Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-469020090002&lang=en vol. 23 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Antropologia de uma academia de musculação: Um olhar sobre o corpo e um espaço de representação social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de um trabalho de campo realizado em uma academia de musculação na zona norte do Rio de Janeiro, onde analisamos a representação sobre o corpo e os desejos de buscar um modelo idealizado. Concentramos nosso interesse nas razões que levam os indivíduos a despenderem tanto esforço e tempo nessa atividade. Dados da literatura revelam que estamos inseridos em uma “cultura do corpo” e que esse comportamento interfere na vida das pessoas e na imagem que têm de si mesmas. A partir desses dados identificamos as relações culturais e sociais desse universo, por meio da observação participante e da análise de questionários aplicados aos indivíduos.<hr/>It is a field work accomplished in a fitness academy in north of Rio de Janeiro City, where we analyzed the representation on the body and the desires of looking for an idealized model. We concentrated our interest in the reasons that take the individuals to spend it so much effort and time in that activity. Data of the literature reveal that we are inserted in a "body culture" and that that behavior interferes in the people's life and in the image that you/they have of themselves. To leave of those data we identified the cultural and social relationships of that universe, through the participant observation and of the analysis of applied questionnaires to the individuals. <![CDATA[Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: Escolaridade, iniciação, contexto sócio- familiar e planejamento da carreira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisou a carreira de jovens atletas de equipes de alto nível esportivo do futebol brasileiro que se deparam com a transição do esporte amador para o esporte profissional. Os objetivos do estudo foram: a) levantar dados relativos à sua escolaridade; b) identificar fatores relevantes na sua formação esportiva inicial; c) caracterizar seu contexto familiar e social; d) identificar fatores que influenciam no planejamento de sua carreira esportiva. A amostra do estudo foi composta por 186 jogadores com média de idade de 18,46 anos (± 0,82). Os instrumentos de coleta utilizados foram: 1) entrevista estruturada composta de 46 questões desenvolvida a partir do Athletic and Postathletic Questionnaire (Questionário Atlético e pós-atlético) e do Sports Career Transitions Questionnaire (Questionário de Transições da Carreira Esportiva) e 2) entrevista semi- estruturada. Os resultados encontrados mostraram que a maioria dos atletas tem dificuldade de conciliar estudos e treinamento e que sua formação esportiva inicial se deu principalmente na prática do futebol de rua. Quanto ao contexto familiar e social, descobriu-se que a maioria das famílias é de classe socioeconômica média baixa e baixa, indicando ainda mudanças drásticas quanto aos seus círculos sociais. A maioria dos atletas afirma planejar aspectos específicos de sua carreira esportiva, exceto com relação aos estudos.<hr/>Analyses of the sports career of youth football players in the transition between the amateur phase and the professional phase This study analyzed the career of athletes in early adulthood that are facing the transition from amateur to professional sport. The aims of this study were: a) raise data related to their formal education; b) identify relevant factors in the sport initiation phase of the athletes; c) characterize their family and social context; d) identify factors that interfere in their career planning actions. A sample of 186 athletes with an average age of 18.46 years old (± 0.82) participated on the study. Two instruments were used for data collection: 1) a 46 question interview based on the Athletic and Post-athletic Questionnaire and the Sports Career Transitions Questionnaire and 2) a semi structured interview. The results indicated that the majority of the players had difficulty to combine studies and training and showed that the sports initiation of these athletes occured on the streets. Their families lie at lower social economic levels and the social relationships of these players have undergone major changes along their careers. The athletes have shown a reasonable level of previous career planning, except for issues related to studies. <![CDATA[“Polybat”: Um jogo para pessoas com paralisia cerebral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivos: oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física frequentadores de escolas especiais ou regulares; propor atividades que estejam de acordo com as habilidades motoras dos alunos, incentivando a evolução das mesmas e verificar se houve melhora do envolvimento físico/motor através das atividades desenvolvidas. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes, com idades entre oito e 20 anos. Realizamos 32 aulas, ministradas semanalmente, com uma hora e 25 minutos de duração cada. As atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance nas laterais da mesa; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, consequentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, automotivação e aceitação da derrota (quando ocorre).<hr/>This study aimed at offering to the Physical Education teachers and enthusiasts a recreational activity that includes students with brain palsy and/or physical disabilities who attend special or regular schools. The aim is to provide activities that are appropriate to the students' motor abilities; encouraging and evaluating the progression of these abilities and the involvement with the activities per se. We developed our study in the Parents and Friends of the Exceptional Association in the city of Palmas, Paraná state during the year of 2004. Six students between eight and 20 years old participated on this study. We accomplished 32 classes, which were given weekly, with the duration of 1 hour and twenty-five minutes each. The activities dealt with the motor abilities of the students and the results obtained and registered through the systematic observation in the daily field were: improvement in the posture control and reach of the table corners; improvement in the control of the racket and of the ball on the racket, which resulted in a better understanding of the fundamentals of the game and of the rallies; improvement of strength and precision of the strokes; understanding of the rules; improvement in concentration, self- motivation and acceptance of defeat(when it occurs). <![CDATA[Conhecimento do profissional de educação física frente à atuação com portadores de diabetes mellitus nas academias de ginástica de Fortaleza, CE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo foi avaliar o conhecimento do Profissional de Educação Física frente à atuação com diabéticos nas academias de ginástica de Fortaleza, CE. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo e transversal, tendo sido conduzido nas academias de ginástica cadastradas no Conselho Regional de Educação Física - CREF-5. Participaram 400 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Educação Física - CREF- 5 que atuavam nas 84 academias de ginástica do Município de Fortaleza- CE. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios diagnósticos de diabetes, valor da glicemia em jejum, cuidados para a prática de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle do diabetes. Dos 400, 265 (66,3%) atuavam com diabéticos, sendo que 182 (68,7%) não sabiam informar os valores glicêmicos para considerar um aluno diabético e 52 (19,6%) não sabiam as situações que contra- indicavam o exercício físico e nem as recomendações que esses alunos deveriam receber. A maioria (75%) não realizava o monitoramento glicêmico. Os profissionais de Educação Física ainda possuem conhecimentos insuficientes para exercer a boa prática profissional com diabéticos.<hr/>The objective of this study was to evaluate the knowledge of the Physical Education Professionals when dealing with Diabetes Mellitus patients in the gyms and health clubs of Fortaleza, CE. This was a quantitative, descriptive and transversal study conducted in gyms registered at the Regional Physical Education Council - CREF-5. Four hundred Physical Education profissionals, registered at the CREF, whom were working at 84 gyms in the city of Fortaleza-CE, answered a questionnaire about their knowledge of diagnostic criteria, glycemic levels, and physical activity and guidelines. Two hundred profissionals (66.3%) worked with diabetes patients, being that 182 (68.7%) were not able to describe the glicemic values and 52 (19.6%) did not know the physical activity guidelines for these patients. Most of the professionals (75%) did not use routine monitoring. The Physical Education professionals in the Fortaleza city still possess insufficient knowledge to effectively prescribe exercise for diabetes patients. <![CDATA[Tradução e adaptação transcultural do “Physical Activity Scale” de Aadahal e Jorgensen]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A finalidade deste estudo é a tradução para a língua portuguesa e a adaptação transcultural do instrumento de avaliação de atividade física desenvolvido por AADAHL e JORGENSEN (2003) com o intuito de contribuir para que um novo instrumento de pesquisa esteja disponível para pesquisadores da área. O método utilizado para a tradução e adaptação transcultural do instrumento foi a tradução do instrumento original em inglês para a língua portuguesa por dois tradutores e a retrotradução deste mesmo instrumento também por dois tradutores. Foi formado um comitê de juízes que analisou todas as versões do instrumento. O comitê usou como critérios a equivalência semântica, idiomática, cultural e conceitual. Para verificar a viabilidade de uso do instrumento foi feita a aplicação em 40 estudantes universitários. No processo de tradução não foram encontrados palavras ou expressões consideradas problemáticas pelos tradutores. O comitê de juízes considerou que a versão para a língua portuguesa apresenta equivalência semântica, idiomática, cultural e conceitual. No estágio final o instrumento foi aplicado em 20 homens com média de idade de 29 anos (DP = 6,0) e nível de atividade física médio de 48,9 METs/dia (DP = 12,3) e em 20 mulheres com média de idade de 29 anos (DP = 4,7) e nível de atividade física médio de 46,7 METs/dia (DP = 8,0). Trata-se de um instrumento de aplicação simples e rápida. Os resultados encontrados em METs/dia são consistentes com a versão original e indicam viabilidade no uso do instrumento. Recomendam-se novos estudos para que outras propriedades do instrumento sejam testadas.<hr/>The purpose of this study is to translate for the Portuguese language and to make the cross-cultural adaptation of the instrument developed by AADAHL and JORGENSEN to evaluate the physical activity, with the intention to contribute so that a new instrument of research will be available for researchers of the area. The method used for translation and cross-cultural adaptation of the instrument was the translation of the English instrument to Portuguese by two translators and the back-translation of this exactly instrument by two additional translators. A committee of experts was formed to analyze all the versions of the instrument. The committee used as criteria the semantic, idiomatic, cultural and conceptual equivalence. Forty college students answered the questionnaire to verify the viability of the use of the instrument. In the translation process no words or expressions were considered problematic by the translators. The committee of experts considered that the Portuguese version of the instrument is semantic, idiomatic, cultural and conceptual equivalent. At last, the instrument was applied in 20 men with mean age 29 years (SD = 6.0) and mean 48.9 METs/day of physical activity level (SD = 12.3) and in 20 women with mean age of 29 years (SD = 4.7) and mean 46,7 METs/day of physical activity level (SD = 8.0). It is a simple and quick instrument to use. The results found in METs/day are consistent with the original version and indicate viability in its use. New studies send regards so that other properties of the instrument are tested. <![CDATA[A percepção de atletas de diferentes categorias do futebol sobre o comportamento dos treinadores: Comportamento percebido e ideal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve por objetivo investigar como atletas do futebol das categorias Sub-15, Sub -17 e Sub-20 analisam o perfil do seu treinador (comportamento percebido do treinador) e como gostariam que ele se comportasse (comportamento ideal do treinador). Participaram da pesquisa 74 atletas brasileiros. Os atletas responderam à Escala de Comportamento do Treinador - versão atleta (ECT-A) indicando como se comporta o seu treinador e como gostariam que ele se comportasse. Os resultados sugerem que o fato de pertencerem a diferentes categorias não significa que tenham percepções diferentes acerca do modo como se comporta o seu treinador ou sobre como gostariam que ele se comportasse. Embora a avaliação dos atletas do seu treinador tenha sido positiva, comparando-se as médias obtidas para o comportamento percebido pelo atleta no treinador e comportamento ideal, verifica-se que ela sempre foi menor para o comportamento percebido. Finalmente, não houve diferença significativa entre as respostas relacionadas ao comportamento percebido e ao comportamento ideal para a dimensão reforço pessoal negativo. Apesar dos aspetos interessantes neste artigo, os resultados indicam a necessidade de investigações futuras.<hr/>The objective of this work was to investigate how soccer athletes from the Sub-15, Sub-17 and Sub-20 categories analyze the profile of their coach (the coach's perceived behavior) and how they would expect him to behave (the coach's ideal behavior) . Seventy-four Brazilian athletes took part in this study. They answered the Coach Behavior Scale - athlete's version - indicating the coach's perceived and ideal behavior. Results suggest that perceptions of the coach's behavior or of how they want the coach to behave do not change with respect to the age groups. Although the evaluation of the athletes about their coach was positive, average values of the coach's perceived behavior was always lower than the coach's ideal. Furthermore, there results showed no significant differences between answers related to perceived behavior and ideal behavior in regards to negative personal reward. Despite of the interesting aspects discussed in this article, the results indicate the need for further investigations. <![CDATA[Estimativa da força máxima dinâmica através de coeficientes e de análise de regressão linear baseados em parâmetros antropométricos de homens destreinados em força]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Porcentagens do teste de uma repetição máxima (1 RM) são utilizadas na prescrição da intensidade no treinamento de força, conforme os objetivos. Porém esse teste envolve um longo tempo de execução, principalmente pela dificuldade de encontrar carga teste inicial. Valores estimados de 1 RM têm sido propostos através de parâmetros antropométricos; entretanto, poucos exercícios foram investigados. Sendo assim, o presente estudo teve objetivo de criar coeficientes de estimativa de 1 RM através da massa corporal e da massa corporal magra em três exercícios de musculação. Dezesseis homens, estudantes universitários, destreinados em força, tiveram a sua composição corporal (dobras cutâneas) e força máxima dinâmica (1 RM nos exercícios puxada pela frente, voador e tríceps) mensurados. As correlações entre força máxima dinâmica em cada exercício e a massa corporal e massa corporal magra dos indivíduos foram feitas através do teste de correlação de Pearson (p < 0,05). Comparações entre os valores de força estimados pelos coeficientes, pelas equações de regressão linear e os valores “reais” de força, foram efetuadas através de análise da variância com medidas repetidas (ANOVA), além do teste post hoc” Bonferroni. Foi observada uma correlação significativa apenas entre a massa magra e os valores de 1 RM nos exercícios puxada pela frente (r = 0,538, p < 0,05), voador (r = 0,502, p < 0,05) e tríceps pulley alto (r = 0,556,p < 0,05), resultando nos coeficientes de 1,01, 0,92 e 0,52, respectivamente. Concluímos que os coeficientes estabelecidos a partir da massa corporal magra podem ser usados para estimar a força máxima dinâmica de homens destreinados.<hr/>The 1 RM test percentages have been used to prescribe strength training intensity. However, this test is time demanding due to difficulties in choosing the initial load. Estimations of 1 RM have been proposed by the utilization of anthropometric parameters. However, few exercises were investigated. Therefore, the aim of this study was to generate regression coefficients to estimate maximal strength in three strength exercises, based on body mass and lean body mass. Sixteen physically active young adult males had their body composition (skinfolds) and maximal strength (1 RM - lat pulldown, peck deck and triceps pressdown) assessed. Correlations between maximal strength, body mass and lean body mass were obtained by Pearson test (P < 0.05). Comparisons between the strength values obtained by regression coefficients, regression analysis and the “real” strength values, were made by analysis of variance with repeated measures (ANOVA), and Bonferroni post-hoc test. It was observed that only lean body mass was correlated with lat pulldown (r = 0.538, p < 0.05), peck deck (r = 0.502, p < 0.05) and triceps pressdown (r = 0.556, p < 0.05) strength values, resulting in the coefficients 1.01, 0.92, and 0.52, respectively. We concluded that the coefficients stated by lean body mass can be used to estimate maximal strength in detrained young male adults. <![CDATA[Manoel José Gomes Tubino: Biografia e legado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902009000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Porcentagens do teste de uma repetição máxima (1 RM) são utilizadas na prescrição da intensidade no treinamento de força, conforme os objetivos. Porém esse teste envolve um longo tempo de execução, principalmente pela dificuldade de encontrar carga teste inicial. Valores estimados de 1 RM têm sido propostos através de parâmetros antropométricos; entretanto, poucos exercícios foram investigados. Sendo assim, o presente estudo teve objetivo de criar coeficientes de estimativa de 1 RM através da massa corporal e da massa corporal magra em três exercícios de musculação. Dezesseis homens, estudantes universitários, destreinados em força, tiveram a sua composição corporal (dobras cutâneas) e força máxima dinâmica (1 RM nos exercícios puxada pela frente, voador e tríceps) mensurados. As correlações entre força máxima dinâmica em cada exercício e a massa corporal e massa corporal magra dos indivíduos foram feitas através do teste de correlação de Pearson (p < 0,05). Comparações entre os valores de força estimados pelos coeficientes, pelas equações de regressão linear e os valores “reais” de força, foram efetuadas através de análise da variância com medidas repetidas (ANOVA), além do teste post hoc” Bonferroni. Foi observada uma correlação significativa apenas entre a massa magra e os valores de 1 RM nos exercícios puxada pela frente (r = 0,538, p < 0,05), voador (r = 0,502, p < 0,05) e tríceps pulley alto (r = 0,556,p < 0,05), resultando nos coeficientes de 1,01, 0,92 e 0,52, respectivamente. Concluímos que os coeficientes estabelecidos a partir da massa corporal magra podem ser usados para estimar a força máxima dinâmica de homens destreinados.<hr/>The 1 RM test percentages have been used to prescribe strength training intensity. However, this test is time demanding due to difficulties in choosing the initial load. Estimations of 1 RM have been proposed by the utilization of anthropometric parameters. However, few exercises were investigated. Therefore, the aim of this study was to generate regression coefficients to estimate maximal strength in three strength exercises, based on body mass and lean body mass. Sixteen physically active young adult males had their body composition (skinfolds) and maximal strength (1 RM - lat pulldown, peck deck and triceps pressdown) assessed. Correlations between maximal strength, body mass and lean body mass were obtained by Pearson test (P < 0.05). Comparisons between the strength values obtained by regression coefficients, regression analysis and the “real” strength values, were made by analysis of variance with repeated measures (ANOVA), and Bonferroni post-hoc test. It was observed that only lean body mass was correlated with lat pulldown (r = 0.538, p < 0.05), peck deck (r = 0.502, p < 0.05) and triceps pressdown (r = 0.556, p < 0.05) strength values, resulting in the coefficients 1.01, 0.92, and 0.52, respectively. We concluded that the coefficients stated by lean body mass can be used to estimate maximal strength in detrained young male adults.