Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-527120090004&lang=pt vol. 33 num. 04 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[SUS como escola: a responsabilidade social com a atenção à saúde da população e com a aprendizagem dos futuros profissionais de saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Indicadores da escolha de pediatria por graduandos da Universidade de Brasília: estudo longitudinal em série histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores analisaram a escolha de residência médica em Pediatria dentre 877 egressos do curso de Medicina da Universidade de Brasília, formados no período 1994-2007. Os dados abrangeram descritores demográficos e de aprendizagem, preferência inicial por carreira, monitoria, rendimento acadêmico, estágio seletivo no internato e inscrição para residência médica. Efetuaram-se análises de contingência e de regressão logística agrupando-se os egressos por escolha de Pediatria ou não. Do total, 9,7% escolheram Pediatria, dentre os quais 44,7% mostraram atração inicial e 45,9% expressaram interesse pela área já na fase clínica. No período 2002-2007, houve declínio significante da escolha, em conexão com menor procura por monitoria e estágio seletivo na área, mas sem tendência temporal na atração inicial. A regressão logística identificou cinco fatores preditivos, nesta ordem decrescente de magnitude de efeito na escolha: estágio seletivo, rendimento global, estilo de aprendizagem reflexivo, ordem de preferência inicial e época da graduação. Os efeitos independentes de sexo e monitoria não foram significantes. Concluindo, os fatores preditivos da escolha de Pediatria incluíram indicadores pessoais e curriculares em vertentes distintas de interesse e influência, num quadro de queda recente da opção pela área.<hr/>The authors analyzed Pediatrics as career choice in a study involving 877 graduates from the University of Brasilia from 1994 to 2007. Data included demographics, learning attributes, early career preference, peer-tutoring experience, academic achievement, selective training in the last semester, and choice of residency training. Contingency and logistic regression analyses were performed with the graduates grouped according to choice of Pediatrics versus all other options. Overall, 9.7% of graduates had chosen Pediatrics, of whom 44.7% had indicated early attraction to the specialty, while another 45.9% did not ex press interest until their clinical training. No significant trend was shown for early attraction, but a lower proportion of graduates chose Pediatrics in the last 6 years, in parallel with fewer applications for tutoring experience and selective training. Logistic regression identified five predictors of choice in decreasing or der of effect size: selective training, overall achievement, reflective learning style, ranking of early preference, and time of graduation. Independent effects of gender and peer tutoring were not statistically significant. In conclusion, the predictors of choice of Pediatrics comprised personal and curricular features in distinct patterns of interest and influence, within an overall context of decreasing choice of the specialty in recent years. <![CDATA[A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação professional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realiza das pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.<hr/>This study aimed to develop and apply are search methodology allowing the analysis of extension activities by faculty members from the School of Medicine of the Federal University in Rio Grande do Sul, Brazil, from 2000 to 2004. This qualitative research used a case study approach and content analysis of interviews and documents, besides mapping the activities in relation to the course plan, the relationship between the university and society, and the school’s academic output. The results reveal the extension activities practiced by faculty members participating in the study during this period as a space for interaction between faculty, students, and the community in scenarios involving the production and construction of knowledge, contributing to the training of physicians committed to the social reality, as recommended by health curriculum guide lines and specifically those for medicine. The proposed met ho do logy helped shed light on scenarios in which the extension activities take place, as well as on the interaction between extension, undergraduate and graduate studies, and research. <![CDATA[Prevalência da infecção tuberculosa em universitários da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi conhecer a taxa de infecção pelo bacilo da Tuberculose entre estudantes dos dois primeiros e dois últimos períodos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universida de Estadual de Montes Claros, além de verificar o conhecimento sobre a transmissão e prevenção da tuberculose ocupacional, bem como a utilização destas medidas preventivas. Realizou-se estudo transversal, em que todos os estudantes dos dois períodos iniciais e dois períodos finais do curso de Medicina e de Enfermagem foram submetidos a um questionário padrão e ao teste tuberculínico (PPD), para determinar a prevalência de infecção por tuberculose. Os resultados mostraram diferença de reação ao teste tuberculínico nos estudantes dos períodos iniciais e finais do curso médico, enquanto nos estudantes de Enfermagem não houve diferença entre os períodos. Ficou evidenciado o limitado conhecimento sobre a transmissão e prevenção da aquisição de tuberculose, o que aumenta os riscos de aquisição do bacilo.<hr/>The study aimed to identify the tuberculosis infection rate among students from the first and last two years in the Schools of Medicine and Nursing at the State University in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil, in addition to verifying their knowledge on transmission and prevention of occupational tuberculosis and the use of the recommended preventive measures. A cross-sectional study was conducted in which all the students from the first and last two years of Me di ci ne and Nursing answered a standard questionnaire and had a tuberculin skin test (TST) to determine the prevalence of tuberculosis infection. The results showed a difference in the TST reactivity rate between the first and final years of medical school, while there was no difference in nursing students. The study revealed the students’ limited knowledge concerning tuberculosis transmission and prevention, leaving them at increased risk of tuberculosis infection. <![CDATA[Curso de medicina: motivações e expectativas de estudantes iniciantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo qualitativo que analisa as percepções de alunos iniciantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe quanto a motivações, expectativas atuais e futuras, apoio psicopedagógico e sentimentos vivenciados. De uma população de alunos matriculados nos anos 2000 e 2006, foram incluí dos 90 alunos que cursavam até o segundo mês do primeiro período do ciclo básico, que responderam questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram submetidos à análise de conteúdo categorial. Dos resultados destacam-se como motivações: humanismo, afinidade, status social, imagem cultural, utilidade, transcendência, ter conhecimento e independência financeira. Os respondentes relatam expectativas enquanto momento vivencial: idealismo/altruísmo, relação pessoal e interpessoal, atingir objetivos, insegurança, competitividade e ensino de qualidade. Esperam encontrar: integração professor-aluno, liberdade de expressão, integração ensino e realidade, didática de ensino, compromisso do corpo docente, infraestrutura. Conclui-se que, embora estivessem havia apenas dois meses no curso, os respondentes identificaram algumas limitações da abordagem pedagógica e dificuldades na relação professor-aluno. Foram evidenciados pontos críticos que sugerem maior atenção no que diz respeito ao processo de ensino e seleção de docentes.<hr/>This qualitative study analyzed the perceptions of incoming medical students at the Federal University in Sergipe, Brazil, specifically their motivations, current and future expectations, psychological and course support, and personal feelings in general. Based on a pool of students en rolled from 2000 to 2006, the sample included 90 newly en rolled students that answered questionnaires with both open-ended and closed questions, the answers to which were submitted to categorical content analysis. The most frequent motivations were humanism, affinity, social status, cultural image, usefulness, transcendence, acquisition of know ledge, and financial independence. Expectations featured idealism/altruism, personal and interpersonal relations, achieving objectives, insecurity, competitiveness, and quality teaching. The students hoped to encounter faculty-student integration, freedom of expression, integration between teaching and reality, solid didactics, faculty commitment, and adequate infrastructure. In conclusion, although they were only two months into the course, the respondents already identified some limitations in the teaching approach and difficulties in teacher-student relations. Several critical points were detected that suggest the need for greater attention to the teaching process and faculty selection. <![CDATA[A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de Medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, busca compreender a percepção dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da humanização no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emergiram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à construção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, percebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emergiram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a construção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acerca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.<hr/>This study used a qualitative approach to understand the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil, concerning humanization in the context of medical training. A focus group technique was used, involving a multidisciplinary team from anthropology, psycho logy, and me di ci ne that studied two groups of nine students each from the last year of medical school. Data were submitted to categorical thematic content analysis, revealing three categories: the student-patient, teaching-learning, and student-professor relationships. The first category showed that the student’s experience of contact with patients is essential for constructing a humanized professional identity. In the second category, professors with no training in inherent pedagogical practices, plus the dichotomy between theory and practice, hinder the autonomous formation of knowledge and a comprehensive view of the individual. Two opposing sub-categories emerged from the third category (model professor and asymmetric relations) that reflect the importance of the professor’s ethical-humanist stance rather than an authoritarian attitude in the construction of the student’s professional identity. These data highlight aspects of medical training that can substantiate a discussion of humanization in the con text of the new curricular guidelines. <![CDATA[Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigação discute a estratégia do portfólio reflexivo na formação médica no contexto de um currículo inovador. O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio reflexivo na Unidade Educacional de Prática Profissional. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual a análise dos dados foi realizada, na perspectiva qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo; na perspectiva da análise quantitativa, foi utiliza da medida de frequência simples. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com questões abertas. Os sujeitos do estudo foram 33 estudantes da segunda série. Os resultados apontam a contribuição do portfólio para a formação profissional, na medida em que permitiu ao estudante o acompanhamento e a organização do cuidado à saúde das pessoas sob sua responsabilidade e proporcionou um processo de auto avaliação. Por outro lado, a compreensão de portfólio apontada pelos estudantes se distancia em grande parte da concepção de portfólio reflexivo, pois pouca ou nenhuma contribuição para o desenvolvimento da capacidade reflexiva foi considerada pelos estudantes.<hr/>This study addresses the reflective portfolio (RP) strategy in medical education in the context of an innovative curriculum. The study aimed to identify students’ perceptions concerning the use of RP in the Educational Unit on Professional Practice. This was a case study of qualitative data using the content analysis technique; the quantitative analysis was based on simple frequencies. Data were collected with a questionnaire using open-ended questions. The sample included 33 second-year medical students. The results indicated the portfolio’s contribution to professional training, to the extent that it allowed students to monitor and organize the care of patients under their responsibility, while fostering a self-assessment process. Meanwhile, the students’ understanding of the portfolio largely diverged from the reflective portfolio concept, in which the students identified little or no contribution to the development of reflective capacity. <![CDATA[Médicos recém-formados: sólida formação geral ou sólida formação especializada?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivo: Investigar os efeitos da especialização precoce - dedicação seletiva a uma especialidade médica no período de graduação - sobre a formação geral dos médicos recém-formados. Casuística e métodos: Candidatos ao processo seletivo a Programas de Residência Médica 2008 (PSPRM), forma - dos na FMUSP em 2007 (universo = 163), destacados e agrupados por carreira pretendida (CP). Este estudo foca o desempenho no PSPRM e no histórico escolar. Análise intergrupos - candidatos a deter - minada CP x demais candidatos FMUSP e intragrupos - desempenho em diferentes áreas de conheci - mento (AC) x média nas demais áreas. Coeficientes de correlação - entre fases do PSPRM e histórico. P < 0,05. Resultados e conclusões: Existe correlação entre histórico e PSPRM. De acordo com os da dos investigados, houve tendência de especialização precoce em GO (obstetrícia e ginecologia), PQ (psiquiatria) e PED (pediatria), com prejuízo em áreas de conhecimento não diretamente relacionadas à carreira pretendida. Candidatos à CM (clínica médica) apresentaram desempenho globalmente superior ao dos demais nas provas e no histórico, possivelmente devido ao interesse mais abrangente por toda a Medicina, que levaria a uma formação mais ampla e sólida.<hr/>Objective: To investigate the effects of early specialization (defined here as concentrated dedication to a single specialty during under graduate medical school) on the general skills of newly graduated doctors. Sample and Methods: Applicants for Admission to Medical Residency Programs at the University of São Paulo who had recently finished the under graduate medical course at the same institution (n=163), grouped by specialty of choice. The study focused on applicants’ performance in admissions exams and their under graduate grade point average. Inter group analysis - Applicants for a specific career versus other applicants. Intra-group analysis - Performance in each respective field of knowledge versus mean performance in the other areas studied. Correlation coefficients - between each admissions exam, and between under graduate GPA and exams. Significance level: p<0.05. Results and Conclusions: There was a tendency towards early specialization in Obstetrics-Gynecology, Psychiatry, and Pediatrics, with a loss of performance in areas not directly re la ted to the specialty choice. Applicants for the Residency Program in Internal Medicine showed overall higher grades on the residency admissions exam and undergraduate GPA, possibly due to a broader and more comprehensive interest in Medicine. <![CDATA[O humanismo na perspectiva de estudantes de medicina da UFAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma pesquisa que analisa as concepções de humanismo e suas contribuições para a formação médica, na ótica discente, no âmbito do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no período compreendido de novembro de 2006 a julho de 2007. A metodologia escolhida foi a de realização de cinco grupos focais, nos quais foram coletados os depoimentos de 73 estudantes, analisados posteriormente por meio de referencial sobre as práticas discursivas. Os resultados encontrados destacam três aspectos acerca do que o estudante observa e vivencia: na relação com a instituição, o curso e os sentimentos que surgem no seu processo como aprendiz; sobre a relação aluno-professor no curso médico; e, por fim, sobre a relação médico-paciente e de - mais pessoas com quem o médico interage em seu exercício profissional. Surgiram elementos indicativos de um aprendizado entremeado de sinais de contrariedade, irritação, impaciência e intolerância com os professores e seus métodos e com a instituição. A humanização não é sentida nas práticas pedagógicas da formação médica, embora seja priorizada nos espaços formais iniciais do curso médico.<hr/>This article presents the results of a study on humanist concepts and their contribution to medical training from the students’ perspective in the School of Medicine at the Federal University in Alagoas, Brazil, from November 2006 to July 2007. The met ho do logy included five focus groups in which statements by 73 students were recorded and subjected subsequently to discourse analysis. The results feature three aspects in: students’ observations and experiences in the relationship to the institution and course and the feelings that emerge in their learning process; the student-faculty relationship during medical school; and the physician-patient relationship and physicians’ interaction with others during their professional practice. The study detected elements that indicate a learning process interspersed with signs of dissatisfaction, irritation, impatience, and intolerance towards professors and their teaching methods and the institution. Humanization is not perceived in the teaching practices during medical training, although it is prioritized in the initial formal spaces of medical school. <![CDATA[Factors associated with depressive symptoms in a sample of Brazilian medical students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objectives: 1 - Verify the prevalence of depressive symptoms in first to fourth-year medical students using the Beck Depression Inventory (BDI). 2 - Establish correlations between target factors and higher or lower BDI scores. 3 - Investigate the relations hip between the prevalence of depressive symptoms and the demand for psychological care offered by the Centro Universitário Lusíada. Method: Cross-sectional study of 290 first to fourth-year medical students; implementation of the BDI, socio-demographic survey, and evaluation of satisfaction with progress. Results: The study sample was 59% female and 41% male. Mean BDI was 6.3 (SD 5.8). Overall prevalence of depressive symptoms was 23.1%. The following associations were statistically significant (p<0.05): among students for whom the course failed to meet original expectations, who were dissatisfied with the course, or who came from the interior of the State (20.5%, 12.5%, and 24.4% of the total sample, respectively), for 40%, 36.1% and 36.4%, respectively, the BDI was consistent with some degree of depression. Conclusion: The study showed that there is higher prevalence of depressive symptoms in medical students than in the general population.<hr/>Objetivos: 1- Verificar prevalência de sintomas depressivos nos estudantes de medicina do 1º a 4º ano através do Inventário de Depressão de Beck (IDB). 2- Estabelecer correlações entre os fatores questionados e a incidência de maior ou menor pontuação no IDB. 3- Investigar relação entre a prevalência de sintomas depressivos e a procura por atendimento psicológico oferecido pela Universidade Lusíada. Método: Desenho transversal realizado com 290 acadêmicos do curso de medicina, do 1º ao 4º ano. Realizada aplicação do IDB, questionário sócio-demográfico e avaliação sobre satisfação com curso. Resultados:Da amostra estudada, 59% são mulheres e 41% homens. O escore médio do IDB foi de 6,3 com DP de 5,8. A prevalência total de sinto mas depressivos foi de 23,1%. As seguintes relações apresentaram significância estatística (P<0,05): Dos estudantes que afirmam que o curso não corresponde às expectativas iniciais, dos estudantes insatisfeitos com o curso e dos estudantes procedentes do Interior do Esta do (20,5%; 12,5% e 24,4% da amostra total, respectivamente), 40%, 36,1% e 36,4% respectivamente, tem escore compatível com algum grau de depressão. Conclusão: O presente estudo mostrou que há maior prevalência de sintomas depressivos nos estudantes de Medicina que na população geral. <![CDATA[Abordagem pedagógica e diversificação dos cenários de ensino médico: projetos selecionados pelo PROMED]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa as principais propostas de abordagem pedagógica e diversificação de cenários do processo de ensino apresentadas pelas escolas selecionadas pelo Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nas Escolas de Medicina (Promed), instituído em 2002 pelos ministérios da Saúde e da Educação. Foi realizada pesquisa documental, utilizando-se roteiro com base no termo de referência do programa para a leitura dos projetos. Verificou-se que todas as escolas selecionadas já se encontravam em processo de mudança curricular por ocasião do edital Promed. Embora buscassem alcançar os objetivos apresentados pelo programa, os projetos selecionados apontaram diferentes caminhos para sua realização. Conhecer essas propostas e a maneira como se articularam entre si e com o objetivo final do Promed é de capital importância para os educadores da área de saúde envolvi dos com mudanças curriculares em suas instituições, bem como para os gestores dessa área que vêm apresentando suas demandas em consonância com as necessidades de saúde da população.<hr/>The aim of this study was to analyze the main pedagogical proposals and range of scenarios in the teaching process in the schools selected by the Program to Promote Curricular Changes in Medical Schools (PROMED), established in 2002 by the Brazilian Ministries of Health and Education. A document search was conducted, using a script based on the Program’s term of reference for reading the proposals. All of the selected schools were already undergoing a process of curricular reform at the time of the PROMED Call for Proposals. Although they were all se e king to achieve the objectives laid out by the Program, the selected proposals identified different paths for this purpose. Knowledge of the proposals and the way they interrelate is of capital importance for educators in the health field involved in curricular changes in their institutions, as well as for health system administrators that have raised their demands in keeping with the population’s health needs. <![CDATA[Discursos médicos em construção: um estudo com residentes em Obstetrícia/Ginecologia do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo discute a construção do discurso especializado, a partir do verbalizado por médicos após dois anos de residência médica em Obstetrícia/Ginecologia no Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa foi operacionalizada em duas etapas: observação participante de reuniões clínicas da Obstetrícia e da Ginecologia e construção de fontes orais. Foi realizada análise semiótica das notas de campo e do material transcrito das entrevistas. Os resultados giram em torno de dois eixos: a caracterização do perfil do médico obstetra/ginecologista e a convivência com o normal e o estranho no contato com as pacientes, como integrantes da construção do discurso especializado, no ambiente escolhido para a pesquisa. Conclui-se que a residência conduz ao discurso especializa do, escudado, principalmente, na utilização de exames complementares, como os que fornecem imagens, visto que tais exames são percebidos como revelando objetivamente o corpo real. Tal fato infunde segurança nos residentes, mas, por outro lado, afasta-os da atenção à escuta da história da paciente e da composição da narrativa médica, fragmentando o processo de exercício da semiologia clínica.<hr/>This study discusses the construction of a specialized discourse, based on the experience of Ob-Gyn medical residents at the Fernandes Figueira Institute, Oswaldo Cruz Foundation, Rio de Janeiro, Brazil. The research consisted of two steps: participant observation in Obstetrics and Gynecology meetings, and the construction of oral sources. The methodology included a semiotic analysis of field notes and interviews. The results focus on two key aspects: characterization of the profile of obstetricians/gynecologists and contact with normalcy and strangeness with patients, as part of the construction of the specialized discourse within the setting chosen for the research. The study concludes that Ob-Gyn residency leads to a specialized discourse, backed mainly by the use of complementary tests such as imaging, since such tests are perceived as objectively revealing the real body. This fact gives residents confidence, but it can also distract them from listening to the patient’s history and constructing the clinical narrative, thus fragmenting the exercise of clinical semiology. <![CDATA[Concepções do processo ensino-aprendizagem: um estudo com professores de medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a docência médica como um processo de construção social, que articula condicionantes político-acadêmicos, pedagógicos, pessoais e intersubjetivos. Com o objetivo de analisar as concepções de professores-médicos que ingressaram nas últimas cinco décadas na Universidade Federal de Alagoas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em Medicina, delineou-se uma pesquisa com 21 docentes que atuam ou atuaram no curso de Medicina daquela universidade nas décadas de 1950 a 1990. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, tratadas a partir da análise de conteúdo, do tipo temática. No âmbito do ensinar e do aprender em Medicina, os professores entrevistados destacaram a dimensão relacional entre professor e aluno. As trajetórias de formação mostraram-se influenciadas pelo autodidatismo, e a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica foi indicada pelos professores como uma lacuna em seus itinerários na docência médica. A formação docente em Medicina apresentou-se como um processo que abrange múltiplas experiências e modelos, evidenciando que se tornar professor de medicina é complexo, plural e multifacetado.<hr/>This article addresses medical teaching as a social construction process, linking academic policy, pedagogical, personal, and inter-subjective factors. With the aim of analyzing the conceptions towards teaching practice, learning, and faculty training in medicine among medical professors at the Federal University in Alagoas, Brazil, a study was designed with a sample of 21 professors that joined the university’s medical faculty from the 1950s to the 1990s. Data collection used semi-structured interviews, submitted to thematic content analysis. Within the context of teaching and learning in medicine, the professors highlighted the faculty-student relationship. Analysis of faculty back ground showed that many professors were self-taught, and there was an evident lack of systematization, which the interviewees indicated as a gap in their medical teaching careers. Faculty training in medicine appeared as a process encompassing multiple experiences and models, high lighting that to be co me a medical professor is a complex, plural, and multifaceted process. <![CDATA[Uma chama que se apaga: residência de medicina preventiva e social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de extinção da residência de Medicina Preventiva e Social (RMPS) constitui um paradoxo diante da necessidade de médicos com especialização em Saúde Coletiva para atuar no Sistema Único de Saúde. O presente artigo realizou uma revisão do processo histórico de construção das RMPS e investigou a estrutura atual dos programas remanescentes a partir da análise dos cenários de prática e das atividades práticas e teóricas desenvolvidas. Ao final foi possível construir uma tipologia em que se identifica o tipo Generalista em Saúde Coletiva, que aborda as três áreas nucleares da Saúde Coletiva; o tipo da Epidemiologia, no qual o foco é exclusiva mente essa área; e o tipo da Saúde Comunitária, que se centra na Atenção Primária em Saúde. Do cruzamento do processo histórico de construção com a realidade atual, pode-se inferir que os fatores que têm contribuído para a extinção da RMPS são principalmente a ausência de políticas de Esta do para formação na área, bem como o não comprometimento de sujeitos sociais que se relacionam com essa residência, levando à existência de anacrônicas diretrizes orientadoras para formação profissional.<hr/>The extinction process of Preventive and Social Medicine Residency Programs (PSMR) have experienced constitutes a paradox in the face of the need for physicists with Collective Health Specialization in the Unified Health System. The present paper investigated which are the practice sceneries and how the practical and theoretical activities are developed into PSMR programs. It was observed that most programs include actions in health assistance, as well as activities in the three main fields of Collective Health. However, significant differences were evidenced among the programs. It was possible construct a typology, identifying the type ‘Generalist in Collective Health’, who approaches the three main fields of Collective Health; the type ‘Epidemiology’, which focuses exclusively on this field; and the type ‘Community Health’, which is centered in Health Basic Care. From the crossing among historical construction process and present reality, it was possibly infer that the inexistent of State Politics to graduate health professionals in this area, and not com pro mi se of involved so ci al subjects with this residence are the most important factors, resulting in the existence of an anachronism in the guidelines. <![CDATA[Transferências na formação médica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aluno de graduação vive momentos intensos quando se depara com os primeiros pacientes durante a formação médica. Colocar-se à frente de um paciente, aflito, exige que o aluno compreenda as diversas demandas de seu paciente. O intuito deste trabalho é promover uma reflexão sobre os fenômenos psíquicos e emocionais presentes em qualquer relação assistencial e discutir suas implicações e efeitos. Buscou-se compreender melhor o que o estudante tem a oferecer ao paciente, ajudando-o a observar e a valorizar as reações que pode despertar em seus pacientes, apesar de seu conhecimento ainda incipiente dos aspectos biomédicos do adoecer. Foi feita uma tentativa de elucidar o fenômeno da transferência e explorar suas implicações na relação médico-paciente.<hr/>Under graduate medical students experience intense feelings when faced with their first patients during medical training. Dealing with the patient’s anxiety requires medical students to comprehend the patient’s various demands. The current study aimed to foster reflection on the psychological and emotional phenomena underlying interactions between healthcare professionals and patients, and to discus their implications and effects, seeking a better understanding of what students can offer patients, helping them to observe and value the patients’ reactions, despite their incipient know ledge of the biomedical aspects of illness. The study at tempted to shed light on the phenomenon of transference and its implications for the physician-patient relationship. <![CDATA[Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamneses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente gera dores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores.<hr/>This article discusses communication in the physician-patient relationship with the aim of identifying potential instances of linguistic obstacles for the physician. The use of different linguistic variants and discursive strategies by the parties involved in communication are high lighted. The article shows that it is essential for physicians to be certain that they understand the problem brought by the patient or family, but this re qui res at tempts to con firm this understanding at different moments during the interview, plus feedback on the physician’s appraisal of the clinical situation and recommended measures. Situations illustrating the text are taken from the authors’ own professional experience. <![CDATA[Enseñanza de la bioética: una sínteses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La bioética se viene consolidando como una disciplina estructurada desde la década de los 1970, y desde un comienzo hubo una creciente preocupación por la mejor forma de enseñarla em los niveles de pregrado. Muchos docentes han debido adaptarse a las disponibilidades de profesores y recursos, en tanto otros han podido elaborar programas más extensos. Una revisión de la literatura muestra que los programas varían entre 5-10 sesiones y un máximo de 200 horas, desarrolladas en semestres básicos o clínicos, con preferencia por el nivel en que los estudiantes comienzan su práctica clínica. Los métodos de enseñanza son muy diversos, casi todos utilizando em alguna medida la clase magistral complementada con discusión en pequeño grupo. Hay una clara preferencia por la docencia interactiva, pero no siempre hay suficientes profesores para realizarla. Los textos de bioética son escasos y los artículos publicados suelen ser demasiado especializados, por lo que muchos docentes recomiendan preparar apuntes ad hoc que cubran sistematicamente las materias esenciales. En cuanto a evaluación de los alumnos, la mayoría utiliza el ensayo breve y el análisis de viñetas: los casos esquemáticos.<hr/>Bi o ethics became an academic discipline in its own right in the 1970s, and its de but was soon followed by increasing concern over the best way to teach the subject at the graduate level. Many authors reported making the best of the available personnel and course time, where as others were able to develop more extensive programs. The time devoted to the teaching of bioethics varies from a minimum of 5-10 class room sessions to a maximum of more than 200 hours. Bioethical topics have been presented in the initial years of medical school and/or integrated with clinical teaching. Short courses have tended to gravitate towards the period when students begin their clinical training. There has also been a wide range of teaching methods, with most medical schools relying to some extenton lectures and adding short group discussions on issues and cases. Additional methods like seminars, role-playing, and video or literature analysis have occurred less frequently. Reports often stress that interactive teaching methods require additional faculty that are not always available. Since basic textbooks in bioethics are scarce, it seems reasonable to prepare and discuss hand-outs in or der to systematically cover all essential topics. Evaluation tends to rely on short essays or the analysis of vignettes. <![CDATA[O papel do preceptor no ensino médico e o modelo Preceptoria em um Minuto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino médico é extremamente importante na determinação da qualidade técnica dos futuros profissionais. Embora o Brasil apresente legislação específica sobre o tema, observamos discrepâncias no processo de aprendizado, o que, muitas vezes, compromete a formação dos futuros médicos. Além disso, métodos de ensino tradicionais, baseados fundamentalmente no diagnóstico de problemas, são ainda praticados em várias faculdades. Estes métodos relegam preceitos educacionais e, muitas vezes, colocam os estudantes em papel secundário. Nessa perspectiva, apresentamos um promissor método de ensino médico chamado Preceptoria em um Minuto (One-Minute Preceptor), salientando seu papel voltado ao profissional em formação. Destacamos também a importância deste método por permitir o ensino em tempo relativamente limitado, frente à crescente demanda por atendimentos.<hr/>Medical teaching is extremely important for determining the quality of future professionals. Although Brazil has specific legislation on the subject, discrepancies have been observed in the learning process, often jeopardizing the training of future physicians. Furthermore, traditional teaching methods, based mainly on the diagnosis of problems, are still practiced in various medical schools. These methods ignore fundamental rules of education and relegate students to a secondary role. From this perspective, we present a promising method for medical education called the One-Minute Preceptor, emphasizing its role for in-training medical professionals. We also emphasize its importance for teaching in a time-limited scenario, due to the growing demand for care. <![CDATA[Group mentoring for junior Medical students: perceptions of mentees and mentors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entering medical school can be associated with a number of difficulties that can hinder students’ performance. Mentoring programs are designed to help students circumvent difficulties and improve their learning and personal development. The current study aimed to evaluate the perceptions of both students and mentors regarding a recently introduced, group-based mentoring program designed to support first-year students. After one year of regular meetings, students and mentors’ perceptions of the program were assessed by means of structured questionnaires. Response content categories were identified through multiple readings. Both regular attendees and non-participating students had positive opinions about the program. Mentors were highly satisfied at having participated and acknowledged that the program has been useful not only for assisting students, but also for fostering their own personal and professional development. In conclusion, the group-based mentoring program is feasible and can elicit positive views from both men tors and students. In addition, faculty members’ participation as mentors can also be beneficial, since the program appears to contribute to their own personal and professional development.<hr/>O ingressante na escola médica pode encontrar dificuldades variadas, que afetam seu desempenho. Programas de apoio com mentores podem servir para auxiliar os estudantes e favorecer seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Neste trabalho avaliamos as percepções de estudantes e de mentores sobre um programa de apoio baseado em grupos e planejado para apoiar estudantes ingressantes. Após um ano de funcionamento regular do programa, as percepções dos estudantes e dos mentores sobre o programa foram avaliadas utilizando questionários estruturados, cuja análise permitiu estabelecer categorias de conteúdo das respostas. Tanto os estudantes que participaram regularmente do programa, como os que não haviam participado expressaram opiniões positivas sobre o programa. Os mentores expressaram alto grau de satisfação em participar do programa e opinaram que o programa vem sendo útil também para auxiliar na formação docente. Concluímos que o programa de apoio ao estudante ingressante, baseado em grupos que operam ao redor de mentores, é viável e efetivo no auxílio ao estudante e pode também contribuir para a formação e o desenvolvimento dos docentes e médicos que participam como mentores. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Entering medical school can be associated with a number of difficulties that can hinder students’ performance. Mentoring programs are designed to help students circumvent difficulties and improve their learning and personal development. The current study aimed to evaluate the perceptions of both students and mentors regarding a recently introduced, group-based mentoring program designed to support first-year students. After one year of regular meetings, students and mentors’ perceptions of the program were assessed by means of structured questionnaires. Response content categories were identified through multiple readings. Both regular attendees and non-participating students had positive opinions about the program. Mentors were highly satisfied at having participated and acknowledged that the program has been useful not only for assisting students, but also for fostering their own personal and professional development. In conclusion, the group-based mentoring program is feasible and can elicit positive views from both men tors and students. In addition, faculty members’ participation as mentors can also be beneficial, since the program appears to contribute to their own personal and professional development.<hr/>O ingressante na escola médica pode encontrar dificuldades variadas, que afetam seu desempenho. Programas de apoio com mentores podem servir para auxiliar os estudantes e favorecer seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Neste trabalho avaliamos as percepções de estudantes e de mentores sobre um programa de apoio baseado em grupos e planejado para apoiar estudantes ingressantes. Após um ano de funcionamento regular do programa, as percepções dos estudantes e dos mentores sobre o programa foram avaliadas utilizando questionários estruturados, cuja análise permitiu estabelecer categorias de conteúdo das respostas. Tanto os estudantes que participaram regularmente do programa, como os que não haviam participado expressaram opiniões positivas sobre o programa. Os mentores expressaram alto grau de satisfação em participar do programa e opinaram que o programa vem sendo útil também para auxiliar na formação docente. Concluímos que o programa de apoio ao estudante ingressante, baseado em grupos que operam ao redor de mentores, é viável e efetivo no auxílio ao estudante e pode também contribuir para a formação e o desenvolvimento dos docentes e médicos que participam como mentores.</description> </item> <item> <title><![CDATA[Ensino à beira do leito: relembrar para inovar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entering medical school can be associated with a number of difficulties that can hinder students’ performance. Mentoring programs are designed to help students circumvent difficulties and improve their learning and personal development. The current study aimed to evaluate the perceptions of both students and mentors regarding a recently introduced, group-based mentoring program designed to support first-year students. After one year of regular meetings, students and mentors’ perceptions of the program were assessed by means of structured questionnaires. Response content categories were identified through multiple readings. Both regular attendees and non-participating students had positive opinions about the program. Mentors were highly satisfied at having participated and acknowledged that the program has been useful not only for assisting students, but also for fostering their own personal and professional development. In conclusion, the group-based mentoring program is feasible and can elicit positive views from both men tors and students. In addition, faculty members’ participation as mentors can also be beneficial, since the program appears to contribute to their own personal and professional development.<hr/>O ingressante na escola médica pode encontrar dificuldades variadas, que afetam seu desempenho. Programas de apoio com mentores podem servir para auxiliar os estudantes e favorecer seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Neste trabalho avaliamos as percepções de estudantes e de mentores sobre um programa de apoio baseado em grupos e planejado para apoiar estudantes ingressantes. Após um ano de funcionamento regular do programa, as percepções dos estudantes e dos mentores sobre o programa foram avaliadas utilizando questionários estruturados, cuja análise permitiu estabelecer categorias de conteúdo das respostas. Tanto os estudantes que participaram regularmente do programa, como os que não haviam participado expressaram opiniões positivas sobre o programa. Os mentores expressaram alto grau de satisfação em participar do programa e opinaram que o programa vem sendo útil também para auxiliar na formação docente. Concluímos que o programa de apoio ao estudante ingressante, baseado em grupos que operam ao redor de mentores, é viável e efetivo no auxílio ao estudante e pode também contribuir para a formação e o desenvolvimento dos docentes e médicos que participam como mentores. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000400022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entering medical school can be associated with a number of difficulties that can hinder students’ performance. Mentoring programs are designed to help students circumvent difficulties and improve their learning and personal development. The current study aimed to evaluate the perceptions of both students and mentors regarding a recently introduced, group-based mentoring program designed to support first-year students. After one year of regular meetings, students and mentors’ perceptions of the program were assessed by means of structured questionnaires. Response content categories were identified through multiple readings. Both regular attendees and non-participating students had positive opinions about the program. Mentors were highly satisfied at having participated and acknowledged that the program has been useful not only for assisting students, but also for fostering their own personal and professional development. In conclusion, the group-based mentoring program is feasible and can elicit positive views from both men tors and students. In addition, faculty members’ participation as mentors can also be beneficial, since the program appears to contribute to their own personal and professional development.<hr/>O ingressante na escola médica pode encontrar dificuldades variadas, que afetam seu desempenho. Programas de apoio com mentores podem servir para auxiliar os estudantes e favorecer seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Neste trabalho avaliamos as percepções de estudantes e de mentores sobre um programa de apoio baseado em grupos e planejado para apoiar estudantes ingressantes. Após um ano de funcionamento regular do programa, as percepções dos estudantes e dos mentores sobre o programa foram avaliadas utilizando questionários estruturados, cuja análise permitiu estabelecer categorias de conteúdo das respostas. Tanto os estudantes que participaram regularmente do programa, como os que não haviam participado expressaram opiniões positivas sobre o programa. Os mentores expressaram alto grau de satisfação em participar do programa e opinaram que o programa vem sendo útil também para auxiliar na formação docente. Concluímos que o programa de apoio ao estudante ingressante, baseado em grupos que operam ao redor de mentores, é viável e efetivo no auxílio ao estudante e pode também contribuir para a formação e o desenvolvimento dos docentes e médicos que participam como mentores.