Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20160001&lang=pt vol. 16 num. 47 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê educação e justiça social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Competirá à escola gerar justiça social? teses para discussão de uma relação paradoxal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo pretende-se discutir a dimensão teleológica da escola, ponderando em que medida cabe ou não a ela promover maior justiça social ou contribuir para a minimização das desigualdades socioeconômicas. Para isso serão discutidas as teses da massificação ou democratização do acesso à educação e da revalorização de competências funcionais de integração no mercado de trabalho. A tese defendida é de que não cabe à escola o ônus da efetivação de um mundo mais justo como ideal político e moral, mas cabe-lhe assegurar a capacitação dos cidadãos para, pela sua ação, constituírem-se como sujeitos críticos e promotores de mudança.<hr/>This article intends to discuss the teleological orientation of the school, considering how far it should or not be a promoter of greater social justice or to contribute to the minimization of socio-economic departure inequalities. To this end it will be discussed the theses of the mass access and democratization of education and the upgrading process of valorization of functional integration skills in the labor market. The argument put forward is that it is not up to school the burden of the realization of a more just world as a political and moral ideal, but it is up to education to ensure the capacitation of citizens that, by their action, may constitute as critical subjects and change promoters.<hr/>Este artículo se propone analizar la orientación teleológica de la escuela teniendo en cuenta hasta qué punto se ajusta o no a promover una mayor justicia social o contribuye a la minimización de las desigualdades socio-económicas de origen. Para ello analizará las tesis de la masificación y democratización del acceso a la educación y la re-valorización de las habilidades para la integración funcional en el mercado laboral. El argumento presentado es que no depende de la escuela la carga de la realización de un mundo más justo como un ideal político y moral, pero depende de ella asegurar la capacitación de los ciudadanos que, por su acción, se constituyen como sujetos críticos y promotores de cambio. <![CDATA[Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de educação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadramento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resultantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.<hr/>The author begins by characterizing social justice in today's times, inserting it into an abnormal framework, bearing in mind not only the plural theoretical dimension but also the normative plane. Next, and after to present three educational models: the human capital, human rights and social justice, the author holds up a particular way in the latter, emphasizing some of its possibilities and implications in terms of educational quality. However, despite the relevance of this framework, this work suggests other ways of seeing justice and educational quality at school, due to other rationalities that underlie the school reality and that will require greater attention to how a just and quality school can be built.<hr/>El autor empieza mediante la caracterización de la justicia social en los tiempos de hoy, enmarcándola en un registro de anormalidad, teniendo en cuenta no sólo su dimensión teórica plural, sino también el plano de la normatividad. A continuación, después de presentar tres modelos educativos: el capital humano, los derechos humanos y la justicia social, el autor sostiene es particularmente así en el último, destacando algunas de sus possibilidades e implicaciones en términos de calidad educativa. Sin embargo, a pesar de la relevancia de este marco, este trabajo sugiere otras formas de ver la justicia y la calidad de la escuela como resultado de otras racionalidades que subyacen a la realidad escolar y que habrá que prestar más atención a cómo una escuela justa y de calidad puede ser construida en el mundo de hoy. <![CDATA[Educação para a justiça social, agentes insurgentes e a crise do instituído]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo analisar uma problemática típica da contemporaneidade, envolvendo o universo social e, explicitamente, o escolar. Trata-se de uma tensão entre a expressão do mundo da vida, expressa pela insurgência e transgressão, e o instituído (o conjunto de regras, normas e valores). Argumenta-se que esta tensão se explica pelo distanciamento entre a epistemologia do instituído, a qual não contempla o mundo da vida, e, portanto, não atribui racionalidade à expressão da insurgência e da transgressão. Esta tensão pode se encontrar justamente no descompasso entre a expressão do ser, da emoção, do desejo, do querer, do sonho e a epistemologia do instituído. Isto é, a epistemologia do instituído continua assentado na razão moderna, a qual distancia-se do mundo da vida considerando apenas racional a obediência às regras e normas instituídas e a capacidade de evolução. Entende-se que uma educação comprometida com a justiça social não comporta desvincular da sua institucionalidade a expressão da vida no mundo real.<hr/>This text aims to analyze a typical contemporary problem, involving the social universe and explicitly, the school. There is a tension between the expression of the world of life, expressed by the insurgency and transgression, and the established (the set of rules, norms and values). It is argued that this tension is explained by the gap between the epistemology of the established, which does not include the world of life, and therefore does not attribute rationality to the expression of the insurgency and transgression. This tension can be found in the gap between the expression of the self, emotion, desire, dream and epistemology of the established. Namely, the established epistemology continues anchored in the modern reason, which distances itself from the world of life considering only rational the obedience of the established rules and standards and the ability to evolve. It is understood that an education committed to social justice does not admit the detachment of its institutional side the expression of life in the real world.<hr/>Este texto tiene como objetivo analizar un problema típico de la contemporaneidad, envolvendo el universo social y, de forma explícita, el escolar. Hay una tensión entre la expresión del mundo de la vida, expresada por la insurgencia y la transgresión, y el establecido (el conjunto de reglas, normas y valores). Se argumenta que esta tensión se explica por la diferencia entre la epistemología de lo establecido, que no incluye el mundo de la vida, y por lo tanto no da a la racionalidad la expresión de la insurgencia y de la transgresión. Esta tensión puede encontrarse en la diferencia entre la expresión de uno mismo, de la emoción, el deseo, la necesidad, el sueño y la epistemología del establecido. Es decir, la epistemologia del establecido sigue apoyada en la razón moderna, que se distancia del mundo de la vida considerando sólo la obediencia racional a las reglas y normas establecidas y la capacidad de evolucionar. Se entiende que una educación comprometida con la justicia social no compuerta desvincular de su parte institucional la expresión de la vida en el mundo real. <![CDATA[O eLearning em estabelecimentos prisionais: possibilidades e limites para a inclusão digital e justiça social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mudanças decorrentes do progresso tecnológico, característico da globalização deram origem a uma "nova sociedade" baseada na informação e no conhecimento, que gera, inevitavelmente, novas desigualdades educativas, mais evidentes em grupos menos favorecidos e em situação de exclusão social, como é o caso das pessoas em situação de reclusão. Este fato justifica que, em contexto prisional, para além da garantia do direito à educação, seja preciso ter em atenção a qualidade da formação no que diz respeito ao desenvolvimento de competências-chave para a participação na sociedade digital e em rede. Este artigo aborda o processo de formação num estabelecimento prisional português, com recurso ao eLearning, analisando o contributo deste procedimento para a promoção da justiça social. Neste sentido, são apresentadas as vantagens e as limitações desta modalidade de aprendizagem a partir da percepção de formandas reclusas. Os dados foram recolhidos através de um questionário e de um focus group, e foram analisados através de análise de conteúdo. Como principais resultados apontam-se, ao nível de justiça social, o aumento da oportunidade de acesso e de participação em ambientes digitais. Como vantagens da formação, as participantes expressaram, ainda, o aumento da autoestima e o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Por outro lado, a desmotivação e a dificuldade de conciliação da formação com a rotina diária foram os principais obstáculos identificados.<hr/>The world is experiencing an accelerated transformation process caused by the expansion of world capitalism and technological progress, typical of globalisation. These transformations have led to a "new society" based on information and knowledge, which will inevitably generate new educational inequalities that are more evident in less favoured and socially excluded groups, as in the case of prisoners. This fact justifies that, in a prison context, in addition to ensuring the right to education, attention must be paid to the quality of education as regards the development of key skills for participating in a digital and networked society. This article addresses the training process in a Portuguese prison using eLearning, with a special focus on the drivers of digital inclusion, aiming for social justice. The paper also presents the advantages and limitations of this type of learning based on the understanding of female prison students. Data were collected through a questionnaire and a focus group, and were analysed through the content analysis technique. The main results include, in terms of social justice, more opportunities to access and participate in digital environments, conducive to inclusion. As for the advantages of training, the participants mentioned the increased self-esteem and the development of learning skills. On the other hand, the main obstacles identified were demotivation and the difficulty in balancing training with their daily routines.<hr/>Los cambios del mundo globalizado dieron origen a una "nueva sociedad" basada en la información y en el conocimiento, que genera, inevitablemente, nuevas desigualdades educativas que son más evidentes en grupos menos favorecidos y en situaciones de exclusión social, como es el caso de las personas en situación de reclusión. Este hecho justifica que, en contexto de privación de libertad, más allá de la garantía de derecho a la educación, sea preciso prestar atención a la calidad de la formación en lo que respecta al desarrollo de competencias claves para la participación en la sociedad digital y en la red. Este artículo aborda el proceso de formación en un establecimiento carcelario portugués recurriendo al eLearning, el análisis de la contribución de este a la justicia social. Se presentan además las ventajas y las limitaciones de esta modalidad de aprendizaje a partir de la precepción de formandas reclusas. Los datos fueron recogidos a través de cuestionario y de un focus group, y fueron analizados a través de análisis de contenido. Como principales resultados se apunta a nivel de la justicia social, el aumento de oportunidades de acceso y de participación en ambientes digitales. En cuanto a las ventajas de la formación, las participantes expresaron el aumento de la autoestima y el desarrollo de competencias de aprendizaje. Por otro lado, la desmotivación y la dificultad de conciliación de la formación con la rutina diaria fueron los principales obstáculos identificados. <![CDATA[Justiça escolar em um contexto de contradições: as representações de estudantes de licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as representações sociais de estudantes de licenciaturas sobre a efetividade da justiça social na escola de educação básica. O tema é complexo e estudado num contexto caracterizado pelas tensões entre a inclusão da diversidade por um lado e a exclusão, por outro lado, produzida na extrema valorização dos índices avaliativos, previstos nas políticas educacionais. A formação e o trabalho de professores necessariamente requerem análises sobre a temática, motivo pelo qual se buscou obter as representações de estudantes de cursos de licenciatura sobre justiça e justiça na escola. Aspectos esses que foram sendo delineados por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso da técnica Delphi. Dos dados sistematizados, emergiram as categorias que são analisadas com o aporte teórico das representações sociais, Dessa forma a justiça e a injustiça se tornam forças antagônicas e em contradição no corpo das políticas educacionais que podem inviabilizar a efetivação da justiça social na educação básica. Tais contradições são perceptíveis nas representações de professores em formação, indicando a necessidade de efetivação de estratégias de redistribuição e de reconhecimento nas políticas e práticas educativas.<hr/>This paper analyzes the social representations of undergraduate students on the effectiveness of social justice in the primary education school. The subject is complex and studied in a context characterized by tensions between the inclusion of diversity on the one hand and exclusion, on the other hand, produced in the extreme value of the evaluation indexes provided by educational policies. These aspects have been outlined through qualitative research using the Delphi technique. Of systematic data emerged the categories that are analyzed with the theoretical framework of social representations. Thus, justice and injustice become antagonistic forces and contradiction in the body of educational policies that may hinder the effectuation of social justice in basic education. Such contradictions are noticeable in training teachers' representations, indicating the need for effective distribution strategies and recognition in educational policies and practices.<hr/>Este artículo analiza las representaciones sociales de los estudiantes universitarios sobre la eficacia de la justicia social en el sistema de educación básica. El tema es complejo y estudiado en un contexto caracterizado por las tensiones entre la inclusión de la diversidad por un lado y la exclusión, por otro lado, producida en el valor extremo de los índices de evaluación previstos por las políticas educativas. Aspectos que han sido descritos mediante la investigación cualitativa utilizando la técnica Delphi. De datos sistemáticos surgieron las categorias que son analizadas con el marco teórico de las representaciones sociales. Así, la justicia y la injusticia se convierten en fuerzas antagónicas y contradicción en el cuerpo de las políticas educativas que pueden dificultar la realización de la justicia social en la educación básica. Tales contradicciones son evidentes en las representaciones de profesores en formación, lo que indica la necesidad de estrategias eficaces de distribución y del reconocimiento en las políticas y las prácticas educativas. <![CDATA[Manifestações de protesto nas ruas no Brasil a partir de Junho de 2013: novíssimos sujeitos em cena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as especificidades e novidades presentes nas manifestações públicas em ruas e praças no Brasil a partir de Junho de 2013, do ponto de vista dos sujeitos participantes, segundo suas práticas, ideologias, utopias motivadoras, repertórios das ações, espaços / tempos de ocorrência, e impactos na sociedade e no governo. No início, contextualiza-se historicamente as manifestações, busca-se explicitar categorias centrais na temática tais como, povo, massa e multidão, assim como aborda as diferentes denominações que os novíssimos sujeitos em cena obtiveram, dados pela mídia ou por analistas. As demandas, objetivos e estratégias dos manifestantes são analisados no contexto de protestos sociais que tem a indignação como núcleo articulador. Destacam-se as manifestações de Junho de 2013 e a de Março de 2015. A fonte dos dados advém de arquivos sistematizados via diferentes mídias, entrevistas e pesquisa de observação direta em algumas das manifestações. Nas conclusões destaca-se o fato das manifestações inaugurarem um ciclo de lutas sociais com significados novos; de construírem novas lógicas às ações coletivas em espaços públicos, organizadas pelo ativismo digital no ciberespaço; e de serem fontes de aprendizagens, ensinamentos e produção de novos saberes, especialmente entre os jovens.<hr/>This article examines the specificities and news in public demonstrations in streets and squares in Brazil from June 2013, from the point of view of the participants, according to its practices, ideologies, utopias, stock, repertoires motivating spaces/times of occurrence, and impact on society and the Government. At the beginning, contextualizes historically manifestations, clarify core categories such as themes, people, mass and crowd, as well as discusses the different denominations that the brand-new subject in the scene, the media or data obtained by analysts. The demands, objectives and strategies of the protesters are analyzed in the context of social protests that has the outrage as articulating core. Include demonstrations of June 2013 and March 2015. The source of the data comes from files sent via different media, interviews and direct observation in some of the demonstrations. The conclusions highlight the fact the demonstrations starting a cycle of social struggles with new meanings; building new logics to collective actions in public spaces, organized by digital activism in cyberspace; and they are sources of learning, teaching and production of new knowledge, especially among young people.<hr/>Este artículo analiza las especificidades e innovaciones presentes en las manifestaciones públicas en las calles y plazas en Brasil a partir de junio de 2013, desde el punto de vista de los sujetos participantes, de acuerdo con sus prácticas, ideologías, utopías que motivan, repertorios de acciones, espacios/ tiempos de ocurrencia y los efectos sobre la sociedad y el gobierno. En un primer momento, se contextualizan históricamente las manifestaciones, tratamos de explicar las categorías de temas centrales como las personas, la masa y público, así como se analizan las diferentes denominaciones que los novísimos sujetos en la escena obteneron, dados por los medios de comunicación o por los analistas. Las demandas, objetivos y estrategias de los manifestantes se analizan en el contexto de las protestas sociales que tienen la indignación como un núcleo de coordinación. Se destacan los acontecimientos de junio de 2013 y marzo de 2015. La fuente de los datos proviene de archivos sistematizados a través de diferentes medios de comunicación, entrevistas y la investigación de la observación directa en algunas de las manifestaciones. Las conclusiones ponen de relieve el hecho de que las manifestaciones inauguran un ciclo de luchas sociales con nuevos significados; para construir nuevas lógicas a acciones colectivas en espacios públicos, organizadas por el activismo digital en el ciberespacio; y siendo una fuente de aprendizaje, la enseñanza y la producción de nuevos conocimientos, especialmente entre los jóvenes. <![CDATA[O declínio da autoridade docente na escola contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo problematizar a questão da autoridade docente na escola atual tendo como campo de pesquisa 20 escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, sendo 9 escolas estaduais e 11 municipais. Um dos temas recorrentes relatados como um grande problema da educação na atualidade pelos profissionais da área foi a perda de autoridade na relação com o alunado. Tal fato também pode ser verificado quando consideramos a bibliografia sobre o tema. Os autores apontam que uma das principais questões da escola contemporânea, no que tange à relação professor-aluno, está relacionada com o declínio da autoridade docente. O artigo busca compreender no que consiste a autoridade, diferenciando-a do autoritarismo. Busca também problematizar as relações de autoridade na escola, bem como as bases que as constituem. O trabalho de campo foi realizado durante três anos de observação participante nas escolas escolhidas pela pesquisa, o que possibilitou o acompanhamento das rotinas institucionais de forma intensa.<hr/>This paper aims to discuss the issue of teaching authority in the current school having as research field 20 public schools of Curitiba and metropolitan region, being 9 state and 11 municipal schools. One of the recurring themes reported as a major problem of education nowadays by professionals was the loss of authority in the relationship with the students. Such fact can also be seen when we consider the literature on the subject. The authors point out that one of the main issues of contemporary school, regarding the teacher-student relationship is related to the decline of the teaching authority. The paper tries to understand what is the authority, differentiating it from the authoritarianism. It also seeks to question the authority relations at school as well as the foundations that constitute them. The fieldwork was conducted during three years of participant observation in schools chosen by the survey, which allowed monitoring of institutional routines intensely.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir la cuestión de la autoridad de los profesores en la escuela actual teniendo como campo de investigación 20 escuelas públicas en Curitiba y región metropolitana, 9 del estado y 11 escuelas municipales. Uno de los temas recorrentes reportados como un importante problema de la educación en la actualidad por los profesionales fue la pérdida de la autoridad en la relación con los estudiantes. Esto también puede verse cuando consideramos la literatura sobre el tema. Los autores señalan que uno de los principales problemas de la escuela contemporánea, con respecto a la relación profesor-alumno se relaciona con la disminución de la autoridad docente. El artículo trata de entender lo que es la autoridad, diferenciándola del autoritarismo. Asimismo, se pretende cuestionar las relaciones de autoridad en la escuela, así como las bases que las constituyen. El trabajo de campo se llevó a cabo durante tres años de observación participante en las escuelas elegidas por la pesquisa, lo que permitió el seguimiento de rutinas institucionales intensamente. <![CDATA[Um diário de notas rasgado em pedaços: indisciplina e condutas de risco na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a descrição e a análise de uma situação escolar relativa à indisciplina. O mesmo, para tanto, faz uma análise de caso mobilizando um referencial sociológico que procura apreender a indisciplina, não somente como forma de transgressão à norma, mas como um valor que traciona condutas de riscos da parte do alunado. O contrário da apatia e do ânimo morno, as condutas de risco colocam acento sobre experiências em que os indivíduos se mostram mais dispostos a lançar o seu próprio corpo a se colocarem enfim em risco, perigo - em nome de um processo identitário constituído contra a escola, ainda que permaneçam em meio a ela. Problematiza-se também a ideia de justiça social operada pela escola quando a indisciplina pertence ao seu meio.<hr/>This article presents the description and the analysis of a scholar situation regarding indiscipline. It analyzes a case study, mobilizing a sociological reference that tries to seize indiscipline not only as a norm transgression, but as a value that tractions risk behaviors on the student's part. Contrary to apathy and to the stale mood, the risky conducts accentuate experiences in which individuals seem to be more willing to hurl their own bodies - to put themselves finally at risk, in danger - in the name of an identity process formed against the school, even upon their permanence in it.<hr/>El artículo presenta una descripción y análisis de una situación escolar con respecto a la indisciplina. Lo mismo, por lo tanto, hace un análisis de caso utilizando de un marco sociológico que busca captar la disciplina, no sólo como una forma de transgresión de la regla, sino como un valor que desencadena los comportamientos de riesgo por parte de los estudiantes. Lo contrario de la apatía y del amor cálido, los comportamientos de riesgo ponen énfasis en las experiencias en las que las personas están más dispuestas a poner en marcha su propio cuerpo - a ponerse en riesgo, peligro - en nombre de un proceso de identificación consistente contra la escuela, aunque se mantienen en medio de ella. También se discute la idea de la justicia social operada por la escuela cuando la indisciplina pertenece a su medio. <![CDATA[Políticas públicas, estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A história humana nas transformações da sociedade contemporânea é marcada por descontinuidades apontadas através de inúmeras análises de estudiosos de cada tempo que tentam interpretar a realidade para apontar caminhos para a transformação. Sendo assim, as transformações hodiernas da contemporaneidade fazem surgir sem precedentes uma crise do modelo societário marcado por mudanças na experiência da vida humana. esse contexto, a questão é de como a educação poderá ter um papel decisivo enquanto política pública para novos processos de gestão escolar que estejam organicamente articuladas com a construção de novos processos sociais voltados para a humanização, a ética e a novos paradigmas quanto a convivência humana? Frente às aberturas proporcionadas pela própria LDB, podemos afirmar que a questão da gestão poderá ter modificações quantitativas e qualitativas e que a implementação destas modificações depende, em grande parte, do entendimento que os gestores têm de seu papel. Sabemos que as ações que podem e devem ocorrer no seio das instituições só terão repercussão se a escola, e seus agentes, modificarem o olhar para o seu papel quanto à formação do aluno e, por conseguinte, modificar a organização e estruturação das atividades curriculares em seu Projeto Pedagógico. Nosso objetivo é debater a gestão, procurando superar, por meio de uma outra cultura de formação do gestor, a falta de referencial teórico em aspectos fundamentais da sociedade, da civilização e da cultura. Podemos dizer ainda, que as perspectivas atuais estão mais abrangentes e englobam aspectos de totalidade na formação dos gestores.<hr/>Human history in the transformations of contemporary society is marked by discontinuities identified through numerous analyzes of scholars each time trying to interpret reality to point roadmap for transformation. Thus, the present-day transformations of contemporary make unprecedented rise to a crisis of the corporate model marked by changes in the experience of human life. this context, the question is how education can play a decisive role as a public policy for new school management processes that are organically articulated with the construction of new social processes aimed at the humanization, ethics and new paradigms as human coexistence? Front of the openings provided by the LDB, we can say that the issue of management may have quantitative and qualitative changes and the implementation of these changes depends in large part on the understanding that managers have their role. We know that the actions that can and should occur within the institutions only have impact if the school, and their agents, modify the look for his role as the student's education and, therefore, change the organization and structuring curricular activities Pedagógico.Nosso your goal is to discuss project management, seeking to overcome through another culture manager training, lack of theoretical framework in fundamental aspects of society, civilization and culture. We can say also that the current prospects are more comprehensive and encompass all aspects in the training of managers.<hr/>La historia humana en las transformaciones de la sociedad contemporánea está marcada por las discontinuidades identificados a través de numerosos análisis de los estudiosos cada vez tratando de interpretar la realidad al punto hoja de ruta para la transformación. Por lo tanto, las transformaciones actuales de la contemporánea hacen aumento sin precedentes a una crisis del modelo empresarial marcada por los cambios en la experiencia de la vida humana. este contexto, la pregunta es cómo la educación puede desempeñar un papel decisivo como una política pública para los nuevos procesos de gestión escolar que están orgánicamente articulado con la construcción de nuevos procesos sociales dirigidas a la humanización, la ética y los nuevos paradigmas como la convivencia humana ? Delante de las aberturas previstas por la LDB, podemos decir que el problema de la gestión puede tener cambios cuantitativos y cualitativos y la implementación de estos cambios depende en gran parte en el entendimiento de que los gerentes tienen su papel. Sabemos que las acciones que puede y debe ocurrir dentro de las instituciones sólo tienen impacto si la escuela y sus agentes, modifican la mirada por su papel de la educación del estudiante y, por lo tanto, cambiar la organización y estructuración de las actividades del plan de estudios Pedagógico.Nosso su objetivo es discutir la gestión de proyectos, buscando superar a través de otra formación en gestión de la cultura, la falta de un marco teórico en los aspectos fundamentales de la sociedad, la civilización y la cultura. Podemos decir también que las perspectivas actuales son más completos y abarcan todos los aspectos de la formación de directivos. <![CDATA[Pronatec como procedimento de in/exclusão da governamentalidade neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sua operacionalização em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O artigo objetiva problematizar a perspectiva de inclusão social e produtiva presentes no referido programa governamental para públicos ditos em "situação de vulnerabilidade e risco social". Os dados da oferta do programa demonstram a predominância de cursos de qualificação profissional e desvinculados da escolarização destinados a essa população. Com base nos dados, juntamente com o estudo da legislação e de autores(as) como Foucault (2008a) e Veiga-Neto e Lopes (2007, 2011), entre outros(as), e entrevistas com profissionais atuantes no programa, consideramos que a concepção de inclusão presente no Pronatec atualiza princípios de uma racionalidade neoliberal, caracterizando-se como procedimento de gestão da pobreza, de individualização dos problemas sociais, de negação do direito à educação para jovens e adultas(os) e de fortalecimento do mercado de formação.<hr/>This article shows a part of a research that intends to analyze the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) and its operationalization on a campus of the Federal Institute of Espirito Santo (IFES). The article intends to put in doubt the perspective of social and productive inclusion that appears in the aforesaid governmental program to the publics said to be "in a situation of vulnerability and social hazard". The informations of the program's offer shows the predominance of professional qualifications courses, unconnected of the escolarization, planned to this population. By that informations, with the legislation study and with authors like Foucault (2008a), Veiga-Neto and Lopes (2007, 2011) and others, as well as interviews with the program's active professionals, we take into account that the conception of inclusion that appears in Pronatec bring up to date the principles of a neoliberal rationality, configuring it as a poverty management procedure, of individualization of the social issues, of the denial of the right to education for youth and adults, strengthening the market formation.<hr/>Este artículo presenta parte de una investigación que objetivó analizar el Programa Nacional de Acceso a la Educación Técnica y Empleo (Pronatec) y su operalización en un campus del Instituto Federal de Espírito Santo (IFES). Se objetiva, con el artículo, problematizar la perspectiva del referido programa gubernamental para públicos descritos en "situación de vulnerabilidad y riesgo social". Los datos de la oferta del programa demuestran la predominância de cursos de cualificación profesional y desvinculados de la escolarización destinados a esa populación. Con base en los datos, junto con el estudio de la legislación y de los autores/as como Foucault (2008a) y Veiga-Neto y Lopes (2007, 2011), entre otros/as, y entrevistas con profesionales actuantes en el programa, se considera que la concepción de inclusión presente en el Pronatec actualiza principios de una racionalidad neoliberal, caracterizándose como procedimiento de gestión de la pobreza, de individualización de los problemas sociales, de negación del derecho a la educación para jóvenes y adultas/os y de fortalecimiento del mercado de formación. <![CDATA[Condições de avaliação e internacionalidade da pesquisa em ciências sociais hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sua operacionalização em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O artigo objetiva problematizar a perspectiva de inclusão social e produtiva presentes no referido programa governamental para públicos ditos em "situação de vulnerabilidade e risco social". Os dados da oferta do programa demonstram a predominância de cursos de qualificação profissional e desvinculados da escolarização destinados a essa população. Com base nos dados, juntamente com o estudo da legislação e de autores(as) como Foucault (2008a) e Veiga-Neto e Lopes (2007, 2011), entre outros(as), e entrevistas com profissionais atuantes no programa, consideramos que a concepção de inclusão presente no Pronatec atualiza princípios de uma racionalidade neoliberal, caracterizando-se como procedimento de gestão da pobreza, de individualização dos problemas sociais, de negação do direito à educação para jovens e adultas(os) e de fortalecimento do mercado de formação.<hr/>This article shows a part of a research that intends to analyze the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) and its operationalization on a campus of the Federal Institute of Espirito Santo (IFES). The article intends to put in doubt the perspective of social and productive inclusion that appears in the aforesaid governmental program to the publics said to be "in a situation of vulnerability and social hazard". The informations of the program's offer shows the predominance of professional qualifications courses, unconnected of the escolarization, planned to this population. By that informations, with the legislation study and with authors like Foucault (2008a), Veiga-Neto and Lopes (2007, 2011) and others, as well as interviews with the program's active professionals, we take into account that the conception of inclusion that appears in Pronatec bring up to date the principles of a neoliberal rationality, configuring it as a poverty management procedure, of individualization of the social issues, of the denial of the right to education for youth and adults, strengthening the market formation.<hr/>Este artículo presenta parte de una investigación que objetivó analizar el Programa Nacional de Acceso a la Educación Técnica y Empleo (Pronatec) y su operalización en un campus del Instituto Federal de Espírito Santo (IFES). Se objetiva, con el artículo, problematizar la perspectiva del referido programa gubernamental para públicos descritos en "situación de vulnerabilidad y riesgo social". Los datos de la oferta del programa demuestran la predominância de cursos de cualificación profesional y desvinculados de la escolarización destinados a esa populación. Con base en los datos, junto con el estudio de la legislación y de los autores/as como Foucault (2008a) y Veiga-Neto y Lopes (2007, 2011), entre otros/as, y entrevistas con profesionales actuantes en el programa, se considera que la concepción de inclusión presente en el Pronatec actualiza principios de una racionalidad neoliberal, caracterizándose como procedimiento de gestión de la pobreza, de individualización de los problemas sociales, de negación del derecho a la educación para jóvenes y adultas/os y de fortalecimiento del mercado de formación.