Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20180002&lang=pt vol. 18 num. 57 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Estado democrático e Conselhos Municipais de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Estado democrático e a concepção de democracia e representatividade nos Conselhos Municipais de Educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo problematiza a questão da representatividade presente nos Conselhos Municipais de Educação. Para seu desenvolvimento, os autores explicitam a concepção de Estado democrático burguês. Num primeiro momento destacam a relação entre Estado, democracia, representatividade e participação realizada a partir de pesquisa bibliográfica. Na segunda parte, focam a experiência vivenciada sobre função e papel dos conselheiros nos Conselhos Municipais de educação (CMEs), com base em pesquisa realizada a partir de dois encontros nacionais sobre conselhos municipais de educação no Brasil. O primeiro realizado na Cidade de Jataí/GO e o segundo realizado na cidade de Uberaba/MG. Destacam que as atividades dos conselheiros situam-se num campo de disputa, na qual os Conselhos institucionalizados tendem a reproduzir as relações hierarquizadas das Secretarias de Educação Municipal, entretanto os Conselhos não se fundamentam apenas num papel de mera representação, pois os conselheiros têm história de vida, política e social diferenciada, o que faz com que não reproduzam simplesmente o que a secretaria requer. Isto suscita em cada conselho uma história, a qual está vinculada ao seu local, aos movimentos sociais daquela cidade, à organização societal daquele povo, enfim, à construção educacional e cultural que recolhe um papel diferenciado a cada Conselho.<hr/>Abstract The article problematizes the question of representativeness present in Municipal Councils of Education. For its development, the authors explain the concept of bourgeois Democratic State. In the first moment, they highlight the relationship between State, democracy, representativeness and participation, starting from a bibliographical research. In the second part, they focus on the experience gained on the role and function of counselors in the Municipal Councils of Education (CMEs), based on a research conducted from two national meetings on municipal education councils in Brazil. The first one was held in the city of Jataí / GO and the second one was held in the city of Uberaba / MG. They emphasize that the counselor’s activities are held in a field of dispute, in that the institutionalized Councils tend to reproduce the hierarchical relations of the Municipal Education Departments; however, the Councils are not based only on a simple role of representation, since the counselors have a differentiated social, political, and life history, meaning that they do not simply reproduce what the department requires. This gives rise to a history in each council, that is linked to its place, to the social movements of that city, to the societal organization of that people, and finally to the educational and cultural construction that takes on a different role for each Council.<hr/>Resumen Este artículo de investigación problematiza la cuestión de la representatividad presente en los Consejos Municipales de Educación. Para su desarrollo, los autores explicitan la concepción de Estado democrático burgués. En un primer momento destacan la relación entre Estado, democracia, representatividad y participación realizada a partir de la investigación bibliográfica. En la segunda parte se enfoca la experiencia vivenciada sobre función y papel de los consejeros en los Consejos Municipales de Educación (CMEs), con base en investigación realizada a partir de dos encuentros nacionales sobre Consejos Municipales de Educación en Brasil. El primero realizado en la ciudad de Jataí/GO y el segundo realizado en la ciudad de Uberaba/MG. Destacan que las actividades de los consejeros se sitúan en un campo de disputa, en la cual los Consejos institucionalizados tienden a reproducir las relaciones jerarquizadas de las Secretarías de Educación Municipal, sin embargo los Consejos no se fundamentan apenas en un papel de mera representación, pues los consejeros tienen historia de vida, política y social diferenciada, lo que hace que los mismos no reproduzcan simplemente lo que la secretaría requiere. Esto suscita en cada consejo una historia, la cual está vinculada a su lugar, a los movimientos sociales de aquella ciudad, a la organización societal de aquella población, en fin, a la construcción educativa y cultural que recoge un papel diferenciado a cada Consejo. <![CDATA[Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200326&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa tem como objetivo discutir o papel dos Conselhos Municipais de Educação quanto à autonomia, à participação, à qualidade e à construção da consciência coletiva no processo de gestão democrática. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, recorre de forma compreensiva às interlocuções com o objeto. Trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio de revisão de literatura especializada. Nesse trabalho autores como Cury (2002; 2004; 2006), Bordignon (2009; 2010), Lima (2013), Gohn (2002; 2006; 2007) e Vasconcelos (2003) dentre outros, apresentam uma discussão aprofundada acerca dos Conselhos Municipais de Educação sobre a força, a mobilização social e a participação como eixos transversais necessários às mudanças sociais. A pesquisa explicita que os canais de legitimação instituídos são pontos de partida para a dimensão mais ampla e necessária do instituinte, ou seja, do papel efetivo dos conselheiros e sociedade em constante recorrência para o estabelecimento de suas expectativas quanto a educação desejada, as transformações necessárias, a constituição de políticas democratizadoras e a abertura ao diálogo.<hr/>Abstract The present research aims to discuss the role of the Municipal Councils of Education regarding autonomy, participation, quality and the construction of collective consciousness in the process of democratic management. The qualitative methodology used allows the interlocutions with the object. This is an exploratory research, conducted through literature review. In this work authors such as Cury (2002; 2004; 2006), Bordignon (2009; 2010); Lima (2013), Gohn (2002; 2006; 2007) and Vasconcelos (2003), among others, present an in-depth discussion of the Municipal Education Councils on strength, social mobilization and participation as transversal axes necessary for social change. The research explicitly states that the channels of instituting legitimation are starting points for the broader and more necessary dimension of the institute, that is, the effective role of counselors and society in constant recurrence to establish their expectations regarding the desired education, the necessary transformations, the constitution of democratizing policies and the opening to the dialogue.<hr/>Resumen La presente investigación tiene como objetivo discutir el papel de los Consejos Municipales de Educación como la autonomía, participación, calidad y la construcción de la conciencia colectiva en el proceso de gestión democrática. La metodología utilizada de cuño cualitativo recurre de forma comprensiva a las interlocuciones con el objeto. Se trata de una investigación exploratoria, por medio de revisión de literatura especializada. En ese trabajo autores como Cury (2002; 2004; 2006), Bordignon (2009; 2010), Lima (2013), (2002; 2006; 2007) y Vasconcelos (2003) entre otros, presentan una discusión en profundidad de los Consejos Municipales de Educación sobre la fuerza, la movilización social y la participación como ejes transversales necesarios a los cambios sociales. La investigación explicita que los canales de legitimación instituidos son puntos de partida para la dimensión más amplia y necesaria del instituyente, o sea, del papel efectivo de los consejeros y sociedad en constante recurrencia para el establecimiento de sus expectativas en cuanto a la educación deseada, las transformaciones necesarias, la constitución de políticas democratizadoras y la apertura al diálogo. <![CDATA[Participação e representatividade nas pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200348&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na organização dos sistemas e redes municipais de educação, os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) podem assumir um espaço importante na proposição de políticas educacionais que apoiem o desenvolvimento de uma escola de qualidade socialmente referenciada. Diante disso, este texto tem por objetivo contribuir com o avanço na produção do conhecimento sobre os CMEs, sua natureza, funções e relevância, tomando por base como as pesquisas realizadas no estado de Goiás sobre a temática debatem a participação e a representação social nesses Conselhos. Para tanto, realizou-se o estado do conhecimento em dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação em Goiás. Foram encontrados cinco estudos envolvendo os CMEs, com diferentes objetos, porém a análise dos dados permitiu inferir que não há nenhuma pesquisa que aborde diretamente a questão da participação e da representação social nos Conselhos. Contudo, considerando que essas categorias são elementos fundamentais na implementação da gestão democrática, todos os estudos abordam essa problemática destacando que nos conselhos pesquisados ainda se perpetuam práticas burocráticas e há pouca representatividade. Além disso, ainda estão extremamente atrelados ao poder executivo municipal, minimizando seu potencial e sua atuação no que se refere à mediação dos interesses da comunidade e à organização da educação pública.<hr/>Abstract In the organization of municipal education systems, the Municipal Councils of Education (CMEs) can take on an important role in proposing educational policies that support the development of a socially referenced quality school. Thus, this article aims to contribute to the advancement of the knowledge production about the CMEs, their nature, functions and relevance, based on how researches carried out in the State of Goiás on this thematic debate the participation and social representation in these Councils. To do so, the state of knowledge in dissertations and theses in Post-Graduation Programs in Goiás was stablished. Five researches involving the CMEs with different objects were found; however the analysis of the data allowed inferring that there is no research that directly addresses the issue of participation and social representation in the Councils. Nevertheless, considering that these categories are fundamental elements in the implementation of democratic management, all those studies approach this problematic, emphasizing that in the researched councils these bureaucratic practices are still perpetuated, there is little representativeness. In addition, they are still extremely attached to the municipal executive power, minimizing their potential and action regarding the mediation of community interests and the organization of public education.<hr/>Resumen En la organización de los sistemas y redes municipales de educación, los Consejos Municipales de Educación (CMEs) pueden asumir un espacio importante en la proposición de políticas educativas que apoyen el desarrollo de una escuela de calidad socialmente referenciada. Así, este texto tiene por objetivo contribuir con el avance en la producción del conocimiento sobre los CMEs, su naturaleza, función y relevancia, tomando como base cómo las investigaciones realizadas en el Estado de Goiás sobre esta temática debaten la participación y la representación social en esos Consejos. Para eso, se realizó el estado del conocimiento en disertaciones y tesis en los Programas de Posgrado en Goiás. Se encontraron cinco estudios involucrando a los CMEs, con diferentes objetos, pero el análisis de los datos permitió inferir que no hay ninguna investigación que aborde directamente la cuestión de la participación y la representación social en los Consejos. Sin embargo, considerando que estas categorías son elementos fundamentales en la implementación de la gestión democrática, todos los estudios abordan esta problemática destacando que en los consejos investigados aún se perpetúan prácticas burocráticas, hay poca representatividad. Además, aún están extremadamente sujetados al poder ejecutivo municipal, minimizando su potencial y su actuación en lo que se refiere a la mediación de los intereses de la comunidad y la organización de la educación pública. <![CDATA[O controle social nas ações do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros a partir da perspectiva dos conselheiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo intentou compreender, a partir das ações do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros, formas de efetividade do controle social sob a perspectiva de atuação dos Conselheiros. Objetivou-se inferir se as práticas desenvolvidas, no âmbito do respectivo Conselho, contribuiram diretamente para o exercício do controle social do direito à educação para todos. Entende-se, a partir do proposto pelo Instituto Pólis (2008), que o controle social se faz importante para garantir que as políticas governamentais atendam, de fato, às necessidades prioritárias da população, concernente à melhora dos níveis de oferta e de qualidade dos serviços, assim como o controle e fiscalização dos recursos públicos. A participação ampla da sociedade no controle social fortalece as políticas públicas, tornando-as mais adequadas às necessidades da coletividade e ao interesse público com relação ao seu alcance e finalidade. Desse modo, o procedimento metodológico utilizado se apoiou em análise documental através do regimento interno e de atas, de pesquisa bibliográfica e de entrevistas com conselheiros.<hr/>Abstract The present article tried to understand, from the actions of the Municipal Council of Education of Montes Claros, effective forms of social control under the perspective of action of the Counselors. The objective was to infer if the practices developed within the respective Council contributed directly to the exercise of social control of the right to education for all. It is understood, as proposed by the Pólis Institute (2008), that social control is important to ensure that government policies meet, in fact, the priority needs of the population, concerning the improvement of levels of supply and quality of services, as well as the control and inspection of public resources. The broad participation of society in social control strengthens public policies, making them more suited to the needs of the community and the public interest in relation to their scope and purpose. Thus, the methodological procedure used was based on documentary analysis through internal regulations and minutes, bibliographic research and interviews with counselors.<hr/>Resumen El presente artículo intentó comprender, a partir de las acciones del Consejo Municipal de Educación de Montes Claros, formas de efectividad del control social bajo la perspectiva de actuación de los Consejeros. Se objetivó inferir si las prácticas desarrolladas, en el marco del respectivo Consejo, contribuyeron directamente al ejercicio del control social del derecho a la educación para todos. Se entiende, a partir de lo propuesto por el Instituto Pólis (2008), que el control social se hace importante para garantizar que las políticas gubernamentales atiendan, de hecho, a las necesidades prioritarias de la población, concerniente a la mejora de los niveles de oferta y de calidad servicios, así como el control y fiscalización de los recursos públicos. La participación amplia de la sociedad en el control social fortalece las políticas públicas, haciéndolas más adecuadas a las necesidades de la colectividad y al interés público en relación a su alcance y finalidad. De este modo, el procedimiento metodológico utilizado se apoyó en análisis documental a través del regimiento interno y de actas, de investigación bibliográfica y de entrevistas con consejeros. <![CDATA[A perspectiva da qualidade da educação presente nas ações do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde - GO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200390&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisa, na qual se buscou analisar a perspectiva da qualidade da educação presente nas ações do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde/GO (COMERV). Para isso, fez-se uma pesquisa exploratória e documental em atas, resoluções e legislação vigente do COMERV, entre os anos de 1997 a 2016. A análise foi subsidiada pelas contribuições de Bordignon (2009), Lima (2001, 2010) e Motta (1984). As categorias de análise foram: qualidade, autonomia e participação. Como resultados, as ações do Conselho apontam para possibilidades de se buscar a qualidade da educação mediante ações de inclusão, melhoria no atendimento aos alunos e revisão no atual sistema de eleição de seus participantes. Sobre as normas atuais relacionadas à eleição dos membros do Conselho, foi possível concluir que a escolha pelo chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice apresentada pela comunidade, tem comprometido a ação democrática e a qualidade da educação. A boa vontade e conhecimento dos conselheiros não bastam para romper o paradigma da participação limitada, tendo em vista, principalmente, que os conselhos municipais de educação têm o desafio de trabalhar a sua função mobilizadora e propositiva junto à sociedade, posicionando-se contra as situações que impossibilitem a qualidade social da educação.<hr/>Abstract The aim of this article is to present the results of a research that sought to analyze the perspective of the quality of education present in actions of the Municipal Council of Education of Rio Verde / GO (COMERV). To accomplish this, an exploratory and documentary research was made of the minutes, resolutions and current legislation of COMERV, between the years of 1997 to 2016. The analysis was substantiated by the contributions of Bordignon (2009), Lima (2001, 2010) and Motta (1984). The categories of analysis were: quality, autonomy and participation. The results demonstrate that the Board’s actions point to possibilities in seeking the quality of education through inclusion actions, improvement in assistance to students and a revision in the current election system of its participants. Regarding the current rules related to the election of Council members, it was possible to conclude that the choice made by the head of the Executive Power, based on a triple list presented by the community, has compromised democratic action and the quality of education. The counselors’ goodwill and knowledge are not enough to break the paradigm of limited participation, especially in view of the fact that municipal councils of education have the challenge of working the mobilizing and purposeful function with society, positioning themselves against situations that make the social quality of education impossible.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de investigación, en la cual se buscó analizar la perspectiva de la calidad de la educación presente en las acciones del Consejo Municipal de Educación en la ciudad de Río Verde/GO (COMERV). Para eso, se realizó una investigación exploratoria y documental en actas, resoluciones y legislación vigente del COMERV, entre los años 1997 a 2016. El análisis fue subsidiado por las contribuciones de Bordignon (2009), Lima (2001, 2010) y Motta (1984). Las categorías de análisis fueron: calidad, autonomía y participación. Como resultados, las acciones del Consejo apuntan a posibilidades de buscarse la calidad de la educación mediante acciones de inclusión, mejora en el atendimiento a los alumnos y revisión en el actual sistema de elección de sus participantes. Sobre las normas actuales relacionadas con la elección de los miembros del Consejo, fue posible concluir que la elección por el jefe del Poder Ejecutivo, a partir de una lista triple presentada por la comunidad, ha comprometido la acción democrática y la calidad de la educación. La buena voluntad y conocimiento de los consejeros no bastan para romper el paradigma de la participación limitada, teniendo en vista, principalmente, que los consejos municipales de educación tienen el desafío de trabajar su función movilizadora y propositiva junto a la sociedad, posicionándose contra las situaciones que imposibiliten la calidad social de la educación. <![CDATA[O Plano Municipal de Educação de Dourados-MS: política, gestão e participação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200416&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No tempo presente, torna-se indubitável ter como objeto de estudo os Planos de Educação, considerando ser preceito legal no Plano Nacional de Educação (2014-2024) que especifica no Artigo 8º a exigência de elaboração e/ou adequação dos Planos Municipais de Educação no prazo de um ano, contado da publicação da Lei n° 13.005, de 25 de julho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Frente ao exposto, este artigo trata do Plano Municipal de Educação (PME) de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul (MS) e tem como objetivo analisar seus desdobramentos na gestão das políticas educacionais do município. Para tanto, procedeu-se a revisão bibliográfica sobre o tema e trabalhou-se com a legislação de âmbito federal e municipal e com material produzido pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação - CMMA - do PME/Dourados. Os dados apontam que após dois anos de vigência do PME/Dourados-MS a gestão das políticas educacionais do município tem enfrentado dificuldades para estabelecer políticas que estejam em consonância com metas contidas no documento oficial, principalmente com as metas 17 e 18 - que tratam da valorização docente - e a meta 19 - que diz respeito à construção da gestão democrática, ocasionando forte tensão social entre a sociedade civil e a sociedade política.<hr/>Abstract Nowadays, it is becoming absolutely necessary to have as the objective of study, the Education Plans, considering that It is legal determination in the National Education Plan (2014-2024) that determinates on the 8th, article the requirement of elaboration and/or adequacy of the Municipal Education Plans at the term of one year, after the publication of the law n 13.005, 25 July 2014, which approved the National Education Plan (2014-2024). After this, this article is about the Municipal Education Plan (PME) of Dourados in the State Mato Grosso do Sul (MS) that has the objective of analyzing its application in the management of the municipal education policies. Hence, the bibliography revision about the theme and worked with the federal and municipal legislation and with material produced by the Commission of Monitoring and Evaluation - CMMA - of PME/Dourados. The information indicates that after two years of validity of the PME/Dourados, the management of educational policies has faced difficulties to support politics that are in agreement with targets contained in the official document, mainly with the aims 17 and 18 - that is about teacher development - and the aim 19 - concerning the construction of democratic management, causing strong social tension between civil society and political society.<hr/>Resumen En el tiempo presente, se vuelve indudable tener como objeto de estudio los Planes de Educación, considerando ser precepto legal en el Plan Nacional de Educación (2014-2024) que específica en el Artículo 8º la exigencia de elaboración y / o adecuación de los Planes Municipales de Educación en el plazo de un año, contado de la publicación de la Ley nº 13.005, de 25 de julio de 2014, que aprobó el Plan Nacional de Educación (2014-2024). En este artículo se trata del Plan Municipal de Educación (PYME) de Dourados en el estado de Mato Grosso do Sul (MS) y tiene como objetivo analizar sus desdoblamientos en la gestión de las políticas educativas del municipio. Para ello, se procedió a la revisión bibliográfica sobre el tema y se trabajó con la legislación de ámbito federal y municipal y con material producido por la Comisión Municipal de Monitoreo y Evaluación - CMMA - de las PYME / Dorados. Los datos apuntan que tras dos años de vigencia de la PYMES/Dourados la gestión de las políticas educativas del municipio ha enfrentado dificultades para establecer políticas que estén en consonancia con metas contenidas en el documento oficial, principalmente con las metas 17 y 18 - que tratan de la valorización docente - y la meta 19 - que se refiere a la construcción de la gestión democrática, ocasionando fuerte tensión social entre la sociedad civil y la sociedad política. <![CDATA[Competências docentes mapeadas em publicações do Brasil, da Espanha e Suécia na transição do século XX para o XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na década de 1970, passaram a ser requisitados dos trabalhadores novos domínios teóricos, técnicos e relacionais, fazendo emergir o paradigma das competências, que se inseriu no mundo laboral, delimitando um campo difuso e aberto a novas descobertas relativas ao seu conceito, a sua constituição e aplicabilidade. Constitui-se como objetivo desta pesquisa classificar as competências profissionais por meio da análise de publicações realizadas no Brasil, na Espanha e Suécia, na transição do século XX para o século XXI, distinguindo, a partir de dimensões identificadas, as competências transversais atribuídas aos trabalhadores de forma geral daquelas vinculadas especificamente aos docentes. Tendo como suporte as pesquisas bibliográfica e documental e a abordagem qualitativa, os dados foram coletados mediante a análise de autores de referência, de documentos de órgãos governamentais e de entidades dos três países. Os resultados indicam que as competências transversais destacadas são vinculadas a dez dimensões e que, na definição das competências específicas da docência, existe a necessidade de incluir a dimensão conceitual, em função de o docente ter, entre suas exigências profissionais, a compreensão de diferentes perspectivas pedagógicas e sua repercussão nos processos de ensino e aprendizagem.<hr/>Abstract In the 1970s new theoretical, technical and interpersonal skills began being demanded from workers. This requirement gave rise to the competencies paradigm, which found its way into the working world, defining a diffuse and open field to the new discoveries related to its own concept, constitution and applicability. The objective of the present piece of research is to categorize professional competencies by means of analysis of publications from Brazil, Spain, and Sweden, in the period of transition from the Twentieth to the Twenty-first century, while distinguishing (from the identified dimensions) the transversal competencies attributed to workers in general from those specifically related to teachers. By means of bibliographical and documentary research, with a qualitative approach, data were collected through the analysis of seminal authors as well as documents from governmental organs and other entities from the three countries included in the study. The results indicate that the highlighted transversal competencies are associated with ten dimensions. Besides, it was found that the conceptual dimension needs to be included in the definition of teachers’ specific competencies. That is so, due to the fact that among their professional attributions, teachers must understand different pedagogical perspectives and their repercussion in the process of teaching and learning.<hr/>Resumen En la década de 1970, se comenzó a exigirle a los trabajadores nuevos dominios teóricos, técnicos y relacionales, provocando el surgimiento del paradigma de las competencias. Ese paradigma se fue afianzando en el mundo laboral, delimitando así un campo difuso y abierto a nuevos descubrimientos relativos a su concepto, constitución y aplicabilidad. Como objetivo de esta investigación, definimos la clasificación de las competencias profesionales por medio del análisis de publicaciones en Brasil, España y Suecia, realizadas durante la transición del siglo XX al siglo XXI. A partir de las dimensiones identificadas, las competencias transversales atribuidas a los trabajadores se distinguen, de forma general, de las vinculadas específicamente a los docentes. Teniendo como base las investigaciones bibliográfica y documental, y el enfoque cualitativo, se recolectaron los datos por medio del análisis de autores de referencia y de documentos de órganos gubernamentales y entidades de los tres países mencionados. Los resultados indican que las competencias transversales destacadas se vinculan a diez dimensiones, y que en la definición de las competencias específicas de la docencia existe la necesidad de incluir la dimensión conceptual, en razón de que el docente cuenta entre sus implicaciones profesionales la comprensión de diferentes perspectivas pedagógicas y su repercusión en los procesos de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200462&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda as interações vivenciadas por alunos em uma comunidade de prática online criada para dar sustentação a um curso no formato e-Learning, para funcionários da área de logística do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP). Trata-se de um estudo de caso etnográfico, cujo objetivo foi investigar o papel do fórum de discussões online tendo como fio condutor reflexões oriundas da teoria da complexidade, por meio de conceitos como autopoiese, auto-eco-organização e circularidade, usados como fundamentos explicativos dos aspectos observados. Os resultados mostram a utilização da educação online como meio de criar redes que podem contribuir para o fortalecimento de uma cidadania planetária, uma vez que explora uma proposta pedagógica ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar malhas solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, que são favorecidos pelas reflexões advindas de problemas emergentes e suas possíveis soluções que podem ser instigadas por meio do protagonismo na formação.<hr/>Abstract This article addresses the interactions experienced by students in an online community of practice designed to give support to a course in the e-Learning format to employees of the logistics department of the Social Services of the State of Commerce in São Paulo (SESC SP). This is a case study aiming to investigate the role of online discussion forums, taking as a guide a reflection derived from the complexity theory by concepts such as autopoiesis, self-eco-organization and circularity, here used as explanatory fundamentals of the observed aspects. The results show the use of online education as a mean to create networks that can contribute to the strengthening of a global citizenship as it explores an active pedagogical dialogical and technologically interactive approach, capable of promoting solidarity meshes of cooperation and polysemic environments that are favored by the reflections arising from emerging problems and possible solutions that can be instigated through the protagonism of formation.<hr/>Resumen Este artículo aborda las interacciones vivenciadas por alumnos en una comunidad de práctica online creada para dar soporte a un curso en formato e-Learning, para funcionarios del área de logística del Servicio Social del Comercio del Estado de São Paulo (Sesc SP). Se trata de un estudio de caso etnográfico, cuyo objetivo fue investigar el papel del foro de discusiones en línea teniendo como hilo conductor reflexiones oriundas de la teoría de la complejidad, por medio de conceptos como autopoiesis, auto-eco-organización y circularidad como fundamentos explicativos aspectos observados. Los resultados muestran la utilización de la educación en línea como medio de crear redes que pueden contribuir al fortalecimiento de una ciudadanía planetaria, ya que explora una propuesta pedagógica activa, dialógica e interactiva, capaz de fomentar mallas solidarias de cooperación y la promoción de ambientes polisémicos, que son favorecidos por las reflexiones surgidas de problemas emergentes y sus posibles soluciones que pueden ser instigadas por medio del protagonismo en la formación. <![CDATA[A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200478&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.<hr/>Abstract In this text we aim to identify and analyze possible points of convergence between the process of Distance Education and the nonlinearity principle of the complexity theory. It seeks to understand Distance Education from a complex thinking perspective, especially having the nonlinearity principle as one of the categories of analysis. The principle of the complexity allows us to make very fertile considerations about the process of distance learning and education. The Distance Education courses are organized and taught based on the Information and Communication Technologies (ICTs) which, although characterized by linear movements, allow for nonlinear complex actions and creations. The text was elaborated based on the descriptive and interpretive research methodology, with support in bibliographical and electronic references, having as source the authors that approach and analyze this theme.<hr/>Resumen En este texto tenemos como objetivo identificar y analizar posibles puntos de convergencia entre el proceso de Educación a Distancia y el principio de la no linealidad de la teoría de la complejidad. Se busca comprender la Educación a Distancia (EaD) a partir de una mirada del pensamiento complejo, sobre todo teniendo el principio de la no linealidad como una de las categorías de análisis. El principio de la complejidad permite hacer consideraciones muy fértiles sobre el proceso de educación y de enseñanza a distancia. Los cursos de EaD se organizan y son ministrados con base en Tecnologías de Información y Comunicación (TICs) que, aunque se caracterizan por movimientos lineales, permiten acciones y creaciones complejas no lineales. El texto fue elaborado con base en la metodología de investigación descriptiva e interpretativa, con apoyo en referencias bibliográficas y electrónicas, teniendo como fuente los autores que abordan y analizan esa temática. <![CDATA[Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200494&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação em que buscamos identificar e analisar as contribuições de práticas pedagógicas virtuais e presenciais desenvolvidas por professores mediadores de Matemática de um curso superior de tecnologia da área de Gestão Empresarial, oferecido na modalidade de educação a distância, para a construção de conhecimentos matemáticos pelos alunos. A investigação realizada se enquadrou na vertente qualitativa de pesquisa; buscamos identificar e analisar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, ocorridos no âmbito do curso, em uma turma de um polo de apoio presencial. No referencial teórico consideramos os seguintes tópicos: aspectos da aprendizagem matemática à distância; os ambientes virtuais de aprendizagem; as abordagens pedagógicas adotadas em processos formativos; a formatação de cursos em ambientes virtuais; os processos de mediação pedagógica em novos paradigmas; a questão da evasão; os problemas relacionados à gestão, controle e avaliação de cursos a distância e a formação de comunidades de aprendizagem em cursos híbridos. Os resultados indicaram: as contribuições das práticas pedagógicas específicas dos professores mediadores de Matemática do curso para a construção de conhecimentos matemáticos; os diferentes conhecimentos matemáticos construídos pelos alunos, considerando a abordagem pedagógica adotada e as características das tecnologias utilizadas; os fatores que influenciaram a evasão dos alunos ao longo do semestre. Os resultados demonstraram, também: que é de fundamental importância que os professores mediadores tenham formação específica na área ou em áreas afins das disciplinas em que atuam; que os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na modalidade de educação a distância podem ser bem-sucedidos se forem adotadas propostas híbridas de educação, com a integração de abordagens e tecnologias presenciais e online, selecionadas de forma minuciosa de tal forma que se complementem.<hr/>Abstract In this article we present the results of an investigation in which we seek to identify and analyze the contributions of virtual and face-to-face pedagogical practices developed by Mathematics mediator’s teachers of a superior course of technology of the Business Management area, offered in the modality of distance education, for the construction of mathematical knowledge by students. The research carried out was part of the qualitative aspect of research; we sought to identify and analyze the teaching-learning processes of mathematical contents that occurred within the scope of the course in a class of a face-to-face support center. In the theoretical reference we consider the following topics: aspects of distance learning mathematics; virtual learning environments; the pedagogical approaches adopted in formative processes; the formatting of courses in virtual environments; the processes of pedagogical mediation in new paradigms; the issue of avoidance; the problems related to the management, control and evaluation of distance courses and the formation of learning communities in hybrid courses. The results indicated: the contributions of the specific pedagogical practices of the mathematical mediator’s teachers of the course for the construction of mathematical knowledge; the different mathematical knowledge built by the students considering the pedagogical approach adopted and the characteristics of the technologies used; the factors that influenced students’ avoidance during the semester. The results also showed: that it is of fundamental importance that mediating teachers have specific training in the area or in related areas of the disciplines in which they work; that the teaching-learning processes of Mathematics in the distance education modality can be successful if hybrid proposals of education are adopted, with the integration of presential and online approaches and technologies, selected in such a way as to complement each other. <![CDATA[Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro Didático: aproximações necessárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200526&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo investigar quais as influências do processo de formação docente no primeiro ano do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na escolha do livro didático (LD) para o Ensino Médio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em 2014 em um município do interior do Rio Grande do Sul, em uma escola de periferia. Dez professores de diferentes áreas do conhecimento e uma coordenadora/supervisora foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. O processo de escolha do LD caracterizou-se pelo individualismo, culminando na ausência de diálogos e reflexões entre todos os docentes. Porém, mesmo individualmente, notaram-se indícios positivos do Pacto na escolha dos LDs e no cotidiano dos docentes. Contudo, grandes mudanças, principalmente relacionadas a um “redesenho curricular”, não se concretizam em ações isoladas; para que ocorram é preciso compreender a escola como unidade de múltiplas facetas, que necessitam problematizar, dialogar e refletir entre si.<hr/>Abstract This article aims to investigate what influences does the teacher training process in the first year of the Brazilian National Pact for the Strengthening of Secondary Education have in the choice of textbooks (LD) for high school. We did a qualitative research, of a case study kind. Data collection was executed in 2014 out in a city in the interior of Rio Grande do Sul, in the outskirts. Ten teachers from different areas of knowledge and a coordinator/supervisor were interviewed using a semi-structured screenplay. The process of choosing the textbook was characterized by individualism, culminating in the absence of dialogue and reflection among all teachers. But even individually, positive signs of the Pact for the Secondary Education were noted in the choice of textbook and in the daily lives of teachers. However, major changes, mainly referring to a “curriculum redesign” don’t materialize in isolated actions. For this to occur it is necessary to understand the school as a unit of multiple facets, each of which needs questioning, discussing and reflection among each other.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es investigar cuáles fueron las influencias del proceso de formación docente, durante el primer año del Pacto Nacional por el Fortalecimiento de la Enseñanza Media, en la elección del libro didáctico (LD) para la Enseñanza Media. Para esto, se realizó una investigación cualitativa, del tipo Estudio de Caso. El recogimiento de datos sucedió en 2014 en una ciudad situada en el interior del Rio Grande do Sul, específicamente, en una escuela de periferia. Diez profesores de distintas áreas del conocimiento y una coordinadora/supervisora fueron entrevistados por medio de una guía semiestructurada. El proceso de elección del LD se caracterizó por el individualismo, resultando en la ausencia de diálogos y reflexiones entre todos los docentes participantes. Aunque haya sucedido de modo individual, se notaron indicios positivos del Pacto en la elección de los LDs y en el cotidiano de los docentes. Sin embargo, grandes cambios, sobre todo relacionados a un ‘rediseño curricular’, no se concretizan en acciones aisladas, es decir, para que ocurran, es necesario comprender la escuela como unidad de múltiples facetas, que necesitan problematizar, dialogar y reflexionar entre sí. <![CDATA[O conceito de socialização no Ensino Médio: a formação dos professores de Ciências Sociais do PARFOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200551&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o retorno obrigatório da disciplina sociologia ao currículo escolar, em 2008, e como consequência de pesquisas que realizo nos últimos anos sobre o processo de socialização e a relação entre cérebro e comportamento nos adolescentes/jovens, utilizando como referências Berger e Luckmann (1983) e Herculano-Houzel (2005), procurei desenvolver um programa metodológico teórico e empírico para, em primeiro lugar, conhecer a situação do ensino de sociologia no país, com Silva (2007) e Mascarenhas (2012) e, em seguida, analisar a formação dos professores licenciados em Ciências Sociais, do programa do Ministério da Educação denominado Plataforma Freire (PARFOR), executado pela Universidade Federal do Piauí, especificamente na abordagem do tema socialização. Com esse objetivo, apliquei questionários cujos resultados são apresentados em tabelas, que apontam para deficiências de compreensão mais ampla do conceito de socialização, principalmente em relação a transformações do cérebro.<hr/>Abstract With the compulsory return of the sociology discipline to the school curriculum in 2008, and as a consequence of the research I have done in recent years on the process of socialization and the relationship between brain and behavior in adolescents / young people, using Berger and Luckmann (1983) and Herculano-Houzel (2005), I tried to develop a theoretical and empirical methodological program to firstly know the situation of sociology teaching in the country, with Silva (2007) and Mascarenhas (2012), and then analyze the formation of the Ministry of Education program called the Freire Platform (PARFOR), carried out by the Federal University of Piauí, specifically in the socialization theme. With this aim, I applied questionnaires whose results are presented in tables, which point to deficiencies of a broader understanding of the concept of socialization, especially in relation to brain transformations. <![CDATA[Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000200579&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta a abordagem das narrativas e experiências históricas de acadêmicos/as, “futuros” professores, sobre a inserção/visita em museus. Após os estudos sobre a importância da fundamentação da visita em museus como uma ação didática, realizados na disciplina de Prática de Ensino de História, cada estudante teve a fundamentação teórica da autobiografia para embasar sua narrativa sobre a visita e importância do museu no ensino de história. Assim, foram utilizadas metodologicamente as narrativas dos/as acadêmicos/as do curso de História, relacionando suas vozes múltiplas, suas impressões, seu entendimento sobre o museu como espaço histórico, com a produção de sentido do patrimônio musealizado. O objetivo foi analisar as dimensões da cultura histórica, em que acadêmicos/as construíram suas experiências históricas.<hr/>Abstract This article aims to approach the narratives and historical experiences of students, “future” teachers, about the insertion / visit in museums. The museum is here understood as an important element in didactics in history, as a place of collective memory that assists in the socio-historical formation of subjects. We analyze the narrative of academics of the History course, relating their multiple voices, their impressions, their understanding of the museum as a historical space, with the production of a sense of the musealized heritage. In addition, we propose the autobiographical analysis, as a methodological referral, aiming at perceiving the dimensions of the historical culture, in which the students build their historical experiences.