professores no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300639&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this study is to elaborate on the characteristics of Catholic thought expressed in the educational reality of Brazil in the twentieth century and its repercussion on didactic and pedagogical strategies directed exclusively toward teacher education, based on the publication of authors such as Theobaldo Miranda Santos. For that purpose, we adopted the investigative strategies of document research, mainly based on analysis of school manuals, of educational legislation, and of ecclesiastical documents, as well as the qualitative and bibliographic approach of authors such as Almeida Filho (2008), Azzi (1994), Bomeny (2001), Cury (2010), Roballo (2007), Silva (2014), and Toledo (2001). Thus, the investigation is structurally articulated around the following aims. First of all, reflection on the Catholic doctrinal presuppositions, understood as an ideological foundation for the specifically technical and moral training of the teachers. Secondly, a discussion of the papal encyclical Divini Illius Magistri (Pius XI), understood as the fundamental ecclesiastical document regarding the educational conception of the Catholic Church, as well as a discussion of the ideological dispute between Catholic intellectuals (like Alceu Amoroso Lima) with the adherents of escolanovismo (the New School movement). Finally, we propose to analyze the activity of Theobaldo Miranda Santos as an example of an author of school manuals linked to the Catholic publishing effort dedicated to teacher education with the Companhia Editora Nacional (National Publishing Company).<hr/>O presente trabalho tem por finalidade explanar sobre as características do pensamento católico expresso na realidade educacional brasileira do século XX e sua repercussão em estratégias didáticas e pedagógicas, exclusivamente voltadas para a formação de professores, por meio de produção editorial de autores como Theobaldo Miranda Santos. Para tanto, adotou-se como estratégias investigativas a pesquisa documental, baseada principalmente em análise de manuais escolares, de legislação educacional, de documentos eclesiásticos, assim como a abordagem qualitativa e bibliográfica de autores como Almeida Filho (2008), Azzi (1994), Bomeny (2001), Cury (2010), Roballo (2007), Silva (2014) e Toledo (2001). Desta forma, a investigação, primeiramente, está estruturalmente articulada em torno dos seguintes propósitos: reflexão sobre os pressupostos doutrinais católicos, compreendidos como embasamento ideológico para a formação especificamente técnica e moral dos professores; em segundo lugar, a discussão acerca da Encíclica papal Divini Illius Magistri (Pio XI), entendida como documento eclesiástico fundamental sobre a concepção educacional da Igreja Católica, assim como a disputa ideológica entre intelectuais católicos (como Alceu Amoroso Lima) com os partidários do escolanovismo. E, finalmente, propõe-se a análise da atuação de Theobaldo Miranda Santos como exemplo de autor de manuais escolares, vinculado ao projeto editorial católico dedicado à formação de professores, junto à Companhia Editora Nacional. <![CDATA[Os clássicos na formação docente: reflexões acerca do PNE (2014)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300661&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo que apresentamos traz para o debate as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam da formação de professores analisado à luz de dois clássicos do pensamento medieval,: João de Salsbury (século XII) e Boaventura de Bagnoregio (século XIII). Não pretendemos, com isso, afirmar que os escritos desses dois pensadores da Idade Média são capazes, por si, de nos fazer entender o PNE e influenciar diretamente o encaminhamento a ser dado para a educação no presente, como se o presente pudesse ser entendido a partir dos pressupostos do passado. Todavia, uma reflexão a partir de uma experiência do passado pode nos proporcionar importantes lições para compreendermos melhor o que significa educação de excelência. Para isso, partimos dos princípios teórico-metodológicos da História Social, que assevera ser o homem no tempo o objeto próprio da história como ciência.<hr/>The article that is now presented bring to the debate the goals of the new National Education Plan (NEP), dealing with teacher training, examined in the light of two classics of medieval thought, John Salsbury (XII century) and Bonaventure of Bagnoregio (thirteenth century ). We do not wish, therefore, to emphasize that the writings of these two thinkers from the Middle Ages are able, by themselves, to make us understand the NEP and directly influence the routing to be given to education in the present time, as if the present could be understood from the from the assumptions of the past. Indeed, our first intention is to bring important lessons to understand better what it means to be a teacher with a view to an education of excellence. For that, we use the theoretical and methodological principles of Social History, which asserts that the man in time is the very object of history as science. <![CDATA[Intelectuais sergipanos e o pensamento escolanovista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300683&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a analisar o pensamento de alguns intelectuais sergipanos a respeito da Educação e compreender como se efetivou o processo de transformação das ideias da Pedagogia Moderna para o ideário da Escola Nova. Portanto, neste estudo problematizaremos a atuação dos professores, Helvécio de Andrade (1864-1940), Rocha Lima (1897-1969) e Nunes Mendonça (1923-1983) por meio de documentos e obras que tratam dos referidos personagens e que expressam o pensamento educacional dos mesmos. Primeiramente, abordamos a respeito da difusão da Escola Nova no contexto educacional brasileiro, quando integrantes da República buscavam meios para moralizar a educação brasileira. Em seguida, analisamos o pensamento dos intelectuais sergipanos que, conforme percebemos, pautavam as suas ideias na proposta escolanovista. E, por fim, apreendemos que o pensamento educacional sergipano, através de seus intelectuais, apropriou-se da tendência nacional da época.<hr/>This article aims to analyze the thoughts of some intellectuals from Sergipe about Education and understand how to make the process of transformation of the ideas of Modern Pedagogy for the ideals of the New School. Therefore, in this study we will also analyze the activities of teachers, Helvécio de Andrade (1864-1940), Rocha Lima (1897- 1969) and Nunes Mendonca (1923-1983) through documents and works that deal with those characters and that express their educational thoughts. First, we are dealing with the respect for the dissemination of the New School in the Brazilian educational context, when members of the Republic were looking for ways to bring morality into the Brazilian education. Then, we analyzed the thoughts of intellectuals from Sergipe that, as we have seen, were more based their ideas on New School proposal. And, finally, we will learn that the educational thought in Sergipe will appropriate, through its intellectuals, the national tendency of that time. <![CDATA[A educação rural à luz da legislação brasileira: 1927 a 1971]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo aqui apresentado tem o objetivo de apontar e analisar elementos referentes à educação no meio rural brasileiro presentes na legislação de ensino no período compreendido entre 1927 e 1971. Para isso, discutimos aspectos presentes nas Constituições Brasileiras de 1934, 1937, 1946 e 1967, nas Leis Orgânicas dos Ensinos Primário, Normal e Agrícola e nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação: Leis 4.024/1961 e 5.692/1971. Analisamos ainda questões sociais e econômicas presentes no período em questão, por partilharmos da ideia de Saviani (1987) quando este autor afirma que não podemos explicar adequadamente fenômenos educacionais fora de seu contexto histórico. Neste sentido, além de fazermos um levantamento do referencial teórico em questão, apontamos pertinentes discussões estabelecidas na I Conferência Nacional de Educação realizada em Curitiba no ano de 1927.<hr/>The study here presented has the purpose to point and analyze the elements that refer to education on the Brazilian rural environment that are contemplated on the education legislation on the period between 1927 and 1971. In order to do so, here we discuss the different aspects that are present in the Brazilian constitutions of 1934, 1937, 1946 and 1967, in the Organic Laws of primary, regular and agricultural education and in the Law of Directives and Bases of National Education (Leis de Diretrizes e Bases da Educação): laws 4.024/1961 and 5.692/1971.Also, we analyze social and economic issues presents on the period under review, sharing the idea of Saviani (1987) when this author claims that it cannot explain educational events out of its historical context. Therefore, beyond coming up whit theoretical aspects, we point out important discussions established in the I National Conference on Education (I Conferência Nacional de Educação) held in Curitiba, PR, in the year of 1927. <![CDATA[A formação de professores em Portugal: lutas, valores e reivindicações na construção da profissão docente ao longo da 1ª República Portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto discutimos a construção da profissão docente, em Portugal, tomando como ponto de partida a formação de professores para o ensino primário, com particular incidência no período da 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demonstrar, por meio da Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, como a profissão de professor foi se construindo a partir de um conjunto de valores incorporados por influência do Estado; e, por outro lado, assumir a importância das causas, lutas e reivindicações do grupo, ainda em processo de formação, como mecanismo de socialização e consolidação da profissão de professor ao longo do arco temporal em análise. Para o efeito, ancoramos o trabalho na História da Educação e na Sociologia das Profissões estabelecendo um diálogo entre estes dois campos científicos. O corpus documental analisado divide-se entre documentação legal e institucional e a imprensa pedagógica produzida pelos alunos-mestres. A crítica histórica foi a abordagem metodológica escolhida uma vez que permite colocar em crise as próprias fontes e interpela-las de um modo válido.<hr/>In this paper, we discuss the construction of the teaching profession in Portugal. We take as a starting point the teacher training directed to the primary education, with particular emphasis in the period of the 1st Portuguese Republic (1910-1926). We intend to demonstrate, taking the School of Primary Cycle Teaching Qualification of the District of Castelo Branco. There, on the one hand, the teaching profession has been constructed from a set of values embodied by central state influence; on the other hand, the importance of the fighting for causes and claims of this group, while in process of formation identity, has a socialization mechanism for the consolidation of the profession within the time span in question. We anchor the work in the History of Education and Sociology of Occupations establishing a dialogue between these two scientific fields. The documentary corpus analyzed is divided between legal and institutional documentation and the pedagogical press produced by the students-teachers. The historical criticism was the methodological approach chosen, because it allows putting in crisis the very sources and challenges in a valid way.<hr/>En este texto discutimos la construcción de la profesión docente, en Portugal, tomando como punto de partida la formación de profesores para la educación primaria, con particular incidencia, en el periodo de la 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demostrar, a través de la Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, cómo la profesión de profesor se fue construyendo a partir de un conjunto de valores incorporados por influencia del Estado; y, por otro lado, asumir la importancia de las causas, luchas y reivindicaciones del grupo, aún en proceso de formación, como mecanismo de socialización y consolidación de la profesión de profesor a lo largo del arco temporal en análisis. Para tal efecto, anclamos el trabajo en la Historia de la Educación y en la Sociología de las Profesiones estableciendo un dialogo entre estos dos campos científicos. El corpus documental analizado se divide en documentación legal e institucional y la prensa pedagógica producida por los alumnos de máster. La crítica histórica fue el abordaje metodológico escogido ya que permite colocar en crisis las propias fuentes e interpelarlas de un modo válido. <![CDATA[Estratégias católicas de formação de professores e circulação de modelos culturais e pedagógicos no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300749&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das estratégias católicas de formação docente utilizadas no Brasil e em Portugal a partir da circulação de modelos culturais e pedagógicos que contribuiu para configurar os debates e as práticas educacionais nesses dois países. Dois periódicos foram considerados como fontes privilegiadas neste trabalho: O Boletim Catequético e o Boletim Escola Portuguesa. Ambos, destinados a professores, foram analisados considerando as estratégias de produção e práticas discursivas mobilizadas por esses periódicos com o objetivo de formar um perfil de professor que conjugava em si valores e comportamentos coerentes com os projetos educacionais do Estado e da Igreja. O aporte teórico metodológico se apoiou nas representações e nas práticas discursivas desses dois boletins, considerando a circulação de saberes pedagógicos que serviram para configurar saberes inerentes à formação e à profissão docente, a partir da ótica de Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011, 2012) e Pintassilgo, Mogarro &amp; Henriques (2010, 2012). A análise desses periódicos permitiu verificar que os projetos educacionais veiculados pelos católicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, se valeu de uma amálgama de várias fôrmas para instituir um projeto de educação eficaz em sintonia com os princípios dos regimes de cada país.<hr/>This article addresses Catholic strategies for teacher training used in Brazil and Portugal, based on the circulation of cultural and pedagogical models that have helped to configure educational debates and practices in these two countries. Two periodicals, both intended for teachers, were considered as main sources in this work: the (Brazilian) Catechetical Bulletin and the Portuguese School Bulletin. Both periodicals were analyzed with a focus on the production strategies and discursive practices they mobilized to create a profile of the teaching profession or role that unites values and behavior in a way consistent with the educational projects of the Church and State. The methodology is supported theoretically on the basis of the representations and discursive practices of these two bulletins, in terms of the circulation and configuration of pedagogical knowledge inherent to teacher training and the teaching profession, from the perspectives of Nóvoa (1987), Mogarro (2001), Pintassilgo (2011; 2012), and Pintassilgo, Mogarro, and Henriques (2010; 2012). The analysis of the periodicals showed that educational projects disseminated by Catholics and Catholic organizations, in both Brazil and in Portugal, use an amalgamation of different forms to institute an effective educational project in line with the principles of the systems in each country.<hr/>En este texto discutimos la construcción de la profesión docente, en Portugal, tomando como punto de partida la formación de profesores para la educación primaria, con particular incidencia, en el periodo de la 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demostrar, a través de la Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, cómo la profesión de profesor se fue construyendo a partir de un conjunto de valores incorporados por influencia del Estado; y, por otro lado, asumir la importancia de las causas, luchas y reivindicaciones del grupo, aún en proceso de formación, como mecanismo de socialización y consolidación de la profesión de profesor a lo largo del arco temporal en análisis. Para tal efecto, anclamos el trabajo en la Historia de la Educación y en la Sociología de las Profesiones estableciendo un dialogo entre estos dos campos científicos. El corpus documental analizado se divide en documentación legal e institucional y la prensa pedagógica producida por los alumnos de máster. La crítica histórica fue el abordaje metodológico escogido ya que permite colocar en crisis las propias fuentes e interpelarlas de un modo válido. <![CDATA[Exploração do imaginário dos professores das escolas: apontamentos metodológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300773&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article présente les fondements épistémologiques et méthodologiques d'une recherche en sciences de l'éducation, dont le but est l'exploration de l'imaginaire de professeurs des écoles dans un contexte d'apprenance. La démarche, qui se veut compréhensive, soulève des questions d'objectivié/subjectivité pour satisfaire aux exigences de scientificité dont son caractère qualitatif ne l'exempte pas. C'est dans une réflexion sur le langage, envisagé comme compromis entre structuralisme et herméneutique, que le chercheur trouvera ses outils d'investigation et d'analyse: entretien semi-directif sur la formation initiale et continue, Archétype-Test à 9 éléments de Yves Durand (2005), réalisé à la suite des Structures Anthropologiques de l'Imaginaire de Durand, G. (1992). Nous verrons comment l'analyse du symbolism des termes de l'entretien, combiné...<hr/>Este artigo apresenta os fundamentos epistemológicos e metodológicos de uma pesquisa em ciências da educação, cujo objetivo é a exploração do imaginário de professores das escolas em um contexto de aprendizagem. O desenvolvimento, que se pretende compreensivo, destaca as questões de objetividade/subjetividade para satisfazer as exigências de cientificidade que não excluem seu caráter qualitativo. No quadro de uma reflexão sobre a linguagem, considerada como compromisso entre o estruturalismo e a hermenêutica, o pesquisador encontrará seus instrumentos de investigação e de análise : entrevista semi--diretiva sobre a formação inicial e continuada, Arquétipo-teste construído de 9 elementos de Yves Durand (2005), realizada após as Estruturas Antropológicas do Imaginário, de G. Durand (1992). Veremos como a análise do simbolismo dos termos de entrevista, combinada ao micro-universo definido pelo AT.9, permite definir cada sujeito como um heroi, personagem principal de uma história mítica, aquela da aprendizagem esboçada em uma outra etapa da pesquisa.<hr/>This paper presents the epistemological and methodological foundations of a research in education sciences, aimed at the exploration of the imaginary of the schools teachers in a learning context. The development, which intends to be comprehensive, highlights the issues of objectivity/subjectivity to meet the scientific requirements which does not exclude its qualitative character. On a reflection about language, considered as a compromise between the structuralism and hermeneutics, the researcher finds his research and analysis instrument: semi-directive interview on initial and continuing training, Archetype test constructed on 9 elements of Durand, Yves (2005), performed after the anthropological structures of imaginary of Durand, G. (1992). We will see how the analysis of the symbolism of the terms of appointment, combined to micro-universe defined by AT.9, allows us to define each person as a hero, main character of a mythical story, that one of learning outlined in another stage of the research.<hr/>En este texto discutimos la construcción de la profesión docente, en Portugal, tomando como punto de partida la formación de profesores para la educación primaria, con particular incidencia, en el periodo de la 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demostrar, a través de la Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, cómo la profesión de profesor se fue construyendo a partir de un conjunto de valores incorporados por influencia del Estado; y, por otro lado, asumir la importancia de las causas, luchas y reivindicaciones del grupo, aún en proceso de formación, como mecanismo de socialización y consolidación de la profesión de profesor a lo largo del arco temporal en análisis. Para tal efecto, anclamos el trabajo en la Historia de la Educación y en la Sociología de las Profesiones estableciendo un dialogo entre estos dos campos científicos. El corpus documental analizado se divide en documentación legal e institucional y la prensa pedagógica producida por los alumnos de máster. La crítica histórica fue el abordaje metodológico escogido ya que permite colocar en crisis las propias fuentes e interpelarlas de un modo válido. <![CDATA["Quem construiu a Tebas de sete portas?" Artífices da cidadania, sujeitos da própria história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2015000300811&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cet article présente les fondements épistémologiques et méthodologiques d'une recherche en sciences de l'éducation, dont le but est l'exploration de l'imaginaire de professeurs des écoles dans un contexte d'apprenance. La démarche, qui se veut compréhensive, soulève des questions d'objectivié/subjectivité pour satisfaire aux exigences de scientificité dont son caractère qualitatif ne l'exempte pas. C'est dans une réflexion sur le langage, envisagé comme compromis entre structuralisme et herméneutique, que le chercheur trouvera ses outils d'investigation et d'analyse: entretien semi-directif sur la formation initiale et continue, Archétype-Test à 9 éléments de Yves Durand (2005), réalisé à la suite des Structures Anthropologiques de l'Imaginaire de Durand, G. (1992). Nous verrons comment l'analyse du symbolism des termes de l'entretien, combiné...<hr/>Este artigo apresenta os fundamentos epistemológicos e metodológicos de uma pesquisa em ciências da educação, cujo objetivo é a exploração do imaginário de professores das escolas em um contexto de aprendizagem. O desenvolvimento, que se pretende compreensivo, destaca as questões de objetividade/subjetividade para satisfazer as exigências de cientificidade que não excluem seu caráter qualitativo. No quadro de uma reflexão sobre a linguagem, considerada como compromisso entre o estruturalismo e a hermenêutica, o pesquisador encontrará seus instrumentos de investigação e de análise : entrevista semi--diretiva sobre a formação inicial e continuada, Arquétipo-teste construído de 9 elementos de Yves Durand (2005), realizada após as Estruturas Antropológicas do Imaginário, de G. Durand (1992). Veremos como a análise do simbolismo dos termos de entrevista, combinada ao micro-universo definido pelo AT.9, permite definir cada sujeito como um heroi, personagem principal de uma história mítica, aquela da aprendizagem esboçada em uma outra etapa da pesquisa.<hr/>This paper presents the epistemological and methodological foundations of a research in education sciences, aimed at the exploration of the imaginary of the schools teachers in a learning context. The development, which intends to be comprehensive, highlights the issues of objectivity/subjectivity to meet the scientific requirements which does not exclude its qualitative character. On a reflection about language, considered as a compromise between the structuralism and hermeneutics, the researcher finds his research and analysis instrument: semi-directive interview on initial and continuing training, Archetype test constructed on 9 elements of Durand, Yves (2005), performed after the anthropological structures of imaginary of Durand, G. (1992). We will see how the analysis of the symbolism of the terms of appointment, combined to micro-universe defined by AT.9, allows us to define each person as a hero, main character of a mythical story, that one of learning outlined in another stage of the research.<hr/>En este texto discutimos la construcción de la profesión docente, en Portugal, tomando como punto de partida la formación de profesores para la educación primaria, con particular incidencia, en el periodo de la 1ª República Portuguesa (1910-1926). Procuramos demostrar, a través de la Escola Distrital de Habilitação do Magistério Primário de Castelo Branco, cómo la profesión de profesor se fue construyendo a partir de un conjunto de valores incorporados por influencia del Estado; y, por otro lado, asumir la importancia de las causas, luchas y reivindicaciones del grupo, aún en proceso de formación, como mecanismo de socialización y consolidación de la profesión de profesor a lo largo del arco temporal en análisis. Para tal efecto, anclamos el trabajo en la Historia de la Educación y en la Sociología de las Profesiones estableciendo un dialogo entre estos dos campos científicos. El corpus documental analizado se divide en documentación legal e institucional y la prensa pedagógica producida por los alumnos de máster. La crítica histórica fue el abordaje metodológico escogido ya que permite colocar en crisis las propias fuentes e interpelarlas de un modo válido.