Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20210002&lang=pt vol. 21 num. 69 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200513&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200521&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Por muito tempo os museus de ciências se dedicaram apenas ao acúmulo de objetos, servindo a um público restrito e oferecendo atividades absolutamente desvinculadas de funções e compromissos sociais. A partir da segunda metade da década de 1960, preocupações com a função social dos museus ganharam força e motivações que levaram às transformações no universo dos museus, impulsionando essas instituições no sentido de novas práticas engajadas socialmente. O presente artigo tem por objetivo discutir a articulação entre a ciência e o meio social em que o Museu da Vida - Fiocruz se insere, e faz parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, finalizada em 2019, que contou com a colaboração de participantes da ação educativa Pró-Cultural. A pesquisa, de viés qualitativo, fundamentou-se principalmente na pedagogia crítica e sociocultural de Paulo Freire, que prioriza uma educação dialógica e democrática, na perspectiva da valorização de saberes e vivências dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Os resultados mostraram que as ações educativas, para além da contribuição na aproximação entre pessoas na relação museu-público, possuem potencial para elucidar os não cientistas em relação às questões de caráter científico, ao mesmo tempo em que favorecem reflexões sobre suas experiências socioculturais. No caso específico desta pesquisa, destacam-se as valorosas reflexões acerca de direitos, empatia, autoestima, pertencimento, identidade, resistência e política.<hr/>Abstract For a long time, science museums have only dedicated themselves to the accumulation of objects, serving a restricted public and offering activities absolutely unrelated to social functions and commitments. From the second half of the 1960s onwards, concerns about the social function of museums gained strength and motivations that led to changes in the universe of museums, propelling these institutions towards new socially engaged practices. This article aims to discuss the articulation between science and the social environment in which the Museum of Life - Fiocruz is inserted, and is part of a broader master's research, completed in 2019, with the collaboration of participants from Pro-Cultural educational action. The research, with qualitative bias, was mainly based on Paulo Freire's critical and socio-cultural pedagogy, which prioritizes a dialogical and democratic education, in the perspective of valuing the knowledge and experiences of the subjects involved in the educational process. The results showed that the educational actions, in addition to the contribution in bringing people together in the museum-public relationship, have the potential to elucidate non-scientists in relation to scientific issues, at the same time that they favor reflections on their socio-cultural experiences. In the specific case of this research, we highlight the valuable reflections on directs, empathy, self-esteem, belonging, identity, resistance and politics.<hr/>Resumen Durante mucho tiempo, los museos de ciencia solo se han dedicado a la acumulación de objetos, atendiendo a un público restringido y ofreciendo actividades absolutamente ajenas a funciones y compromisos sociales. A partir de la segunda mitad de la década de 1960, las preocupaciones sobre la función social de los museos cobraron fuerza y ​​motivaciones que llevaron a cambios en el universo de los museos, impulsando a estas instituciones hacia nuevas prácticas de compromiso social. Este artículo tiene como objetivo discutir la articulación entre ciencia y entorno social en el Museo de la Vida - Fiocruz, y es parte de una investigación de maestría más amplia, finalizada en 2019, con la colaboración de participantes de la acción educativa Pro-Cultural. La investigación, con análisis cualitativa, se basó principalmente en la pedagogía crítica y sociocultural de Paulo Freire, que prioriza una educación dialógica y democrática, en la perspectiva de valorar los conocimientos y experiencias de los sujetos involucrados en el proceso educativo. Los resultados mostraron que las acciones educativas, además del aporte para acercar a las personas en la relación museo-público, tienen el potencial de dilucidar a los no científicos en relación a temas científicos, al mismo tiempo que favorecen la reflexión sobre sus experiencias socioculturales. En el caso específico de esta investigación, destacamos las valiosas reflexiones sobre derechos, empatía, autoestima, pertenencia, identidad, resistencia y política. <![CDATA[A potencialidade dos museus de artes na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200539&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo do pressuposto de que experiências com a Arte podem contribuir para a construção do simbólico, para a transformação do olhar, da atitude, do lugar do sujeito na sociedade, os museus de arte se configuram em espaços potentes para propiciar experiências sensíveis e contribuir para a autoria docente. O objetivo central da pesquisa parcialmente aqui apresentada é compreender se o que os museus da cidade do Rio de Janeiro oferecem aos professores contribui para sua formação estética e cultural. Para que o professor veja o museu como espaço de formação profissional e cultural, é necessário um convite do museu, um encorajamento aliado à liberdade para que o sujeito crie seus próprios significados. O instrumento metodológico utilizado para a produção dos dados aqui apresentados foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados educadores museais de cinco museus da cidade do Rio de Janeiro. O texto traz uma reflexão sobre conceitos centrais da temática e um recorte das entrevistas que expressam a compreensão dos educadores sobre a concepção de educação museal e como se desenvolvem as atividades com professores nas instituições. O resultado parcial da pesquisa aponta que os museus de arte, apesar de seu histórico elitista, têm desenvolvido ações com professores em que a singularidade dos sujeitos visitantes, sua cultura, história e expectativas são consideradas em uma perspectiva dialógica, participativa, crítica e democrática. A educação assume uma perspectiva integral e a visita ao museu é vista como uma experiência transformadora.<hr/>Abstract Based on the assumption that experiences with Art can contribute to the construction of the symbolic, to the transformation of the look, the attitude, the subject's place in society, art museums are configured in powerful spaces to provide sensitive experiences and contribute to the teaching authorship. The central objective of the research partially presented here is to understand whether what the museums in the city of Rio de Janeiro offer to teachers contributes to their aesthetic and cultural formation. For the teacher to see the museum as a space for professional and cultural training, an invitation from the museum is needed, an encouragement coupled with freedom for the subject to create their own meanings. The methodological instrument used to produce the data presented here was the semi-structured interview. Museum educators from five museums in the city of Rio de Janeiro were interviewed. The text brings a reflection on central concepts of the theme and an excerpt from the interviews that express the understanding of educators about the concept of museum education and how the activities with teachers in institutions are developed. The partial result of the research indicates that art museums, despite their elitist history, have developed actions with teachers in which the uniqueness of visiting subjects, their culture, history and expectations are considered in a dialogical, participatory, critical and democratic perspective. Education takes an integral perspective and the visit to the museum is seen as a transformative experience.<hr/>Resumen Partiendo del supuesto de que las experiencias con el Arte pueden contribuir a la construcción de lo simbólico, a la transformación de la mirada, la actitud, el lugar del sujeto en la sociedad, los museos de arte se configuran en espacios poderosos para brindar experiencias sensibles y contribuir a la autoría docente. El objetivo central de la investigación que aquí se presenta parcialmente es entender si lo que los museos de la ciudad de Río de Janeiro ofrecen a los docentes contribuye a su formación estética y cultural. Para que el docente vea el museo como un espacio de formación profesional y cultural, se necesita una invitación del museo, un estímulo sumado a la libertad para que el sujeto cree sus propios significados. El instrumento metodológico utilizado para producir los datos aquí presentados fue la entrevista semiestructurada. Se entrevistó a educadores de museos de cinco museos de la ciudad de Río de Janeiro. El texto trae una reflexión sobre conceptos centrales del tema y un extracto de las entrevistas que expresan la comprensión de los educadores sobre el concepto de educación museística y cómo se desarrollan las actividades con los docentes en las instituciones. El resultado parcial de la investigación indica que los museos de arte, a pesar de su historia elitista, han desarrollado acciones con docentes en las que se considera la singularidad de los sujetos visitantes, su cultura, historia y expectativas desde una perspectiva dialógica, participativa, crítica y democrática. La educación toma una perspectiva integral y la visita al museo se ve como una experiencia transformadora. <![CDATA[Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno<sup>*</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200564&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Empreender uma pesquisa que aborde os temas museu e comunidade requer relacionar segmentos que são próximos, coexistem e se enriquecem mutuamente, contudo, na maioria das vezes, são percebidos e tratados de forma isolada. Esta pesquisa buscou investigar os olhares e as vozes que ecoam sobre o Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais, a partir de sua comunidade do entorno. As discussões são apoiadas pela museologia social, em que se reconhece a importância da aproximação dos caminhos museológicos ao compartilhar território, diálogo, valorização e direito a memória de diferentes saberes. A pesquisa é de natureza qualitativa, apoiada nos construtos teóricos da história oral, sendo os dados organizados a partir do delineamento de duas dimensões: vertente sociocultural e o reviver memórias e, sentimento de (in)(ex)clusão e o empoderamento participativo. Dentre os resultados, destacamos a importância de vislumbrar a relação entre o museu e sua comunidade local, uma vez que os laços de pertencimento e de compartilhar território colocaram-se como essenciais para uma participação democrática do cidadão na sociedade. Sobre esse aspecto, destacamos a riqueza das histórias narradas pelas pessoas que participaram da construção do Museu dos Dinossauros, as quais lutam para não ficarem invisíveis ao espaço territorial do museu e a sua história.<hr/>Abstract Developing research that addresses museum and community themes requires relating segments that coexist and enrich each other, however, in most cases, they are perceived and treated in isolation. This research sought to investigate the looks and voices that echo over the Museum of Dinosaurs, Uberaba, Minas Gerais, from its surrounding community. The discussions are supported by social museology, which recognizes the importance of bringing museological paths closer when sharing territory, dialogue, valuation and the right to memory of different knowledge. The research is of a qualitative nature, supported by the theoretical constructs of oral history, the data being organized from the outline of two dimensions: sociocultural aspect and reliving memories and feeling of (in)(ex)clusion and participatory empowerment. Among the results, we highlight the importance of envisioning the relationship between museum and community, since the ties of belonging and sharing territory have become essential to democratic participation by citizens in society. In this regard, we highlight the richness of the stories narrated by the people who participated in the construction of the Museum of Dinosaurs, who struggle to remain invisible to the territorial space of the museum and its history.<hr/>Resumen Desarrollar una investigación que aborde temas de museo y comunidad requiere relacionar segmentos que coexisten y se enriquecen entre sí, sin embargo, en la mayoría de los casos, son percibidos y tratados de forma aislada. Esta investigación buscó investigar las miradas y voces que resuenan sobre el Museo de Dinosaurios, Uberaba, Minas Gerais, desde su comunidad circundante. Las discusiones se apoyan en la museología social, que reconoce la importancia de acercar caminos museológicos al compartir territorio, diálogo, valoración y derecho a la memoria de saberes diferentes. La investigación es de carácter cualitativo, sustentada en los constructos teóricos de la historia oral, organizando los datos a partir del esquema de dos dimensiones: aspecto sociocultural y revivir recuerdos y sentimiento de (in)(ex)clusión y empoderamiento participativo. Entre los resultados, destacamos la importancia de vislumbrar la relación entre museo y comunidad, ya que los lazos de pertenencia y de compartir territorio se han convertido en fundamentales para la participación democrática de los ciudadanos en la sociedad. En este sentido, destacamos la riqueza de las historias narradas por las personas que participaron en la construcción del Museo de los Dinosaurios, quienes luchan por permanecer invisibles al espacio territorial del museo y su historia. <![CDATA[O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200591&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A visão dos museus como um espaço que, junto com as escolas, proporciona a educação tem pautado as discussões e o desenvolvimento de teorias e práticas dentro da Museologia e da Educação. Destaca-se o papel do historiador e do museólogo no gerenciamento dessas memórias, identidades e histórias para a compreensão do museu como um espaço para discussão e provocação de leituras outras que passam pelas formas de resistência cultural. O século XXI tem sido marcado pelo rápido acesso à informação, impulsionado pelo desenvolvimento da internet, o que permite não apenas aos usuários, mas também aos geradores de informação, como os museus, lançar um novo olhar para autores e teorias que suscitam as práticas dentro e fora dos museus. A construção da discussão do artigo teve por metodologia a pesquisa qualitativa, como forma de compreender o universo pesquisado e, por método, baseou-se no descritivo-analítico, para interpretação das fontes levantadas e dos fenômenos discutidos. Conclui-se que é necessária uma maior abertura nas discussões que levem em questão as particularidades locais e regionais nas construções de arcabouços teóricos e sua aplicação prática em museus e formas de colaboração com espaços educacionais, como as escolas e seus professores.<hr/>Abstract The vision of museums as a space that together with schools provide education, has guided the discussions and the development of theories and practices within Museology and Education. It highlights the role of the historian and the museologist in the management of these memories, identities and histories, for the understanding of the museum as a space for discussion and provocation of other readings that pass through the forms of cultural resistance. The 21st century has been marked by rapid access to information driven by the development of the internet, which allows not only users, but also information generators, such as museums, to take a new look at authors and theories that raise practices within and outside museums. The construction of the discussion of the article was based on qualitative research, as a way of understanding the researched universe and, by method, it was based on the descriptive-analytical, for the interpretation of the sources raised and the phenomena discussed. We conclude that greater openness is needed in discussions that take into account local and regional particularities in the construction of theoretical frameworks and their practical application in museums and forms of collaboration with educational spaces, such as schools and their teachers.<hr/>Resumen La visión de los museos como un espacio que junto con las escuelas brindan educación, ha guiado las discusiones y el desarrollo de teorías y prácticas dentro de la Museología y la Educación. Destaca el papel del historiador y el museólogo en la gestión de estas memorias, identidades e historias, para la comprensión del museo como espacio de discusión y provocación de otras lecturas que pasan por las formas de resistencia cultural. El siglo XXI ha estado marcado por el rápido acceso a la información impulsado por el desarrollo de Internet, que permite no solo a los usuarios, sino también a los generadores de información, como los museos, echar una nueva mirada a los autores y las teorías que plantean prácticas dentro y fuera de los museos. . La construcción de la discusión del artículo se basó en la investigación cualitativa, como una forma de entender el universo investigado y, por método, se basó en el descriptivo-analítico, para la interpretación de las fuentes encuestadas y los fenómenos discutidos. Concluimos que es necesaria una mayor apertura en discusiones que tengan en cuenta las particularidades locales y regionales en la construcción de marcos teóricos y su aplicación práctica en museos y formas de colaboración con espacios educativos, como las escuelas y sus docentes. <![CDATA[A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência - Lisboa, Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os museus na atualidade, caracterizados pelas múltiplas formas de promoção da cultura científica, promovem a pesquisa, o conhecimento, a interação, a sensibilização e, portanto, são espaços não formais de educação que possibilitam a descoberta, a criação e a experiência por meio de seus espaços expositivos. Para elucidar este estudo, foi escolhido o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), localizado em Lisboa, Portugal, com o objetivo de analisar o espaço expositivo da área de zoologia, nominada “Grandes carnívoros da Europa - Reis da Europa Selvagem” numa relação com a educação estética. Da visita realizada no ano de 2018 ao MUHNAC, foram selecionadas vinte e uma fotografias, ancoradas na análise de imagem proposta por Barthes, as quais estão relacionadas às falas da curadora que estava responsável pela exposição e que acompanhou a visita. Esta é uma pesquisa qualitativa e seus estudos foram embasados em Schiller (2011), no que se refere ao conceito de educação estética, em Bachelard (2005), sobre a teoria do espaço, em Larrosa (2016), ao conceituar experiência e em outros referenciais que dialogam com a proposta desta pesquisa. Entre os resultados obtidos neste estudo destacam-se a potencialidade do espaço expositivo dos museus de história e de ciência como unificabilidade (fruição) do sensível e do inteligível como contribuição para o desenvolvimento da educação estética. Percebeu-se o quanto a organização do espaço, seja ele constituído material e imaterialmente, objetivo e subjetivamente, interfere na percepção sensível e na reflexão do público como uma possibilidade de formação humana.<hr/>Abstract Today's museums, characterized by the multiple ways of promoting scientific culture, promote research, knowledge, interaction, awareness and, therefore, are non-formal spaces of education that enable discovery, creation, and experience through their exhibition spaces. To elucidate this study, the National Museum of Natural History and Science (MUHNAC), located in Lisbon, Portugal, was chosen to analyze the exhibition space in the area of ​​zoology, named “Great carnivores of Europe - Kings of Europe Wild” in a relationship with aesthetic education. From the visit to MUHNAC, realized in 2018, twenty-one photographs were selected, anchored in the image analysis proposed by Barthes, which are related to the speeches of the curator who was responsible for the exhibition and who accompanied the visit. This is a qualitative research, and his studies were based on Schiller (2011), about the concept of aesthetic education, on Bachelard (2005), on the theory of space, on Larrosa (2016), when conceptualizing experience and on other references that dialogue with this research proposal. Among the results obtained in this study, we highlight the potential of the exhibition space of the history and science museums as a unification (enjoyment) of the sensitive and the intelligible as a contribution to the development of aesthetic education. It was noticed how much the organization of the space, whether it is constituted materially and immaterially, objectively and subjectively, interferes in the sensitive perception and reflection of the public as a possibility of human formation.<hr/>Resumen Los museos de hoy, caracterizados por las múltiples formas de promover la cultura científica, promueven la investigación, el conocimiento, la interacción, la sensibilización y, por tanto, son espacios de educación no formal que posibilitan el descubrimiento, la creación y la experiencia a través de sus espacios expositivos. Para dilucidar este estudio, se eligió el Museo Nacional de Historia Natural y Ciencias (MUHNAC), ubicado en Lisboa, Portugal, con el fin de analizar el espacio expositivo en el área de zoología, denominado “Grandes carnívoros de Europa - Reyes de Europa Salvaje” en relación con la educación estética. De la visita de 2018 al MUHNAC se seleccionaron veintiuna fotografías, ancladas en el análisis de imagen propuesto por Barthes, que están relacionadas con los discursos del comisario responsable de la exposición y que acompañó la visita. Se trata de una investigación cualitativa y sus estudios se basaron en Schiller (2011), en cuanto al concepto de educación estética, en Bachelard (2005), en la teoría del espacio, en Larrosa (2016), a la hora de conceptualizar la experiencia y en otros referentes que dialogan con esta propuesta de investigación. Entre los resultados obtenidos en este estudio, destacamos el potencial del espacio expositivo de los museos de historia y ciencia como una unificación (disfrute) de lo sensible y lo inteligible como aporte al desarrollo de la educación estética. Se notó cuánto la organización del espacio, ya sea que esté constituido material e inmaterialmente, objetiva y subjetivamente, interfiere en la percepción y reflexión sensible del público como posibilidad de formación humana. <![CDATA[Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200650&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata sobre um relato de experiência pedagógica desenvolvida por meio da disciplina História e Patrimônio, no curso de História, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/Maranhão a partir da visita ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia, em São Luís-MA. Objetivou-se com o estudo compreender a importância da metodologia museológica para a educação histórica no ensino de História a partir da história local. Utilizou-se como referencial teórico: Barca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Canclini (1997), Hall (2007), Rüsen (2007), dentre outros autores para responder às questões iniciais: qual a concepção sobre cultura indígena o Museu proporciona aos visitantes? Qual a relação entre a história da cultura indígena e europeia a partir da leitura museológica? Como relacionar o ensino de História à educação museológica? A metodologia consistiu na análise bibliográfica sobre o tema, observação in loco, caderno de campo e questionário semiestruturado, que foi analisado e debatido em sala de aula. Os sujeitos participantes da pesquisa foram quatro professores/alunos indígenas do Parfor. O resultado infere que a visitação ao Museu de Arqueologia, Paleontologia e Etnologia traz significado quando é fundamentada teoricamente e contextualizada a partir da história local e da educação histórica. Conclui-se que, como estratégia metodológica, a visita ao museu, favoreceu outras leituras sobre as origens do povo brasileiro, reflexões sobre a memória histórica e valorização da história local, sendo uma possibilidade viável e necessária ao ensino de História.<hr/>Abstract This article deals with an account of pedagogical experience developed through the History and Heritage course, in the History course, of the National Plan for the Training of Teachers of Basic Education - Parfor / Maranhão from the visit to the Museum of Archeology, Paleontology and Ethnology, in São Luís-MA. The objective of the study was to understand the importance of museological methodology for historical education in the teaching of history based on local history. The following theoretical references were used: Barca (2011), Schmidt and Cainelli (2004), Canclini (1997), Hall (2007), Rüsen (2007), among other authors to answer the initial questions: what is the conception of indigenous culture? Museum provides visitors? What is the relationship between the history of indigenous and European culture based on museological reading? How to relate the teaching of history to museum education? The methodology consisted of bibliographic analysis on the subject, observation in loco, field notebook and semi-structured questionnaire, which was analyzed and discussed in the classroom. The subjects participating in the research were four indigenous teachers / students from Parfor. The result inferred that the visit to the Museum of Archeology, Palaeontology and Ethnology brings meaning when it is theoretically grounded and contextualized from local history and historical education. It is concluded that, as a methodological strategy, the visit to the museum, favored other readings about the origins of the Brazilian people, reflections on the historical memory and valorization of the local history, being a viable and necessary possibility for the teaching of History.<hr/>Resumen Este artículo trata de un relato de la experiencia pedagógica desarrollada a través de la disciplina Historia y Patrimonio, en el curso de Historia, del Plan Nacional de Formación de Docentes de Educación Básica - Parfor / Maranhão, desde la visita al Museo de Arqueología, Paleontología y Etnología, en São Luís-MA. El objetivo del estudio fue comprender la importancia de la metodología museológica para la educación histórica en la enseñanza de la historia basada en la historia local. Se utilizaron las siguientes referencias teóricas: Barca (2011), Schmidt y Cainelli (2004), Canclini (1997), Hall (2007), Rüsen (2007), entre otros autores para responder a las preguntas iniciales: ¿cuál es la concepción de la cultura indígena? El museo ofrece a los visitantes ¿Cuál es la relación entre la historia de la cultura indígena y europea basada en la lectura museológica? ¿Cómo relacionar la enseñanza de la historia con la educación museística? La metodología consistió en análisis bibliográfico sobre el tema, observación in loco, cuaderno de campo y cuestionario semiestructurado, que fue analizado y discutido en el aula. Los sujetos que participaron en la investigación fueron cuatro profesores / estudiantes indígenas de Parfor. El resultado infirió que la visita al Museo de Arqueología, Paleontología y Etnología cobra sentido cuando se fundamenta y contextualiza teóricamente desde la historia local y la educación histórica. Se concluye que, como estrategia metodológica, la visita al museo, favoreció otras lecturas sobre los orígenes del pueblo brasileño, reflexiones sobre la memoria histórica y valorización de la historia local, siendo una posibilidad viable y necesaria para la enseñanza de la Historia. <![CDATA[A expografia do meio ambiente no museu de história natural: epistemologia, história e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200670&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe uma análise da potencialidade educativo-ambiental das exposições em museus de história natural, no intuito de trazer reflexões pertinentes para o desenvolvimento de um discurso de caráter socioambiental. Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de caráter qualitativo, descritivo e reflexivo. A base teórica que perpassa a contrastação das hipóteses com a análise dos dados se apoia em autores como Cury (2006, 2013), Floriani (2000, 2008), Fortin-Debart (2003), Hooper-Greenhill (2003, 2010), Marandino (2011) e Valente (2003). A primeira hipótese sugere que a exposição do museu de história natural apresenta potencialidades para a educação ambiental a partir da socialização de temas ambientais mediante inovações didáticas. Por outro lado, a segunda hipótese sugere o aparecimento de um discurso expositivo de caráter socioambiental que emerge das mudanças experimentadas nos contextos científicos, ambientais e cultural-sociais. Os resultados da pesquisa apontam que em relação à primeira hipótese se reafirma a potencialidade das exposições para a educação ambiental dos visitantes a partir da socialização de ideias, conceitos e representações de meio ambiente por meio de inovações didáticas. Em relação à segunda hipótese a emergência de um discurso expositivo de caráter socioambiental pode estar sendo limitada pela permanência de elementos próprios do modelo de museu de história natural do século XIX.<hr/>Abstract This article proposes an analysis of the educational-environmental potentiality of the natural history museum exhibitions, in order to bring relevant reflections for the development of a socio-environmental discourse. It presents the results of an exploratory and bibliographical research, of qualitative, descriptive and reflexive character. The theoretical basis to the contrasting of the hypotheses with the data analysis is supported by authors such as Cury (2006, 2013), Floriani (2000, 2008), Fortin-Debart (2003), Hooper-Greenhill (2003, 2010), Marandino (2011) and Valente (2003). The first hypothesis suggests the exhibitions of the natural history museum presents educational-environmental potentiality based on the introduction of didactic innovations. The seconds suggests the emergence of an expository discourse of a socio-environmental nature in the natural history museum, conditioned by the changes experienced in its scientific, cultural and social contexts. The findings in relation to the first hypothesis indicate the presence of an educational-environmental potentiality in the exhibitions of the natural history museum based on the socialization of ideas, concepts and representations of the environment through didactic innovations. The other hand, the findings in relation to the second hypothesis indicate that the emergence of an expository discourse of a socio-environmental nature may be limited by the permanence of elements typical of the nineteenth-century natural history museum model.<hr/>Resumen Este artículo propone un análisis de la potencialidad educativo-ambiental de las exposiciones de museos de historia natural, con la finalidad de aportar reflexiones relevantes para el desarrollo de un discurso socioambiental. Se presentan los resultados de una investigación exploratoria y bibliográfica, de carácter cualitativo, descriptivo y reflexivo. La base teórica que fundamenta la verificación de las hipótesis con el análisis de los datos se apoya en autores como Cury (2006, 2013), Floriani (2000, 2008), Fortin-Debart (2003), Hooper-Greenhill (2003, 2010), Marandino (2011) y Valente (2003). La primera hipótesis sugiere que la exposición del museo de historia natural presenta potencialidades para la educación ambiental, a partir de la presentación de temas ambientales en el ámbito de innovaciones didácticas. Por otra parte, la segunda hipótesis sugiere el afloramiento de un discurso expositivo de carácter socioambiental a partir de los cambios experimentados en los contextos científicos, ambientales y socioculturales. En relación a la primera hipótesis, los resultados constatan la potencialidad de las exposiciones de museos de historia natural para la educación ambiental de los visitantes, a partir de la socialización de ideas, conceptos y representaciones del medio ambiente mediante innovaciones didácticas. En el caso de la segunda hipótesis, la emergencia de un discurso expositivo de carácter socioambiental puede estar siendo limitado por la permanencia de elementos propios del modelo de museo de historia natural del siglo XIX. <![CDATA[Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200696&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo pretende apresentar a contribuição epistemológica do patrimônio cultural, da História das Mulheres na história ensinada. Para tanto, apresenta-se a fundamentação teórica e metodológica desenvolvida na pesquisa sobre Patrimônios Culturais Materiais e Imateriais e ensino de história em Mato Grosso do Sul (2018-2020). As perspectivas teóricas fundamentaram-se nas dimensões sobre a História das Mulheres, educação histórica e patrimônio cultural feminino. No âmbito da análise aqui apresentada, concebe-se que a história ensinada pode envolver as possibilidades e perspectivas didáticas com o uso de fontes históricas (museus, centros históricos, etc.). Metodologicamente utilizam-se os planejamentos de aulas e as utilizações de temas relacionados ao patrimônio no âmbito feminino em museus, realizados de 2019 a 2020, promovidos nas ações do grupo de pesquisa (Ensino de história, mulheres e patrimônio). Entre os resultados, tem-se a produção de materiais didáticos, assim como as propostas de aulas oficinas, as quais versaram sobre os diálogos e possibilidades relativas ao patrimônio feminino.<hr/>Abstract This article intends to present the epistemological contribution of cultural heritage, of the History of Women in the history discipline. To this end, the theoretical and methodological basis developed in the research on Material and Immaterial Cultural Heritage and history teaching in Mato Grosso do Sul (2018-2020) is presented. Theoretical perspectives were based on dimensions about the History of Women, historical education and female cultural heritage. Within the scope of the analysis presented here, it is conceived that the history taught can involve the possibilities and didactic perspectives with the use of historical sources (museums, historic centers, etc.). Methodologically, lesson plans and the use of themes related to heritage in the female sphere in museums are used. Among the results, there is the production of didactic materials, as well as proposals for workshop classes, which dealt with the dialogues and possibilities related to the female heritage.<hr/>Resumen Este artículo pretende presentar el aporte epistemológico del patrimonio cultural, de la Historia de la Mujer en la disciplina de historia. Para ello, se presentan las bases teóricas y metodológicas desarrolladas en la investigación sobre Patrimonio Cultural Material e Inmaterial y la enseñanza de la historia en Mato Grosso do Sul (2018-2020). Las perspectivas teóricas se basaron en dimensiones sobre la Historia de la Mujer, la educación histórica y el patrimonio cultural femenino. En el ámbito del análisis aquí presentado, se concibe que la historia enseñada puede involucrar las posibilidades y perspectivas didácticas con el uso de fuentes históricas (museos, centros históricos, etc.). Metodológicamente, se utilizan los planes de estudio y el uso de temas relacionados con el patrimonio en el ámbito femenino en los museos. Entre los resultados, se encuentra la producción de materiales didácticos, así como propuestas de clases taller, que abordaron los diálogos y posibilidades relacionados con la herencia femenina. <![CDATA[Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação<sup>*</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200716&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A história e a memória são os campos de articulação deste artigo, tendo como arranjo as possibilidades entre a arte e os espaços museológicos. Abordam-se as noções de história junto a Deleuze (2013) e Didi-Huberman (2013, 2015), propondo que sua constituição possa também se dar pelo que afeta e atravessa o presente, assim como a noção de memória e tempo como duração a partir de Bergson (2005). Apresentam-se recortes de experimentações com imagens da história da arte nos espaços educativos, assim como articulações com a memória e os espaços expositivos, visando algumas alianças entre arte e educação. Como método elenca-se a cartografia como modo de apresentar os atravessamentos entre memória e história, para tornar potente os percursos de uma pesquisa, do que afeta o/a pesquisador/a neste processo. Aponta-se como resultado que a abordagem da história e da memória a partir da sua articulação com o presente se dá como campo possível para a produção do conhecimento em arte e educação.<hr/>Abstract History and memory are the fields of articulation of this article, having as an arrangement the possibilities between art and museum spaces. The notions of history are approached with Deleuze (2013) and Didi-Huberman (2013, 2015), proposing that their constitution can also occur through what affects and crosses the present; as well as the notion of memory and time as duration from Bergson (2005). There are fragments of experimentations with images of art history in educational spaces, as well as links with memory and exhibition spaces, aiming at some alliances between art and education. As a method, cartography is listed as a way of presenting the crossings between memory and history, to make the paths of a research potent, of what affects the researcher in this process. It is pointed out as result that the approach of history and memory from its articulation with the present occurs as a possible field to produce knowledge in art and education.<hr/>Resumen Historia y memoria son los campos de articulación de este artículo, teniendo como ordenamiento las posibilidades entre el arte y los espacios museísticos. Las nociones de historia se abordan junto a Deleuze (2013) y Didi-Huberman (2013, 2015), proponiendo que su constitución también puede darse por lo que afecta y atraviesa el presente; así como la noción de memoria y tiempo como duración de Bergson (2005). Hay recortes de experimentaciones con imágenes de la historia del arte en espacios educativos, así como articulaciones con la memoria y los espacios expositivos, apuntando a algunas alianzas entre arte y educación. Como método, la cartografía se enmarca como una forma de presentar los atravesamientos entre memoria e historia, con el fin de potenciar los caminos de una investigación, de lo que afecta el investigador en este proceso. Se señala como resultado que el acercamiento de la historia y la memoria desde su articulación con el presente se presenta como un campo posible para la producción de conocimiento en el arte y en la educación. <![CDATA[Educação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200742&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar o projeto “Museu de História e Cultura Afro”, visando refletir sobre as suas possibilidades didáticas no que tange à educação para as relações étnico-raciais. O projeto consistiu na simulação de uma exposição museológica, sendo desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais, reunindo objetos e imagens que fazem parte da história e da cultura da população negra. O projeto contou com a participação de professores, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e comunidade escolar, que emprestaram os objetos expostos. Diante disso, buscou-se refletir sobre como a simulação de uma exposição museológica na escola pode contribuir didaticamente para o ensino da história e cultura afro. Assim, argumenta-se sobre o potencial educativo dos museus, os quais se configuram como espaços de memórias, conflitos e silenciamentos; as possibilidades dos museus concernentes à educação para as relações étnico-raciais; a simulação de exposições museológicas na escola e suas possibilidades didáticas. Conclui-se que metodologias ativas, criativas e participativas, como a simulação de museus juntos aos alunos da educação básica, mostram-se promissoras nos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo motivação, colaboração, seleção, interpretação, comparação, organização e prática, ou seja, capacidades múltiplas, indispensáveis na formação de qualidade dos educandos.<hr/>Abstract This article aims to present the project “Museum of African History and Culture” in order to stimulate reflection on didactic possibilities related to education for race and ethnic relations. The project involved the simulation of a museum exhibition, developed at a public school in the state of Minas Gerais, gathering objects and images that make up the history and culture of black population, all of them provided by teachers and students. Students from 5th to 9th grade of elementary school and members of school community participated in this project. Accordingly we sought to discuss how the simulation of a museum exhibition at school may contribute in a didactical way to the teaching of African history and culture. Therefore we approach the educational potential of museums viewed as spaces for memories, conflicts and silences; the possibilities offered by museums in terms of education aiming race and ethnic relations; the simulation of museum exhibitions at school and some didactic possibilities. We conclude that active, creative and participatory methodologies, including the simulation of museums designed for students in elementary level, hold much promise for teaching and learning processes, with motivation, collaboration, selection, interpretation, comparison, organization and practice, that is, multiple capacities, deemed essential in training of quality for students.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es presentar el proyecto “Museo de Historia y Cultura Afro” a fin de reflexionar sobre sus posibilidades didácticas en materia de educación para las relaciones étnicos-raciales. Dicho proyecto consistió en la simulación de una exposición museística, que se desarrolló en una escuela pública de la provincia de Minas Gerais, y reunió objetos e imágenes que forman parte de la historia y de la cultura de la población negra que se los habían prestado profesores y alumnos. El proyecto obtuvo la participación de estudiantes del 5º al 9º grado de enseñanza primaria y de la comunidad escolar. Frente a ello, se ha buscado reflexionar ¿cómo la simulación de una exposición museística en la escuela podría contribuir didácticamente a la enseñanza de la historia y cultura afro? De esta forma, se argumenta acerca del potencial educativo de los museos como espacios de memorias, conflictos y silenciamientos; las posibilidades de los museos respecto a la educación para relaciones étnico-raciales; la simulación de exposición museística en la escuela y sus posibilidades didácticas. Se concluye que metodologías activas, creativas y participativas, como la simulación de museos junto con alumnos de la enseñanza primaria, se revelan prometedoras en los procesos de enseñanza-aprendizaje, pues involucran la motivación, colaboración, selección, interpretación, comparación, organización y práctica, es decir, capacidades múltiples, que son indispensables en la formación de los estudiantes. <![CDATA[No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico-Racial - Uma experiência decolonial possível na Educação de São José]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200768&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo relata e teoriza uma experiência de ensino desenvolvida por duas professoras de História no ensino fundamental da rede municipal de ensino em São José, na Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Consistiu em um projeto pedagógico desenvolvido no entrecruzar dos campos da História, do Patrimônio e da Educação Étnico-Racial. O objetivo foi visibilizar a presença da população afro-brasileira e africana no município. Metodologicamente, realizamos estudo e problematização dos patrimônios oficiais, das memórias de sujeitos negros evidenciando as colonialidades e silenciamentos sobre eles na História do município. Percebemos as relações de poder e colonialidade nas políticas públicas de preservação de memórias e patrimônios. A experiência evidenciou que o ensino de outras Histórias é possível ao propormos metodologias e temáticas curriculares capazes de transgredir com as colonialidades dos conteúdos históricos pré-definidos na proposta curricular municipal. Destacamos o envolvimento dos estudantes com as atividades, um misto de encantamento e surpresa por não conhecerem os espaços, as gentes e os patrimônios da cidade que habitam.<hr/>Abstract This article reports and theorizes a teaching experience developed by two history teachers in the elementary school of the municipal school system in São José, in Greater Florianópolis, State of Santa Catarina. It consisted of a pedagogical project developed at the intersection of the fields of History, Heritage and Ethnic-Racial Education. The objective was to make the presence of the Afro-Brazilian and African population in the municipality visible. Methodologically, we carried out a study and questioning of the official heritage, of the memories of black subjects, showing the colonialities and silences about them in the history of the municipality. We perceive the relations of power and coloniality in public policies for the preservation of memories and heritage. Experience has shown that the teaching of other Histories is possible by proposing methodologies and curriculum themes capable of transgressing with the colonialities of the historical contents pre-defined in the municipal curriculum proposal. We highlight the students' involvement with the activities, a mixture of enchantment and surprise for not knowing the spaces, the people and the heritage of the city they inhabit.<hr/>Resumen Este artículo relata y teoriza una experiencia docente desarrollada por dos profesores de historia en la escuela primaria del sistema escolar municipal de São José, en el Gran Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Consistió en un proyecto pedagógico desarrollado en la intersección de los campos de Historia, Patrimonio y Educación Étnico-Racial. El objetivo era visibilizar la presencia de la población afrobrasileña y africana en el municipio. Metodológicamente, realizamos un estudio y cuestionamiento del patrimonio oficial, de la memoria de los sujetos negros, mostrando las colonialidades y silencios sobre ellos en la historia del municipio. Percibimos las relaciones de poder y colonialidad en las políticas públicas para la preservación de la memoria y el patrimonio. La experiencia mostró que la enseñanza de otras Historias es posible proponiendo metodologías y temas curriculares capaces de transgredir con las colonialidades de los contenidos históricos predefinidos en la propuesta curricular municipal. Destacamos la implicación de los alumnos con las actividades, mezcla de encanto y sorpresa por desconocer los espacios, las gentes y el patrimonio de la ciudad que habitan. <![CDATA[A pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente<sup>*</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200795&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo tem como tema central a discussão sobre a pesquisa narrativa, abordagem metodológica adequada à produção de conhecimentos no âmbito da formação docente. O objetivo principal é apresentar em detalhes o delineamento da pesquisa narrativa, incluindo o modelo de coleta de dados e sua organização, seguido de interpretação e análise. Com fundamentos especialmente em Clandinin e Connelly (1995, 2015) e autores como Botía (2002), Josso (2004), Creswell (2014), Delory-Momberger (2014), Frison e Basso (2016) e Moraes (2018), o escrito apresenta os caminhos de construção de textos de campo e sua transposição para os textos de pesquisa. De caráter interpretativo, a elaboração dos textos de campo compreende o recolhimento de informações e entrevistas no espaço da pesquisa e sua interpretação. Os textos de pesquisa resultam da interpretação e análise dos textos de campo, aos quais são imbricadas a experiência do pesquisador e a teoria adequada à temática da pesquisa. Explicitam-se elementos de natureza teórico-metodológica que se constituem em balizadores para investigações narrativas tais como leitura, escrita, análise e interpretação. Esses elementos permitem um movimento em quatro direções: tanto para frente (prospectivamente), como para trás (retrospectivamente), e também para dentro (introspectivamente) e para fora (extrospectivamente). A teoria discutida e os exemplos apresentados abrem possibilidades para que novas formas de elaboração de textos de campo e de pesquisa sejam organizados em investigações desta natureza, especialmente na área educacional e formação docente.<hr/>Abstract The main theme of the study is the discussion on narrative research, a methodological approach suitable to produce knowledge in the context of teacher education. The main objective is to present in detail the outline of the narrative research, including the data collection model and its organization, followed by interpretation and analysis. Based especially on Clandinin and Connelly (1995, 2015) and authors like as Botía (2002), Josso (2004), Creswell (2014), Delory-Momberger (2014), Frison and Basso (2016) and Moraes (2018), the paper presents the ways of constructing field texts and their transposition into research texts. The elaboration of fieldnotes presents an interpretative character and comprises the gathering of information and interviews and their interpretation. The research texts result from the interpretation and analysis of the fieldnotes, to which the researcher's experience and the theory suited to the research theme are interwoven. Elements of a theoretical-methodological nature, which constitute beacons for narrative investigations such as reading, writing, analysis and interpretation are explained. These elements allow movement in four directions: both forward (prospectively) and backward (retrospectively), and also inward (introspectively) and outward (extrospectively). The theory discussed and the examples presented open possibilities for new forms of elaboration of field and research texts to be organized in investigations of this nature, especially in the educational area and teacher training.<hr/>Resumen El tema principal del estudio es la discusión sobre la investigación narrativa, un enfoque metodológico apropiado para la generación de conocimiento en el contexto de la formación del profesorado. El objetivo principal es presentar en detalle el esquema de la investigación narrativa, incluido el modelo de recopilación de datos y su organización, seguido de interpretación y análisis. Basado especialmente en Clandinin y Connelly (1995, 2015) y autores como Botía (2002), Josso (2004), Creswell (2014), Delory-Momberger (2014), Frison y Basso (2016) y Moraes (2018), el texto presenta las formas de construir textos de campo y su transposición en textos de investigación. De carácter interpretativo, la elaboración de textos de campo comprende la recopilación de información y entrevistas en el espacio de investigación y su interpretación. Los textos de investigación son el resultado de la interpretación y el análisis de textos de campo, en los que se entrelazan la experiencia del investigador y la teoría adecuada al tema de investigación. Se explican elementos de naturaleza teórico-metodológica, que constituyen balizas para investigaciones narrativas como lectura, escritura, análisis e interpretación. Estos elementos permiten el movimiento en cuatro direcciones: hacia adelante (prospectivamente) y hacia atrás (retrospectivamente), y también hacia adentro (introspectivamente) y hacia afuera (extrospectivamente). La teoría y los ejemplos presentados abren posibilidades para nuevas formas de elaboración de textos de campo y de investigación que se organizan en investigaciones de esta naturaleza, especialmente en el área educativa y la formación del profesorado. <![CDATA[O dilema da autoridade educacional num mundo “fora dos eixos”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200821&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente artigo, apresentamos uma reflexão acerca do dilema da autoridade educacional que se estruturou num mundo “fora dos eixos”. Tal mundo, apesar disso, exige a autoridade docente para introduzir os “recém-chegados”, porque a essência da educação é a “natalidade”, isto é, o fato de os seres humanos nascerem no mundo. Porém, a crise da Modernidade é caracterizada pelo fim da Tradição e da autoridade e o problema da educação é não poder abrir mão de ambas. Assim, o problema reside no fundamento da autoridade educacional num contexto em que a autoridade chegou ao fim. O dilema se complexifica, pois a autoridade é confundida com o “autoritarismo”, oriundo das experiências totalitárias, as quais exigiam ou estimularam uma “obediência cega” por meio da violência e do terror (Arendt) e com as formas destrutivas de autoridade, como o paternalismo e a autonomia (Sennett). Argumentamos que a autoridade deve ser fundamentada na responsabilidade dos adultos pela criança e pela continuidade do mundo. Ademais, defendemos não haver educação sem transmissão, do mesmo modo que não há educação sem autoridade. A educação é uma relação geracional em que adultos introduzem os “novos” e lhes permitem experimentar o mundo e a si mesmos como novidade.<hr/>Abstract On this article, we present a reflection about the dilemma of educational authority that has been structured in an "amiss world". This world, although that, demands the academic authority to introduce the “newcomers”, because the essence of education is the “natality”, i.e, the fact that human beings are born for the world. However, the crisis of Modernity is favored by the end of the tradition and the authority, and the problem of education is not to be able to occur without them both. Thus, the problem resides on the basis of the educational authority in a context that the authority itself has ended. The dilemma becomes more complex, because “authority” has been confused with “authoritarianism” (derived from totalitarian experiences, that required or stimulated a “blind obedience” or through violence and terror) and, also, with the destructive forms of authority, according to Sennett, like the paternalism and the autonomy. Therefore, we argue that the authority must be based on the responsibility of adults upon children and their development and the continuity of the world. Furthermore, there is no education without transmission, as well as that there is no education without authority. Education is a relation between generations in which adults insert the “youngs” and allow them to experiment the world and themselves as newness.<hr/>Resumen En este texto, presentamos una reflexión sobre el dilema de la autoridad educacional que se ha estructurado en un mundo “fuera de los ejes”. Este mundo, a pesar de eso, exige la autoridad docente para introducir los “recién-llegados”, porque la esencia de la educación es la “natalidad”, o sea, el hecho de que los seres humanos nazcan para el mundo. Pero, la crisis de la Modernidad es caracterizada por el fin de la Tradición y de la autoridad y el problema de la educación es que no puede ocurrir sin ambas. Así, el problema está en el fundamento de la autoridad educacional en un contexto en que la autoridad ha llegado al final. El dilema se torna más complejo, pues la autoridad es confundida con el “autoritarismo”, que proviene de las experiencias totalitarias, las cuales exigían o estimulaban una “obediencia ciega” (Arendt), por medio de la violencia y del terror y con las formas destructivas de la autoridad, como el paternalismo y la autonomía (Sennett). Así, defendemos que la autoridad debe ser fundamentada en la responsabilidad de los adultos por el niño y por la continuidad del mundo. Además, no hay educación sin transmisión, de la misma manera que no hay educación sin autoridad. La educación es una relación entre generaciones en que los adultos introducen los “nuevos” y permiten a ellos experimentar el mundo y a sí mismos como novedad. <![CDATA[A Concepção de Alfabetização e Letramento na Política Nacional de Alfabetização (PNA): entre tropeços e retrocessos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200846&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo em foco tenciona tecer considerações acerca da problemática do ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita frente às novas exigências sociais, o perfil dos sujeitos que se fazem necessários para atender às demandas postas pelo cotidiano e os posicionamentos legais contidos na atual Política Nacional de alfabetização (PNA), tendo como objetivo principal a realização de um estudo preliminar com bases teóricas e metodológicas para conhecer o projeto político de alfabetização normatizado pelo MEC, em abril de 2019, visando identificar a concepção de alfabetização presente e suas principais implicações sociais e políticas. O objetivo secundário deste artigo é ratificar as pesquisas dos vários autores brasileiros e estrangeiros, que há décadas vêm se debruçando sobre a problemática da alfabetização e as várias facetas implicadas, e que têm contribuído para auxiliar os professores no seu quefazer alfabetizador e político. Amparamo-nos, para defender nossos argumentos, nas diversas vozes, intencionalmente silenciadas no documento pautado, tais como: Soares (2004a), Freire (2000; 2005), Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2019), Frade (2019), Monteiro (2019), dentre outros. Na esteira desse desafio, a realização deste artigo ocorre por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontados indiciam que, longe de preparar os sujeitos para atender aos apelos sociais e políticos, a PNA apresenta uma concepção equivocada de alfabetização que, no máximo, presta-se a preparar analfabetos funcionais, deslocando o foco do aprender para o “ensinar”, por meio da ditadura do método único (fônico), integrante do método sintético, desmerecendo todo o conhecimento produzido no Brasil até então.<hr/>Abstract This article intends to make considerations about the problem of the initial teaching-learning of reading and writing in face of the new social demands, the profile of the subjects who are needed to meet the demands placed on daily life and the legal positions contained in the current National Literacy Policy (NLP), having as main objective the accomplishment of a preliminary study with theoretical and methodological bases to know the political literacy project standardized by the MEC, in April 2019, aiming to identify the present literacy concept and its main social and political implications. Its secondary goal is to ratify the research of various Brazilian and foreign authors, who have been focusing on literacy issues and the various aspects involved for decades and which have contributed to assist teachers in their teaching and literacy activities. We support ourselves to defend our arguments on the various voices intentionally silenced in the document, such as: Soares (2004a), Freire (2000; 2005), Ferreiro and Teberosky (1985), Mortatti (2019), Frade (2019), Monteiro (2019), among others. In the wake of this challenge, the realization of this article was developed through document and bibliographic research. The results indicated that far from preparing the subjects to respond to social and political appeals, the NLP presents a mistaken conception of literacy that at most, suits to prepare functional illiterates, shifting the focus from learning to "teaching", through the dictatorship of the single method (the phonic one), part of the synthetic method, belittling all the knowledge produced in Brazil until now.<hr/>Resumen El artículo en foco pretende hacer consideraciones sobre el problema de la enseñanza-aprendizaje inicial de lectura y escritura ante las nuevas demandas sociales, el perfil de los sujetos que se necesitan para cumplir con las demandas de la vida diaria y las posiciones legales contenidas en la Política Nacional de Alfabetización (PNA) actual, teniendo como objetivo principal la realización de un estudio preliminar con bases teóricas y metodológicas para conocer el proyecto de alfabetización política estandarizado por el MEC, en abril de 2019, con el objetivo de identificar el concepto actual de alfabetización y sus principales implicaciones sociales y políticas. Su objetivo secundario es ratificar la investigación de varios autores brasileños y extranjeros, que se han centrado en cuestiones de alfabetización y los diversos aspectos involucrados durante décadas, que han contribuido a ayudar a los maestros en sus actividades de enseñanza y alfabetización. Nos apoyamos para defender nuestros argumentos, las diversas voces, silenciadas intencionalmente en el documento, tales como: Soares (2004a), Freire (2000; 2005), Ferreiro y Teberosky (1985), Mortatti (2019), Frade (2019), Monteiro (2019), entre otros. En este caminar desafiador, la realización de este artículo se desarrolló a través de la investigación documental y bibliográfica. Los resultados indicaron que, lejos de preparar a los sujetos para responder a los llamamientos sociales y políticos, la PNA presenta una concepción errónea de la alfabetización que, a lo sumo, se presta para preparar analfabetos funcionales, cambiando el enfoque del aprendizaje a la "enseñanza", a través de la dictadura del método único (fónico), que es parte del método sintético, descuidando todo el conocimiento producido en Brasil hasta entonces. <![CDATA[Século XXI e desigualdades nas condições de trabalho docente na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200874&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Fundamental para a expansão do sistema de educação superior, o processo de diversificação institucional tem gerado um interesse cada vez mais amplo dentro dos estudos sobre desigualdades. Nesse quadro, este artigo analisa as políticas educacionais desenvolvidas desde meados da década de 1990 e suas implicações para as condições de trabalho dos professores da educação superior. Foram usados os microdados do Censo da Educação Superior para dimensionar o crescimento do mercado para docência, as mudanças no perfil da qualificação e da contratação docente. Foi possível observar que, mesmo com o crescimento do número de profissionais e melhorias na qualificação, a precarização é uma realidade que estratifica os professores em torno, de um lado, de docentes centrais, mais qualificados e com garantia mais ampla de direitos trabalhistas e, de outro, de docentes periféricos, vinculados a instituições articuladas ao mercado e voltadas (quase exclusivamente) para a atividade de ensino. Tal disposição alerta para consequências de reformas administrativas com viés de mercado que intensificam o estrangulamento do orçamento público, impactam a educação superior e, particularmente, as condições de trabalho docente.<hr/>Abstract Essential to the expansion of the higher education system, the process of institutional diversification has generated an increasingly interest within studies on inequalities. In this context, this article analyzes the educational policies developed since the mid-1990s and their implications for the working conditions of higher education professors. The microdata from the Higher Education Census were used to measure the growth of the teaching market, the changes in the profile of qualification and the hiring of professors. The results show that, even though the number of professionals have grown and their qualification has been improved, the level of precariousness in working conditions stratifies professors. On the one hand, central professors have greater qualification and stronger guarantee of labor rights and, on the other hand, peripheral professors, who work in private institutions and are more focused (almost exclusively) on teaching activity. This is a warning sign for the consequences of administrative reforms with a market bias, which intensify restrictions on the public budget, impacting higher education and particularly working conditions.<hr/>Resumen Fundamental para la expansión del sistema de educación superior, el proceso de diversificación institucional ha generado un interés cada vez más amplio en los estudios sobre desigualdades. En este contexto, este artículo analiza las políticas educativas desarrolladas desde mediados de la década de 1990 y sus implicaciones para las condiciones de trabajo de los docentes de educación superior. Los microdatos del Censo de Educación Superior se utilizaron para medir el crecimiento del mercado de la enseñanza, los cambios en el perfil de calificación y la contratación de docentes. Se descubrió que, incluso con el crecimiento en el número de profesionales y las mejoras en la calificación del personal docente, la precariedad es una realidad que estratifica a los docentes, por un lado, docentes centrales, más calificados y con una garantía más amplia de los derechos laborales y, por otro, docentes periféricos, vinculados a instituciones asociadas con el mercado y centrados (casi exclusivamente) en la actividad de enseñanza. Esta disposición advierte sobre las consecuencias de las reformas administrativas con un sesgo de mercado que intensifican el estrangulamiento del presupuesto público, impactando el sistema de educación superior y, particularmente, las condiciones de trabajo docente. <![CDATA[Transposição Didática (TD) e Transposição Profissional (TP): uma discussão sobre a noção de competência profissional do professor de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumé Le présent travail introduit et décrit la notion de transposition professionnelle, issue d'un scénario de référence théorique en didactique des mathématiques et en didactique professionnelles, selon la tradition et la recherche française, visant à comprendre le processus d'acquisition des compétences professionnelles du professeur de mathématiques. Ainsi, à travers un contexte qui ne peut pas seulement être expliqué par le terrain épistémique disciplinaire scientifique, comme, par exemple, dans le cas de la notion classique de transposition didactique, nous observons la nécessité de comprendre l’acquisition d’une connaissance pragmatique, essentiellement élaborée par l’exercice de résolution de tâches spécifiques et surmonter les obstacles professionnels. De cette façon, la notion de transposition didactique et la notion de transposition professionnelle peuvent aider à une analyse d'investigation systématique concernant le rôle du professeur dans le domaine de l'enseignement des mathématiques ici au Brésil.<hr/>Abstract This work presents and describes the notion of professional transposition, resulting from a theoretical framework in didactics of mathematics and professional didactics, according to French tradition and research, aiming to understand the process of acquiring the professional skills of the mathematics teacher. Thus, through a context that can not only be explained by the classic disciplinary epistemic terrain, as, for example, in the case of the classic notion of didactic transposition, there is a need to understand the acquisition of pragmatic knowledge essentially developed through exercise solving specific tasks and overcoming professional barriers. Thus, both the notion of didactic transposition and the notion of professional transposition can assist in the systematic investigation of the role of the mathematics teacher in the field of mathematical education in Brazil.<hr/>Resumo O presente trabalho apresenta e descreve a noção de transposição profissional, resultante de um referencial teórico em didática da matemática e da didática profissional, segundo a tradição e a pesquisa francesa, visando compreender o processo de aquisição das habilidades profissionais do professor de Matemática. Assim, através de um contexto que não só pode ser explicado pelo terreno epistêmico disciplinar clássico, como, por exemplo, no caso da noção clássica de transposição didática, observa-se a necessidade de compreender a aquisição de um conhecimento pragmático essencialmente desenvolvido através do exercício de resolução de tarefas específicas e superação de barreiras profissionais. Assim, tanto a noção de transposição didática quanto a noção de transposição profissional podem auxiliar na investigação sistemática do papel do professor de matemática no campo da educação matemática no Brasil. <![CDATA[A LGBTQIAfobia sob o prisma das representações sociais de docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200922&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A LGBTQIAfobia é a manifestação arbitrária que consiste em qualificar o outro como contrário, inferior ou anormal. Com o objetivo de analisarmos as faces dessa violência, por meio das representações sociais de docentes, nos questionamos: de que forma os atos de discriminação e exclusão, contra estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados - LGBTQIA - são manifestos no ambiente escolar? Na tentativa de responder ao problema proposto recorremos à pesquisa descritiva exploratória, realizada a partir da aplicação de um questionário sócio demográfico e de uma entrevista semiestruturada, com trinta e oito educadores dentre diretores escolares, pedagogas exercendo atividades administrativas pedagógicas e professoras de Biologia, de escolas de ensino médio, de treze municípios da região norte do Estado do Paraná. O corpus analítico foi categorizado conforme a análise de conteúdo e apoiado na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici (2015). Os resultados obtidos apontaram para a organização de três núcleos de representações, pautados nos estudos de Bardin (2016): LGBTQIAfobia: violência, reprodução da exclusão e o amparo legal; o direito autorizado de quem fala e; estratégias positivas de enfrentamento. Depreendemos a partir desses dados, que essa investigação, somada às inúmeras outras existentes, estruturadas em entrevistas com um grupo social de professores, demonstra que nós educadores podemos e devemos institucionalizar orientações e abordagens acerca da diversidade sexual e do combate e prevenção a LGBTQIAfobia, pois, consideramos que a ausência deste debate causa grande impacto e relevância na vida escolar daqueles estudantes.<hr/>Abstract LGBTQIAfobia es la manifestación arbitraria que consiste en calificar al otro como contrario, inferior o anormal. Para analizar los rostros de esta violencia, a través de las representaciones sociales de los docentes, nos cuestionamos: cómo se producen los actos de discriminación y exclusión, contra estudiantes Lesbianas, Gays, Bisexuales, Bigeanos, Travestis, Transexuales, Transgénero, Queer, Cuestionadores, ¿Intersexuales, indecisos, asexuales y aliados - LGBTQIA - se manifiestan en el entorno escolar? En un intento de dar respuesta al problema propuesto, se recurrió a una investigación descriptiva exploratoria, realizada mediante la aplicación de un cuestionario sociodemográfico y una entrevista semiestructurada, con treinta y ocho educadores entre directores de escuela, pedagogos que ejercían actividades pedagógicas administrativas y docentes. de Biología, de escuelas secundarias, de trece municipios de la región norte del Estado de Paraná. El corpus analítico fue categorizado según el análisis de contenido y apoyado por la Teoría de las Representaciones Sociales propuesta por Moscovici (2015). Los resultados obtenidos apuntan a la organización de tres grupos de representaciones, a partir de los estudios de Bardin (2016): LGBTQIAfobia: violencia, reproducción de la exclusión y protección legal; el derecho autorizado del hablante y; estrategias de afrontamiento positivas. De estos datos inferimos que esta investigación, sumada a las innumerables otras que existen, estructuradas en entrevistas con un grupo social de docentes, demuestra que los educadores podemos y debemos institucionalizar pautas y enfoques sobre la diversidad sexual y la lucha y prevención de la LGBTQIAfobia, porque, consideramos que la ausencia de este debate genera un gran impacto y relevancia en la vida escolar de esos estudiantes.<hr/>Resumen LGBTQIAfobia es la manifestación arbitraria que consiste en calificar al otro como contrario, inferior o anormal. Para analizar los rostros de esta violencia, a través de las representaciones sociales de los docentes, nos preguntamos: ¿cómo se producen los actos de discriminación y exclusión, en contra estudiante Lesbianas, Gays, Bisexuales, Bigeanas, Travestis, Transexuales, Transexuales, Queer, Cuestionadores, ¿Intersexuales, indecisos, asexuales y aliados -- LGBTQIA -- se manifiestan en el entorno escolar? En un intento de dar respuesta al problema propuesto, se recurrió a una investigación descriptiva exploratoria, realizada mediante la aplicación de un cuestionario sociodemográfico y una entrevista semiestructurada, con treinta y ocho educadores entre directores de escuela, pedagogos que ejercían actividades pedagógicas administrativas y docentes. de Biología, de escuelas secundarias, de trece municipios de la región norte del Estado de Paraná. El corpus analítico fue categorizado según análisis de contenido y apoyado por la Teoría de las Representaciones Sociales propuesta por Moscovici (2015). Los resultados obtenidos apuntan a la organización de tres grupos de representaciones, a partir de los estudios de Bardin (2016): LGBTQIAfobia: violencia, reproducción de la exclusión y protección legal; el derecho autorizado del hablante y; estrategias de afrontamiento positivas. De estos datos deducimos que esta investigación, sumada a las innumerables otras que existen, estructuradas en entrevistas con un grupo social de docentes, demuestra que nosotros educadores podemos y debemos institucionalizar pautas y enfoques sobre la diversidad sexual y la lucha y prevención de la LGBTQIAfobia, porque, consideramos que la ausencia de este debate provoca un gran impacto y relevancia en la vida escolar de esos estudiantes. <![CDATA[A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200940&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta investigação discute como o formador do professor alfabetizador está elaborando suas práticas no Ensino Superior frente ao período de pandemia, decorrente da infecção humana causada pelo Covid-19. O eixo epistemológico deste estudo é a Didática prática (MARTINS, 2009), o que implica em analisar a prática pedagógica não como causa e efeito, mas como um campo de determinação de causalidade complexa. A opção metodológica utilizada para compor esse estudo é de natureza qualitativa, baseada em André (2008), e teve como unidade de análise a prática pedagógica produzida na disciplina de alfabetização nos cursos de Pedagogia presenciais de Curitiba. A estratégia de coleta de informações utilizada constitui-se em entrevista (FLICK, 2009). Os dados coletados foram produzidos e analisados apoiados na análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Os principais teóricos que sustentam a análise dessa investigação são Morin (2001), Moore (2002), Moreira e Monteiro (2012), Torres (2004), Zabalza (2014), Kenski (2010) e Camargo e Daros (2018). Foi possível depreender desse estudo a mudança da prática pedagógica dos profissionais formadores no Ensino Superior para o uso de novas tecnologias. Com a avassaladora pandemia e a imposição do ensino remoto, prevalecem dificuldades tanto por parte dos estudantes quanto dos profissionais no que tange ao uso das tecnologias educacionais para ensinar e aprender.<hr/>Abstract This investigation discusses how the mentor of the literacy teacher is elaborating his practices in higher education in the face of the pandemic period resulting from the human infection ruled by COVID 19. The epistemological axis of this study is the practical Didactics (MARTINS, 2009) which implies analyzing the pedagogical practice not as cause and effect, but as a field for determining complex causality. The methodological option used to compose this study is of a qualitative nature based on André (2008), and had as its unit of analysis the pedagogical practice produced in the literacy discipline in classroom Pedagogy courses in Curitiba. The information collection strategy used is an interview (FLICK, 2009). The collected data were produced and analyzed based on textual discourse analysis, according to Moraes and Galiazzi (2011). The main theorists who support the analysis of this investigation are Morin (2001), Moore (2011), Moreira and Monteiro (2012), Torres (2004), Zabalza (2014), Kenski (2010) and Camargo and Daros (2018). It was possible to deduce from this study the change in the pedagogical practice of training professionals in higher education to the use of new technologies. With the overwhelming pandemic and the imposition of remote education, difficulties prevail both on the part of students and professionals with regard to the use of educational technologies to teach and learn.<hr/>Resumen En esta investigación se analiza cómo el formador del alfabetizador está elaborando sus prácticas en Educación Superior ante el período pandémico, debido a la infección humana provocada por Covid-19. El eje epistemológico de este estudio es la didáctica práctica (MARTINS, 2009), lo que implica analizar la práctica pedagógica no como una causa y efecto, sino como un campo para determinar la causalidad compleja. La opción metodológica utilizada para componer este estudio es de carácter cualitativo, con base en André (2008), y tuvo como unidad de análisis la práctica pedagógica producida en la disciplina de alfabetización en cursos de Pedagogía presencial en Curitiba. La estrategia de recolección de información utilizada es una entrevista (FLICK, 2009). Los datos recolectados fueron producidos y analizados con base en el análisis del discurso textual, según Moraes y Galiazzi (2011). Los principales teóricos que apoyan el análisis de esta investigación son Morin (2001), Moore (2011), Moreira y Monteiro (2012), Torres (2004), Zabalza (2014), Kenski (2010) y Camargo y Daros (2018). De este estudio se pudo deducir el cambio en la práctica pedagógica de la formación de profesionales en Educación Superior hacia el uso de nuevas tecnologías. Con la abrumadora pandemia y la imposición de la educación a distancia, prevalecen las dificultades tanto de los estudiantes como de los profesionales en cuanto al uso de las tecnologías educativas para enseñar y aprender. <![CDATA[Educação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200957&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola municipal de Imperatriz/MA, Brasil: o Projeto Bacuri Verde (PBV) - Adote uma Árvore. Objetivou-se identificar se a vivência em EA promovida pelo PBV resultou em aprendizados para os estudantes dentro e fora do espaço escolar. Em relação à metodologia, trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudos multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos participantes. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. O material foi analisado seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva por meio das categorias: aprendizagens e vertentes sobre EA à luz dos investigados; vivências e aprendizagens no espaço do viveiro; e “em todos os lugares que eu for, vou levar o que aprendi no projeto”. Os resultados evidenciaram que as aprendizagens produzidas e experienciadas no contexto do PBV demostraram ser relevantes tanto no contexto escolar como no não escolar. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e de se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola.<hr/>Abstract This paper reports an Environmental Education (EE) work that has been developed with Elementary School students, since June 2012, in a municipal school in Imperatriz / MA, Brazil: the Bacuri Verde Project (BVP) - Adopt a tree. The goal was to identify if the experience in EE promoted by BVP resulted in learning for students inside and outside the school space. Regarding the methodology, this is a qualitative study, approaching the assumptions of multi-case studies. Nine former students and three PBV enrolled students were involved, with a total of 12 participating individual subjects. The data were produced through semi-structured interviews, which were recorded and transcribed in full. The material was analyzed following the approach of Discursive Textual Analysis through the categories: learning and aspects about under the ideas of the investigated, experiences and learning in the nursery space and “everywhere I go, I will take what I learned in the project”. The results showed that the learning produced and experienced in the context of the BVP proved to be relevant, both for the school space and for other places beyond it. Positive changes were pointed out in the ways of relating and communicating with people in frequented spaces and times lived after the studies at school.<hr/>Resumen Este artículo trata de un trabajo de Educación Ambiental (EA) que se desarrolla con estudiantes de Enseñanza Primaria, desde junio de 2012, en una escuela municipal de Imperatriz MA/BRA: el Proyecto Bacuri Verde (PBV) - Adote uma Árvore. Se buscó identificar si la vivencia en EA promovida por PBV resultó en aprendizajes para los estudiantes dentro y fuera del espacio escolar. En cuanto a la metodología, se trata de un estudio de naturaleza cualitativa, acercándose de presupuestos de estudios multicasos. Se involucraron nueve egresados y tres principiantes del PBV, en un total de 12 sujetos participantes. Los datos fueron producidos por medio de entrevistas semi estructuradas, que fueron grabadas y transcritas en su totalidad. El material fue analizado según el abordaje del Análisis Textual Discursivo a través de las categorías: aprendizajes y aspectos sobre EA a la luz de lo investigado; vivencias y aprendizajes en el espacio de lo vivero y “donde quiera que vaya, llevaré lo aprendido en el proyecto”. Los resultados evidenciaron que los aprendizajes producidos y experimentados en el contexto del PBV demostraron ser relevantes, tanto en el espacio de la escuela como en otros más allá de sus fronteras. Se apuntaron cambios positivos en las formas de relacionarse y de comunicarse con personas en espacios frecuentados y tiempos vividos posteriores a la época de estudios escolares. <![CDATA[Como Ensinar Química?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000200985&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo objetiva-se entender como um grupo de professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas com vistas ao ensino de química, ponderando concepções sobre a pergunta: “Como ensinar química?”. Tal objetivo deriva da perspectiva de que as convicções em relação ao questionamento são constituídas idiossincraticamente sobre o ideário pedagógico que se arquiteta e se fundamenta a partir de pressupostos teóricos e de reflexões sobre a própria ação pedagógica, vislumbrando os recursos didáticos e as diferentes metodologias de ensino plausíveis a sua realidade. Para tanto, esta pesquisa de natureza quali-quantitativa, a partir da análise dos dados de forma mista, foi desenvolvida por meio de um formulário online contendo sete assertivas, construído no Google Forms com base na escala Likert de cinco pontos¸ e disponibilizado a 92 professores de química em um período de 30 dias. A análise qualitativa das assertivas ocorreu de forma interpretativa à luz de teóricos da área, e de forma quantitativa com base na estatística descritiva a partir do programa Statistical Package for the Social Sciences. Ao término, evidenciou-se que a maioria dos professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas a partir de estratégias que julgam eficientes e importantes para os alunos aprenderem química, seguida da inserção da pesquisa, do diálogo e da (re)significação dos conceitos e dos conteúdos a partir da curiosidade, do contexto e do interesse dos sujeitos.<hr/>Abstract This article aims to understand how a group of teachers develop their didactic-pedagogical actions with a view to teaching chemistry, pondering conceptions on the question: "How to teach chemistry"? This objective derives from the perspective that the convictions about the questioning are constituted idiosyncratically on the pedagogical ideas that are architected and based on theoretical assumptions and reflections on the pedagogical action itself, glimpsing the didactic resources and the different teaching methodologies plausible to their reality. Therefore, this qualitative and quantitative research, based on the analysis of data in a mixed way, was developed through an online form containing seven statements, built on Google Forms based on the five-point Likert scale¸ and made available to 92 chemistry teachers over 30 days. The qualitative analysis of the assertions occurred in an interpretative way in the light of theorists in the area, and quantitatively based on descriptive statistics from the Statistical Package for the Social Sciences program. In the end, it was evident that the vast majority of teachers develop their didactic-pedagogical actions based on strategies that they consider efficient and important for students to learn chemistry, followed by the insertion of research, dialogue and the (re) meaning of concepts and the contents based on the subjects' curiosity, context and interest.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender cómo un grupo de docentes desarrolla sus acciones didáctico-pedagógicas con miras a la enseñanza de la química, ponderando concepciones sobre la pregunta: "¿Cómo enseñar química"? Este objetivo deriva de la perspectiva de que las convicciones en relación al cuestionamiento se constituyen idiosincráticamente en las ideas pedagógicas que se estructura y parten de supuestos teóricos y reflexiones sobre la propia acción pedagógica, mirando los recursos didácticos y las diferentes metodologías de enseñanza plausible a tu realidad. Para ello, esta investigación cualitativa y cuantitativa, a partir del análisis de datos de forma mixta, se desarrolló a través de un formulario online que contiene siete afirmaciones, construido en Google Forms en base a la escala de Likert de cinco puntos y disponible en 92 profesores de química en un plazo de 30 días. El análisis cualitativo de las afirmaciones se realizó de manera interpretativa a la luz de los teóricos en el campo, y con base cuantitativa en la estadística descriptiva del programa Statistical Package for the Social Sciences. Al final, se evidenció que la gran mayoría de los docentes desarrollan sus acciones didáctico-pedagógicas con base en estrategias que consideran eficientes e importantes para que los estudiantes aprendan química, seguido de la inserción de la investigación, el diálogo y el (re)significado de conceptos y los contenidos basados en la curiosidad, el contexto y el interés de los sujetos.