Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20220002&lang=pt vol. 22 num. 73 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta os resultados de estudo de doutoramento cujo fio condutor foi a expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense pela construção de escolas, tanto nas colônias quanto nos centros urbanos no início do século XX. A pesquisa tem como questão norteadora compreender como seu deu a expansão do ensino público no Paraná a partir da demanda pela criação de escolas expressa nos requerimentos dirigidos aos governantes. Após a emancipação da província e com a vinda de famílias imigrantes houve incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infraestrutura e, consequentemente, a necessidade de alfabetizar a população. A pesquisa se deu pela abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico o método histórico, com a utilização de pesquisa documental e, concomitantemente, o uso combinado de fontes primárias. As fontes primárias utilizadas foram os livros de requerimentos, nos quais foi possível perceber a “voz da população” por meio de abaixo-assinados registrando as reivindicações. A análise se fundamentou em autores como Saviani (2007), Araújo (2007), Oliveira (1989) e Miguel (2017). O estudo permitiu inferir que a oferta de ensino público se deu de forma lenta e gradual, e neste processo as escolas particulares, étnicas e confessionais tiveram uma presença expressiva no estado do Paraná no início do século XX. Contudo, a reivindicação da população paranaense pela criação de escolas pressionou o governo e influenciou a expansão do ensino público no estado.<hr/>Abstract The text presents the results of a doctoral study whose main theme was the expansion of public education based on the demands of the population of Paraná for the construction of schools, both in the colonies and in urban centers in the early twentieth century. The research has as its guiding question to understand how it happened the expansion of public education in Paraná from the demand for the creation of schools expressed in the requirements addressed to the governors. After the emancipation of the province and with the arrival of immigrant families there was an incentive to the development of cities, which stimulated trade and fostered the creation of infrastructure services and, consequently, the need to teach the population to read and write. The research was carried out through a qualitative approach, having as methodological procedure the historical method, with the use of documental research and, concomitantly, the combined use of primary sources. The primary sources used were the requirement books in which it was possible to perceive the "voice of the population", by means of petitions registering the claims. The analysis was based on authors such as Saviani (2007), Araújo (2007), Oliveira (1989), and Miguel (2017). The study allowed us to infer that the offer of public education happened slowly and gradually, and in this process private, ethnic, and confessional schools had an expressive presence in the state of Paraná in the beginning of the 20th century. However, the demands of the Paraná population for the creation of schools pressured the government and influenced the expansion of public education in the state.<hr/>Resumen El texto presenta los resultados de un estudio de doctorado cuyo tema principal fue la expansión de la educación pública a partir de las demandas de la población de Paraná para la construcción de escuelas, tanto en las colonias como en los centros urbanos a principios del siglo XX. La investigación tiene como pregunta orientadora entender cómo ocurrió la expansión de la educación pública en Paraná a partir de la demanda de creación de escuelas expresada en los requerimientos dirigidos a los gobernantes. Tras la emancipación de la provincia y con la llegada de familias de inmigrantes se incentivó el desarrollo de las ciudades, lo que estimuló el comercio y fomentó la creación de servicios de infraestructura y, en consecuencia, la necesidad de alfabetizar a la población. La investigación se llevó a cabo mediante un enfoque cualitativo, teniendo como procedimiento metodológico el método histórico, con el uso de la investigación documental y, concomitantemente, el uso combinado de fuentes primarias. Las fuentes primarias utilizadas fueron los libros de requerimientos en los que se pudo percibir la "voz de la población", a través de peticiones que recogían las reivindicaciones. El análisis se basó en autores como Saviani (2007), Araújo (2007), Oliveira (1989) y Miguel (2017). El estudio permitió inferir que la oferta de educación pública ocurrió de forma lenta y gradual, y en este proceso las escuelas privadas, étnicas y confesionales tuvieron una presencia expresiva en el estado de Paraná a principios del siglo XX. Sin embargo, las demandas de la población paranaense para la creación de escuelas presionaron al gobierno e influyeron en la expansión de la educación pública en el estado. <![CDATA[A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200528&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto tem como objetivo analisar o processo de escolarização no contexto da colonização planejada do oeste paranaense, que resultou na criação da Escola Luterana Concórdia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no ano de 1955. Trata-se de um estudo histórico e documental, que se integra na história das instituições educativas e tem como proposta investigar a história da implantação, desenvolvimento e consolidação de uma das primeiras instituições escolares confessionais da região Oeste do Paraná. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos propostos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuja metodologia relaciona as especificidades das instituições educativas com o movimento mais geral da sociedade. Para efetivação da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: livros-ata da Escola Luterana Concórdia e do Colégio Rui Barbosa; livros-ata da Igreja Luterana de Marechal Cândido Rondon; atas da Câmara Municipal de Toledo (1959-1960); atas da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Leis municipais e livro-atas de exames finais. A escola refletiu, nos primeiros anos de funcionamento, as distinções sociais estabelecidas no contexto geral, do qual passou a fazer parte e projetou essas mesmas distinções. Seus pressupostos de uma educação moral não destoavam das políticas educacionais vigentes no país e das demandas educativas dos grupos dirigentes da sociedade de Marechal Cândido Rondon.<hr/>Abstract This text aims to analyze the schooling process in the context of colonization of Western Paraná, which resulted in the creation of Concordia Lutheran School, from Marechal Cândido Rondon, in the year of 1955. It is a historical and documentary study which is integrated in the history of educational institutions, and the proposal is to investigate the history of the implantation, development and consolidation of one of the first denominational school institutions from region Western of Paraná. The data were analyzed following the procedures proposed by Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) whose methodology relates the specificities of educational institutions to the more general movement of society. The following sources were used to carry out the research: Book-Atas of the Concordia Lutheran School and Rui Barbosa Evangelical Junior High School; Book-Atas of the Evangelical Lutheran Church of Brazil; Minutes of the Toledo City Hall (1959-1960); Minutes of the Municipality of Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Municipal laws and Final Exam Minutes Book. The school reflected, in the first years of operation, the social distinctions established in the general context, of which it became part and designed these same distinctions. His assumptions of a moral education did not depart from the educational policies in force in the country and from the educational demands of the ruling groups of the society of Marechal Cândido Rondon.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo analizar el proceso de escolarización en el contexto de la colonización planificada del oeste paranaense, que resultó en la creación de la Escuela Luterana Concordia, de Marechal Cândido Rondon, en el año 1955. Se trata de un estudio histórico y documental, que se integra en la historia de las instituciones educativas y, se propone investigar la historia de la implantación, el desarrollo y la consolidación de una de las primeras instituciones escolares confesionales de la región oeste de Paraná. Los datos fueron analizados siguiendo los procedimientos propuestos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuya metodología relaciona las especificidades de las instituciones educativas con el movimiento más general de la sociedad. Se utilizaron las siguientes fuentes para llevar a cabo la investigación: Libro-Atas de la Escuela Luterana Concordia y El Colegio Rui Barbosa; Libro-Atas de la Iglesia Luterana del Mariscal Cándido Rondon; Actas del Ayuntamiento de Toledo (1959-1960); Actas de la Municipalidad de Marechal Cándido Rondon (1961-1969); Leyes Municipales y Minutos del Libro de Examen Final. La escuela reflejó, en los primeros años de funcionamiento, las distinciones sociales establecidas en el contexto general, de las que pasó a formar parte y diseñó estas mismas distinciones. Sus supuestos de una educación moral no se apartaban de las políticas educativas vigentes en el país y de las demandas educativas de los grupos gobernantes de la sociedad marecal Cândido Rondón. <![CDATA[Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200550&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa os discursos das mensagens de dois governadores do Paraná, Ney Braga (1961-1965) e Paulo Pimentel (1966-1971), em especial sobre a educação pública primária entre os anos de 1961 e 1971. A metodologia de trabalho se pauta em pesquisas bibliográficas e documental. Além disso, toma como referência Foucault (2008, 2014). Com base nesse autor, a análise é feita a partir de algumas unidades de discurso, dentre outras, as quais são proferidas pelos dois governantes de modo relacional com outras unidades. Os dois grupos de mensagens de governo, pronunciadas na assembleia, em diferentes enunciados, contêm ditos sobre realizações e o que estava previsto realizar, e não ditos. A investigação indaga: que discursos estão presentes em mensagens de governo sobre a educação pública primária no contexto do desenvolvimentismo paranaense entre 1961 e 1971? Os dados da análise apontam para ditos de efeito de sentido, principalmente por se tratar de discursos políticos e compromissos assumidos publicamente, explícitas relações de poder e saber. Entre os não ditos, destacam-se a ausência e a falta de reconhecimento das realizações de governos anteriores. Embora a educação estivesse discursivamente no conjunto das mensagens como essencial para o desenvolvimento econômico (ora para o desenvolvimento industrial, ora para o desenvolvimento integrado), de fato não ocupa papel central no discurso político.<hr/>Abstract This study analyzed the speeches of messages of two governors of the state of Paraná, Ney Braga (1961-1965) and Paulo Pimentel (1966-1971), especially about primary public education between 1961 and 1971. The methodology was based on literature and documentary review. In addition, Foucault (2008, 2014) was taken as a reference. Regarding this author, the analysis was made from some units of discourse, among others, which were expressed by the two governors in a relational way with other units. The two groups of messages, delivered in the assembly, in different statements, contain sayings about achievements and what was planned to be accomplished, and not said. The investigation asked: what discourses are present in government messages about primary public education in the context of developmentalism of the state of Paraná between 1961 and 1971? Data from the analysis point to sayings of meaning effect, mainly because they are political speeches and publicly assumed commitments, explicit relations of power and knowledge. Among the not said, the absence and lack of recognition of the achievements of previous governments stand out. Although education was discursively in the set of messages as essential for economic development (sometimes for industrial development, sometimes for integrated development), it does not in fact occupy a key role in political discourse.<hr/>Resumen El artículo analiza los discursos de los mensajes de dos gobernadores de Paraná, Ney Braga (1961-1965) y Paulo Pimentel (1966-1971), especialmente sobre la educación primaria pública entre los años 1961 y 1971. La investigación se lleva a cabo por medio de estudios bibliográficos y documentales. Además, toma como referente a Foucault (2008, 2014). Con base en este autor, el análisis se hace a partir de algunas unidades de discurso, entre otras, que son pronunciadas por los dos gobernantes de manera relacional con otras unidades. Los dos grupos de mensajes de gobierno, pronunciados en la asamblea, en diferentes comunicados, contienen dichos sobre logros y lo que se planeó realizar, y no dicho. La investigación se pregunta: ¿qué discursos están presentes en los mensajes gubernamentales sobre la educación pública primaria en el contexto del desarrollismo paranaense entre 1961 y 1971? Los datos del análisis apuntan a dichos de efecto de sentido, principalmente por tratarse de discursos políticos y compromisos públicamente asumidos, relaciones explícitas de poder y saber. Entre los no dichos, destaca la ausencia y falta de reconocimiento de los logros de los gobiernos anteriores. Aunque la educación fue figuraba discursivamente en el conjunto de mensajes como esencial para el desarrollo económico (a veces para el desarrollo industrial, a veces para el desarrollo integral), en realidad no ocupa un papel central en el discurso político. <![CDATA[O processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200573&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar o currículo escolar implementado pelo Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá/PR, no período de 1953 a 1975. Para tanto, discute-se o processo de colonização do Norte do Paraná, local onde está situado o município de Maringá, bem como a fundação e o desenvolvimento da referida cidade, com o propósito de verificar os fatores que propiciaram a criação do colégio estudado. Além disso, aborda-se a história desse colégio e seu currículo escolar a fim de constatar o tipo de formação destinada à classe estudantil daquele período. Para a realização do estudo aqui apresentado recorreu-se a fontes bibliográficas e documentais, destacando-se as pesquisas realizadas por Luz (1997), Sanches (2002), Reis (2004) e Wachowicz (1995) e os documentos sobre o histórico do estabelecimento de ensino, relatórios de notas dos alunos e jornais, de modo que as informações coletadas foram analisadas à luz do contexto em que foram produzidas. Conclui-se que a instituição de ensino ora estudada contribuiu para a educação escolar da população maringaense e a realizou de acordo com a política educativa vigente, a qual cultuava uma formação cívico-patriótica, em consonância com o desenvolvimento urbano e industrial do país.<hr/>Abstract The aim of this article is to examine the school curriculum implemented by Dr. Gastão Vidigal State School, in the city of Maringá, state of Paraná, from 1953 to 1975. On that account, we discuss the colonization process of Northern Paraná State, where the city of Maringá is located, as well as the foundation and development of that city to find out the facts that led to the establishment of the school under study. Additionally, the school history and curriculum are addressed to shed light on the type of education students were offered at the time. To that end, we used bibliographic and documentary sources with highlight to the studies of Luz (1997), Sanches (2002), Reis (2004) and Wachowicz (1995), as well as documents about the history of the educational institution, newspapers and students’ grade reports, so that the collected information was examined in light of the context in which it was produced. We conclude that the educational institution studied herein contributed to the school education of the Maringaense population, and it did so according to the educational policy in forceat the time, which valued a civic and patriotic education in line with the industrial and urban development of the country.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar el currículo escolar implementado por el Colegio Estatal Dr. Gastão Vidigal en la ciudad de Maringá, estado del Paraná, de 1953 a 1975. Para ello, se discute el proceso de colonización del Norte de Paraná, donde se ubica el municipio de Maringá, así como la fundación y desarrollo de esa ciudad, con el fin de verificar los factores que llevaron a la creación de la escuela estudiada. Además, se discute la historia de esta escuela y su currículo escolar para verificar el tipo de formación que se pretendía para la clase de estudiantes de ese período. Para la realización del estudio que aquí se presenta se utilizaron fuentes bibliográficas y documentales, destacándose las investigaciones realizadas por Luz (1997), Sanches (2002), Reis (2004) y Wachowicz (1995) y documentos sobre la historia del establecimiento de enseñanza, reportes de notas de los alumnos y periódicos, de manera que se analizó la información recolectada a la luz del contexto en el que se produjo. Se concluye que la institución educativa aquí estudiada contribuyó a la formación escolar de la población de Maringa y la realizó de acuerdo con la política educativa vigente, que rendía culto a una formación cívico-patriótica, en línea con el desarrollo urbano e industrial del país. <![CDATA[Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico: o Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto examina a agenda de reformas da escola primária no Paraná ao longo da década de 1910, ao redor da atuação de Francisco Azevedo de Macedo. Utiliza o recurso metodológico de perseguição de palavras-chave para analisar relatórios, legislação educacional e outros documentos normativos. Objetiva reconhecer os sentidos de reforma que prevaleceram e como esses se conectam com medidas e retóricas mobilizadas com o intento de reformar o ensino, bem como compreender suas consequências para a escolarização primária. Conclui que o Plano de Reforma Geral implementado por Macedo ajudou a consolidar um sentido de reforma afinado com expectativas de modernização do ensino, e sua atuação contribuiu para a afirmação de direcionamentos pedagógicos e prioridades socioculturais que se tornaram preponderantes no incipiente aparelho de escolarização primária do Estado.<hr/>Abstract The text examines the primary school reform agenda in Paraná throughout the 1910s, around the work of Francisco Azevedo de Macedo. It uses the keyword chasing methodological resource to analyze reports, educational legislation, and other normative documents. It aims to recognize the meanings of reform that prevailed and how these relate to measures and rhetoric mobilized with the intention of reforming education, as well as understanding its consequences for primary schooling. It concludes that the General Reform Plan implemented by Macedo helped to consolidate a sense of reform in tune with expectations of modernization of education, and its performance contributed to the affirmation of pedagogical directions and sociocultural priorities that became preponderant in the incipient apparatus of primary schooling in the state.<hr/>Resumen El texto examina la agenda de reformas de la escuela primaria en el Paraná a lo largo de la década de 1910, alrededor de la actuación de Francisco Azevedo de Macedo. Utiliza el recurso metodológica de la persecución de palabras clave para analizar informes, legislación educativa y otros documentos normativos. Busca reconocer los sentidos de reforma que prevalecieron y como se conectan con medidas y retóricas movilizadas con el intento de reformar la enseñanza, así como comprender sus consecuencias para la escolarización primaria. Concluye que el Plano de Reforma General implementado por Macedo ayudó a consolidar un sentido de reforma afinado con expectativas de modernización de la enseñanza, y su actuación contribuyó para la afirmación de direccionamientos pedagógicos y prioridades socio-culturales que se volvieron preponderantes en el incipiente aparato de escolarización primaria del estado. <![CDATA[A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná: a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200624&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto é resultado de uma pesquisa que objetivou levantar fontes e produzir um mapeamento cronológico e geográfico da institucionalização da educação escolar na mesorregião Norte Pioneiro do Paraná. De modo particular, procurou-se identificar em quais localidades e quando foram criados ginásios no período compreendido entre 1938 e 1961. Os marcos se referem ao ano de fundação, pelo Estado, da primeira escola deste nível na região e ao ano da promulgação da Lei Federal n. 4024/61, a primeira LDBEN. As fontes históricas consultadas estão disponíveis no Arquivo Público do Estado do Paraná, em documentos oficiais de escolas da região (Projetos Políticos-Pedagógicos), e em outras obras que registram as histórias e memórias dos municípios da região. Do ponto de vista da produção historiográfica sobre a escolarização nesta região, há poucos estudos que tenham mapeado fontes que permitam reconstruir historicamente o processo de institucionalização da educação. Como um estudo regional, o trabalho parte do pressuposto que local e nacional devem se articular de modo dialético para que seja possível um conhecimento mais próximo do concreto no processo investigativo. A pesquisa identificou, em sintonia com a política educacional da época, um movimento maior de criação dessas escolas entre as décadas de 1940 e 1950, período marcado pela expansão do ideário escolanovista e em que a região se constituía como um centro econômico importante no Norte do Estado do Paraná.<hr/>Abstract This text is the result of a research that aimed to gather sources and produce a chronological and geographical mapping of the institutionalization of school education in the mesoregion Pioneer North of Paraná State. Particularly, it sought to identify in which locations and when High Schools were created in the period between 1938 and 1961. The limits refer to the year of foundation of the first school of this level in the region and the year of the promulgation of Federal Law n. 4024/61, the first LDBEN. The historical sources consulted are available in the Public Archives of the State of Paraná, in official documents from schools in the region (Political-Pedagogical Projects), and in other works that record the histories and memories of the municipalities in the region. From the point of view of historiographical production on schooling in this region, there are few studies that have mapped sources that allow the historical reconstruction of the process of institutionalization of education. As a regional study, the work assumes that local and national must be articulated in a dialectical way so that a closer knowledge of the concrete is possible in the investigative process. The research identified, in line with the educational policy of the time, a greater movement to create these schools between the 1940s and 1950s, a period marked by the expansion of the Escolanovismo ideals and in which the region was constituted as an important economic center in the North of the State of Parana.<hr/>Resumen Este texto es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo levantar fuentes y producir un mapeo cronológico y geográfico de la institucionalización de la educación escolar en la mesorregión del Norte Pionero del Estado de Paraná. En particular, se buscó identificar en qué localidades y cuándo se crearon gimnasios en el período comprendido entre 1938 y 1961. Los hitos se refieren al año de fundación de la primera escuela de este nivel en la región y al año de la promulgación de la Ley Federal N.4024/61, la primera LDBEN. Las fuentes históricas consultadas están disponibles en el archivo Público del Estado de Paraná, en documentos oficiales de escuelas de la región (Proyectos Político-Pedagógicos - PPP), y en otras obras que registran las historias y memorias de los municipios de la región. Desde el punto de vista de la producción historiográfica sobre la escolarización en esta región, hay pocos estudios que hayan mapeado fuentes que permitan reconstruir históricamente el proceso de institucionalización de la educación. Como un estudio regional, este trabajo parte del presupuesto de que lo local y lo nacional deben articularse de modo dialéctico para que sea posible, en el proceso investigativo, un conocimiento más cercano a lo concreto. La investigación identificó, en sintonía con la política educativa de la época, un movimiento mayor de creación de esas escuelas entre las décadas de 1940 y 1950, período marcado por la expansión del ideario escolanovista y en el que la región se constituía como un centro económico importante en el norte del Estado de Paraná. <![CDATA[A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200649&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo consiste em caracterizar elementos da estruturação da profissão docente na província do Paraná, segundo as publicações no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870). O território paranaense, como a Quinta Comarca Curitiba, pertencia à província de São Paulo, e no dia Dezenove de Dezembro de 1853 teve seu desmembramento oficializado, emancipando-se como a província do Paraná. Em busca do utópico progresso e desenvolvimento da sociedade, o governo provincial do Paraná vislumbrava na instrução pública uma forma de instruir e civilizar a população. Naquele momento, a profissão docente foi elevada como agência fundamental para tal missão. Frente a este cenário, passou a ser essencial a estudar a estruturação da profissão docente na recém província do Paraná. Para tanto, elegemos como fonte de pesquisa histórica o jornal Dezenove de Dezembro, que foi um veículo da imprensa publicado durante todo o período provincial paranaense. Como fundamento metodológico, consideramos as orientações sobre as possibilidades e os limites da imprensa como fonte para a escrita da história (LUCA, 2005; CRUZ &amp; PEIXOTO, 2007) e da história da educação (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, o jornal permitiu compreender a estruturação da profissão docente no Paraná por meio dos concursos, aposentadorias, contratos, salários, instituições de ensino e valores sociais ligados à condição de ser professor(a) no período oitocentista.<hr/>Abstract The objective is to characterize elements of the structuring of the teaching profession in the province of Paraná, according to publications in the newspaper Dezenove de Dezembro (1854-1870). The territory of Paraná, being the Fifth District of Curitiba, belonged to the province of São Paulo, and on December 19, 1853, its dismemberment was made official, emancipating itself as the province of Paraná. In search of the utopian progress and development of society, the provincial government of Paraná saw public instruction as a way to educate and civilize the population. At that time the teaching profession was elevated as a fundamental agency for such a mission. Faced with this scenario, it became essential to study the structuring of the teaching profession in the new province of Paraná. For that, it chose as a source of historical research the newspaper Dezenove de Dezembro, which was a vehicle of the press published during the entire provincial period of Paraná. As a methodological foundation, we consider the guidelines on the possibilities and limits of the press as a source for writing history (LUCA, 2005; CRUZ &amp; PEIXOTO, 2007) and the history of education (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). As a result, the newspaper made it possible to understand the structuring of the teaching profession in Paraná through competitions, retirements, contracts, salaries, educational institutions and social values ​​linked to the condition of being a teacher in the 19th century.<hr/>Resumen El objetivo es caracterizar elementos de la estructuración de la profesión docente en la provincia de Paraná, según publicaciones en el periódico Dezenove de Dezembro (1854-1870). El territorio de Paraná, siendo el Quinto Distrito Curitiba, pertenecía a la provincia de São Paulo, y el 19 de diciembre de 1853 se oficializó su desmembramiento, emancipándose como provincia de Paraná. En busca de la utopía del progreso y desarrollo de la sociedad, el gobierno provincial de Paraná vio en la educación pública una forma de educar y civilizar a la población. En ese momento la profesión docente se erigió como un organismo fundamental para tal misión. Ante este escenario, se hizo imprescindible estudiar la estructuración de la profesión docente en la nueva provincia de Paraná. Para eso, eligió como fuente de investigación histórica el periódico Dezenove de Dezembro, que fue vehículo de la prensa publicada durante todo el período provincial de Paraná. Como fundamento metodológico, consideramos las orientaciones sobre las posibilidades y límites de la prensa como fuente para escribir la historia (LUCA, 2005; CRUZ &amp; PEIXOTO, 2007) y la historia de la educación (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, el periódico permitió comprender la estructuración de la profesión docente en Paraná a través de concursos, jubilaciones, contratos, salarios, instituciones educativas y valores sociales vinculados a la condición de ser docente en el siglo XIX. <![CDATA[A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense: em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200673&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo investigou o processo de incorporação da cultura física pela instrução pública do Paraná, principalmente a inserção dos saberes relativos à Gymnastica, no período compreendido entre os anos de 1882 e 1917. Os documentos utilizados foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, com especial atenção aos manuscritos que tratam da situação da instrução pública paranaense. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas, encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia e A Tribuna. A análise dos documentos indicou um lento processo de especialização da Gymnastica, marcado por uma série de avanços e recuos em busca de uma ginástica que contribuísse para a educação physica dos jovens paranaenses. A título de conclusão o artigo aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense caminhou em direção a uma ginástica com um forte apelo racional, higiênico e educativo.<hr/>Abstract The present article investigated the process of incorporation of physical culture by public education in Paraná, especially the insertion of knowledge related to Gymnastica, in the period between the years 1882 and 1917. The documents used were the Government reports, Collection of Laws, Decrees, Acts and Regulations, with particular attention to manuscripts dealing with public education in Paraná. Journalistic sources were also used, found in the following Paraná periodicals: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia and A Tribuna. The analysis of documents indicated a slow process of specialization of Gymnastica, marked by a series of advances and retreats in search of a gymnastics which would contribute to the physical education of youngsters from Paraná. In conclusion, the article points out that in this process of incorporating elements of physical culture, public instruction in Paraná moved towards gymnastics with a solid rational, hygienic and educational appeal.<hr/>Resumen El presente artículo investigó cómo ocurrió el proceso de incorporación de la cultura física por la educación pública en Paraná, especialmente la inserción de los conocimientos relacionados con la Gymnastica, en el período comprendido entre los años 1882 y 1917. Este artículo investigó el proceso de Los documentos utilizados fueron los informes del Gobierno, Colección de Leyes, Decretos y Reglamentos, con especial atención a los manuscritos que tratan de la situación de la educación pública en Paraná. También se utilizaron fuentes periodísticas, encontradas en los siguientes periódicos de Paraná: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia y A Tribuna. El análisis de documentos indicó un lento proceso de especialización de la Gymnastica, marcado por una serie de avances y retrocesos en busca de una gimnasia que contribuyera a la educación física de los jóvenes paranaenses. En conclusión, el artículo señala que, en este proceso de incorporación de elementos de la cultura física, la educación pública en Paraná se dirigió hacia una gimnasia con un fuerte atractivo racional, higiénico y educativo. <![CDATA[O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200700&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo compreender o papel do Instituto Nossa Senhora da Glória no processo de escolarização em Francisco Beltrão e região, no período que vai de 1952 a 1982. Nesses trinta anos, o Instituto passou por uma série de experiências que envolveram a participação da comunidade, das autoridades públicas e do poder público. Para tanto, nos servimos de fontes bibliográficas, documentais e orais e fizemos uma análise dialética, considerando o contexto dos dados e o cruzamento das fontes analisadas. As Irmãs Escolares se empenharam no processo de escolarização de crianças e jovens de Francisco Beltrão, no Paraná, e região. Iniciaram os trabalhos em salas improvisadas alugadas ou emprestadas. Com o apoio das famílias, de lideranças comunitárias, dos poderes municipal, estadual e Federal e com recursos vindos da Alemanha, construíram escolas na cidade e na região, que contribuíram de forma significativa, para o avanço da educação no período, visto que o Estado não conseguia atender à demanda educacional por falta de recursos e por negligência dos gestores. Evidenciamos que o Instituto Nossa Senhora da Glória se constituiu em um polo que possibilitou a criação de várias escolas públicas no período.<hr/>Abstract This article aims to understand the role of the Nossa Senhora da Glória Institute in the schooling process in Francisco Beltrão and the region, in the period from 1952 to 1982. In these thirty years, the Institute went through a series of experiences that involved the participation community, public authorities, and public authorities. In order to do so, we used bibliographic, documentary, and oral sources and carried out a dialectical analysis, considering the context of the data and the crossing of the analyzed sources. The School Sisters were involved in the schooling process of children and young people in Francisco Beltrão and region. Work began in improvised rooms rented or borrowed. With the support of families, community leaders, Municipal, State, Federal authorities, and with resources from Germany, they built schools in the city and in the region, which contributed significantly to the advancement of education in the period, since the State did not manage to meet the educational demand, due to lack of resources and negligence of managers. We evidenced that the Nossa Senhora da Glória Institute was constituted in a pole that made possible the creation of several public schools in the period.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender el papel del Instituto Nossa Senhora da Glória en el proceso de escolarización en Francisco Beltrão y región, en el período de 1952 a 1982. En estos treinta años, el Instituto pasó por una serie de experiencias que involucraron la participación de la comunidad, los poderes públicos y las autoridades públicas. Para ello, utilizamos fuentes bibliográficas, documentales y orales y realizamos un análisis dialéctico, considerando el contexto de los datos y el cruce de las fuentes analizadas. Las Hermanas Escuela se involucraron en el proceso de escolarización de niños y jóvenes en Francisco Beltrão y región. Se empezó a trabajar en habitaciones improvisadas alquiladas o prestadas. Con el apoyo de familias, líderes comunitarios, autoridades Municipales, Estatales, Federales y con recursos de Alemania, construyeron escuelas en la ciudad y en la región, que contribuyeron significativamente al avance de la educación en el período, ya que el Estado no logró para atender la demanda educativa, por falta de recursos y negligencia de los directivos. Evidenciamos que el Instituto Nossa Senhora da Glória se constituyó en un polo que posibilitó la creación de varias escuelas públicas en el período. <![CDATA[O fotógrafo vai à escola. Os usos da fotografia escolar por parte dos dirigentes da instrução pública primária (Paraná, Brasil, 1910-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200729&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo se volta para a análise da fotografia como fonte para a história da educação, valendo-se das imagens que foram registradas por fotógrafos anônimos e compiladas por prefeitos do Paraná, em resposta a um pedido do advogado e professor Alir Ratacheski, que organizou um livro pelo centenário paranaense, focado na instrução pública. Ao organizar o livro, Ratacheski classificou as fotografias das escolas como “ilustrativas”, devendo seguir ao lado da notícia a ela correspondente. Um modo de conceber a imagem como atestado do escrito. Seguindo a sugestão do organizador da publicação, ao invés de ficarem ao final do livro, as imagens poderiam entrar ao lado da tabela em que elenca os municípios e a quantidade de grupos escolares e escolas isoladas que funcionavam em 1920, por exemplo, ou serem dispostas quando escreve sobre o ensino mantido pelos municípios. Isso demonstra a organização pensada e a informação que se daria destaque atrelada a fotografias. Por meio da investigação aqui conduzida, percebe-se que havia por parte dos governantes, ao enviar essas fotos, um esforço em demonstrar ao governo estadual que escolas eram construídas, inauguradas, frequentadas e providas pelo município. As fotografias registram a estrutura dos prédios escolares, muitos em madeira, e um pouco do seu interior, o que nos permite observar a mobília das salas de aula e perseguir, também, os indícios da cultura material escolar.<hr/>Abstract This article turns to the analysis of photography as a source for the history of education, using images that were recorded by anonymous photographers and compiled by Paraná mayors, in response to a request by lawyer and professor Alir Ratacheski, who organized a book for the centenary of Paraná, focused on public education. When organizing the book, Ratacheski classified the photographs of the schools as “illustrative”, and should be followed by the corresponding news item. A way of conceiving the image as an attestation of the writing. Following the publication's organizer's suggestion, instead of being placed at the end of the book, the images could be placed next to the table listing the municipalities and the number of school groups and isolated schools that operated in 1920, for example, or be displayed when he writes about the teaching maintained by the municipalities. This demonstrates the thoughtful organization and the information that would be highlighted linked to photographs. Through the investigation carried out here, it is clear that the government, when sending these photos, made an effort to demonstrate to the state government that schools were built, inaugurated, attended, and provided by the municipality. The photographs register the structure of the school buildings, many of them in wood, and a little of their interior, which allows us to observe the furniture in the classrooms and also pursue the evidence of material school culture.<hr/>Resumen Este artículo aborda el análisis de la fotografía como fuente para la historia de la educación, utilizando imágenes que fueron grabadas por fotógrafos anónimos y recopiladas por alcaldes de Paraná, en respuesta a una solicitud de lo abogado y profesor Alir Ratacheski, quien organizó un libro con motivo del centenario de Paraná, enfocándose en la educación pública. Al organizar el libro, Ratacheski clasificó las fotografías de las escuelas como “ilustrativas”, y deberían ir seguidas de la noticia correspondiente. Una forma de concebir la imagen como testimonio de la escritura. Siguiendo la indicación del organizador de la publicación, en lugar de quedarse al final del libro, las imágenes podrían colocarse junto a la tabla que enumera los municipios y el número de grupos escolares y escuelas aisladas que funcionaban en 1920, por ejemplo, o mostrarse cuando él escribe sobre la enseñanza mantenida por los municipios. Esto demuestra la organización reflexiva y la información que se destacaría vinculada a las fotografías. A través de la investigación que se realiza aquí, se desprende que el gobierno, al enviar estas fotos, hizo un esfuerzo por demostrarle al gobierno estatal que las escuelas fueron construidas, inauguradas, atendidas y provistas por el municipio. Las fotografías registran la estructura de los edificios escolares, muchos de ellos en madera, y un poco de su interior, lo que nos permite observar el mobiliario de las aulas y también perseguir la evidencia de la cultura material escolar. <![CDATA[30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses: avanços e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200750&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por intento abordar a história da gratuidade do ensino superior público, no Estado do Paraná, no período entre 1987-2017, em um contexto de redemocratização da sociedade brasileira. A universidade no Brasil, instituída tardiamente, foi consolidada a partir de inúmeros enfrentamentos entre a comunidade acadêmica e o Estado. A questão da gratuidade, nesse contexto, foi resultado da mobilização de estudantes, professores e funcionários, culminando no fim da cobrança de mensalidades nas IES do Paraná em 1987. Em nível nacional, o capítulo da educação, na Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, foram marcos basilares nesse processo. Compreender a importância dessas instituições e a luta pela gratuidade são aspectos significativos, momento em que a ofensiva conservadora e privatizante constitui ameaças permanentes que pairam sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de cortes de recursos concomitantemente aos interesses do mercado. A universidade pública é uma instituição central na sociedade brasileira, como espaço de inclusão daqueles setores que necessitam da busca pelo conhecimento muitas vezes como única possibilidade de conquistar sua cidadania. Um dos principais desafios na atualidade é manter as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, dentre elas, a gratuidade.<hr/>Abstract This article aims to address the history of free public higher education in the State of Paraná, in the period between 1987-2017, in a context of redemocratization of Brazilian society. The university in Brazil, established late, was consolidated from numerous confrontations between the academic community and the State. The issue of gratuity, in this context, was the result of the mobilization of students, teachers and employees, culminating in the end of the collection of tuition fees in the HEIs of Paraná in 1987. At the national level, the chapter on education, in the Federal Constitution of 1988 and its consequences in the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), of 1996, were basic landmarks in this process. Understanding the importance of these institutions and the struggle for gratuity are significant aspects, at a time when the conservative and privatization offensive constitutes permanent threats that hover over Higher Education Institutions (HEIs), from cuts in resources concomitantly with market interests. The public university is a central institution in Brazilian society, as a space for inclusion of those sectors that need to search for knowledge, often as the only possibility to conquer their citizenship. One of the main challenges today is to maintain the achievements achieved over the last decades, among them, free. <![CDATA[A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994): o começo do fim]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200777&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, de caráter teórico-bibliográfico e documental, resultado de uma pesquisa de mestrado na área de História da Educação, tem o objetivo de explicitar a política educacional desenvolvida no Paraná, durante o primeiro Governo de Roberto Requião (1991-1994) e sua relação com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concepção teórica que fundamenta o CBEPPR (Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná), instituído em 1990, e demonstrar que, apesar desse feito, logo a seguir, o próprio governo iniciou um processo de redirecionamento desse currículo rumo à pedagogia cidadã, por meio de um documento orientador intitulado “Paraná: Construindo uma Escola Cidadã”, adequada à ordem vigente. Ficou evidenciado que a PHC não foi nem mencionada nos documentos analisados, que a postura do governador foi marcada pelo discurso ideológico que permeava as políticas educacionais dos anos 1990, e que a pedagogia cidadã se reduziu a uma proposta didática-pedagógica voltada para a conquista de direitos. Diferente disso, em sintonia com seus princípios e pressupostos, centrada numa proposta filosófica, epistemológica, ética, política, econômica, cultural e educacional, a PHC está comprometida com os trabalhadores e com a emancipação humana. Nesse sentido, a pedagogia cidadã, apesar de não se opor completamente à PHC, não supera a fragmentação do conhecimento, nem assume uma postura que se confronta com a ordem vigente e, portanto, não se coloca decididamente a serviço da transformação social como é o caso da PHC extinta durante os governos de Beto Richa e Ratinho Júnior.<hr/>Abstract This theoretical-bibliographic and documental article, the result of a master's research in the field of History of Education, aims to explain the educational policy developed in Paraná, during the first Government of Roberto Requião (1991-1994) and his relationship with the Historical-Critical Pedagogy (PHC), theoretical conception that underlies the CBEPPR (Basic Curriculum for the Public School of the State of Paraná), established in 1990, and to demonstrate that, despite this achievement, the government itself started right away. a process of redirection towards citizen pedagogy, through a guiding document entitled, “Paraná: Building a Citizen School”, adequate to the current order. It was evident that the PHC was not even mentioned in the documents analyzed, that the posture of the governed was marked by the ideological discourse that permeated the educational policies of the 1990s, and that citizen pedagogy was reduced to a didactic-pedagogical proposal aimed at achieving rights. Differently from that, in line with its principles and assumptions, centered on a philosophical, epistemological, ethical, political, economic, cultural and educational proposal, the PHC is committed to workers and human emancipation. In this sense, citizen pedagogy, despite not being completely opposed to the PHC, does not overcome the fragmentation of knowledge, it does not place itself decidedly at the service of social transformation, as is the case with the PHC which was extinct during the governments of Beto Richa and Ratinho Júnior.<hr/>Resumen Este artículo teórico-bibliográfico y documental, resultado de una investigación de maestría en el campo de la Historia de la Educación, tiene como objetivo explicar la política educativa desarrollada en Paraná, durante el primer Gobierno de Roberto Requião (1991-1994) y su relación con la Historia-Pedagogía Crítica (PHC), concepción teórica que subyace al CBEPPR (Currículo Básico de la Escuela Pública del Estado de Paraná), establecido en 1990, y para demostrar que, a pesar de este logro, el propio gobierno inició de inmediato un proceso de reorientación hacia la pedagogía ciudadana, a través de un documento rector titulado, “Paraná: Construyendo una Escuela Ciudadana”, adecuada al orden actual. Era evidente que la PHC ni siquiera se mencionaba en los documentos analizados, que la postura de los gobernados estaba marcada por el discurso ideológico que permeaba las políticas educativas de los años noventa, y que la pedagogía ciudadana se reducía a una propuesta didáctico-pedagógica dirigida a el logro de los derechos. A diferencia de eso, en línea con sus principios y supuestos, centrados en una propuesta filosófica, epistemológica, ética, política, económica, cultural y educativa, la PHC está comprometida con los trabajadores y la emancipación humana. En este sentido, la pedagogía ciudadana, a pesar de no oponerse del todo a la PHC, no supera la fragmentación del conocimiento, no se pone decididamente al servicio de la transformación social, como es el caso de la PHC, extinta durante los gobiernos de Beto Richa y Ratinho Júnior. <![CDATA[A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200794&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por finalidade analisar a história da educação pela imprensa escrita, na década de 1920, com o objetivo investigar na revista “O Ensino” a concepção de linguagem veiculada aos professores da rede pública do estado do Paraná, uma vez que a referida revista era publicada pela Inspetoria de Ensino do Estado. Para tanto, foi utilizada especificamente a matéria que trata da concepção que permeava o ensino da língua portuguesa no estado do Paraná sob o título “O Ensino da Linguagem”, tendo como embasamento autores que tratam das concepções da linguagem, realizando o cotejamento entre os excertos da matéria. As reflexões sobre a revista “O Ensino” nos ajudam a compreender as iniciativas governamentais e as intencionalidades do Estado no que se refere à educação pública paranaense, apontando não apenas a base política do estado. Essa fonte de pesquisa demonstra também que esse material é rico em possibilidades de pesquisa, uma vez que registra o imediato e o contemporâneo do contexto veiculado, cabendo ao pesquisador o desafio de fazer a releitura, pois a imprensa não é neutra, e este desafio cabe ao pesquisador analisar, olhando o fenômeno em suas várias determinações, bem como seus reflexos na contemporaneidade.<hr/>Abstract The purpose of this article is to analyze the history of education by the written press, in the 1920s, with the objective of investigating in the magazine O Ensino the conception of language conveyed to teachers in the public network of the state of Paraná, since that magazine was published by the State Education Inspectorate. In order to do so, it was used, specifically, the subject that deals with the conception that permeated the teaching of the Portuguese language in the state of Paraná under the title "Language Teaching", having as a basis authors that deal with the conceptions of language, carrying out the comparison between excerpts from the matter. Reflections on the magazine O Ensino help us to understand governmental initiatives, as well as the intentions of the State with public education in Paraná, pointing not only to the political base of the state. This research source also demonstrates that this material is rich in research possibilities, since it records the immediate and contemporary of the broadcast context, leaving the researcher with the challenge of re-reading it, since the press is not neutral and this challenge is up to the researcher. researcher to analyze, look at the phenomenon in its various determinations, as well as the reflexes in contemporaneity<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar la historia de la educación por la prensa escrita, en la década de 1920, con el objetivo de investigar en la revista O Ensino la concepción del lenguaje transmitida a los profesores de la red pública del estado de Paraná, desde que revista fue publicada por la Inspección de Educación del Estado. Para ello, se utilizó, específicamente, el tema que trata de la concepción que permeó la enseñanza de la lengua portuguesa en el estado de Paraná bajo el título "Enseñanza de la Lengua", teniendo como base autores que tratan de las concepciones del lenguaje, realizando la comparación entre extractos de la materia. Las reflexiones sobre la revista O Ensino nos ayudan a comprender las iniciativas gubernamentales, así como las intenciones del Estado con la educación pública en Paraná, apuntando no sólo a la base política del estado. Esta fuente de investigación también demuestra que este material es rico en posibilidades de investigación, ya que registra lo inmediato y contemporáneo del contexto de la emisión, dejando al investigador con el desafío de releerlo, ya que la prensa no es neutral y este desafío le corresponde a el investigador investigador para analizar, mirar el fenómeno en sus diversas determinaciones, así como los reflejos en la contemporaneidad. <![CDATA[Primeiras letras, pesca, pasto e lavoura: a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200809&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta uma pesquisa historiográfica sustentada em fontes primárias e secundárias para uma análise documental e bibliográfica de maneira a identificar como ocorreu o atendimento de meninos e meninas durante as três primeiras décadas do século XX, no Paraná, com um foco inicial em três instituições estruturadas na Capital do estado. O estudo articula quatro questões que se entrecruzam: as orientações normativas para o atendimento dos menores; a organização e a construção inicial de um sistema de atendimento estadual; a efetivação de um atendimento escolar de primeiras letras, acompanhado da inserção no trabalho dos meninos e meninas nessas instituições; e, por fim, o estudo evidencia o panorama geral da construção dessas instituições que deixaram de estar centralizadas na Capital, sendo então construídas no interior do estado. O estudo concluiu que, em relação ao atendimento escolar, até a década de 1940, os meninos e meninas só possuíam acesso ao ensino de primeiras letras e nem sempre com a garantia de realmente terem acesso a ele, visto que nenhum dos pesquisadores identificou matrículas registradas na Secretaria de Estado da Educação. Aliados a um ensino informal e precário, os meninos e as meninas foram inseridos em atividades de trabalho pecuário, agrícola e pesqueiro com uma suposta inserção em qualificação profissional.<hr/>Abstract The article presents a historiographical research, supported by primary and secondary sources for a documentary and bibliographic analysis in order to identify how the care of boys and girls occurred during the first three decades of the 20th century, in Paraná, with an initial focus on three institutions structured in the State Capital. The study articulates four intertwined issues: normative guidelines for the care of minors; the organization and initial construction of a state service system; the implementation of a primary school service, accompanied by the insertion in the work of boys and girls in these institutions; and, finally, the study shows the general panorama of the construction of these institutions that are no longer centralized in the Capital, being then built in the interior of the State. The study concluded that, in relation to school attendance, until the 1940s, boys and girls only had access to the teaching of first letters and, not always, with the guarantee of actually having access to it, since none of the researchers identified enrollments registered with the Secretary of State for Education. Allied to an informal and precarious education, the boys and girls were inserted in livestock, agricultural and fishing work activities with a supposed insertion in professional qualification.<hr/>Resumen El artículo presenta una investigación historiográfica, apoyada en fuentes primarias y secundarias, para un análisis documental y bibliográfico con el fin de identificar cómo ocurrió el cuidado de niños y niñas durante las primeras tres décadas del siglo XX, en Paraná, con un enfoque inicial en tres instituciones estructuradas en la Capital del Estado. El estudio articula cuatro temas entrelazados: lineamientos normativos para el cuidado de menores; la organización y construcción inicial de un sistema estatal de servicios; la implementación de un servicio de educación primaria, acompañado de la inserción en el trabajo de los niños y niñas de estas instituciones; y, finalmente, el estudio muestra el panorama general de la construcción de estas instituciones que ya no están centralizadas en la Capital, construyéndose entonces en el interior del Estado. El estudio concluyó que, en relación con la asistencia escolar, hasta la década de 1940, los niños y niñas solo tenían acceso a la enseñanza de primeras letras y, no siempre, con la garantía de tener realmente acceso a ella, ya que ninguno de los investigadores identificó matrículas registradas. con la Secretaría de Estado de Educación. Aliado a una educación informal y precaria, los niños y niñas se insertaban en actividades laborales pecuarias, agrícolas y pesqueras con una supuesta inserción en la calificación profesional. <![CDATA[História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200831&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva investigar a trajetória histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), que apesar de ter sido concebido no ano de 2008 por meio da Lei 11.892, já vinha se dedicando a educação profissional na cidade de Curitiba desde meados da década de 1930, quando ainda fazia parte do Colégio Progresso. Para isso, utiliza-se como fontes: legislações, escrituras, relatórios, atas, além da bibliografia acerca das instituições que deram origem ao IFPR. Como referencial metodológico, privilegia-se os relatos do historiador Edward-Palmer Thompson (1981) e a valorização da experiência dentro do contexto histórico. O artigo se divide em duas partes. A primeira dedica-se ao histórico da Escola Alemã/ Colégio Progresso até o momento que passou a funcionar como um anexo da Faculdade de Direito do Paraná no ano de 1942. A segunda parte dedica-se à história da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que prosseguiu ofertando cursos de educação profissional até o ano de 2008, quando se desmembrou, enquanto uma parte deu origem ao IFPR e outra prosseguiu vinculada à UFPR, dando origem ao Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Destaca-se neste artigo, a importante contribuição da Escola Técnica da UFPR para a história da educação profissional e tecnológica na cidade de Curitiba, além da histórica luta para manter a sua existência, até a criação do IFPR.<hr/>Abstract This article aims to investigate the historical trajectory of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraná (IFPR), which, despite having been conceived in 2008 through Law 11,892, had been dedicating itself to professional education in the city of Curitiba since the mid-1930s, when it was still part of Colégio Progresso. For this, the following sources are used: legislation, scriptures, reports, minutes, in addition to the bibliography about the institutions that gave rise to the IFPR. As a methodological reference, the reports of the historian Edward-Palmer Thompson (1981) and the valorization of the experience within the historical context are privileged. The article is divided into two parts. The first is dedicated to the history of Escola Alemã/ Colégio Progresso until the moment it started to function as an annex of the Faculty of Law of Paraná in 1942. The second part is dedicated to the history of the Technical School of the Federal University of Paraná (UFPR) which continued offering professional education courses until 2008, when it was dismembered, while one part gave rise to the IFPR and the other continued linked to the UFPR. , giving rise to the Professional and Technological Education Sector (SEPT). This article highlights the important contribution of the UFPR Technical School to the history of vocational and technological education in the city of Curitiba, in addition to the historical struggle to maintain its existence, until the creation of the IFPR.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo investigar la trayectoria histórica del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraná (IFPR), que, a pesar de haber sido concebido en 2008 a través de la Ley 11.892, se dedicaba a la formación profesional en la ciudad de Curitiba desde mediados de la década de 1930, cuando aún formaba parte del Colégio Progresso. Para ello se utilizan las siguientes fuentes: legislación, escrituras, informes, actas, además de la bibliografía sobre las instituciones que dieron origen al IFPR. Como referente metodológico se privilegian los relatos del historiador Edward-Palmer Thompson (1981) y la valorización de la experiencia en el contexto histórico. El artículo se divide en dos partes. El primero está dedicado a la historia de la Escola Alemã/ Colégio Progresso hasta el momento en que pasó a funcionar como un anexo de la Facultad de Derecho de Paraná en 1942. La segunda parte está dedicada a la historia de la Escuela Técnica de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) que continuó ofreciendo cursos de formación profesional hasta 2008, cuando fue desmembrada, mientras una parte dio origen a la IFPR y la otra siguió vinculada a la UFPR, dando origen a la Sectorial de Educación Profesional y Tecnológica (SEPT). Este artículo destaca la importante contribución de la Escuela Técnica de la UFPR a la historia de la educación profesional y tecnológica en la ciudad de Curitiba, además de la lucha histórica por mantener su existencia, hasta la creación de la IFPR. <![CDATA[Escala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200854&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreender os motivos e as consequências do engajamento docente é fundamental para melhorarmos as condições de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino em nosso país. Pesquisas mostraram que mundialmente há três instrumentos utilizados para mensurar o engajamento dos professores: UWES, ETS e ITEI. Com base nesse fato foi proposta a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED); porém, ela ainda não havia sido testada, o que gerou a seguinte inquietação: a escala de engajamento docente proposta é capaz de mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi experimentar a escala de engajamento docente proposta para mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira. Desse modo, os objetivos específicos foram estabelecer as dimensões de engajamento docente e identificar as formas de leitura e interpretação dos resultados da escala. Além das estatísticas descritivas, outros testes foram feitos: Alfa de Cronbach, teste de Bartlett, Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Por fim, os resultados apresentaram que a EBED é capaz de promover três análises sobre o engajamento docente: uma geral, da aprendizagem dos estudantes, uma por dimensão (cognitivo, emocional, institucional, pedagógico e social) e uma por indicadores específicos. Utilizar a EBED permitirá às instituições de ensino pensar em estratégias que promovam maior engajamento dos professores, além de criar programas para cuidar dos docentes que precisam de suporte para se engajar quando estiverem desmotivados, com problemas pessoais e profissionais.<hr/>Abstract Understanding the reasons and consequences of teacher engagement is essential to improve teaching and learning conditions in educational institutions in our country. Research has shown that, in the world, there are three instruments used to measure teacher engagement: UWES, ETS and ITEI. Based on this fact, the Brazilian Teacher Engagement Scale (EBED) was proposed, but it had not yet been tested, which generated the following concern: the teacher engagement scale proposed is able to measure the level of involvement of teachers with the student learning in the context of Brazilian education? To answer the research problem, the general objective was to experiment with the proposed teacher engagement scale to measure the level of teachers' involvement with student learning in the context of Brazilian education. The specific objectives were to establish the dimensions of teacher engagement and identify ways of reading and interpreting the results of the teacher engagement scale. In addition to descriptive statistics, other tests were performed: Cronbach's Alpha, Bartlett and Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) and Exploratory Factor Analysis (AFE). The results showed that EBED can promote three analyzes of teacher engagement: general, with student learning, by dimension (cognitive, emotional, institutional, pedagogical and social), and by specific indicators. Using EBED will allow educational institutions to think of strategies that promote greater teacher engagement, in addition to creating programs to care for teachers who need support to engage when they are unmotivated and with personal and professional problems.<hr/>Resumen Comprender las razones y consecuencias del compromiso docente es fundamental para mejorar las condiciones de enseñanza y aprendizaje en las instituciones educativas de nuestro país. La investigación ha demostrado que, en el mundo, existen tres instrumentos utilizados para medir el compromiso docente: UWES, ETS e ITEI. Con base en este hecho, se propuso la Escala Brasileña de Compromiso Docente - EBED, pero aún no había sido probada, lo que generó la siguiente preocupación: ¿La escala de compromiso docente propuesta por es capaz de medir el nivel de compromiso de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña? Para responder al problema de investigación, el objetivo general fue: Experimentar con la escala de participación docente propuesta para medir el nivel de participación de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña. Los objetivos específicos fueron: Establecer las dimensiones del compromiso docente; e Identificar formas de leer e interpretar los resultados de la escala de compromiso docente. Además de la estadística descriptiva, se realizaron otras pruebas: Alfa de Cronbach, Bartlett y Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) y Análisis Factorial Exploratorio (AFE). Los resultados mostraron que EBED es capaz de promover tres análisis del compromiso docente: general, con el aprendizaje de los estudiantes; por dimensión (Cognitiva, Emocional, Institucional, Pedagógica y Social); y por indicadores específicos. El uso de EBED permitirá a las instituciones educativas pensar en estrategias que promuevan una mayor participación de los docentes, además de crear programas para atender a los docentes que necesitan apoyo para participar cuando están desmotivados y con problemas personales y profesionales. <![CDATA[100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200885&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Produzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.<hr/>Abstract Produced in the context of the celebration of the 100th anniversary of the creation of the Pedagogium magazine of the Association of Teachers of Rio Grande do Norte, this work was built with the aim of presenting the magazine as a source and object for the History of Education. The Pedagogium was published for the first time in July 1921, with the aim of contributing to the training of teachers and strengthening the potiguar teaching profession. For this study, we adopted as sources the numbers of the magazine available at the Repository of History and Memory of Education (RHISME/UFRN) and the newspapers available at the Hemeroteca Digital Brasileira. Our theoretical contribution is constituted, especially, by the contributions of Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) and Bastos (2015). We built our work from the analysis of the magazine in its three phases, seeking to understand the elements that characterized it, above all, about its materiality and the themes covered. We understand the Journal as a place of memory (NORA, 1993) and we highlight its potential for the field of History of Education, above all, due to the circulation of pedagogical ideas that it made possible and by the various intellectuals involved in the process of its construction.<hr/>Resumen Producido en el contexto de la celebración de los 100 años de la creación de la revista Pedagogium de la Asociación de Profesores de Rio Grande do Norte, este artículo fue construido con el objetivo de presentar la revista como fuente y objeto de la Historia de la Educación. La Revista se publicó por primera vez en julio de 1921, con el objetivo de contribuir a la formación de maestros y fortalecer la profesión docente potiguar. Para este estudio, se utilizaron los números de la revista disponibles en el Repositorio de Historia y Memoria de la Educación (RHISME/UFRN) y los periódicos disponibles en la Hemeroteca Digital Brasileira. Nuestra aportación teórica está constituida, especialmente, por las aportaciones de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) y Bastos (2015). Construimos nuestro trabajo a partir del análisis de la revista en sus tres fases, buscando comprender los elementos que la caracterizaron, sobre todo, sobre la materialidad y los temas tratados. Entendemos la Revista como un lugar de memoria (NORA, 1993) y destacamos su potencial para el campo de la Historia de la Educación, sobre todo, por la circulación de ideas pedagógicas que posibilitó y por los diversos intelectuales involucrados en el proceso de su construcción. <![CDATA[Freire e a libertação: a conquista da igualdade em tempos de opressão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200914&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base nos ensinamentos de Paulo Freire, analisa-se, neste artigo, a intercessão das palavras liberdade e igualdade e a relação destas com a opressão, com atenção ao contexto da pluralidade de significados, complexidades e abstrações que carregam esta relação. Observa-se, em grande parte das obras de Paulo Freire, uma inquietação em relação ao projeto de modernidade com o uso da palavra e a construção da opressão. Assim, serão analisados os descaminhos da modernidade com o uso da palavra, com base nos ensinamentos de Paulo Freire, inicialmente de uma forma geral, mas se direcionando para o caso específico brasileiro. Metodologicamente, percorre-se os caminhos da racionalidade moderna e os diferentes significados da palavra razão, da redenção humana aos caminhos da opressão. Ou seja, na epistemologia da racionalidade moderna, a palavra Razão se apresenta como sinônimo de verdade, uma verdade com origem na cientificidade. Em nome dos significados da palavra razão, construiu-se um projeto de humanidade. Mas também, ao longo da história, especialmente com o advento das relações capitalistas, a palavra razão foi tomando novos significados, abrindo-se novos caminhos para a opressão. Finalmente, com perspectiva conclusiva, analisa-se o que seria uma nova razão, aquela que leva à liberdade e à igualdade, baseando-se nos ensinamentos de Paulo Freire, pela via da palavra.<hr/>Abstract Based on Paulo Freire's teachings, this article analyzes the intercession of the words freedom and equality and their relationship with oppression, with attention to the context of the plurality of meanings, complexities and abstractions that carry this relationship. In a large part of Paulo Freire's works, there is a concern with the project of modernity with the use of the word and the construction of oppression. Thus, this article analyzes the deviations of modernity with the use of the word, from the teachings of Paulo Freire, initially in a general way, but focusing on the specific case of Brazil. Methodologically, it follows the paths of modern rationality and the different meanings of the word Reason, from human redemption to the paths of oppression. In other words, in the epistemology of modern rationality, the word Reason is presented as a synonym for truth, a truth originating from scientificity. In the name of the meanings of the word Reason, a project of humanity was built. But also, throughout history, especially with the advent of capitalist relations, the word Reason has taken on new meanings, opening up new paths to oppression. Finally, with a conclusive perspective, we analyze what would be a new Reason, one that leads to freedom and equality from the teachings of Paulo Freire, through the word.<hr/>Resumen Con base en las enseñanzas de Paulo Freire, este artículo analiza la intercesión de las palabras libertad e igualdad y su relación con la opresión, con atención al contexto de la pluralidad de significados, complejidades y abstracciones que conllevan esta relación. En gran parte de la obra de Paulo Freire hay una preocupación por el proyecto de modernidad con el uso de la palabra y la construcción de la opresión. Así, este artículo analiza las desviaciones de la modernidad con el uso de la palabra, de las enseñanzas de Paulo Freire, inicialmente de manera general, pero enfocándose en el caso específico de Brasil. Metodológicamente, sigue los caminos de la racionalidad moderna y los diferentes significados de la palabra Razón, desde la redención humana hasta los caminos de la opresión. En otras palabras, en la epistemología de la racionalidad moderna, la palabra Razón se presenta como sinónimo de verdad, una verdad procedente de la cientificidad. En nombre de los significados de la palabra Razón, se construyó un proyecto de humanidad. Pero también, a lo largo de la historia, especialmente con el advenimiento de las relaciones capitalistas, la palabra Razón ha adquirido nuevos significados, abriendo nuevos caminos a la opresión. Finalmente, con una perspectiva contundente, analizamos lo que sería una nueva Razón, aquella que conduce a la libertad y la igualdad desde las enseñanzas de Paulo Freire, a través de la palabra. <![CDATA[Lógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200934&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho visa a identificar novas e antigas lógicas de ação que transitam pelo trabalho docente em tempos de pandemia de Covid-19, permitindo reunir elementos para refletir sobre inovação pedagógica e reinvenção da escola. O trabalho analisa os dados provenientes de duas pesquisas nacionais quantitativas, Fundação Carlos Chagas e Gestrado, além de dados qualitativos produzidos por observações do cotidiano de nove professores que atuam nos anos iniciais de quatro escolas, através de relatório de vinte e quatro estagiários de um curso de pedagogia. Identificam-se quatro novas lógicas que passaram a influenciar o trabalho dos professores: a lógica curricular, a lógica do tempo e espaço, a lógica do ensino-aprendizagem e a lógica relacional. Constata-se que, mesmo diante dessas novas lógicas, as práticas pedagógicas dos docentes, associadas aos objetivos da escola e ao currículo, não se alteram frente às lógicas de ação tradicionais, pois a forma escolar dominante limita as possibilidades de reinvenção. No entanto, professores, nomeados de inovadores, conseguem construir outras lógicas de ação com base em novas respostas para questões clássicas sobre “Por que ensinar? Para quem ensinar? O que ensinar? Como ensinar?”. Conclui-se que a reinvenção da escola pós-pandemia passa pela resiliência e inovação de professores capazes de desnaturalizar lógicas de ação curriculares, organizacionais e didáticas.<hr/>Abstract This work aims to identify new and old logics of action that transit through teaching work in times of COVID-19 pandemic, which brings together elements to reflect on pedagogical innovation and school reinvention. We analyzed data from two national quantitative surveys, Fundação Carlos Chagas and Gestrado, and qualitative data produced by twenty-four pedagogy course trainees. They observed the daily lives of nine teachers of early years from four schools. We identified four new logics that have influenced the work of teachers: the curricular logic, the logic of time and space, the teaching-learning logic, and the relational logic. We noticed that, even in face of these new logics, teachers’ pedagogical practices, the school's objectives and the curricula did not change in face of traditional logics of action, since the school dominant form limits the possibilities of reinvention. However, innovative teachers succeed in building other logics of action based on new answers to the questions “Why teach? Who to teach for? What to teach? How to teach?”. It is concluded that the reinvention of the post-pandemic school involves the resilience and innovation of teachers who are capable of denaturalizing curricular, organizational, and didactic logics of action.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo identificar nuevas y viejas lógicas de actuación que transitan sobre el trabajo docente en tiempos de la pandemia del COVID-19, reuniendo elementos para reflexionar sobre la innovación y la reinvención escolar. Se analizan datos de dos encuestas cuantitativas nacionales, Fundação Carlos Chagas y Gestrado, así como datos cualitativos producidos por observaciones del cotidiano de nueve docentes en los primeros años de cuatro escuelas, a través del relato de veinticuatro pasantes de un curso de Pedagogía. Se identifican cuatro nuevas lógicas que inciden en el trabajo de los docentes: la lógica curricular, la lógica del tiempo y del espacio, la lógica de la enseñanza-aprendizaje y la lógica relacional. Se constata que, incluso frente a estas nuevas lógicas, las prácticas pedagógicas de los profesores, asociadas a los objetivos de la escuela y al currículo, no cambian frente a las lógicas tradicionales de acción, ya que la forma de escuela dominante limita las posibilidades de reinvención. Sin embargo, los docentes innovadores logran construir otras lógicas de acción a partir de nuevas respuestas a las preguntas “¿Por qué enseñar? ¿A quién enseñar? ¿Qué enseñar? ¿Cómo enseñar?". Se concluye que la reinvención de la escuela pospandemia pasa por la resiliencia e innovación de los docentes capaces de desnaturalizar las lógicas de actuación curricular, organizativa y didáctica. <![CDATA[Educação em unidades prisionais: considerações sobre a prática pedagógica de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2022000200960&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo adotou a técnica Estado do Conhecimento e, a partir das pesquisas voltadas a analisar a atuação docente em unidades prisionais, descreve o aluno e as singularidades da docência nesses ambientes, detecta a necessidade de formação inicial e continuada para atuação em escolas prisionais e o desconhecimento prévio das especificidades da educação prisional por parte dos professores, verifica descompasso entre os textos oficiais e a realidade das escolas prisionais, revela diferentes obstáculos e dificuldades para a prática docente na educação prisional. No entanto, observa a existência de professores que revelaram gostarem de atuar em escola prisional e percebem que a formação docente ocorre por meio da prática cotidiana. Tem-se, com isso, a urgência de uma maior aproximação entre as políticas públicas no âmbito educacional, os professores e os gestores do estabelecimento penal, com vistas a ordenar ações que possam fortalecer parcerias necessárias em prol da formação educacional nas unidades prisionais do país.<hr/>Abstract This study adopted the State of Knowledge technique and, based on research aimed at analyzing teaching performance in prisons, describes the student and the singularities of teaching in these ambiences, detects the need for initial and continuing training to work in prison schools and the prior lack of knowledge of the specifics of prison education on the part of teachers, verifies a mismatch between the official texts and the reality of prison schools, reveals different obstacles and difficulties for the teaching practice in prison education. However, it verifies the existence of teachers who revealed to enjoy working in prison schools and realize that teacher training occurs through daily practice. There is, therefore, the urgency of a greater approximation between public policies in the educational scope, teachers and managers of the penal establishment, with a view to ordering actions that can strengthen and the necessary partnerships in favor of educational training in the country's prisons.<hr/>Resumen El presente estudio adoptó la técnica del Estado del Conocimiento y, a partir de una investigación dirigida a analizar el desempeño docente en los centros penitenciarios, describe al estudiante y las singularidades de la docencia en estos entornos, detecta la necesidad de formación inicial y continua para el trabajo en las escuelas penitenciarias y la formación previa. el desconocimiento de las especificidades de la educación penitenciaria por parte de los docentes, verifica un desajuste entre los textos oficiales y la realidad de las escuelas penitenciarias, revela diferentes obstáculos y dificultades para la práctica docente en la educación penitenciaria. Sin embargo, observa la existencia de docentes que revelaron que les gusta trabajar en las escuelas penitenciarias y perciben que la formación docente se da a través de la práctica diaria. Existe, por tanto, la urgencia de un mayor acercamiento entre las políticas públicas en el campo educativo, docentes y gestores del establecimiento penitenciario, con miras a ordenar acciones que puedan fortalecer las alianzas necesarias a favor de la formación educativa en las cárceles del país.