Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-469020140002&lang=pt vol. 28 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Os maiores eventos esportivos do planeta no Brasil e a Pesquisa em Educação Física e Esporte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Influência de posições do joelho no torque e atividade mioelétrica do tríceps sural na flexão plantar isométrica máxima]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os objetivos do estudo foram comparar o torque isométrico máximo de flexão plantar, em duas posições de joelho e analisar a variação da atividade miolétrica dos músculos do tríceps sural nas duas condições. A amostra composta de 14 homens saudáveis. O pé direito dos participantes foi fixado ao adaptador do aparelho isocinético com o tornozelo em 90 graus. Duas contrações isométricas voluntárias máximas de cinco segundos foram obtidas para cada posição do joelho: estendido e com 90 graus de flexão. Foram analisados o pico de torque flexor plantar médio e o valor RMS do sinal eletromiográfico (EMG) dos três segundos intermediários do gastrocnêmio lateral (GNL), gastrocnêmio medial (GNM) e sóleo para cada posição. Os torques médios nas posições de joelho em extensão e flexão foram 100,4 ± 17,4 Nm e 72,6 ± 18,4 Nm, respectivamente. Os gastrocnêmios apresentaram uma redução do valor RMS relativo com o joelho em flexão (40,5 ± 10,5 e 31,7 ± 25,6% para o GL e GM, respectivamente) enquanto o sóleo aumentou nessa condição (35,6 ± 28,9%). A redução do torque de flexão plantar parece estar associada ao resultado de um compromisso entre a inibição da atividade mioelétrica dos GNM e GNL, e otimização da ativação do sóleo. Os resultados podem contribuir no auxílio da prescrição de exercícios direcionados para o tríceps sural, enfatizando a ativação de diferentes músculos com variações no ângulo articular do joelho.<hr/>The aim of this study was to compare the maximum torque of plantar flexors using two knee positions and analyze the mioelectric activity variation of the muscles in both conditions. The sample was composed of 14 healthy men. The participants were positioned on the dynamometer with the right foot attached to the adapter in neutral position (ankle at 90º). Two five seconds of two consecutives maximum isometric voluntary contractions were obtained for each knee position: full extended and 90o. The gastrocnemius lateralis (GNL), medialis (GNM) and soleus RMS value of eletomyography signal and the plantar flexor peak torque average were acquired during three intermediate seconds. The average torques in the knee positions of extension and flexion were 100.4 ± 17.4 Nm and 72.6 ± 18.4 Nm respectively. With the knee flexed, the gastrocnemius presented a decreased activation (40.5 ± 10.5 e 31.7 ± 25.6% for lateral and medial, respectively) while the soleus showed an increased (35.6 ± 28.9%). The reduction of torque appears to result from a compromise between the inhibition of myoelectric activity of the gastrocnemius medialis and lateralis, while the soleus activation is optimized. The results may contribute to exercise prescription plantar flexors muscles emphasizing the different muscles activation varying the knee position. <![CDATA[Efeito do número de jogadores sobre a demanda física e respostas fisiológicas durante jogos com campo reduzido em jogadores de futebol sub-15]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi verificar o efeito do número de jogadores em jogos com campo reduzido (JCRs) sobre a demanda física e as respostas fisiológicas em jogadores adolescentes de futebol. Para isso, 14 jogadores de uma equipe de nível estadual (idade 14,4 ± 0,5 anos; massa corporal 56,2 ± 7,0 kg; estatura 1,7 ± 0,1 m; IMC 20,3 ± 1,4 kg∙m-2) foram submetidos a dois formatos (3 vs 3 e 7 vs 7) de JCRs. Foram analisadas as repostas de frequência cardíaca (FC), percepção subjetiva de esforço (PSE) e lactato sanguíneo ([La]), além da demanda física por meio do sistema de posicionamento global (GPS). Embora não tenha havido diferença estatística nas distâncias percorridas em diferentes zonas de velocidade entre os formatos de JCRs, a distância total percorrida, a distância percorrida em alta velocidade, a quantidade de ações em alta intensidade e a quantidade de acelerações &gt; 1 m∙s-2 foram maiores (p &lt; 0,05) no JCR 3 vs 3 (1794 m; 885 m; 69; 87, respectivamente) em relação ao JCR 7 vs 7 (1663 m; 712 m; 57; 68). O percentual da frequência cardíaca máxima (FCmáx), PSE e [La] foram superiores (p &lt; 0,05) no JCR 3 vs 3 quando comparado ao 7 vs 7 (91,3%; 6,1 u.a.; 5,0 mmol∙L-1 vs 85,1%; 5,1 u.a.; 2,1 mmol∙L-1, respectivamente). Os resultados demonstram que a intensidade é maior durante o JCR 3 vs 3 do que no JCR 7 vs 7; além disso, a demanda física é influenciada pelo número de jogadores, com uma maior distância total e distância em alta velocidade, além de maior quantidade de atividades em alta intensidade e acelerações no JCR 3 vs 3.<hr/>The aim of this study was to analyze the effect of number of players in small-sided games (SSG) on time-motion characteristics and physiological responses in young soccer players. Fourteen soccer players from a state-level youth soccer team (age 14.4 ± 0.5 years; body mass 56.2 ± 7.0 kg; height 1.7 ± 0.1 m; BMI 20.3 ± 1.4 kg∙m-2) performed two formats (3 vs. 3 e 7 vs. 7) of the SSG. Heart rate (HR), rating perceived exertion (RPE) and blood lactate ([La]) and physical demands were analyzed using a global positioning system (GPS). Although there were not statistical differences in distance covered at different zones between SSG formats, the total distance covered, distance covered at high-speed, the quantity of high-intensity activities and quantity of accelerations &gt; 1.0 m∙s-2 were higher (p &lt; 0.05) during SSG 3 vs. 3 (1794 m; 885 m; 69; 87, respectively) than SSG 7 vs. 7 (1663 m; 712 m; 57; 68). The percentage of maximal heart rate (HRmax), RPE and [La] were higher (p &lt; 0.05) in the SSG 3 vs. 3 than in 7 vs. 7 (91.3%; 6.1 a.u.; 5.0 mmol∙L-1 vs. 85.1%; 5.1 a.u.; 2.1 mmol∙L-1, respectively). The results show that intensity is greater during SSG 3 vs. 3 than in 7 vs. 7; furthermore, the physical demand is influenced by the number of players per team, with higher total distance covered and distance at high-speed during SSG 3 vs. 3. The players also perform higher number of activities at high-intensity and accelerations during SSG 3 vs. 3. <![CDATA[Aspectos da “drive for muscularity”em estudantes de Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt “Drive for muscularity” refere-se ao desejo de alcançar um corpo musculoso idealizado e ao grau de preocupação que o sujeito pode ter a respeito do aumento da sua musculatura e a motivação para se tornar mais musculoso. O propósito deste estudo foi o de contribuir para a compreensão do “drive for muscularity” no cenário brasileiro, procurando identificar crenças, sentimentos e comportamentos a este constructo relacionados, em estudantes de educação física do sexo masculino. Dois grupos focais, com cinco participantes cada, foram realizados para evidenciar elementos de “drive for muscularity”. Através da análise de decomposição temática foram identificados dois temas, nos quais foram distribuídos cinco subtemas: “é importante ser musculoso”; “é importante ser suficientemente musculoso”; “construção do corpo musculoso”; “o peso de estar fora do padrão” e “o preço para atingir o padrão”. Concluiu-se que aparência e a função são importantes, aquele que parece forte também deve ser capaz de fazer força. O corpo suficientemente musculoso, com baixo percentual de gordura é aquele valorizado, inclusive no mercado de trabalho. A forma mais lícita de alcançar o corpo musculoso é através da rotina ascética de treinamento, alimentação balanceada e descanso. Os suplementos alimentares são recursos adicionais aceitos. O uso de esteroides anabolizantes por aqueles com “herança genética” desfavorável é inicialmente “perdoado”, mas o corpo que resulta deste recurso é fonte de sentimentos ambíguos.<hr/>Drive for Muscularity refers to the desire to achieve an ideal muscular body, as well the degree of concern that an individual can have about increasing muscle mass and the motivation to do so. The aim of this study was to contribute for the comprehension of drive for muscularity in the Brazilian cultural scenario, looking for beliefs, feelings and behaviours associated with this construct, in male physical education students. To generate the evidences, two focus groups, with five participants in each one, were conducted. Through the thematic decomposition were identified two main topics and five subtopics distributed between them: “it is important to be muscular”; “it is important to be enough muscular”; “the build of the muscular body”; “the price of being far from the muscular ideal” and “the price to achieve the muscular ideal”. We concluded that body appearance and function are important, those who appear to be strong must be capable of lift weights. The muscular enough body, with low body fat, is the one that is valued, either in the labor market. The most legitimate way to achieve the muscular body is through an ascetic routine of physical training, balanced diet and rest. Food supplements are acceptable additional resources. The use of anabolic steroids by those with unfavorable “genetic inheritance” is initially “forgiven”, but the body that results from this resource is a source of ambiguous feelings. <![CDATA[Perspectiva ecológica na determinação de percursos desportivos contrastantes em jovens futebolistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretendeu-se examinar as influências contextuais e sócio-ambientais nas atitudes e comportamentos dos jovens na sua participação desportiva. Participaram 24 jovens jogadores de futebol de um Clube de Orientação Profissional (COP), divididos em quatro escalões dos sub 14 aos sub 17. Participaram em entrevistas de grupo sobre a sua participação desportiva, caracterização do contexto de prática e relações interpessoais. O clima de grupo, entre os pares, foi positivamente referido pelos jovens como importante. A procura de estatuto e reconhecimento, a par da aspiração ao profissionalismo foi referido como importante no trajeto desportivo. Os pais são importantes agentes na participação desportiva e a relação do jovem com o treinador mostrou-se influente no clima motivacional percepcionado pelos jovens. Os resultados determinam importantes ativos a ter em consideração na construção da estrutura de treino em jovens inseridos em clubes profissionais. A participação desportiva dos jovens atletas precisa ter em consideração o contexto de prática de forma a promover um desenvolvimento positivo.<hr/>It was intended to examine the contextual influences and socio-environmental attitudes and behaviors of young athletes in sport participation. The participants were 24 young soccer players in a Professional Oriented Club (POC), divided into four teams, sub 14 through sub 17; they participated in group interviews regarding their sport participation, characterization of the context of practice and interpersonal relationships. The group climate, among peers, was positively mentioned by young athletes’ as important. The search for status and recognition, alongside with the aspiration to professionalism were stated as important in their sport trajectories. Parents are important agents in sport participation. The relationship with the young coach proved to be influential in the motivational climate perceived by young people. The results determine important assets to take into consideration when construing the training structure in youngsters playing in professional clubs. Young athletes’ sport participation needs to take into account the context of practice to promote positive development. <![CDATA[A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo se propõe a contar a história da disciplina de Educação Física no currículo da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O texto foi construído a partir da análise de documentos relativos ao ensino ministrado nesta instituição de ensino entre os anos de 1966 e 2012. Após a análise, a história foi contada em três categorias temáticas, às quais representam a entrada da Educação Física nos currículos da Escola; o desaparecimento da Educação Física dos currículos da Escola; e, o retorno da disciplina aos currículos da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O recente retorno da Educação Física aos currículos dessa Escola ocorre em uma nova modalidade de ensino de nível médio (curso técnico integrado ao ensino médio) e indica uma mudança nos conteúdos historicamente desenvolvidos pela disciplina nessa Escola Profissionalizante.<hr/>This article proposes to tell the history of Physical Education subject at the oldest Porto Alegre’s Vocational School. The text was built up from the analyses of documents related to the teaching process developed in the School between 1966 and 2012. After the analyses, this history was told in three thematic categories which represent the entrance of Physical Education subject in the School’s curricula; the disappearing of Physical Education subject from the School’s curricula; and, finally, the returning of Physical Education subject to the School’s curricula. The recently return of Physical Education subject in this School’s curricula occurs in a new course (that offers a Technical Course degree plus High School degree) and it indicates a change in the practice that had been historically performed during Physical Education classes at this Vocational School. <![CDATA[O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para os médicos, a reforma da sociedade não residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no projeto higienista.<hr/>In Medical thought, the reformation of society wasn´t restricted in streets, avenues and buildings, in other words, wasn’t enough the cities urbanization based in health precepts. It was necessary to reform the bodies too, which first occurred in the family, in children by the hygienic education. In this specific field of Hygiene that exercises became a focus of interest of Medicine. The objective of this study was to describe the context of the introduction of physical education in schools through the medical discourse of the 19th century. For this, it was realized a historical research that had as sources: the theses of the Faculties of Medicine of Rio de Janeiro and Bahia. It concludes that the mentality hygienist contributed to the slow diffusion of the exercises in the educational context of the 19th century. However the gymnastics, in specific, wasn’t very important in the hygienist project. <![CDATA[A vantagem em casa no futebol: comparação entre Copa Libertadores da América e UEFA Champions League]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200283&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi comparar a vantagem em casa (VC) entre Copa Libertadores da América (CLA) e UEFA Champions League (UCL). Foram analisadas todas as partidas da fase de grupos (n = 1536) das temporadas 2004 a 2011. Para quantificar a VC, foi utilizada a metodologia de aproveitamento percentual de pontos proposta por POLLARD3, sendo considerado VC valores maiores que 50%. Houve diferença significativa (p = 0,010) para a VC na CLA (67,8 ± 4%) em relação a UCL (60,5 ± 5%). A magnitude das diferenças das médias (diferença média = 0,73; IC 95%: 0,020 a 0,127) foi grande (h2 = 0,35). Conclui-se que a VC foi maior na CLA do que na UCL nas temporadas analisadas e que fatores como altitude, distância de viagem, característica das torcidas e comportamento arbitral poderá ajudar a explicar esse fenômeno em futuros estudos.<hr/>The home advantage in soccer: comparision between Libertadores of American Cup and UEFA Champions LeagueThe objective of this study was to compare the home advantage (HA) in Libertadores of American Cup (LAC) and UEFA Champions League (UCL). We analyzed all matches of group phase (n = 1536) from 2004 to 2011 seasons. To quantify the HA, we use the methodology of recovery percentage points, proposed by POLLARD3, considered HA, values greater than 50%. There were a significant difference (p = 0.010) between LAC (67.8 ± 4%) and UCL (60.5 ± 5%). The magnitude of the mean (mean difference = 0.73, 95% CI: 0.020 to 0.127) was large (h2 = 0.35). We concluded that the HA was higher in LAC than in UCL in this seasons and the factors such as altitude, distance traveled fans characteristics and referee behavior it will be able to help to explain this phenomenon in future studies. <![CDATA[Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora a literatura aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas. Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à especialização esportiva precoce.<hr/>Although the literature indicates harms of early sport specialization, this procedure remains applicant, based on the belief that sooner training and participation in competition increase the chance of success in highest level. The purpose of this study was to investigate how was the process of sports initiation of 52 male professional volleyball players, in the Paulista Championship and National Superligue. The focus was to analyze the possible occurrence of early specialization and diverse sporting experiences. Data was collected using a questionnaire and analyzed by descriptive statistics. Results show that the majority of the athletes were not early specialized and experienced different practices during training in childhood in different sports. The data support the belief that when sport training focusing on competitive results begins after or during the puberty there are greater chances of success in sports compared to early sport specialization. <![CDATA[Estágios de mudança de comportamento para atividade física em universitários e fatores sociodemográficos associados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os objetivos deste trabalho foram descrever os Estágios de Mudança de Comportamento (EMC) para Atividade Física (AF) e identificar fatores sociodemográficos associados aos EMC para AF em acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição pública do sul do Brasil. Estudo transversal com 236 estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Avaliou-se os EMC (pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção) por meio de questionário. As variáveis sociodemográficas analisadas foram: sexo, idade, situação conjugal, trabalho, renda, curso, escolaridade materna e paterna. Dos acadêmicos investigados, 18,6% encontravam-se nos estágios de comportamento inativo fisicamente (0,4% pré-contemplação; 2,5% contemplação; 15,7% preparação). Em relação aos estágios do comportamento ativo, 81,4% dos universitários estavam nesta situação (18,2% ação; 63,2% manutenção). O sexo feminino foi o subgrupo populacional com maiores chances de apresentar comportamento inativo. Programas de educação em saúde e de incentivo à prática esportiva na universidade devem ser estimulados para a modificação e adoção de comportamento ativo.<hr/>The objectives of this study were to describe the Stages of Behavior Change (SBC) for Physical Activity (PA) and to identify sociodemographic factors associated with SBC for PA among Physical Education students from a public institution in southern Brazil. This is a cross-sectional study with 236 Physical Education students from the Federal University of Santa Catarina. SBC (pre-contemplation, contemplation, preparation, action and maintenance) was assessed through a questionnaire. The following sociodemographic variables were analyzed: sex, age, marital status, employment, income, university course and maternal and paternal education. Among students investigated, 18.6% were in stages of physically inactive behavior (0.4 % pre-contemplation, 2.5 % contemplation, 15.7 % preparation). In relation to stages of active behavior, 81.4 % of college students were in the following situation: 18.2 % action; 63.2 % maintenance. Women were more likely to show inactive behavior. Health education programs and encouragement for the practice of sports in universities should be adopted to modify and adopt active behavior. <![CDATA[Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário, em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como diversão e amizades.<hr/>This study aimed to characterize the practices and social representations of students about football within the Physical Education classes. This is a qualitative research of ethnographic type, which used participant observation and semi-structured interviews, as well as questionnaires, in a class of 29 students from 6th grade of Elementary Education, in a private school in Bauru City-SP. The results indicate that the media and the family are the main elements that constitute the representations of students about football, and that the way football practice is developed at school simultaneously builds and feed them. We conclude that social representations rule the relationships of students with football, insofar as they guide and organize their behavior. However, this does not make their conduct and values homogenous, because the students seek in football the satisfaction of something that is also personal, as fun and friendship. <![CDATA[A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200329&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.<hr/>The study aims to investigate the inclusion from the perspective of disabled students within the context of physical education classes. Participants were three female students between 12 and 21 years with physical disabilities or visual. The study used semi-structured interviews with pre-defined schedule and field records as measuring instruments. Inclusion in the context of physical education classes is linked to three key factors: adaptation, social participation and capacity. These factors act dependent and complementary to building a sense of belonging, acceptance and value within the group. <![CDATA[The relationship between oestrogen and muscle strength: a current perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The relationship between muscle strength and oestrogen is ambiguous and is still largely unresolved. The evidence for and against an effect of oestradiol on determinants of muscle function is equivocal and often contradictory. The bulk of the research in this area was performed during the eighties and nineties, using models of reproductive functioning such as; the menstrual cycle, the menopause and hormone replacement therapy, oral contraceptives and in vitro fertilisation treatment, to alter the female hormonal milieu. In the last decade, approximately 15 papers have demonstrated a relationship, both positive and negative, between the concentration of oestrogen and skeletal muscle strength. Conversely, around 20 articles have not shown any influence of oestrogen on a number of strength measures. The majority of these studies were performed using post-menopausal and eumenorrheic females. Most current studies use hormonal assays to confirm oestrogen status, however no recent studies have reported the bioavailable concentration of oestradiol. Similarly, no research in the last 10 years has used in vitro fertilisation treatment or pregnancy as acute and chronic models of supra-physiological changes in sex hormone concentration. Future work should focus on performing meta-analyses on each of the key components of muscle strength in an attempt to elucidate a causal relationship. In addition, models of reproductive functioning that cause the greatest magnitude of change to oestrogen concentration should be used, while controlling as many confounding factors as possible. <![CDATA[Sports dentistry: a perspective for the future]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902014000200351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sports Dentistry (SD) acts in the prevention, maintenance and treatment of oral and facial injuries, as well as the collection and dissemination of information on dental trauma, beyond stimulus to research. Establishes as a duty for the dentist detect problems related to the athlete’s stomatognathic system. This essay is based on the provided data from the literature related to SD, including definition, practice areas and research fields. To discuss the data, six areas were categorized: shares in sports dentistry; oral health of athlete; sports-related dental implications; dental-facial trauma; face shields; and mouthguards. The analyzed data show that the SD is still an underexplored field of action by dentists, but it is expanding, despite not being recognized specialty by the Federal Council of Dentistry, but the Brazilian Academy of Sports Dentistry has been created with a mission to show the real importance of Dentistry in sport. The dentist should be part of the group of professionals associated with the athlete to perform periodic checks in order to ensure oral health which may contribute to athletes´performance. When impact occurs, however, it would be possible reduce the severity of the impact related to injuries, by using helmets, masks, goggles, face shields and mouthguard. Additionally, it is imperative that dentists, sports coaching, athletes, and professional who work with athletes be aware of the benefits of incorporating SD as an important academic and professional subject.