Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20160004&lang=pt vol. 16 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Profissionalização docente: relação entre a formação inicial e desenvolvimento profissional do professor da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A formação de professores para a educação infantil no limiar dos vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A necessidade de consolidar uma formação de professores condizente com as demandas do mundo contemporâneo tem mobilizado muitos pesquisadores e educadores a buscar uma aproximação entre a formação docente e a transformação da prática pedagógica. O limiar dos vinte anos de promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96), torna-se um momento importante para reavaliar as mudanças que essa lei proporcionou, bem como apontar os desafios impostos pelo contexto atual. O presente artigo pretende abordar a formação inicial de professores da educação infantil, cujas alterações, promovidas pela LDBEN/96, delinearam novas perspectivas para o curso de Pedagogia e nova identidade para as instituições que atendem a criança. Discute-se o processo formativo desenvolvido no curso de Pedagogia como primeiro passo na construção da profissionalidade docente para atuar com a primeira infância, a partir das especificidades dessa etapa educativa. Trata-se de um estudo exploratório, com o intuito de levantar informações a respeito da temática para posterior aprofundamento (SEVERINO, 2007), cuja análise toma como eixo epistemológico a teoria enquanto expressão da prática dos sujeitos no processo educativo (MARTINS, 2006). Este texto defende a necessária relação entre teoria e prática na formação de professores na área da formação inicial, tendo como base os estudos de Garcia (1999), Machado (2000), Cerisara (2002), Kishimoto (2004), Saviani (2009), Gatti e Barreto (2009), Gomes (2009), Sarmento (2013), entre outros. O estudo conclui que há especificidades no âmbito da prática educativa com as crianças que ainda precisam ser consideradas nas propostas de formação inicial de professores.<hr/>Abstract The need to consolidate teacher training in line with the demands of the contemporary world has mobilized many researchers and educators to seek for an approximation between teacher training and the transformation of pedagogical practice. The twenty-year threshold for the promulgation of the National Education Guidelines and Basis Law (LDBEN/96) is an important moment to reassess the changes provided by this law, as well as to highlight the challenges imposed by the current context. The present article intends to address the initial training of teachers of early childhood education, whose changes, promoted by LDBEN/96, and outlined new perspectives for the Pedagogy course and new identity for the Institutions that serve the child. It was discussed the formative process developed in the Pedagogy course as a first step in the construction of the teacher's professionality to act with the first childhood, based on the specifics of this educational stage. This is an exploratory study, with the purpose of gathering information about the subject for further study (SEVERINO, 2007), whose analysis takes as its epistemological axis the theory as an expression of the subjects' practice in the educational process (MARTINS, 2006). This paper argues for the necessary relationship between theory and practice in teacher training in initial training, based on studies by Garcia (1999), Machado (2000), Cerisara (2002), Kishimoto (2004), Saviani, Gatti and Barreto (2009), Gomes (2009), Sarmento (2013), among others. The study concludes that there are specificities within the scope of the educational practice with the children that still need to be considered in the initial teacher training proposals. <![CDATA[Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem por objetivo discutir a respeito dos saberes que os professores detêm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Um ponto de vista em comum, entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem enquanto as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.<hr/>Abstract This work discusses about the knowledge that teachers have to work in day care center. In order to develop this study, field observations, diary registers, documental analyses and semi- -structured interview were undertaken. A qualitative approach of researching were adopted in three municipal kindergarten educational centers in the countryside of São Paulo, involving three beginner teachers, who work with children from zero to three years old. A common point of view among the three teachers refers to the knowledge acquired in the professional practice by the exchange of knowledge with more experienced teachers, the main source of learning to teach in the nursery care.<hr/>Resumen Este trabajo discute acerca de los conocimientos que los profesores tienen para trabajar en las guarderías. Para desarrollar este estudio, fue hecho observaciones de campo y registros diarios, análisis de documentos y entrevistas semi-estructuradas. La investigación cualitativa fue adoptada y la pesquisa fue realizada en tres centros municipales de educación infantil de la Red Municipal de São Paulo, con la participación de tres profesoras principiantes que trabajan con niños de cero a tres años. Un punto de vista en común entre las tres maestras, se refiere a los conocimientos que surgen de la práctica profesional y el intercambio de conocimientos con maestras con más experiencias como las principales fuentes de aprendizaje para maestros de la educación infantil. <![CDATA[O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo toma como referência dados coletados para fins de uma pesquisa sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição da identidade profissional de futuros professores, desenvolvida no período de 2012 a 2015. Tal pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos sobre a docência, construídos por meio do estudo de Didática, por futuros professores, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. Como estudantes do curso de licenciatura em Geografia avaliam a sua formação em Didática e o papel do professor formador no processo de aprendizagem da docência? Trata-se de um recorte de um estudo investigativo mais amplo, que abrangeu 14 cursos de licenciatura de uma universidade pública federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia metodológica, optou-se pela aplicação de questionário e realização de grupos de discussão. A partir de pressupostos teóricos estruturados com base nos estudos de Roldão (2005, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) e Cochran-Smith e Lytle (1999), buscou-se discutir os temas trabalhados em Didática, as formas de mediação do ensino predominantes nas aulas e o papel do professor formador no processo de constituição da base de conhecimento profissional docente. Os resultados apontam aulas de Didática muito mais centradas nos aspectos teóricos que acompanham o exercício docente, do que na própria docência em si, assim como a necessidade dos formadores, reconhecidos pelos licenciandos como referências de prática, incorporarem ao ensino que desenvolvem a própria prática como parâmetro de formação.<hr/>Abstract The following article uses as reference the data collected within the research on Didactics and teacher learning in the constitution process of the professional indentity in future teachers, developed between the years of 2012 and 2015. Its objective is to analise knowledge about teaching constructed through the study of Didactics by future teachers, as well as the consequences of the subject matter of Didactics to the process of constitution of professional knowledge on teaching. How do students licentiating in Geography rate their education in Didactics and the role of the teacher educator in the process of learning to teach? This work is a fragment of a broader investigative study, which covered 14 licentiation programs in undergraduate level within a public federal university located in the state of Rio de Janeiro. As methodologic strategy, it was opted by applying survey and organized dicussing groups. From theoretical assumptions based on the studies of Roldão (2007, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) and Cochran-Smith and Lytle (1999), it was discussed the themes worked in Didactics classes, the forms of teaching mediation predominant in classrooms and the role os the teacher educator in the process of constitution of the teaching professional knowledge base. The results point to Didactics classes as much more centered on theoretical aspects that follow the practice of teaching, than the teaching itself, and that teacher educators, recognized by the students as references of practice, need to incorporate to the teaching they develop, the practice itself as a parameter of teaching.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como referencia los datos recogidos para una investigación sobre la Didáctica y el aprendizaje de la docencia en el proceso de constitución de la identidad profesional de futuros profesores, desarrollada en el período de 2012 a 2015. Esa investigación tuvo por objetivo analizar los conocimientos sobre la docencia construidos a través del estudio de Didáctica por futuros profesores, así como las consecuencias de la disciplina Didáctica para el proceso de constitución de los saberes profesionales docentes. ¿Cómo estudiantes de la carrera de profesorado en Geografía evalúan su formación en Didáctica y el papel del profesor formador en el proceso de aprendizaje de la docencia? Se trata de un recorte de un estudio investigativo más amplio, que abarcó 14 carreras de profesorado de una Universidad pública federal localizada en el Estado de Rio de Janeiro. Como estrategia metodológica, se optó por la aplicación de cuestionarios y la realización de grupos de discusión. A partir de presupuestos teóricos estructurados con base en los estudios de Roldão (2005, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) y Cochran-Smith y Lytle (1999), se buscó discutir los temas trabajados en Didáctica, las formas de mediación de la enseñanza predominantes en las clases y el papel del profesor formador en el proceso de constitución de la base de conocimiento profesional docente. Los resultados apuntan clases de Didáctica mucho más centradas en los aspectos teóricos que acompañan el ejercicio docente, de lo que en la propia docencia en si, así como la necesidad de que los formadores, reconocidos por los licenciandos como referencias de práctica, incorporen la propia práctica a la enseñanza que desarrollan, como parámetro de formación. <![CDATA[A formação inicial de professores na Finlândia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta pesquisa buscamos compreender os princípios que norteiam a formação inicial de professores na Finlândia especialmente nas Universidades de Helsinque e Jyväskylä. Realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos de geração de dados entrevistas e observações de aulas, análise de documentos institucionais das duas instituições e documentos oficiais finlandeses. Os participantes da pesquisa foram oito docentes formadores de professores para Educação Primária (quatro de cada universidade). A análise baseou-se na técnica da Análise de Conteúdo e apoiamo-nos em André (2006, 2008); Lüdke (2009); Contreras (2002) e Alarcão (1996) para discutir as cinco categorias definidas a posteriori e, que evidenciaram os principais princípios da formação de professores nas duas Universidades: Pesquisa; Autonomia; Relação teoria e prática, Reflexão e Cooperação. Como principais resultados, destacamos que: a pesquisa é a base de todo o processo de formação inicial na Finlândia; a tomada de decisões se dá de maneira autônoma, delineada em valores de responsabilidade social; a relação teoria e prática foi enfatizada nos momentos da formação de professores que acompanhamos e compreendida como um princípio essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores; a cooperação foi evidenciada nas relações entre professores formadores, estudantes, universidades e escolas de Educação Básica. Entendemos que estes princípios possam auxiliar os professores do Brasil, no sentido de perceberem diferentes perspectivas, ressignificando conhecimentos teóricos e práticos que envolvem a profissão docente. Os resultados possibilitam repensar, também, as Políticas Públicas da formação de professores no nosso País.<hr/>Abstract This research aims to understand the principles that guide the initial teacher training in Finland especially in the universities of Helsinki and Jyväskylä. We conduct qualitative research, as a study case, with data procedures like interviews and class observations, analysis of institutional documents from both institutions and Finnish official documents. The participants were eight university teachers for primary teacher's education (four from each university). The analysis was based by content analysis technique and we were supported with authors like André (2006, 2008); Lüdke (2009); Contreras (2002) and Alarcão (1996) to discuss the five categories defined later and highlighted the key principles of teacher training in both universities: Research; Autonomy; Relation between theory and practice, Reflection and Cooperation. The main results showed: the research is the basis for the entire process of initial teacher training in Finland; decision-making takes place autonomously, outlined in values of social responsibility; the relationship between theory and practice was emphasized during the observations we follow and understood as an essential principle for personal and professional development of teachers; cooperation was evidenced in the relationship between teacher educators, students, universities and schools of basic education. We understand that these principles can help teachers in Brazil, in order to get different perspectives, giving new meanings to theoretical and practical knowledge involving the whole teaching profession. The results also make possible to rethink the Public Policies of teacher training in our country.<hr/>Resumen Esta investigación tiene como meta, comprehender los principios que guían la formación inicial del profesorado en Finlandia, especialmente en las universidades de Helsinki y Jyväskylä. Hemos llevado a cabo una investigación cualitativa, en la modalidad del estudio de caso, usando como fuente de datos entrevistas y observaciones de las clases, análisis de documentos institucionales de las dos instituciones y documentos oficiales finlandeses. Los participantes en el estudio fueron ocho maestros formadores de docentes para la enseñanza primaria (cuatro de cada universidad). El análisis se basó en la técnica de análisis de contenido y lo fundamentamos con los siguientes autores, André (2006, 2008); Lüdke (2009); Contreras (2002) y Alarcão (1996) para discutir las cinco categorías definidas a posteriori y pusieron de relieve los principios fundamentales de la formación del profesorado en las dos universidades: Investigación; Autonomía; Relación entre teoría y la práctica, la Reflexión y la Cooperación. Los principales resultados ponen de manifiesto que: la investigación es la base de todo el proceso de formación inicial en Finlandia; la toma de decisiones se lleva a cabo de manera autónoma, se indica en valores de responsabilidad social; la relación entre la teoría y la práctica fue priorizada en los tiempos de la formación de profesores que acompañamos y sostenía como un principio esencial para el desarrollo personal y profesional de los docentes; la cooperación fue destacada en la relación entre los formadores de docentes, estudiantes, universidades y escuelas de educación básica. Creemos que estos principios podrían ayudar a los profesores en Brasil, concretizando diferentes perspectivas, dando un nuevo significado a los conocimientos teóricos y prácticos que están involucrados en la profesión docente. Los resultados también permitirían repensar la Política Pública de la formación docente en nuestro país. <![CDATA[Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral - CE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar a política de formação continuada dos professores iniciantes no município de Sobral (CE). A educação neste município tem chamado a atenção tanto por apresentar evolução nos indicadores de avaliação quanto por realizar formação continuada específica aos professores iniciantes na rede municipal. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: grupo focal, observação, análise de documentos e questionário na tentativa de captar o processo de formação continuada. Criou-se uma Escola de Formação Permanente, responsável pela formação dos professores. Os sujeitos foram a diretora e a coordenadora de formação da Escola de Formação de Professores e mais 46 professores iniciantes que avaliaram a formação oferecida pela rede municipal. Os resultados apontaram um grau de satisfação positivo dos professores iniciantes em relação ao desenvolvimento profissional proporcionado pelo processo de formação continuada específica aos iniciantes.<hr/>Abstract The focus of this research was to analyze teacher education policies for beginning teachers in the city of Sobral, Ceará, Brazil. Education in this city has been calling attention as for presenting evolution on evaluation assessments as for bringing up teacher continued education for beginner teachers in the municipal schools. Qualitative research approach was adopted and different procedures and instruments were used, such as: focus group, observation, analysis of documents and questionnaire, attempting to track the process of teacher continued education. A Permanent Education School was created to take care for teachers' qualification. The research subjects were the principal and the coordinator of qualification of the Teacher Qualification School and 46 beginner teachers that were taking instructions and evaluating the training offered by the municipal. The results point to a positive level of beginner teachers' satisfaction in relation to the professional development offered by the process of teacher continued education, specifically for beginners.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue analizar la política de formación continua de los profesores principiantes en el municipio de Sobral, Ceará, Brasil. La educación en este municipio ha llamado la atención tanto de presentar la evolución de los indicadores de evaluación como para la formación continua específica para los profesores principiantes en las escuelas públicas. Se adoptó un enfoque cualitativo y utiliza diferentes procedimientos y herramientas de investigación, tales como grupos focales, observación, análisis de documentos y cuestionario en un intento de capturar el proceso de formación continua. Una Escuela de Formación Permanente fue establecida para hacerse cargo de la formación de profesores. Los sujetos fueron el director y el coordinador de la formación en la Escuela de Formación de Profesores y 46 profesores principiantes que evaluó la formación ofrecida por la red municipal. Los resultados muestran un grado de satisfacción positiva de los profesores principiantes en el desarrollo profesional proporcionado por el proceso de formación continua específica para los principiantes. <![CDATA[Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto relata alguns dos resultados de nossa pesquisa que teve como objeto de estudo central a análise dos processos de iniciação à docência de licenciados em Educação Física (EF). O estudo tem como objetivos identificar quais as percepções que professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional; analisar como professores de Educação Física iniciantes pensam e atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: realização de entrevistas com docentes iniciantes e análise de casos de ensino confeccionados por meio de relatos escritos. Nosso estudo aponta para o caráter situado da iniciação à docência no qual se podem verificar singularidades de experiências e percepções sobre esse ciclo de desenvolvimento profissional. Esse caráter contextual da inserção profissional mostrou-se fortemente relacionado ao campo disciplinar (EF) a qual os professores pertencem.<hr/>Abstract This paper reports some results of our research where the main object of study to analyze the processes of initiation to teaching graduates in physical education (PE). The study aims to identify the perceptions that physical education teachers beginners have this professional development cycle; analyze how Physical Education teachers beginners think and act professionally so integrated with the work situations; understand how beginning teachers learn to teach in the early years of professional experience in school. The research made use of the following data collection tools: interviews with beginning teachers and analysis of teaching cases made through written reports. Our study points to the character set of the initiation to teaching in which to check uniqueness of experiences and perceptions of this professional development cycle. This contextual character of employability was strongly related to the disciplinary field (EF) which teachers belong. <![CDATA[Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto tem o propósito de indicar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. Focaliza a análise sobre tempos e espaços de vida profissional e pessoal desses professores, considerando acontecimentos e aprendizagens, necessidades e expectativas, ao longo da carreira. A metodologia de estudo é de abordagem qualitativa, considerando como fonte de dados os depoimentos de professores alfabetizadores de um município da região metropolitana de Curitiba. Para a análise foram observados os momentos e acontecimentos "charneira" (JOSSO, 2004), a partir do que dizem os professores alfabetizadores sobre a inserção profissional e continuidade como alfabetizadoras. O estudo aponta o ingresso como professor alfabetizador, a formação durante a prática pedagógica, a formação continuada e as condições de trabalho como elementos, momentos e espaços fundamentais na constituição do desenvolvimento profissional. Os resultados, ainda, indicam que o desenvolvimento profissional nasce, em um primeiro momento das incertezas, e se intensifica com a estabilidade na prática alfabetizadora, favorecendo a continuidade para tornar-se professor alfabetizador.<hr/>Abstract The text aims to indicate the characteristics of professional development of literacy teachers. The study focuses on the analysis of time and space for professional and personal lives of these teachers, considering events and learning, needs and expectations throughout his career. The research methodology is qualitative approach, considering as a data source the literacy teachers testimonials of the metropolitan region of Curitiba. For the analysis times and events "charneira" were observed (JOSSO, 2004), from what say the literacy teachers on professional insertion and continuity as literacy teachers. The study points out the ticket as a teacher literacy, learning for pedagogical practice, continuing education and working conditions as elements, moments and key areas in the constitution of professional development. The results also indicate that the professional career development born at first based on the uncertainties, and then it intensifies within stability in literacy practice, favoring continuity to become teacher literacy.<hr/>Resumen El texto tiene por objeto indicar las características del desarrollo profesional de los maestros de alfabetización. Se centra en el análisis del tiempo y el espacio para la vida profesional y personal de estos maestros, teniendo en cuenta los acontecimientos y el aprendizaje, las necesidades y expectativas a lo largo de su carrera. La metodología de estudio es un enfoque cualitativo, teniendo como fuente de datos los testimonios de maestros alfabetizadores de la región metropolitana de Curitiba. Se observó en el análisis de los eventos y los tiempos "charneira" (JOSSO, 2004), a partir de lo que dicen los maestros de alfabetización en la inserción profesional y la continuidad como alfabetizadores. El estudio señala la entrada como la alfabetización de profesores, la formación en la práctica pedagógica, la formación continua y las condiciones de trabajo como elementos, los momentos y las áreas clave en la constitución de desarrollo profesional. Los resultados también indican el desarrollo profesional proviene de las incertidumbres primeros momentos y se intensifica con la estabilidad de la práctica de la alfabetización, favoreciendo la continuidad de convertirse en maestro de alfabetización. <![CDATA[Profissão docente e a formação dos formadores: relações entre a universidade e a educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho apresenta resultados oriundos da tese intitulada "Gestão pública da educação paulista: a carreira docente e o novo Ensino Médio", desenvolvida no âmbito da UNESP/Rio Claro, que envolveu um estudo sobre a carreira docente e a reconfiguração da mesma no projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, desenvolvido no Estado de São Paulo. O objetivo deste artigo é pensar a profissão docente tanto do ponto de vista do campo universitário quanto do contexto relativo à educação básica, para isso, discute-se por meio do levantamento e de análise bibliográfica: a questão dos saberes dominados pelos professores; a formação inicial; a formação em outro(s) espaço(s) que não o das universidades, centros universitários e faculdades, problematizando a proliferação de cursos que especificamente se prestam à finalidade da formação contínua. Nesse sentido, há questões centrais a serem consideradas: o que se pode entender por saberes docentes? A formação inicial e continuada dos docentes é fundamental para sua prática? Uma formação pela prática é possível? Os resultados obtidos indicam avanços nos estudos sobre a expertise docente e problemas relacionados ao lucrativo discurso da formação continuada. Elementos que devem ser ainda mais debatidos em função das perspectivas futuras da formação e da própria carreira do magistério.<hr/>Abstract This paper presents coming results of the thesis entitled "Public Management from the state education: teaching career and the new high school," developed at UNESP/Rio Claro, which involved a study of the teaching profession and its reconfiguration in the High School project of Full Time, developed in São Paulo. The purpose of this article is to think the teaching profession from the point of view of the university campus as the context on basic education, for this, it is argued by the survey and literature review: the question of knowledge dominated by teachers; initial training; training in other areas other than the universities, university colleges and centers, discussing the emergence of courses that specifically lend themselves to the purpose of training. In this sense, there are core issues to consider: what can be understood by teaching knowledge? Initial and continuing training of teachers is essential to your practice? Training the practice is possible? The results indicate advances in studies on the teaching expertise and problems on the profitable discourse of continuing education. Elements that should be better discussed in terms of future prospects of the formation and the teaching career. <![CDATA[Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto que as Representações Sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso ao seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos fundamental e médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.<hr/>Abstract This study examines the social representation of teacher training of teachers in public schools in Pernambuco State. We assume that the social representations can contribute to trigger educational practices and provide access to their knowledge. Questionnaires were used to free association and association led to 80 teachers from 20 schools in primary and secondary education. We identify the semantic field of social representations of teachers and the elements that constitute the core. The results revealed that the representations about the formation circulate around the categories educational, academic and professional. The category was insignificant in the field of representations of the subjects investigated. The core of these representations is organized around the academic dimension. The representations of the training are anchored in academic category indicating the strong influence of initial training in undergraduate programs, although they were found substantiated evidence of changes in emphasis in the teaching category found in the representations of teachers. <![CDATA[A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, intitulado "A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional", tem por objetivo compreender como os professores da educação profissional estão construindo sua identidade docente. Para tanto, analisa-se como o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Sertão promove a profissionalização docente, fazendo com que os participantes construam uma imagem positiva da profissão e adquiram certa autonomia profissional. Como metodologia, adota-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da percepção dos alunos do referido Programa. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram um questionário estruturado, disponibilizado em ambiente web, com preenchimento on-line, e uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Conclui-se que a formação do "ser professor(a)" está atrelada ao desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito, o qual se compõe de elementos subjetivos e objetivos, que a maioria tem a docência como atividade profissional principal e/ou complementar; outra parcela tem a pretensão de atuar na docência pela carreira profissional e se identificam com a atividade profissional.<hr/>Abstract This article, titled "The structure of the teaching profession: a study with teachers of vocational education" aims to understand how teachers of vocational education are forming their professional identity. Therefore, it analyzes how the Special Program of Pedagogical Training of Teachers for Basic Education and Professional at the Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Sertão promotes teacher professionalization, causing the participants to build a positive image of the profession and acquire certain professional autonomy. The methodology in the case study adopts a qualitative approach, based on the perception of the students of said program. The tools used for data collection were a structured questionnaire, available on the web, to fill out online and a semi-structured interview. Collected data were subjected to content analysis. It is concluded that the formation of "being a teacher" is linked to personal and professional development of the subject, which is entails subjective and objective elements, considering that most have teaching as their main and/ or supplementary profession; the other group of participants act under the pretense of being professional educators and therefore identify with the profession.<hr/>Resumen Este artículo, titulado "La composición de la profesión docente: un estudio con profesores de la formación profesional" tiene como objetivo comprender cómo los profesores de la formación profesional están construyendo su identidad docente. Por consiguiente, se analiza cómo el Programa Especial de Formación Pedagógica de Docentes para la Educación Básica y Profesional en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología, Campus Sertão, promueve la profesionalización de la enseñanza, haciendo que los participantes construyan una imagen positiva de la profesión y adquieran cierta autonomía profesional. Como metodología se adopta el estudio del tema, con enfoque cualitativo, a partir de la percepción de los alumnos de dicho Programa. Los instrumentos empleados para la recogida de datos fueron un cuestionario estructurado, disponible en el entorno web, con cumplimentación en línea y una entrevista semiestructurada. Los datos recogidos fueron sometidos a análisis de contenido. Se concluye que la formación del "ser profesor(a)" está ligada al desarrollo personal y profesional del individuo, el cual se compone de elementos subjetivos y objetivos, que la mayoría tienen la docencia como actividad profesional principal y/o complementaria; otra parte tiene el propósito de ejercer la enseñanza por la carrera profesional y se identifica con la actividad profesional. <![CDATA[Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este é um texto por meio do qual se visa abordar os projetos de educação escolar, do ponto de vista dos seus pressupostos e implicações pedagógicas, a partir de uma abordagem que encontra na noção de paradigma o instrumento de organização de uma tal reflexão. Trata-se de uma decisão que visa definir a escala deste empreendimento, através do qual se pretende refletir sobre as crenças e as conceções de caráter ontológico e epistemológico que fundamentam os diferentes tipos de opções subjacentes aos distintos modos de conceber o ato de ensinar, enquanto ato que, segundo Roldão (2009), permite identificar e caraterizar a atividade educativa, específica e singular, dos professores nas salas de aula. Neste trabalho, e de acordo com os pressupostos acabados de enunciar, partimos do princípio que o ato de ensinar pode ser captado, hoje, em função de três paradigmas: o paradigma pedagógico da instrução, o paradigma pedagógico da aprendizagem e o paradigma pedagógico da comunicação (TRINDADE &amp; COSME, 2010). Três paradigmas que serão objeto de interpelação neste artigo, na medida em que exprimem três modos distintos de pensar o que se entende por educar nas escolas e, concomitantemente, a relação entre docentes, alunos e o património de informações, instrumentos, procedimentos e atitudes que foram culturalmente validados e que são considerados necessários à vida de cada um nas sociedades em que vivemos.<hr/>Abstract This is a text that intends to discuss school education projects from the point of view of its assumptions and pedagogical implications. We start from the notion of paradigm to state what we want to do: reflect on the beliefs and ontological and epistemological conceptions that underlie the different types of options underlying the different ways of conceiving the act of teaching, which is understood, according to Roldão (2009), as an act that identify and characterize the educational, specific and singular activity of teachers in a classroom. In this paper such act will be discussed according to three paradigms: instruction paradigm, learning paradigm and communication paradigm (TRINDADE &amp; COSME, 2010). The three paradigms that will be the interpellation object of this text because they express three different ways of thinking about what is meant by education in schools and, concomitantly, the relationship between teachers, students and the patrimony of information, instruments, procedures and attitudes that were culturally validated and are required to the life of each of us in the societies in which we live. <![CDATA[Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente ensaio apresenta-se uma discussão sobre alguns dos problemas e fragilidades que, a juízo dos autores, apresenta hoje a área de formação de professores. O texto foi elaborado a partir de uma pesquisa de terceiro grau; ou seja, por meio da revisão de estudos nacionais e internacionais que por sua vez tinham mapeado a situação da área. Ao mesmo tempo, o estado atual da área de formação docente julga-se desde uma epistemologia de segunda ordem, para tratar de visualizar quais seriam as limitações dos enfoques filosóficos da ciência moderna que permeiam esse campo, e como supera-los pela via do salto epistemológico. Chega-se à conclusão que uma das maneiras possíveis de superação das fragilidades identificadas seria avançar para um enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar de tratamento dos objetos da pesquisa em formação de professores, junto a fundamentações teóricas de maior relevância e o passo a pesquisas teóricas e empíricas de maior consistência metodológica, o que permitiria a consolidação da área enquanto disciplina científica.<hr/>Abstract In the present essay, one shows a discussion about some of the problems and fragilities that, according to the authors, shows nowadays an area of teachers' training. The text was made from a third grain research; that is, through a review of national and international studies which, for their time, had mapped the situation of the area. At the same time, the present state of the area of teaching training is judged since an epistemology of second order, for treating of visualizing what would be the limitations of philosophical focuses of the modern science, which permeates that field, and how to overcome them by epistemological jump via. One arrives to conclusion that one of the possible ways of overcoming fragilities identified would be advance to a pluridisciplinary and interdisciplinary focus of treating objects of research in teachers' training, together with theoretical foundations of greater relevance and the step to theoretical and empirical researches of greater methodological consistence, which would allow consolidation of area while scientific discipline. <![CDATA[Relação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2016000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto objetiva analisar a relação pedagógica desenvolvida no grupo tutorial na metodologia PBL adotada no curso de Medicina de um centro universitário privado do Distrito Federal, visando compreender desafios e possibilidades na construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa. Colaboraram com a pesquisa um professor e quatro estudantes do segundo semestre do curso. A abordagem metodológica consistiu na análise de depoimentos levantados por meio de entrevista semiestruturada com professor, grupo focal com quatro estudantes e observação de oito horas de sessões tutoriais que oportunizaram compreender aspectos relativos à dinâmica do grupo tutorial. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Berbel (1998), Leitinho e Sá Carneiro (2013) para discutir a Aprendizagem Baseada em Problemas; em Veiga (2001, 2014) para discutir a relação pedagógica e o processo didático; em Saviani (2007, 2008) para abordar a pedagogia histórico- -crítica; e em Araújo (2017) para discutir as matrizes pedagógico-metodológicas ativas e participativas. Da análise dos dados da pesquisa, foi possível apreender que no grupo tutorial, a relação pedagógica é democrática, pautada no respeito ao indivíduo, sendo o poder de decisão e ação compartilhado por todos e identificar alguns elementos constitutivos do grupo tutorial que sinalizam o movimento de transição da metodologia ativa para a pedagogia histórico-crítica. A formação médica requer metodologia colaborativa, participativa e problematizadora fundamentada na prática social em que professor e estudantes, apesar de ocuparem posições distintas, constroem uma relação pedagógica favorável à compreensão e ao encaminhamento de soluções dos problemas apresentados pela prática social.<hr/>Abstract This text aims to analyse the pedagogical relationship developed in the Group on the methodology adopted in the PBL tutorial course of Medicine from a private University Center of Distrito Federal, in order to understand challenges and possibilities in the construction of knowledge collaboratively and participatory. Cooperated with the searches for a teacher and four students of the second half of the course. The methodological approach consisted in analyzing evidence collected through semi-structured interview with professor, focal group with four students and 8 hour session watching tutorials that nurture understanding aspects of group dynamics tutorial. The theoretical framework of research was based on Berbel (1998), Leitinho and Sá Carneiro (2013) to discuss the problem-based learning; in Veiga (2001, 2014) to discuss the pedagogical relationship and the didactic process; in Saviani (2007, 2008) to address the historic-critical pedagogy; and in Araújo (2017) to discuss the pedagogical-methodological arrays active and participatory. The analysis of the survey data, it was possible to learn who in the Group tutorial, the pedagogical relationship is democratic, based on respect for the individual, and the power of decision and action shared by all and identify some elements constituting the Group tutorial that signal the movement of transition from active methodology to historical-critical pedagogy. The medical training requires collaborative, participatory methodology and problem based on social practice in which teacher and students, although distinct positions, build a occupied relationship conducive to pedagogical understanding and the movement of solutions of the problems presented by social practice.