Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20190001&lang=es vol. 19 num. 60 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação a Distância: ensino, aprendizagem e inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Educación online y educación abierta: avances, lagunas y desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta o estado da arte da Educação online e da Educação aberta, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas científicas, dissertações e teses, durante o período de 1996 a 2017. Este realiza um mapeamento e analisa as contribuições e as implicações presentes em pesquisas acadêmicas, possibilitando uma melhor compreensão do que essas investigações têm revelado. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa e faz uso do software Atlas Ti, para fins de operacionalização da análise de dados, assim como apoia-se na técnica de Análise de conteúdo. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 88 teses e 256 dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações. A análise de dados permitiu identificar que em relação à Educação Online e à Educação Aberta as pesquisas têm enfatizado a importância da flexibilização da Educação para o processo de aprendizagem, bem como a utilização de diferentes recursos didáticos e tecnológicos, enquanto ferramentas que permitem o uso de metodologias interativas. Identificou-se também que a desmotivação dos participantes está associada à metodologia de ensino adotada.<hr/>Abstract This paper presents the state of art of Online education and Open education, considering the mapping and the analysis of scientific researches, dissertations, and theses, during the period from 1996 to 2017. This article intends to map and analyze patents and ways of doing academic research to better understand what these investigations have revealed. This research has a descriptive and interpretative qualitative approach and makes use of the Atlas Ti software, for the purposes of data analysis operation, as well as based on the technique of Content Analysis. As a study object, 88 theses and 256 dissertations were identified, which were collected from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The data analysis allowed to identify that in relation to Online Education and Open Education the researches have emphasized the importance of the flexibility of Education for the learning process, as well as the use of different didactic and technological resources, as tools that allow the use of interactive methodologies. It was also identified that the demotivation of the participants is associated with the teaching methodology adopted.<hr/>Resumen Este artículo presenta el estado del arte de la Educación en línea y Educación Abierta, a partir del mapeo y del análisis de investigaciones científicas, disertaciones y tesis, durante el período de 1996 a 2017, con el objetivo de mapear y analizar las contribuciones y las implicaciones presentes en investigaciones académicas para comprender mejor lo que esas investigaciones han revelado. Esta investigación tiene un enfoque cualitativo, descriptivo e interpretativo y hace uso del software Atlas Ti, para fines de operacionalización del análisis de datos, así como se apoya en la técnica de Análisis de Contenido. En cuanto objeto de estudio se identificaron 88 tesis y 256 disertaciones, que fueron recogidas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. El análisis de datos permitió identificar que en relación a la Educación Online y Educación Abierta las encuestas han enfatizado la importancia de la flexibilización de la Educación para el proceso de aprendizaje, así como la utilización de diferentes recursos didácticos y tecnológicos, como herramientas que permiten el uso de metodologías interactiva. Se identificó también que la desmotivación de los participantes está asociada a la metodología de enseñanza adoptada. <![CDATA[Prácticas docentes en Educación a Distancia: una mirada sobre las áreas del conocimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100036&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes nas disciplinas ofertadas na Universidade Virtual do Estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2018, relacionando-as ao modelo pedagógico da instituição. O modelo em questão possui cinco eixos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico: Ampliação do acesso à Educação Superior; Foco no estudante; Interação; Inclusão digital; e Formação para o exercício profissional. Assim, as disciplinas ofertadas no referido semestre foram elencadas e analisadas quanto aos tipos de materiais e recursos utilizados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: Interação, Situações práticas e Metodologias inovadoras. Nota-se que a maioria das disciplinas não utiliza com afinco as possibilidades de interação proporcionadas pelas ferramentas digitais, bem como as novas metodologias para ensino e aprendizagem. Espera-se que uma nova definição de Modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades conexas ao modelo pedagógico adotado pela instituição.<hr/>Abstract This article aims to analyze the teaching practices of the courses offered at the Virtual University of the State of São Paulo during the first half of 2018. The model in question has five axes for the development of academic work: Expansion of access to Higher Education; Focus on the student; Interaction; Digital inclusion; and Training for professional practice. Thus, the courses offered in this semester were analyzed regarding the types of materials and resources used, taking into consideration the following aspects: Interaction, Practical situations and Innovative methodologies. Most of the disciplines do not use the possibilities of interaction provided by the digital tools, as well as the new methodologies for teaching and learning. It is hoped that a new definition of the Discipline Offering Model, with the participation of the entire academic community, will generate models for the supply of disciplines related to the pedagogical model adopted by the institution.<hr/>Resumen Este manuscrito tiene como objetivo analizar las prácticas docentes en las asignaturas ofrecidas en Universidade Virtual do Estado de São Paulo durante el primer semestre de 2018, relacionadas con el modelo pedagógico de la institución. Este modelo tiene cinco ejes para el desarrollo del trabajo académico: Ampliación del acceso a la Educación Superior; Enfoque en el estudiante; Interacción; Inclusión digital; y Formación para el ejercicio profesional. Así, las asignaturas ofrecidas en el semestre fueron enumeradas y analizadas en lo que respecta a los tipos de materiales y recursos utilizados, teniendo en cuenta los siguientes aspectos: Interacción, Situaciones prácticas y Metodologías innovadoras. Se observa que la mayoría de las disciplinas no utiliza con ahínco las posibilidades de interacción proporcionadas por las herramientas digitales, así como las nuevas metodologías para enseñanza y aprendizaje. Se espera que una nueva definición de Modelo de oferta de asignaturas, con la participación de toda la comunidad académica, genere posibilidades conexas al modelo pedagógico adoptado por la institución. <![CDATA[Educación a distancia e inclusión: un análisis de la perspectiva de los profesores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100056&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo principal desta pesquisa é discutir, sob a perspectiva docente, a inclusão possibilitada pela Educação a Distância (EaD). A investigação foi empreendida no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No que concerne aos procedimentos metodológicos, foram coletados, por meio de questionários virtuais, dados de 677 docentes que atuam ou já atuaram em cursos oferecidos no âmbito do Sistema UAB. Após isso, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas. Concomitantemente, coletou-se dados em fontes documentais, quais sejam, processos seletivos, documentos oficiais, editais e outras informações disponibilizadas virtualmente nas páginas das instituições públicas que ofertam cursos a distância. Por sua vez, os dados foram submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Com o estudo, identifica-se que a EaD está relacionada a processos inclusivos. A flexibilidade nos editais de contratação permite que professores da educação básica encontrem no Sistema UAB a oportunidade para atuar no ensino superior. Ademais, a disparidade temporal e espacial, bem como o teletrabalho, possibilitam que os docentes consigam sobrepujar diferentes problemáticas, como distância geográfica, problemas de saúde, situações de opressão, descaso do Estado, etc.<hr/>Abstract The main objective of this research is to discuss, from a teaching perspective, the inclusion made possible by distance education. The research was done under the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. Regarding the methodological procedures, data were collected through virtual questionnaires of 677 teachers who work or have already worked in courses offered under the UAB System. After that, 8 semi-structured interviews were carried out. At the same time, data were collected in documentary sources, namely, selective processes, official documents, edicts and other information available virtually on the pages of public institutions that offer distance courses. In turn, the data were submitted to quantitative and qualitative analysis. With the study, it is identified that distance education is related to inclusive processes. Flexibility in contracting tutors allows primary education teachers to find in the UAB system the opportunity to work in higher education. In addition, temporal and spatial disparities, as well as teleworking, allow teachers to overcome different problems, such as geographic distance, health problems, situations of oppression, neglect of the State, etc.<hr/>Resumen El objetivo principal de esta investigación es discutir, desde perspectiva del docente, la inclusión posibilitada por la Educación a Distancia (EaD). La investigación fue emprendida en el ámbito del Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). En lo que concierne a los procedimientos metodológicos, fueron recogidos, por medio de cuestionarios virtuales, datos de 677 docentes que actúan o ya actuaron en cursos ofrecidos en el ámbito del Sistema UAB. Después de eso, se realizaron 8 entrevistas semiestructuradas. Concomitantemente, se recogieron datos en fuentes documentales, cuales son, procesos selectivos, documentos oficiales, edictos y otras informaciones disponibles virtualmente en las páginas de las instituciones públicas que ofrecen cursos a distancia. Por su parte, los datos se sometieron a un análisis cuantitativo y cualitativo. Con el estudio, se identifica que la EaD está relacionada con procesos inclusivos. La flexibilidad en los edictos de contratación permite que profesores de educación básica encuentren en el Sistema UAB la oportunidad para actuar en la enseñanza superior. Además, la disparidad temporal y espacial, así como el teletrabajo, posibilitan que los docentes puedan sobrepasar diferentes problemáticas, como distancia geográfica, problemas de salud, situaciones de opresión, descuido del Estado, etc. <![CDATA[Fluidez Tecnológica Digital: necesidad emergente de la docencia en la Educación a Distancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100076&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo analisa os reflexos da fluência tecnológica digital (FTD) dos professores na organização de atividades de ensino (AE), em cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa constitui-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise dos documentos oficiais dos cursos e observação dos ambientes virtuais. Os resultados revelaram baixa FTD dos professores nos cursos investigados. Além disso, a análise instiga a reflexão sobre a necessidade de melhoria das capacitações e formações docentes. A FTD pode qualificar o trabalho do professor no planejamento e implementação de AE no Moodle, envolvendo formação e motivação do professor, gestão do tempo, clareza epistemológica e conceitual para proposição de práticas pedagógicas coerentes com a modalidade de ensino.<hr/>Abstract This article analyzes how professors’ digital fluency reflects on the organization of teaching activities in online degree programs offered at the Federal University of Santa Maria (UFSM) in the scope of the Open University of Brazil (UAB) program. The research encompasses a case study, which involved both qualitative and quantitative approaches. Data were collected by means of interviews, official course document analysis, and observations of the virtual learning environments. The results indicate low digital fluency of professors in the courses investigated, which triggers reflections on the improvements in teacher development. Digital fluency may qualify professors’ pedagogical work in regards to planning and implementing teaching activities on Moodle, which comprises professors’ education and motivation, time management, epistemological and conceptual clarity in order to design pedagogical practices which are appropriate to the teaching context.<hr/>Resumen Este artículo analiza los reflejos de la fluidez tecnológica digital (FTD) de los profesores en la organización de actividades de enseñanza (AE), en cursos de graduación a distancia ofrecidos por la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), en el ámbito del programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). La investigación se constituye en un estudio de caso con abordaje cualitativo y cuantitativo, en la cual los datos fueron colectados por medio de entrevistas, análisis de los documentos oficiales de los cursos y observación de los ambientes virtuales. Los resultados revelaron baja FTD de los profesores en los cursos investigados. Así que el análisis instiga a la reflexión sobre la necesidad de perfeccionamiento de las capacitaciones y formaciones docentes. La FTD puede cualificar el trabajo del profesor en la planificación e implementación de AE en el Moodle, involucrando formación y motivación del profesor, gestión del tiempo, claridad epistemológica y conceptual para proposición de prácticas pedagógicas coherentes con la modalidad de enseñanza. <![CDATA[Digital media in the context of indigenous teachers’ training in the EAD-MT Pedagogy course: a problem to be discussed]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100097&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O propósito do texto é debater uma problemática situada no curso de Licenciatura em Pedagogia Educação a Distância, realizado pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade Aberta do Brasil/Núcleo de Educação a Distância. O recorte privilegia a formação de professores, focalizando a participação de estudantes de duas etnias: A’uwẽ (Xavante) e Boe (Bororo) de MT. Algumas questões impulsionam o debate: as dificuldades destes professores pois em suas comunidades a internet não tem qualidade adequada para desenvolver as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem; a ida aos polos se não têm bolsa para as despesas prementes na cidade; as dificuldades linguísticas, uma vez que as atividades do curso estão formuladas em Português e os professores possuem duas outras línguas, sendo que a língua portuguesa se constitui como uma segunda língua. São perguntas delineadoras que procuram caminhos, trilhas em busca de um diálogo aberto, um debate que auxilie a enfrentar os desafios enfrentados pelo Curso que busca atender a diversidade sociocultural presente em Mato Grosso. As informações obtidas advêm de visitas nas aldeias, depoimentos das orientadoras acadêmicas que atendem aos polos e relatos dos próprios estudantes indígenas. Espera-se, com esse texto, construir um diálogo com profissionais da área do Ensino a Distância para que, juntos e por meio das mídias digitais, sejam encontradas alternativas para a permanência de estudantes indígenas nesta modalidade de ensino.<hr/>Abstract This text aims to debate a problem in the Pedagogy Distance Education course, offered by the Education Institute of the Federal University of Mato Grosso/Brazilian Open University/Distance Education Center. The course focuses on training teachers from two ethnic groups: A’uwẽ (Xavante) and Boe (Bororo) from the state of Mato Grosso. Some questions foster this debate: the difficulties faced by the participants since in their communities the internet does not have the quality necessary to develop the activities of the Virtual Learning Environment; the lack of scholarship to cover expenses of participating in conferences and face-to-face classes in the city; the linguistic difficulties, since the activities of the course are done in Portuguese and the teachers speak two other languages, Portuguese being their second language. These questions outline ways, paths in the search for an open dialogue, a debate that will help to face the challenges the Course has come upon while seeking to meet the sociocultural diversity present in Mato Grosso. The information was obtained from visits to the villages, testimonies from academic advisors that monitor the academic stations and from reports given by the indigenous people. It is expected that this text will bring about a dialogue among professionals of the Distance Teaching area so that, together and through the digital media, alternatives can be found so the indigenous students in this teaching modality can remain in the course. <![CDATA[Interacciones en línea en el trabajo final del curso: un estudio sobre las prácticas de los orientadores en Brasil y Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.<hr/>Abstract This article is part of a wider research of the foundations and practices of orientation of the final works in online modalities [dissertations, theses, monographs, projects], focusing on higher educational institutions in Portugal and Brazil. At present, the reflection is based on the online interactions developed during these works, verifying the possibilities between advisors and students, between advisors and of these and the supervision of the courses. From the analysis of content in interviews with eight guiding teachers, it was intended a mapping of preferences and practices of interactions, analyzing aspects that involve the communication channels and their resources and types; times and modes for synchronous and asynchronous interactions and their periodicity; the formation of social networks and learning communities; and the substrates of the relationships and the creation of communication networks for learning purposes. The results point out some guidelines for online education as research contributions.<hr/>Resumen Este artículo participa en una investigación más amplia sobre los fundamentos y prácticas de orientación em línea de los trabajos finales [disertaciones, tesis, monografías, proyectos experimentales], centrándose en las instituciones de educación superior en Portugal y Brasil. En el presente, la reflexión se asienta sobre las interacciones desarrolladas durante estas orientaciones, mirando las posibilidades entre orientador y cursistas, entre orientadores y entre éstos y la supervisión o coordinación de los cursos. A partir del análisis de contenido en entrevistas con ocho profesores, se pretendió un mapeamiento de las preferencias y prácticas de interacciones, analizando aspectos que involucra los canales comunicacionales y sus recursos y tipos; los tiempos y modos para interacciones síncronas y asíncronas y su periodicidad; la formación de redes sociales y comunidades de aprendizaje; y los sustratos de las relaciones entre los individuos y de la creación de redes comunicacionales con finalidades de aprendizaje. Los resultados apuntan algunas directivas para la educación online, como aportaciones de la investigación. <![CDATA[Trazos de personalidad y persistencia discente en cursos superiores en el educación a distancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo1 visa comparar características dos traços de personalidade dos discentes que persistem em cursos EaD. Os levantamentos foram realizados em licenciaturas e especializações oferecidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para análise dos dados, utilizou-se o conceito de traços de personalidade proposto no Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade - 3M (MOWEN, 2000) e a análise de variância (ANOVA) como procedimento estatístico. Os resultados mostram que estudantes do gênero feminino são significativamente mais amáveis, conscienciosas, autoeficazes no aprendizado, têm menos necessidade de excitação, mais necessidade de aprendizado, possuem mais consciência de valor, estão mais satisfeitas com os cursos e são mais persistentes. Discentes casados possuem maior consciência de valor e menor necessidade de excitação. Quanto mais alta a renda, maior a necessidade de recursos materiais, maior a orientação para tarefas e menor a introversão. Em cursos de especialização, são mais abertos a experiências, mais conscienciosos, possuem mais necessidade de recursos materiais e corporais, são mais interativos, aceitam mais a tecnologia e possuem maior consciência de valor. Em cursos das áreas de Humanidades e Ciências Sociais, são mais amáveis, abertos a experiências, conscienciosos e possuem maior necessidade de recursos materiais e maior consciência de valor do que os discentes das áreas de Ciências Exatas e Biológicas. A partir desses achados, espera-se contribuir com políticas e ações universitárias que promovam a persistência discente, sobretudo em cursos EaD.<hr/>Abstract This article aims to compare the characteristics of the personality traits of students who persist in Distance Education courses. The surveys were carried out in bachelors and postgraduate courses offered by the Federal University of Espírito Santo (UFES) under the Open University System of Brazil (UAB). In order to analyze the data, we used the concept of personality traits proposed in the Meta-Motivational and Personality Model - 3M (MOWEN, 2000) and the analysis of variance (ANOVA) as a statistical procedure. The results show that female students are significantly kinder, more conscientious, self-efficacious in learning, less need for excitement, more need for learning, more aware of the value, more satisfied with courses, and more persistent. Married couples have a greater awareness of value and less need for excitement. The higher the income, the greater the need for material resources, the greater the orientation to tasks and the less the introversion. In postgraduate courses, they are more open to experiences, more conscientious, more in need of material and bodily resources, more interactive, more accepting of technology, and more aware of their value. In Humanities and Social Sciences, they are more kind, open to experiences, conscientious and have greater need of material resources and greater awareness of value than the students of the areas of Exact and Biological Sciences. Based on these findings, it is hoped to contribute to university policies and actions that promote student persistence, especially in EaD courses.<hr/>Resumen Este artículo busca comparar características de los rasgos de personalidad de los discursos que persisten en cursos en el educación a distancia. Los levantamientos se realizaron en licenciaturas y especializaciones ofrecidas por la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES) en el ámbito del Sistema Universidad Abierta de Brasil (UAB). Para el análisis de los datos, se utilizó el concepto de rasgos de personalidad propuesto en el Modelo Metateórico de Motivación y Personalidad - 3M (MOWEN, 2000) y el análisis de varianza (ANOVA) como procedimiento estadístico. Los resultados muestran que los estudiantes del género femenino son significativamente más amables, concienzudos, autoeficaces en el aprendizaje, tienen menos necesidad de excitación, más necesidad de aprendizaje, poseen más conciencia de valor, están más satisfechas con los cursos y son más persistentes. Los discursos casados ​​poseen mayor conciencia de valor y menor necesidad de excitación. Cuanto más alta es la renta, mayor es la necesidad de recursos materiales, mayor es la orientación para tareas y menor la introversión. En cursos de especialización, son más abiertos a experiencias, más concienzudos, poseen más necesidad de recursos materiales y corporales, son más interactivos, aceptan más la tecnología y tienen mayor conciencia de valor. En cursos de las áreas de Humanidades y Ciencias Sociales, son más amados, abiertos a experiencias, concienzudos y poseen mayor necesidad de recursos materiales y mayor conciencia de valor que los discentes de las áreas de Ciencias Exactas y Biológicas. A partir de esos hallazgos, se espera contribuir con políticas y acciones universitarias que promuevan la persistencia discente, sobre todo en cursos EaD. <![CDATA[Dispositivo de innovación: producción de la/del estudiante activa/o en la enseñanza superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As/os professoras/es do ensino superior são convocadas/os a inovar em suas práticas educacionais, utilizando metodologias que favoreçam a produção de estudantes ativas/os. Estas/es são caracterizadas/os pela autonomia, protagonismo e participação nas atividades de aprendizagem. As/os discentes são incitadas/os, assim, a autogovernarem suas condutas no sentido de se corresponsabilizarem por suas aprendizagens. Nessa direção, este artigo tem como objetivo analisar as técnicas discursivas acionadas na produção dessa/e estudante autônoma/o e protagonista da sua formação. O corpus da investigação é constituído pelos ditos em circulação nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PPC), em um curso na modalidade a distância de formação de professoras/es universitárias/os, bem como entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizaram-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder, técnica e autogoverno. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana desenvolveu-se o argumento de que a autonomia, a participação e o protagonismo são acionados como técnicas de governo que incidem sobre a conduta das/os estudantes e se integram ao dispositivo de inovação. Conclui-se que a produção dessa/e discente ativa/o atende ao funcionamento da “sociedade da inovação”.<hr/>Abstract Higher education teachers are invited to innovate in their educational practices, using methodologies that favor the production of active students. These are characterized by autonomy, protagonism and participation in learning activities. The students are therefore encouraged to self-govern their behaviors in order to be jointly responsible for their learning. In this direction, this article aims to analyze the discursive techniques triggered in the production of this autonomous student who is the protagonist of their formation. The corpus of the research is constituted by the circulating sayings in the Pedagogical Projects of Undergraduate Courses (PPC), in a course in the modality distance of training of university teachers, as well as interviews with participants of this training. The theoretical and analytical tools of the philosopher Michel Foucault were used as reference, namely: device, discourse, power, technique and self-government. Through the methodological network that articulated elements of educational netnography, narrative interviews and the analysis of Foucauldian-inspired discourse, the argument arose that autonomy, participation and protagonism are triggered as techniques of government that affect the conduct of students and integrate themselves into the device of innovation. We conclude that the production of this active student serves the functioning of the “innovation society”.<hr/>Resumen Las / los profesoras / es de la enseñanza superior son convocadas / os a innovar en sus prácticas educativas, utilizando metodologías que favorezcan la producción de estudiantes activos / as. Estas son caracterizadas por la autonomía, el protagonismo y la participación en las actividades de aprendizaje. Se les incita a los/las discentes a que se autogobiernen sus conductas en el sentido de corresponsabilizarse por sus aprendizajes. En esta dirección, este artículo tiene como objetivo analizar las técnicas discursivas accionadas en la producción de esa / y estudiante autónoma / o y protagonista de su formación. El corpus de la investigación está constituido por los dichos en circulación en los Proyectos Pedagógicos de Cursos de Graduación (PPC), en un curso en la modalidad a distancia de formación de profesoras / es universitarias / as, así como entrevistas realizadas con participantes de esa formación. Se utilizó como referencial las herramientas teóricas y analíticas del filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder, técnica y autogobierno. Por medio de la red metodológica que articuló elementos de la red neuronal educativa, de entrevistas narrativas y del análisis del discurso de inspiración foucaultiana se desarrolló el argumento de que la autonomía, la participación y el protagonismo son accionados como técnicas de gobierno que inciden sobre la conducta de las conductas / los estudiantes y se integran al dispositivo de innovación. Se concluye que la producción de esa / y discente activa / o atiende al funcionamiento de la “sociedad de la innovación”. <![CDATA[Ambientes virtuales enriquecidos con tecnologías audiovisuales y su impacto en la promoción de las competencias de aprendizaje de los estudiantes de posgrado en Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100195&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As relações humanas, sociais e pedagógicas contemporâneas têm sofrido grandes transformações impulsionadas pela apropriação das tecnologias, que assumem um papel crucial na mudança de hábitos e comportamentos. E perante esta realidade as instituições educativas enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de conceber ambientes para o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Neste artigo, é precisamente um desses cenários que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto nas competências de aprendizagem de vinte e quatro estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico desenvolvido por Moreira (2017) para o desenho de e-Atividades de aprendizagem centradas na “desconstrução” de imagens em movimento. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado no modelo pedagógico considerado e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos na autoaprendizagem dos estudantes de pós-graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.<hr/>Abstract Contemporary human, social, and pedagogical relationships have undergone major transformations driven by the appropriation of technologies, which play a crucial role in changing habits and behaviours. Faced with this reality, educational institutions face the challenge of not only having to create learning environments conducive to the acquisition of knowledge, but also scenarios suited to the development of learning skills. In this article the analysis focuses precisely on one of such scenarios and will determine its impact on the learning skills of twenty-four graduate students, based on the qualitative analysis of their perceptions and narratives having as reference the Pedagogical Model developed by Moreira (2017) for the design of e-Activities centred on the “deconstruction” of moving images. The findings show that the design of the environment, anchored on this pedagogical model and on the use of audio-visual technologies, can have very positive effects on the self-learning of postgraduate students, in the different dimensions considered: Active Learning, Initiative and Autonomy. The implications of the results are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future research.<hr/>Resumen Las relaciones humanas, sociales y pedagógicas contemporáneas han sufrido grandes transformaciones impulsadas por la apropiación de tecnologías, que desempeñan un papel crucial en el cambio de hábitos y comportamientos. Ante esta realidad, las instituciones educativas enfrentan el desafío de no solo tener que crear entornos de aprendizaje propicios para la adquisición de conocimientos, sino también escenarios adecuados para el desarrollo de habilidades de aprendizaje. En este artículo el análisis se enfoca precisamente en uno de estos escenarios y determinará su impacto en las habilidades de aprendizaje de veinticuatro estudiantes de posgrado, basado en el análisis cualitativo de sus percepciones y narrativas que tienen como referencia el Modelo Pedagógico desarrollado por Moreira (2017) para el diseño de e-Actividades centradas en la “deconstrucción” de imágenes en movimiento. Los resultados demuestran que el diseño del ambiente, anclado en este modelo pedagógico y en el uso de tecnologías audiovisuales, puede tener efectos muy positivos en el autoaprendizaje de los estudiantes de posgrado, en las diferentes dimensiones consideradas: Aprendizaje activo, Iniciativa y Autonomía. Se discuten las implicaciones de los resultados, tanto desde el punto de vista de la intervención práctica como con vistas a futura investigación. <![CDATA[Estrategias para el trabajo colaborativo: revisitando el uso de los foros online en educación a distancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100221&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.<hr/>Abstract How can online forums be strategic spaces for the development of collaborative learning skills? The present study started from this questioning and focused on the interaction of Portuguese and Spanish students in online discussion forums in subjects related to Education and offered by the Open University (UAb) of Portugal and the National University of Distance Education (UNED) of Spain. Interaction data were collected and analyzed qualitatively in function of different didactic strategies developed by the teachers. The results revealed different strategic approaches that can be used in online forums such as the diversification of the types of questions proposed and the activities requested, involving several formats of interaction and participation in these learning spaces.<hr/>Resumen ¿Cómo los foros en línea pueden ser espacios estratégicos para el desarrollo de habilidades colaborativas para el aprendizaje? Este estudio partió de esta investigación y se centró en la interacción de los estudiantes de Portugal y España en los foros de discusión en línea sobre temas relacionados con la educación y que ofrece la Open University (UAB) de Portugal y la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de España. Los datos interactivos fueron recolectados y analizados cualitativamente en función de diferentes estrategias didácticas desarrolladas por los docentes. Los resultados revelaron distintos enfoques estratégicos que pueden ser utilizados en foros en línea, como por ejemplo la diversificación de los tipos de cuestiones propuestas y las actividades solicitadas, involucrando diversos formatos de interacción y participación en esos espacios de aprendizaje. <![CDATA[Saberes necesarios para la educación del futuro: Recursos Educativos Abiertos a la luz del pensamiento complejo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100246&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, com a intenção de produzir Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. A abordagem metodológica qualitativa utilizada foi a pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Tem-se como embasamento teórico: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Foram analisados oito Recursos Educacionais Abertos produzidos pelos participantes do estudo durante o curso. Destaca-se que a produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulou a pesquisa e a inovação pedagógica. Além disso, contribuiu para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Os resultados destacaram que os professores e pedagogos participaram colaborativamente do curso, das reflexões teóricas e das práticas propostas. Conclui-se que o curso de formação continuada on-line desenvolvido aponta um caminho possível de metodologia inovadora para a construção de novos saberes e, consequentemente, possibilidade de mudança da prática pedagógica de professores e pedagogos.<hr/>Abstract The present study presents the development of a continuous online training course for teachers and pedagogues of the State Secretariat of Education of the Paraná (SEED-PR), of the municipality of Campina Grande do Sul with the intention of producing Open Educational Resources in the light of complex thinking. The qualitative methodological approach used was collaborative research (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). The theoretical basis is: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Eight Open Educational Resources produced by study participants during the course were analyzed. It is emphasized that the production of Open Educational Resources by teachers and pedagogues stimulated research and pedagogical innovation. Contributed to theoretical and practical reflections on the education of the present and the future. The results pointed out that teachers and pedagogues participated collaboratively in the course, theoretical reflections and proposed practices. It is concluded that the course of online training developed, points out the possible path of an innovative methodology for the construction of new knowledge and, consequently, the possibility of change in the pedagogical practice of teachers and pedagogues.<hr/>Resumen El presente estudio presenta el desarrollo de curso de formación continuada on line para profesores y pedagogos de la Secretaría de Estado de Educación del Estado Paraná (SEED-PR), del municipio de Campina Grande do Sul con la intención de producir Recursos Educacionales Abiertos a la luz del pensamiento complejo. El enfoque metodológico cualitativo utilizado fue la investigación colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Se tiene como base teórica Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Se analizaron ocho Recursos Educativos Abiertos producidos por los participantes del estudio durante el curso. Se destaca que la producción de Recursos Educacionales Abiertos por los profesores y pedagogos estimuló la investigación y la innovación pedagógica. Contribuyó a reflexiones teóricas y prácticas sobre la educación del presente y del futuro. Los resultados destacaron que los profesores y pedagogos participaron colaborativamente del curso, de las reflexiones teóricas y de las prácticas propuestas. Se concluye que el curso de formación continuada en línea desarrollado, apunta camino posible de metodología innovadora para la construcción de nuevos saberes y, consecuentemente, posibilidad de cambio de la práctica pedagógica de profesores y pedagogos. <![CDATA[Ecosistemas de aprendizaje en la era digital: consideraciones sobre una formación de profesores en la perspectiva de la educación inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100269&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo nasce como um convite à reflexão sobre as possibilidades de uma proposta de aprendizagem que não tenha como foco apenas o aprendiz, ou o seu ambiente formal de aprendizagem e sim, todo o ecossistema que permeia os processos formativos, com especial ênfase nas possibilidades de fomento à inclusão na educação a distância. Para tanto, compartilhamos um excerto de duas teses de doutorado em desenvolvimento, cujo eixo articulador é uma formação para professores elaborada em parceria entre duas universidades (uma no estado de São Paulo e uma na Flórida, EUA), fundamentada nos pressupostos da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (SCHLÜNZEN, 2015). De natureza qualitativa, do tipo investigação-ação, o estudo tem o intuito de fomentar discussões sobre as possibilidades da educação a distância enquanto um espaço de encontro e inclusão. Os resultados iniciais demonstraram alguns dos benefícios tangíveis quando se trabalha em âmbito internacional e colaborativo, com base na Abordagem CCS, para a construção de ambientes de aprendizagem on-line. Embora se trate de um processo em desenvolvimento, acreditamos que o estudo é importante por fomentar discussões no que tange à promoção de ecossistemas de aprendizagem alicerçados no trabalho colaborativo, no respeito e na inclusão.<hr/>Abstract This paper was designed as an invitation to reflect on the possibilities of a learning proposal where the core is not only the learner, or his formal learning environment, but, the whole ecosystem that permeates training processes, with special emphasis on fostering inclusion in distance education. To do so, we share an excerpt of two doctoral theses in development, whose articulating axis is a teacher training developed in partnership between two universities (one in the state of São Paulo and one in Florida, USA), grounded on the Constructionist, Contextualized and Significant Approach (SCHLÜNZEN, 2015). With a qualitative nature and a research-action type, the study aims to foster discussions about the possibilities of distance education as a space of engagement and inclusion. Initial results have demonstrated some of the tangible benefits that are possible when working internationally and collaboratively grounded on the CCS Approach aiming to build online learning environments. Although it is still a process under development, we believe that the study is important because it fosters discussions about the promotion of learning ecosystems grounded on collaborative work, respect and inclusion.<hr/>Resumen Este documento fue diseñado como una invitación a reflexionar sobre las posibilidades de una propuesta de aprendizaje donde el núcleo no es solo el aprendiz o su entorno de aprendizaje formal, sino todo el ecosistema que impregna los procesos de capacitación, con especial énfasis en fomentar la inclusión en la educación a distancia. Para ello, compartimos un extracto de dos tesis doctorales en desarrollo, cuyo eje articulador es una formación docente desarrollada en asociación entre dos universidades (una en el estado de São Paulo y una en Florida, EE. UU.), basada en el enfoque Construccionista, Contextualizado y Significativo (SCHLÜNZEN, 2015). Con una naturaleza cualitativa y un tipo de investigación-acción, el estudio pretende fomentar las discusiones sobre las posibilidades de la educación a distancia como un espacio de participación e inclusión. Los resultados iniciales han demostrado algunos de los beneficios tangibles que son posibles cuando se trabaja a nivel internacional y se basa en el enfoque de CCS para crear entornos de aprendizaje en línea. Aunque todavía es un proceso en desarrollo, creemos que el estudio es importante porque fomenta las discusiones sobre la promoción de ecosistemas de aprendizaje basados en el trabajo colaborativo, el respeto y la inclusión. <![CDATA[Inclusión digital y prácticas de lectura en un telecentro de una comunidad quilombola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100288&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No contexto de implementação de políticas públicas de inclusão digital no território brasileiro, o artigo analisa as práticas de leitura associadas ao uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola, Paineiras, situada ao norte de Minas Gerais, Brasil. Foram adotadas a abordagem do Letramento como Prática Social e uma perspectiva etnográfica para a análise de como e porquê os usuários do telecentro utilizam o computador e a internet e que ações e interações desenvolvem com o estabelecimento desse telecentro na comunidade. A análise dos eventos de leitura observados no telecentro tornou visível duas modalidades de uso dos computadores, que foram classificadas como modalidade de uso livre e modalidade de uso orientado. O contraste entre essas modalidades evidenciou que as práticas de leitura na primeira modalidade estavam mais diretamente vinculadas a interesses pessoais e funções sociais da escrita no contexto digital, particularmente a comunicação com amigos e parentes em redes sociais. Em contraposição, as práticas de leitura desenvolvidas de maneira orientada durante o curso de informática oferecido aos moradores de Paineiras, apresentaram natureza descontextualizada e sem vínculos com as experiências e necessidades vivenciadas pelos alunos em outros espaços sociais, privilegiando o ensino das funções dos softwares (e.g. Excel, Word). Evidenciou-se que as reivindicações, as necessidades, os conhecimentos e os interesses da população não têm sido consideradas no processo de desenvolvimento de cursos de inclusão digital, o que desmotiva os alunos a participarem das atividades propostas e limita as possibilidades de aprendizagem por parte deles.<hr/>Abstract In the context of the implementation of public policies for digital inclusion in Brazil, this article examines reading practices associated with computer and internet use by residents of Paineiras, a quilombola community located in the north of the state of Minas Gerais, Brazil. A Literacy as Social Practice approach and an ethnographic perspective were explored to examine how and why people use computers and the internet and what actions and interactions they developed with the establishment of a telecentre in this community. The analysis made visible two modalities of use of computers, which were classified as free use and oriented use. The contrast between these modalities showed that reading practices in the first modality were more directly related to personal interests and social functions of writing, particularly, communication with friends and relatives in social networks. In contrast, the reading practices developed in the second modality, associated with a digital course offered to residents of Paineiras, showed no links to students’ experiences, interests, and needs, privileging the teaching of software (e.g. Excel). The analysis presented suggests that the digital course’s decontextualized approach discouraged students to engage with the proposed teaching activities and limited their learning possibilities of digital resources.<hr/>Resumen En el contexto de implementación de políticas de inclusión digital en el territorio brasileño, el artículo analiza las prácticas de lectura asociadas al uso del ordenador y de la internet desarrolladas por usuarios de un telecentro de la comunidad quilombola Paineiras ubicada al norte de Minas Gerais, Brasil. El abordaje teórico adoptado fue de la literacidad como práctica social y una perspectiva etnográfica para el análisis de cómo y por qué los usuarios del telecentro utilizan el ordenador y la internet, y, además, qué acciones e interacciones desarrollan con la implantación del telecentro en la comunidad. El análisis de los eventos de lectura desarrollados por los participantes del grupo observado hizo visible dos modalidades de uso de los ordenadores que fueron clasificados como uso libre y uso orientado. El contraste entre estas modalidades evidenció que las prácticas de lectura en la primera modalidad (libre) estaban más directamente vinculadas a intereses personales y funciones sociales de la escritura en el contexto digital, particularmente, la comunicación con amigos y parientes en redes sociales. En contraposición, las prácticas de lectura desarrolladas de manera orientada durante el curso de informática ofrecido a los habitantes de Paineiras presentaron naturaleza descontextualizada y sin vínculos con las experiencias y necesidades de los alumnos desarrolladas en otros espacios sociales, privilegiando la enseñanza de las funciones de los softwares (e.g. Excel, Word). El análisis presentado sugiere que las reivindicaciones, las necesidades, los conocimientos y los intereses de la población no se han considerado en el proceso de desarrollo de cursos de inclusión digital, lo que desmotiva a los alumnos y limita sus posibilidades de aprendizaje. <![CDATA[Trayectorias y prácticas pedagógicas entre maestros de sociología]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As pesquisas sobre ensino de sociologia têm sido ampliadas nos últimos anos, especialmente após o retorno da sociologia ao currículo escolar em 2008. Neste contexto a questão da formação e atuação dos professores de sociologia tornou-se central, o que tem demandado uma reflexão mais apurada por parte dos pesquisadores sobre este ponto. Este artigo visa contribuir para esta discussão analisando a relação entre trajetórias e práticas pedagógicas, a partir da ideia de disposições incorporadas duráveis (habitus) entre professores de sociologia que atuam no ensino médio. Observaram-se através de entrevistas semiestruturadas pontos de aproximação e de distinção entre os formados em ciências sociais e aqueles formados em outras áreas, o que se relaciona também às condições sob as quais são produzidas as práticas. Conclui-se que a prática docente é um fenômeno que se produz na relação entre as trajetórias e as condições objetivas, que incidem sobre as aspirações subjetivas e as realizações objetivas dos agentes.<hr/>Abstract Research on sociology teaching has been expanded in recent years, especially after the return of sociology in the school curriculum in 2008. In this context, the question of the formation and performance of sociology teachers has become central, which has demanded a reflection from the researchers on this point. This article aims to contribute to this discussion by analyzing the relationship between trajectories and pedagogical practices, based on the idea of durable embedded dispositions (habitus) among sociology teachers that work in high school. Through semi-structured interviews, points of approximation and distinction have been observed between those trained in the social sciences and those trained in other areas, which also relates to the conditions under which the practices are produced. It is concluded that the teaching practice is a phenomenon that takes place in the relation between the trajectories and the objective conditions, that affect the subjective aspirations and the objective realizations of the agents.<hr/>Resumen Las investigaciones sobre enseñanza de sociología han sido ampliadas en los últimos años, especialmente después del retorno de la sociología en el currículo escolar en 2008. En este contexto la cuestión de la formación y actuación de los maestros de sociología se ha convertido en una temática central, lo que ha demandado una reflexión más apurada por parte de los investigadores sobre este punto. Este artículo pretende contribuir a esta discusión analizando la relación entre trayectorias y prácticas pedagógicas, a partir de la idea de disposiciones incorporadas duraderas (habitus) entre maestros de sociología que actúan en la enseñanza media. Se observó a través de entrevistas semiestructuradas puntos de aproximación y de distinción entre los formados en ciencias sociales y aquellos formados en otras áreas, lo que se relaciona también con las condiciones bajo las cuales se producen las prácticas. Se concluye que la práctica docente es un fenómeno que se produce en la relación entre las trayectorias y las condiciones objetivas, que inciden sobre las aspiraciones subjetivas y las realizaciones objetivas de los agentes. <![CDATA[Professional Didactics (PD) and the Didactical Situations Theory (DST): a perspective of complementarity in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100328&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumée Le présent travail présente une proposition théorique, fortement influencée par les domaines de recherche française de la didactique professionnelle (DP) et aussi la didactique des mathématiques (DM), en développement au Brésil. Ainsi, avec une plus grande attention adressée au professeur de mathématiques, en formation initiale et continue, le but est de déterminer un caractère de complémentarité et d’application des deux champs théoriques visant à mieux comprendre et modéliser l’activité et les éléments régulateurs de l’activité professionnelle de l’enseignant. En outre, il est souligné l’utilisation de la technologie afin de comprendre des certaines notions fondamentales pour la (DP) et la (DM).<hr/>Resumo O presente trabalho apresenta uma proposta teórica fortemente influenciada pelos campos de pesquisa franceses de didática profissional (DP) e, também, da didática da matemática (DM), em desenvolvimento no Brasil. Assim, com uma maior atenção ao professor de matemática, na formação inicial e continuada, o objetivo é determinar uma complementaridade e aplicação dos dois campos teóricos visando uma melhor compreensão e modelagem da atividade e dos elementos regulatórios da aprendizagem e da atividade profissional do professor. Além disso, enfatiza-se o uso da tecnologia para entender alguns conceitos básicos para (DP) e a (DM).<hr/>Abstract The present work presents a theoretical proposal strongly influenced by the French research fields of professional didactics (DP) and also of didactics of mathematics (DM), in development in Brazil. Thus, with a greater attention to the mathematics teacher, in the initial and continued formation, the objective is to determine a complementarity and application of the two theoretical fields aiming at a better understanding and modeling of the activity and the regulatory elements of learning and the professional activity of the teacher. In addition, the use of technology is emphasized to understand some basic concepts for (DP) and (DM). <![CDATA[The model of accountability and the policy of evaluation of higher education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100362&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto busca a articulação da racionalidade neoliberal que se expressa na avaliação, da lógica da regulação como accountability e dos mecanismos que constituem a lógica da avaliação da educação superior, bem como definem os padrões de sua qualidade. Para trato metodológico, recorreu-se à utilização da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Constatou-se que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior utiliza diversos mecanismos para operacionalizar a avaliação, com sua centralidade calcada no exame por desempenho como base dos processos regulatórios das Instituições de Educação Superior, além da utilização de indicadores classificatórios, comparativos e escalonais para a sistematização de dados para a constituição de rankings entre as instituições.<hr/>Abstract The present text seeks the articulation of the neoliberal rationality expressed in the evaluation, the logic of regulation as accountability and the mechanisms that constitute the logic of the evaluation of higher education, as well as define the standards of its quality. For methodological treatment, we used the qualitative approach. This is a bibliographical and documentary research. It was verified that the National System of Evaluation of Higher Education uses several mechanisms to operationalize the evaluation, with its centrality based on the performance exam as basis of the regulatory processes of the Institutions of Higher Education, besides the use of classificatory, comparative and classificatory indicators for the systematization of data for the establishment of rankings between institutions. <![CDATA[Postura cartográfica en rutas de búsqueda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100386&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As descrições dos percursos metodológicos das pesquisas são relevantes pelo fato de apontarem os caminhos percorridos pelos investigadores na exploração dos objetos, na constituição das aprendizagens e na superação de dificuldades no/do pesquisar. Nosso escrito teve por objeto as narrativas de sujeitos sobre a cartografia como postura investigativa adotada por um grupo de pesquisadores na área de Educação. Objetivamos compreender as experiências de percurso constituídas por professores/pesquisadores em formação que utilizam a postura cartográfica como atitude perante o exercício da pesquisa. A pesquisa de cunho qualitativo recorreu às dimensões bibliográfica e documental e utilizou os relatórios dos pesquisadores, atentando para três pistas: dificuldades, estratégias e aprendizagens. A postura cartográfica motivou o espírito científico e a incerteza na busca do conhecimento no percurso formativo do grupo de pesquisadores.<hr/>Abstract The description of the methodological pathways of the research is relevant and points out the paths taken by researchers in the exploration of objects, in the constitution of learning and in overcoming difficulties in the research. Our paper had as object of study the narratives of subjects about cartography as an investigative stance adopted by a group of researchers. We aim to understand the course experiences constituted by professors / researchers in formation that use the cartographic posture as an attitude towards the exercise of the research. The qualitative, bibliographical and documentary research used the reports of the researchers looking for three tracks: difficulties, strategies and learning. The cartographic posture motivated the scientific spirit and the uncertainty in the pursuit of knowledge in the formation of the researchers’ group.<hr/>Resumen Descripciones de vías metodológicas de la investigación son relevantes para el hecho de señalar las rutas recorridas por los investigadores sobre el funcionamiento de objetos, en el establecimiento de aprendizaje y superación de las dificultades en la búsqueda. Nuestro escrito fue objeto de narrativas sobre la cartografía como postura investigativa adoptada por un grupo de investigadores en el área de la educación. Nuestro objetivo es entender las experiencias por supuesto formado por profesores/investigadores en formación usando el cartográficos postura como una actitud hacia la práctica de la investigación. La investigación cualitativa naturaleza apeló a dimensiones bibliográficas y documental, utiliza los informes de los investigadores que buscan a tres carriles: dificultades y estrategias de aprendizaje. La posición cartográfica incitó el espíritu científico y la incertidumbre en la búsqueda del conocimiento en el curso de formación del grupo de investigadores. <![CDATA[Unified national basic curriculum and high school: reflections in the light of contemporary conjuncture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100407&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste texto objetivamos refletir sobre a educação dos jovens do Ensino Médio, na perspectiva do estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental, cuja fonte central é o Ministério da Educação, ao mesmo tempo em que se promovem discussões (desenvolvidas junto ao procedimento de análise bibliográfica) acerca do currículo e dualidade educacional, para contextualizar o impacto de uma base comum em um país de dimensões continentais e pluralidades culturais como o Brasil. Constata-se que a política educacional está ligada a programas de governo, sobretudo quando se aborda currículo: revelador de dinâmicas de identidade e poder. Garantir conteúdos mínimos, ao mesmo tempo em que traz uma noção de universalização dos conhecimentos e aprendizagens iniciais a serem adquiridas, pode gerar uma padronização reducionista, isto é, o risco é o de desenhar-se um descompasso entre a formação integral para todos, conceito complexo por ser minimalista na essência, e o trabalho limitante de diretrizes confundidas com um currículo único. Discutimos, ainda, a BNCC em relação aos programas de formação para o magistério e a importância da temática permear esse contexto. Há um reconhecido problema de disparidade quanto ao acesso ao conhecimento, assim, a qualidade educacional não será materializada fora das discussões sobre currículo, política, formação docente e sistema econômico.<hr/>Abstract In this text, we have the objective of reflecting on the education of the young people of High School, with a view to the establishment of the National Curricular Common Base (NCCB). A qualitative research is developed, based on the documentary analysis, whose central source is the Ministry of Education, while promoting discussions (developed with the bibliographic analysis procedure) on the curriculum and the educational duality, to contextualize the impact of a common base in a country with continental dimensions and cultural pluralities such as Brazil. It is noted that educational policy is linked to government programs, especially when addressing curriculum: revealing dynamics of identity and power. Ensuring minimum contents, while at the same time bringing a notion of universalization of the knowledge and initial learning to be acquired, can generate a reductionist standardization, that is, the risk is to draw a gap between integral formation for all, concept complex because it is minimalist in essence, and the limiting work of guidelines confused with a basic curriculum. We also discussed the NCCB in relation to the formation programs for the teaching profession and the importance of the theme to permeate this context. The problem of disparity in access to knowledge is recognized, so quality in education will not be reached outside of discussions about curriculum, policy, teacher training, and the economic system.<hr/>Resumen En este texto pretendemos reflexionar sobre la educación de los jóvenes de la Enseñanza Secundaria, en la perspectiva del establecimiento de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Se realiza una investigación de abordaje cualitativo, desarrollada a partir del análisis documental, cuya fuente central es el Ministerio de Educación, al mismo tiempo que se promueven discusiones (desarrolladas junto al procedimiento de análisis bibliográfico) sobre el currículo y la dualidad educativa, para contextualizar el impacto de una base común en un país de dimensiones continentales y pluralidades culturales como Brasil. Se constata que la política educativa está ligada a programas de gobierno, sobre todo cuando se aborda currículum: revelador de dinámicas de identidad y poder. Garantizar contenidos mínimos, al mismo tiempo que trae una noción de universalización de los conocimientos y aprendizajes iniciales a ser adquiridos, puede generar una estandarización reduccionista, es decir, el riesgo es el de dibujar un descompaso entre la formación integral para todos, concepto complejo por ser minimalista en esencia, y el trabajo limitante de directrices confundidas con un currículo único. Discutimos, además, la BNCC en relación a los programas de formación para el magisterio y la importancia de la temática permear ese contexto. Hay un reconocido problema de disparidad en cuanto al acceso al conocimiento, así, la calidad educativa no será materializada fuera de las discusiones sobre currículo, política, formación docente y sistema económico. <![CDATA[Methodology of autobiographical narratives in teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100426&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A experiência de pesquisa ora relatada inscreve-se numa investigação mais ampla de doutorado em andamento, que estuda narrativas autobiográficas de um grupo de alunas egressas do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina. O foco do presente artigo é o potencial formativo da metodologia de narrativas autobiográficas (memoriais) coletadas no espaço biográfico do curso de extensão intitulado “Narrativa, autobiografia e formação de educadores”, destinado à formação continuada de egressos, promovido pelo CEAD. Memoriais autobiográficos, narrados em primeira pessoa, oferecem ao pesquisador farto material de investigação acerca das possibilidades (auto)formativas do relato de experiências na formação inicial e continuada de educadores. Neste trabalho, parte-se do princípio benjaminiano de que narrativas, além de se constituírem como (re)produções e transmissões de histórias, são essencialmente partilhas de experiências de vida. O movimento de pesquisa e formação oferecido no referido curso priorizou três momentos (auto)formativos interdependentes: o exercício da experiência narrativa, a socialização da experiência narrativa e a (meta)reflexão sobre a experiência narrativa. Além de descrever o funcionamento do curso, o presente artigo apresenta os fundamentos da metodologia de formação continuada com narrativas e os resultados da pesquisa com memoriais autobiográficos. Como resultados prévios, constatou-se a importância da pesquisa narrativa no âmbito das ciências humanas, bem como suas possibilidades inovadoras de construção de conhecimentos, habilidades e competências acadêmicas e profissionais por parte dos sujeitos educadores pesquisados em formação.<hr/>Abstract The research experience reported here is part of doctoral research in progress, which studies autobiographical narratives of a group of graduate students at the Pedagogy Course of the Center of Distance Learning (CEAD), of State University of Santa Catarina. The focus of this article is the formative potential of the methodology of autobiographical narratives (memorials) collected in the biographical space of the extension course called “Narrative, autobiography and training of educators”, destined to the continuing education of graduates, promoted by CEAD. Autobiographical memorials, narrated in the first person, offer the researcher a wealth of research material about the (self) formative possibilities of reporting experiences in the initial and ongoing formation of educators. This work is based on Benjamin’s principle that narratives, besides being constituted as (re)productions and transmissions of stories, are essentially a sharing’s of life experiences. The research and training movement offered in this course prioritized three interdependent (self) formative moments: the exercise of narrative experience, the socialization of narrative experience and (meta) reflection on the narrative experience. In addition to describing the functioning of the course, this article presents the fundamentals of the methodology of continuing education with narratives and the results of the research with autobiographical memorials. As previous results, it was verified the importance of narrative research in the scope of the human sciences, as well as their innovative possibilities of construction of knowledge, skills and academic and professional competences on the part of the studied educator subjects in training. <![CDATA[Paradojas de formarse como docente siendo “recién llegados”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100447&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El presente artículo retoma las conclusiones de una investigación que indagó la relación entre las trayectorias de formación inicial y continua de los profesores principiantes de escuelas secundarias y sus estrategias de inserción laboral en la Ciudad de Buenos Aires, Argentina. Situados en el paradigma interpretativo, desde un enfoque histórico-cultural, y a través de un abordaje cualitativo, retomaremos aquí específicamente la experiencia formativa de un conjunto de jóvenes entrevistados de primera generación en su familia en acceder al nivel superior. Estos jóvenes se formaron como docentes en el contexto de la expansión de la educación superior y la masificación del nivel medio en la región. Los resultados indican que sus familias valoran la formación superior al mismo tiempo que la docencia les ofreció una vía de ascenso social y una salida laboral. Asimismo, a pesar de los obstáculos que sortearon en sus trayectorias formativas, en el relato de estos estudiantes existen divergencias ante su llegada a las instituciones, siendo que en los profesorados encuentran mayor hospitalidad que en las universidades tradicionales.<hr/>Abstract This article retakes the conclusions of an investigation that examined the relationship between the trajectories of initial and continuous training of the beginning teachers of secondary schools and their strategies of labor insertion in Buenos Aires City, Argentina. Standing on the interpretive paradigm, from a historical-cultural approach, and through a qualitative approach, we will take up here the formative experience of a group of young people who are the first generation in their family in accessing the superior level. These young people, who have just arrived in teaching, were trained in the context of the expansion of secondary school and higher education in the region. The outcomes indicate that these families not only value higher education, but that teaching offered them a path of social advancement and a job. Likewise, despite the obstacles that were overcome in their training trajectories, some divergences were observed in the stories of these students before their arrival at the superior level, who found more hospitality at the specific training institutions than in the traditional universities. <![CDATA[Herramientas de rendición de cuentas en la reforma de la educación básica brasileña: tendencias actuales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2019000100469&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Demandas recorrentes pela utilização de dispositivos de accountability na educação têm levado pesquisadores da área a enveredar seus estudos por esse tema. No intuito de contribuir com o debate, constitui objetivo deste texto empreender uma análise em torno do vocabulário da reforma na educação básica brasileira, de modo a perspectivar tendências em curso a partir da apropriação de expressões e mecanismos atualmente associados à accountability educacional. Partindo do pressuposto de que os documentos da reforma procuram criar o que Jameson (1997) denomina de hegemonia discursiva em torno das mudanças requeridas, o percurso metodológico compreende levantamento de documentos que permitem traçar o caminho dessas mudanças na educação básica e análise de palavras e expressões neles recorrentes. Os resultados evidenciam construção de uma rede discursiva no vocabulário da reforma que, no seu conjunto, vaticina mudança nos modos de regulação da educação básica, pautada na participação, transparência e controle social. Contrariando a perspectiva de uma política para uma educação básica democrática, disseminada nos documentos analisados, a interpretação das significações do vocabulário concordam com características para uma accountability gerencial, a partir da qual seja possível alcançar eficiência educacional e competitividade internacional por meio de reformas alinhadas com princípios da new public management.<hr/>Abstract Recurrent demands for the use of accountability tools in education have led researchers to undertake studies on this topic. Aiming to contribute to this debate, the article’s purpose is to undertake a vocabulary analysis of the Brazilian educational reform, in order to verify current trends of appropriation of vocabulary and the mechanisms currently associated with educational accountability. Assuming that the reform documents seek to create what Jameson (1997) calls discursive hegemony around the required changes, our methodological approach comprises mapping documents that allow us to trace these changes in basic education and also analyzing recurrent terms and expressions. Results show the construction of a discursive network in the reform vocabulary that, as a whole, predicts a change in the paths of regulation of basic education, based on participation, transparency and social control. While contradicting a perspective of a policy for a democratic basic education, disseminated in the documents analyzed, the interpretation of the meanings of the vocabulary is consistent with characteristics for a managerial accountability, from which it is possible to achieve educational efficiency and international competitiveness through reforms aligned with principles of the new public management.<hr/>Resumen Las demandas recurrentes para el uso de herramientas de rendición de cuentas en la educación han llevado a los investigadores a realizar estudios sobre este tema. Con el objetivo de contribuir a este debate, el propósito del artículo es realizar un análisis de vocabulario de la reforma educativa brasileña, a fin de verificar las tendencias actuales de apropiación de vocabulario y los mecanismos actualmente asociados a la rendición de cuentas en la educación. Suponiendo que los documentos de la reforma buscan crear lo que Jameson (1997) llama de hegemonía discursiva en torno a los cambios necesarios, nuestro enfoque metodológico comprende el mapeo de documentos que nos permiten rastrear estos cambios en la educación básica y también analizar términos y expresiones recurrentes. Los resultados muestran la construcción de una red discursiva en el vocabulario de la reforma que, en su conjunto, predice un cambio en la manera de regulación de la educación básica, basada en la participación, la transparencia y el control social. Contrariamente a la perspectiva de una política para una educación básica democrática, difundida en los documentos analizados, la interpretación de los significados del vocabulario es coherente con las características de una redición de cuentas gerencial, desde la cual sea posible lograr eficiencia educativa y competitividad internacional mediante reformas alineadas con los principios de la nueva gestión pública.