Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-527120220004&lang=es vol. 46 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica: 45 years of history]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400101&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Medical education, race and health: what is missing for the construction of an antiracist pedagogical project?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: Embora a educação médica esteja pautada, hegemonicamente, por princípios universalistas e igualitários, este artigo pretende tensionar tais concepções ao considerar a heterogeneidade e a multiplicidade imbricadas no saber-fazer médico ante as determinações históricas, sociais e locorregionais de saúde. Para compreender a medicina nesse panorama complexo, é preciso que a produção de conhecimento, desde a construção de projetos pedagógicos e currículos de graduação, privilegie a equidade em saúde, abrangendo, sobretudo, o cuidado destinado às minorias sociais. Nesse substrato, encontra-se a população negra, coletivo majoritário no Brasil, principalmente na Região Nordeste, que enfrenta diversas fragilidades no alcance de uma atenção à saúde integral. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação em Medicina, do Nordeste brasileiro, e suas interfaces com conteúdos que contribuam para a formação médica no enfrentamento das iniquidades da saúde da população negra. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, com análise de 23 PPC de graduação em Medicina de 13 universidades públicas federais da Região Nordeste. Realizou-se também a correlação dos dados com achados científicos e referenciais teóricos que abordam a temática de saúde da população negra e formação médica. Resultado: Identificou-se a presença de disciplinas obrigatórias e optativas sobre a contextualização de raça na saúde em seus aspectos essenciais, o que permite proporcionar aos estudantes de Medicina a compreensão histórica e sociocultural da negritude. Entretanto, é imperioso enfatizar o déficit na abordagem prática com escassez de temas transversais, propostas de internato ou estágio e fomento de programas de extensão, bem como de políticas institucionais de incentivo ao assunto, o que sinaliza o pouco valor atribuído ao campo da experiência para a compreensão da saúde racializada e fortalece o esvaziamento de práticas específicas à saúde da população negra, diminuindo a capacidade médica de interpretar situações, práticas e condutas de maneira efetiva. Conclusão: Este artigo evidencia, portanto, que o fomento de uma educação médica antirracista exige uma formação pautada na práxis dialógica, humanista e crítico-reflexiva da saúde da população negra, sendo necessário correlacionar teorias com habilidades, competências e atitudes assistenciais pautadas no conhecimento racializado para a construção de PCC dos cursos de Medicina.<hr/>Abstract: Introduction: The hegemony of medical education is based on so-called universalistic and egalitarian principles. This paper questions such principles, considering the heterogeneity and multiplicity imbricated in medical know-how in light of historical, social and loco-regional health conditions. To understand medical knowledge in that complex panorama, the production of knowledge must privilege equity in health in the development of pedagogical projects and undergraduate curricula. Do these projects and curricula deal with care for social minorities properly? In Brazil, black people constitute the main social group affected by that social reality. In the Northeast region of the country, that population usually faces several difficulties to access proper medical care. Objective: This paper aims to analyze the pedagogical projects of undergraduate medical programs in the Northeast of Brazil and their interfaces with contents that contribute to medical training to address the health inequities of the black population. Methodology: This is an exploratory, descriptive and cross-sectional study. It analyzes 23 pedagogical projects from 13 federal public undergraduate medical programs at universities in the Brazilian Northeast. Data were correlated with scientific findings and theoretical references that address the health of black people and medical education. Results: The studied programs contain compulsory and optional courses which contextualize social race in health. They present a historical and sociocultural understanding of blackness to medical students. However, in a practical sense there are several gaps, including a lack of cross-sectional approaches, of proposals for internships and limited promotion of community outreach programs and institutional policies to encourage racial issues. This reveals the little value ascribed to the field of experience for understanding racialized health, and shows a lack of specific practices for the health of the black population, reducing medical capacity to interpret situations, practices and behaviors in racialized contexts. Conclusion: This paper shows that the promotion of an antiracist medical education requires a training based on dialogical, humanistic, critical-reflexive praxis regarding the health of the black population. It is necessary to correlate theories and skills, competencies and care practices, based on racialized knowledge for the construction of pedagogical projects for undergraduate medical programs in the Brazilian Northeast. <![CDATA[Medical students’ perception about the self-management skills acquired during remote learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para as instituições de ensino superior (IES) de todos os países. Nesse contexto, destacou-se a necessidade de reestruturação do processo de ensino-aprendizagem de forma a garantir a aquisição real de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de métodos de estudo para que os discentes conseguissem conviver com o ensino remoto emergencial (ERE) e seus contratempos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar como ocorreu o estudo dirigido e a percepção dos discentes quanto aos ganhos de habilidades de autogestão durante o ERE. Método: Trata-se de um estudo transversal quantitativo e qualitativo, realizado com 93 estudantes de Medicina de diferentes IES brasileiras. Utilizou-se questionário semiestruturado para a coleta dos dados. Os dados foram processados no software Iramuteq, e utilizaram-se análise de similitude e nuvem de palavras, além de estatística descritiva. Resultado: Em relação ao tempo dedicado ao estudo dirigido, 59,1% dos estudantes relataram que o estabeleceram, e 57,0% afirmaram que traçaram estratégias para melhor geri-lo; 68,8% mencionaram que perceberam diferenças ao compararem os métodos de fixação de conteúdo utilizados antes e durante no ERE, e, desses, 70,3% consideraram que essas novas técnicas foram eficientes. Na análise qualitativa, analisaram-se seis corpora monotemáticos, relacionados à opinião sobre o que auxiliou e o que prejudicou a gestão das emoções e do tempo, quais estratégias de fixação de conteúdo foram utilizadas e quais habilidades de autogestão foram desenvolvidas no período do ERE. Conclusão: Evidenciou-se que, apesar das dificuldades encontradas, elas foram superadas com a adoção de estratégias centradas no desenvolvimento de habilidades de autogestão de tempo, emoções e fixação de conteúdo por parte dos estudantes, e, dessa forma, pode-se inferir que eles perceberam o desenvolvimento de algumas das habilidades essenciais para superar os novos e recentes desafios impostos pelas mudanças no planeta, como organização pessoal, dos estudos e do tempo, além das relacionadas às emoções e ao gerenciamento de recursos tecnológicos.<hr/>Abstract: Introduction: The Covid-19 pandemic presented several challenges to Higher Education Institutions (HEIs) in all countries. In this context, there is a prominent need to restructure the teaching-learning process in order to guarantee genuine knowledge acquisition, as well as the development of study methods to enable students to deal with the emergency remote teaching (ERT) and its setbacks. Objective: To investigate directed study was implemented and how students viewed the gains in self-management skills during ERT. Method: Quantitative and qualitative cross-sectional study, conducted with 93 medical students from different Brazilian HEIs. A semi-structured questionnaire was used for data collection. The data were processed using the IRAMUTEQ software, similarity analysis and word cloud, in addition to the use of descriptive statistics. Results: In relation to the time dedicated to directed study, 59.1% of the students reported having established it and 57.0% said they had outlined strategies to better manage this time; 68.8% reported having perceived differences when comparing the learning consolidation methods used before and during ERT and, of these, 70.3% considered that these new techniques were efficient. In the qualitative analysis, six monothematic corpora were analysed, relating to opinions on what helped and what hindered emotional and time management, which learning consolidation strategies were used and which self-management skills were developed during ERT. Conclusion: It was demonstrated that the difficulties encountered were overcome through the adoption of strategies to help students develop self-management skills in relation to time, emotions and learning consolidation. It can therefore be inferred that students successfully mastered some of the essential skills to overcome new and recent challenges imposed by changes in the world, such as their personal organization, studies and time, in addition to those related to emotions and management of technological resources. <![CDATA[Factors associated with anxiety, depression and stress in medical students in the Covid-19 pandemic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: O curso de Medicina apresenta alta prevalência de transtornos mentais, e essa situação é agravada com a pandemia da Covid-19. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados aos sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes de Medicina durante o período pandêmico. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Foram aplicados dois questionários: um sobre dados sociodemográficos, pessoais e acadêmicos, e a DASS-21. Resultado: Investigou-se uma amostra de 274 estudantes de Medicina. A maioria dos participantes era do sexo feminino (63,5%) com idade que variava de 21 a 25 anos (58,4%). Dos entrevistados, 40,1% raramente encontraram os amigos. A maior parte estava insatisfeita com o rendimento acadêmico (79,9%) e acusou piora na qualidade de vida (54,7%). Em relação aos dados sociodemográficos, foi evidenciada uma incidência muito maior de depressão, ansiedade e estresse em estudantes do sexo feminino (p &lt; 0,0001). No que diz respeito aos dados pessoais e clínicos, os estudantes que já tinham doença psiquiátrica apresentaram mais comumente ansiedade, estresse e depressão (p &lt; 0,0001), e aqueles já faziam terapias psicológicas tiveram o mesmo resultado (p &lt; 0,0001). Quanto aos aspectos acadêmicos, no grupo que referiu já ter pensado em abandonar o curso, houve maior incidência de depressão, ansiedade e estresse (p &lt; 0,0001), bem como quem referiu piora na qualidade de vida durante a pandemia teve depressão, ansiedade e estresse com maior frequência (p &lt; 0,0001). Conclusão: Este estudo evidenciou aspectos sociodemográficos, pessoais e acadêmicos, e, consequentemente, os fatores que estiveram associados a maiores níveis de ansiedade, depressão e estresse em estudantes de Medicina durante a pandemia da Covid-19. Tendo em vista o impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes, é essencial a adoção de medidas e programas específicos que visem à diminuição e à prevenção dos transtornos psíquicos no ambiente estudantil.<hr/>Abstract: Introduction: Medical school reports a high prevalence of mental disorders, and this situation has been aggravated by the Covid-19 pandemic. Thus, the aim of this study was to analyze the factors associated with symptoms of anxiety, depression, and stress in medical students during the pandemic. Methods: This is an analytical cross-sectional study with a quantitative approach. Two questionnaires were applied, the first on sociodemographic, personal, and academic data and the second on the DASS-21 Scale Results: A sample of 274 medical students was investigated. Most participants were female (63.5%) and aged between 21 and 25 years (58.4%). Of those interviewed, 40.1% rarely meet up with friends. Most were dissatisfied with their academic performance (79.9%) and reported a worsening in their quality of life (54.7%). Regarding sociodemographic data, a much higher incidence of depression, anxiety and stress was evidenced in female students (p&lt;0.0001). Considering the personal and clinical data, students who had previously suffered psychiatric illness were more likely to present anxiety, stress and depression (p&lt;0.0001), with the same result reported by those who were already undergoing psychological therapies (p&lt;0.0001). As for academic aspects, in the group that reported having thought about leaving the course, there was a higher incidence of depression, anxiety and stress (p&lt;0.0001), and those who reported a declining quality of life during the pandemic suffered from depression, anxiety and stress more frequently (p&lt;0.0001). Conclusion: This study demonstrated sociodemographic, personal and academic aspects and, consequently, the factors that were associated with higher levels of anxiety, depression and stress in medical students during the Covid-19 pandemic. In view of the impact of the pandemic on the mental health of students, it is essential to adopt specific measures and programs aimed at reducing and preventing mental disorders in the student environment. <![CDATA[Remote teaching in medical education during the Covid-19 pandemic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A educação médica no contexto da pandemia da Covid-19 enfrentou dificuldades e mudanças no processo de ensino-aprendizado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os desafios do ensino remoto na formação médica durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade federal do Sul do país. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, em que os participantes foram 46 estudantes de dois cursos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, dos campi de Florianópolis e Araranguá, durante o ano de 2021. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o grupo focal on-line, totalizando sete encontros. Investigaram-se os dados coletados por meio da análise de conteúdo temática. Resultado: Observou-se prejuízo nas relações entre estudantes de Medicina e comunidade, principalmente em razão da restrita inserção de conhecimentos sobre a pandemia nos currículos formais dos cursos, da diminuição do convívio com pacientes, da dissolução do elemento teórico-prático no ensino remoto pela ausência de atividades práticas e do engessamento do currículo formal. Durante a formação acadêmica, houve sofrimento psicológico dos estudantes decorrente do distanciamento social e da exaustiva carga horária teórica. Conclusão: A construção do conhecimento médico e a oferta de cuidados coerentes às necessidades da população foram afetadas pela Covid-19. Tornam-se indispensáveis o reconhecimento de tal descompasso e a necessidade da constituição de estratégias para solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades encontradas pelos estudantes, com base em seus aprendizados, na resposta aos anseios da população e na necessidade de adaptações na educação médica diante da pandemia da Covid-19 para o processo de formação médica.<hr/>Abstract: Introduction: In the context of the COVID-19 pandemic, medical education has faced changes in the teaching-learning process. Objective: To understand the challenges of remote teaching in medical training during the COVID-19 pandemic at a Federal University in the south of Brazil. Method: This is a study with a qualitative approach, whose subjects comprised students from two medical courses at the Federal University of Santa Catarina, Florianópolis campus and Araranguá campus, during 2021. The technique used for data collection was the online focus group, totaling seven meetings. Forty-six students participated. The collected data were investigated through Thematic Content Analysis. Results: Deterioration in the relationship between medical students and the community was observed, mainly due to the restricted inclusion of knowledge about the pandemic in the formal curricula of the courses, reduced contact with patients, dissolution of the theoretical-practical element in remote teaching due to the absence of practical activities and the inflexible nature of the formal curriculum. During academic training, there was psychological overload on students due to social distancing and exhaustive theoretical workload. Conclusions: The construction of medical knowledge and the provision of care consistent with the population’s needs was affected by COVID-19. It is essential to recognize such a mismatch and the need to establish strategies to solve the problems related to the difficulties encountered by students, based on their learning, in response to the population’s aspirations and the need for adaptations in medical education in the face of the COVID-19 pandemic for the medical education process. <![CDATA[Knowledge of medical students and physicians about palliative care: application of the BPW questionnaire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: Os cuidados paliativos (CP) possibilitam a interação da equipe multidisciplinar e proporcionam qualidade de vida e alívio da dor, ao considerarem o biopsicossocial e a espiritualidade do indivíduo, de modo a não adiar ou acelerar a morte. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar o nível de compreensão dos acadêmicos de Medicina e médicos sobre os CP. Método: A primeira amostra foi constituída de 73 acadêmicos distribuídos entre os 12 períodos do curso de Medicina. A segunda população amostral englobou três médicos sem a prática dos CP. A coleta de dados fundamentou-se na aplicação da versão portuguesa do questionário Bonn Palliative Care Knowledge Test (BPW) do Porto. O arquivo é composto por duas seções: a primeira contém 23 questões, e a segunda, 15, incluindo quatro opções de resposta (correta, razoavelmente correta, pouco correta e incorreta). Como suporte para a aplicação virtual, utilizou-se a plataforma do Google Forms. Os participantes foram informados, por meio de mensagem de texto e também de forma presencial, no caso dos profissionais, sobre do motivo da pesquisa e as questões éticas. Resultado: A compreensão dos CP foi variável, principalmente entre os estudantes, já que alguns tópicos apresentaram maior divergência entre as respostas do que outros. Os acadêmicos (84,9%) e médicos (66,6%) demonstraram ter conhecimento sobre a possibilidade de combinar os CP com tratamentos curativos. Somente 9,1% dos acadêmicos marcaram como inadequada a gestão da dor com opioide transdérmico. Quanto aos médicos, não houve nenhuma menção a isso. Ademais, 95,9% dos estudantes e 100% dos profissionais reconheceram que é possível aprender habilidades interpessoais, como a comunicação. Com relação à identificação e discussão dos problemas reais no ambiente social da pessoa em CP, 100% dos médicos e apenas 50,7% dos acadêmicos afirmaram que são capazes de tal ação. Conclusão: É necessária a capacitação teórica e prática desses indivíduos por meio da inclusão da disciplina de CP de modo individualizado, desde os primeiros períodos do curso de Medicina e também em outros cursos da saúde, visto que a equipe multidisciplinar é essencial para a concretização desse cuidado holístico.<hr/>Abstract: Introduction: Palliative Care (PC) enables interaction of the multidisciplinary team and provides quality of life and pain relief, considering the biopsychosocial and spirituality of the individual, so as not to postpone or accelerate death. Objective: Identify the level of knowledge of medical students and physicians about PC. Methods: The first sample consisted of 73 academics distributed among the twelve periods of the medical course. The second sample population includes 3 doctors, none of whom practice PC. Data collection was based on the application of the Portuguese version of the BPW (Bonn Palliative Care Knowledge Test) questionnaire from Porto. The file is composed of two sections, the first has 23 questions and the second 15, including 4 answer options (correct, reasonably correct, somewhat correct and incorrect). As support for the virtual application, the Google Forms platform was used. Participants were informed, via text message, and in person in the case of professionals, of the reason for the research and about ethical issues. Results: Compression regarding PC is variable, especially among students, with some topics showing greater divergence between responses than others. Academics (84.9%) and physicians (66.6%) demonstrated knowledge about the possibility of combining PC with curative treatments. Only 9.1% of academics and 0% of physicians rated pain management with transdermal opioids as inadequate. Furthermore, 95.9% of students and 100% of professionals recognize that interpersonal skills, such as communication, are something that can be learned. Regarding the identification and discussion of real problems in the social environment of the person in PC, 100% of physicians and only 50.7% of academics said they were capable of such action. Conclusion: Theoretical and practical training of these individuals is necessary, through the inclusion of the PC discipline in an individualized way, from the first periods of the medical course and in other health courses, since the multidisciplinary team is essential for the execution of this holistic care. <![CDATA[Medical preceptorship: conceptions and experiences of participants in a training course in preceptorship]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: O ensino por meio da vivência prática, denominado preceptoria, permite aos aprendizes buscar informações e esclarecer dúvidas com os preceptores, de maneira a desenvolver competências e habilidades em um ambiente de apoio e segurança, elementos essenciais ao bom aprendizado. Objetivo: Esse estudo objetivou compreender as concepções e vivências de alunos e egressos do curso de especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (UNA-SUS/UFCSPA) acerca da preceptoria na formação médica. Método: A pesquisa adotou abordagem qualitativa e observacional, sendo conduzida por meio de entrevistas individuais em plataforma de videoconferência, com 12 participantes do curso advindos das cinco regiões geográficas brasileiras, sob orientação de roteiro de questões abertas. As transcrições das entrevistas foram analisadas a partir dos conceitos da obra Análise de conteúdo, de Laurence Bardin. Resultado: Sob a ótica dos entrevistados, o papel do preceptor relaciona-se, sobretudo, à função de referencial para seus aprendizes, devendo assim apresentar atitudes éticas e profissionais, consonantes com atributos humanísticos e competências técnicas. Conclusão: A partir das perspectivas observadas no estudo, evidencia-se a relevância do preceptor no processo de formação médica, bem como a necessidade de debates entre instituições de ensino, entidades médicas, gestores e serviços de saúde sobre a valorização e qualificação de preceptores, e, consequentemente, dos futuros profissionais.<hr/>Abstract: Introduction: Teaching through practical experience, namely preceptorship, allows learners to seek information and clarify doubts with preceptors, in order to develop skills and abilities in a supportive and safe environment - essential elements for good learning. Objective: This study aimed to understand the conceptions and experiences of students and graduates of the Specialization Course in Preceptorship in Family and Community Medicine (UNA-SUS/UFCSPA) about preceptorship in medical education. Method: The research adopted a qualitative and observational approach, conducted through individual interviews on a videoconference platform, with 12 course participants from the five Brazilian geographic regions, guided by a script of open questions. The transcripts of the interviews were analyzed based on the concepts of the work ‘Content Analysis’ by Laurance Bardin. Result: From the perspective of the participants, the role of the preceptor is mainly related to the role of reference for their apprentices, thus having to present ethical and professional attitudes, in line with humanistic attributes and technical competences. Conclusion: From the perspectives observed in the study, the relevance of the preceptor in the medical training process is evidenced, as well as the need for debates between educational institutions, medical entities, managers and health services on the valuation and qualification of preceptors, and, consequently, of future professionals. <![CDATA[Faculty development in medical school: how can it be improved?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: As instituições de ensino superior (IES) têm valorizado progressivamente a educação permanente do corpo docente. Mudanças no perfil de aprendizado, o amplo acesso digital ao conhecimento e novas competências exigidas aos médicos pela sociedade induzem necessidades de atualizações nas práticas docentes, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar as necessidades de desenvolvimento, as práticas educacionais utilizadas e a visão sobre o ensino na perspectiva de docentes de graduação em Medicina. Método: Trata-se de estudo transversal, com amostra de conveniência formada por coordenadores de disciplinas de graduação de uma IES paulistana, com dados coletados entre agosto e setembro de 2020 por meio de questionário eletrônico. Os dados foram analisados por meio de proporções e teste do qui-quadrado e teste exato de Fischer. O nível de significância foi de 5%. Resultado: Do total de 68 coordenadores de disciplina da IES, participaram 47 (69,1%). Destes, 26 (55,3%) se declararam do gênero feminino e 21 (44,7%) do gênero masculino, 17 (36,2%) eram de disciplinas do primeiro biênio, 20 (42,6%) do segundo biênio e dez (21,1%) do terceiro biênio (internato). A maioria dos coordenadores (93,6%) relatou motivação para participar de ações de formação docente, especialmente para inclusão de inovações em suas disciplinas (85,1%). Relataram maior necessidade para atualização em métodos de ensino e de avaliação. As mulheres citaram, com maior frequência, a necessidade de formação em avaliação (p = 0,04). Nas práticas educacionais relatadas, as mulheres incorporaram mais atitudes (p = 0,02) e habilidades no planejamento educacional (p = 0,007), assim como relataram utilizar mais avaliação formativa (p = 0,03) e maior formação prévia para uso de metodologias ativas (p = 0,02). Apesar de a valorização do diálogo com os estudantes ser apontada pela maioria dos docentes, práticas centradas no estudante foram descritas em menor percentual das respostas Conclusão: Há motivação de os coordenadores de disciplinas se engajarem em ações de formação docente, tendo sido identificadas diversas necessidades quanto às práticas educacionais, contudo observaram-se algumas diferenças entre os gêneros. Embora a maioria apresente uma visão dialógica do processo ensino-aprendizagem, essa concepção ainda não está implementada na prática relatada em suas disciplinas.<hr/>Abstract: Introduction: Faculty development in medical education has shown an increasing focus on universities. Changes in the learning style, the broad access to digital knowledge and new society demands in terms of medical competences have induced the need for updates in teaching practices, especially during the Covid-19 pandemic. Objective: To evaluate the needs of faculty development, reported educational practices and the view on teaching and learning from medical teachers’ perspectives. Methods: this study has a cross-sectional design with a convenience sample of undergraduate medical teachers from a medical school in São Paulo, who coordinate educational units in the curricula. Data collection took place between August and September 2020, by completing an electronic questionnaire. The data were analyzed using proportions, the chi-square test or Fisher’s exact test, with p &lt;0.05 being considered significant. Results: There were 68 medical teachers coordinating curricula units and 47 (69.1%) accepted to participate. Of the total of 47 participants, 26 (55.3%) are female and 21 (44.7%) are male, 17 (36.2%) teachers taught disciplines from first biennium, 20 (42.6%) from the second biennium and 10 (21.1%) from the third biennium. Most of medical teachers reported being motivated to participate in faculty development courses (93.6%), with focus on the inclusion of innovations in their educational practice (85.1%). They reported the need to update teaching and assessment methods. The women reported more frequently the need for training in assessment methods (p = 0.04). In the reported educational practices, women incorporate more attitudes (p = 0.02) and skills in educational planning (p = 0.007), as well as the use of formative assessment (p = 0.03) and more previous training in the use of active methodologies (p = 0.02). Although the recognition of the importance of the dialogue with students being reported by most teachers, student-centered practices were described in a lower percentage of responses. Conclusion: Teachers are motivated to engage in faculty development actions, with several needs regarding educational practices being identified, with differences being observed between genders. Although they reported a dialogic view of the teaching-learning process, this concept is not yet implemented in the reported practice in their disciplines. <![CDATA[Attitude to death and opinion of medical students on the top training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: Atualmente, a maioria das pessoas está inserida num contexto sócio-histórico de negação da morte, incluindo médicos que lidam com o morrer diariamente que se consideram despreparados perante a morte de um paciente. O desconforto desses profissionais nesse processo de morte deve-se em parte à deficiência da formação ocorrida durante a graduação. Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar a opinião dos alunos de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da abordagem referente à morte e ao morrer durante a graduação, verificar a importância disso na formação médica e descrever esse tema por meio da perspectiva dos estudantes. Também se objetifica identificar aspectos que influenciam a percepção dos graduandos acerca do tema. Método: É um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado entre agosto de 2020 e julho de 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários on-line, com amostra de 365 sujeitos, após aceite e marcação no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, enviados aos alunos por e-mail. Para análise, adotou-se o software Epi-Info, em que se utilizaram frequências relativas e absolutas para descrever as variáveis qualitativas e medidas de posição e dispersão para descrever variáveis quantitativas. Para verificação de relações, foi utilizado o teste de qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O estudo seguiu todos os preceitos da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e teve aprovação do Comitê de Ética da FPS - Parecer nº 4.228.016. Resultado: A maioria dos alunos associa angústia, medo e tristeza ao processo de morte e concorda que a discussão desse processo na graduação impacta o exercício da medicina e o bem-estar psicossocial do médico. Os estudantes concordam que a abordagem do processo de morte aconteceu em raros momentos durante a graduação e julgam necessária a inclusão de mais disciplinas que tratem do tema. Conclusão: A discussão acerca do processo de morte e morrer durante a graduação em Medicina é necessária, e recomenda-se a inserção de módulos que abordem o tema no curso da FPS, a fim de contribuir para a compreensão dos estudantes acerca desse processo e o preparo psicológico deles para lidar com a morte no exercício da profissão.<hr/>Abstract: Introduction: Currently, most people are inserted in a sociohistorical context of denial of death, including physicians who deal with dying daily who consider themselves unprepared in the face of the death of a patient. The discomfort of these professionals in the face of the death process is due in part to the lack of the training that occurred during graduation. Objective: This study aimed to analyze the opinion of medical students at the Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) about teaching and perceptions on death and dying during graduation, verify the importance in medical education and describe this approach through the students’ perspective. It is also objective to find aspects that influence the belief of undergraduates about the theme. Method: This is an exploratory cross-sectional study with quantitative method, conducted between August 2020 and July 2021. Data collection was carried out through online questionnaires, with a sample of 365 subjects, after acceptance and marking on the free and informed consent form, sent to students by e-mail. For analysis, epi-info software was used using relative and absolute frequencies to describe qualitative variables and position and dispersion measures to describe quantitative variables. The chi-square test was used to verify the chi-square test, considering a significance level of 5%. The study followed all the precepts of Resolution nº 510/2016 of the National Council of Ethics in Research and received approval from the ethics committee of the college under opinion number 4,228,016. Result: Most students associate anguish, fear, and sadness with the process of death and agree that the discussion of this process in graduation impacts on the practice of medicine and on the psychosocial well-being of the physician. The students agree that the approach to the death process happened in rare moments during graduation and consider it necessary to include more disciplines that address it. Conclusion: The discussion about the process of death and dying process during medical graduation is necessary, and the insertion of modules that approach it is recommended in the medical course of FPS to contribute to the students’ understanding of this process and in the psychological preparation of these students to deal with death in the exercise of the profession. <![CDATA[Progress Test: medical student absenteeism is suggestive of poor academic performance]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: Não se sabe se a ausência de estudantes de Medicina ao Teste de Progresso (TP) se dá de forma aleatória ou por alguma característica sistemática deles, o que poderia influenciar a representatividade dos resultados obtidos pelos participantes. Objetivo: Este estudo teve como objetivos comparar os índices de desempenho acadêmico, no curso de Medicina da UFSC, dos alunos presentes e ausentes ao TP em 2019; propor uma maneira de estimar, a partir desses índices, quais seriam as notas dos faltantes se tivessem participado do TP; e identificar fatores associados à ausência ao TP. Método: Foram comparadas as médias dos índices de desempenho acadêmico, globais e nas diferentes fases (semestres) dos grupos de alunos presentes e ausentes ao TP, utilizando teste t de Student para amostras independentes. Por meio de uma técnica de regressão linear, foram imputadas as prováveis notas no TP ao grupo de alunos ausentes. Resultado: As médias globais dos três indicadores acadêmicos foram significativamente menores nos alunos ausentes ao TP (p variando de &lt; 0,03 a &lt; 0,0001); em dez das 11 fases (semestres) analisadas do curso, os indicadores acadêmicos dos faltosos foram piores do que dos presentes. A imputação de notas no TP aos ausentes permitiu verificar que existe correlação (R = 0,62) entre a porcentagem destes e a diferença de notas entre os grupos que realizaram e os que faltaram ao TP. Entre os alunos do gênero masculino, 25,8% não fizeram o TP, enquanto no gênero feminino foram 16,6% (diferença com p &lt; 0,01). Conclusão: A ausência de alunos ao TP não se dá de forma aleatória. Entre os faltosos, há uma tendência sistemática de existirem alunos com piores índices de desempenho acadêmico. O uso de imputação múltipla de dados evidencia uma correlação entre a porcentagem de faltosos e a diferença na média da nota no TP, desse grupo, comparada à média da nota dos participantes. A proporção de homens que faltaram ao TP foi significativamente maior do que a de mulheres.<hr/>Abstract: Introduction: It is not known whether the absence of medical students at the Progress Test (PT) is random event or if it due to some systematic characteristic of the students, which could influence the representativeness of the results obtained by the participants. Objectives: 1) to compare the academic performance indexes, in UFSC Medical School, of students who were present and absent from the PT in 2019; 2) to propose a way to estimate, based on these indexes, what the absentee’s grades would be if they had participated in the PT; 3) to identify factors associated with absence from the PT. Method: The averages of academic performance indexes, overall and in the different phases (semesters) in the groups of students who were present and absent from the PT, were compared using Student’s t test for independent samples. Using a linear regression technique, the probable PT scores were assigned to the group of absent students. Results: The global averages of the three academic indicators were significantly lower in students absent from the PT (p ranging from &lt; 0.03 to &lt; 0.0001); in 10 of the 11 analyzed course phases (semesters), the academic indicators of absentees were worse than those present at the test. The attribution of PT grades to the absentees allowed us to verify that there is a correlation (R=0.62) between the percentage of these students and the difference in grades between the groups that took and those that did not take the PT. Among male students, 25.8% did not attend the PT, while among female students the number of absentees was 16.6% (difference with p &lt;0.01). Conclusions: The absence of students at the PT does not occur randomly. Among the absentees, there is a systematic tendency to have students with worse academic performance. The use of multiple imputation of data demonstrate a correlation between the percentage of absentees and the difference in the average of grades in the PT of this group, compared to the average of the participants’ grades. The proportion of male students who missed the PT was significantly higher than that of female students. <![CDATA[Burnout and active teaching-learning methodology among medical students at a university in a triple border region]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400210&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A metodologia de ensino-aprendizagem constitui importante fator na formação do estudante de Medicina e pode estar associada também à exposição de fatores estressantes crônicos que culminam em sofrimento mental como é observado na síndrome de burnout (SB). Objetivo: Este estudo teve como objetivos determinar a prevalência da SB e analisar suas dimensões e a relação com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem entre estudantes de Medicina de uma universidade de tríplice fronteira. Método: Trata-se de estudo transversal realizado com 279 acadêmicos do curso de Medicina que responderam a questionários sociodemográfico, de hábitos de vida e de aspectos do processo ensino-aprendizagem, e ao Inventário de Burnout de Maslach (IBM). Verificou-se associação entre a SB e as variáveis sociodemográficas, os hábitos de vida e o processo ensino-aprendizagem, por meio do teste de qui-quadrado de Pearson, do teste exato de Fisher e do teste t de Student. Realizaram-se análise descritiva dos dados, análise bivariada e regressão logística multivariada. Resultado: A prevalência de burnout foi de 4,7%, com 26,2% de alta exaustão emocional, 37,6% de alta despersonalização e 20,4% de baixa realização profissional. Os estudantes de Medicina avaliados neste estudo possuem níveis baixos ou moderados de SB. A insatisfação com o aprendizado da metodologia ativa, a falta de compreensão do fundamento da metodologia ativa e a percepção de que a minoria/nenhum docente aplica a metodologia ativa adequadamente foram preditores importantes associados ao burnout. Conclusão: Esta investigação pode servir para que escolas médicas possam desenvolver estratégias institucionais para enfrentamento dessa realidade no sentido de reduzir o risco do desenvolvimento de SB entre os estudantes de Medicina.<hr/>Abstract: Introduction: The teaching-learning methodology is an important factor in the training of medical students and may also be associated with the exposure to chronic stressors that culminate in mental suffering, as observed in the Burnout Syndrome (BS). Objective: To determine the prevalence of Burnout Syndrome and analyze its dimensions and the relationship with the active teaching-learning methodology in medical students at university located in a triple-border region. Method: Cross-sectional study with 279 medical students who answered questionnaires on sociodemographic data, life habits, aspects of the teaching-learning process and the Maslach Burnout Inventory (IBM). There was an association between the BS and sociodemographic variables, life habits and the teaching-learning process, using Pearson’s Chi-Square tests, Fisher’s exact test and Student’s T test. Descriptive data analysis, bivariate analysis and multivariate logistic regression were performed. Result: The prevalence of Burnout was 4.7%, with 26.2% of high Emotional Exhaustion, 37.6% of high Depersonalization and 20.4% of low Professional Achievement. The medical students evaluated in this study have low or moderate levels of BS. Dissatisfaction with the active methodology learning, the lack of understanding of the foundation of the active methodology and the perception that the minority/none of the teachers apply the active methodology adequately were important predictors associated with Burnout. Conclusion: This investigation can help medical schools to develop institutional strategies to face this reality aiming to reduce the risk of the development of BS among medical students. <![CDATA[Student satisfaction and self-confidence in realistic simulation and the experience of knowledge perpetuation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400211&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: O formato dos métodos educacionais renova-se frequentemente, lançando mão de diferentes ferramentas disponíveis, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Uma dessas ferramentas, a simulação realística (SR), é utilizada para criar proximidade entre o estudante e o dia a dia real em um ambiente monitorado, que propicia margem para erros, mas não com um paciente legítimo. Como mensurar o aprendizado significativo é um processo complexo, podem-se utilizar escalas de apoio. A partir desse desafio, perpetuar o saber entre estudantes de diferentes semestres utilizando a ferramenta da SR pode agregar conhecimento? Objetivo: Este estudo teve como objetivos explanar o uso da SR entre estudantes de Medicina; comparar os índices de satisfação e autoconfiança em relação à SR por meio de escala, especificamente em ressuscitação cardiopulmonar (RCP), antes e depois da intervenção de aprendizagem entre estudantes de diferentes semestres; e conhecer o processo da aprendizagem dos estudantes por meio do questionário pós-execução do ensino presencial. Método: Trata-se de estudo do tipo quase experimental com 86 estudantes de Medicina de instituição particular. A coleta de dados foi feita em três etapas, a saber: orientações do estudo, prática de cenário e perpetuação do saber a outros estudantes. Utilizaram-se como instrumentos dois questionários e uma escala de avaliação, e, para comparação, as frequências relativas e absolutas, o alfa de Cronbach e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Resultado: O alfa de Cronbach foi considerado alto, e o teste não paramétrico resultou em valores entre 3,81 e 4,91, indicando concordância na satisfação e autoconfiança na aprendizagem, com diferença significativa nas respostas: “Eu gostei do modo como meu professor ensinou através da simulação”, “Estou confiante de que domino o conteúdo da atividade de simulação que meu professor me apresentou” e “Eu sei como usar atividades de simulação para aprender habilidades”. Referente à perpetuação e fixação do aprendizado e à relevância disso na formação, todos os estudantes concordaram ainda que 6% ainda não se consideraram aptos para um atendimento de RCP. Conclusão: A proposta do estudo demonstrou-se eficaz no aprimoramento do aprendizado e perpetuação de saberes entre estudantes.<hr/>Abstract: Introduction: The structure of educational methods is frequently renewed, using different available tools, according to the National Curriculum Guidelines. One of these, the realistic simulation (RS) methodology, is used to create proximity between the student and the real everyday life in a monitored environment, which provides room for error, but not with an actual patient. However, measuring meaningful learning is a complex task and support scales can be used. Based on this challenge, can the perpetuation of knowledge among students from different semesters using the RS tool add knowledge? Objectives: To explain the use of RS among medical students; to compare satisfaction and self-confidence indices in relation to RS using a scale, specifically in CPR (Cardiopulmonary Resuscitation), before and after the learning intervention among students from different semesters; to know the students’ learning process through the in-person teaching post-performance questionnaire. Method: This was a quasi-experimental study with 86 medical students from a private institution, with data collection was carried out in three stages, namely: study guidelines, scenario practice and perpetuation of knowledge to other students. Two questionnaires and an evaluation scale were used as tools and, for comparison, the relative and absolute frequencies, Cronbach’s alpha and the non-parametric Mann-Whitney test were used. Results: Cronbach’s alpha was considered high and the nonparametric test resulted in values ​​between 3.81 and 4.91, indicating agreement in satisfaction and self-confidence in learning, with a significant difference in the answers: I liked the way my teacher taught using the simulation; I am confident that I have mastered the content of the simulation activity to which my teacher introduced me and I know how to use simulation activities to learn skills. Regarding the perpetuation of learning, its fixation and its relevance in training, all students also agreed that 6% still did not consider themselves ready to perform CPR. Conclusion: The study proposal proved to be effective in improving learning and perpetuating knowledge among students. <![CDATA[Museums in medical education: a narrative review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A educação não formal é realizada fora do ambiente tradicional de ensino, com objetivos educacionais estruturados e a promoção da autonomia do educando para exploração do espaço, como em bibliotecas e museus. Assim, os museus possuem grande diversidade de temáticas e podem englobar diferentes determinantes do processo de saúde e doença. Objetivo: Este estudo teve como objetivo delimitar o panorama acerca dos museus como forma de curricularização da extensão nas escolas médicas brasileiras. Método: Trata-se de uma revisão narrativa realizada de fevereiro a julho de 2021. O estudo foi desenvolvido a partir da análise, além da literatura pertinente, de três principais documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina de 2014, Política Nacional de Educação Museal (Pnem) de 2017 e Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira de 2018. Os descritores “educação médica” e “museus” e seus equivalentes em inglês foram utilizados na busca de trabalhos publicados nas bases de dados. Resultado: Os museus proporcionam uma ressignificação do conhecimento especializado próprio do acervo, com potencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas relacionados à percepção, à investigação e ao pensamento criativo, contribuem para o acadêmico de Medicina se perceber como agente de suas práticas e posturas, além de oferecerem um espaço para dar voz aos usuários do serviço de saúde. Segundo a Pnem, a educação museal deve promover uma interação direta entre museu e sociedade, de modo a buscar a transformação social e se alinhar com o conceito das atividades de extensão, as quais comporão no mínimo 10% da carga horária da graduação em Medicina. Portanto, o museu é um meio para que as atividades extensionistas sejam desenvolvidas por meio da articulação entre ensino e pesquisa, e inserção e envolvimento da comunidade acadêmica na comunidade externa. Foram encontrados cerca de 26 museus concentrados principalmente no eixo Sul-Sudeste, cujas temáticas principais são história da medicina, biografias e anatomia humana, além de saúde e vida. Conclusão: A educação museal na medicina, por meio da extensão, pode impactar a ressignificação progressista de conceitos sobre o processo de saúde e doença, com consequente transformação do exercício vocacional para o cuidado, seja em termos de promoção, prevenção, recuperação ou reabilitação.<hr/>Abstract: Introduction: Non-formal education occurs outside the traditional teaching environment, with structured educational objectives and the promotion of student autonomy to explore spaces, such as in libraries and museums. Museums offer a wide range of themes and can encompass different determinants of the health and disease process. Objective: To outline the situation of museums as a form of extended curriculum in Brazilian medical schools. Method: This is a narrative review conducted from February to July 2021. The study was developed from the analysis, as well as the relevant literature, of three main documents: National Curriculum Guidelines for the Medicine Course 2014, National Policy for Museum Education (PNEM) 2017 and Guidelines for Outreach Programs in Brazilian Higher Education 2018. The descriptors “Medical Education” and “Museums” and their equivalents in Portuguese were used in the search for works published in the databases. Result: Museums provide a redefinition of the collection’s own specialized knowledge, with the potential to develop clinical skills related to perception, investigation and creative thinking, contributing to the medical student to perceive themselves as an agent of their practices and postures, in addition to offering a space to give voice to health service users. According to the PNEM, museum education should promote a direct interaction between the museum and society, seeking social transformation, in line with the concept of outreach activities, which will represent at least 10% of the learning hours of undergraduate medical training. Therefore, the museum is a means for outreach activities to be developed, connecting teaching and research, including and involving the academic community in the external community. About 26 museums were found, mainly concentrated in the south-southeast axis, whose main themes are the history of medicine, biographies and human anatomy, health and life. Conclusion: Museum education in medicine, through outreach programs, can impact the progressive redefinition of concepts about the health and disease process, with a consequent transformation of the vocational exercise for care, whether in terms of promotion, prevention, recovery or rehabilitation. <![CDATA[Assessment instruments in shared decision-making in medical courses: an integrative review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A tomada de decisão compartilhada (TDC) é uma abordagem em que médicos e pacientes compartilham as melhores evidências disponíveis quando confrontados com a tarefa de tomar decisões. Na TDC, os pacientes são estimulados a considerar opções para que possam obter preferências informadas. Todavia, até onde se pode determinar, os princípios da TDC não são rotineiramente ensinados e avaliados nos currículos das faculdades de Medicina. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar na literatura instrumentos de avaliação aplicados em escolas médicas para o ensino de TDC. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, via Portal de Periódicos Capes, que contempla as bases de dados MEDLINE, SciELO e Lilacs. Para as bases de vocabulário controlado, utilizamos o descritor shared decision making, combinado isoladamente com medical education. Para a base de palavras-chave, utilizamos medical school, medical student, medical educational models, educational medical assessment measures e medical curriculum. Resultado: A busca revelou 1.524 artigos, dos quais 13 foram selecionados como corpus de revisão. Instrumentos de avaliação em atenção centrada no paciente (ACP) são ferramentas importantes para avaliar a TDC em currículos de escolas médicas, principalmente a Patient-Practioner Orientai-o Scale (PPOS). Escalas e questionários on-line se apresentam como alternativas para essa avaliação. A escala Observing Patient Involvement (OPTION) se mostrou como uma ferramenta contributiva para avaliar a TDC em escolas médicas. Conclusão: Todos os 13 estudos de TDC aplicados em escolas médicas se mostraram de alguma forma eficazes na avaliação de habilidades, confiança ou atitudes dos alunos de graduação em Medicina. Contudo, nenhum desses estudos realizou avaliações de acompanhamento por longos períodos. Entendemos que, especialmente no Brasil, novas pesquisas devem ser feitas, tanto relacionadas com a validação de escalas que se mostram potentes internacionalmente como na construção de instrumentos mais contextualizados à nossa realidade.<hr/>Abstract: Introduction: Shared decision making (SDM) is an approach in which doctors and patients share the best available evidence when faced with the task of making decisions, and where patients are supported to consider options in order to obtain informed preferences. However, as far as can be determined, the principles of SDM are not routinely taught and evaluated in medical school curricula. Objective: Identify assessment instruments applied in medical schools for teaching SDM existing in the literature. Method: The research question was formulated in April 2021. The search for articles has been carried out since January 2020 on an ongoing basis and served to consolidate the guiding question. The process took place via the CAPES Journal Portal, covering the Medline, Scielo and Lilacs databases. For the controlled vocabulary bases, we used the descriptors: shared decision making, combined with medical education alone. For the keywords, we used medical school, medical student, medical educational models, educational medical assessment measures and medical curriculum. Result: The search revealed 1,524 articles and 13 articles were selected as a review corpus. Assessment instruments in patient-centered care are important tools for assessing SDM in medical school curricula, especially the patient-practitioner orientation scale (PPOS). Scales and online questionnaires are presented as alternatives for the assessment of SDM in medical schools. The OPTION scale “observing patient involvement” proved to be a very resourceful tool in the teaching of SDM. Conclusion: All 13 SDM studies applied in medical schools were shown to be somewhat effective in assessing the skills, confidence, or attitudes of undergraduate medical students. However, none of these studies performed long-term follow-up assessments. We understand that, especially in Brazil, new research must be carried out, both related to the validation of scales that prove to be internationally effective and in the construction of instruments more contextualized to our reality. <![CDATA[Virtual simulations for health education: how are user skills assessed?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Introduction: A virtual simulator, or one based on virtual reality, can computationally recreate real contexts. Objective: To analyze works on virtual simulations for training clinical procedures, focusing on the assessment of user skills. Method: Integrative literature review, carried out between 2010 and 2020. A total of 56 studies were selected 56 studies. Results: The selected studies showed that the variables and parameters of virtual simulators are usually obtained by consulting experts or through medical literature. These simulators mainly focus on developing psychomotor skills and assessing the learner’s performance through real-time alerts, progress indicators, and performance reports after the end of each training. Conclusion: Considering the expert’s knowledge exclusively to define the requirements of virtual simulators can limit their reliability and accuracy. The participation of experts in these projects does not follow standards regarding the selection and frequency with which they collaborate. Few simulators provide insightful and pertinent feedback on user performance.<hr/>Resumo: Introdução: Um simulador virtual, ou baseado em realidade virtual, pode recriar computacionalmente contextos reais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar trabalhos sobre simulações virtuais para treinamento de procedimentos clínicos, com foco na avaliação de habilidades do usuário. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre 2010 e 2020. Foram selecionados 56 estudos. Resultado: Observamos nos estudos selecionados que as variáveis e os parâmetros dos simuladores virtuais são geralmente obtidos por consulta a especialistas ou pela literatura médica. Esses simuladores se concentram principalmente no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na avaliação do desempenho do aluno por meio de alertas em tempo real, indicadores de progresso e relatórios de desempenho após o final de cada treinamento. Conclusão: Considerar o conhecimento do especialista para definir exclusivamente os requisitos dos simuladores virtuais pode limitar a confiabilidade e precisão destes. A participação de especialistas nesses projetos não obedece a padrões de seleção e periodicidade com que colaboram. Poucos simuladores fornecem feedback perspicaz e pertinente sobre o desempenho do usuário. <![CDATA[Integrative review of innovative tools for anatomy teaching-learning in medical school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: A educação médica está se adaptando às metodologias e técnicas de aprendizagem com o objetivo de facilitar e melhorar a compreensão dos discentes. Os modelos de metodologia ativa, que podem ser aplicados na forma de Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas, incentivam o pensamento crítico dos alunos, e o professor assume a função de mediador. Considerando os avanços tecnológicos e científicos, são necessárias atualizações nos recursos de ensino de anatomia, visando desenvolver uma aprendizagem mais flexível, criativa e interativa. Objetivo: Este estudo teve como objetivo apresentar ferramentas inovadoras no ensino-aprendizagem em anatomia no curso de Medicina. Método: Trata-se de revisão integrativa realizada por meio de levantamento bibliográfico, em que se adotaram as etapas metodológicas adequadas e se utilizaram as bases de dados PubMed, SciELO e Cochrane. Resultado: Dos 23 artigos selecionados, seis abordaram o uso de modelos tridimensionais; sete trataram de imagens radiológicas; cinco referiram-se à dissecação; seis versaram sobre simuladores, jogos e ambientes computadorizados; e dois ocuparam-se de outras metodologias, sendo que alguns artigos abordam mais de uma metodologia. Os modelos tridimensionais destacam-se por não demandarem investimentos em conservação e procedimentos legais para sua obtenção, como ocorre com os cadáveres. Métodos de diagnóstico por imagem utilizados nas aulas ajudam a compreender a sua importância no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Outras duas metodologias encontradas foram o Audience Response System (ARS) e Competency Based Medical Education (CBME). Por fim, a dissecação possui como desvantagem o estado de conservação e escassez das peças, mas é considerada o modo ativo de aprendizagem que contribui para os melhores resultados. Conclusão: As metodologias ativas - das quais as mais prevalentes são os modelos tridimensionais, as imagens radiológicas, a dissecação e os ambientes computadorizados - podem ser vistas como uma alternativa para utilização no ensino da anatomia para o curso de Medicina e permitem que o aluno escolha a melhor técnica de aprendizagem.<hr/>Abstract: Introduction: Medical education is adapting, in terms of methodologies and learning techniques, to facilitate and enhance student comprehension. Active learning methodology models, that can be applied as critical analysis and problem-based learning, encourage critical thinking among the students, and the teacher assumes a mediator role. Considering recent technological and scientific advances, the teaching resources use for clinical anatomy training need to be updated, with a view to developing a more flexible, creative and interactive learning experience. Objective: To present innovative tools in the anatomy teaching-learning process at medical school. Methodology: Integrative review performed through bibliographic search in the databases PubMed, Scielo and Cochrane, following appropriate methodological steps. Results: Of the 23 selected articles, six addressed the use of three-dimensional models; seven were about radiology and imaging; five discussed dissection; six were directed at simulators, games and computerized environments; and two articles discussed other methodologies, even though some articles approach more than one methodology. Three-dimensional models are of particular interest since they are acquired free of investment in conservation or legal procedures, unlike cadavers. Image diagnoses methods used in class help students understand their importance in patient diagnosis and treatment. Two other methodologies found were the Audience Response System (ARS) and Competency Based Medical Education (CBME). Finally, dissection presents the disadvantage the state of conservation and scarcity of the pieces, but it is still considered an active learning method that contributes toward better results for students. Conclusion: Active learning methodologies, especially the most prevalent ones, such as three-dimensional models, radiology and imaging, dissection and computerized environments, can be seen as an alternative for use in clinical anatomy training at university and allow the student to choose the best learning technique. <![CDATA[Studies on research training in medical education: a state of the question]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: É notória a crescente importância dada à formação em pesquisa na educação médica por todo o mundo, o que é refletido na crescente produção científica com essa temática. Nesse cenário, o estado da questão (EQ) surge como uma ferramenta de produção bibliográfica que promove um panorama das pesquisas produzidas sobre um determinado tema, sendo capaz de proporcionar uma maior aproximação ao objeto de pesquisa e uma estimativa dos avanços que a pesquisa naquele campo pode alcançar. Objetivo: Este estudo teve como objetivos identificar as investigações feitas sobre a formação em pesquisa na educação médica e classificá-las considerando o local, o tipo e as intencionalidades delas. Método: Trata-se de um EQ cujo objeto de estudo é a formação em pesquisa na educação médica. Utilizaram-se descritores relacionados à formação em pesquisa e à educação médica nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram pesquisadas duas bases de dados para dissertações e teses nacionais (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Catálogos de Teses e Dissertações da Capes) e duas bases de dados para periódicos científicos internacionais (Portal de Periódicos da Capes e PubMed). Resultado: Identificaram-se 33 artigos científicos de 17 países de cinco continentes. Quatro trabalhos (12%) apresentavam-se como artigos de opinião em que os autores teorizavam sobre a importância da inserção de elementos da pesquisa nos níveis curricular e disciplinar. Sete artigos (21%) retrataram, por meio de relatos de casos, as modificações estruturais e os percursos traçados em suas instituições, assim como as implicações dessas ações na educação médica e no processo educativo. Os demais 22 artigos (67%) documentavam pesquisas empíricas com diversas intencionalidades, sendo a temática mais recorrente a identificação dos fatores que influenciam a busca do corpo discente pela participação em pesquisa. Conclusão: A formação em pesquisa na educação médica conta com um corpo de pesquisadores qualificados e periódicos especializados para sua veiculação em nível global. Ressaltamos que, a partir das buscas realizadas, não foram encontrados estudos no contexto de teses e dissertações, tornando este um campo aberto para pesquisadores aprofundarem e acumularem conhecimento.<hr/>Abstract: Introduction: The growing importance given to research training in medical education globally is notorious and reflects the growing scientific production on this topic. In this scenario, the state of the question (EQ) emerges as a bibliographic production tool that promotes an overview of the re-search produced on a given topic, being able to provide a closer approach to the research object and to estimate the possible advances that research in that field can reach. Objective: This study aimed to identify what has been studied about research training in medical education and classify them considering the location, type, and intentions of the research. Method: This is a EQ whose object of study is research training in medical education. Descriptors related to research training and medical education in Portuguese, Spanish, and English were used. Two databases for national dissertations and theses (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações and Catálogos de Teses e Dissertações da Capes) and two databases for international scientific journals (Portal de Periódicos da Capes and PubMed) were searched. Result: We identified 33 scientific articles from 18 countries on all continents. Four articles (12%) were presented as opinion articles where the authors theorized about the importance of inserting research elements at the curricular and disciplinary level. Seven articles (21%) portrayed, through case reports, the structural changes and the paths traced in their institutions, as well as the implications of these actions in medical education and the educational process. The remaining 22 articles (67%) documented empirical research with different intentions, with the most recurrent theme being the identification of factors that influence the student body’s search for participation in research. Conclusion: Research training in medical education has a body of qualified researchers and spe-cialized periodicals for its dissemination on a global level. We emphasize that no studies were found in the context of theses and dissertations, making this an open field for researchers to deepen and accumulate knowledge. <![CDATA[Medical training in primary health care - a scoping review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712022000400306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Introdução: Inadequações das escolas médicas na formação profissional, no que concerne a um atendimento humanizado e às necessidades de saúde da população, há muito vêm sendo discutidas. Diversas críticas ao modelo de formação biomédico têm sido feitas e motivaram várias entidades e instituições nacionais e internacionais a propor recomendações para um novo modelo de formação voltado principalmente para a inserção oportuna na atenção primária à saúde (APS). Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar como ocorre a inserção dos acadêmicos de Medicina na APS durante a graduação e verificar a percepção dos diferentes atores envolvidos sobre esse processo. Método: Trata-se de uma scoping review. Foram utilizados dois conjuntos de descritores agregados da seguinte forma: atenção primária à saúde and educação de graduação em Medicina e atenção primária à saúde and currículo and médico. Inicialmente, selecionaram-se 2.174 artigos. Após a leitura de título e resumo, houve a seleção de 42 artigos. Por fim, depois da leitura na íntegra, elencaram-se 27 estudos para análise. Resultado: Os estudos foram publicados em sua maioria (70%) após 2015, 52% em um mesmo periódico e como relato de experiência. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) apareceram como principal motivador para mudança em 82,3% dos artigos; 100% possuem inserção oportuna, sendo 76,5% já no primeiro semestre; 47,1% têm inserção do estágio ao longo de oito semestres; e apenas 29,4% referem inserção no internato. Em relação aos objetivos do aprendizado, verifica-se que este vai ao encontro do perfil de egresso e do recomendado pelas DCN. A percepção dos discentes e docentes aponta o papel do estágio em APS como espaço de formação importante para o desenvolvimento de competências e habilidades preconizadas pelas DCN. Entre os aspectos negativos, destacaram-se a falta de estrutura das unidades, a ausência de profissionais com formação, preceptores despreparados para o ensino nesse nível de atenção e convênios precários entre instituição e secretarias. Conclusão: Percebe-se, nos artigos estudados, que a formação médica na graduação atende ao preconizado nas DCN de 2014, em autores e experiências internacionais, porém é necessário avançar em relação à cultura de docentes e discentes que supervalorizam a especialização, na formação dos professores e na integração ensino-serviço.<hr/>Abstract: Introduction: The inadequacies of medical schools in professional training regarding humanized care and aimed at the health needs of the population have been discussed for a long time. Several criticisms of the biomedical training model have been made and motivated several national and international entities and institutions to propose recommendations for a new training model, aimed mainly at the timely inclusion in Primary Health Care (PHC). Objective: To analyze how the inclusion of medical students in Primary Health Care during the undergraduate course occurs and the perception of different actors involved in this process. Method: This is a scoping review. Two sets of descriptors were used, aggregated as follows: Primary Health Care and Undergraduate Medical Education and “Primary Health Care” and Curriculum and Medical. Initially, a total of 2,174 articles were selected, which, after the reading of the title and abstract, was reduced to 42 and later, after being read in full, 27 studies were listed for the analysis. Results: Most studies were published (70%) after 2015, 52% in the same journal and as an experience report. The National Curriculum Guidelines appeared as the main motivator for change in 82.3% of the articles; 100% have timely inclusion, with 76.5% occurring as early as in the first semester; 47.1% entered the internship throughout eight semesters, but only 29.4% report the inclusion during the internship. Regarding the learning objectives, it was verified that it meets the graduates’ profile and that recommended by the guidelines. The perception of students and teachers points to the role of the internship in PHC as an important training space for the development of skills and abilities recommended by the guidelines. Among the negative aspects are the lack of structure in the units, the lack of trained professionals and unprepared tutors for teaching at this level of care, and precarious arrangements between the institution and departments. Conclusion: It can be seen in the assessed articles that undergraduate medical training meets the recommendations of the 2014 National Curriculum Guidelines, of international authors and experience reports; however, it is necessary to advance in relation to the teaching and student culture that overvalue the specialization, in teacher training and teaching-service integration.