Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-469020090001&lang=en vol. 23 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Trinta voluntários entre 18 e 35 anos de idade foram aleatoriamente distribuídos em três grupos com diferentes proporções de prática constante e aleatória: 1) 25% constante e 75% aleatório (G25%); 2) 50% constante e 50% aleatório (G50%); 3) 75% constante e 25% aleatório (G75%). Os sujeitos pressionaram uma sequência pré-determinada de teclas no teclado de um computador com diferentes requerimentos de tempo absoluto em uma mesma estrutura de tempo relativo. Todos os participantes realizaram 120 tentativas de prática na fase de aquisição. Dez tentativas de prática foram requeridas em cada um dos testes de retenção e transferência. Os resultados obtidos através de análise de variância com medidas repetidas no segundo fator (p < 0,05) mostraram que a proporção de 75% de prática constante seguida por 25% de prática aleatória apresentou resultados favoráveis em termos de menor variabilidade na aprendizagem motora.<hr/>The aim of this study was to investigate the effects of different proportions of constant and random practice in the acquisition of motor skills. Thirty volunteers between 18 and 35 years old were randomly assigned to one of three groups with different proportions of constant and random practice: 1) 25% constant and 75% random (G25%); 2) 50% constant and 50% random (G50%); 3) 75% constant and 25% random (G75%). The subjects were asked to touch four keys sequentially with different requirements of absolute timing in a same relative timing structure. All participants performed 120 trials during the acquisition phase. Ten trials were required on each retention and transfer tests. The results obtained through analysis of variance with repeated measures on the last factor (p < 0.05) showed that the 75% of constant practice proportion followed by 25% of random practice produced favorable results in terms of lower variability in motor learning. <![CDATA[Estudo dinamométrico da marcha de idosas ultrapassando obstáculos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo investigar a marcha durante a negociação de obstáculos de mulheres idosas fisicamente ativas e sedentárias para identificar as adaptações realizadas pelos dois grupos diante de uma tarefa de marcha mais complexa. Participaram do estudo 20 idosas sadias, divididas entre grupo ativo e grupo sedentário. Foi utilizada uma plataforma de força para avaliar a componente ortogonal vertical das forças de reação do solo: forças máxima e mínima, impulso vertical e tempo de apoio. Essas variáveis foram analisadas durante dois protocolos distintos: marcha livre e marcha com obstáculo com alturas de 10%, 20% e 30% do comprimento do membro inferior das voluntárias. O obstáculo foi posicionado previamente e após a plataforma para que duas funções diferentes do mesmo membro inferior fossem investigadas. Os resultados estão apresentados em três seções: a primeira avalia os dois grupos (não houve diferença significativa), a segunda avalia o efeito da altura do obstáculo (onde a altura de 10% já se apresenta como um obstáculo desafiante para as idosas sedentárias) e a terceira compara as funções de suporte primário e secundário (não houve diferença significativa). Conclui-se, para a amostra utilizada, que a atividade física auxiliou na negociação de obstáculos durante a marcha. As idosas sedentárias optaram por uma estratégia mais segura na negociação de obstáculos, observada pelas menores magnitudes das variáveis dinamométricas juntamente com um maior tempo de apoio.<hr/>The present study aimed to investigate the gait during obstacle negotiation in physically active and in sedentary elderly women with the purpose of identifying adaptations performed by both groups when facing a more complex gait task. Twenty healthy participants were divided into active and sedentary groups. A force plate was used to assess the vertical orthogonal component of ground reaction forces during gait: peak and minimum forces, vertical impulse and foot support time. Such variables were analyzed during two distinct gait protocols: unobstructed gait and gait with obstacles positioned at 10%, 20%, and 30% of the participants lower limb height. The obstacle was also positioned prior to and after the force plate, so two different functions of the same lower limb were assessed. The results are presented in three sections: the first one describeed the two groups (no statistical difference observed), the second reported the effect of obstacle height (where the 10% height was already a challenging obstacle for the sedentary group), and the third compared the lower limb functions of primary and secondary support (no statistical difference observed). It was concluded that physical activity assisted on obstacle negotiation during gait. The sedentary elders opted to engage in a safer strategy of obstacle negotiation, observed by lesser magnitudes of the dynamometric variables along with the foot support time. <![CDATA[A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem.<hr/>The purpose of the present study was to analyse the pedagogical content interventions of the football coaches in the levels of Nursery and Infant schools, based on the coaches' academic degree in physical education and sport. Twelve coaches were videotaped during practice sessions. The instrument used was adapted from the Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) (GILBERT et al., 1999). Descriptive statistics were performed for all variables and the Mann- Whitney test was used to detect differences between groups. Kappa de Cohen analysis and percentages of agreement demonstrated good intra-observer and inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study led us to the following results: the coaches' pedagogical interventions were mainly about technical subject content, essentially regarding offensive aspects; the interventions performed by the coaches occured preferentially while the players were in action; the majority of coaches' instructions showed a generalist profile and feedback encouragement was the most used category; coaches transmitted most of the information verbally to the players; the coaches' instruction was transmitted, predominantly, to one player only. When comparing groups, the present study showed that the coaches with a degree in physical education and sport transmit more specific instructions and use a more general and specific questioning than non-graduated coaches. Although the coaches, in general, showed an approach centred in the technical aspects of the offensive phase of the game, the coaches with a degree in physical education and sport demonstrated a more specific knowledge of the Football content and they gave the players more space to understand and post problems on the learning contents. <![CDATA[Relações sociais de gênero no meio rural brasileiro: A mulher camponesa e o lazer no início do século XXI no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo apresenta um olhar sobre o lazer das mulheres do meio rural no Brasil. Com este intuito foi realizada uma incursão na literatura referente aos estudos do lazer, às etnografias sobre o campesinato e sobre o trabalho feminino no meio rural e a contextualização das discussões sobre gênero. Foram utilizados os dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero e da pesquisa Gênero, Trabalho e Família a fim de fundamentarmos nossas observações. Nesta primeira aproximação foi possível concluir que existe um campo de possibilidades diferencial voltado para as oportunidades de lazer para mulheres e homens no meio rural que não se altera de geração para geração. Antes de ser um tempo, ou uma mercadoria a ser adquirida, é vivenciada no cotidiano, entremeada nos afazeres, na relação com a família e com a comunidade.<hr/>This study presents a view on leisure of women in the rural environment in Brazil. With this intuit, an incursion was realized in the literature concerning the leisure study, the ethnography on the country and on woman work in the rural environment and the context of the discussion about gender. Data from the National System on Gender Information and from the Gender, Work and Family research were used to base our observations. In this first approximation was possible to conclude that there are several different possibilities back to the women and men leisure at the rural environment that doesn't change through generations. Before doing a time, or a product to be bought, leisure is lived in the dayby- day, between the work, in the family relationships and in the community. <![CDATA[Motivos, interesses e atitudes para a prática físico-desportiva dos universitários de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo foi investigar os principais motivos que levam os universitários a praticarem atividades físico-desportivas. Cento e dezenove estudantes entre 18 e 49 anos participaram da pesquisa que consistia em responder o questionário de motivos, interesses e atitudes para a prática físico- desportiva. A análise dos dados mostrou que os principais motivos que levam a prática são aqueles relacionados à saúde, imagem, aventura e capacidade pessoal com poucas diferenças entre os sexos e faixas etárias. Algumas diferenças detectadas foram que os homens da faixa etária de 22 a 27 anos dão mais importância aos motivos relacionados à capacidade pessoal e a competição do que as mulheres da mesma faixa etária. Da mesma forma, somente na faixa etária de 22 a 27 anos, as mulheres atribuíram mais importância ao motivo imagem do que os homens, nas demais faixas não houve diferenças entre os sexos. Já os universitários mais jovens atribuíram maior importância ao motivo relacionamento social do que as outras faixas etárias, apesar da pouca importância atribuída a esse motivo. Em suma, os principais motivos que levam a prática de atividades físico-desportivas são aqueles relacionados a saúde, imagem, aventura e capacidade pessoal para ambos os sexos e para as idades investigadas.<hr/>The aim of this study is to analyze the motivations of college students in practing physical activity. One hundred and nineteen students (67 males and 52 females), between 18 and 49 years old answered a Questionnaire of attitudes, motivations and interests toward the physical activities (CA MI AF). After the analysis and interpretation of the data it is evident that the main motivations are those related to health, adventure, personal image and personal capacitation with little differences between sex and age. Some differences detected were that males between 22 and 27 years old give more importance to aspects related to personal development and competition than females of the same age range. Similarly, women aged between 22 and 27 years old give more importance to personal image than men. No differences were detected in the other age segments between genders. The youngest students (18 and 21 years), give more importance to social relations during physical practice than older students. In conclusion, college students of both geneders find motivations for practicing sports in aspects related to health, personal image, adventure and personal capacitation. <![CDATA[Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Procurou-se neste trabalho investigar na prática pedagógica de dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, quais os conteúdos da dimensão conceitual tratados e as estratégias de ensino utilizadas. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores. Entre os resultados, verificou-se que os conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal. Diversas estratégias foram utilizadas no tratamento dos conteúdos desta dimensão, mas as que envolvem exposições, discussões, reflexões sobre a prática e resolução de problemas, foram as mais empregadas. Os conteúdos selecionados e as estratégias de ensino utilizadas pelos professores participantes foram bem aceitas pelos alunos, sendo possível evidenciar possibilidades de avanços no tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos, o que favorece a implementação de práticas renovadoras, que melhor contribui para a formação do aluno. <![CDATA[Estilo de vida: Lazer e atividades lúdico-desportivas de escolares de Santa Cruz do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo descritivo objetiva caracterizar o perfil do estilo de vida dos escolares de Santa Cruz do Sul- RS, nos aspectos: práticas de lazer em casa e fora dela e atividades lúdico-desportivas, estratificados por sexo e região (centro, periferia e rural). São sujeitos deste estudo 2486 escolares do sexo masculino e feminino, com sete a 17 anos de idade, do centro, da periferia e do meio rural, sendo, na coleta de dados, utilizado o EVIA (estilo de vida). O nível socioeconômico predominante está na classe B e C. Os resultados revelam que os meninos (84,3%) praticam mais atividades desportivas que as meninas (72%). Na zona rural, o índice de prática é maior (86,7%), seguindo-se o centro (78,9%) e a periferia (73,1%). As atividades de lazer predominantes em casa são ver TV (centro e periferia), conversar/brincar com amigos (centro) e escutar música (periferia e rural). Fora de casa, as principais atividades de lazer são conversar/brincar com amigos (em todas as regiões), passear de carro (centro), jogar futebol (periferia e rural), andar de bicicleta (rural) e passear a pé (periferia). No esporte praticado (sexo masculino), predomina o futebol, principalmente na zona rural, seguido do basquete (centro), e entre as meninas, vôlei (centro e periferia) e futebol (rural). Conclui-se pelo estudo que os hábitos estudados, tanto na zona rural, quanto urbana, são pouco diversificados em relação ao universo de todos os conteúdos culturais do lazer. Conclui-se, também, que, em grande parte, os escolares são sedentários, principalmente os do sexo feminino, favorecendo o aparecimento de fatores de risco às doenças cardiovasculares, o que deve merecer a atenção da Educação Física na escola e do poder público, com oferta de mais espaços e atividades físicas e esportivas de lazer.<hr/>This descriptive study aims to characterize the lifestyle profile of schoolchildren in Santa Cruz do Sul- RS, regarding the following topics: leisure activities at home and outdoors and ludic and sportive activities, stratified by gender and region (downtown, outskirts and countryside). The study comprises 2486 schoolchildren, boys and girls, aged 7 to 17, from the downtown area, outskirts and countryside, and for data collection, the EVIA (lifestyle) was used. B and C are the predominant socioeconomic classes. The results show that the boys (84.3%) practice more sports activities than the girls (72%). In the countryside, this rate is higher (86.7%), followed by downtown (78.9%) and outskirts (73.1%). The predominant leisure activities at home are TV (downtown and outskirts), talking/playing with friends (downtown), and listening to music (outskirts and countryside). Outdoors; talking/playing with friends (in all regions), go for a car ride (downtown), play football (outskirts and countryside), ride the bike (countryside) and go for a walk (outskirts). At sports (boys), football predominates, especially in the countryside, followed by basketball (downtown), and for the girls it is volleyball (downtown and outskirts) and football (countryside). We draw the conclusion that the habits we studied, both in the town area and countryside, are poorly diversified, considering all cultural contents on leisure activities. It was also concluded that most schoolchildren lead a sedentary life, particularly the girls, favoring the appearance of risk factors of cardiovascular diseases, a fact that should capture the attention of the school's Physical Education department and of the government, providing more spaces and physical and sports activities.