Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20170004&lang=pt vol. 17 num. 54 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é problematizar sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com a implementação dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das políticas públicas e educacionais do governo Lula. Num primeiro momento, optou-se por investigar a historicidade e a configuração da Rede EPCT e, posteriormente, analisar os dados que refletem a materialização dos IFs no país, a partir de 2008. Considera-se, mesmo se tratando de uma pesquisa em andamento, que o Estado, embora hegemonizado pela burguesia, não é absolutamente burguês. A educação também não é absolutamente expressão da vontade burguesa. Portanto, com a criação dos IFs, houve a ampliação da oferta de educação pública que, embora também inserida nos limites da sociedade de classes, constitui uma possibilidade de formação e desenvolvimento de “intelectuais orgânicos” comprometidos com a superação das relações sociais capitalistas.<hr/>Abstract The objective of this article is to discuss the expansion of the Federal Professional, Scientific and Technological Education Network, with the implementation of the Federal Institutes within the scope of the public and educational policies during the Lula government. First, we present the historicity of the Federal Professional, Scientific and Technological Education Network and, subsequently, we analyze the data that reflect the materialization of the Federal Institutes in Brazil, from 2008. It is considered that the State, although hegemonized by the bourgeoisie, it is not absolutely bourgeois. Therefore, with the creation of the Federal Institutes, there was an expansion of the offer of public education which, although also within the limits of class society, constitutes a possibility for the formation and development of "organic intellectuals" committed to overcoming capitalist social relations. <![CDATA[A terceira geração de regulamentos de educação superior a distância na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente artículo constituye un análisis comparativo de las nuevas normativas de regulación de la educación superior a distancia en América Latina, desarrolladas desde el año 2010, en el cual se destacan especialmente las de Ecuador, Argentina, Perú, Brasil, Paraguay, Costa Rica y El Salvador. El trabajo propende a evaluar las tendencias generales de evolución de los marcos normativos a distancia, mostrando las dualidades de avances y retrocesos, e identificando la nueva inclusión de ofertas 100 % virtuales y de sistemas más flexibles en su gestión. El artículo busca identificar los ejes comunes y diferenciadores de estas normativas de tercera generación y asociado a ello de la diferenciación de sus sistemas de educación superior y realiza una clasificación de las fases de las normativas de la educación a distancia en la región.<hr/>Resumo Este artigo é uma análise comparativa das novas regras que regulam a distância Ensino Superior na América Latina, desenvolvido desde 2010, em que se destacam especialmente os do Equador, Argentina, Peru, Brasil, Paraguai, Costa Rica e O salvador. O trabalho tende a avaliar as tendências gerais de evolução dos marcos regulatórios distância, mostrando as dualidades de avanços e retrocessos, e identificando a nova inclusão do virtual e oferece 100% mais flexível em seus sistemas de gestão. O artigo procura identificar eixos comuns e diferenciação destes regulamentos associados com terceira geração e esta diferenciação dos seus sistemas de ensino superior e executa uma regulamentos de classificação de fase de ensino à distância da região.<hr/>Abstract This article is a comparative analysis of the new regulatory regulations for distance higher education in Latin America, developed since 2010, in particular those of Ecuador, Argentina, Peru, Brazil, Paraguay, Costa Rica and The Savior. The work tends to evaluate the general evolution trends of remote regulatory frameworks, showing the dualities of progress and setbacks, and identifying the new inclusion of 100% virtual offers and more flexible systems in their management. The article seeks to identify the common and differentiating axes of these third generation regulations and associated with it of the differentiation of their higher education systems and makes a classification of the phases of the regulations of distance education in the region. <![CDATA[Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura científica internacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article presents the state of the question about global academic rankings implications in higher education. Among thousands of studies located in international scientific bases, 23 scientific papers were selected as corpus of analysis. Implications were organized into three groups: internationalization and competition; governance and autonomy; and, quality and productivity. The scientific literature presents universities, worldwide, looking for better positions in the academic rankings, eventually supported by national governments, aiming to join the select circuit of World Class Universities. Noteworthy encouraging the internationalization of higher education institutions, especially in Asian countries, by increasing the publication of scientific articles and, often, by the partnerships to import models consolidated from the universities that are in the top of the rankings.<hr/>Resumo Este artigo apresenta o estado da questão acerca das implicações dos rankings acadêmicos globais na educação superior. Entre milhares de estudos localizados em bases científicas internacionais, foram selecionados 23 artigos científicos como corpus de análise. As implicações identificadas foram organizadas em três grupos: internacionalização e competição; governança e autonomia; e qualidade e produtividade. A literatura científica apresenta universidades procurando melhores posições nos rankings acadêmicos, eventualmente apoiadas por governos nacionais, almejando entrar no seleto circuito das Universidades de Classe Mundial. Destaca-se o estímulo à internacionalização das instituições de educação superior, especialmente em países asiáticos, por meio do aumento da publicação de artigos científicos e, muitas vezes, das parcerias para importação de modelos consolidados das universidades que estão nos topos dos rankings. <![CDATA[Políticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo objetiva discutir como as politicas educacionais para o ensino superior tratam os dilemas enfrentados pelos cursos de licenciaturas, considerando que compete à Universidade como lócus de formação, garantir aos futuros profissionais a integração ensino, pesquisa e extensão. Tomamos como foco de investigação as Diretrizes Curriculares para a formação inicial e continuada definidas na Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Para o desenvolvimento do estudo apresentamos os aportes teóricos que subsidiaram nossas discussões, dando destaque a Lopes e Macedo (2011) e Frangella (2016) a partir das quais assumimos a compreensão sobre o currículo como um processo dialógico cujos sentidos não são e nunca serão transparentes, pois são produzidos em meio à negociação, à articulação. Argumentamos que essa perspectiva nos orienta a empreender análises que, para além de binarismo e dicotomias, se voltem para a articulação, deslocamento entre as diferentes esferas observando como as relações inter e intracontextuais operam.<hr/>Abstract The present article aims to discuss how educational policies for higher education deal with the dilemmas faced by undergraduate courses, considering that is the University’s responsibility, as a locus of formation, to guarantee future professionals the integration of teaching, research and extension. We focus on the National curriculum guidelines for initial training and continuing education defined in Resolution No. 2 of July 1, 2015. For the development of the study, we present the theoretical contributions that subsidized our discussions, highlighting Lopes and Macedo (2011) and Frangella (2016) from which we assume the understanding about the curriculum as a dialogical process, whose senses are not and will never be transparent, because they are produced in the midst of negotiation, articulation. We argue that this perspective guides us to undertake analyzes that, in addition to binarism and dichotomies, turn to the articulation, displacement between the different spheres, observing how the inter and intracontextual relations operate. <![CDATA[Interfaces curriculares na graduação para efetivação da educação em direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The research work reported here aims to discuss the tensions that affect the identity configuration in the curricula in higher education, establishing dialogues among public policies, human rights and youth in the curriculum. The analysis, with an emphasis on human rights, contemplates reference of the policies allied to the arguments of Bobbio (2004); Candau et al. (2013), Eyng (2014) and Santos (2010), in dialogue with the students’ perceptions from 15 higher education courses, situate the epistemological and contemporary contradictions that subsidize the reflection on the defining forces of the faces of curriculum. The results of the study allow us to highlight the ambiguous fragility of the insertion of human rights education in the curricula, given the overwhelming strength of the indexes. The inclusion of human rights education in the Course Projects is still very punctual, more satisfying the requirement of the legal requirement than expressing a pedagogical conception. In this scenario, higher education reinforces more exclusion, inequality by the values of competition and individualism than inclusion through dialogue with equality and the difference which constitute the diversity that supposes the exercise of the values of dignity and solidarity.<hr/>Resumo O trabalho de investigação que relatamos tem como objetivo discutir as tensões que incidem na configuração identitária nos currículos na educação superior, estabelecendo diálogos entre as políticas públicas, os direitos humanos e as juventudes no currículo. A análise, com ênfase nos direitos humanos, contempla referenciais das políticas, argumentos de Bobbio (2004); Candau et al (2013), Eyng (2014) e Santos (2010), em diálogo com as percepções de estudantes de 15 cursos da educação superior, que situam as contradições epistemológicas e políticas contemporâneas que subsidiam a reflexão sobre as forças definidoras das faces do currículo. Os resultados do estudo permitem destacar a ambígua fragilidade da inserção da educação em direitos humanos nos currículos diante da esmagadora força dos índices. A inclusão da educação em direitos humanos nos Projetos de curso ainda é muito pontual, mais atende a exigência do requisito legal do que expressa uma concepção pedagógica. Nesse cenário, a educação superior mais reforça a exclusão, a desigualdade pelos valores da competição e do individualismo do que a inclusão via diálogo com a igualdade e a diferença que constituem a diversidade que supõe o exercício dos valores da dignidade e da solidariedade. <![CDATA[Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.<hr/>Abstract The main aim of the present study was to focus on the impact of post-graduation education on primary and secondary schoo teachers from two school clusters in Portugal. We sought to find out whether theses teachers perceive their post-graduation experience as an asset and how it is manifested in the improvement of their professional performance, of the respective school and pupils’ learning. We also presented suggestions to potentiate the effects of post-graduate training attended by teachers.<hr/>Resumen La investigación presentada tuvo como problema central el estudio del impacto de la Formación Postgraduada (FPG) en un conjunto de profesores de Enseñanza Básica (EB) y Enseñanza Secundaria (ES) en Portugal. Tratámos de entender si los profesores asumen esa formación como un valor añadido y de que forma eso se manifiesta en la mejora de su desempeño profesional, de las escuelas y del aprendizaje de los alumnos. Presentamos otras sugerencias para mejorar los efectos de la FPG asistido por los profesores. <![CDATA[Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente por meio de medidas compensatórias, Uma dessas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir do seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia.<hr/>Abstract Affirmative action became, in the current Brazilian context, more than a government grant, under universalist public policies, but a activity unequivocally directed to remedy distortions historically constructed in relation to Afro-descendant Brazilian population, like compensatory measures. Some of these measures are called cotas raciais, discussed in this article from the relationship to the public university education and from the meritocractic ideology. <![CDATA[Políticas de acesso à educação superior e ao trabalho: a formação em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The aim of this study is to investigate the policies related to access to higher education and work, and more specifically the relation between these policies and the requirements of the current society in terms of the education process. Such requirements are considered in a context strongly related to economic development, in the attempt to align the education process to market requirements only. Developing an academic education program committed to the acquisition of knowledge, which contributes to preparing for work and the emancipation of the human being, is a current challenge. Thus, research was conducted, using a focus group of 20 professors who work in higher education. From the testimonies, it was possible to identify four categories: characteristics of the labor market, professional requirements, characteristics of academic formation, and academic formation requirements. The data make evident the need to contemplate a contextualized and interdisciplinary education process to contribute to overcoming educational inequalities and to allow young people to access work.<hr/>Resumo O objeto de estudo desta pesquisa são as políticas de acesso à educação superior e ao trabalho, mais especificamente a relação dessas políticas com os requisitos da sociedade atual em relação ao processo formativo. Tais requisitos são considerados em um contexto fortemente vinculado ao desenvolvimento econômico, na tentativa de adequar o processo de formação tão somente aos requisitos do mercado. Desenvolver uma formação comprometida com a aquisição de conhecimentos, que contribuem com o preparo para o trabalho e com a emancipação do ser humano, é o desafio que se apresenta na atualidade. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa com 20 professores que atuam na educação superior, mediante grupo focal. A partir dos depoimentos, foi possível identificar quatro categorias: características do contexto de trabalho; requisitos profissionais; características da formação; requisitos da formação. Os dados deixam evidente a necessidade de contemplar um processo educacional contextualizado e interdisciplinar de modo a contribuir com a superação das desigualdades educacionais e favorecer o acesso dos jovens ao trabalho. <![CDATA[A democratização do acesso à educação superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo discutir a temática da democratização do acesso à educação superior no Brasil com base na atual configuração desse nível de ensino. Tendo em vista a complexidade da temática, optou-se em discutir a democratização da educação superior brasileira a partir dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisar se a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) poderá ser atendida no período proposto. A metodologia da análise se orientou na pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que, historicamente, a Educação Superior foi privilégio de uma elite detentora de um poder político e econômico e que, apesar de na contemporaneidade existirem políticas públicas educacionais, de ações afirmativas e que objetivam a democratização desse nível de ensino, os números ainda são insuficientes considerando o total da população brasileira que possui a idade entre 18 a 24 anos. A democratização do acesso à educação superior deve ser considerada um tema indispensável na agenda política do país, sobretudo se levarmos em conta o cenário de construção da chamada “sociedade do conhecimento” e, ainda, as mudanças do mundo de trabalho, o processo de mundialização do capital e as alterações que vêm ocorrendo no papel do Estado. Garantir o acesso, a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes devem ser considerados aspectos indispensáveis para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.<hr/>Abstract This article discusses the democratization of access to higher education in Brazil based on the actual configuration of this level of education. Taking into account the complexity of this subject, we chose to discuss the democratization of higher education in Brazil based on data disclosed by the Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and analyzed whether Goal Number 12 of the National Education Plan (PNE 2014-2024) can be met within the proposed period. Documentary and bibliographical research guided the methodology of the analysis. The results point out that historically higher education was the privilege of the elites holding political and economic power. Although there are currently public educational policies with affirmative action intended to democratize this level of education, they remain insufficient relative to the total Brazilian population aged 18 to 24 years. The democratization of access to higher education must be considered an essential item of the country’s political agenda, especially if we take into account efforts to build a so-called “knowledge society” and the changes in the work environment, the process of capital globalization, and the changes occurring in the role of the state. Ensuring the access, retention, and academic success of students must be considered key aspects of building a fairer, more equal, and democratic society. <![CDATA[Training in the methodology of research in the Humanities and Social Sciences: the case of the French University Masters]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé La réalisation d’un mémoire de recherche constitue une pratique pédagogique commune à la plupart des masters de sciences humaines et sociales des universités françaises. Pour préparer les étudiants à ce travail, un enseignement à la méthodologie de recherche et un accompagnement individuel sont généralement proposés. Cet article identifie les principales difficultés rencontrées autant pas les étudiants que par les professeurs qui les accompagnent dans ce travail. Cinq modèles de formation à la méthodologie de recherche sont distingués, identifiés et discutés afin d’optimiser les pratiques de direction de mémoire. Nous concluons sur quatre défis éducatifs auxquels sont confrontés les conseillers de recherche, par-delà les disciplines.<hr/>Resumen The production of a research dissertation constitutes a pedagogical practice common to most of the masters of humanities and social sciences of the French universities. In order to prepare the students for this work, teaching in research methodology and individual coaching are generally proposed. This article identifies the main difficulties encountered not only by the students but also by the professors who accompany them in this work. Five training models in the research methodology are distinguished, identified and discussed in order to optimize memory management practices. We conclude on four educational challenges faced by research advisors, across disciplines. <![CDATA[O currículo escolar e o fim das utopias pedagógicas: distopia ou reposicionamento de apostas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No artigo, organizado no âmbito do grupo de pesquisa em currículo, analisa-se a relação entre currículo, utopia e futuro a partir de referenciais presentes em abordagens do pensamento fundacional e pós-fundacional - duas matrizes teóricas a partir das quais se travam significativos embates nas ciências humanas em geral e na educação em particular. O problema que se coloca é se vivemos um tempo de distopia pedagógica e curricular em razão da emergência de abordagens que defendem o fim das metanarrativas e dos projetos de futuro na educação ou trata-se de um reposicionamento de apostas com vistas a manutenção do modelo educacional vigente. Inicialmente apresentam-se elementos das utopias pedagógicas que tão bem marcaram a modernidade pela hegemonia do pensamento fundacional e o lugar do currículo nesse cenário. Em seguida discutem-se aspectos da dimensão pós-fundacional na educação e suas influências no campo do currículo, especialmente os elementos trazidos pelas teorias pós-estruturalistas, para finalmente defender-se que a atual sociedade burguesa vive tempos de acentuado fundacionismo tanto no âmbito das políticas educacionais e curriculares quanto nas formas de avaliação dos resultados da aprendizagem escolar e que não há, portanto, evidências de distopia pedagógica.<hr/>Abstract This article is organized in the realm of the research group in curriculum and analyzes the relationship between curriculum, utopia and future. It is based on references from the foundational and post-foundational thinking approaches - two theoretical matrixes based on which significant conflicts have been waged in the human sciences in general and in education in particular. The problem that is raised is if we are living in a time of pedagogical and curricular dystopia due to the emergence of approaches that defend the end of metanarratives and of projects for the future in education, or if there is a repositioning of investments to maintain the current educational model. Initially, elements of the pedagogical utopias are presented that strongly mark modernity by the hegemony of foundational thinking and the place of the curriculum in this scenario. The paper then discusses aspects of the post-functional dimension in education and its influences on the field of curriculum, especially the elements raised by post-structuralist theories. Finally, it affirms that current bourgeois society is experiencing an accentuated foundationalism in the realms of educational and curricular policies and in the forms of evaluation of the results of school learning. Therefore, there is no evidence of a pedagogical dystopia. <![CDATA[Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é apontar contribuições do pensamento de Pierre Bourdieu, especificamente para os estudos sobre formação de professores, profissionalização e constituição da docência. Serão apresentadas algumas considerações sobre o conceito de habitus e o processo de socialização e, em seguida, discutiremos a constituição da prática escolar que se converte em senso prático. As análises apontam que a docência é fruto da trajetória social composta por diferentes agências socializadoras, as quais podem ser complementares entre si ou não, o que contribui para a construção de um habitus com disposições híbridas. Outro componente que se destaca é prática educativa que, como cultura compartilhada, também é um importante elemento que compõe o habitus, a partir do qual o aprendizado ocorre e as decisões didático-metodológicas são tomadas. Ressaltamos que conceber a docência como fruto da trajetória social a partir de disposições híbridas de habitus pode se constituir como uma ferramenta importante para nossas formas de atuar em cursos de formação docente e na elaboração de políticas públicas para essa área.<hr/>Abstract The purpose of this article is to point contributions of the thought of Pierre Bourdieu specifically for studies on teacher training, professionalization and incorporation of teaching. There will be presented some considerations about the concept of habitus and the process of socialization and we will discuss the establishment of school practice that converts to common sense. The analyzes show that teaching is the result of social trajectory that consists in different socializing agencies, which can be complementary to each other or not, which contributes to building a habitus with hybrid provisions. Another component is the own educational practice that as a shared culture, is also an important element that make up the habitus, from which learning takes place and educational-methodological decisions are made. We emphasize that conceiving teaching as a result of the social trajectory from hybrid dispositions of habitus can constitute an important tool for our ways of acting in teacher training courses and in the elaboration of public policies for this area.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es indicar las contribuciones del pensamiento de Pierre Bourdieu específicamente para los estudios sobre la formación del profesorado, la profesionalización y la constituición de la enseñanza. Presentará algunas consideraciones sobre el concepto de habitus y el proceso de socialización; luego, se discutirá la creación de la práctica escolar que se convierte en el sentido común. Los análisis muestran que la enseñanza es el resultado de la trayectoria social que se compone de diferentes agencias de socialización que pueden ser complementarias entre sí o no, lo que contribuye a la construcción de un habitus con arreglos híbridos. Otro componente que se destaca es la práctica educativa que, como una cultura compartida, es también un elemento importante que compone el habitus, en que el aprendizaje ocurre y las decisiones educativas-metodológicos se realizan. Resaltamos que concebir la docencia como fruto de la trayectoria social a partir de disposiciones híbridas de habitus puede constituirse como una herramienta importante para nuestras formas de actuar en cursos de formación docente y en la elaboración de políticas públicas para esa área. <![CDATA[Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401353&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A constatação dos novos contornos que o debate sobre a formação docente adquiriu a partir da ampliação de políticas de avaliações externas e o consequente desvelamento das dificuldades do oferecimento de um ensino de qualidade para todos ensejou este artigo. Objetiva-se problematizar: quais conhecimentos são necessários para que os professores explorem o potencial dos resultados das avaliações externas na perspectiva de ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas? Este estudo apresenta resultados de investigação com o objetivo de cotejar os resultados da avaliação externa Prova São Paulo com os resultados das avaliações internas feitas pelos professores. O campo de desenvolvimento da pesquisa foi a Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a metodologia adotada foi a pesquisa-ação. Conclui-se que é premente a apropriação aprofundada, pelos professores, dos fundamentos, objetivos e resultados das avaliações externas, para que elas possam ser utilizadas como um complemento ao desenvolvimento do seu trabalho, servindo como mais um mecanismo para avançar na qualidade da educação pública oferecida. Há que se envidar esforços para que os professores sejam dotados de conhecimento sobre o contexto, os pressupostos, e o papel das avaliações externas, bem como o seu potencial de uso dos resultados no cotidiano da sala de aula. Por fim, ressalta-se que entender os resultados das avaliações externas é compreendê-los não como um fim em si mesmo, mas sim como possibilidade de associá-los às mudanças essenciais da escola pública.<hr/>Abstract The observation of the new framework that the debate about the teacher training acquired due to the extension of external evaluation policies and the consequent unveiling of the difficulties entailed by the offer of a quality teaching for all gave rise to this article. The purpose is to question on: what should teachers know to explore the potential of the external evaluations results in order to increase the quality of learning-education at schools? This study presents preliminary results of a broader research with the purpose of comparing the results of the external evaluation (São Paulo Tests) with the results of the internal evaluations made by the teachers. The research was conducted in the municipal network of São Paulo and the methodology adopted is that of research- action. It concludes that there is an urgent need for teachers to delve into the grounds, objectives and results of external evaluations, so that they can be used as a complement to develop their work, serving as another mechanism to progress on the quality of the public education offered. Efforts must be made to ensure that teachers are endowed with knowledge about the context, grounds, and role of external evaluations, as well as their potential to use the results in the everyday classroom work. Finally, it is emphasized that to understand the results of external evaluations is to understand them not as an end, but as an opportunity to associate them to the essential changes of the public school.<hr/>Resumen La constatación de los nuevos marcos que el debate sobre la formación docente ha adquirido a partir de la ampliación de políticas de evaluaciones externas y la consecuente identificación de las dificultades que implica la oferta de una educación de calidad para todos ha motivado este artículo. Se pretende problematizar: ¿qué conocimientos son necesarios para que los profesores exploren el potencial de los resultados de las evaluaciones externas en la perspectiva de ampliación de la calidad de la enseñanza-aprendizaje en las escuelas? Este estudio presenta resultados preliminares de investigación más amplia con el objeto de comparar los resultados de la evaluación externa Prueba São Paulo con los resultados de las evaluaciones internas realizadas por los docentes. La investigación se desarrolló en escuelas de la red municipal de São Paulo y la metodología adoptada es la de investigación-acción. Concluye que es urgente que los profesores profundicen la apropiación de los fundamentos, objetivos y resultados de las evaluaciones externas, para que estas puedan ser utilizadas como un complemento al desarrollo de su trabajo, sirviendo como un mecanismo más en el avance de la calidad de la educación pública brindada. Es necesario realizar esfuerzos para que los profesores conozcan el contexto, los fundamentos, y el papel de las evaluaciones externas, así como su potencial de uso de los resultados en la cotidianidad del aula. Por último, se resalta que entender los resultados de las evaluaciones externas es comprenderlos no como un fin en sí mismo, sino como posibilidad de asociarlos a los cambios esenciales de la escuela pública. <![CDATA[A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo refere-se a uma pesquisa realizada com 45 professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública, em 2009, pertencentes à região de Araraquara, Estado de São Paulo. O estudo buscou o entendimento das dificuldades sobre o ensino e conteúdo de História e Geografia. Utilizou-se a entrevista para a sistematização dos dados, com orientações da pesquisa qualitativa. O estudo possibilitou a definição de algumas diretrizes para as políticas públicas de formação de professores, como valorização das áreas de História e Geografia, apropriação de seus conteúdos escolares e desenvolvimento de um estilo de ensino para o trabalho interdisciplinar. Identificaram-se ainda questões que envolvem a problemática da rotatividade docente nas escolas e do projeto político pedagógico da escola com espaços reservados para as áreas em discussão.<hr/>Abstract The article refers to a survey of 45 teachers of the early years of elementary public education carried out in 2009, belonging to the region of Araraquara, São Paulo. The study sought to understand the difficulties about teaching and contents of History and Geography. We used the interview to the data systematization with the guidelines of qualitative research. The study allowed defining some guidelines for public policies of teacher education, as valorization of History and Geography fields, ownership of their school curriculum and developing a style of teaching for interdisciplinary work. It also identified issues surrounding the problem of teacher turnover in schools and the political pedagogical project of the school with agenda for the areas under discussion.<hr/>Resumen El artículo se refiere a una investigación realizada con 45 profesores de los años iniciales de la enseñanza primaria de la red pública, en 2009, que hacen parte de la región de la ciudad de Araraquara, provincia de San Pablo. El estudio tuvo como intento la comprensión de las dificultades acerca de la enseñanza y contenido de Historia y Geografía. Se utilizó de la entrevista para sistematizar los datos, con orientaciones de la investigación cualitativa. El estudio posibilitó la definición de algunas directrices para las políticas públicas de formación de profesores, como valoración del área de Historia y del área de Geografía, apropiación de sus contenidos escolares y desarrollo de un estilo de enseñanza para el trabajo interdisciplinar. Aún se identificaron cuestiones que involucran la problemática de la alternancia docente en las escuelas y del proyecto político pedagógico de la escuela con espacios destinados a las áreas en discusión. <![CDATA[Educação como processo de iniciação: por uma didática raciovitalista no contexto da pós-modernidade - entrevista com o sociólogo Michel Maffesoli]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000401401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entrevista realizada em abril de 2016, no contexto do pós-doutoramento por mim realizado, cuja pesquisa intitulou-se “Razão e sensibilidade na pedagogia universitária” (2015-2016), desenvolvido na Universidade Paris Sorbonne Cité (Descartes) no seio do CEAQ (Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob supervisão do professor doutor Michel Maffesoli.<hr/>Résumé Interview réalisée en Avril 2016, dans le cadre d'un stage post-doctoral, dont la recherche a été intitulé "Raison et sensibilité dans la pédagogie universitaire" (2015-2016), développé à l'Université Sorbonne Paris Cité (Descartes) dans le CEAQ ( Centre d'études sur l'actuel et la vie quotidienne), grâce à une bourse du Conseil national de développement scientifique et technologique (CNPq), sous la direction du Prof. Dr. Michel Maffesoli.<hr/>Abstract Interview conducted in April 2016, in the context of my post-doctoral program research entitled: “Reason and sensitivity in the university pedagogy" (2015-2016). It was developed at Paris Sorbonne Cité (Descartes) University, in the heart of the CEAQ (Center of Studies on the current and the Daily Life), and supported by a scholarship granted from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), under the supervision of professor Michel Maffesoli.