Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-527120220003&lang=pt vol. 46 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A liberdade de (se) narrar no ensino da semiologia médica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Ao escrever sobre o ensino de semiologia, escrevo sobre histórias, imagens, signos e símbolos; sobre percepções, interpretações, encontros e desencontros. É a história do outro que se entrelaça com a minha, pois, ao ouvir, ver e examinar um paciente, vou além do que é aprendido nos livros de medicina. Neste artigo, falo de uma insurreição contra essa ditadura técnico-cognitiva no ensino da semiologia. Desenvolvimento: A anamnese médica é o relato da história do paciente, além de conter a descrição do exame físico realizado. Basicamente, é o resumo do encontro clínico, que vai guiar o caminho do médico na sua formulação diagnóstica e no planejamento dos cuidados necessários para cada paciente, e é ensinada de forma metódica e rígida, sem considerar a “história” da pessoa que conta, e sim a doença que ela tem. A abordagem deste trabalho é qualitativa, e adotou-se o método da cartografia, que se associa bem com a fenomenologia e permite acompanhar o meu percurso nesta narrativa. É o meu percurso como professora de semiologia médica que trago neste artigo, como material de estudo. Vou dividir essa trajetória da docência em três momentos (“O começo”, “O ‘divisor de águas’” e “Redescoberta”). Conclusão: A inserção das humanidades e das narrativas no curso de Medicina traz uma reflexão fundamental e necessária sobre o fazer médico e o próprio ensino na saúde. Usar o método da cartografia e as reflexões surgidas nesse caminhar pode contribuir para uma formação docente mais humanizada, com uma visão mais ampla da saúde e do ensino na saúde.<hr/>Abstract: Introduction: When writing about teaching semiology/clinical skills, I write about stories, images, signs and symbols; about perceptions, interpretations, encounters and mismatches. It is the other’s story that intertwines with mine, because when listening, seeing, examining a patient, one goes beyond what is learned in medical books. In this paper, I talk about an insurrection against this technical cognitive dictatorship in the teaching of semiology. Development: Medical anamnesis is the reporting of the patient’s history, in addition to the description of the physical examination performed. Basically, it is a summary of the clinical encounter, which will guide the doctor’s path in his diagnostic formulation and planning of the necessary care for each patient. Moreover, it is taught in a methodical and rigid manner, without taking into account the “story” of those who tell it, but rather of the disease that the patient is carrying. This qualitative approach involved the method of cartography, which is tightly associated with phenomenology; it allows me to follow my path in this narrative. It is my journey, as a professor of clinical skills, that I bring here as study material. I divide this trajectory of teaching into three moments (the beginning, the watershed and rediscovery). Final considerations: The inclusion of humanities, narratives, in the medical course, brings a fundamental and necessary reflection on medical practice, and on health education itself. Using the cartography method and the reflections that emerged along this path can contribute to a more humanized teacher education, with a broader view of health, and of teaching in health. <![CDATA[Preceptoria na atenção primária durante as primeiras séries de um curso de Medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A preceptoria médica é uma atividade presente em todos os cursos de Medicina do Brasil e em grande parte dos cursos do mundo. As mudanças do ensino médico brasileiro levaram à inserção dos estudantes das primeiras séries ao mundo do trabalho, especialmente na atenção primária, evidenciando a importância da preceptoria. No curso de Medicina da UFSCar, os estudantes são inseridos em unidades de saúde da família desde a primeira série, sob acompanhamento dos docentes e médicos atuantes nas unidades. Objetivo: Compreender as percepções dos médicos sobre o exercício da preceptoria no primeiro ciclo do curso de graduação em Medicina. Método: Trata-se de estudo exploratório de cunho fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram os preceptores da primeira e segunda série do curso de Medicina da UFSCar, atuantes nos últimos cinco anos. Utilizaram-se entrevistas individuais com questões semiestruturadas para a coleta de dados, que foram analisados a partir da abordagem da análise de conteúdo, do tipo categorial temática. Resultado: Os preceptores supervisionam atividades de atendimento médico, visitas domiciliares, ações com a comunidade, ações colaborativas interprofissionais e discussões de casos; participam de espaços de reflexão da prática, análise e discussão dos produtos dos estudantes, e de avaliação, possibilitando a construção de estratégias de ensino individualizadas. Os impactos da preceptoria foram percebidos positivamente, sobretudo no cuidado de indivíduos vulneráveis, com aproximação dos sujeitos com a equipe e criação de planos de cuidado ampliados. A preceptoria é vista como estímulo à atualização, capacitação e reflexão quanto à própria prática. Entre os desafios, os médicos relataram dificuldades com a equipe de saúde, acúmulo de trabalho, indisponibilidade de tempo e fragilidade da relação universidade-rede de saúde. Conclusão: Os preceptores são essenciais para a realização da prática profissional e percebem positivamente sua relação com os estudantes no exercício da preceptoria, bem como seu impacto no cuidado. Ante os desafios apontados, faz-se necessário que os preceptores estejam inseridos em programa de qualificação para a preceptoria e educação permanente em serviço. A parceria ensino-serviço deve ser fortalecida, a fim de possibilitar o exercício da preceptoria com impactos positivos para a equipe, o estudante, as pessoas, as famílias e as comunidades.<hr/>Abstract: Introduction: Medical preceptorship is an activity found in all medical courses in Brazil and in most courses worldwide. Changes in Brazilian medical education have led to the inclusion of first and second-year students in professional practice, mainly in primary care, highlighting the importance of preceptorship. In the medical course at UFSCar, from the first year onwards students are placed in Family Health Practices under the supervision of professors and doctors working in those units. Objective: To understand physicians’ perceptions regarding the activity of preceptorship in the first cycle of the undergraduate medical course. Methodology: Exploratory study of a phenomenological nature with a qualitative approach. The study subjects were the preceptors of the first year medical students at UFSCar over the last five years. Individual interviews were conducted using semi-structured questions for data collection, and analyzed using the thematic categorial content analysis approach. Results: The preceptors supervise clinical appointments, home visits, community actions, collaborative interprofessional activities and case discussions; participate in reflections on practice, analysis and discussion of student products and evaluation, enabling the construction of individualized teaching strategies. The impacts of preceptorship were positively perceived, especially in the care of vulnerable individuals, by bringing the subjects closer to the team and creating comprehensive care plans. Preceptorship is seen as a stimulus for updating, training and reflection on the practice itself. As example of challenges, physicians reported difficulties with the health care team, work backlogs, lack of time and fragility in the relationship between university and health network. Conclusions: Preceptors are essential for the realization of professional practice, and they have a positively view of their relationship with students in the exercise of preceptorship, as well as its impact on care. In view of the challenges identified, it is essential for preceptors to be included in a qualification program for preceptorship and continuing education in service. The teaching-service partnership must be strengthened in order to enable the exercise of preceptorship with positive impacts for the team, students, people, families and communities. <![CDATA[Versão brasileira da ferramenta <em>Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine</em> (ACE): um estudo de validação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A ferramenta Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine (ACE) é um questionário recentemente proposto para avaliação de competências em Medicina Baseada em Evidências. Este estudo teve como objetivo validar a versão brasileira da ferramenta ACE. Método: Trata-se de um estudo transversal de validação realizada em duas fases. Na primeira fase, traduziu-se o questionário. Na segunda fase, estudantes de graduação e professores/preceptores do curso de Medicina responderam ao questionário. As propriedades avaliadas foram validade, consistência e confiabilidade internas. Resultado: Incluíram-se 76 estudantes de graduação e 12 professores/preceptores. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos (10,25 ± 1,71 versus 8,73 ± 1,80, diferença média de 1,52, IC95% 0,47-2,57, p = 0,005), demonstrando a validade de construto. A versão brasileira da ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach = 0,61) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0,15 em 14 dos 15 itens) adequadas. Conclusão: A versão brasileira da ferramenta ACE demonstra propriedades psicométricas aceitáveis e pode ser usada como instrumento para a avaliação de competências para a Medicina Baseada em Evidências em estudantes de Medicina brasileiros.<hr/>Abstract: Introduction: The ACE (Assessing Competencies in Evidence-Based Medicine) Tool is a recently developed questionnaire to assess competencies in Evidence-Based Medicine. The aim of this study is to validate the Brazilian version of ACE Tool. Methods: This is a cross-sectional validation study carried out in two phases. In the first phase, the questionnaire was translated. In the second phase, the questionnaire was applied to undergraduate students and teachers/preceptors of the medical course. The evaluated properties were internal validity, consistency and reliability. Results: 76 medical undergraduate students and 12 teachers/preceptors were included. The mean of teachers/preceptors was significantly higher than that of students (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, mean difference of 1.52, 95%CI 0.47-2.57, p=0.005), demonstrating construct validity. The Brazilian version of the ACE Tool obtained adequate internal consistency (Cronbach’s alpha = 0.61) and reliability (item-total correlation ≥ 0.15 in 14 of the 15 items). Conclusion: The Brazilian version of the ACE Tool shows acceptable psychometric properties and can be used as an instrument to assess competencies for Evidence-Based Medicine in Brazilian medical students. <![CDATA[Identidade médica: o impacto do primeiro contato com pacientes na empatia do estudante de Medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Empatia é definida como a capacidade de ouvir e compreender o outro, e, portanto, é um componente essencial na relação médico-paciente. Estudos apontam que proporcionar aos alunos a oportunidade de contato com o paciente logo no início do curso desperta a consciência da importância da empatia nas relações. Dessa forma, tal contato, nos primeiros semestres da Faculdade de Medicina, permite que os estudantes potencializem suas habilidades empáticas, oportunizando a construção de uma identidade profissional mais ampla e completa. Objetivo: O estudo tem como objetivo avaliar a influência do contato com o paciente na disciplina de Semiologia I, durante o segundo ano da graduação, sobre a empatia de estudantes de Medicina. Método: Trata-se de um estudo observacional e prospectivo, realizado com estudantes de Medicina de uma faculdade privada em Vitória, no Espírito Santo, matriculados na disciplina teórico-prática Semiologia I em 2019/2 e 2020/1, por meio de aplicação de questionários antes da primeira atividade prática em enfermaria e após a última. Analisaram-se as variáveis sociodemográficas e o escore de empatia. Diferenças entre os semestres foram avaliadas pelos testes qui-quadrado, exato de Fisher e de Mann-Whitney. Com os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, investigou-se a relação entre as variáveis sociodemográficas e a empatia. A influência do contato com o paciente na empatia foi averiguada pelo teste de Wilcoxon, todos com 95% de significância. Resultado: Participaram do estudo 38 alunos em 2019/2 e 60 em 2020/1. Foram significativas somente as associações entre o contato com o paciente nas enfermarias e o escore de empatia (p = 0,008), e entre o sexo e o escore de empatia (p = 0,000), sendo esta maior para mulheres e ao final da experiência da disciplina. Conclusão: A disciplina Semiologia I se mostrou capaz de afetar positivamente a empatia, que se apresentou maior no sexo feminino, corroborando a literatura. Os resultados obtidos refletem somente um semestre específico do curso, não o perfil global de empatia dos estudantes, os níveis de empatia em momentos distintos da graduação ou o comportamento dos discentes.<hr/>Abstract: Introduction: Empathy is defined as the ability to listen and understand the other, thus becoming an essential component in the doctor-patient relationship. Studies indicate that the opportunity to make contact with the patient early in the course raises awareness of the importance of empathy in the relationships. Thus, such contact, in the first semesters of medical school, enables students to enhance their empathic skills, permitting the construction of a broader and more complete professional identity. Objective: The study aims to evaluate the influence on the empathy of medical students through the interaction with patients in the discipline of Semiology I, during the second year of undergraduate school. Method: Observational and prospective study with medical students from a private medical school in Vitória (ES), enrolled in the theoretical-practical discipline of Semiology I in 2019/2 and 2020/1, through the application of questionnaires, before the first practical activity in the ward and after the last one. Sociodemographic variables and empathy score were analyzed. The differences between the semesters were evaluated by Chi-square, Fisher’s exact or Mann-Whitney tests. The relationship between sociodemographic variables and empathy was assessed by the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests. The influence of contact with patients on students’ empathy was analyzed by the Wilcoxon test, all with 95% significance. Results: The sample consisted of 38 students in 2019/2 and 60 in 2020/1. Only the associations between contact with the patients in the wards and the empathy score (p=0.008) and gender and the empathy score (p=0.000) were significant; empathy was greater among women and at the end of the discipline experience. Conclusion: The interaction between medical students and patients during the discipline of Semiology I was able to positively affect empathy, corroborating the literature. The higher levels of empathy among women also corroborate the literature. The obtained results reflect only a specific semester of the course, not the students’ overall empathy profile, levels of empathy at different moments of undergraduate school, or their behavior. <![CDATA[A aula tradicional pode ser substituída pelo <em>Worked Example</em> no ensino da radiologia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Durante a última década, o modelo tradicional de ensino médico foi amplamente debatido, e, há pouco tempo, a pandemia da Covid-19 impôs novamente mudanças, iniciadas em caráter de urgência em todo o mundo, trazendo novos desafios à formação médica no que concerne ao ensino e à aprendizagem. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example é uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de um determinado problema para um aprendiz de forma pormenorizada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo comparar as aulas expositivas em vídeo com a técnica Worked Example para ensino de tomografia de tórax. Método: Trata-se de um estudo experimental realizado, por meio de uma intervenção educacional, com alunos do curso de Medicina em fases iniciais e finais da prática clínica. Resultado: A análise de variância de medidas repetidas (ANOVA) foi usada na análise estatística. Houve diferença significativa entre as notas antes e depois do treinamento (F1; 74 = 46,008; p &lt; 0,001) e entre as fases do curso (F2; 148 = 19,452; p &lt; 0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F2; 74 = 1,401; p = 0,240). Não houve diferença significativa no esforço mental referido na comparação entre grupos (F1; 69 = 0,092; p = 0,762), porém os alunos do segundo ano apresentaram um escore de esforço significativamente maior. Conclusão: O Worked Example, uma técnica com boa aplicabilidade para estudantes da graduação e adequada para formatos digitais, mostrou-se igualmente eficaz a aula expositiva, técnica consagrada no ensino de radiologia.<hr/>Abstract: Introduction: During the last decade, the traditional model of medical education was widely debated, and recently, the Covid-19 pandemic added new challenges in teaching and learning in medical education. The Worked Example is an instructional tool in which an expert shows a detailed problem solution for a learner. Objective: This study aimed to compare, in an experimental study with medical students, lectures in online format with Worked Example for teaching chest tomography. Method: Experimental study through an educational intervention with medical students in the initial and final stages of clinical practice. Result: Analysis of variance of repeated measures (ANOVA) was used in the statistical analysis. There was a significant difference between the grades before and after training (F1; 74 = 46.008; p &lt; 0.001) and between the course phases studied (F2; 148 = 19.452; p &lt; 0.001). There was no statistically significant difference between the groups (F2; 74 = 1.401; p = 0.240). There was no significant difference in mental effort reported in the comparison between groups (F1; 69 = 0.092; p = 0.762), but students in the 2th year had a significantly higher effort score. Conclusion: Worked Example, which is a good technique for students and suitable for digital formats, was equally effective as lecture, a well-known instructional method for teaching radiology. <![CDATA[Aderência dos PPC de Medicina aos parâmetros da política de formação médica brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Pesquisas recentes têm se dedicado a analisar os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de Medicina e o grau de alinhamento deles ao que determina a legislação brasileira para abertura e funcionamento dos cursos no país. No entanto, não há estudos de abrangência nacional que tenham investigado se os PPC de Medicina estão em conformidade com a legislação brasileira vigente. Objetivo: Neste estudo, buscou-se analisar a aderência dos PPC de Medicina no Brasil às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do ensino médico e ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM). Método: Para alcançar esse objetivo, coletaram-se 157 PPC de Medicina no Brasil que foram categorizados em uma escala Likert de aderência, que varia de não aderente (1) a fortemente aderente (5), a partir de três dimensões de análise: aspectos norteadores de formação, aspectos curriculares, aspectos ensino-serviço. Posteriormente, por meio da análise de componentes principais, criou-se o Índice Sintético de Aderência dos PPC. Com o banco de dados criado, aplicaram-se estatísticas descritivas e gráficos relacionais para descrever a situação no Brasil. Resultado: Os resultados demonstram o seguinte: 1. a Região Centro-Oeste obteve a melhor performance nas três dimensões analisadas; 2. as instituições públicas (39% do total) têm maior aderência dos PPC aos parâmetros normativos analisados; e 3. a dimensão ensino-serviço aponta maior variação entre os tipos de administração das instituições, com menor aderência das instituições privadas. Conclusão: Este trabalho acende um alerta em relação à adequação dos cursos de Medicina das instituições privadas aos parâmetros normativos e legais exigidos para a formação médica no Brasil. Além disso, contribui para a literatura ao apresentar um modelo de avaliação de PPC por meio do Índice Sintético de Aderência dos PPC como sugestão para trabalhos futuros.<hr/>Abstract: Introduction: Recent studies have been dedicated to analyzing the PPCs of the medical course and their degree of alignment with what is determined by the Brazilian legislation for the opening and operation of the course in the country. However, there are no nationwide studies that have investigated whether the pedagogical projects for the medical courses are in compliance with current Brazilian legislation. Objective: In this study, we analyzed the adherence of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of medical schools in Brazil based on the National Curriculum Guidelines (DCNs, Diretrizes Curriculares Nacionais) of medical education and the “Mais Médicos” Program (PMM, Programa Mais Médicos) for Brazil. Method: To achieve this objective, we collected 157 PPCs from medical courses in Brazil and categorized them in a Likert Scale of adherence, ranging from non-adherent (1) to strongly adherent (5), based on three dimensions of analysis: guiding aspects of training, curricular aspects, teaching-service aspects. Subsequently, using the Principal Component Analysis, we created the PPC Adherence Synthetic Index. After the database was created, descriptive statistics and relational graphs were applied to describe the situation in Brazil. Results: The results show that: I) the Midwest region is the one with the best performance in the three analyzed dimensions; II) public institutions (39% of the total) have greater adherence of PPCs to the analyzed normative parameters; and III) the teaching-service dimension shows greater variation between the types of institution administration, with less adherence by private institutions. Conclusions: Therefore, ultimately, this study raises an alert regarding the adequacy of medical courses in private institutions to the normative and legal parameters required for medical training in Brazil. In addition, it contributes to the literature by presenting an evaluation model for pedagogical course projects through the Synthetic Index of Adherence of PPCs as a suggestion for future studies. <![CDATA[Competências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Introduction: The discussion about the curriculum of health area courses becomes relevant for the proposal of educational strategies that promote the development of collaborative skills. This situation will enable a change in the culture of health care, especially for the demands of the older adults. Objective: To assess the collaborative skills acquired by undergraduate students attending the Gerontology discipline. Method: This is a qualitative study, carried out with students from the Nursing, Medicine, and Nutrition courses of a public university, who took an optional course with an interprofessional focus in 2019. Data collection included the conduction of a focus group and the application of a semi structured interview. The data were analyzed using the Content Analysis technique. Results: Nine students were evaluated, and they reported the development of collaborative skills, such as teamwork, effective communication, and the planning of comprehensive care for the older adults. Conclusion: The individualized expressions of the students participating in this study make us believe that interprofessional learning qualifies as an opportunity to develop collaborative skills.<hr/>Resumo: Introdução: A discussão sobre a grade curricular dos cursos da área da saúde torna-se relevante para a proposição de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades colaborativas. Tal condição possibilitará uma mudança na cultura de atenção à saúde, principalmente, para as demandas da pessoa idosa. Objetivo: Avaliar as competências colaborativas adquiridas por graduandos em uma disciplina de gerontologia. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa com enfoque interprofissional, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de um grupo focal e a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Nove alunos avaliados relataram o desenvolvimento de competências colaborativas, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e planejamento de cuidado integral à pessoa idosa. Conclusão: As expressões individualizadas dos alunos participantes deste estudo nos fazem acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para desenvolver as competências colaborativas. <![CDATA[Fatores associados à ansiedade/depressão nos estudantes de Medicina durante distanciamento social devido à Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Os processos formativos na educação médica possuem fatores estressores e possíveis desencadeadores de transtornos mentais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência e os fatores associados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão nos estudantes de Medicina durante o distanciamento social devido à pandemia pela Covid-19. Método: Realizou-se um estudo de corte transversal entre maio a junho de 2020, com estudantes de Medicina das instituições de ensino superior do estado de Pernambuco, no Brasil. Elaborou-se um questionário on-line por meio do Google Forms contendo características sociodemográficas e clínicas, e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (EHAD). Para análise estatística, realizou-se análise multivariada, e calcularam-se a razão de risco (RR) e o intervalo de confiança de 95% (IC95%), considerando o coeficiente de significância p &lt; 0,05. Resultado: As variáveis associadas ao maior risco de sinais e sintomas de ansiedade foram sexo feminino, diminuir/aumentar o hábito de fumar, aumentar/não alterar o consumo de medicamentos, diminuir/não praticar lazer, não preparação da universidade para o ensino a distância (EAD), ter EAD antes da pandemia e diminuição do rendimento escolar comparado aos períodos anteriores. Quanto à depressão, observaram-se os seguintes fatores: maior risco para aumentar/não alterar o uso de medicamentos, diminuir a prática de lazer, universidade não ter se preparado para o EAD, diminuição do rendimento escolar e cor de pele parda. Conclusão: Identificaram-se diferentes fatores relacionados aos sinais e sintomas de ansiedade e depressão no período de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.<hr/>Abstract: Introduction: Medical training involves stressors and possible triggers of mental disorders. Objective: Our study aims to determine the prevalence and factors associated with signs and symptoms of anxiety and depression in medical students during social distancing measures imposed due to the COVID-19 pandemic. Method: A cross-sectional study was conducted between May and June 2020 among medical students from higher education institutions in Pernambuco state, Brazil. An online questionnaire was created using Google Forms containing sociodemographic and clinical characteristics and the Hospital Anxiety and Depression Scale (EHAD). For statistical analysis, multivariate analysis was performed and the risk ratio (RR) and its 95% confidence interval (95%CI) were calculated, considering the significance coefficient (p) &lt;0.05. Result: The variables associated with a higher risk of anxiety signs and symptoms were female gender, decreasing/increasing smoking habit, increasing/not changing drug consumption, decreasing/not practicing leisure, lack of preparation by the university for distance learning, distance learning in place before the pandemic and decline in academic performance compared to previous periods. As for depression, there was a greater risk of increasing/not changing the use of medications, decreasing leisure time, university not being prepared for distance learning, declining academic performance and brown skin colour. Conclusion: Different factors related to the signs and symptoms of anxiety and depression were identified in the period of social distancing resulting from the COVID-19 pandemic. <![CDATA[Lições da pandemia de Covid-19: um estudo quali-quantitativo com estudantes de Medicina e médicos recém-formados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A pandemia de Covid-19 impactou negativamente a saúde mental de médicos e estudantes de Medicina. Muito tem sido discutido sobre as lições aprendidas, no que se refere a aspectos clínicos, de diagnóstico, tratamento e prevenção. Entretanto, os médicos são treinados para o cuidado dos pacientes, o que envolve técnica e humanidade. Objetivo: Este estudo apresenta e discute as lições e reflexões aprendidas por internos de Medicina e médicos recém-formados durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de um estudo quali-quantitativo realizado durante a segunda quinzena de setembro de 2020 (seis meses após o início da pandemia) por meio de formulário em plataforma digital. Todos os alunos do internato e todos os médicos formados desde 2018 nas três faculdades de Medicina de Sergipe foram convidados a participar da pesquisa. Resultado: Obtiveram-se 148 questionários respondidos, dos quais quatro não continham respostas nos campos abertos. Quanto ao estágio de formação universitária, 36,5% eram recém-formados (n = 54), dos quais 90,7% trabalharam na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19. Ao serem questionados sobre os principais aprendizados que a pandemia havia trazido, 41 respostas estiveram voltadas para a paciência, a imprevisibilidade do futuro e a resiliência no enfrentamento das adversidades. Aproximadamente 42% (n = 62) dos participantes conheciam ao menos uma pessoa que faleceu por Covid-19, e isso se associou à necessidade de aproveitar o tempo, a vida e as pessoas (p = 0,009). Um total de 34 respostas (23%) demonstrou uma atitude positiva de reaprendizado e esperança quando os participantes foram perguntados sobre como imaginavam o trabalho e o ensino médico após pandemia. A necessidade de um retorno cauteloso foi citada em 34 (23%) respostas. Conclusão: Os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados relataram aprendizados relacionados à paciência e resiliência. A perda de familiares e amigos por Covid-19 esteve relacionada à necessidade de aproveitar o momento presente.<hr/>Abstract: Introduction: The COVID-19 pandemic has affected the mental health of doctors and medical students. There has been plenty of discussion about the lessons learned, in relation to clinical aspects, diagnosis, treatment and prevention. However, doctors are trained in patient care, which involves technique and humanity. Objective: Presentation and discussion of lessons learned from the COVID-19 pandemic for medical interns and newly graduated doctors. Method: This is a quali-quantitative study performed in the second half of September 2020 (six months after the start of the pandemic) using a digital platform. All medical internship students and all physicians graduated since 2018 from the three medical schools in Sergipe-NE-Brazil were invited to participate. Result: 148 forms were obtained, and four of them did not contain answers in the open fields. As regards the university training internship, 36.5% were newly graduated physicians (n=54), of which 90.7% worked on the front line of care for patients with COVID-19. When asked about the main lessons that the pandemic brought, 41 responses referred to patience, unpredictability of the future and resilience in facing the adversities of the pandemic. About 42% (n=62) of the participants knew at least one person who died of COVID-19, and this was associated with the need to enjoy time, life and people (p=0.09). A total of 34 participants (23%) responded with a positive attitude of relearning and hope when asked about how they imagined work and medical education after the pandemic. The need for a cautious return was cited in 34 (23%) responses. Conclusion: Newly qualified doctors and medical students reported learnings related to patience and resilience. The loss of family and friends by COVID-19 was associated with the need to seize the moment. <![CDATA[Depressão, estigma e preconceito: o que pensam os estudantes de Medicina?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A depressão é um grave problema de saúde pública, e o Brasil é o país com maior número de registros na América Latina. Entretanto, tal panorama ainda precisa ser mais problematizado no campo da educação médica, de modo a estimular o efetivo enfrentamento dos fatores que impactam a saúde mental dos estudantes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes de Medicina sobre a depressão, com ênfase no estigma e preconceito associados ao tema. Método: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e quantitativo, realizado com a utilização de questionário em formato on-line. O estudo teve aprovação prévia de Comitê de Ética em Pesquisa e contou com a participação de 131 discentes do curso de Medicina, matriculados nos ciclos básico, clínico e de internato. Resultado: A maioria dos acadêmicos definiu a depressão como uma doença (99,2%). Do total, apenas sete (5,3%) classificaram como excelentes os conhecimentos sobre a temática, ainda que a maioria tenha tido contato com o tema na graduação, principalmente no primeiro e terceiro anos. Também foi observada alta concordância com afirmativas relacionadas ao preconceito, ao estigma e à discriminação atribuídos a pessoas acometidas por depressão, além da interferência desses fatores na busca por ajuda profissional. Ademais, a depressão foi considerada uma condição negligenciada no ambiente acadêmico, o que se expressa na dificuldade de compartilhamento dos problemas enfrentados pelos estudantes, especialmente com professores e colegas de curso. Conclusão: A percepção dos estudantes demonstra que o estigma e preconceito relacionados à depressão se refletem no contexto da educação médica, havendo necessidade de intervenções que favoreçam um ambiente mais acolhedor aos alunos que enfrentam problemas dessa natureza.<hr/>Abstract: Introduction: Depression is a serious public health problem, and Brazil is the country with the highest number of cases in Latin America. However, this panorama needs to be further problematized in the field of medical education, in order to stimulate the effective confrontation of the factors that impact the mental health of students. Objective: The objective of this study was to know the perception of medical students about depression, with emphasis on the stigma and prejudice associated with the theme. Method: This is an observational, descriptive and quantitative study, carried out using a questionnaire in an online format. The study had prior approval from the Research Ethics Committee, and counted on the participation of 131 medical students, enrolled in the basic, clinical and internship cycles. Result: Most students defined depression as a disease (99.2%). Of the total, only seven (5.3%) classified their knowledge about the theme as excellent, even though most had contact with the theme during undergraduate studies, especially in the first and third years. High agreement was also observed with statements related to the prejudice, stigma, and discrimination attributed to people suffering from depression, as well as the interference of these factors in the search for professional help. Moreover, depression was considered a neglected condition in the academic environment, which is expressed in the difficulty of sharing the problems faced by students, especially with professors and classmates. Conclusion: The students’ perception demonstrates that the stigma and prejudice related to depression are reflected in the context of medical education, with a need for interventions that favor a more welcoming environment for students who face problems of this nature. <![CDATA[Empatia em estudantes de Medicina: análise em função do período da graduação e perfil sociodemográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A empatia, tida como uma das características mais marcantes dos grandes profissionais médicos, é o elemento central da relação médico-paciente e do cuidado centrado na pessoa. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar como se manifestam os níveis de empatia em estudantes de Medicina ao longo da graduação. Método: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, analítica, observacional e transversal, realizado numa instituição privada de ensino superior, situada no Nordeste do Brasil. A pesquisa se deu por meio da aplicação da Escala Jefferson de Empatia Médica - versão para estudantes (JSPE-vs) e da correlação dos dados obtidos na escala com o período da graduação e o perfil sociodemográfico dos estudantes, a fim de verificar quais correlações se mostram significativas para a expressão dos níveis de empatia dos estudantes, bem como se há erosão dela durante a formação. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2020. Contou com 193 participantes entre ingressantes, intermediários e concluintes do curso de Medicina. A amostragem utilizada foi por acessibilidade e conveniência. Resultados: A pontuação média global do nível de empatia no conjunto de todos os participantes do estudo (n = 193) foi de 123,56 ± 11,73. Quanto ao período, obteve-se o seguinte resultado: ingressantes = 124,78 ± 9,85, intermediários = 124,00 ± 11,87 e concluintes = 120,63 ± 13,57. Não se verificou diferença estatística entre os escores global ou por fator na comparação entre os três grupos estudados. E na correlação da JSPE-vs com o perfil sociodemográfico, as variáveis sexo feminino e motivo de escolha do curso por vocação foram preditoras de escores maiores de empatia. Conclusão: Não se evidenciou erosão dos níveis de empatia nos estudantes de Medicina ao longo da graduação, e os discentes do sexo feminino e aqueles que escolheram o curso por se sentirem vocacionados para tal mostraram níveis de empatia significativamente maiores. Mais estudos sobre esse tema são fundamentais, tendo em vista a importância de uma postura técnico-científico-humanística equilibrada para o exercício de uma medicina de excelência.<hr/>Abstract: Introduction: Empathy, considered one of the most remarkable characteristics of great medical professionals, is the central element of the doctor-patient relationship and of person-centered care. Objective: To investigate how levels of empathy are manifested in medical students throughout their undergraduate course. Method: This is a quantitative, analytical, observational and cross-sectional study, carried out in a private higher education institution, located in the northeast of Brazil. The research was carried out by applying the Jefferson Scale of Empathy-Student version (JSE-S) and the correlation of the data obtained in the scale with the undergraduate school period and sociodemographic profile of the students, aiming to verify which correlations were significant for the expression of students’ empathy levels, as well as whether there is an erosion during training. Data collection took place between the months of October and November 2020. The study assessed 193 participants, including students attending the first year, an intermediate year and last year of the medical course. The sampling method used was by accessibility and convenience. Results: The global average score of the level of empathy in the group of all study participants (n = 193) was 123.56 ± 11.73. Whereas, by period, it was 124.78 ± 9.85 for first-year students, 124.00 ± 11.87 for intermediate-year students and 120.63 ± 13.57 for last-year students. There was no statistical difference between global scores or by psychometric factor when comparing the three studied groups. As for the correlation of JSE-S with the sociodemographic profile, the variables female gender and reason for choosing the course due to vocation were predictors of higher empathy scores. Conclusion: There was no evidence of empathy erosion regarding the levels of empathy among medical students throughout their undergraduate course, and female students and those who chose the course because they felt they had a vocation for Medicine showed significantly higher levels of empathy. More studies on this topic are essential, considering the importance of a balanced technical-scientific-humanistic posture to enable a medical practice of excellence. <![CDATA[Genética em Medicina e Enfermagem: percepções de profissionais de saúde envolvidos com o processo ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A evolução na área da genética motivou entidades de medicina e enfermagem a recomendarem competências específicas aos seus profissionais na área. Assim, professores e preceptores envolvidos no processo ensino-aprendizagem devem apresentar e discutir a genética de forma adequada, assegurando formação qualificada aos estudantes. Objetivo: Este estudo teve como objetivo explorar a percepção de professores e preceptores dos cursos de Medicina e Enfermagem de uma universidade pública brasileira sobre o processo ensino-aprendizagem de genética na graduação. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, desenvolvido com amostra de conveniência, cuja coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico autoaplicável. Foram convidados 317 profissionais, dos quais 40 (12,6%) participaram. Fez-se estatística descritiva dos dados, que foram classificados em cinco categorias: 1. descrição, formação acadêmica e atuação profissional da amostra, 2. genética no processo ensino-aprendizagem, 3. educação continuada em genética médica/clínica, 4. genética na prática clínica e 5. testes genéticos. Resultado: Participaram da amostra 28 (70%) médicos, sete (17,5%) enfermeiros e cinco (12,5%) profissionais de outras áreas da saúde, sendo 87,5% mestres ou doutores. Sobre o processo ensino-aprendizagem, 31 (77,5%) participantes relataram que sua atuação se relacionava indiretamente com a genética, embora 29 (72,5%) nunca tenham realizado atividade de educação continuada na área. Na prática clínica, dois (5%) participantes mencionaram que faziam história familiar até a terceira geração, dez (25%) relataram que orientavam as gestantes sobre teratógenos durante a gestação e lactação, e 17 (42,5%) afirmaram que encaminhavam ocasionalmente pacientes ao especialista em genética. Os participantes foram, em geral, capazes de identificar as principais características clínicas que levam à suspeição de doenças genéticas, embora algumas situações tenham sido subestimadas, como a importância do aconselhamento genético nos casos de consanguinidade e idade materna ou paterna avançada. Sobre testes genéticos, apenas cinco (12%) participantes relataram que se sentiam seguros para solicitar, interpretar e comunicar seus resultados. Conclusão: Espera-se que docentes e preceptores de áreas da saúde estimulem seus estudantes a articular teoria e prática, incorporando habilidades e competências relacionadas à genética no cuidado integral dos indivíduos. A partir dos resultados, podem ser identificadas oportunidades para aprimorar o ensino de genética nessa e em outras instituições de ensino superior.<hr/>Abstract: Introduction: The evolution of genetics has led to medical and nursing entities recommending specific skills to their health professionals. Professors and preceptors in the area must therefore introduce and discuss genetics accordingly to ensure proper training for students. Objective: This study aimed to explore how professors and preceptors of Medicine and Nursing courses at a Brazilian public university perceive the subject matter of genetics in the teaching and learning process of undergraduate studies. Method: This is a descriptive, exploratory, and cross-sectional study that was conducted with a convenience sample, and data was collected through a self-administered electronic questionnaire. In total, 317 professionals were invited and 40 (12.6%) participated. Descriptive data statistics were developed and classified into five categories: 1. description, academic training, and professional information; 2. genetics in the teaching and learning process; 3. continuing education in medical/clinical genetics; 4. genetics in clinical practice; and 5. genetic testing. Result: Twenty-eight (70%) physicians, seven (17.5%) nurses, and five (12.5%) professionals from other health areas participated in the sample, 87.5% of whom have a postgraduate qualification. As regards the teaching and learning process, 31 (77.5%) participants reported that their work was indirectly related to genetics, although 29 (72.5%) had never carried out a continuing education activity in the area. In clinical practice, two (5.0%) participants investigated family history up to three generations back, ten (25%) participants reported advising pregnant women about teratogens during pregnancy and lactation, and 17 (42.5%) reported occasionally referring patients to a genetics specialist. In general, participants were able to identify the main clinical characteristics that lead to suspected genetic diseases, although some situations were underestimated, such as the importance of genetic counseling in cases of consanguinity and advanced maternal or paternal age. Regarding genetic tests, only five (12%) participants reported feeling confident enough to request, interpret, and communicate results. Conclusion: Professors and preceptors in health areas are expected to encourage students to connect theory and practice, incorporating skills and competencies related to genetics into the comprehensive care of individuals. Based on these results, opportunities may be identified to improve the teaching of genetics in this and other higher education institutions. <![CDATA[Distribuição da semiologia do adulto nas escolas médicas do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A semiologia é a base da prática clínica e seu ensino é essencial no curso de Medicina. Este estudo foi desenvolvido por haver uma lacuna no conhecimento sobre sua distribuição no Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição da semiologia do adulto nas escolas médicas brasileiras. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com 226 escolas médicas brasileiras que disponibilizavam a distribuição de semiologia na internet entre as 335 ativas, em dezembro de 2020 (67,5%). As variáveis estudadas foram região geográfica, administração, gratuidade e tempo de existência da escola, carga horária do curso, do internato e de semiologia, e ano(s) ou semestre(s) em que a semiologia era ofertada no currículo. A análise dos dados foi descritiva, e analisaram-se as associações com os testes: t de Student, análise de variância, qui-quadrado de Pearson, U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Admitiu-se um nível de significância de p &lt; 0,05. Resultado: A semiologia foi mais frequentemente ofertada apenas no quarto semestre (n = 40), seguida por sua oferta em dois semestres: quarto e quinto e terceiro e quarto. Entre as 226 escolas, 142 integravam os conteúdos em módulos ou eixos (62,8%). Entre 117 escolas que forneciam a carga horária de semiologia, mediana foi de 240,0 horas (P25-75 = 165,4 - 338,2), sem diferença estatística por região geográfica, administração, gratuidade e tempo de existência da escola. A mediana da carga teórica de semiologia [77,5 horas (P25-75 = 51,7 - 123,5)] foi menor do que a carga prática [147,0 horas (P25-75 = 64,5 - 180,0)], Z = -3,99, p &lt; 0,01. A mediana da porcentagem da carga horária de semiologia no curso foi de 2,9% (P25-75 = 2,0 - 4,0). Conclusão: A semiologia é mais frequentemente ofertada no quarto semestre, e sua carga horária não difere por características geográficas, de administração e tempo de existência das escolas estudadas.<hr/>Abstract: Introduction: Semiology is the basis of clinical practice and its teaching is essential in the medical course. This study was developed to fill a gap in the knowledge about its distribution in Brazil. Objective: To analyze the distribution of adult semiology in Brazilian medical schools. Method: Cross-sectional descriptive study with 226 Brazilian medical schools that provided the distribution of semiology on the Internet among the 335 active schools in December 2020 (67.5%) The variables studied were school geographic region, administration and free tuition, time of existence of the course, course load of the regular course, clerkship and semiology, and year(s) or semester(s) in which semiology was offered in the curriculum. Data analysis was descriptive and the associations were analyzed using: Student’s t, Chi-square, Analysis of Variance, Mann-Whitney-U, Kruskal Wallis and Wilcoxon tests. The significance level was set at p &lt; 0.05. Result: Semiology was more frequently offered only in the 4th semester (n = 40), followed by its offer in two semesters, the 4th and 5th and 3rd and 4th. Among the 226 schools, 142 integrated semiology into modules or axes (62.8%). Among the 117 schools that provided the semiology course load, its median was 240.0 hours (P25-75 = 165.4 - 338.2), with no statistical difference by geographic region, type of administration and time of existence of the course. The median of the theoretical course load [77.5 hours (P25-75 = 51.7 - 123.5)] was lower than the practical course load [147.0 hours (P25-75 = 64.5 - 180.0)], Z = - 3,99, p &lt; 0,01. The median of the percentage of semiology course load during the course was 2.9% (P25-75 = 2.0 - 4.0). Conclusion: Semiology is more frequently offered in the 4th semester and its median course load is similar in Brazilian geographic regions and by school administration type and time of existence of the assessed schools. <![CDATA[Consenso Abem para o ensino de comunicação nas escolas médicas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A comunicação é uma competência essencial para o(a) médico(a) e outras categorias profissionais, e deve ser desenvolvida durante sua formação profissional. A elaboração de um projeto de comunicação, incluindo um consenso brasileiro, visou subsidiar as escolas médicas a preparar os estudantes de Medicina para se comunicarem efetivamente com os(as) cidadãos/cidadãs brasileiros(as), de características plurais intra e inter-regionais, pautando-se no profissionalismo e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Este manuscrito apresenta o consenso para o ensino de comunicação nas escolas médicas brasileiras. Método: O consenso foi construído colaborativamente com 276 participantes, experts em comunicação, docentes, profissionais de saúde e discentes, de 126 escolas médicas e cinco instituições de saúde, ao longo de nove encontros presenciais em congressos e de encontros virtuais quinzenais ou mensais. Nos encontros, compartilharam-se as experiências dos participantes e o material bibliográfico, incluindo os consensos internacionais, e apresentou-se o consenso em construção, com discussão em grupos para elencar novos componentes para o consenso brasileiro, seguida por debate com todos para pactuá-los. A versão final foi aprovada em reunião virtual, com convite a todos(as) os(as) participantes em julho de 2021. Após submissão, diversas alterações foram requeridas, o que demandou novos encontros para revisão da versão final do consenso. Resultado: O consenso tem como pressupostos que a comunicação deve ser centrada nas relações, pautada nos princípios do SUS, na participação social e no profissionalismo, e embasada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina, em referenciais teóricos e nas evidências científicas. São descritos objetivos específicos para desenvolver a competência em comunicação nos estudantes, abrangendo: fundamentos teóricos; busca e avaliação crítica da literatura; elaboração e redação de documentos; comunicação intrapessoal e interpessoal no ambiente acadêmico-científico, na atenção à saúde em diversos contextos clínicos e na gestão em saúde. Recomenda-se a inserção curricular da comunicação do início ao final do curso, integrada a outros conteúdos e áreas de saber. Conclusão: Espera-se que esse consenso contribua para a revisão ou implementação da comunicação nos currículos das escolas médicas brasileiras.<hr/>Abstract: Introduction: Communication is an essential competence for the physician and other professional categories, and must be developed their professional training. The creation of a communication project including a Brazilian consensus aimed to subsidize medical schools in preparing medical students to communicate effectively with Brazilian citizens, with plural intra and inter-regional characteristics, based on the professionalism and the Brazilian Unified System (SUS) principles. Objective: The objective of this manuscript is to present the consensus for the teaching of communication in Brazilian medical schools. Method: The consensus was built collaboratively with 276 participants, experts in communication, faculty, health professionals and students from 126 medical schools and five health institutions in face-to-face conference meetings and biweekly or monthly virtual meetings. In the meetings, the participants’ experiences and bibliographic material were shared, including international consensuses, and the consensus under construction was presented, with group discussion to list new components for the Brazilian consensus, followed by debate with everyone, to agree on them. The final version was approved in a virtual meeting with invitation to all participants in July 2021. After the submission, several changes were required, which demanded new meetings to review the consensus final version. Result: The consensus is based on assumptions that communication should be relationship-centered, embedded on professionalism, grounded on the SUS principles and social participation, and based on the National Guidelines for the undergraduate medical course, theoretical references and scientific evidence. Specific objectives to develop communication competence in the students are described, covering: theoretical foundations; literature search and its critical evaluation; documents drafting and editing; intrapersonal and interpersonal communication in the academicscientific environment, in health care and in health management; and, communication in diverse clinical contexts. The inclusion of communication in the curriculum is recommended from the beginning to the end of the course, integrated with other contents and areas of knowledge. Conclusion: It is expected that this consensus contributes the review or implementation of communication in Brazilian medical schools’ curricula. <![CDATA[Transtornos mentais e estratégias de enfrentamento entre estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Introduction: Medical students are commonly considered a vulnerable public to the emergence of mental disorders. In the COVID-19 pandemic context, recent evidence suggests that the COVID-19 crisis may have affected the medical student’s mental health. Objective: We aimed to investigate the prevalence of depression, anxiety, and stress symptoms in undergraduate medical students, the associated factors, and the relationship between coping strategies and psychological symptoms during the COVID-19 pandemic period. Method: This is a cross-section study with 141 undergraduate medical students from a public medical school in Brazil. The student’s mental health was assessed with the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) and the coping strategies were assessed with the Brief Coping Orientation to Problems Experienced inventory (Brief COPE). Data were collected from December 1, 2020, to February 28, 2021, through the Google Form platform. Descriptive analysis, chi-square, multivariate Poisson regression, and Spearman’s correlation were performed. Result: Regarding the students’ mental health, 78 (55.3%; 95%CI: 47.1-63.3) were categorized as having depression symptoms, 71 (50.4%, 95%CI: 42.2-58.5) as having anxiety symptoms, and 86 (61%; 95%CI: 52.8-68.7) as having stress symptoms. About the associated factors, skin color/race had an association with depression and stress, year of the course had an association with stress only, history of psychological/psychiatry treatment had an association with anxiety and stress and self-rated mental health had an association with depression, anxiety, and stress. In relation to the coping strategies, problem-focused strategies had no significant correlations with depression, anxiety, and stress. Emotion-focused strategies had a weak negative correlation with depression only. Avoidance strategies had a moderate positive correlation with depression, anxiety, and stress. Conclusion: Overall, our results show high prevalence rates of depression, anxiety, and stress in Brazilian undergraduate medical students and the significant relationship between coping strategies and the presence of psychological impairment during the COVID-19 pandemic.<hr/>Resumo: Introdução: Os estudantes de Medicina são comumente considerados um público vulnerável ao surgimento de transtornos mentais. No contexto da pandemia da covid-19, evidências recentes sugerem que a saúde mental dos estudantes de Medicina pode ter sido afetada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de Medicina, os fatores associados e a relação entre estratégias de enfrentamento (coping) e sintomas psicológicos durante o período de pandemia da covid-19. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado com 141 estudantes de Medicina de uma faculdade pública de Medicina do Brasil. Avaliou-se a saúde mental dos estudantes por meio da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), e adotou-se o inventário Brief Coping Orientation to Problem Experienced (Brief COPE) para analisar as estratégias de enfrentamento. Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, por meio da plataforma Google Form. Realizaram-se análises descritivas, teste qui-quadrado, regressão multivariada de Poisson e correlação de Spearman. Resultado: Em relação à saúde mental dos estudantes, 78 (55,3%; IC95%: 47,1-63,3) foram categorizados com sintomas de depressão, 71 (50,4%, IC95%: 42,2-58,5) com sintomas de ansiedade e 86 (61%; IC95%: 52,8-68,7) com sintomas de estresse. Sobre os fatores associados, cor/raça teve associação com depressão e estresse; ano do curso, apenas com estresse; histórico de tratamento psicológico/psiquiátrico, com ansiedade e estresse; e autoavaliação de saúde mental, com depressão, ansiedade e estresse. Em relação às estratégias de enfrentamento, as estratégias focadas no problema não apresentaram correlações significativas com depressão, ansiedade e estresse. As estratégias focadas na emoção tiveram uma correlação negativa fraca apenas com a depressão. As estratégias de evitação tiveram uma correlação positiva moderada com depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: De modo geral, nossos resultados mostram altas taxas de prevalência de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e uma relação significativa entre estratégias de enfrentamento e a presença de comprometimento psicológico durante a pandemia da covid-19. <![CDATA[Análise fatorial do desempenho no exame de residência médica, teste de progresso e coeficiente de desempenho nos estágios do internato]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Introduction: The relationships between the students’ performance on medical residency exams and progress tests and medical clerkship rotations are not well established. Objective: The objective of this study was to measure the correlations between grades on progress tests and clerkship rotations assessments and the medical residency exam and determine which performance had the strongest correlation with the final medical residency exam. Methods: This was a retrospective and longitudinal study with correlation analyses of grades on progress tests from the 1st to 6th year of medical school, the clerkship rotations performance coefficient (5th and 6th years of school) and the final medical residency exam in a cohort of students enrolled in a federal public medical school using factor analysis. Students who performed the progress tests from the 1st to 6th year were included. Results: Of 123 students enrolled in the first year of medical school in 2009, 114 (92.7%) performed the progress tests during the six years and were included. The average grades on the progress tests from 1 to 10 were 2.67 (1st year), 3.01 (2nd year), 4.19 (3rd year), 4.01 (4th year), 5.19 (5th year), and 6.38 (6th year). The average grades in the clerkship rotations were 8.32 (5th year) and 8.26 (6th year). The average score on the theoretical medical residency exam was 7.53 and the final result of the medical residency exam was 8.05. Factor analysis detected three domains with greater correlation strength that accounted for 76.3% of the model variance. Component 1 was identified as the coefficient of academic performance (CAP) 5th, CAP 6th and final medical residency exam grades, whereas component 2 was constituted by the grades of the 5th and 6th years progress tests and the third component comprised the progress tests of the 2nd, 3rd and 4th years. Conclusions: Grades on the progress tests, the clerkship rotations assessments and the final medical residency exam were correlated. Moreover, the performance during the medical clerkship rotations showed the strongest correlations with medical residency exam grades.<hr/>Resumo: Introdução: As relações entre o desempenho dos alunos nos exames de residência médica e testes de progresso e os estágios no internato médico não estão bem estabelecidas. Objetivo: Este estudo teve como objetivos medir as correlações entre as notas nos testes de progresso e as notas no internato e o resultado final do exame de residência médica, e determinar qual desempenho teve a maior correlação com o exame final da residência médica. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo e longitudinal com análises de correlação de notas em provas de progresso do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina, coeficiente de desempenho de estágios do internato (quinto e sexto anos) e notas do exame final de residência médica em uma coorte de alunos matriculados em uma Faculdade de Medicina de uma instituição pública federal, usando análise fatorial. Foram incluídos os alunos que realizaram os testes de progresso do primeiro ao sexto ano. Resultado: Dos 123 alunos matriculados no primeiro ano do curso de Medicina em 2009, 114 (92,7%) realizaram os testes de progresso durante os seis anos letivos e foram incluídos. As notas médias nos testes de progresso de 1 a 10 foram 2,67 (primeiro ano), 3,01 (segundo ano), 4,19 (terceiro ano), 4,01 (quarto ano), 5,19 (quinto ano) e 6,38 (sexto ano). As notas médias nos estágios foram 8,32 (quinto ano) e 8,26 (sexto ano). A nota média no exame teórico da residência médica foi 7,53; e a média no exame final da residência, 8,5. A análise fatorial detectou três domínios com maior força de correlação que responderam por 76,3% da variância do modelo. O componente 1 foi identificado como coeficiente de rendimento acadêmico (CAP) 5º, CAP 6º e o resultado final do exame de residência médica, o componente 2 foi formado pelas notas das provas de progresso do quinto e sextos anos, e o terceiro componente compreendeu as notas do progresso do segundo, terceiro e quarto anos. Conclusão: As notas das provas de progresso, as avaliações do internato e o exame final de residência médica apresentaram correlações significantes. Além disso, o desempenho durante o internato apresentou maior correlação com as notas do exame final de residência médica. <![CDATA[Racionalidades Médicas: avaliação de componente optativo na formação médica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A superação da crise mundial do paradigma biomédico tem promovido a inserção de medicinas tradicionais nos sistemas públicos de saúde de muitos países. O Brasil é vanguarda desse movimento e, a partir do lançamento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006, insere oficialmente práticas na atenção à saúde ofertada pelo SUS. Entretanto, a baixa qualificação nessa área dos profissionais que atendem ao SUS tem dificultado a resolubilidade dos serviços. Um dos grandes desafios é a formação de profissionais sensíveis a práticas de saúde provenientes de outras culturas e com paradigma vitalista. A hipótese do estudo é que a inserção de conteúdo sócio-histórico-epistemológico de Racionalidades Médicas no período formativo pode introduzir uma efetiva articulação entre diferentes medicinas, saberes e práticas, promovendo integração do saber convencional com outras culturas em saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o interesse dos acadêmicos pelo tema, pouco reconhecido nos cursos de Medicina do Brasil, mas crescentemente valorizado e incorporado na educação médica de muitos países. Método: Trata-se de um estudo de abordagem mista. A análise qualitativa de delineamento exploratório-descritivo foi organizada mediante exploração dos dados coletados com perguntas abertas aplicadas aos acadêmicos no primeiro dia de aula e ao final do curso, com respostas manuscritas. A análise quantitativa de delineamento transversal foi feita por meio de informações coletadas em questionário fechado, aplicado no último dia de aula. Resultado: Considerando as questões apresentadas aos estudantes no início e ao final da oferta do componente, as expectativas foram superadas, sendo muito bem avaliado ao término. Os participantes do estudo demonstraram interesse em novos conhecimentos no período formativo. As análises permitem afirmar que inserir esse tema aguça a reflexão crítica sobre os paradigmas, mesmo sendo apresentado de forma vertical, pontual e de caráter informativo no contexto do curso estudado. Ficou demonstrado que, na percepção dos estudantes, há grande interesse na inclusão de disciplinas que abordem esse campo científico. Conclusão: Este estudo demonstra que, na realidade do curso pesquisado, há boas perspectivas de integração e complementaridade de novos saberes e práticas de saúde na formação médica.<hr/>Abstract: Introduction: Overcoming the global crisis of the biomedical paradigm has promoted the insertion of Traditional Medicine in public health systems in many countries. Brazil is at the forefront of this movement, and since the launch of the National Policy on Integrative and Complementary Practices in 2006, it has officially included practices in the health care offered by the SUS. However, low qualification in this area of the professionals who work for the SUS, has hindered the levels of resolution in these services. One of the major challenges is training professionals who would be sensitive to health practices from other cultures and follow a vitalist paradigm. The study hypothesis is that the inclusion of socio-historical-epistemological content of Medical Rationalities during professional training can introduce an effective articulation between different medicines, promoting integrated knowledge. Objective: To assess the interest of academics in the topic, which carries little recognition in medical courses in Brazil but has been increasingly valued and incorporated into medical education in many countries. Method: This is a mixed-approach study. The qualitative analysis was organized by exploring the data collected with open-ended questions applied to students on the first day of classes and at the end of the course. The cross-sectional analysis was performed using information collected in a closed questionnaire applied to students. Result: Considering the questions presented to students at the beginning and the end of the component, expectations were exceeded, with very high assessment levels achieved at the end. The study participants showed interest in new knowledge in the training period. The analyses allow us to assert that including this theme sharpens critical reflection on the paradigms, even though it is presented vertically, punctually, and with an informative character, in the context of the course. There was great interest from participants in disciplines that addressed this scientific field. Conclusion: There are good prospects for the integration and complementarity of new knowledge and health practices in medical education in the reality of the studied course. <![CDATA[Formação interprofissional na graduação em saúde: revisão sistemática de estratégias educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A educação interprofissional (EIP) procura desenvolver habilidades colaborativas dos profissionais de saúde para a melhoria do cuidado ao paciente. Objetivo: Essa revisão explora as estratégias educacionais não pontuais utilizadas na formação interprofissional, na graduação em saúde, identificando seus potenciais e suas fragilidades. Método: A busca incluiu artigos publicados nas bases de dados BVS (LILACS), Cochrane, CINAHL, Embase e MEDLINE. Definiu-se a questão de pesquisa pelo anagrama PICO: selecionaram-se estudos que incluíssem, pelo menos, dois cursos de graduação em saúde, sendo um deles de Medicina, e que relatassem estratégia educacional mínima de 15 horas e sua avaliação. Resumos publicados em congressos, opiniões, editoriais e revisões sistemáticas foram excluídos. Resultado: Avaliaram-se 28 estudos publicados entre 2005 e 2019, sendo 31% no último biênio. Prevaleceram a simulação (36%) ou o uso de métodos combinados (29%) na avaliação de atitudes dos alunos, a compreensão dos papéis dos profissionais de saúde, o trabalho em equipe, a comunicação e o conhecimento em resposta à intervenções de EIP. Predominaram estudos nos domínios: papéis e responsabilidades (75%) e trabalho em equipe (64%). A abordagem de valores e ética (32%) e de comunicação (28%) foi menos frequente. Dos artigos, 18 (64%) apresentavam dois ou mais objetivos e seis (18%) buscavam estudar, em conjunto, os quatro domínios da EIP. Entre as intervenções utilizadas como estratégias de ensino, 36% (dez estudos) eram de simulação; 29% (oito), métodos combinados; 18% (cinco), prática clínica (trabalho colaborativo em unidades ambulatoriais ou enfermarias); 14% (quatro), observação direta (shadowing); 11%, aprendizagem baseada em problemas; e dois, aprendizado on-line (e-learning) e workshop. A qualidade geral dos estudos incluídos foi baixa, atendendo de dois a cinco dos seis critérios de qualidade. O cegamento do avaliador não foi citado em 25 publicações. O trabalho colaborativo em cenários reais é descrito como o mais eficiente. Conclusão: A EIP vem sendo incorporada ao processo de formação na saúde, e múltiplas estratégias focadas em resultados e baseadas em competências otimizam a construção de relações efetivas e o desenvolvimento de habilidades para a prática colaborativa. A fragilidade dos artigos aponta que a EIP de estudantes ainda constitui grande desafio para as instituições formadoras.<hr/>Abstract: Introduction: Interprofessional Education (IPE) seeks to develop collaborative practice among health professionals to improve patient care. Objective: This systematic review exploits the non-punctual IPE strategies in undergraduate health courses, identifying their potential and weaknesses. Method: The search included articles published in the LILACS, COCHRANE, CINAHL, EMBASE and MEDLINE. The research question was defined by the PICO anagram: studies were selected that included at least two undergraduate health courses, one of them in Medicine, and that reported a minimum educational strategy of 15 hours and its review. Abstracts published in congresses, opinions, editorials, and systematic reviews were excluded. Results: There have been 28 reviewed studies published between 2005-2019, 31% of which have been in the last two years. The dominant themes were simulation (36%) or the use of combined methods (29%) in the assessment of student attitudes, understanding of health professionals’ roles, teamwork, communication, and knowledge in response to IPE interventions. Studies in the Domains - Roles and responsibilities (75%) and teamwork (64%) predominated. The approach to values and ethics (32%); communication (28%) was less frequent. 18 articles (64%) had two or more objectives and six articles (18%) sought to study the four domains of IPE together. Among the interventions used as teaching strategies, 36% (10 studies) were simulation, 29% (8 studies) combined methods, 18% (5 studies) clinical practice (collaborative work in outpatient units or wards), 14% (4 studies) direct observation (shadowing), 11% problem-based learning, and 2 online learning studies (e-learning) and workshops. The overall quality of the included studies was low, meeting two to five of the six quality criteria. Blind peer reviewing was not cited in 25 publications. Collaborative work in real settings is described as the most efficient. Conclusion: IPE has been incorporated in the process of healthcare training and multiple results-based competence optimizes effective relationship development and the abilities needed in the collaborative practice. The fragility of the articles indicates that the interprofessional education of students is still a great challenge for educational institutions. <![CDATA[Programas de pesquisa para graduandos em Medicina no Brasil: uma revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A iniciação científica (IC) é o processo de treinamento e estudo sobre a metodologia científica ou a execução de pesquisa com orientação. Tal prática é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, verificada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e apoiada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas. A IC tem o potencial de produzir e permitir o avanço do conhecimento, bem como favorecer uma prática de Medicina Baseada em Evidências. Objetivo: Este estudo teve como objetivo delimitar o panorama acerca dos programas de pesquisa para graduandos de Medicina no Brasil, buscando os requisitos mínimos para caracterizar uma IC e as potencialidades e os desafios na realidade brasileira. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, conforme critérios PRISMA, realizado no período de maio a junho de 2021 nas bases de dados SciELO, PubMed, BVS, Google Acadêmico e BDTD. Efetuou-se análise qualitativa dos artigos selecionados por meio de avaliação de possíveis vieses e organização em seis categorias temáticas: 1. políticas institucionais, 2. engajamento e interesse de discente, 3. desafios à prática de pesquisa, 4. orientadores, 5. efeitos e produtos da IC, e 6. formação científica. Resultado: Foram incluídos 12 estudos na análise final. As escolas investigadas, em sua maioria, não tinham programas de IC estruturados e possuíam a maior parte de seus estudantes interessados por pesquisa científica ou em realizar trabalhos científicos. Os principais desafios à prática da pesquisa por estudantes foram a falta de estímulo institucional, de financiamento e de infraestrutura adequada. E, como efeitos da IC, grande parte dos estudantes apresentou um trabalho em congressos, mas dificilmente publicaram em periódicos. Conclusão: A IC é um programa com atividades que envolvem a aplicação do método científico com grande relevância para estimular a condução de um projeto de pesquisa com carácter ético, técnico e científico. A potencialidade político-social mais interessante da participação na IC é a desmistificação da pós-graduação e da carreira acadêmica, e o desafio mais presente na realidade brasileira é a falta de estímulo institucional.<hr/>Abstract: Abstract: Undergraduate Research (UR) is the process of training and studying the scientific methodology or carrying out research under guidance. This practice is foreseen by the National Curriculum Guidelines of 2014, verified by the National Higher Education Assessment System and supported by the Medical Schools Accreditation System. UR has the potential to produce and allow the advancement of knowledge, as well as favoring the practice of Evidence-Based Medicine. Objective: to delineate the overview about research programs for medical students in Brazil, seeking the minimum requirements to characterize a UR and the potential and challenges in the Brazilian reality. Method: this is a systematic review study, carried out according to the PRISMA criteria from May to June 2021 in the SciELO, PubMed, VHL, Google Scholar and BDTD databases. A qualitative analysis of the selected articles was carried out through the evaluation of possible biases and organization into seven thematic categories: 1. institutional policies, 2. student engagement and interest, 3. challenges to research practice, 4. advisors, 5. effects and products of UR and 6. scientific training. Result: Twelve studies were included in the final analysis. Most of the investigated schools did not have structured UR programs, most of their students were interested in scientific research or in carrying out scientific studies. The main challenges to the practice of research by students were the lack of institutional stimulus, funding and adequate infrastructure. And, as an effect of UR, most students presented their research at conferences, but hardly published it in journals. Conclusion: UR is a program with activities that involve the application of the scientific method with great relevance to stimulate the performance of a research project with an ethical, technical and scientific nature. The most interesting political-social potential of participation in the UR is the demystification of postgraduate studies and academic careers, and the most present challenge in the Brazilian reality is the lack of institutional stimulus. <![CDATA[Educação interprofessional na formação em saúde no Brasil: <em>scoping review</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A educação interprofissional (EIP) pode ser um caminho para aprimorar o cuidado em saúde ao promover oportunidades para que estudantes desenvolvam competências para trabalho em equipe, prática colaborativa e integralidade do cuidado; contudo, os efeitos da implementação da EIP no Brasil precisam ser explorados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira sobre a aprendizagem de alunos de cursos da saúde no contexto da EIP, os desafios e os avanços para formadores e gestão. Método: Trata-se de uma scoping review para responder à seguinte questão: “Como tem ocorrido a aprendizagem de estudantes brasileiros em processos formativos que utilizam a abordagem da EIP na visão do estudante, formador e gestor?”. A busca ocorreu nas bases Web of Science, Periódicos Capes, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde, com o descritor/palavra-chave “educação interprofissional”. Buscaram-se trabalhos de 2010 a 2020, publicados em português, inglês ou espanhol, em que o Brasil foi o país de publicação ou de origem do estudo. Identificaram-se 145 estudos, dos quais 53 eram duplicados. Analisaram-se 92, e 28 compuseram a amostra final. Os achados foram organizados em “EIP na perspectiva do estudante”; “Formadores na ótica da EIP”; “Avanços e desafios na gestão de ensino e saúde”; “Recomendações para EIP no contexto brasileiro”. Resultado: O público-alvo envolveu estudantes, residentes, formadores e equipe de saúde, totalizando 2.886 participantes. A aprendizagem na lógica da EIP permite ao estudante reconhecer a integralidade da assistência ao paciente e o SUS como norteador das ações de saúde. Os formadores são relevantes no desenvolvimento do trabalho colaborativo, mas têm pouca capacitação pedagógica, pouca motivação e pouco apoio institucional. A gestão compreende a EIP como ferramenta complementar no apoio a outras reformas brasileiras, contudo esforços são necessários para a integração ensino-serviço-comunidade e a promoção do currículo integrado. Conclusão: Quando se realizou o mapeamento sobre EIP, identificou-se que os estudos estão alinhados com o SUS para a transformação da formação e a qualificação do cuidado, demonstrando a potencialidade da EIP para os currículos da saúde. A aprendizagem de alunos, mediada pela interprofissionalidade, tem facilitado o desenvolvimento das competências requeridas, de modo a atender às DCN e às necessidades do SUS, apesar dos diversos desafios enfrentados pelos estudantes, formadores e gestores.<hr/>Abstract: Introduction: Interprofessional education (IPE) can be used to improve health care by promoting opportunities for students to develop competencies for teamwork, collaborative practice and comprehensive care. However, the effects of IPE implementation in the Brazilian context need to be explored. Objective: To map the Brazilian scientific production on the learning of students attending health courses in the context of IPE, challenges and advances for educators and management. Method: A scoping review was carried out to answer the following question: How does student learning occur in formative processes that use the IPE approach from the viewpoint of students, educators and managers? The search took place in the Web of Science databases, Capes, Scopus and Virtual Health Library, using the descriptor/keyword “interprofessional education.” Publications were searched from 2010 to 2020, published in Portuguese, English or Spanish, of which Brazil was the country of publication or origin of the study. We identified 145 studies; 53 were duplicated, 92 were analyzed, and 28 comprised the final sample. The findings were organized into “IPE from the student’s perspective,”; “ IPE from the educators’ perspective,”; “Advances and challenges in teaching and health management,”; “Recommendations for IPE in the Brazilian context.” Results: The target audience involved students, residents, facilitators and health staff, totaling 2,886 participants. Learning according to the IPE allows the student to recognize the integrality of patient care and the SUS as the guide of health actions. The facilitator is relevant in developing collaborative work but has little pedagogical training, motivation, and institutional support. Management understands IPE as a complementary tool, supporting other Brazilian politician reforms, but efforts are needed to promote teaching-service-community integration and endorse the integrated curriculum. Conclusion: By mapping IPE, it was identified that the studies are aligned with the SUS to transform the training and qualification of care, demonstrating the potential of IPE for health curricula. Student learning, mediated by interprofessionality, has facilitated the development of the competencies required to meet the DCNs and the needs of the SUS, despite the various challenges faced by the students, educators and management. <![CDATA[Instrução entre pares como método de ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A instrução entre pares baseia-se na aquisição de conhecimento e habilidade por meio de cooperação entre estudantes com status e habilidades semelhantes. Assim, faz-se necessário buscar na literatura evidências científicas sobre a utilização, a eficácia, as potencialidades e as fragilidades desse tipo de instrução no processo ensino-aprendizagem referente ao ensino superior na área da saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar na literatura as evidências científicas sobre a metodologia ativa instrução entre pares aplicadas no ensino superior na área da saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo revisão integrativa, que teve como pergunta norteadora: ¨Quais evidências científicas existem na literatura sobre a metodologia ativa instrução entre pares aplicadas no ensino superior na área da saúde?¨. Realizou-se a pesquisa no período de junho e julho de 2020 nas bases de dados LILACS, MEDLINE (PubMed) e SciELO. Resultado: Foram analisados 12 artigos. Os resultados apontam que a aprendizagem em pares é uma ferramenta de ensino eficaz que contribui para o processo ensino-aprendizagem, pois proporciona aos alunos (tutores e tutoreanos) a oportunidade de revisar os conhecimentos e as habilidades adquiridos e refletir sobre eles. A maioria dos estudos foi realizada com alunos da graduação em Medicina de diversos países. Conclusão: A instrução entre pares se apresenta como potencial significativo em desenvolver o processo de autorreflexão e autoconhecimento, em diferentes estágios da formação superior. Professores, estudantes e instituições podem se beneficiar da implementação sistematizada dessa metodologia para aprimorar a aquisição de conhecimento e intensificar as relações interpessoais e práticas colaborativas de ensino-aprendizagem.<hr/>Abstract: Introduction: Peer Instruction is based on the acquisition of knowledge and skill through cooperation between students of equal status and skills. Thus, it is necessary to search the literature for scientific evidence about its use, effectiveness, strengths, and weaknesses in higher education in the health area. Objective: To review the literature for scientific evidence of the Peer Instruction active methodology applied in higher health education. Method: This is a descriptive, integrative review study, which followed the guiding question: What scientific evidence is there in the literature on the active methodology of Peer Instruction applied in higher education in the health field? The research was carried out in the period of June and July 2020 in the Lilacs, Medline (PubMED) databases and in the SciELO online library. Result: 12 articles were analyzed. The results show that peer learning is an effective teaching tool that contributes to the teaching-learning process, as it provides students (tutors and students) with the opportunity to review and reflect on their own knowledge and skills. Most of the studies were carried out with medical students from different countries. Conclusion: Peer instruction is presented as having a significant potential to develop the process of self-reflection and self-knowledge, in different stages of higher education. Teachers, students and institutions can benefit from the systematic implementation of this methodology to improve the acquisition of knowledge and intensify interpersonal relationships and collaborative teaching-learning practices. <![CDATA[Educação médica em reanimação cardiopulmonar: transposição didática do presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: A transposição didática do processo de ensino-aprendizagem presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação em reanimação cardiopulmonar foi uma estratégia implementada por docentes para promover a educação cognitiva, psicomotora e reflexiva sobre aspectos éticos de estudantes de Medicina primeiranistas em tempos de pandemia. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva e reflexiva, resultado colaborativo multiprofissional e multidisciplinar de oito docentes, visando atingir objetivos educacionais. Ocorreu em 2021, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), nas disciplinas de Fundamentos Assistenciais e Noções de Primeiros Socorros, e Bioética e Humanidades Médicas. As atividades foram planejadas para serem realizadas com os 120 estudantes matriculados, por meio da plataforma Google Sala de Aula, vinculada à conta institucional, de maneira síncrona e assíncrona. Combinaram-se diferentes estratégias de ensino, materiais, mídias e linguagens com materiais didáticos on-line hipermidiáticos e off-line multimidiáticos, compostos por diferentes tipos/formatos. Discussão: A transposição foi singular e desafiadora para docentes e discentes. Fundamentou-se o trabalho colaborativo interprofissional docente na integração das duas disciplinas e na materialização da educação nas dimensões teóricas e práticas simuladas. Acredita-se que a abordagem utilizada, combinando alguns meios tecnológicos, simuladores artesanais, possibilitou, no contexto das restrições impostas pela pandemia em curso, o ensino e a aprendizagem em suporte básico de vida, na temática reanimação cardiopulmonar. Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências cognitivas, técnicas e comportamentais, e avaliar o seu progresso, realizando e recebendo feedbacks imediatos, bem como por meio de avaliação formativa sem atribuição de nota. Conclusão: A transposição didática do processo de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias possibilitou que os estudantes se aproximassem do conteúdo teórico e participassem de simulações clínicas em seus lares com segurança. Porém, não há um estudo comparativo que mostre que o desenvolvimento foi semelhante ao presencial. Consequentemente, será necessário que a assessoria pedagógica avalie as possíveis lacunas de aprendizagem e como poderão ser superadas ao longo do curso.<hr/>Abstract: Introduction: The didactic transposition of the traditional in-person teaching-learning process to the remote-interactive one with simulation in cardiopulmonary resuscitation was a strategy implemented by teachers to promote cognitive, psychomotor, and reflective education on the ethical aspects of first-year medical students in times of pandemic. Experience report: This is an experience report with a descriptive and reflective approach, which is a multiprofessional and multidisciplinary collaborative result of eight teachers, aiming to achieve educational goals. It took place in 2021, at the School of Medicine of Jundiaí (FMJ), in the disciplines of Basic Care and First Aid Notions and Bioethics and Medical Humanities. The activities were planned to be carried out with the 120 enrolled students, through the Google Classroom platform, linked to the institutional account, synchronously and asynchronously. Different teaching strategies, materials, media, and languages ​​were combined with online hypermedia and offline multimedia teaching materials, consisting of different types/formats. Discussion: The transposition was unique and challenging for teachers and students. The collaborative interprofessional teaching work was fundamental for the integration of the two disciplines and the materialization of education in the simulated theoretical and practical dimensions. It is believed that the approach used, combining some technological means, craft simulators, allowed the teaching and learning in basic life support in the cardiopulmonary resuscitation topic in the context of the restrictions imposed by the ongoing pandemic. The students had the opportunity to develop cognitive, technical, and behavioral skills, as well as assess their progress, performing and receiving immediate feedback, as well as through formative assessment without grade assignment. Conclusion: The didactic transposition of the teaching and learning process mediated by technologies allowed students to approach the theoretical content and safely participate in clinical simulations in their homes. However, there is no comparative study that shows that the development was similar to in-person teaching. Consequently, it will be necessary for the pedagogical advisory board to evaluate the possible learning gaps and how they can be overcome throughout the course. <![CDATA[Ensino híbrido para ensino de patologia renal na residência médica: um relato]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: O ensino híbrido pode ser utilizado como recurso pedagógico às formas tradicionais de ensinar. A ausência de um laboratório de patologia renal pode gerar uma lacuna na formação de médicos residentes em nefrologia. Este estudo descreve como a complementação do conteúdo com o uso de um atlas on-line de patologia renal foi descrita por médicos residentes. Relato de experiência: Um atlas virtual de patologia renal elaborado por preceptores das residências médicas de nefrologia e patologia foi apresentado a oito médicos residentes matriculados no serviço, que, durante 15 dias, incluíram os estudos desse conteúdo em suas atividades. Os residentes avaliaram a experiência de ensino-aprendizagem por meio de um grupo focal. Discussão: Estratégias de ensino on-line podem ser utilizadas para complementar o conhecimento adquirido durante a residência médica. No entanto, é importante que essa etapa da estratégia de ensino híbrido seja motivadora na visão do estudante e se adapte ao momento vivenciado pelos médicos residentes, os quais já possuem carga de trabalho determinada. Esses pontos estiveram entre os temas emergentes na análise temática do conteúdo do grupo focal, que também incluiu sugestões dos alunos em como modificar a apresentação do conteúdo. Conclusão: A inserção de estratégias de ensino híbrido pode auxiliar a formação dos médicos residentes, bem como abrir espaço para a produção discente. Parcerias interinstitucionais devem ser desenvolvidas para suprir barreiras à elaboração de e-learning pelos formadores médicos.<hr/>Abstract: Introduction: Blended Learning can be used as a pedagogical resource to the traditional ways of teaching. The lack of a Renal Pathology laboratory can result in a gap in the training of resident physicians in Nephrology. This study describes how complementing the content with the use of an online Renal Pathology atlas was described by resident physicians. Experience report: A virtual atlas of Renal Pathology prepared by preceptors of the Medical Residencies of Nephrology and Pathology was presented to eight resident physicians enrolled in the service, who, for fifteen days, included the studies of this content in their activities. The residents evaluated the teaching-learning experience through a focus group. Discussion: Online teaching strategies can be used to complement the knowledge acquired during Medical Residency. However, it is important that this stage of the blended learning strategy be motivating in the students’ view, adapting to the moment experienced by resident physicians, who already have a pre-determined workload. These points were among the emerging topics in the thematic analysis of the content of the focus group, which also included suggestions from the students on how to modify the content presentation. Conclusion: The inclusion of blended learning strategies can help the training of resident physicians, as well as open space for student production. Inter-institutional partnerships should be developed to overcome barriers to e-learning development by medical trainers. <![CDATA[O ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Introduction: Human Anatomy is an essential subject for medical education. In addition to the theoretical content, practice is an irreplaceable way of learning. However, the COVID-19 pandemic brought up new challenges to the teaching of Anatomy. Therefore, new strategies were implemented aiming to adapt the medical curriculum. Experience report: At UNICAMP, Anatomy was taught virtually, through synchronous and asynchronous activities. For practical sessions, teachers and teaching assistants recorded lessons using real anatomical structures. The students had tutoring sessions with content review and quizzes. The anatomy final exams were taken on Google Forms. At the end of each semester, questionnaires were applied so that the students could evaluate the teaching tools. Discussion: The new method had both positive and negative aspects, but it was important to assure the maintenance of the teaching-learning process. All tools were approved by the students and the objectives of the course were achieved with no additional funding. Conclusion: This experience demonstrated that a teaching team consisting of teachers and monitors is of great value in the learning process. Furthermore, it showed that low-cost technology tools are helpful in overcoming adversities. Nevertheless, this model does not replace face-to-face teaching.<hr/>Resumo: Introdução: A anatomia humana é uma disciplina indispensável para a formação médica. Além do conteúdo teórico, sabe-se que o aprendizado por meio da prática é insubstituível. Entretanto, a pandemia de Covid-19 impôs desafios ao ensino de anatomia. Por isso, novas estratégias de ensino foram desenvolvidas para adaptar o currículo médico. Relato de experiência: Na Unicamp, o conteúdo de anatomia foi oferecido virtualmente por meio de atividades síncronas e assíncronas. Para as práticas, professores e monitores gravaram aulas com peças anatômicas verdadeiras. Os alunos também tiveram monitorias com revisão de conteúdo e quizzes. As provas finais foram feitas em formulários do Google Forms. Ao fim de cada semestre letivo, aplicaram-se questionários para que os estudantes avaliassem as novas ferramentas de ensino. Discussão: O novo método teve pontos positivos e negativos, mas foi importante para garantir a manutenção do processo de ensino-aprendizagem. Todas as ferramentas foram aprovadas pelos alunos, e atingiram-se os objetivos do curso sem financiamento adicional. Conclusão: Essa experiência demonstrou que a união entre professores e monitores é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, revelou que ferramentas tecnológicas de baixo custo podem ser úteis nesse contexto. Entretanto, esse modelo não substitui o ensino presencial. <![CDATA[Acolhimento em um centro de atenção psicossocial: relato de experiência de um médico em formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Os serviços destinados à atenção psicossocial são essenciais para a garantia de direitos da população assistida e a aquisição de um processo longo, e ainda atual, denominado de Reforma Psiquiátrica, com um desenho de política pública de estratégias e programas para a efetivação de um cuidado voltado para o indivíduo e seu contexto social. Entre as estratégias e os programas, destaca-se o acolhimento como interlocutor dos processos que envolvem o usuário da rede de atenção psicossocial e os serviços prestados pelas unidades de saúde, com ênfase no Centro de Atenção Psicossocial e em particular o álcool e drogas (CAPSad). O presente relato de experiência visa apresentar as nuances do acolhimento presentes nos serviços e nas atividades prestados por um CAPSad de um município do interior da Bahia e a importância dessa vivência para a formação médica. Relato de experiência: As experiências foram apresentadas em quatro momentos: primeiros contatos e a experiência de aproximação com o CAPSad; simpósio sobre o cuidado destinado ao usuário de álcool e outras drogas; acompanhamento de consultas médicas em saúde mental; e realização de atividades em sala de espera e com grupos terapêuticos. Discussão: As experiências sobre o cuidado integral destinado à saúde mental possibilitaram ao estudante de Medicina vivenciar o acolhimento e as singularidades da atenção psicossocial; conhecer as vulnerabilidades das pessoas que fazem uso de álcool e drogas ilícitas; perceber a importância da família no processo de cuidado; participar de consultas médicas baseadas no Método Clínico Centrado na Pessoa; e compreender imprescindibilidade da atenção multiprofissional para a integralidade das ações em saúde. Conclusão: O cuidado integral destinado à saúde mental apresenta-se como um tema desafiador e necessário para a formação do futuro médico. A inserção do estudante na rede de atenção psicossocial favorece os processos voltados para o ensino-aprendizagem e fortalece a integração ensino, serviço e comunidade.<hr/>Abstract: Introduction: Services aimed at psychosocial care are essential for guaranteeing the rights of the assisted population, acquiring a long process, and still current, called Psychiatric Reform, with a public policy design of strategies and programs for the effectiveness of care aimed at the individual and their social context. Among these, embracement stands out as an interlocutor in the processes that involve the user of the Psychosocial Care Network and the services provided by the health units, with emphasis on the Psychosocial Care Center and in particular care related to alcohol and drug users (CAPSad). The present experience report aims to present the nuances of embracement present in the services and activities provided by a CAPSad in a municipality in the interior of Bahia and the importance of this experience for medical training. Experience report: the experiences were presented in four moments: first contacts and the experience of getting to know the CAPSad; Symposium on the care of users of alcohol and other drugs, monitoring medical consultations in mental health and carrying out activities in the waiting room and with therapeutic groups. Discussion: The experiences of comprehensive mental health care enabled the medical student to experience embracement and the singularities of psychosocial care; understand the vulnerabilities of people who use alcohol and illicit drugs; the importance of the family in the care process; participate in medical consultations based on the Person-Centered Clinical Method; as well as multiprofessional care for the integrality of health actions. Conclusion: Comprehensive mental health care constitutes a challenging and necessary topic for the training of the future physician. The inclusion of the student in the psychosocial care network favors the processes aimed at teaching-learning and strengthens the teaching-service-community integration. <![CDATA[Atenção plena e equilíbrio emocional: experiência de uma disciplina durante a pandemia de Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Os estudantes de Medicina vivem experiências de adoecimento e dificuldades em saúde mental frequentes e, muitas vezes, graves. Essas experiências se acentuaram durante a pandemia de doença por coronavírus (Covid-19). Nesse contexto, o treinamento em atenção plena e regulação emocional pode ser uma ferramenta útil de promoção da saúde mental nessa população. Relato de Experiência: Com o objetivo de disponibilizar esse treinamento para os estudantes de Medicina de uma instituição de ensino de Minas Gerais, foi ofertada uma disciplina sobre atenção plena e equilíbrio emocional. Ofereceu-se essa disciplina entre setembro e dezembro de 2020, com 13 aulas síncronas remotas semanais, com duas horas de duração, para 16 estudantes. Após o transcurso da disciplina, aplicou-se um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas com três seções: informações sociodemográficas, avaliação da disciplina baseada na Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA) e avaliação de impactos no bem-estar subjetivo por meio do Questionário de Saúde Geral 12 (General Health Questionnaire 12 - GHQ-12). Treze estudantes responderam ao questionário da pesquisa. A disciplina foi considerada satisfatória pela maioria dos estudantes em todos os itens avaliados. Nos 12 aspectos de saúde mental pesquisados, a concordância com os impactos positivos da disciplina variou de oito a 12 respondentes. Discussão: Em consonância com as revisões sistemáticas sobre o tema, a disciplina “Atenção plena e equilíbrio emocional” parece ter impactado de forma positiva a saúde mental, a sociabilidade e a autoimagem dos estudantes. Todos os aspectos pedagógicos avaliados foram considerados satisfatórios por mais de 80% dos participantes, com exceção dos que avaliavam especificamente o formato remoto. O caráter optativo da oferta da disciplina pode ter contribuído de forma relevante para esse resultado. Conclusão: Considerando as particularidades do contexto pandêmico, foi possível disponibilizar uma proposta original de disciplina sobre atenção plena e equilíbrio emocional positivamente avaliada pelos estudantes. Novas pesquisas são necessárias para confirmar a associação entre a participação na disciplina e a promoção do bem-estar mental.<hr/>Abstract: Introduction: Medical students experience frequent and often severe mental illness and difficulties in mental health. These experiences were accentuated during the covid 19 pandemic. In this context, training in mindfulness and emotional balance can represent a useful tool for promoting mental health in this student group. Experience Report: In order to make this training available to medical students at a university in Minas Gerais, a course on Mindfulness and Emotional Balance was offered between September and December 2020 with 13 synchronous remote weekly classes, lasting two hours. After the course, the 16 participant students were invited to answer an online questionnaire with three sections: sociodemographic information, evaluation of the course based on the Satisfaction with Academic Experience Scale (ESEA); and assessment of impacts on subjective well-being based on the General Health Questionnaire 12 (General Health Questionnaire 12 - GHQ-12). Thirteen students answered the survey questionnaire. The discipline was considered satisfactory in all evaluated items. Within the 12 aspects of mental health surveyed, agreement with the impacts of the discipline ranged between 8 and 12 respondents. Discussion: In line with systematic reviews on the topic, the course of mindfulness and emotional balance seems to have positively impacted the students’ mental health, sociability and self-image. All pedagogical aspects evaluated were considered satisfactory by more than 80% of the participants, with the exception of those who specifically evaluated the remote format. The optional nature of the course may have significantly contributed to this result. Conclusion: Considering the particular circumstances of the pandemic, it was possible to provide an original proposal for a discipline on mindfulness and emotional balance that was positively evaluated by students. Further research is needed to confirm the association between participation in the discipline and the promotion of mental well-being. <![CDATA[ERRATA EM: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 46, número 3]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000300901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Introdução: Os estudantes de Medicina vivem experiências de adoecimento e dificuldades em saúde mental frequentes e, muitas vezes, graves. Essas experiências se acentuaram durante a pandemia de doença por coronavírus (Covid-19). Nesse contexto, o treinamento em atenção plena e regulação emocional pode ser uma ferramenta útil de promoção da saúde mental nessa população. Relato de Experiência: Com o objetivo de disponibilizar esse treinamento para os estudantes de Medicina de uma instituição de ensino de Minas Gerais, foi ofertada uma disciplina sobre atenção plena e equilíbrio emocional. Ofereceu-se essa disciplina entre setembro e dezembro de 2020, com 13 aulas síncronas remotas semanais, com duas horas de duração, para 16 estudantes. Após o transcurso da disciplina, aplicou-se um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas com três seções: informações sociodemográficas, avaliação da disciplina baseada na Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA) e avaliação de impactos no bem-estar subjetivo por meio do Questionário de Saúde Geral 12 (General Health Questionnaire 12 - GHQ-12). Treze estudantes responderam ao questionário da pesquisa. A disciplina foi considerada satisfatória pela maioria dos estudantes em todos os itens avaliados. Nos 12 aspectos de saúde mental pesquisados, a concordância com os impactos positivos da disciplina variou de oito a 12 respondentes. Discussão: Em consonância com as revisões sistemáticas sobre o tema, a disciplina “Atenção plena e equilíbrio emocional” parece ter impactado de forma positiva a saúde mental, a sociabilidade e a autoimagem dos estudantes. Todos os aspectos pedagógicos avaliados foram considerados satisfatórios por mais de 80% dos participantes, com exceção dos que avaliavam especificamente o formato remoto. O caráter optativo da oferta da disciplina pode ter contribuído de forma relevante para esse resultado. Conclusão: Considerando as particularidades do contexto pandêmico, foi possível disponibilizar uma proposta original de disciplina sobre atenção plena e equilíbrio emocional positivamente avaliada pelos estudantes. Novas pesquisas são necessárias para confirmar a associação entre a participação na disciplina e a promoção do bem-estar mental.<hr/>Abstract: Introduction: Medical students experience frequent and often severe mental illness and difficulties in mental health. These experiences were accentuated during the covid 19 pandemic. In this context, training in mindfulness and emotional balance can represent a useful tool for promoting mental health in this student group. Experience Report: In order to make this training available to medical students at a university in Minas Gerais, a course on Mindfulness and Emotional Balance was offered between September and December 2020 with 13 synchronous remote weekly classes, lasting two hours. After the course, the 16 participant students were invited to answer an online questionnaire with three sections: sociodemographic information, evaluation of the course based on the Satisfaction with Academic Experience Scale (ESEA); and assessment of impacts on subjective well-being based on the General Health Questionnaire 12 (General Health Questionnaire 12 - GHQ-12). Thirteen students answered the survey questionnaire. The discipline was considered satisfactory in all evaluated items. Within the 12 aspects of mental health surveyed, agreement with the impacts of the discipline ranged between 8 and 12 respondents. Discussion: In line with systematic reviews on the topic, the course of mindfulness and emotional balance seems to have positively impacted the students’ mental health, sociability and self-image. All pedagogical aspects evaluated were considered satisfactory by more than 80% of the participants, with the exception of those who specifically evaluated the remote format. The optional nature of the course may have significantly contributed to this result. Conclusion: Considering the particular circumstances of the pandemic, it was possible to provide an original proposal for a discipline on mindfulness and emotional balance that was positively evaluated by students. Further research is needed to confirm the association between participation in the discipline and the promotion of mental well-being.