Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20160003&lang=pt vol. 16 num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300521&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Women and men representation in the French arithmetic guides of XIX century: A quantitative Approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300527&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé Cet article présente la place et les représentations des femmes et des hommes dans des manuels d'arithmétique du 19e siècle en France. Ces manuels sont tous destinés à l'école primaire à un moment où celle-ci est en train de se mettre en place. Les résultats montrent une surreprésentation très importante des hommes par rapport aux femmes. Les unes et les autres sont présentés dans des activités stéréotypées : les femmes plus dans la famille, et les hommes plus au travail.<hr/>Abstract This paper shows men and women rates and representations in arithmetic textbooks in France during the 19th century. Textbooks were written for teachers and pupils of primary schools. At this time, the primary was building. Results exhibit overrepresented men comparing women. Women are showed in stereotypical activities: rather women in family and men working. <![CDATA[O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300553&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo São trazidos neste artigo resultados preliminares de pesquisa sobre o livro didático de matemática no Brasil, após a criação do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD que teve início na década de 1980 e tem sido importante na orientação de ações de seleção, produção, distribuição e avaliação do livro didático no Brasil. Procuramos saber no universo dessa produção se as abordagens contemplavam a ideia de cultura escolar. Os dados apontaram para a produção de dois trabalhos sobre o livro didático de matemática contendo esse enfoque. Além disso, os estudos acham-se de modo geral situados no campo da História e da História da Educação, estando neste último situados os estudos referentes ao livro didático de matemática.<hr/>Abstract Are brought in this article preliminary results of research on the textbook of mathematics in Brazil, after the creation of the National Textbook Plan - PNLD which began in the 1980s and has been instrumental in guiding the selection of actions, production, distribution and evaluation of textbooks in Brazil. We seek to know the universe of this production is the approaches contemplating the idea of school culture. The data pointed to the production of two papers on the mathematics textbook containing this approach. In addition, studies find is generally located in the field of History and History of Education, with the latter located the studies related to teaching math book. <![CDATA[Aritmética Intuitiva: das Primeiras lições de coisas à legislação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300567&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos primeiros anos de República, o método intuitivo se fez presente nos discursos pedagógicos como carro-chefe para a renovação pedagógica que se almejava. Considerando que o manual Primeiras Lições de Coisas, produzido pelo americano N. Calkins e traduzido por Rui Barbosa, é um reconhecido material pedagógico que documenta como o ensino intuitivo deveria ser aplicado pelos professores, este estudo se propõe à análise dos saberes elementares aritméticos presentes no referido manual a fim de verificar se houve a apropriação do mesmo pela legislação educacional paranaense nas primeiras décadas do século XX. As análises revelam que a adoção do método intuitivo e do manual Primeiras Lições de Coisas pela legislação educacional paranaense estava atrelada à criação dos Grupos Escolares no Estado do Paraná e, consequentemente, às novas finalidades dadas à escola primária. <hr/>Abstract IIn the early years of the Republic, the intuitive method was present in the pedagogical discourse as flagship for pedagogical renewal that craved. Whereas the manual Primary Object Lessons, produced by the American N. Calkins and translated by Rui Barbosa, is a recognized educational materials documenting how the intuitive teaching should be applied by teachers, this study aims to analyze the content of the arithmetical elementary present in the manual to see if there was ownership of it by the Paraná educational legislation in the first decades of the twentieth century. The analyzes reveal that the adoption of the intuitive method and the manual Primary Object Lessons by paranaense educational legislation was linked to the creation of the School Groups in Paraná and consequently, to new purposes given to primary school. <![CDATA["Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas": discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300589&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema "Conquistas da Matemática", apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.<hr/>Abstract The text analyzes articles published in the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul, which broach the subject Mathematics Campaign, a contribution of the Primary School Department of the Rio de Janeiro General Secretary of Education and Culture. The Campaign exposed propositions to the primary school, including activities that aim the improvement of children's learning. In particular, there are three articles, published in 1961, related to the subject "Mathematics Achievements", which introduce proposals to the first four years of the primary school, in which is possible to identify a direct association between the mathematics and the spatial technology development. The proposals highlight the learning of the mathematics as an indispensable element to the new scientific achievements and put into discussion the concept of daily life that, in the Campaign,assume a larger dimension than the one related to the child daily life, but pretty present in the cultural context of the period.<hr/>Resumen El texto analiza artículos publicados por la Revista do Ensino del Río Grande del Sur, que abordan la Campaña de Matemática, contribución del Departamento de Educación Primaria de la Secretaria de Educación y Cultura del estado del Río de Janeiro. La Campaña presentó propuestas para la enseñanza primaria, con actividades que buscaban mejorar el nivel de aprendizaje de los niños. En particular, son analizados tres artículos, publicados en el año de 1961, relacionados al tema "Conquistas de la Matemática", que presentan propuestas para las cuatro series de la primaria, en las cuales se identifica una asociación directa entre la matemática y el desarrollo tecnológico espacial. Las propuestas destacan el aprendizaje de la matemática como factor indispensable a las nuevas conquistas científicas y discuten el concepto de cotidiano que, en la Campaña, asume una dimensión más amplia de que aquella relacionada a la vida práctica del niño, pero bastante presente en el contexto cultural de la época. <![CDATA[Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300611&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O movimento da Escola Nova no Brasil adquire notoriedade em meados de 1920, já no estado de Santa Catarina as modificações no currículo da escola primária só foram instituídas oficialmente na década de 1940. Nesse contexto, o objetivo deste artigo recai sobre a seguinte questão: quais propostas para o ensino de aritmética podem ser lidas nos documentos oficiais da década de 1940? O ferramental teórico-metodológico nas análises empreendidas no artigo são proveniente da História Cultural. Verificamos que o programa de 1946 apresentou uma série de inovações de caráter estrutural e didático-pedagógico, visando instituir um currículo que possibilitasse o contato das crianças com os conhecimentos úteis à vida prática e social. <hr/>Abstract The New School movement in Brazil acquires notoriety around 1920, despite the fact that in Santa Catarina State the modifications in elementary school's teaching methods were only implemented officially in the decade of 1940. In this context, this article aims to the matter: which proposals to arithmetic's teaching can be read on official documents in the decade of 1940? The theoretical-methodological tooling applied in the article's analysis is prevenient from Cultural History. We found that the 1946 program presented many innovations related to the structural and didactic-pedagogic fields, seeking to institute a Curriculum that could make feasible to children to experience knowledge useful to the practical and social life. <![CDATA[Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300629&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico- metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.<hr/>Abstract In this article we characterize a survey whose main purpose was to describe different aspects of the elementary mathematical trajectories relating to legislation, to educational programs and teaching materials used in Natal Normal School between 1908 and 1970. To achieve the objectives we rely on theoretical and methodological foundations of cultural history, according to which the story is the action of reporting standards of the particular time culture. In our study specifically addressed the school culture, to reveal aspects of the trajectories of Arithmetic, Geometry and Design in the formation of primary teachers in this school. The inquiries of the research sources allowed the organization of a historical narrative based on three areas: legislation, education programs and teaching materials. We note that the connections between these sectors were key so we could understand the emergence of pedagogical practices to be used later in the training of teachers in the early years, from the second half of the 1960s, when a new school Teacher Training was established, in Natal.<hr/>Resumen En este artículo caracterizamos un estudio cuyo objetivo principal era para describir los diferentes aspectos de las trayectorias matemáticas elementales relativas a la legislación, a los programas educativos y materiales didácticos utilizados en la Escuela Normal de Natal entre 1908 y 1970. Para lograr nuestros objetivos nos basamos en fundamentos teóricos y metodológicos de la historia cultural, según la cual la historia es reportar los patrones de determinada cultura en el tiempo. En nuestro estudio se centró específicamente en la cultura de la escuela, para revelar aspectos de las trayectorias de la aritmética, la geometría y el dibujo en la formación de maestros de primaria en esta escuela. Las indagaciones de las fuentes de la investigación permitió la organización de una narrativa histórica basada en tres áreas: la legislación, los programas educativos y los materiales didácticos. Observamos que las conexiones entre estos sectores fueron clave para que pudiéramos entender el surgimiento de prácticas pedagógicas que se utilizará más adelante en la formación de los maestros en los primeros años, a partir de la segunda mitad de la década de 1960, cuando se estableció una nueva escuela de Formación del Profesorado en la Natal. <![CDATA["Psiu, estou jogando!!": o jogo no ensino da Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300657&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem o objetivo de apontar como os jogos de regras podem constituir- -se em um recurso metodológico na organização do ensino da matemática e na formação do pensamento teórico dos escolares. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada em 2011, na Universidade Estadual de Maringá. Trabalhamos com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Maringá, que apresentavam rendimento escolar abaixo da média 6,0 em matemática e encaminhados ao Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, pela escola por terem dificuldades de aprendizagem. A partir do jogo Kalah e estudos da Psicologia Histórico-Cultural, buscamos descrever o movimento de aprendizagem feito pelos alunos nas situações de jogo, no intuito de reconhecer que o aprender implica em dialeticidade e interação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da concepção de jogo como atividade humana e social, nossa contribuição é no sentido de que esse seja visto como recurso metodológico na organização do ensino de matemática capaz de possibilitar a formação do pensamento teórico. Para tanto se exige um novo olhar do professor para o lúdico, com vistas a alcançar a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico.<hr/>Abstract Current article shows how rule games may be a methodological resource in the organization of the teaching of Mathematics and in the formation of student´s theoretical thought. The essay is a section of a doctoral research undertaken in 2011 at the State University of Maringá, Brazil. We worked with 5th and 6th year students of government-run Elementary Schools in Maringá, who had lower than 6.0 scores in Mathematics and who were forwarded to the Interdisciplinary Program for Research and Support to the Exceptional Student by the school, due to their learning difficulties. Foregrounded on the Kalah, and on Historical and Cultural Psychology studies, we described the learning activities by students while playing to acknowledge that learning implies dialecticity and interaction between the subject and knowledge. Taking games as human and social activities, they may be seen as a methodological resource in the organization of the teaching of Math, making possible the formation of theoretical thought. A new vision on the ludic aspect by the teacher is required, so that learning and psychic development could be achieved.<hr/>Resumen El presente artículo tiene el objetivo de apuntar como los juegos de reglas pueden constituirse en un recurso metodológico en la organización de la enseñanza de las matemáticas y en la formación del pensamiento teórico de los escolares. Este artículo hace parte de una investigación de doctorado realizada en 2011, en la Universidad Estadual de Maringá. Trabajamos com alumnos de 5o y 6o año de la Enseñanza Primaria de escuelas públicas de Maringá, que presentaban rendimiento escolar inferior a la media 6,0 en matemáticas y encaminados al Programa Interdisciplinar de Investigación y Apoyo a la Excepcionalidad, por la escuela por tener dificultades de aprendizaje. A partir del juego Kalah y estudios de la Psicología Histórico-Cultural, se buscó describir el movimiento de aprendizaje realizado por los alumnos en las situaciones de juego en el intuito de reconocer que el aprender implica en dialéctica e interacción entre el sujeto y el conocimiento. Partiendo de la concepción de juego como actividad humana y social, nuestra contribución es en el sentido de que ese sea visto como recurso metodológico en la organización de la enseñanza de matemáticas capaz de posibilitar la formación del pensamiento teórico. Para tanto se exige una nueva mirada del profesor para el lúdico, con vistas a alcanzar el aprendizaje y el desarrollo psíquico. <![CDATA[A competição currículo científico no Peru e Portugal para PISA 2012]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300679&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El abordaje curricular aproxima a una explicación sobre las diferencias de resultados de la competencia científica de Perú y Portugal ante los resultados de PISA 2012. En tal propósito, se siguió un proceso de revisión y análisis del contenido de los componentes de la competencia científica declarada en los diseños curriculares de ambos países. Los resultados evidencian, en el caso de la capacidades, que Portugal prioriza ampliamente a la explicación científica; mientras que Perú a la identificación de las cuestiones científicas. Respecto al conocimiento, Portugal incide en los sistemas físicos y de la tierra y del espacio por sobre el realce de la tecnología en Perú; mientras que en las actitudes, varían ligeramente. Las diferencias de organización curricular, hacen apreciables las disparidades en los tiempos curriculares; dado que Portugal destina mayores periodos que Perú; que explicaría el interés por dicha competencia.<hr/>Resumo A análise de currículo aborda uma explicação sobre as diferenças de resultados de competência científica do Peru e Portugal com os resultados do PISA 2012. Para este efeito, temos seguido um processo de avaliação e análise do conteúdo dos componentes da literacia científica declaradas nos currículos dos dois países. Os resultados mostram, no caso dos recursos de que Portugal amplamente prioriza explicação científica; enquanto o Peru enfatiza identificação de questões científicas. Quanto ao conhecimento, Portugal afeta sistemas físicos e terra e espaço para o melhoramento da tecnologia no Peru; enquanto atitudes variar ligeiramente. As diferenças na organização curricular fazer disparidades significativas no tempo de currículo; Portugal destina a períodos superiores a Peru; Isso explicaria o interesse na competição. <hr/>Abstract The curricular analysis made in this study approaches an explanation about the scientific skills performance differences between Peru and Portugal showed in the PISA 2012 results. For this purpose, we have developed a review process and content analysis of scientific ability components stated in the curriculum of both countries. The results reveal, in the skills component, that Portugal widely focuses on scientific explanation, whilst Peru emphasizes the identification of scientific issues. About knowledge component, Portugal highlights the physic, earth and space systems contents, unlike the emphasis on technology topics in Peru. However, the attitude component slightly varies. Moreover, the curricular organization differences make visible curricular disparities on time distribution, since that Portugal allocates more time periods than Peru; which could explain the interest in the scientific skill. <![CDATA[Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto parte da premissa de que a proposta de um trabalho formativo acontece subsidiado por reflexões da prática pedagógica, movidas tanto a partir do domínio teórico do conhecimento e saberes acumulados sobre a educação, quanto da capacidade de saber mobilizá-los em situações concretas de articulação da linguagem num processo de relação interpessoal. O ato de refletir sobre a prática, pode ser compreendido como um movimento de articulação ativa e interativa da capacidade discursiva, por envolver atos de se rever, repensar, reorganizar e retomar o vivido ou experienciado, o que se mostra um trabalho constante de ir e vir de um processo de construção, reconstrução ou desconstrução de um diálogo interior. Nesta perspectiva, este trabalho assume por objetivo refletir sobre a linguagem como interação verbal e dialogicidade no processo de formação docente e compreender como a articulação desta linguagem pode contribuir na construção da identidade do professor. Para isso, propõe-se a realização de uma pesquisa bibliográfica, que discorrerá a respeito da linguagem na abordagem dialógica de Bakhtin, com a Teoria da Enunciação e na concepção teórica da dialogicidade de Paulo Freire, com a Pedagogia da Humanização. Neste sentido, o trabalho procurará compreender e sinalizar aproximações entre as duas proposições teóricas, bem como a articulação e caracterização no processo de formação de educadores.<hr/>Abstract This text is part of the premise that the proposal of a formative work happens subsidized by reflections of pedagogical practice, moved both from the theoretical domain of knowledge and knowledge accumulated about education, as the ability to know mobilize them in concrete situations of articulation of language in a process of interpersonal relationship. The act of reflecting on practice, can be understood as a movement of active and interactive joint discursive capacity, a stock surge to review, rethink, reorganize and resume lived or experienced, which shows a steady work to go and come from a process of construction, reconstruction or deconstruction of an interior dialogue. In this perspective, this work takes aim to reflect on language as verbal interaction and exchange in the process of teacher training and understand how the articulation of this language can contribute to the construction of the identity of the teacher. For this, it is proposed to carry out a literature search, which speaks about the language in the dialogical approach of Bakhtin, Enunciation Theory and theoretical Exchange design of Paulo Freire, with the Pedagogy of Humanization. In this sense, the work will seek to understand and flag approaches between the two theoretical propositions, as well as the joint and characterization in the teacher training process.<hr/>Resumen Este texto parte de la premisa de que la propuesta de un trabajo formativo acontece subsidiado por reflexiones de la práctica pedagógica, movidas tanto a partir del domínio teórico del conocimiento y saberes acumulados sobre la educación, cuanto de la capacidad de saber mobilizarlos en situaciones concretas de articulación de la lenguaje en el proceso de relación interpersonal. El acto de refleccionar sobre la práctica, puede ser comprendido como un movimiento de articulación activa e interactiva de la capacidad discursiva, en una osilación de acciones de se rever, repensar, reorganizar y retomar lo vivido, lo experimentado, lo que se muestra un trabajo constante de ir y de venir de un proceso de construción, reconstrución y desconstrución de un diálogo interior. En esta perspectiva, este trabajo asume por objectivo refleccionar sobre el lenguaje como interación verbal y dialogicidad en el proceso de la formación docente y comprender como la articulación de esta lenguaje puede contribuir en la construción de la identidad del profesor. Para eso, se propone la realización de una pesquisa bibliográfica, que discorrerá a respecto del lenguaje en la abordaje dialógica de Bakhtin, con la Teoria de la Enunciación y en la concepción teórica de la dialogicidade de Paulo Freire, con la Pedagogia Humanizadora. En este sentido, el trabajo procurará comprender y sinalizar aproximaciones entre las dos proposiciones teóricas, bien como la articulación y caracterización en el proceso de la formación de educadores. <![CDATA[Educação e Linguagem: novas percepções com base na pragmática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300727&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo tematiza a linguagem em suas vinculações com o campo educacional, pressupondo que as diferentes perspectivas que a linguagem adquiriu ao longo dos tempos podem ser articuladas com os também diferentes paradigmas de racionalidade e de educação. Busca, então, mostrar que as noções de educação vinculadas aos modelos da metafísica e da racionalidade moderna compreendem a linguagem fundamentalmente ao modo de um instrumento, enquanto que a noção de uma educação assentada numa racionalidade comunicativa se vale de uma concepção de linguagem entendida como processo de interação. Assumindo o pressuposto de que o homem é um ser que se constitui na e pela linguagem e que, por isso, é capaz de estabelecer formas próprias de interação com os outros e com o meio em que se encontra, o estudo busca uma melhor percepção do vínculo entre linguagem e educação mediante o estabelecimento de inferências e desdobramentos para os contextos de ensino e aprendizagem à luz dos estudos da pragmática.<hr/>Abstract This study addresses the language in its links to the educational field, assuming that the different views that language acquired over time can also be coordinated with different paradigms of rationality and education. It then seeks to show that the notions of education linked to models of metaphysics and modern rationality understand the language fundamentally the way of an instrument, while the notion of a seated education in a communicative rationality relies on a conception of language understood as a process interaction. Assuming the assumption that man is a being that is in and through language and, therefore, are able to establish their own forms of interaction with others and with the environment you are in, the study seeks a better perception of link between language and education through the establishment of inferences and deployments for teaching and learning contexts in the light of the pragmatic studies.<hr/>Resumen El presente estudio tematiza el lenguaje en sus vinculaciones con el campo educacional, presuponiendo que las distintas perspectivas que el lenguaje adquirió a lo largo de los tiempos pueden ser articuladas con los también distintos paradigmas de racionalidad y de educación. Objetiva, entonces, demostrar que las nociones de educación enlazadas a los modelos de la metafísica y de la racionalidad comprenden el lenguaje fundamentalmente al modo de un instrumento, mientras que la noción de una educación basada en una racionalidad comunicativa se vale de una concepción de lenguaje entendida como proceso de interacción. Asumiendo el presupuesto de que el hombre es un ser que se constituye en él y por el lenguaje y que, por ello, es capaz de establecer formas propias de interacción con los otros y con el medio en que se encuentra, el estudio busca una mejor percepción del vínculo entre lenguaje y educación por medio del establecimiento de inferencias y desdoblamientos para los contextos de enseñanza y aprendizaje a la luz de los estudios de la pragmática. <![CDATA[Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300745&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O sentido do saber escolar é um dos temas mais desafiadores na educação atual, tanto no ensino fundamental como no superior. O presente texto analisa tal problema e suas imbricações, tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Marcel Gauchet e sua crítica às incongruências de grande parte das análises em educação que não levam em consideração os fatores socioculturais que estão à base de muitos problemas que as instituições educadoras hoje apresentam. A proposta do texto é avaliar as teses do autor de que sem a conservação da tradição e sem a manutenção da autoridade é impossível educar. Para tanto, é preciso recolocar o problema da educação confrontando-o com o sentido que o saber assume na sociedade atual.<hr/>Abstract The sense of knowing is one of the most challenging issues in current education, in school as well as in higher education. This paper analyzes these problem and their overlaps, based on Marcel Gauchet's reflections and his criticism about the inconsistencies of most analyzes in education that does not take into account the socio-cultural factors that are the basis of many problems that institutions have today. The purpose of the text is to evaluate the author's thesis that says it is impossible to educate without the preservation of tradition and without maintaining the authority. Therefore, it is necessary to replace the education problem confronting it with the sense that knowledge takes in today's society. <hr/>Resumen El sentido del conocimiento escolar es una de las cuestiones más difíciles en la educación de hoy en día, tanto en la escuela primaria como la superior. En este trabajo se analiza este problema y sus imbricaciones con referencia a las posiciones asumidas por Marcel Gauchet y su crítica a las inconsistencias de la mayoría de los análisis de la educación que no tiene en cuenta los factores socio-culturales que son la base de muchos de los problemas que las instituciones y educadores presente en la actualidad. El texto propuesto es evaluar la tesis del autor que, sin la preservación de la tradición y sin la manutención de la autoridad es imposible educar. Por lo tanto, es necesario reemplazar el problema de la educación enfrentarse a él con el sentido que el conocimiento asume en la sociedad actual. <![CDATA[Escolarização, reconhecimento e justiça social: Três questões para a pesquisa em Sociologia da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000300769&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.<hr/>Abstract This article aims to analyze the relationship between schooling and social inequalities, seeking to discuss the dilemmas that make up the social justice in mediations between school practices and social processes. Diagnoses after theoretical study, the main elements of the constitutive institutional program of schooling, its limits and its decline, and ends with the identification of three open questions for research in Sociology of Education: the new contours of school form; social justice and the confrontation of the internal contradictions of school; cultural recognition and the ability of such institutions to respond to the questions of our time.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre la escolarización y las desigualdades sociales, tratando de discutir los dilemas que componen la justicia social en las mediaciones entre las prácticas escolares y los procesos sociales. Observa, después estudio bibliográfico, los principales elementos del programa institucional constitutivo de la escolarización, sus límites y su declive, y termina con la identificación de tres preguntas abiertas para la investigación en Sociología de la Educación, a saber: en los nuevos contornos de forma de la escuela; la justicia social y la confrontación de las contradicciones internas de la escuela; reconocimiento cultural y la capacidad de estas instituciones para responder a las preguntas de nuestro tiempo.